Observativo 17

6
GOA Busca Novo Sítio Pág. 5 Foguete cai na Rússia Pág. 6 Transmissão do Eclipse Lunar Pág. 2 O Tempo Está Passando Mais Rápido? Pág. 4 nformativo do GOA #17 - Julho 2014 - Departamento de Física - CCE - UFES www.astro.ufes.br Oposição de Saturno Pág. 2 Carta Celeste Pág. 3 Efemérides Astronômicas Pág. 2 Os Anéis de Chariklo Foto: ESO/L. Calçada/M. Kornmesser / Lucie Maquet O pesquisador Felipe Braga-Ribas, do Observatório Nacional do Rio de Janeiro, liderou uma grande equipe internacional de cientistas que tinha por objetivo acompanhar a passagem de um asteroide de 250 quilômetros de extensão na frente de uma estrela. Nessas observações descobriram que um asteroide distante, chamado Chariklo, está rodeado por dois anéis. Separados por uma distância de nove qui- lômetros. Esses anéis de poeira são densos e estreitos, de três e sete quilômetros de largura. Este é o menor objeto já descoberto com anéis e o quinto astro no Sistema Solar - além dos planetas gigantes Júpiter, Saturno, Urano e Netuno - com esta caraterística. Chariklo é o maior membro de uma classe de objetos conhecidos por Centauros, que orbitam o Sol entre Saturno e Urano, no Sistema Solar externo. De acordo com O Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês), esses dois anéis “poderão mais tarde dar origem à formação de um pequeno satélite”. Assim, levando para uma proporção muito maior, a descoberta poderia até explicar a formação da Astronômos liderados por brasileiro descobrem primeiro asteroide com anéis. “nossa própria Lua nos primeiros dias do Sistema Solar” – além, claro, de satélites de outros planetas. José Miranda No Mundo da Lua Pág. 6

description

 

Transcript of Observativo 17

Page 1: Observativo 17

GOA Busca Novo SítioPág.5

Foguete cai na RússiaPág.6

Transmissão do Eclipse LunarPág.2

O Tempo Está Passando Mais Rápido?Pág.4

nformativo do GOA #17 - Julho 2014 - Departamento de Física - CCE - UFES www.astro.ufes.br

Oposição de SaturnoPág.2

Carta CelestePág.3

Efemérides AstronômicasPág.2

Os Anéis de Chariklo

Foto:ESO/L.Calçada/M

.Kornmesser

/LucieMaquet

O pesquisador Felipe Braga-Ribas, do ObservatórioNacional do Rio de Janeiro, liderou uma grandeequipe internacional de cientistas que tinha porobjetivo acompanhar a passagem de um asteroide de250 quilômetros de extensão na frente de uma estrela.

Nessas observações descobriram que um asteroidedistante, chamado Chariklo, está rodeado por doisanéis. Separados por uma distância de nove qui-lômetros. Esses anéis de poeira são densos e estreitos,de três e sete quilômetros de largura. Este é o menorobjeto já descoberto com anéis e o quinto astro noSistema Solar - além dos planetas gigantes Júpiter,Saturno, Urano e Netuno - com esta caraterística.

Chariklo é o maior membro de uma classe de objetosconhecidos por Centauros, que orbitam o Sol entreSaturno e Urano, no Sistema Solar externo.

De acordo com O Observatório Europeu do Sul(ESO, na sigla em inglês), esses dois anéis “poderãomais tarde dar origem à formação de um pequenosatélite”. Assim, levando para uma proporção muitomaior, a descoberta poderia até explicar a formação da

Astronômos liderados por brasileiro descobrem primeiroasteroide com anéis.

“nossa própria Lua nos primeiros dias do SistemaSolar” – além, claro, de satélites de outros planetas.

José Miranda

No Mundo da LuaPág.6

Page 2: Observativo 17

2

Sol vistos da Terra. Isso significa que Saturno nasceao pôr-do-Sol e põe-se ao nascer-do-Sol. Por isso évisível durante toda a noite em qualquer sítio domundo.

