O Timoneiro - Edição 2529

16
Posses de janeiro Buraqueira Com os temporais do final do ano de 2012, piorou a situação, já difícil, de vias e calça- das da cidade. É o caso do acesso à praia do Paquetá, que já tem grande movimento. Prefeito e vice reeleitos no Executivo, e os 21 vereadores no Legislativo foram empossados no dia 1º. No dia seguinte, foi a vez do novo secretariado. Canoas, 4 a 10 de janeiro de 2013 Edição n° 2529 Fundado em 29.07.66 R$ 1,50 Pág. 5 Pág. 13 A verdade sobre a Vila de Passagem SEM MAQUIAGEM Longe de ser a maravilha que a Prefeitura mostra em seus materiais de propaganda, local que era para servir de moradia provisória para aqueles que viviam em locais onde a BR-448 passará é insalubre, fétido e desumano. Págs. 7 e 8

description

O Timoneiro - Edição 2529

Transcript of O Timoneiro - Edição 2529

Page 1: O Timoneiro - Edição 2529

Posses de janeiro BuraqueiraCom os temporais do final do ano de 2012, piorou a situação, já difícil, de vias e calça-das da cidade. É o caso do acesso à praia do Paquetá, que já tem grande movimento.

Prefeito e vice reeleitos no Executivo, e os 21 vereadores no Legislativo foram empossados no dia 1º. No dia seguinte, foi a vez do novo secretariado.

Canoas, 4 a 10 de janeiro de 2013

Edição n° 2529Fundado em 29.07.66

R$ 1,50

Pág. 5 Pág. 13

A verdade sobre a Vila de Passagem

SEM MAQUIAGEM

Longe de ser a maravilha que a Prefeitura mostra em seus materiais de propaganda, local que era para servir de moradia provisória para aqueles que viviam em locais onde a BR-448 passará é insalubre, fétido e desumano.

Págs. 7 e 8

Page 2: O Timoneiro - Edição 2529
Page 3: O Timoneiro - Edição 2529

CANOAS, 4 A 10 DE JANEIRO DE 2013 I POLÍTICA I O TIMONEIRO I 3

NOVO SECRETARIADOAlguns leram com espanto a relação imensa de novos secre-

tários e diretorias, onde fica clara a predominância do partido do prefeito Jairo (PT) nos cargos que dispõem de recursos financei-ros. Muito claro também a montagem dos nomes fora de Canoas, oriundos do PT, para o preparo eleitoral de 2014. A rica cidade de Canoas representa sustentação importante para a eleição de governador em 2014.

BARRACO NA POSSEO sentimento de impunidade, a irresponsabilidade, e a pretensão

de serem “donos da cidade” causou o primeiro tumulto do ano na cidade. Os organizadores das festividades da posse enconcharam carros de som e modernos equipamentos de vídeos em caminhões, cercaram a Rua 15 de Janeiro, de frente à Prefeitura e à rua Ipiranga.

Nem um carro poderia passar, claro, com exceção dos carros oficiais. O posto de gasolina que fica na esquina da Ipiranga com a avenida Victor Barreto foi praticamente fechado. Os veículos não podiam ingressar, e durante três dias o estabelecimento não funcionou.

Importante salientar que o estabelecimento é regular, paga impostos e funciona no mesmo lugar há mais de três décadas. Sem nenhum aviso, os prepotentes e arrogantes dirigentes fecham as ruas e impediram o acesso ao comércio.

Tudo ia muito bem para a “realeza”, quando no dia 1º pela tarde a proprietária do posto chegou ao local e tomou conhecimento que o seu estabelecimento estava sem acesso.

Nenhuma venda nos últimos três dias, nada no caixa, apenas os compromissos para pagar. Tomada pela “ira santa”, a proprietária, que já fora cargo de confiança do atual governo, começou a agir e retirar os cavaletes que cercavam o estabelecimento e cobrar dos agentes uma resposta para o ato ilegal e autoritário. Não recebeu resposta clara, apenas insinuações de que ela não poderia reclamar, pois exerceu cargo de confiança na Prefeitura.

O reboliço foi de tal tamanho que alguns secretários se esconde-ram, imediatamente os carros de som e os caminhões e telões foram retirados e o posto teve acesso da clientela. A ira da cidadã contra o Estado Leviatâ, prepotente e autoritário faz parte de uma nova sociedade, onde não têm arrogantes e “donos da cidade” no governo.

Ficou a frase de um pedestre que por ali passava:- Eles ganharam uma eleição e pensam que ganharam uma

revolução.

AUSÊNCIANenhuma manifestação dos 21 vereadores eleitos pelo reboliço

causado pela comerciante contra o Governo e vereadores pelo abuso de autoridade da administração e impedir o regular funcionamento do comércio da rua Ipiranga.

É bom lembrar que uma das funções dos vereadores é cumprir a lei e defender a sociedade.

NEPOTISMORecebo várias denúncias de nepotismo e de formas novas de

utilização desse instrumento chamado de Nepotismo Cruzado ou Velado. Isto ocorre quando uma autoridade, impendida de nomear um parente, faz permutada com autoridade de outra cidade e ambas podem nomear parentes.

A Lei também proibe isso, e o cidadão deve denunciar os fatos à Polícia e ao MP quando tomar conhecimento deste tipo de crime.

DESAFIO JOVEMA presidente Ivone Santos agradece o apoio que a Receita Fe-

deral oportuniza à entidade, com doações de materiais, que podem ser revertidos a particulares, gerando receita, e ajuda à manutenção de umas das principais entidades sociais de Canoas.

[email protected]

“Em uma noite muda-se de atitude, mas nãose muda de convicção.”

José de Alencar

Quaisquer semelhanças com fatos, dados, nomes ou pessoas conhecidas, relacionados com esta estória, é simplesmente mera coincidência, ou produto da inteligência fantasiosa ou excepcional do leitor.

Cidade do Faz de Conta

DOAÇÃO DE RICOA Câmara de Vereadores aprovou o projeto do prefeito Jairo de

doação ao Estado do Rio Grande do Sul de mais 600m² na rua São Luís, perímetro central da cidade, para instalação de uma Delegacia Regional da Secretaria da Fazenda.

Uma cidade com extremas necessidades, doando área para o rico e poderoso Estado do Rio Grande do Sul.

Vale lembrar que assim já agiu o Prefeito quando devolveu grande parte da área da Fazenda Guajuviras ao Estado, para construção do presídio, perdendo o município grande área de preservação ambiental.

MCDONALD’SEm 2012, por mais de uma semana, a loja do McDonald’s,

situada no Conjunto Comercial, foi interditada pela Vigilância Sanitária. Nem a pressão dos mais altos auxiliares do Prefeito conseguiu êxito junto à Vigilância Sanitária para reabrir antes do cumprimento de todas as exigências sanitárias.

LULAA pretensão dos setores do PT de forçar a candidatura do ex-

presidente Lula para voltar à presidência em 2014 está irritando o Palácio do Planalto.

MEU RINCÃOContinua terra de ninguém, não se sabe se pertence a Canoas ou

Cachoeirinha, continua a “lesma lerda”. Os cidadãos não recebem serviços de lixo, luz, saneamento e segurança.

Ninguém sabe onde procurar, outros querem começar emanci-pação, mas estão com problemas, pois a sede da área foi invadida. Este é o poderoso Rio Grande.

TRIBUNA LIVREOs organizadores da Tribuna Livre e os militantes que estão

recolhendo as assinaturas para protocolar o projeto de Lei Orgânica do Município estão entusiasmados com a receptividade, e calculam que vão preencher as 10.800 assinaturas antes do prazo previsto. A frase mais comum que eles ouvem em busca da ajuda para o projeto é: O povo tem que ter voz, é hora de fiscalizar, porque os vereadores nada fazem neste ponto.

CANDIDATOSRecebi e-mail e telefonemas lembrando que o vereador Cesar

(PRP) deverá ser candidato a Deputado Estadual.

FALTA DINHEIROPor incapacidade administrativa e gerencial, a Prefeitura está

sem dinheiro para cumprir seus compromissos. Os funcionários não recebem o pagamento dos seus direitos e seus fornecedores acusam atrasos.

Tudo produto de gastos supérfluos, excessos de cargo de co-missão (aqueles cujo único requisito para a ocupação é a indicação política partidária) e o excesso de mordomia para alguns setores privilegiados.

DIREITONenhum servidor público, concursado ou cargo em comissão,

é obrigado a dividir o seu salário, com quem o nomeou ou “apa-drinhou”. A autoridade que assim age comete crime. Quem sofrer esse tipo de coação ou intimidação pode denunciar à Justiça. A imprensa pode ser utilizada para coibir o enriquecimento ilícito de algumas autoridades que praticam este crime.

PARADA DE ÔNIBUS

MÃE DE GAROTO: Comadre, aonde a senhora vai, nesse calorão, saindo essa hora de casa?

COMADRE: Vou até a prefeitura da CIDADE DO FAZ DE CONTA. Durante a campanha eleitoral eles me prometeram que se eu votasse nos candidatos oficiais me dariam duas vagas nas creches para o meu casal de filhos. Agora, como eles já estão sentando nas mordomias vou lá ver se eles cumprem a palavra.

MÃE DE GAROTO: Estou vindo de lá, aonde eu fui cobrar a mesma promessa, mas me mandaram passar no mês que vem, dizendo que agora está tudo complicado, início de gestão, mas que vão cumprir a palavra. Achei estranho, pois outras 40 pessoas que estavam na antessala aguardavam a mesma promessa.

COMADRE: Mas eu vou lá mesmo assim, quero olhar olho no olho, para vê se o candidato cumpre o que prometeu.

Dois meses depois, na mesma parada...COMADRE: Ué, minha amiga, nós aqui de novo, na mesma

parada, no mesmo horário. Não me diga que você vai à prefeitura da CIDADE DO FAZ DE CONTA também, na busca de vagas para creches?

MÃE DE GAROTO: Vou, mas acabo de ouvir na rádio o Secretário da Fazenda da CIDADE DO FAZ DE CONTA falando sobre a falta de recurso na CIDADE DO FAZ DE CONTA. Ele diz que o governo vai ser obrigado a cortar despesas, e entre as despesas que serão reduzidas está a compra de vagas em entidades privadas e no adiamento da construção de novas salas de creches públicas. Ele diz que isso era preciso para evitar a inflação.

COMADRE: Mas eles estão contratando mais gente, para cumprir promessas eleitorais, também estão contratando mais carro de aluguel para atender às mordomias e levar os marajás para casa, mesmo fora da CIDADE DO FAZ DE CONTA. Como é que para isso tem dinheiro?

MÃE DE GAROTO: Vamos lá então, comadre. Vamos fazer uma revolução. Ou eles nos dão a vaga que nos prometeram ou vamos denunciar na imprensa.

COMADRE: Eu até tinha pensado em ir na polícia, que eles me prometeram vaga em creche para votar neles. Eu votei e eles não cumprem a promessa. Meu advogado disse que isso é crime eleitoral e pode dar cassação.

SECRETÁRIO DO PREFEITO DA CIDADE DO FAZ DE CONTA: Que bom que as senhoras vieram aqui. Os nomes de vocês estão na nossa lista prioritária. Queremos atender a postulação de vocês, e estamos com todo o esforço para tentar uma hipótese que possibilite num curto espaço de tempo com a maior boa vontade atender essa justa solicitação, que vocês tão honradamente fazem a probo e correto governo da CIDADE DO FAZ DE CONTA.

COMADRE: Pare com essa conversa de cantiflas. Nós queremos é que vocês cumpram o que prometeram, caso ao contrário, vamos colocar a “boca no trombone”.

SECRETÁRIO: Claro, claro, vamos cumprir. Vocês têm o docu-mento das crianças aí?

