Odebrecht 2015

47
Odebrecht 2015 C O N F I A N Ç A E U N I Ã O

Transcript of Odebrecht 2015

Page 1: Odebrecht 2015

Odebrecht 2015

C O N F I A N Ç A E U N I Ã O

Page 2: Odebrecht 2015

MENINOS DE YURIMAGUAS, NO NORTE PERUANO: A CIDADE CRESCE E SE DESENVOLVE COM A RODOVIA IIRSA NORTE, QUE CRUZA A CORDILHEIRA DOS ANDES E CONECTA OS OCEANOS PACÍFICO E ATLÂNTICO

O crescimento dos Negócios está diretamente vinculado ao desenvolvimento de países e regiões. Os resultados obtidos são decorrentes da união de equipes em torno dos conceitos éticos e morais definidos na Tecnologia Empresarial Odebrecht (TEO). A TEO fundamenta a atuação de todos os Integrantes e é a base do fortalecimento e da consolidação da Organização. Nos momentos adversos, a clareza de princípios orientou e garantiu a determinação de nossas equipes para o aprendizado, a superação e a contínua renovação.

Muito do que se apresenta nas páginas deste relatório reflete as diretrizes assumidas em função das transformações nos cenários nacional e internacional. A Odebrecht evolui em linha com as exigências de mercados cada vez mais competitivos, aumenta sua produtividade e mantém investimentos em projetos relevantes para a melhoria de vida em diferentes partes do mundo. Acima de tudo, ratifica sua confiança na evolução das pessoas e das sociedades e seu compromisso com o futuro.

CONFIANÇA E UNIÃO

MAIS DE SETE DÉCADAS DE PRESENÇA EM DIFERENTES MERCADOS, REGIÕES E PAÍSES FAZEM DA ORGANIZAÇÃO ODEBRECHT UM EXEMPLO DE SOLIDEZ, COM ATUAÇÃO PAUTADA PELA CONFIANÇA NAS PESSOAS E PELO ESPÍRITO DE SERVIR.

Page 3: Odebrecht 2015

A OrgAnizAçãO Odebrecht

MensAgeM dO Presidente dO cOnselhO de AdMinistrAçãO

MensAgeM dO diretOr-Presidente

indicAdOres

negóciOs

investiMentOs

eMPresAs AuxiliAres

AçãO sOciAl

AdMinistrAdOres

41012224872758083

Odebrecht 2015

ESTA PUBLICAÇÃO APRESENTA OS PRINCIPAIS RESULTADOS DOS NEGóCIOS DA ORGANIZAÇÃO ODEBRECHT EM 2014. TRAZ INDICADORES ECONôMICO-FINANCEIROS, SOCIOAMBIENTAIS, CULTURAIS E DE SEGURANÇA CONSOLIDADOS. E DESTACA AS PRINCIPAIS REALIZAÇÕES DO PERÍODO, INCLUINDO INFORMAÇÕES ATUALIZADAS SOBRE A MACROESTRUTURA DA ORGANIZAÇÃO.

Page 4: Odebrecht 2015

a organização odebrecht

Com equipes próximas dos Clientes e das Comunidades, atendendo suas demandas com agilidade e eficiência, a Odebrecht se consolida como uma confederação de pequenas empresas que atuam de forma sinérgica.

Como holding não operacional, a Odebrecht S.A está voltada para a preservação da cultura organizacional e para o direcionamento dos Negócios. Estes, por sua vez, são geridos de forma autônoma, conforme os princípios de descentralização e delegação planejada definidos pela Organização.

O crescimento dos Negócios tem por base o desenvolvimento de projetos relevantes para as sociedades.

A sucessão planejada de líderes e a convivência de três gerações – presentes na cultura empresarial da Odebrecht – proporcionam oportunidades para o desenvolvimento dos Integrantes e contribuem para a perpetuidade da Organização.