O Planeta do Anéis é o segundo maior planeta doSistema Solar. É tão grande que dentro dele caberiammais de 700 Terras! Por ser tão grande e gasoso, suadensidade média é menor do que a da água. Isto é0,69 g/cm³. Fato que o faria boiar, caso colocássemoso astro dentro de uma hipotética banheira com água.

Saturno no início da noite, na constelação de Libra

Imagem registrada pelo GOA durante o eclipse

Oposição de SaturnoOposição de Saturno

Informativo do GOA #17 julho 2014

Efemérides Astronômicas

FONTE: Almanaque Astronômico 2014 - CEAMIG e Stellarium

GOA fez Transmissão ao vivo do Eclipse Lunar

O Senhor dos Anéis ou Planeta dos Anéis, comotambém é conhecido Saturno, esteve em oposição dia10 de maio.

Para localizar e observar Saturno, que se encontrana constelação de Libra, bastava olhar para o ladoLeste no início da noite. Não é preciso equipamentosespeciais. É possível observá-lo a olho nu. Para obser-var seus anéis e satélites, entretanto, precisa-se de umpequeno telescópio ou um bom binóculo.

Oposição, astronomicamente falando, é quando doiscorpos celestes estão em posições opostas no céu,vistos de um determinado local. Nesse caso, Saturno e

Márcio Malacarne

Na madrugada do dia 15 de abril deste ano maisde 10 mil pessoas acessaram a transmissão ao vivo deum eclipse lunar. O fenômeno conhecido como LuaVermelha ou Lua de Sangrenta foi transmitido ao vivopelo Observatório da UFES através do siteastro.ufes.br.

A noite começou com o céu claro e bonito, porémpouco antes do eclipse ficou nublado e até choveu.Mesmo assim quase mil pessoas acessaram, simulta-neamente, o site do Observatório para acompanhar oevento, as que puderam presenciar registraram fotosdo momento máximo da mudança de cor da lua.

Este eclipse foi visto em todo o continente ame-ricano, no Pacífico e no leste da Austrália.

O próximo eclipse lunar total acontecerá no dia 8 deoutubro, porém só será visível no Norte e parte doCentro-Oeste brasileiro. Para os capixabas que não

puderam presenciar o episódio ainda há esperança! Opróximo eclipse vai acontecer no dia 27 de setembrode 2015 e será visível não só em Vitória, mas em quasetodo o país.

Page 3: Observativo 17

3

Efemérides Astronômicas

FONTE: Almanaque Astronômico 2014 - CEAMIG e Stellarium

Informativo do GOA #17 Julho 2014

Para boa parte do Brasil, esta carta representa a posição aproximada dosastros no céu nas seguintes datas:

Início de Julho ~21hMeio de Julho ~20hFinal de Julho ~19h

Como usar a Carta Celeste

Para entender a carta, posicione-a sobre a cabeça e observe de baixo para cima, lendo as instruções nocontorno. A linha azul (o Equador Celeste) representa o limite entre o Hemisferio Celeste Sul e o HemisférioCeleste Norte, é a projeção da Linha do Equador terrestre no céu. Os nomes dos Astros estão com inicialmaiúscula e os das CONSTELAÇÕES em caixa alta. As principais estrelas das contelações ocidentais visíveisnesta carta estão unidas por linhas. A "grande mancha azul" é a Via Láctea, a nossa galáxia, que infelizmentenão conseguimos visualizar das cidades devido à poluição luminosa.

31/07 01/07OESTE

Legenda

Page 4: Observativo 17

4

Informativo do GOA #17 julho 2014

Equipe GOA: Bolsistas: José Miranda., Priscila Reges. Colaboradoras/es: Estevão PrezentinoSant'anna, Jonathan Janjacomo, Júlio Xavier Valle, Lya Lugon, Mário N. De Prá, Paula B. Zanotellie Sandro R. de Souza. Coordenação: Márcio Malacarne.Textos, projeto gráfico e diagramação: Equipe GOA. Revisão: Equipe GOA.Contatos: (+55 27) 4009 7664 www.astro.ufes.br - [email protected]. F. Ferrari, 514, Cep 29075910, Vitória-ES.

Este impresso foi criado usando programas livres: Debian Linux, Gimp, Stellarium, Scribus, Inkscape, OpenOffice. Tiragem: 2000 cópias.