MÃE DO GAROTO: Não tenho, mas posso trazer amanhã.SECRETÁRIO: Amanhã não, porque temos reunião do grupo

de pensar, mas vamos marcar um dia aqui na agenda para trazer o documento das crianças. Pode ser no dia 4 de abril?

COMADRE: Mas daqui a 40 dias as aulas não estão começando? Como as crianças vão ficar sem aula esse tempo todo?

SECRETÁRIO: Talvez as senhoras não tenham entendido, porque esse ano não dá mais, agora a possibilidade da hipótese do atendimento é só para o ano que vem.

COMADRE: Mas então vão perder um ano? E a promessa de vocês?

SECRETÁRIO: Mas a senhora não tem os documentos das crianças, e hoje é o último dia de atendimento.

Janeiro do ano seguinte...COMADRE: Amiga, nós aqui de novo na parada de ônibus, não

me diga que vai tentar as vagas na creche? Vamos lá, agora vai dar.NOVO SECRETÁRIO da CIDADE DO FAZ DE CONTA: Que

bom conhecê-las. O antigo secretário falou muito de vocês. Ele já se aposentou, mas deixou aqui o pedido que vocês fazem a nosso probo governo. As senhoras já trouxeram os documentos todos?

MÃE DE GAROTO: Está tudo aqui, durante o ano preparamos tudo para nesta data trazer.

NOVO SECRETÁRIO: Examinei tudo, está quase tudo certo, mas falta a vacina contra a febre amarela.

COMADRE: Mas isso é preciso? Nunca tivemos caso de febre amarela aqui na CIDADE DO FAZ DE CONTA.

NOVO SECRETÁRIO: Mas o nosso prefeito da CIDADE DO FAZ DE CONTA, na possibilidade de que um dia isso pode acontecer vai nos colocar na vanguarda da saúde pública, gastamos milhões na proteção das crianças contra a febre amarela.

COMADRE: Aonde que dá para fazer a vacina? NOVO SECRETÁRIO: Isto a senhora tem que procurar nesse

endereço que estou lhe dando, lá eles vão agendar um dia, que pelo que eu sei será de 90 dias para a vacinação.

COMADRE: Mas com isso tudo vai passar o dia da matrícula.NOVO SECRETÁRIO: É importante que eu diga que o prazo se

encerra hoje, e como vocês não têm a vacina contra a febre amarela, quando vocês trouxeram a vacina, daqui a 90 dias, vocês vão entrar numa lista de espera de novas vagas, que serão em sala a serem construídas quando forem liberadas as emendas parlamentares.

Dois anos depois na parada do ônibus...COMADRE: Oi, amiga, você aqui também, não me diga que vai à

prefeitura da CIDADE DO FAZ DE CONTA para as vagas na creche?MÃE DO GAROTO: Vou à prefeitura, mas para outro assunto, eis

que o meu filho não tem mais idade para a creche, agora eu recebi um telefonema do prefeito da CIDADE DO FAZ DE CONTA, que se eu votar no grupo dele, o prefeito vai me dar um cargo de confiança na prefeitura da CIDADE DO FAZ DE CONTA de 5 mil reais.

COMADRE: Eu também recebi o mesmo telefonema. Vamos lá, talvez dessa vez eles cumpram a promessa.

“Enquanto isso, o carro de som passava tocando a música car-navalesca: “Você abusou, tirou partido de mim...”

Page 4: O Timoneiro - Edição 2529

Centenas de famílias vivem em Canoas, em pleno ano de 2013, sem água encanada, sem eletricidade legalizada, com o esgoto escoando pelo pátio, sem coleta de lixo e sem acesso a transporte público perto de suas casas. A Prefeitura, que deveria trabalhar para minimizar e elimi-nar tais problemas do cenário canoense, é protagonista em um episódio que dura bem mais do que deveria e que

ficará na his-tória da cida-de como mais uma mancha negativa. Por falta de plane-jamento e ges-tão, a Admi-nistração não retirou na data certa as famí-lias que viviam

em áreas de risco por onde a BR-448 passará, e teve que fazer isto de forma acelerada, improvisada e com sérios danos para estas pessoas. Criou, então, uma vila que de-veria ser de passagem e provisória, e de onde as famílias deveriam sair o quanto antes para moradias regularizadas que a Prefeitura deveria ter construído. O prazo para a mudança já se esgotou diversas vezes, outras famílias já foram para residências construídas e as que estão na Vila de Passagem, provenientes da vila Dique, sentem saudade do péssimo lugar onde viviam. O lugar lembra um presídio, talvez até um campo de concentração, com telas, arame farpado e guardas em guaritas controlando entrada e saída. Para piorar, a terra batida em frente às casas e problemas na rede de esgoto deixam o lugar com aspecto das piores vilas da cidade. E tudo construído e mantido pela Prefeitura, em mais um ato que está gerando resultados insalubres para a sociedade canoense.

4 I O TIMONEIRO I OPINIÃO I CANOAS, 4 A 10 DE JANEIRO DE 2013

Editorial

Azul Veremelho Amarelo Preto

Insalubridade

Diretor: Feres Jorge UequedRedator: Émerson VasconcelosDiagramação: Sinara DutraColaboradores: Daltiva Uequed e Priscila MuzykantCirculação: Celço Andreotti Redação: Av. Victor Barreto, 3056/3º andarSala 314 - Centro - Canoas - RS - Cep 92010-000Circulação SemanalFechamento comercial: Quintas-feiras, às 14 horasIMPRESSO: Gazeta do Sul S/A - Rua Ramiro Barcelos, 1.206Santa Cruz do Sul-RS.Filiado a ADJORI/RS Os textos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores, não traduzindo obrigatoriamente a opinião do jornal.

Editado por: CEDRO - Editora e Empresa de Comunicação Ltda. CGC/MF 02.347.932/0001-30

Fone/fax: 3032.3022 - 3472.3022 e-mail: [email protected]

site: www.otimoneiro.com.brEscritório comErcial Porto alEgrE

AV. CARLOS GOMES, 126/207 - HIGIENÓPOLIS - F.:8415.3142

Desde 1966 relatandoa história de Canoas

“O lugar lembra um presídio, talvez até um campo de concentração...”

Contamos, para trás, os dias e os minutos, bebemos “todas”, muitos de nós nos drogamos, churrasqueamos, gozamos a espera, comemos à farta, soltamos foguetes, brindamos, pulamos, dançamos, nos abraçamos, nos apertamos as mãos, inclusive sendo desconhecidos, como loucos.

Estávamos loucos que o Ano Novo chegasse logo. E, quando ele chegou, foi um orgasmo, não a “máxima excitação sexual”, foi total, lá no fundão da alma fomos arrebatados, sufocados por uma alegria indescritível.

E, agora, o Ano Novo chegou. Melhor, nós che-gamos a ele porque “O tempo não é água / apenas é / sempre hoje / injetado em nosso sangue. / O tempo é o ar / dando forma aos relógios / que depois apodrecem.”.

Nós criamos o Ano Novo, nos calendários, nos re-lógios. Desta vez, quanto mudamos para melhor, quanto nos renovamos, para fazer uma vida nova neste ano que anunciamos como novo?

Bagagem“O velho e o novo. O confronto do velho e do novo

segue odioso. Há velhos depositados em asilos, hospitais, hospícios, como coisas descartáveis, lixo. Dia desses, um jovem de coração morto de tão velho, debochou do ancião, que, matreiramente, respondeu: - Filho, eu já vivi até hoje. E tu, será que verás o dia de amanhã?”.

Fazer uma vida nova

*Escritor, jornalista, editor dos Cadernos Canoenses, mantenedor da Fun-dação Cultural de Canoas, membro da Associação Canoense de Escritores,

da Associação Canoense de Comunicação Social e da Casa do Poeta

Canabarro Tróis filho*

Mais um ano começa e outro que se vai. E então tudo não se acabou ainda. Tantos temeram o fim do mundo, e o mundo não acabou de verdade, não para muitos, pois para outros acabou mesmo. Trânsito, mar, bala perdida, doença... Tanto faz!

Mas para quem lê este textinho despretensioso, e que, portanto, está vivo, quero expressar meu desejo de um ano de paz entre todos os seres que habitam esta terra. Desejo de que o amor seja a coisa mais importante na vida das pessoas, e que o mundo seja mais solidário e feliz.

*Colaborador

Ano de esperançaPatricio Telles*

Quem ouviu, leu (na mídia oficial) ou tomou conheci-mento do discurso da ”poçe” do alcaide reeleito, certamente jamais pensará em habitar outra cidade que não seja a “nova Canoas”, a ser construída a partir de agora, pela inteligência do Rei e de seu novo séquito. Foi lançada uma cidade para ser conhecida internacionalmente, como a nova Capital Mundial do Jazz. Pensei: pobre Nova Orleans, deve estar se retorcendo de inveja (e de vergonha). Já a modéstia, o choque de realidade, aqui jazz...

Foi lembrado que a Gestão Tenebrosa nasceu, no país e aqui, para viver de choques de realizações, fazendo a cidade reconhecida por conquistas e não pelas mazelas de gestões anteriores. Ma come, se muitos dos que estavam com os fraudadores continuam “grudados no osso.” Isso dito por alguem que defende o Zé Dirceu, pega mal (e no Genoino, não vai nada?)

As prometidas mudanças, seguras e profundas, serão feitas, não com a ajuda ou sugestão de pessoas daqui, que tenham compromissos e ligações com a cidade. O importante é que tenham sido conquistadas, ou já nascido com a marca da Estrela Vermelha na testa.

No secretariado, muitas pessoas certas, embora algu-mas em lugares errados. Analisemos dois nomes: Eliezzer Pacheco, de expressão nacional, na Educação. Seu grande mérito é ser irmão da Olga Pacheco Abreu, diligente e competente pessoa, que tive como colega na imprensa da Emater, até 1995. Ela, esposa do Neltair Abreu, inteligência rara, conhecido como Santiago, cartunista premiado. Ligação do Eliezzer com Canoas: zero.

Na Cultura, ainda preferia ver o Flávio Adonis, cujas ligações com o La Salle, a Fundação Cultural, e outras iniciativas locais, o credenciavam a uma continuidade. Mas tudo bem, Luciano Alabarse não é só um bom nome... é uma entidade. Ele, junto com João Pedro Gil e Luiz Arthur Nunes, nos anos 70/80, participou de oficinas de formação de atores no Grupo Dramático Açores, no Teatro de Arena, de Porto Alegre, preparando e lançando na cena teatral gaúcha gente como Iolanda Serrano, Mirna Spritzer, Martha Bavatsky (cineasta) e Syrmar DAntunes, além deste que vos escreve, e cujo nome, por força da modéstia, sinto-me impedido de citar.

O bom deste critério de escolha é que, por ele, qualquer cidadão canoense pode, a qualquer momento, aspirar a ser surpreendido por um convite para ser secretário municipal em Lagarto, Aparecida do Taboado, Arapiraca, Ananindeua, ou mesmo em Teresina, no Piauí. Já se viu que ligações com a cidade, participação, provas de trabalho, tudo isso são firu-las, que só atrapalham. Às vezes vir de “Brasília”, (ou pelo menos com uma recomendação de lá), vale muito mais de que chegar num flamante camaro amarelo.

*Jornalista

Pessoas & Políticas. Mas elas não mudam!...