FUNDADA EM SALVADOR, BAHIA, EM 1944, A ODEBRECHT É UMA ORGANIZAÇÃO GLOBAL, COM MAIS DE 168 MIL INTEGRANTES DE DIFERENTES NACIONALIDADES E ESTá PRESENTE NO BRASIL E EM OUTROS 27 PAÍSES.

h O l d i n g n e g ó c i O s

Odebrecht engenhAriA &

cOnstruçãO

cOnstrutOrA nOrbertO Odebrecht

Odebrecht reAlizAções iMObiliáriAs

Odebrecht AMbientAl

Odebrecht lAtinvest

Odebrecht óleO e gás

Odebrecht trAnsPOrt

Odebrecht AgrOindustriAl

enseAdA indústriA nAvAl

Odebrecht defesA e tecnOlOgiA

brAskeM

Odebrecht s.A.cOnselhO de

AdMinistrAçãO

– Odebrecht serviçOs de exPOrtAçãO

– Odebrecht cOrretOrA de segurOs

– Odebrecht PrevidênciA

– Odebrecht engenhAriA de PrOjetOs

– Odebrecht cOMerciAlizAdOrA de energiA

eMPresAs AuxiliAres

fundAçãO Odebrecht*

Odebrecht engenhAriA & cOnstruçãO internAciOnAl

áfricA, eMirAdOs árAbes unidOs e POrtugAl

AMéricA lAtinA

estAdOs unidOs

engenhAriA industriAl

*A Fundação Odebrecht tem como mantenedora a Odebrecht S.A.

– fundO Odebrecht brAsil

– Odebrecht AfricA fund

– Odebrecht lAtin fund

fundOs de investiMentO

O d e b r e c h t 2 0 1 5 5

Page 5: Odebrecht 2015

código de condUta

As empresas da Organização contam com um Código de Conduta que orienta as relações internas e externas de todos os Integrantes independentemente das suas atribuições e responsabilidades. A Organização entende ainda que os princípios e demais orientações de seu Código de Conduta devem ser praticados e difundidos por toda a sua cadeia de valor.

A presença da Organização no mercado internacional e a participação de seus Integrantes em diferentes negócios, regiões geográficas e culturas exigem, além de padrões transparentes de atuação, o atendimento a ordenamentos jurídicos diversos. O Código de Conduta contempla essa demanda.

tecnologia empresarial odebrechtFundamentada em valores humanísticos, a TEO é a base de uma cultura empresarial voltada para o fazer e focada na educação e no trabalho. O conjunto articulado de seus Princípios, Conceitos e Critérios provê aos Integrantes da Organização Odebrecht os fundamentos éticos, morais e conceituais que lhes permitem atuar com unidade de pensamento, direcionamento estratégico comum e coerência de ação.

LuciAnA GOnzáLeS SAntiLLán, peruAnA, inteGrAnte dA OdeBrecHt enGenHAriA & cOnStruÇÃO internAciOnAL nA AméricA LAtinA

O d e b r e c h t 2 0 1 5 7

Page 6: Odebrecht 2015

exportações

presença no mUndo

tr

An

sP

Orte urbA n O – r O d Ov i As – sA n eAM

entO b

ás

icO

20 milhõesde usuários de serviços

por diaNa área petroquímica, a Braskem atende mais de 40 países, sendo quase 98% de suas exportações para Alemanha, Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, Cingapura, Colômbia, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Itália, Japão, México, Paraguai, Peru, Polônia, Reino Unido, Suíça, Uruguai e Venezuela.

Na área agroindustrial, a Odebrecht abastece a Coreia do Sul com o etanol brasileiro e exporta açúcar para 24 países: Argélia, Bangladesh, Barém, Canadá, China, Croácia, Egito, Emirados árabes Unidos, Espanha, Índia, Israel, Letônia, Lituânia, Malásia, Nigéria, Reino Unido, República da Geórgia, Romênia, Rússia, Tunísia, Ucrânia, Uruguai, Venezuela e Yemen.

BRASILáFRICA DO SULALEMANHAANGOLAARGENTINAáUSTRIACHILECHINACINGAPURACOLôMBIACUBAEMIRADOS áRABESEqUADORESPANHAESTADOS UNIDOSGANAGUATEMALAHOLANDALUXEMBURGOMÉXICOMOÇAMBIqUEPANAMáPARAGUAIPERUPORTUGALREINO UNIDO REPúBLICA DOMINICANAVENEZUELA

