O texto e a Linguagem Literária -...

18
O texto e a Linguagem Literária

Transcript of O texto e a Linguagem Literária -...

Page 1: O texto e a Linguagem Literária - rainhadobrasil.g12.brrainhadobrasil.g12.br/ckfinder/userfiles/files/1_ Linguagem... · Linguagem Denotativa (referencial) Linguagem Conotativa (apelativa)

O texto e a

Linguagem

Literária

Page 2: O texto e a Linguagem Literária - rainhadobrasil.g12.brrainhadobrasil.g12.br/ckfinder/userfiles/files/1_ Linguagem... · Linguagem Denotativa (referencial) Linguagem Conotativa (apelativa)

Polissemia

• É a propriedade que uma mesma palavra tem de apresentar mais de umsignificado nos múltiplos contextos em que aparece.

• É um recurso que possibilita dizer mais com menos palavras, ampliando assimo sentido da mensagem e contribuindo para a expressividade do texto.

Balanço 1

De vez em quando,devemos interrompera rotina para refletirsobre nossa vida.

Balanço 2

Brinquedo. Às vezes, devemosmudar nossa rotina, deixarcompromissos de lado e fazeralgo prazeroso.

Page 3: O texto e a Linguagem Literária - rainhadobrasil.g12.brrainhadobrasil.g12.br/ckfinder/userfiles/files/1_ Linguagem... · Linguagem Denotativa (referencial) Linguagem Conotativa (apelativa)

Linguagem Denotativa (referencial)

Linguagem Conotativa(apelativa)

• Sentido comum, literal• Cumpre a função de

conceituar, informar de formaobjetiva

• Reportagens, placas, dicionário• Estes são os textos não

literários

• Sentido incomum, polissêmico, poisdepende do contexto em que a palavraé empregada e da interpretação

• Explora a pluralidade de sentido daspalavras de forma subjetiva

• Estes são textos literários, poisprocuraram constituir um valor estético

Page 4: O texto e a Linguagem Literária - rainhadobrasil.g12.brrainhadobrasil.g12.br/ckfinder/userfiles/files/1_ Linguagem... · Linguagem Denotativa (referencial) Linguagem Conotativa (apelativa)

Verossimilhança• Quando uma produção artística é semelhante, porém não igual, à realidade, uma

vez que as personagens e/ou conteúdo só existem nas obras.• Mesmo quando a obra é criada com base em personagens ou situações reais –

históricas ou não -, o autor recria a realidade, atribuindo características da verdadesocial ou histórica.

Arte ‡ realidade

Interna

Quando uma obra nosaproxima/identifica danossa verdade subjetiva,metafísica, ideológica,filosófica, emotiva.

Externa

Quando uma obra nosaproxima/identifica danossa verdade objetiva,cotidiana, física, material.

Page 5: O texto e a Linguagem Literária - rainhadobrasil.g12.brrainhadobrasil.g12.br/ckfinder/userfiles/files/1_ Linguagem... · Linguagem Denotativa (referencial) Linguagem Conotativa (apelativa)

O que os HQs têm a ver com a história, com a arte e com a vida?

Professor X Martin Luther King

I have a dream!Sonho da paz e igualdade

1963

Malcolm XMagneto

Sonho de superioridadeMutantes e Panteras Negras

1963

Page 6: O texto e a Linguagem Literária - rainhadobrasil.g12.brrainhadobrasil.g12.br/ckfinder/userfiles/files/1_ Linguagem... · Linguagem Denotativa (referencial) Linguagem Conotativa (apelativa)

Popeye1929

1914-1918

Crack da bolsa de New York - 1929

Page 7: O texto e a Linguagem Literária - rainhadobrasil.g12.brrainhadobrasil.g12.br/ckfinder/userfiles/files/1_ Linguagem... · Linguagem Denotativa (referencial) Linguagem Conotativa (apelativa)

O que Roberto Bolaños tem a ver a sociedade Latino-Americana e o mundo?

