Obs.: As atividades desta bateria contemplam o conteúdo do ... · Qual é a principal...

13
1. Qual é a principal característica que diferencia as Guianas e o Suriname dos demais países sul- americanos? 2. Sobre a América andina, responda: a) Quais países fazem parte dessa região? b) Como a presença da cordilheira dos Andes influencia a hidrografia? c) A cordilheira dos Andes também influencia no clima e na vegetação? 3. Sobre a economia dos países andinos, identifique as afirmações que apresentam incorreções e reescreva-as, tornando-as corretas. ( A ) Chile e Venezuela destacam-se como os países mais industrializados da região. ( B ) Uma característica marcante dessa região é a produção legal de maconha e cocaína, fonte de renda para poderosos grupos de traficantes e também para pequenos agricultores. ( C ) O Chile é o maior produtor mundial de cobre, com 38% das reservas mundiais. Outro destaque da economia chilena é a produção de vinhos e a atividade pesqueira. ( D ) Na Bolívia, a atividade industrial é altamente desenvolvida. ( E ) O Peru é um dos maiores produtores e exportadores mundiais de pescado. ( F ) A produção de petróleo na Venezuela não é significativa no conjunto da produção mundial. ( G ) O café é o principal produto agrícola da Colômbia, que se classifica como quarto maior produtor e segundo maior exportador mundial, ficando atrás apenas do Brasil. 4. Leia a tabela e responda às questões. a) De acordo com os dados apresentados, qual país obteve mais avanços na meta de alcançar a educação primária universal? b) Quais países atingiram a meta de ter 100% de alunos matriculados na escola primária? c) Qual país teve a maior redução nas taxas de mortalidade infantil e qual apresentou a menor taxa de redução? Obs.: As atividades desta bateria contemplam o conteúdo do trimestre.

Transcript of Obs.: As atividades desta bateria contemplam o conteúdo do ... · Qual é a principal...

Page 1: Obs.: As atividades desta bateria contemplam o conteúdo do ... · Qual é a principal característica que diferencia as Guianas e o Suriname dos demais países sul-americanos? 2.

1. Qual é a principal característica que diferencia as Guianas e o Suriname dos demais países sul-americanos? 2. Sobre a América andina, responda:

a) Quais países fazem parte dessa região? b) Como a presença da cordilheira dos Andes influencia a hidrografia? c) A cordilheira dos Andes também influencia no clima e na vegetação? 3. Sobre a economia dos países andinos, identifique as afirmações que apresentam incorreções e reescreva-as, tornando-as corretas. ( A ) Chile e Venezuela destacam-se como os países mais industrializados da região. ( B ) Uma característica marcante dessa região é a produção legal de maconha e cocaína, fonte de renda

para poderosos grupos de traficantes e também para pequenos agricultores. ( C ) O Chile é o maior produtor mundial de cobre, com 38% das reservas mundiais. Outro destaque da

economia chilena é a produção de vinhos e a atividade pesqueira. ( D ) Na Bolívia, a atividade industrial é altamente desenvolvida. ( E ) O Peru é um dos maiores produtores e exportadores mundiais de pescado. ( F ) A produção de petróleo na Venezuela não é significativa no conjunto da produção mundial. ( G ) O café é o principal produto agrícola da Colômbia, que se classifica como quarto maior produtor e

segundo maior exportador mundial, ficando atrás apenas do Brasil. 4. Leia a tabela e responda às questões. a) De acordo com os dados apresentados, qual país obteve mais avanços na meta de alcançar a educação primária universal? b) Quais países atingiram a meta de ter 100% de alunos matriculados na escola primária? c) Qual país teve a maior redução nas taxas de mortalidade infantil e qual apresentou a menor taxa de redução?

Obs.: As atividades desta bateria contemplam o conteúdo do trimestre.

Page 2: Obs.: As atividades desta bateria contemplam o conteúdo do ... · Qual é a principal característica que diferencia as Guianas e o Suriname dos demais países sul-americanos? 2.

5. Leia a notícia e responda as questões.

VENEZUELA TIRA DO AR NOVELA COM CACHORRO CHAMADO “HUGUITO”

Os venezuelanos já não podem mais ver as peripécias da personagem Venezuela, uma mulher gorda, falante e brigona, que vive às turras com sua irmã Colômbia e não pode se separar de seu cachorrinho, Huguito. É que o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, irritado com a sátira, ordenou que a novela saísse do ar no meio da trama. Órgãos do governo que regulam a imprensa na Venezuela justificaram a decisão dizendo que a novela Chepe Fortuna (referência ao protagonista) promove “a intolerância política e racial, assim como a xenofobia e a apologia do delito”. Chávez chegou a dizer que a novela de 280 capítulos, que deixou de ser exibida no episódio 100, era “horrível”. Segundo informações do jornal espanhol El País, em um dos capítulos o personagem Venezuela, uma mulher gorda, histriônica e que carrega na maquiagem perde seu cão Huguito. Quando é avisada, começa a chorar. — Que vai ser da Venezuela sem Huguito? O amigo que lhe passa a notícia do desaparecimento responde, então, à mulher: — Vai ficar livre, a Venezuela. Porque ultimamente Huguito se metia na casa de todo mundo, criando mal-estar. Venezuela também vive brigando com a irmã Colômbia, uma mulher retratada como paciente e cheia de virtudes. Além disso, a personagem está grávida e seu filho já tem nome: Fidelito — uma referência ao líder cubano Fidel Castro, de quem Chávez é muito próximo (...).