AM

ér i c As – á f r i c A – e u r O PA – á

siA

a odebrecht está presente

no brasile em mais

27 países

cOlôMbiA

equAdOr

AngOlA

luxeMburgO

eMirAdOs árAbes

MOçAMbique

áfricA dO sul

gAnA

AleMAnhA

áustriA

POrtugAl

esPAnhA

cingAPurA

chinA

reinO unidO

hOlAndA

cubA

rePúblicA dOMinicAnA

venezuelA

Peru

ArgentinA

chile

PArAguAi

estAdOs unidOs

guAteMAlA

MéxicO

PAnAMá

brAsil

O d e b r e c h t 2 0 1 5 9

Page 7: Odebrecht 2015

“A unidade em torno de valores e princípios, a possibilidade que ela nos traz de ter uma atuação descentralizada, o desenvolvimento permanente de pessoas através de um processo de delegação planejada, a convivência entre gerações com parceria entre líderes e liderados têm garantido a perpetuidade da Organização. É o que nos dá força e segurança para enfrentar momentos desafiadores.”

E M Í L I O O D E B R E C H T

mensagem dopresidente do conselho de administração

a história da Organização é essencialmente a história das pessoas que contribuíram para os resultados al-cançados em mais de 70 anos.

Confiamos nas pessoas – em sua capacidade e em seu desejo de evoluir – e procuramos impulsioná-las. Isso é feito na Organização através do que chamamos de Educação pe-loTrabalho e que corresponde ao processo de formação de nossos Integrantes. A Educação pelo Trabalho se dá com a convivência simultânea de diferentes gerações dentro das empresas, quan-do os conhecimentos e experiências de uns são transmitidos aos outros, que por sua vez contribuem com sua força realizadora. A confiança é a base desse processo, pois é o que garante a dele-gação e, por consequência, a descentralização.

Incentivamos também o espírito de servir – a Clientes e à sociedade. Nossos Integrantes buscam a realização pessoal e profissional, conquistando e mantendo Clientes satisfeitos e es-tendendo sua atuação para a melhoria da qualidade de vida das comunidades com que interagem.

Não se trata de uma abstração – a confiança e o espírito de servir, praticados pela totalidade de nossos Integrantes, concre-tizam-se em decisões e ações empresariais que geram riquezas partilhadas com Clientes, com parceiros e com a sociedade.

Assim, os resultados obtidos em 2014 por nossas equipes, que ora apresentamos de forma objetiva, com resumos, gráficos e números, são a comprovação de que temos uma filosofia em-presarial eficiente e que ela vem sendo bem absorvida e transmi-tida, com alinhamento entre líderes e liderados, nos mais diversos projetos, em quaisquer dos 28 países em que estamos presentes.

Essa unidade em torno de valores e princípios, a possibilida-de que ela nos traz de ter uma atuação descentralizada, o desen-volvimento permanente de pessoas através de um processo de delegação planejada, a convivência entre gerações com parceria entre líderes e liderados têm garantido a perpetuidade da Organi-zação. E é o que nos dá força e segurança para enfrentar momen-tos desafiadores.

É de se imaginar que, ao longo de tantas décadas, esses mo-mentos não tenham sido tão raros. Mas soubemos superar ad-versidades de diferentes naturezas e níveis de gravidade.

No momento atual, em meio a um cenário de retração eco-nômica que tomou conta de diversas partes do mundo, tivemos avanços importantes, diversificamos nossa atuação, criamos no-vas oportunidades e, acima de tudo, trabalhamos na prestação de serviços e na entrega de produtos relevantes – por vezes, indis-pensáveis ao desenvolvimento de regiões e países.

Nos últimos três anos, no entanto, o crescimento do PIB bra-sileiro foi diminuindo e, atualmente, além de uma crise econômica, provocada, em grande parte, pelo desequilíbrio das contas públi-cas, o país vive uma crise política, com articulações dificultadas entre os poderes, sobretudo na esfera federal.

A indústria da construção pesada – a que mais vem sofrendo danos à sua reputação – tem relação de proximidade com o Estado e os agentes públicos porque atende às suas demandas em projetos de alta complexidade, envolvendo montantes de recursos significa-tivos. Essa relação se intensificou no período em que o Estado pode, finalmente, fazer os investimentos necessários em infraestrutura.

em que acreditamos?Acreditamos que nossa relação com o poder público é plena-

mente legítima – não só no Brasil como em todos os países onde atuamos.

Historicamente, a Odebrecht vem sendo escolhida por Clien-tes públicos e privados em razão de sua comprovada capacidade de entrega, com honra aos compromissos de qualidade e prazo. Nossos projetos são criteriosamente detalhados para o cumpri-mento de rigorosas exigências internacionais de sustentabilidade, necessário à conquista de financiamentos.

