Obedecendo ao Ide do Senhor Jesus de levar as Boas-Novas a...

39
Obedecendo ao Ide do Senhor Jesus de levar as Boas-Novas a toda criatura Classe Adultos

Transcript of Obedecendo ao Ide do Senhor Jesus de levar as Boas-Novas a...

Obedecendo ao Ide do Senhor Jesus de levar as Boas-Novas a

toda criatura

Classe Adultos

OBJETIVOS

OBJETIVO GERALCompreender que a evangelização urbana é o

primeiro desafio missionário da igreja.

OBJETIVOS ESPECÍFICOSApós esta aula, o aluno deverá estar apto a:

I. Apresentar estratégias urbanas de evangelismo.

II. Mostrar os desafios da evangelização urbana.

III. Saber como fazer evangelismo urbano.

INTRODUÇÃONesta lição, veremos algumas estratégias a serem usadas

na evangelização de uma cidade. Trataremos também dosdesafios enfrentados pelo evangelista nessas áreas e,finalmente, mostraremos como efetivar a conquista de umaárea urbana. Esta, se bem conduzida, resultará na difusãointegral da Palavra de Deus.

Por esta razão, é urgente coordenar todas as nossas ações naabordagem de uma cidade, para que sejam implementados ospontos básicos do evangelismo autenticamente bíblicos:discipulado, estabelecimento de igrejas e missões.PONTO CENTRAL: ALCANÇAR OS GRANDES CENTROS URBANOS COM O EVANGELHO É UM DOS MAIORES DESAFIOS DA IGREJA.

I. ESTRATÉGIAS URBANAS DE EVANGELISMO

Na evangelização urbana, levemos em conta a estratégia de Jonas,do Pentecostes e dos pioneiros pentecostais.

1. A estratégia de Jonas. O profeta não dispunha de tempo parapercorrer toda Nínive com o juízo de Deus. Por isso, traçou umaestratégia simples, porém eficaz: “E começou Jonas a entrar pelacidade caminho de um dia, e pregava, e dizia: Ainda quarentadias, e Nínive será subvertida” (Jn 3.4). Ele usou as vias principaisda capital assíria para apregoar a mensagem divina que, dessaforma, não demorou a chegar ao rei (Jn 3.6).

Na evangelização de uma área urbana, escolha pontosestratégicos: avenidas, praças, terminais de ônibus, trens e metrôspara o evangelismo pessoal. Se possível, também faça uso deoutdoors, programas de rádio e serviço de som para anunciar aCristo.

I. ESTRATÉGIAS URBANAS DE EVANGELISMO

2. A estratégia do Pentecostes. Não foi sem motivo que Deusescolheu o Pentecostes para fundar a sua Igreja. Nesseevento judaico tão importante, achavam-se em Jerusalémisraelitas de todas as partes do mundo (At 2.1-12). E, quandoda descida do Espírito Santo, eles ouviram as maravilhas deDeus em sua própria língua. Ao retornarem aos seus lugaresde origem, levaram a semente do Evangelho que, mais tarde,germinaria congregações e igrejas.

A Igreja pode aproveitar a realização de eventos esportivos,artísticos e culturais para divulgar o Evangelho. Se possível,deve montar uma equipe com falantes de outros idiomaspara apresentar o Evangelho aos representantes de outrasnações.

I. ESTRATÉGIAS URBANAS DE EVANGELISMO

3. A estratégia dos pioneiros. Orientados peloEspírito Santo, Daniel Berg e Gunnar Vingrenescolheram a cidade de Belém, no Pará, como pontode partida para a sua missão no Brasil. Logo em suachegada, em 19 de novembro de 1910, constataramque a capital paraense era geograficamenteestratégica para se alcançar o país em todas asdireções. Por isso, ore e estude detalhadamente aregião que você quer alcançar.

II. OS DESAFIOS DA EVANGELIZAÇÃO URBANA

Na evangelização urbana, há desafios e imprevistos quepodem ser convertidos em oportunidade.

1. Incredulidade e perseguição. Vivemos tempostrabalhosos, em que falsos obreiros anunciam um falsoevangelho. É preciso anunciar a Cristo com sabedoria, podere eficácia (2Tm 4.17). Nossa mensagem não pode serconfundida com a dos mercenários e falsos profetas. Amensagem da cruz precisa ser pregada na virtude do EspíritoSanto (1Co 1.18).

Diante das perseguições, não podemos desistir ou nos calar.Jesus também foi perseguido em sua própria cidade, maslevou a sua missão até o fim (Lc 4.28-30).

II. OS DESAFIOS DA EVANGELIZAÇÃO URBANA

2. Enfermos. As áreas urbanas acham-se tomadas deenfermos e doentes terminais. No tempo de Jesus,não era diferente. Ao entrar em Jericó, Ele deparou-se com um cego que lhe rogava por misericórdia (Lc18.35). E, às portas de Naim, encontrou o funeral dofilho único de uma viúva (Lc 7.11-17). Ungido peloEspírito Santo, curou o primeiro e ressuscitou osegundo. A Igreja deve desenvolver capelaniashospitalares, e visitar os enfermos e moribundos.

