O Trabalhador Gráfico - Agosto/2013

8
Diretor Responsável: Gidalvo G. Silva www.sg.org.br Tiragem: 20.000 exemplares "O SUOR DA NOSSA TESTA NÃO VAI MAIS BANCAR A SUA FESTA" AVISO AO PATRÃO: O Trabalhador Gráfico ANO 1 - NÚMERO 12 - AGOSTO 2013 Sede Social: Rua da Figueira, 233 - Pq. D. Pedro II - São Paulo - SP - Tel: (11) 3311-4040 Subsede da Lapa: Rua Domingos Rodrigues, 162 - Alto da Lapa - São Paulo - TEL: (11) 2339-8799 - [email protected] "Em meio às manifestações e protestos por todo o Brasil, parcipamos do 7º Congresso Nacional da Força Sindical. Não vamos deixar que esfrie a vontade de termos um País digno e com qualidade de vida e trabalho para todos. Que venha agora a nossa CAMPANHA SALARIAL 2014!" CAMPANHA SALARIAL 2014

description

O Trabalhador Gráfico - Agosto/2013 STIG/SP www.stig.org.br

Transcript of O Trabalhador Gráfico - Agosto/2013

Page 1: O Trabalhador Gráfico - Agosto/2013

Diretor Responsável: Gidalvo G. Silva www.stig.org.brTiragem: 20.000 exemplares

"O SUOR DA NOSSA TESTA NÃO VAI MAIS BANCAR A SUA FESTA"

AVISO AO PATRÃO:

O Trabalhador GráficoANO 1 - NÚMERO 12 - AGOSTO 2013

Sede Social: Rua da Figueira, 233 - Pq. D. Pedro II - São Paulo - SP - Tel: (11) 3311-4040 Subsede da Lapa: Rua Domingos Rodrigues, 162 - Alto da Lapa - São Paulo - TEL: (11) 2339-8799 - [email protected]

"Em meio às manifestações e protestos por todo o Brasil, participamos do 7º Congresso Nacional da Força Sindical. Não vamos deixar que esfrie a

vontade de termos um País digno e com qualidade de vida e trabalho para todos. Que venha agora

a nossa CAMPANHA SALARIAL 2014!"

CAMPANHA

SALARIAL2014

Page 2: O Trabalhador Gráfico - Agosto/2013

Gidalvo Gonçalves SilvaPresidente STIG/SP

2 3

ada de trégua. Essa será a estratégia para enfrentar os patrões na CAMPANHA SA-

LARIAL 2014. A categoria gráfica será tão pre-

sente e veemente nos processos de negociação salarial quanto fo-mos às últimas manifestações.

A Pauta de Reivindicação já está em fase de conclusão e depois de aprovada pela categoria em As-sembleia vai ser encaminhada à representação patronal, visando a celebração da Convenção Coletiva de Trabalho – CCT 2014.

A definição da Pauta é o pri-meiro passo da Campanha Salarial que, para ser bem sucedida, de-pende da participação efetiva de cada trabalhador.

Em breve convocaremos a cate-goria para assembleia que marcará o início das reivindicações como a revisão de salário, manutenção de

algumas cláusulas, além da inclu-são de novas.

Portanto companheiros, parti-cipem e acompanhem cada passo das atividades do STIG/SP. Cobrem do seu diretor de base, compare-çam na sede da entidade e per-guntem sobre o andamento das negociações para os diretores da executiva.

Exija também o jornal mensal do sindicato, o “TRABALHADOR GRÁ-FICO”, pois ele é uma importante ferramenta para enfrentarmos os patrões, através dele, vocês são informados sobre a luta geral do STIG/SP, que pleiteia por exemplo, a queda do PL 4330/40, a extinção do Fator Previdenciário, que reduz o valor das aposentadoria em até 40%, além da Jornada de 40 horas sem diminuição dos salários!

ED

ITO

RIA

L Manifestações populares deixam movimento sindical mais fortalecido

“ A definição da Pauta é o primeiro passo de uma Campanha Salarial que, para ser bem sucedida, depende

sempre da participação efetiva de cada trabalhador! ”PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA DO STIG/SP UM PRESIDENTE DA ENTIDADE SE REÚNE COM MINISTRO DO TRABALHO

O Presidente do Sindicato dos Gráficos de São Paulo, Gidalvo G. Silva, esteve reunido, no último dia 31 de ju-lho, com o Ministro do Trabalho Manoel Dias, na Sede do Ministério do Trabalho em São Paulo.

Durante o breve encontro, Gidalvo Silva fez uma ex-planação da situação da categoria gráfica, que vem so-frendo intensamente em função da grande rotatividade e terceirização.