Entendemos, no entanto, que o problema da corrupção me-rece atenção, cuidados e combate extremos, e que se faz neces-sário evidenciar a licitude de quaisquer ações envolvendo recur-sos públicos.

Acreditamos que as relações entre o setor público e o setor privado devem ser plenamente transparentes. Por isso concor-damos que sejam facultadas ao exame da sociedade todas as transações entre empresas e órgãos do Estado.

E consideramos fundamental a boa governança dos recursos públicos, para que sejam investidos de forma racional em iniciati-vas que melhorem a qualidade de vida da população e contribuam para o desenvolvimento do país.

A atual crise política e de confiabilidade das instituições e empresas do Estado brasileiro traz perdas econômicas imensurá-veis para o país, limitando e inibindo investimentos fundamentais para o crescimento da economia. Ela também afeta diretamente o mercado de trabalho, com a suspensão de muitos projetos.

Em razão disso, urge o esclarecimento dos fatos e o reorde-namento do país, em bases sólidas, transparentes e confiáveis. O Brasil tem uma oportunidade singular de revisar padrões de con-duta política e recuperar a credibilidade de suas instituições assim como de sua classe empresarial.

O interesse da Organização Odebrecht é o interesse da so-ciedade. Por isso, nos propomos a construir, junto com a socieda-de – através de suas mais respeitadas e íntegras representações – as novas bases para o relacionamento entre a iniciativa privada e o setor público.

Mantendo a confiança nas pessoas como um dos pilares de sua Cultura empresarial, a Odebrecht reafirma os princípios éti-cos que tem conduzido o seu desenvolvimento e reforça o diálo-go franco, direto e transparente com seus Integrantes e famílias, Clientes e Acionistas, com autoridades e, acima de tudo, com a so-ciedade. A Organização Odebrecht avançará com a sociedade para garantir um futuro justo e produtivo em cada país onde atuamos.

O engenheiro emilio Odebrecht iniciou sua trajetória profissional como estagiário na Construtora Norberto Odebrecht, tendo chegado, em 1981, à presidência da empresa. A partir de 1991 foi presidente da holding Odebrecht S.A. e, em 1998, assumiu a presidência do seu Conselho de Administração.

O d e b r e c h t 2 0 1 5 11

Page 8: Odebrecht 2015

“Temos aumentado o diálogo com Integrantes e suas famílias, Clientes, Parceiros, Investidores e com diversos atores sociais, de modo a fortalecer a confiança mútua e a união comum, tornar ainda mais transparentes as nossas estratégias e contribuir para que sejam sanadas as incertezas do momento. A Organização Odebrecht se mantém em coerência com o legado ético de seu fundador, confiante em seu propósito de servir e de promover o desenvolvimento de pessoas, comunidades e países”

M A R C E L O B A H I A O D E B R E C H T

mensagem dodiretor-presidente

ao longo de mais de 70 anos a Odebrecht tem supe-rado desafios de grande complexidade. Não poderia ser diferente no momento em que o mundo vive um período de instabilidades políticas e econômicas, com

impactos e processos reversivos em vários países. O Brasil, nosso país-sede, tem sido objeto de atenção especial, com o necessário ajuste fiscal impondo um período de estagnação, redução do PIB e retrações no mercado de trabalho.

Com experiência, determinação e a prudência que o mo-mento exige, a Odebrecht se mantém em seu Rumo permanente – Sobreviver, Crescer e Perpetuar. Como mostram os dados des-te relatório, o ano de 2014 foi exemplar para nosso crescimento.

Cabe destacar o aumento, em relação a 2013, da Receita Bruta (11%) e do Ebitda (23,8%), o que nos propicia manter eleva-do o nível de investimentos previstos: R$ 11 bilhões em 2015 e R$ 34,8 bilhões no triênio 2015-2017.

solidez global, eficiência localAtualmente a Organização reúne 14 áreas de Negócios dis-

tintas, em 28 países, com lideranças definidas e governança pró-pria, a maioria delas compartilhada com outros sócios. A cultura de descentralização e delegação planejada permite que cada Negócio conte com um Líder Empresarial ou Diretor Executivo capacitado e apoderado para cumprir a sua tarefa empresarial e superar os resul-tados pactuados. A prática da descentralização nos diferencia e nos oferece forte vantagem competitiva. Reunimos cerca de três cente-nas de pequenas empresas, que trabalham próximas aos Clientes e às sociedades que demandam seus produtos e serviços.