II. OS DESAFIOS DA EVANGELIZAÇÃO URBANA

3. Endemoninhados. Quem se dedica à evangelizaçãourbana deve estar preparado, também, para casosdifíceis de possessão demoníaca. Muitos são osgadarenos espalhados pela cidade (Mt 8.28-34). Porisso, o evangelista precisa orar, jejuar e ter uma vidasanta (Mc 9.29).

A igreja não pode fazer da libertação dos oprimidosum espetáculo. Mas deve, no poder do EspíritoSanto, orar pelos enfermos e pelos cativos de Satanás(Mt 10.8).

III. COMO FAZER EVANGELISMO URBANO

A evangelização urbana só será bem-sucedida se tomarmosas seguintes providências: treinamento da equipe,estabelecimento de postos-chave e acompanhamento dotrabalho.

1. Treinamento da equipe. Antes de chegar à Macedônia, oapóstolo Paulo já podia contar com uma equipe altamentequalificada, para implantar o Evangelho na Europa. Primeiro,tomou consigo a Silas e, depois, o jovem Timóteo (At 15.40;16.1,2). Acompanhava-os, também, Lucas, o médico amado(At 16.11). Com este pequeno, mas operoso grupo, oapóstolo levou o Evangelho a Filipos, a Tessalônica e a Bereia,até que a Palavra de Deus, por intermédio de outros obreiros,chegasse à capital do Império Romano (At 16.12; 17.1,10).

III. COMO FAZER EVANGELISMO URBANO

2. Estabelecimento de postos-chave. Sempre quechegava a uma cidade gentia, Paulo buscava umasinagoga, de onde iniciava a proclamação do Evangelho(At 17.1-3). Embora o apóstolo, na maioria das vezes,fosse rejeitado pela comunidade judaica, a partir daíexpandia sua ação evangelística urbana até alcançar osgentios.

É necessário que sejam encontrados postos principaispara a evangelização urbana. Pode ser a casa de umcrente, ou a de alguém que está se abrindo à Palavra deDeus (At 16.15). Na evangelização, as bases são muitoimportantes.

III. COMO FAZER EVANGELISMO URBANO

3. Acompanhamento do trabalho. Procure estar atento ànova frente evangelística. Ao partir para uma nova áreaurbana, alguém deve ser deixado como responsável paracuidar dos novos convertidos que foram alcançados, comofazia o apóstolo Paulo (At 17.14). E, periodicamente, devemhaver visitas até que amadureçam o suficiente para caminharpor si próprias (At 18.23).

Não descuide do trabalho de discipulado. Fortaleça-os na fé,na graça e no conhecimento da Palavra de Deus. Quem sepõe a evangelizar as áreas urbanas deve estar sempre atento.Por isso mesmo, tenha uma equipe amorosa, competente edisponível.

... PERSONALIZADAS E EFETIVAS. SE, POR UM LADO, LIDAMOS COM AS MASSAS, POR OUTRO LADO, TEMOS DE TRATAR PARTICULARMENTE COM CADA PESSOA, PARA QUE TODOS VENHAM A TER UM ENCONTRO PESSOAL COM DEUS.

A respeito da evangelização urbana, responda:1-Qual a estratégia de Jonas?O profeta não dispunha de tempo para percorrer toda Nínive, por isso, traçou umaestratégia simples, porém eficaz: “E começou Jonas a entrar pela cidade caminho de umdia, e pregava, e dizia: Ainda quarenta dias, e Nínive será subvertida” (Jn 3.4).2-Fale sobre a estratégia do Pentecostes.E, quando da descida do Espírito Santo, eles ouviram a mensagem da cruz em suaprópria língua. Ao retornarem aos seus lugares de origem, levaram a semente doEvangelho que, mais tarde, germinaria congregações e igrejas.3-Qual a estratégia adotada por Daniel Berg e Gunnar Vingren?Orientados pelo Espírito Santo, Daniel Berg e Gunnar Vingren escolheram a cidade deBelém, no Pará, como ponto de partida para a sua missão no Brasil.4-Quais os desafios da evangelização urbana?Incredulidade, perseguição, enfermos, endemoninhados.5-Que providências podem tornar bem-sucedida a evangelização urbana?Treinamento da equipe, estabelecimento de postos-chave e acompanhamento dotrabalho.

Até o

próximo

domingo...

PR. ISMAEL PEREIRA DE OLIVEIRA

PARA SABER MAIS...

http://pt.slideshare.net/ismaelpoliveira/presentations

http://www.escola-dominical.com/

PB. NILTON CESAR MARCELINOhttp://ebdemacao.webnode.com.br/