Além disso, Gidalvo Silva pediu ao Ministro do Traba-lho, providências imediatas na questão da desindustria-lização. “Nossos livros são produzidos pelos chineses até em navios atracados próximos ao Porto de Santos, isso é inadmissível, explicou o presidente do STIG/SP”. C

ON

JUN

TUR

A

N

Page 3: O Trabalhador Gráfico - Agosto/2013

Vamos exercer total pressão!

Ninguém segura a categoria gráfica: C

AM

PAN

HA

SA

LAR

IAL

2014

2 3

OBrasil está vivenciando um processo de mudanças com maior impacto na vida do tra-

balhador. As manifestações cons-tantes revelaram uma pré-dispo-sição para a participação ativa dos gráficos nas questões trabalhistas, além da força de argumento da ca-tegoria, até então adormecida.

O movimento sindical dos gráfi-cos tem defendido a desoneração da produção, a valorização do piso salarial, o fim da terceirização, do

assédio moral, estancar o processo de desindustrialização entre outras medidas, que sejam capazes de manter a nossa classe de trabalha-dores mais protegida, ter novo pa-drão de crescimento e que garan-tam desenvolvimento econômico/social do trabalho.

Esse é o momento de intensi-ficarmos a nossa mobilização e buscarmos através da unidade po-lítica/sindical o fortalecimento da Campanha Salarial 2014!

A PARTICIPAÇÃO DA MÃO DE OBRA FEMININA NA INDÚSTRIA

GRÁFICA TEM PAPEL INDISCUTÍVEL

CO

MIT

Ê D

E M

ULH

ER

ES

mbora o preconceito ainda persista em se fazer presente em muitos aspectos do coti-

diano sindical, a verdade é que as mulheres gráficas conquistaram o seu espaço com dignidade e esse fato é irreversível.

Uma grande prova disso são as constantes reuniões realizadas pela Secretária Geral do STIG/SP,

Elisângela Oliveira.No último dia 03 de agosto (sá-

bado), por exemplo, representan-tes femininas da categoria entre diretoras e associadas estiveram presentes na sede da entidade para discutir e deliberar alguns itens para a pauta de revindicação a serem apresentados na próxima negociação salarial 2014.

E

Page 4: O Trabalhador Gráfico - Agosto/2013

4

Aproximadamente 5 mil dele-gados participam do evento, que reconduziu Paulinho à presidência da Central Força Sindical. Desde sua fundação, em 1991, a entidade teve dois presidentes.

O primeiro foi Luiz Antônio de Medeiros, atual superintendente do Emprego e Relações do Trabalho em São Paulo.

Com a nova diretoria, presiden-te do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Gráfica de São Paulo, Gidalvo Gonçalves Silva, assume

como vice-presidente da Força Sin-dical Nacional.

Durante o evento os traba-lhadores enalteceram a unidade das entidades em torno da Pauta Trabalhista, valorizaram o Dia Na-cional de Luta e reafirmaram que estão mobilizados para o dia 30 de agosto, “Dia de Paralisação em todo o País”, caso o Congresso Na-cional e o governo Dilma não avan-cem nas negociações sobre a Pauta Trabalhista.

O 7º Congresso Nacional da For-

ça Sindical aconteceu nos dias 24, 25 e 26 de julho no município de Praia Grande, no litoral sul de São Paulo.

O presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho

REFORÇANDO O CORO DE “FORA DILMA” O STIG/SP TEVE PRESENÇA MACIÇA NO SÉTIMO CONGRESSO NACIONAL DA FORÇA SINDICAL!

da Força, ressaltou a importância do Congresso para a troca de in-formações, a aprovação das reso-luções e para o fortalecimento da Central e seus sindicatos filiados, como o STIG/SP.

Governador do Estado de São Paulo Geraldo Alckmin, cumprimenta o presidente do STIG/SP Gidalvo G. Silva e o diretor executivo Alex Patez, durante a posse da Diretoria dos Metalúrgicos de São Paulo, na Casa de Portugal.7º

CO

NG

RE

SS

O N

AC

ION

AL

DA

FO

A S

IND

ICA

L

“O diálogo é uma maneira moderna de avançar no debate. Estamos agora discutindo terceirização. Está se avançando bem nessa discussão”, avaliou,

referindo-se à comissão quadripartite formada para discutir o Projeto de Lei 4.330, de 2004, criticado pelos

sindicalistas. A terceirização é uma coisa real, mas a realidade não pode subtrair direitos.”