Dessa forma, tanto no Brasil como no exterior, em nossos Ne-gócios de Engenharia & Construção, temos contribuído de forma re-levante para o aprimoramento das infraestruturas de diversos países.

Além da Engenharia & Construção, tem sido significativa nossa participação na ampliação e melhoria de serviços públicos, como o abastecimento de água e o tratamento de esgotos. Atual-mente a Odebrecht Ambiental supre os lares de quase 17 milhões de brasileiros com esses serviços.

Em transportes, com a Odebrecht TransPort, atendemos a cerca de 3 milhões de usuários em concessões rodoviárias, me-troviárias e ferroviárias.

Em química e Petroquímica, por meio da Braskem, somos res-ponsáveis pela produção anual de mais de 16 milhões de toneladas de petroquímicos básicos e resinas termoplásticas, que alimentam toda a cadeia de produtos plásticos no Brasil e em outros países.

E vimos diversificando a cada dia mais os nossos Negócios, com avanços para os setores de Defesa, Distribuição Varejista e Agroindústria, entre outros. Isso é possível por se tratar de uma Organização consolidada e reconhecida internacionalmente, que desfruta de plena higidez financeira – condição decisiva para o momento de retração nas economias mundiais.

Em 2014, reforçamos nossa presença na América Latina, com projetos em 10 países da região, e também na áfrica, particular-mente em Angola, em Moçambique e em Gana. No México, através da Braskem, somos investidores no maior projeto privado que se realiza no país, a construção do Complexo Etileno XXI, para produ-ção de polietileno. Tivemos ainda grandes obras de infraestrutura nos Estados Unidos, Portugal e nos Emirados árabes Unidos.

Como vantagem de nossa extensa presença internacional, mais de 70% de nossas receitas estão vinculadas ao dólar, o que nos per-mite obter melhores resultados em período de flutuação de câmbio.

Assim, as empresas da Odebrecht desfrutam ao mesmo tempo da solidez da Organização global e da autonomia necessária para operar localmente com mais eficiência. Cada uma delas, em coerência com nossas políticas, aprimora práticas de sustentabili-dade, compromisso cada vez mais imperativo na Organização.

Em relação ao meio ambiente, vimos, ano a ano, alcançando significativos avanços nos indicadores de ecoeficiência; no pla-no social, nossas empresas e a Fundação Odebrecht realizaram, em 2014, 887 programas que beneficiaram cerca de 1,2 milhão de pessoas em quase 2.770 comunidades.

cultura, o legado maior de nosso fundadorFundador da Organização, meu avô Norberto Odebrecht nos

deixou em 2014, aos 93 anos de idade. Ao lado de inúmeras reali-zações materiais, ele nos legou os valores e princípios da Tecno-logia Empresarial Odebrecht, base de nossa Cultura humanista e ética, praticada pelos nossos quase 170 mil Integrantes. Foi esta Cultura que nos permitiu, em 2014, alcançar 70 anos de atuação no Brasil, 35 anos no Peru, 30 anos em Angola e 10 anos em Mo-çambique. Temos ainda a celebrar, em 2015, os 50 anos da Funda-ção Odebrecht e 25 anos de atuação nos Estados Unidos.

Buscando reafirmar o compromisso com a nossa Cultura e as melhores práticas de governança corporativa, temos aumentado o diálogo com Integrantes e suas famílias, Clientes, Parceiros, In-vestidores e com diversos atores sociais, de modo a fortalecer a confiança mútua e a união comum, tornar ainda mais transparen-tes as nossas estratégias e contribuir para que sejam sanadas as incertezas do momento.

Cumprimos em 2014 o objetivo de implantar em todos os nossos Negócios e ambientes o Código de Conduta, parte inte-grante do nosso Programa de Conformidade. Consolidamos o canal de Linha de Ética e designamos os responsáveis por dar sequência e respostas a todas as questões relacionadas a este programa. Promovemos ampla capacitação de nossas equipes e firmamos em todos os níveis de liderança o compromisso de se-guir as determinações do Código de Conduta.