José Fontes*

Chegamos 2013, isto apesar das previsões e mui-tas notícias e boatos sobre “O fim do mundo em 2012”. Mesmo não previsto nenhum choque entre a Terra e algo que pudesse eliminar o mundo em que vivemos. Portanto, um pânico desnecessário de insensíveis pessoas nos meio de comunicação, talvez não tendo o que fazer, criaram uma fofoca. Logo após a entrada de 2013, perguntei para as pessoas se haviam se beliscado, se se consideravam existindo, vendo a chuva cair e logo após o esplendor do sol surgindo. Quero dedicar aos colegas com espaço em O Timoneiro, sua equipe de trabalho, bem como à Direção e principalmente ao povo de Canoas/RS que tem apoiado com informações sérias, onde O Timoneiro acolhe e trans-mite desde 29/07/1966 as “opiniões movem o mundo”, “O Timoneiro, um jornal com opinião”, acrescento: “Também a tua pode ser inserida dentro destas linhas! Estamos vivi-nhos, portanto, tenhamos todos um Feliz 2013. Que todos eleitos honrem seus compromissos com o povo pagante de tudo e de todos Que o B.A.B.A. da Constituição Federal de Brasil de 1988, com referência ao SUS, suas Leis 8080 e 8142/90, tornem a ser relidas e assimilada na grandeza real do Controle Social, isto é, os conselhos municipais, estaduais e Federal, que são: propositivos, deliberativos e fiscalizadores do Sistema SUS.

A Lei Complementar 141/2012 tornou realidade a emende 29/2000 (com 12 anos dormindo no Congresso Nacional e, espero que casais com filhos para nascer vivam outras realidades, não tendo que se deslocar para outros municipios após terem ido para o seu tradicional hospital (fechado); 2ª opção – profissional faltou; outro caso – ponte levantou – casal vindo de helicóptero e, a nível Nacional – casal leva filha de 10 anos (vítima de bala perdida) onde o profissional também faltou e o hospital não providen-ciou substituição (grave falta do gestor). Essas falhas de responsabilidade na gestão do SUS, na verdade geram medo, é porta de entrada de planos de saúde (os quais, não tendo hospitais próprios) no geral dão a ilusão, basta que se veja a quantidade de planos fechados pelo Governo Federal nos últimos anos. Um lembrete: antes da 1ª escola de medicina, milhões de humanos já habitavam o mundo. Hoje, tecnologias e fantásticas coisas elementares para uma criança nascer tornaram este direito algo difícil em razão de interesses profissionais, pior de tudo, gestores buscando entregar aos setores privados as responsabilidades que são do Estado. Com que poder podem agir sobre os contratados?

*Comunitarista

Os eleitos – algumas consi-derações sobre 2012/13

Odil Gonçalves Gomes*

Esta seção está aberta a todos os canoenses, a todos que queiram falar sobre nossa cidade. São duas páginas reservadas para a opinião por edição. Para participar, envie seu texto por correspondência eletrônica para o endereço [email protected], ou diretamente na redação do jornal, na rua Victor Barreto, 3056, sala 314, no Centro. A preferência é para os textos que tenham referência à cidade e que tenham, em média, 25 linhas.

Espaço Aberto

Page 5: O Timoneiro - Edição 2529

CANOAS, 4 A 10 DE JANEIRO DE 2013 I GERAL I O TIMONEIRO I 5

17 ANOS

Posses marcam início de novos mandatos

Prefeito, vereadores e secretariado foram empossados nesta primeira semana do ano

Conselho do Canoasprev pede que Prefeitura reconsidere criação de cargo

O Conselho Deliberativo do Canoasprev decidiu em reunião na quinta-feira, 3, que enviará um ofício ao Prefeito, solicitando que seja revista a criação do cargo de secretário adjunto do Canoasprev. A criação do cargo não passou pela aprovação do Conselho, o que fere e legislação.

Segundo a presidente do Conselho Deliberativo, Jaqueli-ne Amorin Remião, a Prefeitura deveria ter enviado o impacto financeiro e a justificativa da criação do cargo para que os conselheiros opinassem sobre a necessidade do ato. Jaqueline revela que esta é a segunda vez que a administração municipal toma uma atitude sem consultar o Conselho. “Houve uma outra lei de criação de cargo, no qual também não fomos consultados. Desta vez não recebemos nenhum comunicado oficial. Soubemos pelo site da Prefeitura. Isso é uma falha da administração munici-pal”, conclui.

Os vereadores eleitos para a Câmara Muni-cipal de Canoas tomaram posse na terça-feira, 1º, para a 16ª Legislatura (2013-2016). A cerimônia ocorreu no Plenário, onde houve a eleição, por unanimidade, do novo presidente da Casa , vereador Juares Hoy, e dos demais integrantes da Mesa Diretora para o ano de 2013. Também foram empossados o prefeito Jairo Jorge e a vice-prefeita Beth Colombo. A cerimônia contou com a presença de outras autoridades, como o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, e a ministra da Secre-taria de Direitos Humanos, Maria do Rosário.

Na quarta-feira, tomaram posse os secre-tários e coordenadores nomeados para a nova gestão da administração municipal. A ceri-mônia ocorreu no colégio Maria Auxiliadora.

Os 21 vereadores AIRTON JOSÉ DE SOUZA (PP)

É microempresário e foi o vereador com votação mais expressiva em 2008. Em 2006 assumiu a presidência da Ciel, subsidiária da Corsan, no governo de Yeda Crusius.

ALOÍSIO BAMBERG (PPL)Aloísio Bamberg, que até então era borracheiro, ingressou

na vida política em 1981 através do movimento comunitário. Está no sexto mandato consecutivo como vereador do município.

CARLOS ALEXANDRE GONÇALVES – ALE-XANDRE GONÇALVES (PR)

Foi eleito vereador pela primeira vez em 2012, com 1.326 votos. Nascido em 1960, Alexandre é natural de Porto Alegre. Atua como servidor público.

CELSO JANCKE – CELSO DO CONCÓRDIA (PP)

Conhecido na cidade pela sua longa permanência como diretor do Colégio Luterano Concórdia, Celso também assumiu os cargos de diretor social da Câmara de Dirigentes Lojistas de Canoas e de 2º vice-presidente do Lions Clube Canoas. Em sua cidade natal, Tucunduva, foi subprefeito.

CESAR AUGUSTO RIBAS MOREIRA (PRB)Em 2008 participou das primeiras eleições municipais

do PRB, tornando-se o vereador mais jovem no município e o primeiro eleito pela sigla. Hoje é membro das Comissões Permanentes de Finanças e Orçamentos, Segurança Pública e Constituição e Justiça.

CEZAR PAULO MOSSINI (PMDB)Foi Presidente da Câmara no ano de 2010. Atualmente

é o líder da bancado do PMDB e foi reeleito para o terceiro mandato, ficando em 3º lugar geral nas eleições e mais votado do Partido pela segunda vez consecutiva.

DARIO FRANCISCO DA SILVEIRA (PDT)Em 2008 foi o vereador mais votado do partido com 3882

votos e o terceiro mais votado da cidade. Posteriormente, assu-miu a Secretaria de Esporte e Lazer, retornou no início de 2012 à Câmara e assumiu a presidência do Legislativo canoense.

EMILIO MILLAN NETO (PT)Em 1986 filiou-se ao PT, onde foi presidente municipal

no período de 2005/2007. Mais tarde, em 1987, ajudou a organizar a ocupação do Guajuviras. Elegeu-se em 2008 com 2650 votos. Inicia agora seu quinto mandato consecutivo como vereador.

GEMELSON SPERANDIO POMPEU – DR. POMPEU (PTB)

Médico com especialização em medicina do trabalho, medicina da família e psiquiatria. Elegeu-se vereador pela primeira vez em 2012.

HUMBERTO DA SILVA ARAÚJO – BETINHO DO CARTÓRIO (PTB)

Participou da administração Ronchetti no seu 1º mandato, formou-se bacharel em Direito na Uniritter. Assumiu uma ca-deira na Câmara de Vereadores pela primeira vez em 2006 e foi eleito em 2008 com 3659 votos. Permanece até hoje com atividades no 1º Tabelionato.

IVO FIOROTTI (PT)Na década de 1990, atuou como professor e assessor do

deputado Paulo Paim (PT). No governo Olívio Dutra (1999-2002) foi Diretor da Área do Trabalho, gerenciando os programas do Pri-meiro Emprego, Qualificação Profissional, Coletivos de Trabalho e Família Cidadã. Nas eleições de 2008, elegeu-se vereador.

IVO DA SILVA LECH – IVO LECH (PMDB)Ivo Lech teve seu primeiro mandato como vereador no

período de 1983 a 1987. Foi deputado federal constituinte entre 1987 e 1991. Foi eleito novamente vereador em 2012.

JOSÉ CARLOS PATRICIO - PATRICIO (PSD)José Carlos Patricio é Administrador de Empresas,

formado pela Ulbra. Ingressou na política em 1992. Em 2004 elegeu-se vereador pela primeira vez, sendo reeleito em 2008. Inicia agora seu terceiro mandato.

JOSÉ FRANCISCO NUNES – FRANCISCO DA MENSAGEM (PSB)

Francisco da Mensagem ocupou o cargo de subprefeito

do quadrante nordeste na maior parte do primeiro mandato do atual Prefeito. Elegeu-ser vereador pela primeira vez em 2012.

JOZIR BERNARDES PRESTES – PATTETA (PMDB)

Iniciou sua vida profissional como metalúrgico e poste-riormente tornou-se comerciante e líder comunitário no bairro Mathias Velho. Filiado ao PMDB desde 1999, decidiu lançar sua candidatura a vereador no ano de 2000, quando foi eleito pela primeira vez.

JUARES CARLOS HOY (PDT)É funcionário público desde 1976, quando ingressou na

Polícia Civil. Assumiu o cargo de vereador pela primeira vez de 2003 a 2004. Seus projetos tem como prioridades as áreas de segurança pública, transportes e saúde. Será o presidente da Câmara durante todo o ano de 2013.

MARCOS ANTONIO RONCHETTI – DR. RON-CHETTI (PSDB)

Médico da Prefeitura, foi vereador na década de 1990e foi eleito prefeito em 2000 e reeleito em 2004. Teve seus manda-tos marcados por denúncias de fraude e irregularidades. Em março de 2008, o Ministério Público Federal determinou o blo-queio de seus bens por envolvimentos na fraude da merenda.

PAULO ROBERTO RITTER (PT)Em 1996, elegeu-se, pela primeira vez como vereador na

cidade de Canoas. Após dois mandatos de vereador, Ritter coordenou, no Sul do Brasil, o projeto educacional Escola de Fábrica. Em 2008 assumiu o cargo de Secretário de Educação do Município de Canoas. Em 2012 retornou à Câmara de Vereadores como líder de governo.

PAULO ROGÉRIO AMBIEDA – PAULINHO DE ODÉ (PT)

Foi coordenador responsável pela Coordenadoria das Diversidades no primeiro mandato da atual administração municipal. Foi eleito vereador pela primeira vez em 2012.

PEDRO ROBERTO BUENO PINTO – PEDRO BUENO (PT)

Bueno ocupou o cargo de subprefeito do quadrante su-doeste na maior parte do primeiro mandato do atual Prefeito. Elegeu-ser vereador pela primeira vez em 2012.

WALMOR SOLANO HERRMANN – DR. WAL-MOR (PDT)

Médico formado pela UFRGS em 1963, é o fundador do Departamento de Medicina Física e Reabilitação da AMRIGS, onde foi presidente. Foi eleito como vereador pela primeira vez em 1997/2000. Na Câmara, foi presidente da Comissão de Saúde, Educação e Meio Ambiente.