Expediente

ProExPró-Reitoria

de Extenção

Direito de Comparti lhar eAdaptar sob a mesma licença

(CC BY-NC-SA 2.5 BR)

Foguete russo com satélite cai poucoapós lançamento

No último dia 15 de maio umsatélite europeu foi perdido duran-te a colocação em órbita pelo fo-guete russo Próton-M, que caiuapós a decolagem.

O Próton na hora do lançamento, noCazaquistão. (Foto: AFP).

Os futuros lançamentos dofoguete Próton-M, como o lança-mento planejado para 15 de julho,foram suspensos até que a inves-tigação seja concluída. “Atualmen-te, os representantes da ComissãoEstatal estão analisando os dadosde telemetria e tentam descobrir ascausas que puderam provocar o a-cidente”, diz relatório russo.

Atualmente não há alternativaao Próton-M. O foguete Angarapoderia substituí-lo, mas essa má-quina está apenas começando a re-alizar os testes de verão, e seu pri-meiro lançamento está previstopara junho. A Rússia também dis-

No mundo da Lua

Este é o 12º satélite perdido pela Rússia desde 2010põe de foguetes Soyuz, porém, sãode classe diferente e têm muitomenos capacidade do que o Pró-ton, além do custo elevado.

O satélite, chamado ExpressAM4R, com peso de 5,7 toneladas,foi criado pela empresa europeiaEADS Astrium, a pedido dacorporação federal ComunicaçãoEspacial. Destinado à radiodifu-são, o satélite forneceria acesso àinternet, telefonia e deveria se tor-nar o terceiro dispositivo da sérieExpress. A vida útil do dispositivoera cerca de 15 anos e com custodo satélite de comunicação ultra-passa 28.8 milhões de dólares.

José Miranda

Page 5: Observativo 17

5

Este mês teremos ocultação de Saturnopela Lua em várias regiões do Brasil. Étambém um mês especial para se observar oplaneta dos anéis, Saturno, e seus satélites.Além do planeta Marte, nebulosas eaglomerados de estrelas no centro da ViaLáctea.Boas observações!

Editorial

O Tempo Está Passando Mais Rápido?Informativo do GOA #17 julho 2014

Por que a cada dia temos apercepção de que o tempo pas-sa mais rapidamente? Na ver-dade não é o tempo físico, masa forma como nosso cérebroprocessa o tempo. Muitos que-rem culpar a velocidade de ro-tação da Terra. Segundo oscientistas essa velocidade mudacerca de 2 milisegundos porséculo [1]. Entretanto, esse e-feito é praticamente impercep-tível durante uma vida humana.E mesmo se fosse, teria efeitocontrário, pois faria com que odia durasse mais. Na época dosdinossauros, o dia tinha cercade uma hora a menos.Pseudociências

Segundo algumas teoriasexotéricas, sem referências, re-visão por pares ou julgamentosinconclusivos, desde 1980 asressonâncias Schumann, umafrequência de ondas de rádio e-mitida pela terra, tinha aumen-tado de 7,8 Hz a 12,0 Hz. Emnovembro de 2013, vários jor-nais em papel e na Internetespalharam essa notícia afir-mando que essa era uma dascausas do tempo estar acele-rando [2]. Contudo, nada dissofoi provado.

O problema parece ser muitomais psicológico e filosófico doque físico. Veja essa idéia: "asexperiências novas, aquelas quefazem a mente parar e pensar

Márcio Malacarne e Sandro R. de Souza

de verdade, fazendo com que seudia pareça ter sido longo e cheio denovidades, vão diminuindo qua-ndo ficamos mais velhos." [3]Como o Cérebro HumanoMede o Tempo

"O cérebro humano mede otempo por meio da observação dosmovimentos.

Se alguém colocar você dentrode uma sala branca vazia, semnenhuma mobília, sem portas oujanelas, sem relógio… você come-çará a perder a noção do tempo.Por alguns dias, sua mente detecta-rá a passagem do tempo sentindoas reações internas do seu corpo,incluindo os batimentos cardíacos,ciclos de sono, fome, sede e pres-são sanguínea.