A crise política que o país enfrenta contribui para a retração econômica e para um clima de instabilidade. Mas estamos confian-tes de que, com os devidos esclarecimentos e a recuperação da credibilidade das instituições, o Brasil, aos poucos retornará à esta-bilidade. A Organização Odebrecht se mantém em coerência com o legado ético de seu fundador, confiante em seu propósito de servir e de promover o desenvolvimento de pessoas, comunidades e países.

marcelo Bahia Odebrecht começou a trabalhar na Organização Odebrecht em 1992, logo depois de concluir o curso de Engenharia. Em 2002, após atuar em diversos projetos no Brasil e no exterior, assumiu o Negócio de Engenharia e Construção e, em 2008, a presidência da Odebrecht S.A., que ocupou até dezembro de 2015.

Essa mensagem foi escrita em maio de 2015.

O d e b r e c h t 2 0 1 5 13

Page 9: Odebrecht 2015

etileno xxi: no méxico,

sUrge o maior complexo

petroqUímico da américa

latina

Parceria da Brakem com o grupo mexicano Idesa, o projeto produzirá anualmente mais de 1 milhão de toneladas de polietileno. É o maior investimento privado no México na atualidade e o maior já feito por uma empresa brasileira no país.

O d e b r e c h t 2 0 1 5 15

Page 10: Odebrecht 2015

Um dos maiores do mUndo, o

porto de miami, na flórida, foi

totalmente modernizado

Com o Programa de Reforço do Cais de Carga (Wharves Strengthening program), executado pela Odebrecht Engenharia & Construção Internacional, nos Estados Unidos, o Porto de Miami agora está capacitado a receber os supercargueiros que seguirão a caminho da Costa Leste norte-americana pela nova abertura do Canal do Panamá.

O d e b r e c h t 2 0 1 5 17

Page 11: Odebrecht 2015

Usinas sUcroalcooleiras:

a organização possUi atUação

diversificada e investe no

desenvolvimento sUstentável

Com capacidade para processar 3,8 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, a Unidade Costa Rica (MS), uma das nove usinas da Odebrecht Agroindustrial, produz cerca de 360 milhões de litros de etanol e 380 GWh de energia elétrica.

O d e b r e c h t 2 0 1 5 19

Page 12: Odebrecht 2015

trem elétrico de lima,

solUção para o trânsito

na região metropolitana

da capital perUana

Idealizado há quase 30 anos, o projeto foi concluído, com êxito, em 2014, pela Odebrecht Engenharia & Construção Internacional, na América Latina. Com 12,4 Km de viaduto e 10 estações, o trem, operado pela Odebrecht Latinvest, passa por nove municípios densamente povoados e atende cerca de 300 mil passageiros diariamente.

O d e b r e c h t 2 0 1 5 21

Page 13: Odebrecht 2015

ebitda(EM MILHÕES)

2013

2014

2012

20112010

r$ 11.418Us$ 4.874

r$ 14.879Us$ 6.322

r$ 8.087Us$ 3.957

r$ 7.056Us$ 3.792r$ 6.224

Us$ 3.735

indicadores econômico-financeirosEM 2014, A ORGANIZAÇÃO ODEBRECHT ALCANÇOU RESULTADOS EXPRESSIVOS, COMO O AUMENTO DE 30% NO EBITDA E DE 11% NA RECEITA BRUTA EM RELAÇÃO A 2013.

OBS : em todo este relatório, para as informações de resultados obtidos em 2014 (receita, ebitda e dVA - demonstrativo de Valores Adicionados) foi considerado o valor do dólar médio do ano (uS$ 1 = r$ 2,3536). na série histórica do ebitda, foram considerados os câmbios do último dia de cada um dos anos anteriores mencionados (2010, 2011, 2012 e 2013). e, para os valores referentes a ativos e patrimônio líquido da Organização, foi utilizado o câmbio do dia 31/12/2014 (uS$ 1 = r$ 2,6562).Os números referentes aos anos de 2010, 2011, 2012 (reapresentados) estão de acordo com as normas do comitê de pronunciamentos contábeis (cpc).