Fonte: R7 Notícias.

a) Por que a exibição da novela irritou o presidente venezuelano Hugo Chávez? b) Como a personagem Venezuela é descrita? c) Explique a ironia presente na seguinte frase: “Vai ficar livre, a Venezuela. Porque ultimamente Huguito se metia na casa de todo mundo, criando mal-estar. ” 6. A presença indígena é uma característica marcante da população da América andina. Leia a notícia e faça o que se pede.

CAMPANHA NA BOLÍVIA INCENTIVA INDÍGENAS A FAZEREM PLÁSTICA NO NARIZ

Uma campanha publicitária na Bolívia está incentivando pessoas com traços

indígenas a fazerem cirurgias plásticas para se livrarem de “deformidades do nariz”. Algumas cirurgias são subsidiadas pelo governo e chegam a ser feitas até sem custo para os pacientes. Muitos descendentes de indígenas na Bolívia têm narizes grandes como traço característico da sua etnia, mas o atributo é considerado indesejado por alguns, que dizem sofrer com preconceito. Mas submeter-se à cirurgia, no entanto, seria desferir um golpe no “orgulho indígena” pregado pelo presidente boliviano, Evo Morales. No ano passado, o próprio Morales passou por uma cirurgia no nariz para corrigir um problema respiratório, mas se recusou a alterar sua aparência, alegando que a plástica afetaria sua etnicidade. (...) Para o ex-ministro da Cultura da Bolívia e especialista em identidade indígena, Pablo Groux, as cirurgias plásticas como forma de mudar características étnicas são um fenômeno do mundo globalizado e há pouco que se possa fazer para combater isso. “Este é um efeito do domínio do padrão de beleza ocidentalizado no mundo. Comunidades aymara e quéchua, que ficam nos centros urbanos, não são imunes a essas pressões”.

Fonte: BBC Brasil.

a) Como você definiria o “orgulho indígena”? b) Você considera que a cirurgia plástica para modificar uma característica étnica afasta as pessoas de suas origens e de sua cultura? Escreva um parágrafo sobre o assunto.

Page 3: Obs.: As atividades desta bateria contemplam o conteúdo do ... · Qual é a principal característica que diferencia as Guianas e o Suriname dos demais países sul-americanos? 2.

7. Leia a notícia e responda às questões.

O PAÍS DEVASTADO PELA GUERRA DAS DROGAS

A criminalidade na Colômbia vem consumindo o país de tal forma que os antropólogos e sociólogos estão se especializando no estudo da violência. Hoje, a Colômbia tem uma média de homicídios que é o dobro da brasileira – e uma taxa de sequestro vinte vezes maior. Essas taxas fazem das cidades de Medellín e Cali os lugares mais violentos do mundo. A criminalidade atingiu um padrão sem precedentes, a ponto de 40% do território colombiano estar entregue a narcotraficantes, paramilitares e aos guerrilheiros das 13 Cópia autorizada. Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). Como consequência desse processo de ocupação, estima-se que quase 2% da população – 800 mil pessoas – tenham abandonado o país nos últimos dez anos com medo da violência. Calcula-se que 1,5 milhão de camponeses fugiram da violência no campo para engrossar as favelas das grandes cidades. Um terço desse total está na capital, Bogotá. É o terceiro maior número de refugiados dentro do mesmo país no mundo. Só perde para Angola e Sudão. Os três crimes que mais assustam a Colômbia são o homicídio, o latrocínio e o sequestro. As taxas de homicídios duplicaram na Colômbia nos últimos dez anos. No caso de sequestro, o aumento foi ainda maior. Na década de 1980, o país tinha, em média, um por dia. Agora, tem dez. A média de duração dos sequestros é de quatro a cinco meses [...].

Fonte: Terra Notícias

a) Qual é a principal causa da criminalidade na Colômbia? b) Quais são as principais consequências do aumento da criminalidade na Colômbia?

8. Associe as informações aos países listados no quadro.

a) Departamento ultramarino da França: _____________________________________________________ b) País de maior desenvolvimento econômico e social da América andina: __________________________ c) País que é o maior herdeiro da cultura inca: ________________________________________________ d) País conhecido como “país do meio do mundo”: _____________________________________________

9. Por que Argentina, Paraguai e Uruguai são chamados de “países platinos”?

10. Sobre a história da ocupação desses territórios, responda:

a) Durante o período colonial, qual país administrava o então Vice-Reino do Rio da Prata? b) Por que o rio da Prata recebeu esse nome?