Page 6: O Timoneiro - Edição 2529

6 I O TIMONEIRO I OPINIÃO I CANOAS, 4 A 10 DE JANEIRO DE 2013

“Pílulas... Algumas Amargas...”LIVROS

[email protected]

1922

1848, segundo Tocqueville

Uma das interpretações da profecia maia que marcou ano passado era a de que o mundo não terminaria em 2012, mas sim passaria por uma radical transformação em todos os níveis e abriria espaço para uma nova era. Se esta interpretação está correta – e deve estar, tendo em vista que a apocalíptica mostrou-se, ao menos até o momento, equivocada – então podemos dizer que, ao menos no mundo da cultura, 2012 já passou. Aconte-ceu há exatos 90 anos: foi em 1922.Não é exagero afirmar que o mundo como se o conhece hoje começa ali. Naquele ano, T.S. Eliot (na foto) publicou “The Wasteland” e o primeiro número da revista “Crite-rion”, que revolucionaria o mundo literário nos dois lados do Atlântico. Também em 1922, James Joyce publica “Ulysses” e Ezra Pound os “Cantos”. No cinema, Murnau lança “Nosferatu”, dando ao Expressionismo Alemão a sua primeira grande obra, e, no Brasil, Mário de Andrade lança “Paulicéia Des-vairada” – aliás, para nós, brasileiros, é desnecessário lembrar da importância da Semana de 1922 para os destinos do país. Na política, é o ano da criação formal da URSS, com a ascensão de Stalin, e da chegada de Mussolini ao poder na Itália, além da Independência irlandesa, que consagrou o uso da guerrilha como tática de libertação nacional. Muito do que aconteceu em 1922 já não existe hoje – mas grande parte do que hoje existe não existiria sem o que aconteceu em 1922.

A revolução de 1848 em Paris foi um dos maiores acontecimentos políticos do século XIX. Durante quatro dias, a população da cidade insurgiu-se contra o governo monárquico e acabou por forçar a abdicação do rei. Embora tenha durado pouco seus efeitos se fizeram sentir por muito mais tempo, passando para a história como a primeira experiência socialista e chamando a atenção de todos aqueles que a assistiram ou dela to-maram parte. Alexis de Tocqueville foi

um destes e o resultado de sua experiência está em “Lembranças de 1848” (Companhia das Letras, 386 páginas, tradução de Modesto Florenzano). Em seu prefácio a “Lem-branças de 1848”, o histo-riador francês nos orienta a ler a obra como se não existissem (ou não tivés-semos lido) as obras mais famosas do autor, “O Antigo Regime e a Revo-lução” e “A Democracia

na América”. Assim, evitaremos perder neste livro aquilo que, mais do que tudo, ele nos pode dar: o registro pulsante de alguém comprometido social e politicamente – Tocqueville era conservador e, portanto, em posição oposta à dos revolucionários - com os acontecimentos daquele momento. Publicado pela primeira vez em 1991, este é um belo relançamento da coleção Penguin Companhia.

A roda do tempo oferece-nos oportunidade para pequenas e grandes reflexões, algumas bastante amargas:

1. Afirmou ilustre figura desta república que o tão malfadado “mensalão não existiu”! – Se o tal “mensalão” não existiu, como explicar que a mais alta corte judiciária tivesse lido Miles e Miles de páginas do processo e sobre ele se debruçar por meses e meses. Tem explicação?

2. A mesma ilustre figura quando interrogado sobre momentoso caso eximiu-se escorregadiamente: “Não, não sei de nada!”. Ora, os fatos apontados acon-teceram no mesmo palácio, coordenados por um subal-terno. Se o mandatário maior não viu nada, não sabia de nada, de duas uma: “Se não sabia era incompetente para o cargo; se sabia e não reagiu será conivente... O eleitor que escolha a resposta!

3. No dia em que formos governo, não aceita-remos, em hipótese alguma, qualquer corrupção. O “mensalão deste governo” prova que hora e vez de mandar souberam fazer pior que qualquer outra agre-miação.

4. Puxa. Essa é de doer! Se Lula descobriu que a tal de Rose (rosa) tinha muito mais espinhos do que pétalas perfumadas. Como disse o homem: Fui traído pelas costas!

5. Recado ao canoense Marcos Maia: Convém uma breve consulta ao famoso tira-teima, dicionário,

para ver o significado de “supremos”. Acima dele não há nenhuma instância. Uma questão julgada pelo Supremo não tem mais apelação. Querer usar a tal de imunidade parlamentar para salvar réus condenados pelo Supremo é um acinte de prepotência. Imunidade parlamentar não é sinônimo de “impunidade para la-mentar”.

6. Tenho meus medos da tal de “Comissão de Verdade”. Por ora só olha os erros dos militares – Não desculpo seus erros e mancadas. Quero lembrar duas coisas do outro lado: a) Que tipo de regime queriam implantar os tais vanguardistas, castristas. Como seria o Brasil hoje se tivessem vencido? Quantos partidos teríamos? Que tipo de eleições? Como seria nossa im-prensa? Que liberdades teríamos? –b) Não esqueçamos que o outro lado assaltou bancos, matou, seqüestrou, incendiou em nome de que direitos?– Não esqueçam, a medalha tem dois lados!

7. Dirceu tem suas razões em reclamar de ter sido transformado em bode expiatório do vexamoso caso do “mensalão”. Do outro lado da parede estava alguém que era seu chefe maior. O “capo dei capi” anda por aí, solto e quieto, amedrontado por possíveis espinhos da Rose...

*Professor

Norberto Luiz Nesello*

O “feriadão imaginário”do final de ano

A gente passa o ano inteiro iludido que as festas de Natal e Ano são uma coisa só - uma espécie de “feria-dão imaginário” -, sem se dar conta de que na verdade elas têm um divisor de águas entre si representado por alguns indesejáveis dias “úteis”, Já pensei até em me “candidatar a presidente da República”, sob a promessa de decretar “Feriadão Nacional” de 25 de dezembro a 1º de janeiro. Mas, como a coisa não funciona assim, quem precisa viajar para passar as duas festas de fim de ano com os familiares, acaba arcando com uma dupla despesa de viagem no curso de uma semana. Essa época festivamente agitada mexe muito com a vida das pessoas no seio familiar. É compra de presente ‘prá cá’... compra de presentes ‘prá lá’, contratação de faxineira extra, a fim de ajudar a empregada a deixar a casa impecável para receber os hóspedes da ocasião, e por aí vai... A rotina muda completamente e, nessa troca de hábitos, o mais delicioso é o abandono a toda e qualquer espécie de regime para emagrecer ou não engordar. A ‘palavra de ordem’ é ‘passar bem à mesa’. Afinal, ceia é ceia e, nela, rompe-se todo e qualquer compromisso com aquilo que o Dietista disse que ‘pode ou não pode’. Aqueles que passam o ano submetidos a essas restrições alimentares, em troca de uns quilinhos a menos’, dão ‘férias coletivas’ de uma semana aos ‘insossos produtos de baixa caloria, tais como a alface, a pão integral, a granola, os legumes e verduras, o aipo e o pepino, a água de coco e outros.

Logicamente, são convocados para substituir os nossos “ligths” e “diets”, nessa “farra culinária”, alimentos ‘pecaminosamente’ calóricos, como o lei-tão assado, o peru recheado, a bacalhoada, o tender, o pernil, a farofa, as rabanadas, as tortas, os nozes e chocolates e, nos lares de apreciadores do principal prato gaúcho, o bom churrasco. Tudo, é claro, regado a vinho, champanha e a indispensável ‘loira’ ‘estupi-damente’ gelada.

*Jornalista - [email protected]

Lino Tavares*

Esta seção está aberta a todos os canoenses, a todos que queiram falar sobre nossa cidade. São duas páginas reservadas para a opinião por edição. Para participar, envie seu texto por correspondência eletrônica para o endereço [email protected], ou diretamente na redação do jornal, na rua Victor Barreto, 3056, sala 314, no Centro. A preferência é para os textos que tenham referência à cidade e que tenham, em média, 25 linhas.

Espaço Aberto

EDITAL DE 1° E 2° PRAÇA E INTIMAÇÃODATAS E HORÁRIOS: 22/01/2013 às 10:30min 04/02/2013 às 10:30min

Local: Átrio do Foro da Comarca de Canoas – RS

VALKIR GARCIA DE CAMPOS, Leiloeiro e Avaliador Público Oficial, devida-mente autorizado pelo(a) Exmo(a) Sr(a) Dr(a) Juiz(a) de Direito, da 1ª Vara da Comarca de Canoas/RS, venderá em pública praça/leilão, em dia, hora e local acima mencionados, o seguinte bem imóvel.- Um terreno situado na zona urbana, na cidade de Canoas, RS, “Bairro Guajuviras”, Lote n° 03, quadra GG, setor 2, rua 42-B, localizado no quartei-rão formado pelas ruas: 1, 42-A, 42-B e 42-C, possuindo área superficial de 217,50m², confrontando: ao Norte, onde faz frente, na extensão de 10,00m, no alinhamento da rua 42-B, ao Sul onde faz fundos, na extensão de 10,0m, com parte do lote 05, que é ou foi de COHAB-RS, por um lado, ao Leste, na extensão de 21,75m, de frente ao fundo, com o lote 04, que é ou foi da COHAB-RS, e pelo outro lado, ao Oeste, na extensão de 21,75m, de frente ao fundo, com o lote 02 que é ou foi de COHAB-RS. Dista (10,00m) da esquina com a rua “42-A”, conforme matricula n° 57.397, fls 01, livro 2 no Registro de Imóveis de Canoas. Avaliado em R$ 85.000,00 (Oitenta e cinco mil reais). Avaliação feita em 16/03/2012 podendo ser(em) atualizada(s) quando da hasta pública. OBS: Assinado o auto de Arrematação pelo Juiz, pelo Arrematante e pelo Leiloeiro, a arrematação considerar-se-á perfeita, acabada e irretratável, ainda que venha a ser julgados procedentes os embargos do executado (redação determinada pela Lei 11.382/2006 – art. 694 do CPC). Processo n° 008/1.05.0184310-6.Ação de Execução de Sentença que o Alfredo Fernando Lemos move contra Clodomiro Pereira Marques, Carmem Maria Pereira Marques e Jose Lau-rentino Marques Filho. COMUNICAÇÃO: Comissão, diligencia, IPTU e outro encargos, correram por conta do arrematante. Caso não haja interessados para o bem em 1° Praça, pelo valor da avaliação, o mesmo irá a 2° Praça, no dia supra referido, à mesma hora e local, pelo valor de 60% da avaliação, a quem mais oferecer, inadmitindo preço vil. Fica(m) intimado(s) o(s) requerido(s) supra se casado(a) for, para não alegar(m) desconhecimento da Praça, para fins de direito, caso não encontrados pelo Sr. Oficial da Justiça, para cientificação pessoal; INFORMAÇÕES: com o Leiloeiro, pelo telefone: (051) 8424-1570.

Nestes termos,Pede Deferimento.

Canoas/RS, 26 de Outubro de 2012.

Page 7: O Timoneiro - Edição 2529

CANOAS, 4 A 10 DE JANEIRO DE 2013 I ESPECIAL I O TIMONEIRO I 7

EmErson VasconcElos

Em novembro de 2011 cerca de 120 famílias foram transferidas da antiga vila Dique para o local que a Prefeitura vem chamando de Vila de Passagem. Embora as famílias aguardassem por muitos anos o dia em que seriam transferidas para moradias regu-larizadas, elas possivelmente não imaginavam que iriam dali para um local provisório. O motivo da transferência apressada foi a falta de gestão na liberação dos terre-nos para a construção da BR-448, a Rodovia do Parque.

A Vila de Passagem, rodeada por cercas e confinando um gran-de número de pessoas em grandes e quentes galpões divididos em pequenos espaços, ainda lembra o visual dos campos de concen-tração da II Guerra Mundial.

Na ocasião da transferência dos moradores para a Vila de Passagem, a Prefeitura montou todo um esque-ma para apresentar o local para a imprensa e para a sociedade. Atos

oficiais foram realizados e visitas coordenadas foram agendadas. No entanto, o jornal O Timoneiro foi o primeiro a mostrar a Vila de Passagem sem maquiagem. Nossa equipe de reportagem visitou o local sem o acompanhamento de representantes da administração municipal e percebeu a insatisfação dos moradores com a transferência provisória.

