Objetos Virtuais de Aprendizagem

18
Objetos Virtuais de Aprendizagem Acadêmicas: Bruna Dutra e Débora Petry Licenciandas em Ciências Naturais UFFS-Cerro Largo

description

Moodle como ferramenta de aula...

Transcript of Objetos Virtuais de Aprendizagem

Page 1: Objetos Virtuais de Aprendizagem

Objetos Virtuais de

Aprendizagem

Acadêmicas: Bruna Dutra e Débora Petry

Licenciandas em Ciências NaturaisUFFS-Cerro Largo

Page 2: Objetos Virtuais de Aprendizagem

Introdução Objetos de Aprendizagem,

segundo Wiley (2000) podem ser compreendidos como

“qualquer recurso digital que possa ser

reutilizado para o suporte ao ensino”.

Page 3: Objetos Virtuais de Aprendizagem

Podem ser criados em qualquer mídia ou formato, podendo ser simples como uma animação ou uma apresentação de slides ou complexos como uma simulação (MACÊDO et al, 2007).

Page 4: Objetos Virtuais de Aprendizagem

Para Sá Filho e Machado (apud BARROS, D. M. V.; ANTONIO JR., 2005), a definição para objetos de aprendizagem pode ser: recursos digitais, que podem ser usados, reutilizados e combinados com outros objetos para formar um ambiente de aprendizado rico e flexível.

Page 5: Objetos Virtuais de Aprendizagem

Aplicações dos SE● Seu uso pode reduzir o tempo de

desenvolvimento, diminuir a necessidade de instrutores especialistas, bem como os custos associados com o desenvolvimento baseado em web.

● podem ser usados como recursos simples ou

combinados para formar uma unidade de instrução maior.

● Podem também ser usados em um determinado contexto e depois serem reutilizados em contextos similares.

Page 6: Objetos Virtuais de Aprendizagem

Tecnologias digitais na educação...

Segundo Sandholtz (1997), o papel da tecnologia na educação não é tão óbvio.Precisamos discutir a inserção das tecnologiasna educação para podermos compreenderem que elas poderão auxiliar no processo ensino-aprendizagem.

Page 7: Objetos Virtuais de Aprendizagem

Objetos de Aprendizagem e suas Aplicações

Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle.

O Moodle(Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment) é um ambiente virtual de aprendizagem que tem como base a pedagogia construcionista.

Esse ambiente possibilita interatividade entre a comunidade virtual.

Page 8: Objetos Virtuais de Aprendizagem

O Moodle, assim como outros ambientes de aprendizagem, dispõe de ferramentas como chat, fórum, wiki, diários, questionários, pesquisas, tarefas, glossário.

A escolha das ferramentas na formatação do curso visou a criação de um ambiente agradável que estimulasse a participação de todos.

Page 9: Objetos Virtuais de Aprendizagem

Escolha do recurso educativo online

O Moodle, é bastante interessante, porque é um recurso de apoio ao ensino, ou seja, é conhecido como um ambiente virtual de aprendizagem, que poderá ser utilizado quer para complementar as aulas presenciais em alguma instituição como também pode ser utilizado na criação de cursos totalmente a distância.

Page 10: Objetos Virtuais de Aprendizagem

Potencialidades:

● Oportunidade de ensino para filhos de profissionais itinerantes, alunos com deficiências físicas de locomoção, etc.;

● Facilidade de gestão de conteúdos, através da publicação de qualquer tipo de ficheiro, conteúdos esses que ficam disponíveis para a consulta pelos alunos;

● Espaço de acesso à informação especializada, de colaboração interação entre professores e alunos e entre os próprios alunos.

Page 11: Objetos Virtuais de Aprendizagem

O Moodle permite ao professor realizar várias atividades tais como:

• fóruns de discussão;• visionamento de filmes;• questionários e referendos; testes, etc.

Page 12: Objetos Virtuais de Aprendizagem

Avaliação descritiva global

O Moodle tem vindo a ganhar cada vez mais impacto no Ensino, algumas das razões já foram descritas na parte inicial deste trabalho, no entanto depois de ter feito uma avaliação mais concreta do recurso, e a qual resultou numa avaliação de Muito Bom, é importante salientar mais alguns pontos fortes que este recurso nos possibilita

Page 13: Objetos Virtuais de Aprendizagem

De acordo com as dimensões que foram avaliadas, posso começar por dizer que este recurso se encontra disponível em vários idiomas, facilitando assim o acesso à plataforma em vários pontos do mundo.

É uma plataforma que de quando em vez, sofre algumas atualizações, de forma a melhorar o seu acesso e desempenho e desta forma acrescenta valor ao processo ensino-aprendizagem para qual é mais utilizado.

Page 14: Objetos Virtuais de Aprendizagem

Apresenta também facilidade de acesso porque a sua aparência é muito simples e bem dividida por tópicosque posteriormentecada professor/orientadorpode ainda melhorar com ilustrações, vídeos, imagens, etc, para se tornar mais atrativo.

Page 15: Objetos Virtuais de Aprendizagem

A avaliação do objetovirtual de aprendizageminterativo raciocíniodiagnóstico,aplicadojunto aos professorese alunos das Ciências,compôs-se de instrumento deapresentação,organização do conteúdo e de usabilidade.

Page 16: Objetos Virtuais de Aprendizagem

Considerações Finais

Quanto à dimensão pedagógica posso dizer que é um recurso que se adequada a ser utilizado por qualquer área curricular, porque é adaptável com as várias atividades que disponibiliza, desde envio de ficheiros, publicação de conteúdos, calendarização de datas, fóruns, testes, questionários, etc.,

Page 17: Objetos Virtuais de Aprendizagem

sendo por isso um recurso muito relevante para o desenvolvimento de competências de aprendizagem, porque estando disponível as atividades, os alunos poderão aceder quando bem entenderem, quer acendendo na escola, em casa ou qualquer outro lugar e desta forma cada aluno pode controlar o seu ritmo de aprendizagem.

Page 18: Objetos Virtuais de Aprendizagem

Referências:● https://sites.google.com/site/webaulaciencias/home/conhecendo-

objetos-virtuais-de-aprendizagem.

● http://www.de9.ime.eb.br/~sousamaf/cd/pdf/arq0041.pdf

● http://aredanielasantos.wordpress.com/

● https://www.institutoclaro.org.br/em-pauta/portal-do-professor-apresenta-diversidade-de-ferramentas-para-incorporar-tecnologias-ao-ensino/

● http://construindooeducar.blogspot.com.br/2011/06/ambientes-virtuais-de-aprendizagem.html

● http://pedagogiaonlinedaufc.blogspot.com.br/2010/10/ambientes-virtuais-e-aprendizagem-ava.html