11. Leia a notícia a seguir, que fala sobre o comércio na fronteira entre Brasil e Paraguai.

NOVA ADUANA ESTRANGULA COMÉRCIO DE “SACOLEIROS”

(...) A construção de uma nova aduana no fim do ano passado e o aperto da fiscalização na ponte estrangularam o comércio na fronteira mais movimentada do Brasil, secando a fonte de renda de pelo menos 45 mil pessoas. Elas passaram a buscar alternativas, dentro ou fora do contrabando. (...) O problema não aparece em gráficos, mas é visível nas ruas. No lado brasileiro, mais de cem moto-táxis aguardam passageiros. Acabaram os congestionamentos de até três horas na ponte, que já foi símbolo do comércio binacional. No lado paraguaio, caiu 60% o movimento das lojas e 5 mil delas fecharam desde 2002, segundo autoridades locais. (...) Em Foz, a Câmara Municipal estima uma perda de R$ 18 milhões ao mês no comércio na ponte. Perderam clientes os hotéis e pousadas dos “sacoleiros”. (...) Até 2005, apenas 5% dos que passavam pela ponte eram fiscalizados, alimentando comboios de até 300 ônibus com mercadorias, que ultrapassavam de longe a cota máxima de US$ 300 por pessoa. Com a nova aduana, passaram a fiscalizar 100% do fluxo. Nenhum ônibus foi apreendido na ponte em cinco meses. (...) Com a ponte fechada para o contrabando, ganham força o tráfico de drogas e os acertos de contas. Segundo estudo da prefeitura, a cidade atingirá esse ano a taxa de um homicídio por mil habitantes – média quatro vezes maior que a nacional.

Fonte: Folha online.

a) O que são sacoleiros? b) Quais são as principais consequências econômicas e sociais do aumento da fiscalização na fronteira Brasil-Paraguai? c) Por que a notícia diz que “o problema não aparece em gráficos, mas é visível nas ruas”?

Panamá – Guiana Francesa – Equador – Peru – Ilhas Cayman, Ilhas Virgens e Bahamas - Chile

Page 4: Obs.: As atividades desta bateria contemplam o conteúdo do ... · Qual é a principal característica que diferencia as Guianas e o Suriname dos demais países sul-americanos? 2.

12.

PROBLEMAS EM SUBESTAÇÃO DERRUBAM ENERGIA NO PARAGUAI POR 20 MIN Por cerca de 20 minutos, 65% das cidades do Paraguai ficaram sem luz na manhã desta terça-feira

(29). O corte de energia aconteceu às 10h11, por causa de uma falha no sistema de proteção das linhas

de transmissão na subestação da margem direita. Logo que foi identificado, o problema foi resolvido

por técnicos da binacional e a situação foi normalizada no país vizinho. O incidente localizado não

trouxe problemas para a usina, nem para o sistema elétrico brasileiro (...).

Disponível em: Acesso em: G1

a) A notícia fala de qual usina? Que tipo de usina ela é? b) Por que ela é considerada binacional? Quais países participaram de sua construção? 13. Leia a notícia a seguir, que trata das relações entre Brasil e Estados Unidos.

Relação Brasil-EUA: cooperação, disputas e atritos.

(...) Ao longo do tempo, os governos brasileiros e americanos alternaram períodos de cooperação política, disputas comerciais e alguns atritos diplomáticos. No período entre 1995 e 2000, coincidiram os mandatos de Fernando Henrique Cardoso e Bill Clinton. No plano pessoal e político, houve grande sintonia entre os dois presidentes, a ponto de Clinton empenhar-se pessoalmente no socorro financeiro ao Brasil. No plano econômico, porém, Brasil e EUA chegaram a impasses. Os Estados Unidos queriam ampliar mais o acesso de produtos e serviços ao mercado latino-americano – principalmente o brasileiro – por meio da Área de Livre Comércio das Américas, a Alca. Já o Brasil argumentava que expor os setores produtivos brasileiros à competitividade incomparável do gigante americano seria um desastre de alto custo econômico e social. A Alca ainda nortearia as relações Brasil-EUA nos anos seguintes. Em uma clara tentativa de confrontar a hegemonia dos EUA no continente sul-americano, o então presidente FHC realizou em 2000 uma reunião com os presidentes de onze países vizinhos para discutir questões regionais como democracia, narcotráfico e guerrilhas. (...) Dois anos depois, recém-eleito, o presidente Lula foi à Casa Branca moldar a parceria dos próximos anos. Em dezembro daquele ano, o encontro foi amistoso, mas pouco ficou de fato decidido no Salão Oval. No entanto, começou a ser moldado ali um novo processo de negociação entre os dois países. Novo porque o mundo havia mudado muito nos dois anos anteriores e prometia mudar muito mais nos que ainda viriam. Entre assuntos como guerra contra o terror e combate ao narcotráfico, a Alca foi o centro das atenções. Planejada inicialmente para entrar em vigor em 2005, os EUA pressionavam um acordo com o Brasil, sem sucesso. Nos anos seguintes, o campo diplomático foi abalado por uma questão longe do campo econômico ou político. O presidente Lula determinou a expulsão do jornalista americano Larry Rohter, correspondente no Brasil do jornal The New York Times – causando polêmica nos dois países. Rohter escrevera artigo em que afirmava que o envolvimento de Lula com o álcool era tema de “preocupação nacional”. A repercussão negativa e o mal-estar com as autoridades foi grande, fazendo com que Lula recuasse e desistisse da expulsão de Rohter. Sem um acordo entre Brasil e EUA sobre a área de livre comércio e com a eleição de Barack Obama para a presidência americana, surgiram novas promessas para o Brasil. No campo político, Obama indicava que trabalharia por uma reaproximação com países da América Latina, como Venezuela e Bolívia. O Brasil seria o interlocutor escolhido dos americanos para essa tarefa. No campo econômico, o plano era diminuir a dependência de seu país do petróleo, incentivando o uso e a produção do etanol. O Brasil seria o principal parceiro na empreitada e se livraria das barreiras protecionistas americanas.