brAskeM

engenhAriA e cOnstruçãO

Odebrecht AgrOindustriAl

Odebrecht óleO e gás

Odebrecht AMbientAl

Odebrecht trAnsPOrt

Odebrecht lAtinvest

Odebrecht reAlizAções iMObiliáriAs

enseAdA indústriA nAvAl

OutrOs

37,8%21,2%10,7%

8,1%4,9%2,8%2,4%2,3%0,6%9,2%

por negócio

ebitda(EM MILHÕES)

r$ 14.879Us$ 6.322

O d e b r e c h t 2 0 1 5I n d I c a d o r e s 2 0 1 4 23

Page 14: Odebrecht 2015

r$ mil Us$ mil

receitas 109.594.013 46.564.417 Receita de vendas e serviços 107.678.903 45.750.723 Outras receitas 2.002.931 851.007 Provisão para créditos de liquidação duvidosa – reversão (constituição) (87.821) (37.314) insumos adquiridos de terceiros Custos dos produtos e das mercadorias e serviços (68.806.422) (29.234.544) Materiais, energia, serviços de terceiros e outros (7.850.128) (3.335.370) Recuperação (perda) de valores ativos 3.431 1.458 valor adicionado bruto 32.940.894 13.995.961 Depreciação e amortização (5.025.641) (2.135.299) valor adiconado líquido produzido pela entidade 27.915.253 11.860.661 valor adicionado recebido em transferência Resultado de participações societárias (1.894.352) (804.874) Reversão (provisão) para perda em investimentos (81.955) (34.821) Receitas financeiras 5.583.010 2.372.115 Outras 254.347 108.067 vAlOr AdiciOnAdO tOtAl A distribuir 31.776.303 13.501.148 distribuiçãO dO vAlOr AdiciOnAdO Pessoal 14.197.133 6.032.092 Remuneracão direta 12.454.528 5.291.692 Benefícios 1.204.373 511.715 FGTS 538.232 228.684 impostos, taxas e contribuições 3.536.300 1.502.507 Federais 2.540.706 1.079.498 Estaduais 485.797 206.406 Municipais 455.222 193.415 Outras 54.575 23.188 remuneração de capitais de terceiros 13.545.311 5.755.146 Juros 12.320.413 5.234.710 Alugueis 1.126.774 478.745 Outros 98.124 41.691 remuneracao de capitais próprios 497.559 211.403 Dividendos 102.298 43.464 Lucro do exercício retido 663.693 281.990 Participação dos acionistas não controladores no lucro do exercício (268.432) (114.052) vAlOr AdiciOnAdO distribuÍdO 31.776.303 13.501.148

demonstração do valor adicionado

brAskeM

engenhAriA & cOnstruçãO

Odebrecht AgrOindustriAl

Odebrecht trAnsPOrt

enseAdA indústriA nAvAl

Odebrecht óleO e gás

Odebrecht AMbientAl

Odebrecht lAtinvest

Odebrecht reAlizAções iMObiliáriAs

Odebrecht defesA e tecnOlOgiA

OutrOs

49,3%30,8%

3,1%3,1%2,8%2,7%2,6%2,1%1,9%0,1%1,5%

por negócio

lUcro líqUido(EM MILHÕES)

patrimônio líqUido da odebrecht s.a.(EM MILHÕES)

r$ 498Us$ 211

r$ 17.071Us$ 6.427

receita brUta(EM MILHÕES)

r$ 107.679Us$ 45.751

indicadores econômico-financeiros

O d e b r e c h t 2 0 1 5I n d I c a d o r e s 2 0 1 4 25

Page 15: Odebrecht 2015

A enGenHeirA BrASiLeirA JuLiA mOnteirO mArtinS, dA cOnStrutOrA nOrBertO OdeBrecHt, reSpOnSáVeL pOr SuStentABiLidAde nO mArAcAnÃ.

107.714 brAsileirOs14.992 MexicAnOs11.715 AngOlAnOs8.757 PeruAnOs6.025 equAtOriAnOs4.888 venezuelAnOs3.993 cOlOMbiAnOs3.150 PAnAMenhOs1.541 dOMinicAnOs1.271 nOrte-AMericAnOs1.184 ArgentinOs633 MOçAMbicAnOs595 guAteMAltecOs258 POrtugueses149 hAitiAnOs142 AleMães139 PAquistAneses136 bOliviAnOs119 indiAnOs113 PArAguAiOs112 filiPinOs85 nePAleses49 cingAleses43 cubAnOs33 esPAnhóis32 frAnceses30 chilenOs28 sAlvAdOrenhOs26 hOlAndeses21 crOAtAs21 ingleses20 POlOneses16 nicArAguenses16 gAnenses16 sul-AfricAnOs15 uruguAiOs14 lÍbiOs11 rOMenOs