No momento em que foi feita a transferência das famílias para a vila, elas receberam um docu-mento, no qual a Prefeitura se comprometia a fazer a mudança de todos para as casas definitivas em no máximo 14 meses. O prazo final se encerra em janeiro, mas até o momento menos de um terço das famílias recebeu sua moradia permanente. Enquanto isso, a situação na Vila de Passagem é ainda pior do que encontramos no final de 2011.

Se a intenção de nossa primei-ra reportagem foi explicar como a Vila de Passagem funcionava sem a maquiagem produzida pela

Prefeitura, agora é impossível não mostrar o quanto esta maquiagem está borrada.

Maquiagem borradaA pavimentação das ruas, a

manutenção inicial realizada na rede de esgoto, a promessa de ca-sas duradouras e de cuidados com animais se provaram, em menos de 14 meses, uma maquiagem de má qualidade. O asfalto colocado nas ruas da vila para a inauguração deixou de existir poucos meses depois. Agora só restam farelos do pavimento antigo, buracos, areia e brita, constantemente molhados pelo esgoto que transborda cons-tantemente. No meio do lodo for-mado por esta mistura insalubre, crianças brincam e ficam expostas a possíveis doenças.

O compensado utilizado para a construção das casas, e que, segundo a Prefeitura afirmou em 2011, deveria durar cinco anos já começa a se abrir e a causar pro-blemas para os moradores. Pior

ainda é para quem está chegando agora na vila. As casas antes ocupadas pelos poucos moradores que foram transferidos para as casas definitivas agora estão sen-do ocupadas por outras famílias, que já chegam convivendo com cheiro de mofo, buracos e com a água suja que invade praticamen-te todos os pátios. Quem chega agora também não conta mais com o canil de passagem, que foi recentemente desmontado.

Embora a Prefeitura tenha afirmado à nossa equipe, em 2011, que todos os animais da vila rece-beriam cuidados de veterinários, percebemos dezenas de cães, que antes estavam no canil, vagando pelas ruas do local e muitos deles com carrapatos. Quando o canil existia, no entanto, a situação dos cães não era melhor. Em 2012 circularam nas redes sociais ima-gens que mostravam a sujeira no espaço destinado aos cães da vila. Agora são os cavalos que sofrem em relação à sujeira. Em uma das baias, verificamos um animal

vivendo em meio a um monte de esterco. Sequer era possível ver a terra ou as patas do animal, tama-nha era a quantidade de dejetos.

Além disso, a pouca freqüên-cia no recolhimento de lixo e os problemas no esgoto deixam um odor praticamente insuportável em diversos pontos da vila.

BR-448A BR-448 é nova rodovia que

liga Porto Alegre a Sapucaia do Sul e que será uma alternativa para desafogar a BR-116. Inicial-mente, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) previa o término da construção da rodovia para o iní-cio de 2012. Depois o prazo foi prorrogado para o final de 2012 e, por último, fixado para o final de 2013. Um dos principais mo-tivos apontados para o atraso nas obras era justamente a demora na retirada das cerca de 500 famílias que viviam irregularmente em terrenos destinados à construção da rodovia. (continua na página 8)

A VERDADE SOBRE A VILA DE PASSAGEM

MAQUIAGEM BORRADADepois de um ano, situação dos moradores do assentamento estão ainda mais precárias

Vila de Passagem tem mais lixo que a antiga vila Dique

Page 8: O Timoneiro - Edição 2529

6 I O TIMONEIRO I ESPECIAL I CANOAS, 4 A 10 DE JANEIRO DE 2013

"Era melhor viver no Dique, pois pelo menos tinha menos lixo do que aqui"

Condições estruturais são péssimas, e moradores não estão satisfeitos e sentem saudade da vila do DiquePriscila Muzykant

Para grande parte dos mora-dores da Vila de Passagem, a vida no local é bastante dificultosa. Os residentes reclamam sobre as condições estruturais presentes no espaço. Lixo, lodo e forte odor são alguns dos graves problemas com os quais os moradores têm de conviver. “Não agüentamos mais essa situação. Era melhor viver no Dique, pois pelo menos tinha menos lixo do que aqui e mais espaço para as crianças brincarem”, afirma Ângela da Silva, uma moradora da Vila de Passagem.

Muitos dos indivíduos que agora vivem na vila afirmam que preferiam as condições anterio-res do Dique, pois usufruíam de maior privacidade, assim como a quantidade de lixo parecia ser menor do que na vila. Segundo relatos de cidadãos da localidade, a vila conta com cerca de três contêineres para o depósito de resíduos sólidos. Entretanto, mo-radores constatam que esse não é um número suficiente para todo o

contingente de famílias do local. “As casas são grudadas uma nas outras e feitas de compensado. É difícil ter privacidade. Além disso, as crianças caminham no lodo e ficam próximas de todo o lixo espalhado. É uma grande preocupação. Já houve crianças que ficaram doentes por causa do contato com esse lixão a céu aberto”, diz Ângela.

O forte odor oriundo da sig-nificativa quantidade de lixo es-palhada na vila, com restos de alimentos, sofás e variados objetos acaba por trazer sérios transtornos ao cotidiano dos moradores. “O cheiro é terrível. Para completar, a coleta de lixo acontece somente uma vez por semana, nas quartas--feiras. As casas são de compensa-do e a estrutura não recebe manu-tenção. Temos que nos virar”, fala Ângela, moradora que aguarda ser transferida para a casa definitiva há um ano e dois meses.

Lixo Segundo a moradora Elisiane

de Almeida, que tem seis filhos,

sua filha de três anos de idade contraiu uma infecção por ter tido contato com o lixão que fica do lado de sua casa. “É difícil. Levei minha filha para uma UPA e depois para o Hospital Univer-sitário, para onde ela foi encami-nhada. Fizeram diversos exames e viram que ela tinha uma infecção causada por contato com lixo, que ela deve ter colocado na boca”, expõe Elisiane. A considerável quantidade de moscas e mosqui-tos que ronda o local também é uma reclamação dos moradores, de forma que a exposição de lixo e esgoto culmina em um espaço insalubre, gerando riscos às pes-soas. “Aqui nesse lixão perto da minha casa tem de tudo. Por causa disso há muitos ratos, o que pode causar doenças”, diz Elisiane.

Esse é um aspecto que traz diversos malefícios aos residentes da localidade, que têm de convi-ver com o lixo exposto e que não é comportado pelos contêineres dispostos no espaço. A contami-nação pelo contato com lixo e pela proliferação de animais advinda de um ambiente nessas condições

configura-se como um grande perigo à saúde das pessoas. “Tive que comprar os remédios da mi-nha filha com dinheiro do meu bolso. Vivo em condições muito difíceis, tenho seis filhos, três de-les têm problemas e meu marido também tem problemas de saúde. Nossas vidas já não são fáceis. Ter que suportar esses problemas só agrava a situação”, fala.

AnimaisAlgo que também gera des-

contentamento aos residentes da Vila de Passagem é a falta de cui-dado com os animais. Moradores afirmam que, em teoria, deveria haver um canil. Contudo, os animais não recebem aporte vete-rinário e os cães acabam vivendo soltos na vila. “Há cachorros que estão cheios de carrapatos. Nenhum tratamento é fornecido a esses animais, que ficam soltos por aí”, diz Ângela da Silva. Os cavalos também não recebem cuidados e encontram-se em baias que parecem não apresen-tar as condições adequadas para

abrigar os animais.

Manutenção“Fomos colocados aqui, mas

precisamos de ajuda para a ma-nutenção de tudo. Há famílias que estão indo direto do Dique para as casas definitivas, antes de mim, por exemplo, que estou esperando há mais de um ano aqui. Tudo isso por causa das obras da BR 448. Acho que ninguém pode ser pre-judicado e o que é justo precisa ser feito”, pondera a moradora Ângela. Um espaço destinado a uma horta comunitária também não foi utili-zado para esse fim e não há uma organização do local nesse sentido.

A maioria dos cidadãos que reside na Vila de Passagem pede auxílio para que haja manutenção das casas, inclusive, para que as mesmas estejam em condições adequadas para as famílias que devem ser alojadas posteriormen-te. A realidade é que grande parte das pessoas da vila não se sente satisfeita e chega a afirmar que no Dique a vida era melhor, apesar de todas as dificuldades.

A VERDADE SOBRE A VILA DE PASSAGEM

Crianças brincam em meio a àgua em local que tem péssimo odor

Page 9: O Timoneiro - Edição 2529

DonLocatelli

Ristorante

Na Galeria Sonepar,agora mais amplo, com

mais variedades para você.

Rua Cândido Machado, 362, sala 07

Fone: (51) 3032.7780

Page 10: O Timoneiro - Edição 2529
Page 11: O Timoneiro - Edição 2529

Bairro Niterói entra em clima de férias

Ruas do bairro apresentam pouco movimento no período de veraneio

CANOAS, 4 A 10 DE JANEIRO DE 2013

Depois do fim do ano letivo nas escolas do Niterói, fica evidente nas ruas do bairro que a movimentação já não é mais a mesma. Nesta sema-na, que compreende o período entre o Natal e o Réveillon, é possível perceber também que ruas movi-mentadas como Lajeado, Tamoio e Venâncio Aires não têm o mesmo fluxo de veículos que costumam ter ao longo do ano. Mesmo nos horá-rios de pico estas vias estão com trânsito mais tranquilo, pois não há a movimentação de pais deixando e buscando os filhos nas escolas.

VendasNo comércio também é possível

notar a mudança de cenário. Se nas semanas anteriores ao Natal as lojas estavam movimentadas, chegando a estarem lotadas nos dias que ante-cederam a data, agora o movimento

diminui, ficando visivelmente abai-xo da média alcançada ao longo dos demais meses de 2012. Mesmo assim, o mês ainda foi bastante proveitoso para os comerciantes, que com as festividades natalinas aumentaram seu faturamento em cerca de 10% em relação ao mesmo período no ano passado.

SegurançaCom grande parte da população

do bairro viajando, os cuidados em relação à segurança aumentam para quem optou por não viajar ou não pode deixar a cidade por algum motivo. Se andar na rua à noite no bairro em outras épocas do ano já era um desafio para os moradores, quan-do há poucas pessoas transitando, é necessário tomar ainda mais cuida-do. Em enquete recente realizada por OT Niterói, a maioria dos ni-

teroienses entrevistados afirmaram que não se sentem seguros no bairro e que não acreditam na efetividade das câmeras de videomonitoramento instaladas pela Prefeitura. Por outro lado, a 2ª Delegacia de Polícia vem realizando um forte trabalho contra o roubo de veículos, um dos princi-pais problemas de segurança pública no Niterói. Em 2012, a delegacia coordenou uma operação que de-mantelou a principal quadrilha que operava no bairro.

LazerMesmo a praça Dona Mocinha,

principal espaço de lazer do bairro, está visivelmente menos movimen-tada. No entanto, ainda é um dos espaços do bairro que ainda é ocu-pado em quase todos os horários do dia, sendo um ponto de encontro de quem não viajou.

Escritor niteroiense lança novos livros em 2013

O escritor niteroiense Mário Amaral visitou a redação de O Timoneiro e conversou com nossa equipe de repor-tagem a respeito de seu trabalho junto a escolas em Canoas e no interior do Estado. Amaral revelou também quais são seus próximos lançamentos para 2013.