Fonte: Veja.com.

a) O título da notícia fala em “cooperação, disputas e atritos”, qual disputa foi iniciada nos governos de Clinton e Fernando Henrique Cardoso? Por quais motivos? b) Segundo o texto, que situação criou um atrito entre os dois países no governo Lula? c) Com a eleição de Barack Obama, quais seriam as possibilidades de cooperação entre Brasil e Estados Unidos?

Page 5: Obs.: As atividades desta bateria contemplam o conteúdo do ... · Qual é a principal característica que diferencia as Guianas e o Suriname dos demais países sul-americanos? 2.

14. O “banco do Brics” ou o New Development Bank – NDB – é uma iniciativa dos países que compõem esse grupo. Dentre os seus objetivos está o auxílio aos países em desenvolvimento. Uma de suas mais importantes iniciativas foi a recente ( A ) compra de campos de petróleo e gás no Brasil e no Oriente Médio. ( B ) criação de uma linha de crédito para o financiamento da agroindústria em Cuba e na América Latina. ( C ) ajuda financeira às vitimas do furacão Matthew no Haiti. ( D ) concessão de empréstimos para projetos sobre energias renováveis. 15.

í

çã

ã

à í çã

Sobre esse assunto, analise as afirmativas a seguir: 1. Trata-se de um grupo de economias desenvolvidas cuja esfera de atuação está concentrada na agenda política elaborada pela OCDE (Organização Para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) que defende os princípios do livre mercado. 2. O principal objetivo desse grupo de economias em desenvolvimento está voltado para as instituições financeiras multilaterais e sua democratização. A cooperação entre os Brics projeta uma agenda geopolítica que aumente o seu poder de atuação na ordem global. 3. O Brasil, a China, a Rússia, a Índia e a África do Sul se comprometeram, na última reunião de 2015, a desenvolver suas políticas e seus programas de cooperação regulados pelas regras da OMC (Organização Mundial do Comércio). Está(ão) CORRETA(S) ( A ) apenas 1. ( B ) apenas 2. ( C ) apenas 1 e 3. ( D ) apenas 2 e 3. 16. No que diz respeito ao Brasil e seu relacionamento com as instituições internacionais, é correto afirmar que ( A ) na década de 1970, foi elaborado o projeto “Brasil Potência”, que visava à supremacia estratégica do

Brasil na América do Sul, por meio da criação de blocos econômicos, como o Mercosul. ( B ) em 2008, constituiu-se, internacionalmente, o Grupo dos 20 Financeiro (G-20 Financeiro), por

iniciativa brasileira, a fim de articular posições conjuntas dos países em desenvolvimento nos assuntos de redução de subsídios e de abertura dos mercados agrícolas dos países desenvolvidos.

( C ) a partir de um entendimento entre Brasil e Argentina, o Mercosul adotou uma “cláusula democrática”, porém esses países não aceitaram o regime de inspeções adotadas pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

( D ) o Brasil vem procurando reforçar sua presença nas instituições internacionais, participando do G-20 Comercial e do G-20 Financeiro, mesma postura que a China, a Índia e a Argentina vêm adotando.

Page 6: Obs.: As atividades desta bateria contemplam o conteúdo do ... · Qual é a principal característica que diferencia as Guianas e o Suriname dos demais países sul-americanos? 2.

17. Observe as informações contidas no gráfico a seguir. A China é, na atualidade, o principal parceiro comercial do Brasil. Porém, ao analisar apenas os valores, pode-se omitir informações importantes sobre produtos exportados e importados pelo Brasil. Nesse contexto, pode-se concluir que ( A ) a pauta de exportações do Brasil para o Mercosul apresenta produtos com maior valor agregado se

comparada às exportações para a China. ( B ) a China importa do Brasil uma gama de produtos, em especial, autopeças para veículos, automóveis

e derivados de petróleo. ( C ) a China é o maior fornecedor de petróleo ao Brasil, garantindo, dessa forma, a segurança energética

não só do Brasil como dos demais países do Mercosul. ( D ) a principal diferença nas exportações do Brasil para a China e para o Mercosul está na

predominância das commodities na pauta de exportações para o Mercosul. 18.

Cada vez mais pessoas fogem da guerra, do terror e da miséria econômica que assolam algumas nações do Oriente Médio e da África. Elas arriscam suas vidas para chegar à Europa. Segundo estimativas da Agência da ONU para Refugiados, até novembro de 2015, mais de 850 mil refugiados e imigrantes haviam chegado por mar à Europa naquele ano.

