Objeto e Método Da Antropologia Filosófica

2
QUESTÃO: 1. A inclusão e a exclusão fazem parte de um processo sócio- histórico, que está interligado ao desenvolvimento da humanidade, em que o homem está constantemente buscando maneiras de se reencontrar. Nestas condições, o homem passa por desafios que impulsionam avanços ou retrocessos. Neste contexto, quais os avanços ou retrocessos que a sociedade apresenta? RESPOSTA ESPERADA: Avanços - mudanças ao longo dos séculos da visão e formas de tratamento para com o povo. O indivíduo tem mais responsabilidade e autonomia, entre outros. Retrocessos - desigualdades sociais, poder centralizado no governo. O Estado justifica que o poder é do povo, porém age como se tivesse o poder absoluto, entre outros. QUESTÃO: 2. O termo Antropologia vem do grego, que é o estudo das etnias e variedades humanas. Assim, a Antropologia, em sentido restrito, é o estudo do homem. Diante deste fato, como se compreende esta ciência, ou seja, a Antropologia? RESPOSTA ESPERADA: Antropologia é compreendida como a ciência do homem e de suas várias dimensões e manifestações. Ela tem um campo de investigação extremamente vasto: abrange, no espaço, toda a terra habitada; no tempo, pelo menos dois milhões de anos; todas as populações socialmente organizadas e que se centram no desejo do homem de conhecer a sua origem e a sua capacidade de se conhecer. QUESTÃO: 3. A dimensão corpórea do homem faz com que o ser possa mediar e opinar na sua existência. Neste sentido, podemos concluir que é a partir de um corpo que o homem passa a existir no mundo como natureza humana. Podemos considerar o homem como um ser social e cultural. Sendo assim, a dimensão corpórea divide-se em dois corpos. Partindo desta análise, explique a divisão corpórea do homem e qual sua relação com o mundo. RESPOSTA ESPERADA:

description

antropolo

Transcript of Objeto e Método Da Antropologia Filosófica

Page 1: Objeto e Método Da Antropologia Filosófica

QUESTÃO:

1. A inclusão e a exclusão fazem parte de um processo sócio-histórico, que está interligado ao desenvolvimento da humanidade, em que o homem está constantemente buscando maneiras de se reencontrar. Nestas condições, o homem passa por desafios que impulsionam avanços ou retrocessos. Neste contexto, quais os avanços ou retrocessos que a sociedade apresenta?

RESPOSTA ESPERADA:

Avanços - mudanças ao longo dos séculos da visão e formas de tratamento para com o povo. O indivíduo tem mais responsabilidade e autonomia, entre outros.

Retrocessos - desigualdades sociais, poder centralizado no governo. O Estado justifica que o poder é do povo, porém age como se tivesse o poder absoluto, entre outros.

QUESTÃO:

2. O termo Antropologia vem do grego, que é o estudo das etnias e variedades humanas. Assim, a Antropologia, em sentido restrito, é o estudo do homem. Diante deste fato, como se compreende esta ciência, ou seja, a Antropologia?

RESPOSTA ESPERADA:

Antropologia é compreendida como a ciência do homem e de suas várias dimensões e manifestações. Ela tem um campo de investigação extremamente vasto: abrange, no espaço, toda a terra habitada; no tempo, pelo menos dois milhões de anos; todas as populações socialmente organizadas e que se centram no desejo do homem de conhecer a sua origem e a sua capacidade de se conhecer.

QUESTÃO:

3. A dimensão corpórea do homem faz com que o ser possa mediar e opinar na sua existência. Neste sentido, podemos concluir que é a partir de um corpo que o homem passa a existir no mundo como natureza humana. Podemos considerar o homem como um ser social e cultural. Sendo assim, a dimensão corpórea divide-se em dois corpos. Partindo desta análise, explique a divisão corpórea do homem e qual sua relação com o mundo.

RESPOSTA ESPERADA:

A divisão corpórea é a constituição do indivíduo no mundo em que está inserido, em que o corpo não é considerado uma coisa, e sim o próprio ser humano, sendo que se divide em dois corpos:

- Corpo físico: considera-se as necessidades física, biológica e fisiológica que o homem possui.

- Corpo intencional: é a parte do corpo capaz de pensar, agir e também produz sua existência na natureza e no mundo. Também pode ser considerada como a dimensão espiritual.

Enfim, o homem e sua condição humana não podem ser considerados apenas um corpo, pois possuem expressão e convivência no meio social, cultural, político e econômico.