O escritor visitou 173 escolas em 2012. Ele explica que é importante o reconhecimento recebido pela comunidade canoense, mas que o papel de um autor é levar sua obra para o maior número possível de lugares. “Aqui em Canoas a receptividade para o meu trabalho é muito grande e cada vez mais tenho conseguido abrir espaço em outros muni-cípios. Até mesmo as escolas particulares, que já tiveram resistência em relação a autores locais, estão recebendo muito bem meu trabalho”, conta.

Mário iniciou sua carreira como escritor no ano 2000, mas foi em 2002 que começou a palestrar em escolas e de lá para cá nunca parou. “O número de palestras no interior tem aumentado muito a cada ano. Agora em 2012 foram tantos compromissos em outras cidades que acabei não conseguindo fazer em Canoas o número de visitas que eu pretendia”, revela.

Seu mais recente lançamento foi a nova edição de Livros em Ação e prepara para breve o lançamento do seu próximo livro: Professora Boa Ação. Embora as duas obras sejam voltadas ao público infantil, para o qual Mário escreveu também Garoto Boa Ação, o autor iniciou sua carreira focando no público adolescente. Feres – Os Góti-cos e Feres – Os Anjos são suas obras mais cultuadas pelos leitores e Mário revela que existe ainda um fechamento para a trilogia Feres, que ainda permanece inédito.

Em 2013 o escritor pretende lançar, além de Professora Boa Ação, a obra infantil Livros em Ação 2 e a republi-cação do primeiro livro da trilogia Feres. Mário promete ainda um novo livro para o meio do ano, voltado ao público adolescente.

Mário Amaral revela a capa de Professora Boa Ação

Page 12: O Timoneiro - Edição 2529

“O Livro Está na Mesa” terá autora polivalente“Dia 26 de janeiro, último sábado do mês, a professora-escritora

Míriam Dalva Kinczel Oliveira será a convidada especial do projeto “O Livro está na mesa”, que reúne em almoço no Canoas Tênis Clube, escritores e leitores. O único objetivo é valorizar o Livro e a leitura como meios de humanização. Míriam é lincenciadaem Letras/Espanhol, pela UniRitter, e Especialista em Educação de Jovens e Adultos pela UniLaSalle; contadora de histórias na Feira do Livro de Canoas; organizadora do projeto de Formação de Educadores Comunitários do Programa Escola-Comunidade/Mias Educação. Também ministra de oficinas Leitura e Arte, para pro-fessores e atendentes de bibliotecas. É coordenadora do Clube de Leitura e Arte, na Biblioteca Pública “João Palma da Silva”, onde promove debates entre alunos, escritores e leitores. Autora de livros de contos, crônicas e biografias. Neste gênero, escreveu biografia do Hugo Simões Lagranha. Está, agora, empenhada na escrita de poemas e crônicas.

Interesse particular contra o Geral (trecho)Os chamados “grupos de pressão”, que antes se formavam

apenas na área da iniciativa particular, passaram a ser a forma ideal dos organismos da administração públicas. Agrupados, os interesses parecem mais fortes e invencíveis...

Podemos distingüir os dois tipo de pressão. Na iniciativa privada, os grupos nasciam e morriam num entrechoque tu-multuário, sem respeito ao panorama da problemática, sem a indispensável harmonia dos inúmeros interesses em jogo. E tudo feito à sombra de uma secular mentira, segundo a qual o interesse do grupo sempre coincide com o da coletividade em que ele está inserido. Aqui, nesta forçada identidade entre interesse particular e interesse coletivo, residiu (ainda reside) a causa do sacrifício de incontáveis soluções gerais. O conflito é inevitável, quando as vontades em liça roçam as fronteiras do núcleo onde dormem os problemas zonais ou regionais, sem despertá-los em soluções boas, por que o resultado é sempre a delimitação de “pequenos mundos”, sempre mais distintos, cada um querendo sobreviver à custa do sacrifício próximo... (O Timoneiro, 21 de janeiro de 1972. Do volume “Pensamento para a ação” a ser publicado no projeto “Cadernos Canoenses”).

“Uma literatura dá a medida de uma sociedade”*

Airton Joel Cardoso*

O Superior Tribunal de Justiça aplica decadência de dez anos para revisão de benefícios concedidos antes de 1997. Por maioria de cinco votos a três, a Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que o prazo de dez anos para decadência do direito à revisão de benefícios previdenciários, criado pela Medida Provisória 1.523-9/97, que entrou em vigor em 28 de junho de 1997, também se aplica aos benefícios conce-didos antes dessa data. Seguindo o voto do relator, ministro Herman Benjamin, a Seção definiu ainda que, nesses casos, o prazo decadencial deve ser contado a partir da edição da MP, e não a partir da concessão do benefício.

Para a maioria dos ministros da Primeira Seção, a aplicação do prazo previsto na MP (que alterou o artigo 103 da Lei 8.213/91) sobre os atos de concessão de benefício praticados antes de 28 de junho 1997 não viola o direito adquirido e o ato jurídico perfeito.

A decisão é favorável à tese do INSS, que ingressou no STJ com o Recurso Especial 1.309.529 para aplicar o prazo decadencial ao direito de um segurado do Paraná que pedia a revisão de benefícios concedidos em agosto de 1996 (antes, portanto, da MP), mas só ajuizou a ação revisional em agosto de 2009, mais de dez anos depois da alteração legislativa.

O INSS, cujo recurso foi provido, alegava a decadência do direito à revisão, em razão do transcurso de mais de dez

anos entre a entrada em vigor da MP e o ajuizamento da ação. O segurado, por sua vez, sustentava que os benefícios concedidos antes da MP não se sub-meteriam ao prazo decadencial, sendo possível a revisão a qualquer tempo.

Revisão do benefício - Segundo o ministro, o prazo decadencial refere-se ao direito de revisão dos benefícios e não ao direito ao benefício previdenciário.

“O direito ao benefício está incor-porado ao patrimônio jurídico, e não é possível que lei posterior imponha modi-ficação ou extinção”, explicou ele. “Já o direito de revisão do benefício consiste na possibilidade de o segurado alterar a concessão inicial em proveito próprio, o que resulta em direito exercitável de natureza contínua sujeito à alteração de regime jurídico”.

Assim, concluiu, que “não viola o direito adquirido e o ato jurídico perfeito a aplicação da citada norma sobre o direito de revisão das prestações con-cedidas antes da instituição do prazo decadencial”.

Mudança de jurisprudência - Com esse julgamento, a Primeira Seção revisa orientação adotada pela Terceira Seção, ao definir que o prazo de decadência do direito à revisão, para os benefícios con-cedidos anteriormente, tem como termo inicial a data em que entrou em vigor a norma fixando o prazo de dez anos, 28 de junho de 1997. Fonte: STJ

*Advogado OAB/RS 43.486 Telefone: 3059.1111 / 8419.5050

Decadência - 10 anos para revisãoDireito Previdenciário

* Frase do poeta português Guerra Junqueiro.

Marco leite

UM NOVO ANO COM MAIS AUTOESTIMA

E ACEITAÇÃO Trabalhar a autoestima

é um exercício dos mais fantásticos que conheço. Procuro o equilíbrio entre o “me achar” ou “cair em depressão”. Como sou bipolar oscilo muito, mas identifico isso e vou à luta para não ficar muito tempo em qualquer uma dessas situações.

Penso e pesquiso sobre este tema sempre, pois talvez ele seja o meu maior problema. Tenho uma autoestima elevada, porém frágil, o que gera um certo narcisismo. Procuro mesmo é uma autoestima segura - aquela que nos aproxima muito da humildade.

É isso mesmo, uma autoestima equilibrada gera prazer e bem viver e isso se reflete nas relações humanas. Vejo e analiso todas as situações e procuro não reagir a elas. Muito raramente, hoje, perco a calma ou ataco as pessoas para me defender de uma situação.

Como já falei várias vezes sou um praticante da alteridade – procuro a qualidade nas pessoas e sempre que possível valorizo isso e transformo em elogios ou valores – e assim me sinto parte integrante das pessoas que estão ao meu redor. É bacana e gratificante este exercício quando o outro entende, pois a troca de energia positiva faz com que todos cresçam como pessoas e espiritualmente.

Falando parece que é fácil e que tudo está resolvido, mas não é assim tão simples. Nem sempre eu ou a outra pessoa está receptível à troca. Aí entra a aceitação, outro defeito de caráter que possuo. Não tenho a paciência necessária para esperar o momento do outro, quero sempre resolver tudo da minha forma e acabo por estragar uma coisa que podia ser legal.

Mas vejo muita coisa que identifico como típica de baixa autoestima: gente que vive atacando, senhoras de si, procurando não valorizar o outro e, principalmente, ver o defeito alheio e não olhar os seus valores. Essas pessoas acabam por cuidar mais dos outros do que de si e estão fadadas a sucumbir e não obter sucesso profissional, social e espiritual. E, pior, não se deixam ajudar. Por defesa se tornam pessoas com pensamento fixo e não se abrem, reagem à ajuda como uma ofensa e acabam por afastar todos que dele se aproximam, pois, afinal, o ataque é a melhor defesa.

Não estou falando de ninguém específico, mas muito de mim, que sou um teimoso de carteirinha. Mas sei mudar de ideia se estiver errado, não me incomodo que digam que vivo mudando minhas opiniões. Não sou o dono da verdade.

Quero começar o ano de 2013 cuidando mais deste maravilhoso tema. Vou procurar mais a autoaceitação – tendo uma postura mais positiva com relação a mim como pessoa; a autoconfiança – valorizando minhas capacidades e desempenho (ação); a competência social – sabendo lidar com as outras pessoas, com situações difíceis e principalmente sendo mais flexível. Pretendo também ampliar a rede social – tendo relações satisfatórias com a parceira, com a família, procurar mais os amigos, poder contar com todos e estar sempre à disposição. Enfim, quero ser importante para as pessoas.

Se conseguir realizar esses passos, certamente aumentarei o amor-próprio, pois é dando que se recebe. Então, tudo isso não é nada mais do que praticar atos de AMOR. Praticando, certamente serei mais feliz na felicidade do outro.

INFORMATIVO ASMCNº. 388 - Ano III

Associação dos Servidores Municipais de Canoas Fundada em 12/06/62

e-mail: [email protected] site: www.asmc.com.brFone: (51) 3472-1866

ASSEMBLÉIAEncerramos o ano de 2012, com 63 (sessenta e três) Edi-

tais de Convocação para a Assembléia Geral Extraordinária, para aprovar o Novo Regimento Eleitoral. Já se passaram 05 (cinco) anos e não conseguimos quorum em nenhuma Convocação.

Neste ano de 2013, temos que nos unir e encontrar uma solução. O caminho mais certo seria refazer o Estatuto e criar a 3ª Chamada com qualquer número de associados, mas nesse caso, voltamos à estaca zero pois as alterações estatuárias devem ser aprovadas por Assembléia Geral, com a quantidade de associados que estabelece o atual Estatuto, que é a mesma que não se consegue para aprovar o Regi-mento Eleitoral, é o mesmo que se trocar seis por meia dúzia.

Vamos iniciar o ano de 2013, conscientizando os associa-dos da necessidade do seu comparecimento. Vamos tentar junto à Prefeitura para se marcar a Assembléia uma hora antes da largada do final de expediente, para que todos compareçam. Alguma coisa deve ser feita, tudo dentro da lei, para não sermos prejudicados e nem respondermos pro-cessos futuros. Quem sabe os nossos deputados canoenses nos ajudem a resolver essa situação lá por Brasília, se quase todos os seguimentos jurídicos já foram enquadrados com a alteração da lei, porque não pode ser feito o mesmo para as associações de classe. Poderíamos passar de Associação para Sindicato, só que nesse caso bateríamos de frente com o Sindicato dos Municipários de Canoas, o SIMCA, que foi criado pela própria diretoria da ASMC dentro da Entidade, a não ser fundir os dois em um só. Nesse caso, teria que passar por Assembléia Geral e estaríamos mais uma vez voltando à estaca zero. A falta de quorum que não é conseguida hoje para aprovar o Novo Regimento Eleitoral.