Garton Ash, Timothy. Europa e a volta dos muros. O Estado de S. Paulo, 29/11/2015. Adaptado.

Sobre a questão dos refugiados, no final de 2015, considere as três afirmações seguintes: I. A criação de fronteiras políticas no continente africano, resultantes da partilha colonial, incrementou os

conflitos étnicos, corroborando o elevado número de refugiados, como nos casos do Sudão e Sudão do Sul.

II. Além das mortes em conflito armado, da intensificação da pobreza e da insegurança alimentar, a guerra civil na Síria levou um contingente expressivo de refugiados para a Europa.

III. A política do apartheid teve grande influência na Nigéria, país de origem do maior número de refugiados do continente africano, em decorrência desse movimento separatista.

Está correto o que se afirma em ( A ) I, apenas. ( B ) I e II, apenas. ( C ) III, apenas. ( D ) II e III, apenas.

Page 7: Obs.: As atividades desta bateria contemplam o conteúdo do ... · Qual é a principal característica que diferencia as Guianas e o Suriname dos demais países sul-americanos? 2.

19.

O Sahel significa “costa” ou “fronteira”. É uma faixa de 500 km a 700 km de largura, em

média, e 5.400 km de extensão, situada na África Subsaariana, entre o Saara, ao norte, e a

savana, ao sul; e entre o oceano Atlântico, a oeste, e o Mar Vermelho, a leste. Trata-se de

uma região fitogeográfica com estepes, vegetação complexa e algumas xerófilas que

recebe uma precipitação entre 150 e 300 mm por ano. Pode, portanto pensar-se que a

agricultura no Sahel está condenada ao fracasso. No entanto, a região é protegida por um

cinturão verde constituído por uma flora altamente diversificada, que a protege dos ventos

do Saara. Por outro lado, o Sahel tem sido atingido por longos períodos de seca que

aumenta a situação de fome. Fonte: www.biomania.com.br. Acesso: 15 de setembro de 2016.

A descrição dessa região está caracterizada na seguinte imagem: ( A ) ( B ) ( C ) ( D ) 20.

O primeiro império da África subsaariana sobre o qual se tem notícias mais precisas é o Mali. Nele, Tombuctu, Jené e Gaô foram importantes cidades, centros de trocas e de concentração de pessoas, graças à rede de rios que fertilizava as terras e facilitava o transporte na região da curva do Níger. Vestígios arqueológicos apontam que, desde cerca dos anos 800 da nossa era, havia, ali, cidades e formas de comércio.

SOUZA, Marina de Mello e. África e Brasil africano. São Paulo: Ática, 2006, p. 34. Adaptado.

Com base no texto e nos conhecimentos sobre a história dos povos africanos é correto afirmar que a sociedade do império do Mali caracterizava-se por ser ( A ) urbana e rural, tendo o comércio fluvial como uma de suas atividades principais além das caravanas

nas rotas do Saara. ( B ) rural, essencialmente, tendo a agricultura coletiva como principal meio de subsistência. ( C ) militarizada, tendo a guerra como principal meio de sobrevivência de sua população. ( D ) tribal, visto que os povos africanos ainda não tinham alcançado o estágio civilizatório avançado.

Page 8: Obs.: As atividades desta bateria contemplam o conteúdo do ... · Qual é a principal característica que diferencia as Guianas e o Suriname dos demais países sul-americanos? 2.

21.

PESCA INDUSTRIAL PROVOCA DESTRUIÇÃO NA ÁFRICA

O súbito desaparecimento do bacalhau dos grandes cardumes da Terra Nova, no final do século XX – o que ninguém havia previsto –, teve o efeito de um eletrochoque planetário. Lançada pelos bascos no século XV, a pesca e depois a sobrepesca desse grande peixe de água fria levaram ao impensável. Ao Canadá o bacalhau nunca mais voltou. E o que ocorreu no Atlântico Norte está acontecendo em outros mares. Os maiores navios do mundo seguem agora em direção ao sul, até os limites da Antártida, para competir pelos estoques remanescentes.

MORA. J. S. Disponível em: www.diplomatique.com.br. Acesso em: 14 jan. 2014.

O problema exposto no texto jornalístico relaciona-se à

( A ) insustentabilidade do modelo de produção e consumo. ( B ) fragilidade ecológica de ecossistemas costeiros. ( C ) inviabilidade comercial dos produtos marinhos. ( D ) mudança natural nos oceanos e mares. 22. A África começou a ser mais intensamente explorada pelas nações europeias nos fins do século XIX, por liderança do Rei Leopoldo II, da Bélgica, em busca dos produtos da floresta tropical. Ao sul, metais nobres e diamantes motivaram a forte presença da colonização inglesa, que se arrastou por quase todo o século XX.