Ministro do Trabalho Manoel Dias

Page 5: O Trabalhador Gráfico - Agosto/2013

5

“As resoluções, foram aprovadas, irão nortear nossa luta nos próximos

anos. Somos uma Central de luta, que aponta

caminhos para o desenvolvimento e

não se nega a negociar, como ocorre nas grandes

democracias”, Paulinho da Força

REFORÇANDO O CORO DE “FORA DILMA” O STIG/SP TEVE PRESENÇA MACIÇA NO SÉTIMO CONGRESSO NACIONAL DA FORÇA SINDICAL!

POR UMA APOSENTADORIA DIGNA: CATEGORIA GRÁFICA PROTESTA JUNTO AO INSS

Aposentados se concentraram em frente à sede do Sindicato Nacional dos Aposentados da Força Sindical, e depois rumaram em passeata até a sede do INSS, onde realizaram um ato em prol da de uma política de valorização dos aposentados. O fim do fator é uma bandeira do movimento sindical desde 1999, quando a medida foi criada pelo governo.Tal fator é um mecanismo perverso que diminui em até 40% o valor das aposentadorias do trabalhador, de acordo com a idade com que ele se aposenta.

PAUTA DE REIVINDICAÇÃO: Redução da jornada para 40 horas semanais; Fim do Projeto de Lei 4330/04, que amplia terceirizações; Fim do fator previdenciário; 10% do PIB para educação; 10% do orçamento da União para saúde; Transporte público de qualidade, entre outros.

Page 6: O Trabalhador Gráfico - Agosto/2013

TERC

EIR

IZA

ÇÃ

OGráficos de SP fazem ato contra terceirização em frente à FIESP

Posse do superintendente regional do Trabalho: STIG/SP prestigia o evento

POSS

E

Gráficos auxiliam a luta dos

Aeroviários e param congonhas

SOLIDARIEDADE

Solidários os trabalhadores de várias ca-tegorias, inclusive a dos gráficos exigiram imediata suspensão das demissões na TAM. Convocados pela Força Sindical, os sindica-listas protestaram contra a demissão de 811 pilotos e comissários da empresa, anuncia-da pela companhia no começo de julho. O objetivo dos manifestantes foi de suspen-der o programa de demissão voluntária e o plano de licenças não remuneradas previs-tos para as companhias aéreas.

Luiz Antonio de Medeiros assumiu, ofi-cialmente, no dia 31 de julho, o cargo de Superintendente Regional do Tra-balho em São Paulo. Ele foi empossa-do pelo ministro do Trabalho, Manoel Dias, em evento realizado na sede da Superintendência, em São Paulo.Durante a solenidade Luiz Antonio de Medeiros ressaltou que “o ministé-rio é importante para os sindicalistas e os trabalhadores, mas perdeu essa função de mediador dos conflitos tra-balhistas. Hoje, se convida a empresa para comparecer à delegacia; ela tem que ser convocada, não convidada”.

6 7

N o dia 06 de agosto, o STIG /SP fez um protesto em frente a sede da FIESP, contra o Projeto de Lei 4330/2004, que amplia a terceirização e está em tramitação no Congresso Nacional.

O projeto possibilita que as empresas terceirizem a mão de obra das ati-vidades consideradas como fim, que são as que constituem o objetivo para o qual a empresa foi criada. O enunciado 331, do TST proíbe este tipo de prática.

A categoria gráfica considera que a aprovação do PL 4330 poderia au-mentar a precarização das relações do trabalho e defende a posição de de-limitar o que pode ser terceirizado ou não e que os terceirizados tenham as mesmas convenções coletivas que os trabalhadores das atividades prepon-derantes, ou seja, os mesmos direitos garantidos.

Vale lembrar que o PL 4330 continua sem acordo e a votação foi adiada para o próximo mês setembro. Uma das razões para o adiamento da votação foi a pressão sindical imposta pelos dirigentes sindicais na Comissão da Câmara.

Page 7: O Trabalhador Gráfico - Agosto/2013

RE

INT

EG

RA

ÇÃ

O

7

Sindicato faz “Editora Abril” reintegrar e remanejar funcionário afastado

Gráficos de SP fazem ato contra terceirização em frente à FIESP

CA

MPE

ON

ATO

DE

FUTE

BO

L

companheiro Fábio Lopes de Almeida, grá-fico da Editora Abril, após contrair uma en-fermidade, foi afastado por determinação médica, em março de 2011.

Porém, em 07 junho de 2013 foi considerado apto ao trabalho, tendo apenas algumas restrições para efetuar esforço físico, carregar peso e sofrer impacto na coluna, segundo comprova atestado médico do INSS.