ASSEMBLÉIA GERALA primeira Assembléia Geral de 2013, que será a de nú-

mero 64, ocorrerá no dia 04 de fevereiro de 2013. O Edital de Convocação encontra-se publicado nesta edição do jornal “O Timoneiro”.

JORNAL ASMCSaiu a 6ª. edição do jornal ASMC, edição esta que deveria

ter sido publicada no mês de outubro/2012. Por motivo de excesso de serviço de nosso editor, e para não entrarmos 2013 sem a publicação, o mesmo saiu no finalzinho de 2012. Diversas matérias foram reduzidas e sairão na edição de março de 2013.

RETROSPECTIVAO que a ASMC fez de patrimônio em 2012:- Reforma geral nas cabanas do camping de Cidreira.- Instalação elétrica (individualizada).- Lavagem e pintura de todos os telhados- Construção de passeios de concreto dentro e fora do

Camping- Construção de uma cancha de futebol de salão, com piso

FIFA, com cerca de tela, com 04 m de altura.- Colocação e grade em todas as aberturas dos vestiários.-Construção de um portão eletrônico no acesso principal

da sede campestre.- Construção de 800 m de cerca de madeira.- Remoção de 50% do telhado da piscina infantil.- Construção de piso de concreto nos quiosques. - Construção de mesas e bancos nos quiosques.- Construção de rede de baixa tensão, numa extensão

de 120m.- Construção de 04 cabanas de alvenaria.- Terraplenagem e aterramento de uma área de 3600m2, Com a colocação de 2160m3 de aterro. - Compra de louças, talheres, toalhas, panelas e demais

utensílios p/a sede campestre. SEDE SOCIAL - Lavagem e pintura de todos os telhados. - Aquisição de cortinas novas. - Instalação de 17 ventiladores de parede. - Troca de todos os talheres da sede social, esporte e DTG. -Compra de um trator pneumático, com arado, roçadeira,

disco, 03 geradores, 01 betoneira, um aparelho de solda, um soprador, 02 roçadeiras à gasolina, 01 camioneta Montana, 150 espetos de alumínio, 01 freezer 394 Lts, 01 frigider.

PROJETOS PARA 2013- Construir galpão do DTG Morada de Guapos.- Colocação de ar condicionado no salão social.- Piscinas na área da sede social.- Colocação de hidrantes no salão social.

VIRADA DO MÊSA ASMC fará a antecipação deste mês no dia 09 de janeiro

e a virada oficial ocorrerá no dia 14.

VEM AÍ ASMC 51 ANOS COM VOCÊ!

Firmo Farias dos SantosPresidente

12 I O TIMONEIRO I GERAL I CANOAS, 4 A 10 DE JANEIRO DE 2013

Page 13: O Timoneiro - Edição 2529

CANOAS, 4 A 10 DE JANEIRO DE 2013 I GERAL I O TIMONEIRO I 13

P ublicações le g a i s ligue 3032.3022

EDITAIS, LEILÕES, BALANÇOS SOCIAIS, CONVOCAÇÕES, PARTICIPAÇÕES DE FALECIMENTO E CONVITES PARA

MISSA, PERDA DE DOCUMENTOS.

negócios & serviçosJúlio Fontes

[email protected]

Vendas do Canoas Shopping crescem 17% no Natal

O Canoas Shopping, maior centro de compras da Re-gião Metropolitana situado fora de Porto Alegre, chegou ao resultado da sua promoção de Natal com o sorteio de um Chevrolet Spin zero km e mais um ano de supermercado grátis no Rissul do Canoas.

A promoção ocorreu de 16 de novembro a 26 de de-zembro e o seu sucesso pode ser mensurado pela grande participação dos consumidores com mais de 35 mil cupons distribuídos, representando um aumento de 142% sobre o ano anterior.

A grande repercussão da promoção contribuiu com o desempenho de vendas do Canoas Shopping, que obte-ve 17% de crescimento sobre o mesmo período do ano passado.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

O Presidente executivo da Associação dos Servidores Municipais de Canoas, no uso de suas atribuições estatutá-rias, Art. 51º e 37º, letra “D” do estatuto social, CONVOCA os associados da Associação dos Servidores Municipais de Canoas, com direito a voto, para a Assembléia Geral Extra-ordinária, a realizar-se no dia 04 de Fevereiro de 2013, nas dependências do Salão Social Júlio Pereira de Souza, sito à rua Nerci Pereira Flores nº 179, bairro Centro, Município de Canoas, com a 1a. Chamada às 19hs, com maioria absoluta dos associados, Art. 50º, parágrafo 1º e 2a. Chamada às 20hs, com no mínimo de 1/3 dos associados, com direito a voto.

ORDEM DO DIA A – Aprovar o Novo Regimento Eleitoral B – Assuntos Gerais

Canoas, 04 de Janeiro de 2013.FIRMO FARIAS DOS SANTOS

Presidente

Prêmio Canoas de Música será lançado no Aniversário do Estação 87.9

O Prêmio Canoas de Música será lançado dia 8 de ja-neiro no Canoas Lounge, quando se estará comemorando o Primeiro Aniversário do Estação 87.9 programa que vai ao ar, sábado e domingo, do meio dia às duas da tarde na Rádio Fátima FM.

“A intenção do Prêmio Canoas de Música é de valori-zar a classe dos músicos”, comenta Henrique Pinto Dias, coordenador do Prêmio. “No lugar de uma disputa pelo Prêmio, estamos construindo uma possibilidade de se ir em busca de uma melhor condição de trabalho para os músicos. Como por exemplo um Teatro Municipal onde eles possam se apresentar”.

Concorre ao Prêmio Canoas de Música 187 artistas distribuídos nas categorias Samba, Sertanejo, MPB, Rock, Instrumental. Todos passaram pelo Estúdio da Rádio Fátima FM.

O Prêmio Canoas de Música está dividindo em duas partes: na primeira todos os concorrentes votam nos me-lhores do ano. Em seguida, os quatro mais votados por categoria serão convidados a se apresentarem em um show, em que a Comissão Julgadora vai analisar e escolher os melhores do ano de 2012.

A Comissão Julgadora será formada por 21 profissio-nais da área do jornalismo de Canoas e mais os profissio-nais ligados a veículos de comunicação do Estado.

Fazem parte da Comissão Julgadora: - Henrique Pinto Dias apresentador do Estação 87.9

Rádio Fátima FM – Jornalista. - Xala Man – Produtor Musical do Estúdio Navarro. - Poletto – Produtor da Mezzo Produções. - Rodrigo Gandolfi – Proprietário da Music College - Cassio Leonardo – Produtor da Make Produções. - Clarissa Colares – Jornalista do Diário de Canoas. - Adriano Souza – Apresentador da Rádio Equipe FM - Júlio Fontes – Jornalista, Jornal O Timoneiro. - Laney Langaro – Colunista Social, Diário de Canoas. - Bivis – Jornalista da Ulbra Tv e da Rádio Pop Rock - Gilberto Perin – Coordenador do Núcleo de Especiais

da RBS TV.

Denério Neumann é o novo presidente do Sindilojas Canoas

Na quinta, 3 de janeiro, aconteceu a cerimônia de posse do novo presidente do Sindilojas Canoas na

sede administrativa da entidade. Na ocasião, o novo Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Itamar Barboza da Silva, transmitiu o cargo ao novo presidente do Sindilojas, Denério Neumann. A solenidade contou com a presença de autoridades e diretores da entidade.

OAB Canoas com nova diretoriaNa quarta-feira, dia 2, tomou posse a nova diretoria

da subsecção da OAB Canoas, que tem como presidente a advogada Eugênia Reichert, tendo sua gestão até 2015.

Canoas VôleiA equipe, treinada por Paulão, faz ótima participação

na Superliga Nacional, terá seus quatro próximos com-promissos em sua sede, ou seja, no Ginásio Poliesportivo La Salle. A equipe já treina para seu compromisso contra o Rio de Janeiro, no dia10, às 20 horas. Vale Conferir!

Buracos em vias, calçadas e bueiros

Os problemas com as condições precárias de vias e cal-çadas da cidade são antigos e costumam gerar transtornos aos transeuntes e a motoristas que utilizam veículos nas vias. Além disso, buracos em bocas de lobo também geram riscos a quem transita pelas calçadas. O jornal O Timoneiro noticia amplamente as dificuldades com irregularidades e desníveis de calçadas em péssimas condições e que fre-quentemente não se encontram em condições adequadas de acessibilidade universal.

Mathias VelhoO bairro Mathias Velho é uma das localidades da cidade

com péssimas condições em muitas de suas calçadas. Em trechos da calçada da rua Ceará, por exemplo, há muitas irregularidades e desníveis. Além disso, na mesma rua há bocas de lobo com buracos, o que se configura como um grande risco aos transeuntes do local, que podem sofrer quedas e outros acidentes. A má situação de vias e calçadas é praticamente geral no município. Apesar de o cuidado com as calçadas ser uma responsabilidade de moradores, muitos cidadãos acreditam que há necessidade de uma fiscalização por parte de autoridades acerca dessas dificuldades.

No centro da cidade, em trechos da calçada da Victor Barreto também há muitos problemas. Ao transitar no local, o perigo de tropeçar e sofrer uma queda é signi-ficativo. A situação se agrava quando idosos e crianças passam pelas calçadas com problemas. Na rua Amazonas há um buraco na via que pode causar acidentes a quem passa pelo local. “Esse buraco já está há muito tempo aqui. Acho que há muito ainda a melhorar nas calçadas e ruas, que de maneira geral não têm a qualidade que deveriam ter”, fala uma moradora que preferiu não se identificar.

Acesso à prainhaNa rua Elizabete Maria Finkler (bairro Mato Grande),

que é uma das ruas de acesso à praia de Paquetá, bastante utilizada no período de veraneio, as condições também são inadequadas. A rua é repleta de buracos e causa mui-tos transtornos aos moradores do local. “Aqui não está havendo nenhuma manutenção. Há muito tempo existe essa situação dos buracos na rua. Acho que as ruas de acesso à praia de Paquetá tem que receber uma manuten-ção e melhoria. Falaram que essa área seria melhorada para turismo, mas nada é feito para que isso realmente se concretize na minha opinião”, fala Mário Teixeira, morador das imediações. Segundo Mário, para passar de automóvel pela via é preciso ir muito lentamente devido à buraqueira, pois a passagem é prejudicada em virtude da grande irregularidade das vias.

Acesso à Praia de Paquetá apresenta buraqueira

Calçadas e vias do Mathias Velho geram riscos aos transeuntes do bairro

Na rua Cândido Machado, no centro, a roda de um carro caiu em um buraco no asfalto, junto a um bueiro

Page 14: O Timoneiro - Edição 2529

14 I O TIMONEIRO I CULTURA I CANOAS, 4 A 10 DE JANEIRO DE 2013

A história de Canoas, mês a mês

Maçonaria

“Perdoa as injustiças, retribuindo o Mal com o Bem. Nivelarás tua vida por cima”. Esta é a mais uma setença decretada pela sabe-doria adquirida através dos séculos.

O perdão reflete o sentimento de desculpa, de indulto, absolvi-ção, que deriva do amor ao semelhante, pedra com a qual “se haverá de edificar a grande civilização do futuro”. Mesmo que não se sinta amor suficiente, jamais revidar com igual ou maior força, mas apenas conter a expansão do mal. O revide dispara a generalização do revide, semente da estupidez.