O texto acima diz respeito

( A ) ao processo de descolonização do continente africano. ( B ) ao momento mais intenso da escravização. ( C ) ao processo da partilha do continente africano. ( D ) ao domínio luso-espanhol no continente africano. 23. Lembranças de Makoko, uma das mais famigeradas comunidades de posseiros em Lagos, na Nigéria — metrópole presa

entre a modernidade e a miséria. Com centenas de modos de transferência assíncronos (ATM, na sigla em inglês),

recordes de centros de internet e milhões de telefones celulares, essa cidade agitada e congestionada com 8 milhões a 17

milhões de habitantes (dependendo de onde se traça a linha de contorno ou de quem faz a contagem) está conectada à

grade global. Centro internacional de negócios empresariais e capital comercial do país mais populoso da África, Lagos

atrai perto de 600 mil novos visitantes todos os anos. Mas a maioria dos bairros, mesmo alguns dos melhores, não

dispõe de água encanada, saneamento básico e eletricidade. Makoko — parte sobre terra firme, parte flutuando sobre

lagoas — é uma das comunidades mais carentes da megalópole.

Bairros como esse existem no mundo todo. [...]

Quando os governos negam a essas comunidades o direito de existir, as pessoas demoram mais para melhorar suas

casas.

Quando as autoridades do Rio de Janeiro decretaram guerra às favelas nos anos 60, por exemplo, as pessoas temiam ser

expulsas de suas casas, ou que estas fossem incendiadas e por isso não tinham pressa em melhorá-las. A maioria das

favelas permaneceu primitiva — pouco diferentes das cabanas de barro e dos barracos de madeira de Mumbai e Nairóbi.

Mas quando os políticos perceberam a reação e passaram a se comprometer com as comunidades, elas começaram a

proliferar sem controle. (NEUWIRTH, 2013. p. 22-24-26).

Considerando-se as informações contidas no texto e os conhecimentos sobre a organização do espaço mundial, é correto afirmar:

( A ) As regiões onde a urbanização ainda é incipiente se restringem ao Sudeste Asiático. ( B ) A economia subterrânea, nas favelas, movimenta grandes capitais sem a interferência do Estado. ( C ) A proliferação das favelas nos hemisférios Norte e Sul saiu do controle dos órgãos governamentais,

porque a explosão demográfica impede ações que sejam capazes de inibir a ocupação desordenada do solo.

( D ) A formação de mutirões possibilitou aos favelados a urbanização de espaços onde os centros comerciais e o comércio informal compartilham os lucros.

Page 9: Obs.: As atividades desta bateria contemplam o conteúdo do ... · Qual é a principal característica que diferencia as Guianas e o Suriname dos demais países sul-americanos? 2.

24. Observe o cartograma do continente africano e com auxílio do mesmo assinale com (V) ou (F) as proposições, conforme sejam respectivamente Verdadeiras ou Falsas. ( ) No norte da África localizam-se países cujos territórios encontram-se predominantemente no deserto

do Saara; são de cultura árabe e em 2011 surpreenderam o mundo com as fortes pressões populares

exigindo reformas políticas, movimento que ficou conhecido como a “Primavera Árabe”.

( ) O Sahel é uma faixa de clima semiárido que margeia o Saara, mas também delimita a África Branca

da África Subsaariana (negra), região que concentra os países mais pobres do mundo, com

aterrorizador histórico de conflitos étnicos e instabilidades políticas, legado do colonialismo europeu.

( ) O Sudão do Sul, independente em 2011, se constitui no mais novo e rico dos países integrantes do

Magreb, por ser grande produtor de petróleo e ter ficado com toda a infraestrutura de exportação

petrolífera, após a separação do Sudão, além de apresentar os melhores indicadores de

desenvolvimento humano do continente.

( ) A configuração territorial dos países africanos, com suas fronteiras em grande parte retilíneas,

expressa a partilha artificial do continente pelas nações europeias, que separou povos de mesma

cultura e juntou artificialmente etnias inimigas, originando sangrentos conflitos separatistas e

xenofóbicos que devastam a África desde o processo de descolonização, em especial a Subsaariana.

A sequência correta das assertivas é:

( A ) V – F – F – V ( B ) V – V – F – V ( C ) F – V – F – V ( D ) F – F – F – V

Page 10: Obs.: As atividades desta bateria contemplam o conteúdo do ... · Qual é a principal característica que diferencia as Guianas e o Suriname dos demais países sul-americanos? 2.

25. Identifique as três principais porções do relevo africano com base nas informações dadas. a) Região de origem vulcânica, com altitudes elevadas e depressões ou fossas tectônicas que deram

origem a extensos lagos, como o Tanganica, o Vitória (formador do rio Nilo) e o Niassa. Um aspecto marcante nesse planalto é o Rift Valley, uma depressão alongada que forma um vale.

b) Nessa porção localiza-se o deserto do Saara, que ocupa um quarto do território continental. A noroeste, está situada a cadeia do Atlas, que se estende desde o litoral do Marrocos até a Tunísia, abrangendo a região conhecida pelo nome de Magreb.

c) Compreende o centro-oeste e o sul do continente. A bacia do rio Congo e o deserto do Kalahari constituem duas grandes depressões dessa região.

