O uso do computador na educação

8
na Educação: a Educação nos caminhos da Informática Papel para a Tarefa: Tecnófilo Rafael Paulino Nogueira

Transcript of O uso do computador na educação

Page 1: O uso do computador na educação

O uso do Computador na Educação:a Educação nos caminhos da Informática

Papel para a Tarefa: TecnófiloRafael Paulino Nogueira

Page 2: O uso do computador na educação

Nos dias de hoje é inegável perceber a importância da tecnologia nos variados espaços sociais. Deixar de integrar o espaço escolar é sinônimo de retrocesso na criação de novos mecanismos para o ensino. Além de entender que, com o enorme fluxo de informações que já chegam a essa nova geração de educandos antes mesmo de entrar numa sala de aula, tratar da tecnologia como uma ameaça ou algo inexistente pode ser um erro.

Page 3: O uso do computador na educação

O termo informática vem da aglutinação dos vocábulos informação + automática. Buscando um sentido léxico, pode-se dizer que Informática é: “conjunto de conhecimentos e técnicas ligadas ao tratamento racional e automático de informação (armazenamento, análise, organização e transmissão), o qual se encontra associado à utilização de computadores e respectivos programas.” (LUFT, 2006:365).

Page 4: O uso do computador na educação

A chegada das tecnologias no ambiente escolar provoca uma mudança de paradigmas. A Informática Educativa nos oferece uma vastidão de recursos que, se bem aproveitados, nos dão suporte para o desenvolvimento de diversas atividades com os alunos. Todavia, a escola contemporânea continua muito arraigada ao padrão jesuítico, no qual o professor fala, o aluno escuta, o professor manda, o aluno obedece.  A chegada da era digital coloca a figura do professor como um “mediador” de processos que são, estes sim, capitaneados pelo próprio sujeito aprendiz. (ROCHA, 2008).

Page 5: O uso do computador na educação

Com a proposta apresentada por Rocha, e os problemas também, cabe ao professor saber lidar com os engessamentos do ensino e a gama de alternativas para tornar essa ferramenta atrativa e inclusiva. O aluno se torna engrenagem mais importante na construção do saber através da tecnologia, que passa a se tornar a fonte do saber, antes vista apenas na figura do professor. “Certamente, o papel do professor está mudando, seu maior desafio é reaprender a aprender.” (Rocha, 2008).

Page 6: O uso do computador na educação

Claro que existem os problemas social-econômicos, ainda mais tratando-se do ensino público e suas mais variadas deficiências. Mas isso não pode apontar a tecnologia nas escolas como um problema ou uma barreira, e sim uma ponte para uma alternativa inovadora do saber. “É papel da escola democratizar o acesso ao computador, promovendo a inclusão sócio-digital de nossos alunos. É preciso também que os dirigentes discutam e compreendam as possibilidades pedagógicas deste valioso recurso.” (ROCHA, 2008).

Page 7: O uso do computador na educação

Portanto, a tecnologia e seus valores inclusivos está próxima de nós e deve ser aproveitada. O sistema arcaico de ensino tão questionado por alunos, pais e professores tem uma chance de fugir do “mais do mesmo” e alcançar um novo patamar, mesmo que de forma embrionária. Para começar uma longa caminhada precisa-se do primeiro passo, que seja dado pela inovação da tecnologia nas escolas.

Page 8: O uso do computador na educação

ReferênciasROCHA, Sinara Socorro Duarte. O

uso do Computador na Educação: a Informática Educativa. Disponível em: <http://www.espacoacademico.com.br/085/85rocha.htm>. Acesso em: 05 mar. 2017.