Uma de nossas ferramentas de trabalho é o nível, que Nicola Aslan define como um triângulo em cujo vértice está atado um fio a prumo, que o divide em dois esquadros certos, formando dois ângulos de 90º (noventa graus). Este instrumento serve para o traçado de linhas paralelas ao horizonte, e para nós é símbolo de igualdade, confirmando que todos somos iguais perante as leis na-turais. “Instrumento que serve para medir as diferenças de altitude entre diferentes pontos do terreno” – define a Grande Enciclopédia Larousse Cultural. Ele ensina que tudo deve ser visto de modo igual, com serenidade, imparcialidade, tolerância e igualdade, empregando corretamente nossos conhecimentos. Nível vem do latim libella, de libra (balança), nos possibilitando encontrar e aplicar a medida justa, isto é, viver em alto nível. (Sócrates).

JANEIRO, 1952No dia 1º de janeiro de 1952 foi criada a paróquia de São Paulo

da Cruz, na vila Rio Branco, por decreto baixado por dom Vicente Scherer, arcebispo metropolitano de Porto Alegre: “... Fazemos saber que, atendendo às necessidades espirituais dos nossos Amados filhos residentes na Vila Rio Branco, vulgo Frigoríficos e adjacências, no Município de Canoas, depois de ouvido o Nosso Venerável Cabido Metropolitano e suas partes interessadas, em virtude de Nossa Juris-dição ordinária, de acordo com o Cânon mil quatrocentos e vinte e sete (1427) do Código de Direito Canônico, havemos por bem criar, como pelo Nosso Decreto criamos a paróquia de São Paulo da Cruz da Vila Rio Branco, para cuja formação desmembramos partes do território das paróquias de São Luís de Canoas e de São Paulo da Vila Niterói que assim terá os seguintes limites...”.

Na publicação “Paróquia Imaculada Conceição”, redigida por Edelvani Terezinha Steffens e Rodinei Mendes, e pelo padre Lotário Steffens, é lembrado que “Em 1944, por feliz iniciativa do Sr. John Louis Ward (que quando jovem quis ser padre), superintendente-geral dos Frigoríficos Nacionais Sul – Brasileiros Limitada, auxiliado pelo Revmo. Pe. José Leão Hartmann, Pároco de Canoas, foi concebida a idéia de organizar uma Igreja na imediações do referido estabele-cimento”.

O padre José Leão Hartmann, aqui chegado em 1941, liderou a criação de 13 paróquias, a primeira delas inaugurada em 23 de janeiro de 1949, e que “multiplicaram o grande desejo de Leão Hartmann – tantas igrejas quantas Canoas merecesse”, como está em matéria deste jornal, assinada por Rosa Maria Pitsch, edição de 5 fevereiro de 1988. (CT).

Olegar Lopes*

É o primeiro dia do ano de 2013, tarde chuvosa. As ruas do Arroio Teixeira, contrastando com o dia anterior, estão desertas, ninguém tem coragem de enfrentar a chuva, ora fina, ora grossa. Os que ainda não rumaram de volta para suas cidades de origem estão em suas casas curtindo o aconchego da família. Como eu, que acabei de sugerir “bolinhos de chuva com café”, para caracterizar bem o cenário de uma tarde de chuva na praia.

Nem foi necessário insistir na sugestão, pois mi-nha filha Cassia, que estava lendo O último Catão, de Matilde Asens, parou de imediato e foi para a cozinha. Enquanto isso, eu continuei rascunhando este texto que terá características pessoais, já que se trata de um dia de ressaca, embora eu tenha tomado apenas uma taça de espumante durante a noite.

Como estamos com uma visitante mineira, eu já aproveitei para saber se lá nas Minas Gerais eles tam-bém conhecem os bolinhos de chuva, ela respondeu que sim. Bem, mas já que falei na mineirinha, vou adiante: a Luana é mineira de Barbacena, namorada do meu neto Maurício, e veio para conhecer a nova família.

Para que o texto não se torne muito pessoal, vou concluir com um texto da Mariana Lopes, aquela que não é minha parenta.

ZZZZZZZUma noite mal dormida é algo que não se recupera

mais. Porém existe uma enorme diferença entre uma noite mal dormida e uma noite sem dormir e bem aproveitada, essa não vai entrar no mérito da questão. Refiro-me àquela noite que mesmo querendo dormir,

algo te perturba ou te impede de conseguir relaxar.Quem não conhece esse tormento?Quem nunca se

revirou na cama durante horas sem conseguir pregar os olhos? Então desliga a televisão, liga ela de novo, vira pra um lado, tenta o outro lado, toma um chá, puxa o lençol, tira o lençol, lê um pouco, não conse-gue nem concentrar-se noutra coisa senão aquilo que não te deixa dormir. É uma ansiedade, uma angústia, um não sei o quê que só incomoda. Motivos que me fizeram passar por esse castigo existem alguns. Tentar descobrir uma forma diferente de agir pra resolver um problema, ansiedade por causa da próxima viagem, tristeza e excesso de chá verde são alguns fazem parte da lista de ocupações do cérebro de uma noite em claro.

Nenhum desses motivos me diferencia dos outros agraciados com noites mal dormidas, mas o que me torna privilegiada é a presença ilustre daquele mosquito barulhento. Nenhum mosquito havia se apresentado até então, só na hora que eu desligo a televisão, tentando achar o sono naquele silêncio profundo, é que aquele inseto me acha e vem bem no lado do meu ouvido me azucrinar ainda mais. E eu tento algumas vezes achar o bichano num tapa sem sucesso.

Então eu ligo a televisão novamente, perco o mosquito de vez e, quando pego o celular pra ver as horas, me resta um mísero tempinho de sono até ter que levantar e ir trabalhar. E o dia começa, e nada da ansiedade passar, e nada de me ligarem e nada da solução. Se pelo menos o mosquito me distraísse, mas não, só me azucrina. E desconfio que deva ser sempre o mesmo mosquito, aquele mosquito chato e barulhento.

Tradicionalista - [email protected].

Agenda tradicionalista

Sem assunto

Ano 1964O Grêmio Esportivo Niterói,

no Carnaval de 1964. Da es-querda para a direita: Sandra, Beatriz, Sarita, Cecilia, Mariza e Zélia. Na mesma ordem, aga-chadas: Marilene, Leda e Eva. A “morte” do Grêmio Esportivo Niterói, por no mínimo absoluta incompetência, sob os olhos ce-gos das autoridades, provocou prejuízo irreparável.

Viver em alto nível

Memória da Cidade

Page 15: O Timoneiro - Edição 2529

CANOAS, 4 A 10 DE JANEIRO DE 2013 I SOCIAL I O TIMONEIRO I 15

Atender dependentes químicos e familiares com qualidade, promover melhores cuidados às famílias em vulnerabilidade social e auxiliar outras entidades nas questões admi-nistrativas são os principais objetivos da mais nova entidade canoense: o Instituto Viver Melhor. Formada por um grupo de cidadãos que buscam excelência no trabalho e mudança na realidade de pessoas em vulne-rabilidade social, a entidade contou com grande número de apoiadores no coquetel de inauguração.

Instituto ViverMelhor

JOAPIJOAPI

Sirlei Costa, Lya Flor, Beti Gonçalves e Valderes da Silva

Ubiratã Souza Nunes, Márcio Brilhante e Lademir Silveira

Márcia Souza, Eunice Lopes, Cecilia de Fátima e Rosangela Pereyra

Silvana, Carlos e Juliana Mueller Costa

Elizabeth de Castilhos, Marta Maciel e Hadoika A. Lacerda

Marcos Paulo Betinardi, Fátima de Souza, Tania Liñares, Tuíla Zanon e William Roesch

Cristiano e Luciana Ribeiro e Janete Flores da Silva

Grasiela Mauer, Silvana de Moura e Andressa Daiani Oliveira

Aline Berghetti, Jeane Kich, Déa Scholz e Angela Hermes

Estela Berghetti, Bebeto Azevedo e Sandra Simoni

Page 16: O Timoneiro - Edição 2529

Canoas, 4 a 10 de janeiro de 2013Segurado do INSS, requei-ra já sua aposentadoria, não espere mais tempo, procure--nos, pois encaminhamos revisão de pensão, aposen-tadoria, auxilio-doença e aposentadoria por invalidez.

O INSS indeferiu sua aposentadoria ou pensão, venha nos consultar.

I N S SOAB-RS 43.486

Airton Joel Cardoso

Rua Frei Orlando, 33/404 ao lado da Praça do Avião Centro Fone: (51) 3059.1111 – 8419.5050

Professores esperam melhorias na educação

Samu recebe cinco ambulâncias novas

Na última sexta-feira, 28, cinco am-bulâncias novas foram entregues para o Samu. A entrega dos veículos foi realizada durante a manhã no Paço Municipal.

Os veículos foram adquiridos pelo Ministério da Saúde através do programa Samu/Salvar e substituirão as ambulâncias atualmente em operação. As ambulâncias substituídas irão unir-se à frota de veículos municipal, e serão utilizadas nos progra-mas da Secretaria Municipal de Saúde.

Atualmente a Samu em Canoas possui seis ambulâncias e duas motolâncias, rea-lizando, em média, 900 atendimentos por mês, segundo a Prefeitura.

A área da educação em Canoas no ano de 2012 apresentou dificuldades diversas e, de maneira geral, os professores não se encontram satisfeitos com o modo como a área da educação na cidade vem sendo tratada. Muitas reuniões foram realizadas entre representantes de escolas de Edu-cação Infantil e de Ensino Fundamental, do Sindicato dos Professores Municipais de Canoas (Sinprocan) e da Secretaria de Educação. Entretanto, apesar de todas as reuniões e do diálogo que se estabeleceu, há a constatação de que muito precisa ser feito para que as demandas do município em relação à área educacional sejam satis-feitas adequadamente.

No ano de 2012, o jornal O Timoneiro abordou variados problemas existentes no âmbito escolar municipal, como a estrutura física deficitária de muitos colégios. Além disso, a falta de vagas no ensino infantil é outro aspecto preocupante para pais que necessitam deixar seus filhos em escolas para trabalhar. Conforme dados do Tribunal

de Contas do Estado (TCE), faltam 10,5 mil vagas no ensino infantil, de forma que Canoas está na 453ª posição no ranking de Educação Infantil do TCE. A recomenda-ção do Plano Nacional de Educação (PNE) é de que haja a criação de 5.996 vagas para a pré-escola até 2016. Além disso, professores de educação infantil requisitam o mesmo tratamento dado aos professores do ensino fundamental.

Para completar, por meio de observação de dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), constata-se que Canoas não atingiu as metas para as séries iniciais e finais do ensino fundamental.

Expectativas Segundo o presidente do Sinprocan, Jari

Rosa de Oliveira, há expectativas de que o diálogo que vinha sendo estabelecido com a Secretaria de Educação do município tenha continuidade neste ano, a fim de que mais avanços possam ocorrer em benefício da área educacional. “Conseguimos fazer

algumas negociações em relação ao plano de carreira dos professores e esperamos que mais melhorias aconteçam por meio do diálogo. A secretária com quem estávamos dialogando é professora, então conhece a realidade das escolas, esperamos que haja um diálogo satisfatório com a nova equipe da Secretaria de Educação”, fala Jari.

Ainda de acordo com o presidente do Sinprocan, o ano de 2012 foi marcado por reuniões entre representantes de escolas, do Sinprocan e da Secretaria de Educação no intuito de efetuar planejamentos e buscar soluções para os problemas da educação na cidade. “No último dia 14 houve reunião com representantes de escolas de ensino fundamental e no dia 20 com representan-tes de escolas de ensino infantil. Foram feitas algumas promessas em relação a melhorias na educação infantil, como a definição de horários mais flexíveis e mais semelhantes ao ensino fundamental, além de um planejamento aos professores”, afirma Jari.

Sinprocan pretende continuar diálogos e reuniões com a Secretaria de Educação