26. Observe os mapas de clima e vegetação da África. Agora, escreva um parágrafo relacionando os tipos de clima às diferentes formações vegetais do continente. Escreva também onde cada um ocorre, utilizando pontos de referência. 27. Marque (V) nas alternativas verdadeiras e (F) nas falsas. ( ) Os países africanos ocupam uma posição privilegiada na Divisão Internacional do Trabalho (DIT),

pois exportam matéria-prima e produzem bens manufaturados. ( ) A África é rica em jazidas minerais, porém sua exploração não contribui para a melhoria das

condições de vida da população local, pois grandes companhias mineradoras estadunidenses e europeias são as responsáveis pela extração e beneficiamento do minério bruto fora do território africano.

( ) Entre as principais características da atividade agropecuária, podemos citar o pastoreio nômade, a pecuária extensiva, o predomínio da agricultura de subsistência e a existência de algumas áreas que utilizam técnicas modernas para o cultivo de algodão, amendoim, cacau, café, cana-de-açúcar, entre outros.

( ) A indústria africana é bastante desenvolvida e dinâmica. No continente, o processo de industrialização iniciou-se no período colonial, e os principais destaques na atividade são o Egito e a África do Sul.

( ) A maioria das indústrias africanas é nacional e estatal.

Page 11: Obs.: As atividades desta bateria contemplam o conteúdo do ... · Qual é a principal característica que diferencia as Guianas e o Suriname dos demais países sul-americanos? 2.

28. A epidemia de Aids no continente africano é uma questão social, sanitária e econômica. Para saber mais sobre o assunto, leia o texto a seguir e responda ao que se pede.

HIV e Aids na África e seu impacto sobre mulheres e crianças

Elizabeth N. Mataka

É desalentador observar que as mulheres representam cerca de 50%

de todos os adultos que vivem com HIV em todos os lugares do mundo.

Apenas na África ao sul do Saara, de 23 milhões de adultos entre 15 e 49

anos de idade infectados com HIV, 13,1 milhões – ou 57% – são

mulheres. Na Zâmbia, por exemplo, mulheres e meninas são altamente 9

Cópia autorizada. vulneráveis ao HIV e à Aids, e as mulheres entre 15 e

24 anos têm probabilidade três vezes maior de ser infectadas do que os

homens no mesmo grupo etário. O custo imposto às mulheres pelo HIV –

principalmente aquelas que vivem na África – vem sendo amplamente

subestimado. As crianças também não têm sido poupadas dos efeitos da

Aids, e seu impacto é devastador. Estima-se que, ao final de 2006, 2,3

milhões de crianças menores de 15 anos de idade viviam com HIV. Muitas

crianças continuam a perder seus pais como consequência da Aids, e essa

situação levou a um aumento no número de órfãos e de crianças

vulneráveis. As previsões para 2010 calculam em cerca de 15,7 milhões o

número de crianças órfãs devido à Aids apenas na África ao sul do Saara.

As crianças sofrem por um longo período antes da morte de seus pais,

principalmente as meninas, que precisam sair da escola para cuidar dos

pais doentes, principalmente de suas mães. As crianças perdem a

oportunidade de educação e de desenvolvimento máximo de seu potencial

devido à falta de apoio. Quando seus pais morrem, as crianças por vezes

precisam mudar para outro local – perdem seus amigos, assim como a

vizinhança familiar e o ambiente em que se sentiam seguras. O trauma

real sofrido por essas crianças permanece desconhecido, uma vez que

não há serviços de orientação infantil na África. (...)

Fonte: Unicef.org.

a) De acordo com o artigo, qual parcela da população africana é mais afetada pelos problemas decorrentes

da Aids?

b) Para as crianças, qual é a principal consequência do aumento do número de adultos infectados pelo

HIV?

c) Quais são os principais problemas enfrentados por uma criança africana cujos pais são portadores de

HIV?

Page 12: Obs.: As atividades desta bateria contemplam o conteúdo do ... · Qual é a principal característica que diferencia as Guianas e o Suriname dos demais países sul-americanos? 2.