1971

Page 8: O texto e a Linguagem Literária - rainhadobrasil.g12.brrainhadobrasil.g12.br/ckfinder/userfiles/files/1_ Linguagem... · Linguagem Denotativa (referencial) Linguagem Conotativa (apelativa)

Revolução Cultural ChinesaMao Tse-Tung – 1949/1976

Tio Sam - Guerra anglo-americana de 1812

Page 9: O texto e a Linguagem Literária - rainhadobrasil.g12.brrainhadobrasil.g12.br/ckfinder/userfiles/files/1_ Linguagem... · Linguagem Denotativa (referencial) Linguagem Conotativa (apelativa)

ENEM 2012 – CIÊNCIAS HUMANAS

Com sua entrada no universo dos gibis, o Capitãochegaria para apaziguar a agonia, o autoritarismo militare combater a tirania. Claro que, em tempos de guerra,um gibi de um herói com uma bandeira americana nopeito aplicando um sopapo no Fürer só poderia ganhardestaque, e o sucesso não demoraria muito a chegar.COSTA, C. Capitão América, o primeiro vingador: crítica.Disponível em: www.revistastart.com.br.Acesso em: 27 jan. 2012 (adaptado).

A capa da primeira edição norte-americana darevista do Capitão América demonstra suaassociação com a participação dos Estados Unidosna luta contra

A) a Tríplice Aliança, na Primeira Guerra Mundial.B) os regimes totalitários, na Segunda GuerraMundial.C) o poder soviético, durante a Guerra Fria.D) o movimento comunista, na Guerra do Vietnã.E) terrorismo internacional, após 11 de setembrode 2001.

Page 10: O texto e a Linguagem Literária - rainhadobrasil.g12.brrainhadobrasil.g12.br/ckfinder/userfiles/files/1_ Linguagem... · Linguagem Denotativa (referencial) Linguagem Conotativa (apelativa)

Os primeiros quadrinhos do Capitão América surgem em 1941, ou seja, durante aSegunda Guerra Mundial (1939-1945) em pleno contexto de luta contra os regimesautoritários europeus. Como demonstrado na imagem, o herói combatiaprincipalmente o nazismo, explicitado pela figura de Hitler, e se tornou um símbolonorte-americano de luta a favor da democracia e da liberdade.

Page 11: O texto e a Linguagem Literária - rainhadobrasil.g12.brrainhadobrasil.g12.br/ckfinder/userfiles/files/1_ Linguagem... · Linguagem Denotativa (referencial) Linguagem Conotativa (apelativa)

Funções da Linguagem

Quando nos comunicamos com alguém,transmitimos ao nosso interlocutor umadeterminada mensagem (ideia) atravésde um código linguístico.

Elemento do ato de comunicação

Papel no ato da comunicação

EMISSOR Quem fala, escreve, desenha, faz os gestos.

RECEPTOR Quem ouve, lê, interpreta

MENSAGEM O conteúdo daquilo que o emissor comunica

CÓDIGOSistema utilizado pelo emissor para compor a

mensagem

CANALMeio ou veículo pelo qual a mensagem é

transmitida.Ex: ar, papel, telefone, TV, internet.

Língua:

escrita

simbólica

fala

sinais

Page 12: O texto e a Linguagem Literária - rainhadobrasil.g12.brrainhadobrasil.g12.br/ckfinder/userfiles/files/1_ Linguagem... · Linguagem Denotativa (referencial) Linguagem Conotativa (apelativa)

Poética

• Texto poético, com efeitosugestivo, metafórico, sonoro,conotativo.

• Preocupação estética: elaboraçãodo texto

• Mais comum em poesias• Foco na mensagem

Emotiva

• Texto no qual prevalece a 1ºpessoa do singular (EU)

• Revela opiniões, emoções,sentimentos

• Foco no emissor

Auriverde pendão de minha terra, Que a brisa do Brasil beija e balança, Estandarte que a luz do sol encerra E as promessas divinas da esperança... Tu que, da liberdade após a guerra, Foste hasteado dos heróis na lança Antes te houvessem roto na batalha, Que servires a um povo de mortalha!...

ALVES, Castro. O Navio Negreiro.

Quando meu rosto contemploO espelho se despedaça:Por ver como passa o tempoE o meu desgosto não passa.Amargo campo da vida,Quem te semeou com dureza,Que os que não se matam de iraMorre de pura tristeza?

