Observações Da Dimensão Econômica Na Comunidade

4
Observações da Dimensão Econômica na Comunidade: *Qual a forma de produção na qual a comunidade está inserida? Se é somente de subsistência? * Quais as principais Culturas que são cultivadas? Essas culturas foram passadas de gerações? Ou existe alguma relação com o solo? * Qual Principal fonte de renda da comunidade? * Além da Agricultura, quais as outras fontes de renda? Aposentadorias? Transferências governamentais? * As fontes do renda do trabalho são mais intensas ou menos intensas que as transferências governamentais? * A comunidade tem serviços de comércio, feiras ? Como funciona? * Existe alguma outra fonte de emprego fora a agricultura na comunidade? Quais fontes são essas? * Quais atividades econômicas merecem destaque na comunidade? * Atualmente, existem alguma nova atividade econômica que está sendo desencadeada? Ou permanecem as mesmas atividades que já eram realizadas anteriormente? * O turismo rural já pode ser caracterizada uma fonte de renda pra comunidade? Comunidade do Crato celebra noite de lua com manifestação da cultura local Monyse Ravena - comunicadora popular da ASA Fortaleza – CE 29/05/2012 Na comunidade Chico Gomes, localizada no município do Crato, no sopé da Chapada do Araripe, no Cariri cearense, as noites de lua cheia são noites de festa. Quando a lua clareia o céu, a comunidade realiza a Balada Coco. A Balada é uma das principais manifestações culturais locais e que, atualmente, é animada pela juventude presente no Grupo Urucongo de Artes. Atualmente, o evento da comunidade chama atenção da população dos municípios do Cariri, congregando em suas noites estudantes, professores, artistas locais, organizações não- governamentais e muitos curiosos, que cada vez mais, sobem a Chapada para

description

Observações Da Dimensão Econômica Na Comunidade

Transcript of Observações Da Dimensão Econômica Na Comunidade

Observaes da Dimenso Econmica na Comunidade:*Qual a forma de produo na qual a comunidade est inserida? Se somente de subsistncia?* Quais as principais Culturas que so cultivadas? Essas culturas foram passadas de geraes? Ou existe alguma relao com o solo?* Qual Principal fonte de renda da comunidade? * Alm da Agricultura, quais as outras fontes de renda? Aposentadorias? Transferncias governamentais?* As fontes do renda do trabalho so mais intensas ou menos intensas que as transferncias governamentais?* A comunidade tem servios de comrcio, feiras ? Como funciona?* Existe alguma outra fonte de emprego fora a agricultura na comunidade? Quais fontes so essas?* Quais atividades econmicas merecem destaque na comunidade?* Atualmente, existem alguma nova atividade econmica que est sendo desencadeada? Ou permanecem as mesmas atividades que j eram realizadas anteriormente?* O turismo rural j pode ser caracterizada uma fonte de renda pra comunidade?

Comunidade do Crato celebra noite de lua com manifestao da cultura local

Monyse Ravena - comunicadora popular da ASA

Fortaleza CE

29/05/2012

Na comunidade Chico Gomes, localizada no municpio do Crato, no sop da Chapada do Araripe, no Cariri cearense, as noites de lua cheia so noites de festa. Quando a lua clareia o cu, a comunidade realiza a Balada Coco.A Balada uma das principais manifestaes culturais locais e que, atualmente, animada pela juventude presente no Grupo Urucongo de Artes. Atualmente, o evento da comunidade chama ateno da populao dos municpios do Cariri, congregando em suas noites estudantes, professores, artistas locais, organizaes no-governamentais e muitos curiosos, que cada vez mais, sobem a Chapada para conhecer, danas e se encantar com a Balada.E neste sbado (2), noite de lua cheia, acontecer o encontro do coco com a msica clssica no terreiro de Dona Iraci, uma das moradoras da comunidade. A Balada apresentar danas tradicionais, artesanato, teatro de rua, msica, dentre outros.Esta edio da Balada Coco refletir sobre a cultura popular e os megaeventos culturais da regio do Cariri financiadas pelo grande capital.A comunidade Stio Chico Gomes possui experincias de convivncia com o semirido como Casa de Semente e produo coletiva de alimentos atravs de uma Mandala. Para Manoel Leandro, uma das lideranas da comunidade: A balada coco como fosse a cisterna frente transposio. O que ns fazemos questionar esse projeto capital indicando outro caminho. O que realmente importante na balada coco a formao, a seca ou os impactos dela so resultado do projeto capital. Contamos com grupos parceiros comprometidos com o projeto popular para o Brasil que oposto ao projeto do capitalismo. A confiabilidade passa pela valorizao das manifestaes culturais das comunidades.

JOVENS FAMILIARES PRODUZINDO NO CARIRI: COMUNIDADE CHICO GOMES SEDIA CAPACITAAO EM TURISMO RURAL

O projeto pioneiro quer implementar o turismo rural na cidade do Crato

Aconteceu nos dias 22 e 23, na comunidade Chico Gomes, em Crato, o curso de Turismo Rural promovido pela Associao Crist de Base e patrocinado pela Petrobras por meio do projeto Petrobras Desenvolvimento e Cidadania.

O Curso de Turismo Rural faz parte das atividades do projeto Jovens Familiares Produzindo no Cariri e tem o intuito de capacitar a populao do Chico Gomes para a construo de um projeto turstico na comunidade. Assim, a ideia despertar a identidade do lugar para que os participantes percebam os desafios e as potencialidades locais.

Segundo a monitora do curso, Ccera Oliveira, o turismo rural, se bem projetado, fortalece e estreita os laos da comunidade mas a vinda de um pblico que no compreende a proposta do projeto pode prejudicar o lugar. Todos devem se conscientizar que isso algo bastante srio e que a comunidade deve se preparar e construir um projeto slido para encarar esse desafio, esclarece a monitora.Os dois dias foram marcados por muitos debates e a questo da identidade da comunidade foi um dos temas mais questionados. Fora de vontade, a unio e dedicao, os espaos naturais, as trilhas e fontes de gua doce, a mandala, os terreiros que sediam a balada coco foram apontados como riquezas que podem ser exploradas.

Ns aqui do Chico Gomes moramos em um lugar privilegiado, temos muita sorte em morarmos em uma rea de preservao ambiental porque o Soldadinho do Araripe mora aqui e mais um ponto pra gente. Queremos desenvolver um fluxo contnuo de turismo rural, preservando a Chapada do Araripe e criando uma forma de renda para as famlias. No queremos a degradao da Chapada, o mal uso dos espaos visitados, a destruio ou a mudana dos espaos da comunidade, fala Adriana Rodrigues.

O curso teve uma carga horaria de 16 horas e reuniu 20 pessoas na capela de So Jos, na comunidade do Chico Gomes.