1. A principal característica que os diferencia é a sua história colonial. Ao contrário dos demais países sul-americanos, colonizados por espanhóis e portugueses, as Guianas e o Suriname foram colonizados por ingleses, holandeses e franceses. Além disso, eles passaram por um processo de independência tardio. A atual Guiana foi uma colônia inglesa até 1966 e o Suriname foi uma colônia holandesa até 1975. A Guiana Francesa, por sua vez, é um departamento ultramarino francês. 2. a) Chile, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia e Venezuela. b) Os rios que nascem a oeste da cordilheira e deságuam no oceano Pacífico são de pequena extensão. Apresentam curso sobre terrenos íngremes e forte correnteza. Os rios que nascem a leste dos Andes e deságuam no oceano Atlântico são de grande extensão, como o Amazonas. c) Sim. Nas áreas mais elevadas, próximas à cordilheira dos Andes, ocorrem os climas frio de montanha, temperado e desértico, com vegetação de altitude. Essas características contrastam com os climas equatorial e tropical, que são predominantes nas demais regiões da América andina. 3. b) Uma característica marcante dessa região é a produção ilegal de maconha e cocaína, fonte de renda para poderosos grupos de traficantes e também para pequenos agricultores. d) Na Bolívia, a atividade industrial é quase inexistente. f) A produção de petróleo na Venezuela é significativa no conjunto da produção mundial. O país ocupa o sexto lugar no mundo em reservas petrolíferas e o nono lugar em produção. 4. a) A Venezuela, cuja porcentagem de alunos com acesso à educação primária mais que dobrou. b) Colômbia, Equador e Peru. c) O país que mais reduziu a taxa de mortalidade foi a Bolívia, e o que menos reduziu foi o Chile, que já possuía a menor taxa da América andina em 1990. 5. a) Porque a novela apresenta uma sátira que aborda a situação do país e a maneira de governar de Hugo Chávez. b) Como uma mulher gorda, falante e brigona. c) A frase é uma crítica à forma de governo de Hugo Chávez, que intervém de maneira diretiva em diversas áreas. 6. a) Espera-se que o aluno defina orgulho indígena como a valorização de todos os aspectos relacionados à cultura indígena que são inerentes aos povos latino-americanos. b) Resposta pessoal. Se considerarmos que a aparência física é motivo de orgulho, então a cirurgia plástica para modificá-la afasta as pessoas de sua origem. Porém, podemos considerar também que a transformação física não altera a sensação de pertencimento a determinado grupo. Nesse caso, não haveria problemas em fazer esse procedimento. 7. a) O narcotráfico. b) O deslocamento da população colombiana para fora do país e do campo para a cidade, e o aumento da taxa de homicídios e de sequestros. 8. a) Guiana Francesa. b) Chile. c) Peru. d) Equador 9. Porque eles possuem a maior parte de seu território banhada pelos rios que integram a bacia do Prata (ou Platina). 10. a) A Espanha. b) Porque os colonizadores europeus acreditavam que havia metais preciosos na região. Essa expectativa não se confirmou e levou os espanhóis a abandonarem o local no século XIX. 11. a) São pessoas que saem do Brasil com destino ao Paraguai para comprar diversos produtos e depois revendê-los. Nas compras, geralmente não há cobrança de impostos. b) O aumento da fiscalização diminuiu o comércio na fronteira. Lojas fecharam ou tiveram de demitir funcionários, hotéis perderam clientes e a violência aumentou. c) Porque grande parte do comércio realizado na região é informal e os produtos muitas vezes são contrabandeados. Além disso, vendedores e compradores não declaram à fiscalização os valores das transações comerciais realizadas. 12. a) A notícia fala de Itaipu, que é uma usina hidrelétrica. b) Ela é considerada binacional porque dois países estiveram envolvidos em sua construção: o Brasil e o Paraguai.

Page 13: Obs.: As atividades desta bateria contemplam o conteúdo do ... · Qual é a principal característica que diferencia as Guianas e o Suriname dos demais países sul-americanos? 2.

13. a) Em 1994, tiveram início as negociações para a criação da Área de Livre Comércio das Américas (Alca) e, até 2005, o Brasil não tinha aceitado entrar no grupo. O principal motivo dessa disputa é que os Estados Unidos queriam, por meio da Alca, ampliar o acesso de produtos e serviços ao mercado latino-americano. Porém, o Brasil se mostrou reticente a ingressar no grupo, argumentando que isso poderia expor os setores produtivos brasileiros à competitividade incomparável do gigante norte-americano. Seria um desastre de alto custo econômico e social para nosso país. b) A determinação da expulsão, pelo presidente Lula, do jornalista estadunidense Larry Rohter, correspondente no Brasil do jornal The New York Times. Rohter havia escrito um artigo afirmando que o envolvimento de Lula com o álcool era tema de “preocupação nacional”. A repercussão negativa do caso fez com que Lula recuasse e desistisse da expulsão de Rohter. c) Especula-se que Barack Obama pretenda retomar relações com países latino-americanos, e o Brasil auxiliaria os Estados Unidos nesse processo. Além disso, Obama pretende diminuir a dependência norte-americana do petróleo, incentivando o uso e a produção do etanol. O Brasil seria o principal parceiro nessa empreitada, livrando-se de barreiras protecionistas. 14. D 15. B 16. D 17. A 18. B 19. A 20. A 21. A 22. C 23. B 24. B 25. a) Planalto Oriental. b) Planalto Setentrional. c) Planalto Centro-Meridional. 26. Grande parte do território africano apresenta climas desérticos e tropicais. Associada ao clima desértico existe uma vegetação desértica, sobretudo ao norte do continente, que corresponde à região do Magreb. Nas áreas da região central, de clima tropical e equatorial, existem as savanas e as florestas tropical e equatorial. As áreas que correspondem aos climas temperado e mediterrâneo favorecem a agricultura. Por fim, nas zonas de transição, ocorre o semiárido, cujas vegetações correspondentes são as estepes, pradarias e savanas. 27. F – V – V – F – F 28. a) As mulheres e as crianças. b) O aumento do número de adultos infectados gera um maior número de crianças órfãs e vulneráveis. c) Elas perdem a oportunidade de se educar. As crianças abandonam a escola para cuidar dos pais doentes e, após a morte deles, perdem a estrutura familiar e são muitas vezes obrigadas a se mudar. Elas também se tornam vulneráveis e expostas à fome e à doença.