Ao retornar ao seu posto, a empresa em primei-ra instância se manifestou contrária em readaptá-lo, alegando que o funcionário deveria voltar em consultas médicas. E, arbitrariamente não oficiali-zou a orientação através de documentos.

Fábio Lopes de Almeida diante impasse, recor-reu ao setor jurídico do sindicato, uma vez que teve negado o acesso imediato ao trabalho e consequen-temente o salário privado.

O STIG/SP, representado pelo Dr. Raphael Maia, advogado responsável pelo setor jurídico da entida-de fez uma notificação à empresa alertando-a sobre a ilegitimidade, visando apuração dos fatos e, con-sequentemente, solucionar a questão.

A empresa por sua vez reconheceu a ilegalidade no procedimento e acatou as orientações do Dr. Raphael Maia, reintegrando e readaptando o funcionário.

Hoje, Fábio L. Almeida está de volta ao seu antigo setor de trabalho (Armazém de Papel), porém com fun-

ção diferente. Antes ele ocupava o cargo de conferente operador e agora está como auxiliar operacional.

O horário de trabalho do companheiro também sofreu alteração e ao invés de entrar as 06h00 horas e sair às 14h00 horas, o gráfico passou a chegar à empresa às 08:00 horas e sair às 17:44 horas, confi-gurando assim, horário comercial, bem mais acessí-vel a condição de Fábio Almeida.

“Agradeço ao Dr. Raphael Maia, brilhante advogado que conduziu a situação de maneira amigável e alta-mente profissional. Agora passarei a ser sócio do sin-dicato e recomendarei aos meus amigos de trabalho que façam o mesmo. Entendi que o STIG/SP é o melhor aliado que a categoria pode ter.” Afirmou Almeida.Gráficos auxiliam

a luta dos Aeroviários e

param congonhasFINAL DE CAMPEONATO STIG 2013:“VIDA E CONSCIÊNCIA” FOI A CAMPEÃ!

STIG /SP realizou o melhor campeonato de fute-bol da sua história. O amistoso entre a Força Sindical e os Gráficos, abriu o campeonato, no dia 04 de agos-to ( domingo) logo pela manhã.

Apesar da determinação e garra, os dois times não conseguiram o objetivo final e terminaram em-patados em zero a zero.

O quarto lugar foi para a empresa Spiral e a Santa Inês levou a taça de terceiro lugar. O resultado da partida foi SANTA INÊS 3 x 0 SPIRAL.

A “Ultrapirnt” e “Vida e Consciência” disputaram a final. O Jogo foi acirradíssimo, ambas as equipes estavam tecnicamente bem preparadas e os lances foram emocionantes. O jogo encerrou em zero a zero no tempo normal. A partida derradeira foi disputa-da nos pênaltis. “Vida Consciência” levou o título de campeã, por 3 x 2.

No encerramento, os atletas receberam seus tro-féus e medalhas. Durante a entrega do troféu para a Campeã “Vida e Consciência” o presidente do STIG/SP parabenizou a todos, inclusive as famílias, mulhe-res e filhos, que estiveram ali presentes e prestigia-ram o evento.

Afirmou que em toda e qualquer disputa existe um campeão. “Um tem que perder, pois a vida é as-sim”, sentenciou em tom de brincadeira. Gidalvo G. Silva aproveitou a oportunidade e convidou os joga-dores para o campeonato do ano que vem. Um gran-de churrasco com refrigerante e cerveja foi servido no final da tarde, selando a confraternização.

PARABÉNS ÀS EQUIPES, EM ESPECIAL PARA A GRANDE CAMPEÃ: VIDA E CONSCIÊNCIA!

O

6 7

Dr. Raphael Maia, Chefe do Depto. Jurídico

Page 8: O Trabalhador Gráfico - Agosto/2013

DIRETORIA EXECUTIVA EFETIVA

Presidente: Gidalvo Gonçalves Silva

Vice-Presidente: Augusto A. Barros Neto

Secretária Geral: Elisângela de Oliveira

Diretor Social: Daniel de Gouveia Tesoureiro–geral :

Nilson do Carmo PereiraTesoureiro-adjunto:

Alex Fábio de Souza Patez Secretário–adjunto: Nelson da Silva

SEDE SOCIAL: Rua da Figueira, 233

Parque D. Pedro II - SPFone (011) 3311-4040

www.stig.org.br

SUBSEDE LAPA: Rua Domingos Rodrigues ,164Alto da Lapa - Cep: 05075-000

Fone: (011) [email protected]

Jornalista Responsável: Marli Romão - MTb: 19.577

Diagramação: Jaime Alves Feitosa

Toda

s as

imag

ens/

foto

s, u

sada

s ne

sta

ediç

ão,

fora

m a

utor

izad

as p

elos

env

olvi

dos.