Isso acontece porque nossanoção de passagem do tempo deri-va do movimento dos objetos, pes-soas, sinais naturais e da repetição

de eventos cíclicos, como o nascer e opôr do sol.

Compreendido este ponto, há outracoisa que você tem que considerar:Nosso cérebro é extremamente otimi-zado. Ele evita fazer duas vezes omesmo trabalho.

Um adulto médio tem entre 40 e 60mil pensamentos por dia. Qualquerum de nós ficaria louco se o cérebrotivesse que processar conscientementetal quantidade.

Por isso, a maior parte destespensamentos é automatizada e nãoaparece no índice de eventos do dia eportanto, quando você vive uma ex-periência pela primeira vez, ele de-dica muitos recursos para compre-ender o que está acontecendo.", ex-plica Gustavo Cesar Mazzo [3], numexcelente texto que pode ser lido emnossa página:astro.ufes.br.

TEMPO PSICOLÓGICO

Este diz respeito a nossapercepção de tempo.Pode ser afetado pordrogas, doenças, clau-sura, idade, etc. Piagetescreveu um livro intei-ro sobre isso (A noçãodo tempo na criança).

TEMPO BIOLÓGICO

Não deixa de estar as-sociado ao tempo físico.Mas aqui é uma coisamais biológica. É aque-le relógio interno quetodo ser vivo tem quedefine sua “morte”. Ainformação de queestamos envelhecendoestá no DNA. Mais es-pecificamente nos telô-meros.

TEMPO FÍSICO

É uma medida de oquanto um aconteci-mento ocorre depois deoutro. Como dizia opróprio Einstein, é oque medimos no relógioe está associado ao es-paço.Podemos desdobrar istoem mais “subtempos”,como os três tipos detempos dos gregos. vejaas referências.

CONCEITOS DE TEMPO

Saiba mais

[1] Marés Oceânicas e Rotação da Terra,http://bowie.gsfc.nasa.gov/ggfc/tides/intro.html[2] http://es.wikipedia.org/wiki/Resonancia_Schumann[3] Gustavo Cesar Mazzo. Nada alem dosarquivos.http://nadalemdosarquivos.wordpress.com/page/3/

Page 6: Observativo 17

6

• Conhecimento técnico-científico, instalação e ma-nutenção;• Investimentos em equipamentos, a maioriaimportados, como telescópios, maiores que R$ 150mil;• Cursos para professoras/es e interessados/as;• Telescópio Solar para observação e pesquisa;• Estação Meteorológica com Alarmes;• Divulgação internacional da localidade;• Atração para turistas, entre outros.

• Cúpula Astronômica Pré-montada;• Terreno longe de iluminação e com sinal de in-ternet;• Investimento menor do que R$ 20mil.

Atribuições do GOA

Atribuições da Concedente

no Parque Natural não são despesas, e sim maioresrecursos para a cidade em foma de novos projetos,por meio da parceria com a Universidade, maiorestímulo a educação e auto-estima da população,aumento no turismo, entre outros, como repercussãointernacional da cidade.

TERES: Telescópio Robótico do GOA na UFES, em Vitória

GOA Busca Novo Sítio AstronômicoGOA Busca Novo Sítio Astronômico

Informativo do GOA #17 julho 2014

O GOA é um projeto de instalação de TelescópiosRemotos, um dos mais modernos do Brasil, a ser o-perado via internet, para pesquisa e divulgação. Estáprovisoriamente instalado em Vitória, mas este não éum local adequado a Astronomia.

Por isso, procuramos locais longe do litoral, comoo Nordeste de Minas, no Vale do Jequitinhonha, ouno Cerrado Brasileiro. Dentro do Espírito Santo, oslocais mais adequados são o Extremo Noroeste Ca-pixaba, os Pontões Capixabas ou no Parque Na-cional do Caparaó. Neste último já temos um projetode Monitoramento do Clima.

Este projeto pode ser casado com um ParqueNatural, onde o visitante possa contemplar as belezasdo céu e da Terra.

O GOA acredita que o investimento neste projeto e

Os concedentes podem ser órgãos públicos ou particulares.

Márcio Malacarne

Atendimento com o telescópio solar