MEIRELES, Cecília. In Canções.

Page 13: O texto e a Linguagem Literária - rainhadobrasil.g12.brrainhadobrasil.g12.br/ckfinder/userfiles/files/1_ Linguagem... · Linguagem Denotativa (referencial) Linguagem Conotativa (apelativa)

Fática

• Diálogo• Iniciar e/ou manter contato entre

emissor e receptor• Foco no canal

Metalinguagem

• Usa o texto para falar dele mesmo• Discutir aspectos da própria

linguagem• Foco no código linguístico

(No quarto)Ela - Você não me ama mais.Ele - Não, eu te amo, sim.Ela - Você tem certeza?Ele - Sim, eu te amo, sim.Ela - Você não me ama, não.Ele - Você tem certeza?Ela - Sim, tenho certeza.Ele - Então, está certo.

Ambos se levantam, ela segue para obanheiro, ele segue para a sala e fica aler o jornal enquanto lhe aguarda ofinal do banho, para então poder tomaro seu.

Tantas palavrasQue eu conheciaE já não falo mais, jamaisQuantas palavrasQue ela adoravaSaíram de cartaz

Nós aprendemosPalavras durasComo dizer perdi, perdiPalavras tontasNossas palavrasQuem falou não está mais aqui

BUARQUE, Chico. Tantas Palavras.

Page 14: O texto e a Linguagem Literária - rainhadobrasil.g12.brrainhadobrasil.g12.br/ckfinder/userfiles/files/1_ Linguagem... · Linguagem Denotativa (referencial) Linguagem Conotativa (apelativa)

A

B

C

D

E

ENEM 2011

Page 15: O texto e a Linguagem Literária - rainhadobrasil.g12.brrainhadobrasil.g12.br/ckfinder/userfiles/files/1_ Linguagem... · Linguagem Denotativa (referencial) Linguagem Conotativa (apelativa)

O texto é uma propaganda de um adoçante que temo seguinte mote: “Mude sua embalagem”. Aestratégia que o autor utiliza para o convencimentodo leitor baseia-se no emprego de recursosexpressivos, verbais e não verbais, com vistas a

A) ridicularizar a forma física do possível cliente doproduto anunciado, aconselhando-o a uma buscade mudanças estéticas.

B) enfatizar a tendência da sociedadecontemporânea de buscar hábitos alimentaressaudáveis, reforçando tal postura.

C) criticar o consumo excessivo de produtosindustrializados por parte da população,propondo a redução desse consumo.

D) associar o vocábulo “açúcar” à imagem do corpofora de forma, sugerindo a substituição desseproduto pelo adoçante.

E) relacionar a imagem do saco de açúcar a umcorpo humano que não desenvolve atividadesfísicas, incentivando a prática esportiva.

ENEM 2011

Page 16: O texto e a Linguagem Literária - rainhadobrasil.g12.brrainhadobrasil.g12.br/ckfinder/userfiles/files/1_ Linguagem... · Linguagem Denotativa (referencial) Linguagem Conotativa (apelativa)

O quadro Les Demoiselles d’Avignon(1907), de Pablo Picasso, representa orompimento com a estética clássica e arevolução da arte no início do século XX.Essa nova tendência se caracteriza pela

A) pintura de modelos em planosirregulares.

B) mulher como temática central da obra.

C) cena representada por vários modelos.

D) oposição entre tons claros e escuros.

E) nudez explorada como objeto de arte.

ENEM 2012

Page 17: O texto e a Linguagem Literária - rainhadobrasil.g12.brrainhadobrasil.g12.br/ckfinder/userfiles/files/1_ Linguagem... · Linguagem Denotativa (referencial) Linguagem Conotativa (apelativa)

a)b)c)d)e)

ENEM 2013

Page 18: O texto e a Linguagem Literária - rainhadobrasil.g12.brrainhadobrasil.g12.br/ckfinder/userfiles/files/1_ Linguagem... · Linguagem Denotativa (referencial) Linguagem Conotativa (apelativa)

ENEM 2014