O Trabalhador Gráfico

Dr. Carlos Solimeo

Como saber se tenho hali-tose?

Uma forma de saber se você tem mau hálito é co-brir sua boca e nariz com a mão, exalar e sentir o hálito. Outra forma é per-guntar a alguém em quem

você confia como está o seu hálito. Mas, não se esqueça de que muitas pessoas têm este problema quando acordam de manhã, como resultado de uma produção menor de saliva durante a noite, o que permite os áci-dos e outras substâncias se deteriora-rem no interior da boca. Medidas tais

COMO PREVENIR O MAU HÁLITO

Venha curtir momentos inesquecíveis na colônia de férias

ESTUDAR É AMPLIAR OS HORIZONTES PROFISSIONAIS

como escovar bem os dentes e língua, e usar fio dental antes de dormir e ao se levantar sempre ajudam a eliminar o Mau hálito matinal.

Como prevenir a halitose?Evite alimentos que causam mau

hálito e observe o seguinte: Escove bem duas vezes ao dia e use fio dental diaria-mente para remover a placa bacteriana e as partículas de alimento que se acumulam todos os dias. Escovar a lín-gua também ajuda a dimi-nuir o mau hálito. Remova a dentadura antes de dormir, limpando-a bem antes de recolocá-la de manhã. Visite

AR

TIG

O

seu dentista periodicamente para fazer uma revisão e uma limpeza de seus dentes. Se o seu mau hálito persistir mesmo após uma boa es-covação e o uso do fio dental, con-sulte seu dentista, já que isso pode

ser a indicação da existência de um problema mais sério. Só o dentista poderá dizer se você tem gengivite, boca seca ou excesso de placa bac-teriana, que são as prováveis cau-sas do mau hálito.

O SENAI BRESSER em parceria com o STIG/SP abriu inscrições, desde o último dia 03 de agosto, para os cursos de Em-pilhadeira e Guilhotina. Informe-se: ligue já para o sindicato e procure o diretor social Daniel Gouveia. Telefones: (011) 3311-4040 ou pelo Cel: 9.57664206.O STIG/SP continua a oferecer os curso de Inglês, Espanhol e Informática.Faça a sua matrícula. É o STIG/SP valori-zando sua categoria! Confira.

COLÔNIA DE FÉRIAS COLÔNIA DE FÉRIAS

O inverno já está quase acabando e você tem motivo de sobra para visitar o litoral paulista, em especial a Praia Grande. Vale a pena passar uns dias tranquilos nas instalações da Colônia de Férias e conferir as novidades.

Há muitas opções de lazer, como playground para a criançada, sala de jogos para idosos, e os famosos bailes promovidos pela gerente administra-tiva, Waldeci Maria da Silva, a simpáti-ca e sempre sorridente “Nininha”.

Além disso, as praias são belíssimas e convidativas para mergulhos ou ca-

minhadas a beira mar. Reserve a sua permanência. Ligue para o Sindicato e agende. Fone: (011) 3311-4040

Horários dos Cursos: Terça:

das 15 às 17 horas e das 18 às 20 horas Quinta:

das 15 às 17 horas e das 18 às 20 horas Sábado:

das 09 às 11 horas - das 11 às 13 horas e das 14 às 16 horas

Horários de Atendimento:Terça: das 12 às 20 horas Quinta: das 12 às 20 horas

Sábado: das 09 às 13 horas (Com Vera)

Times arrecadam cestas básicas e fazem doação para associação de idosos

Associação Beneficente Caminho da Vida que abriga mais de 20 velhinhos, recebeu novamen-te das mãos do Diretor Social Daniel Gouveia vá-rias cestas básicas doadas pelos times integran-tes do Campeonato de Futebol STIG-SP 2013.

Além da contribuição alimentícia, o sindicato resolveu doar também brinquedos sobressalentes do último Natal, para que a Associação realize bin-gos que serão revertidos em recursos financeiros.

O STIG/SP agradece as equipes pela iniciativa.

DOAÇÃO

Veja a seguir os times doadores: VIDA E CONSCIÊNCIA, ULTRAPRINT e SPIRAL

Se você estiver disposto em ajudar a ASSOCIAÇÃO CAMINHO DA VIDA

através de qualquer doação basta anotar o contato abaixo:

TELEFONE: (11) 2748-7811 - Nosso site: www.abaiccaminhodavida.com.br