11 ucrAniAnOs9 itAliAnOs9 cAnAdenses8 hOndurenhOs7 belgAs5 libAneses5 turcOs4 AustrAliAnOs4 jAPOneses4 cOstArriquenhOs3 russOs3 egÍPciOs3 lituAnOs3 chineses3 nigeriAnOs3 sÍriOs3 irAquiAnOs2 jOrdAniAnOs2 AustrÍAcOs2 PAlestinOs2 sãO tOMenses2 vietnAMitAs 2 irlAndeses2 nOruegueses2 jAMAicAnOs2 trinitáriO-tObAgenses1 cOreAnO1 cAbO-verdense1 AntiguAnO1 árAbe1 cingAPuriAnO1 MAuritAnO1 tunisiAnO1 cOngOlês1 escOcês1 tAilAndês1 irAniAnO1 POrtO-riquenhO

integrantespor gênero

hOMens

Mulheres

85%15%

brAsileirOs

OutrAs nAciOnAlidAdes

64%36%

integrantespor nacionalidade

AuMentO dAPArticiPAçãO feMininA

cOM relAçãO AOAnO AnteriOr

+2,4%2013

2014

2012 286.799

181.556integrantes

105.243terceiros

268.564

175.031integrantes

93.533terceiros

276.224

168.149integrantes

108.075terceiros

pessoasO r g A n i z A ç ã O O d e b r e c h t

OS NúMEROS POSITIVOS OBTIDOS EM 2014 FORAM RESULTANTES DO TRABALHO DE EqUIPES MAIS ENXUTAS E DIVERSAS - TANTO EM GêNERO COMO EM NACIONALIDADE.

O d e b r e c h t 2 0 1 5I n d I c a d o r e s 2 0 1 4 27

Page 16: Odebrecht 2015

integrantespor faixa etária

Até 25 AnOs de idAde

entre 25 e 35 AnOs de idAde

entre 35 e 45 AnOs de idAde

entre 45 e 60 AnOs de idAde

AciMA de 60 AnOs de idAde

14%40%25%18%4%

integrantes por país

106.087no brasil

567nos emirados árabes Unidos

141em outros países

3.939na colômbia

12.822em angola

275em gana

1.596na república dominicana

6.077no equador

59em portugal

1.411na argentina

14.933no méxico

566em moçambique

3.458no panamá

8.813no peru

162na alemanha

1.587nos estados Unidos

4.966na venezuela

52em cuba

638na guatemala

A indiAnA ASH ViJAykumAr e O cHinêS yunWei tOnG, inteGrAnteS dA OdeBrecHt enGenHAriA & cOnStruÇÃO internAciOnAL nOS eStAdOS unidOS

Odebrecht engenhAriA & cOnstruçãO internAciOnAl

cOnstrutOrA nOrbertO Odebrecht

Odebrecht AgrOindustriAl

enseAdA indústriA nAvAl

brAskeM

Odebrecht reAlizAções iMObiliáriAs

Odebrecht AMbientAl

Odebrecht trAnsPOrt

Odebrecht óleO e gás

Odebrecht lAtinvest

Odebrecht defesA e tecnOlOgiA

Odebrecht s.A.

fundAçãO Odebrecht

integrantes por negócio

66.799

40.776

13.456

8.413

8.126

7.332

6.518

6.165

5.816

2.408

1.672

641

37

A ATUAÇÃO INTERNACIONAL DA ORGANIZAÇÃO ODEBRECHT PROMOVE A INTEGRAÇÃO DE FAMÍLIAS DE DIFERENTES CULTURAS EM DIFERENTES REGIÕES.

pessoasO r g A n i z A ç ã O O d e b r e c h t

O d e b r e c h t 2 0 1 5I n d I c a d o r e s 2 0 1 4 29

Page 17: Odebrecht 2015

programas de desenvolvimento de pessoas

lÍderes de PequenAs eMPresAsjOvens PArceirOs/trAineesestAgiáriOs

efetivAçãO de estAgiáriOs:foram abertas 367vagas para Jovens Parceiros, sendo 52% preenchidas por ex-estagiários.

O DESENVOLVIMENTO DA ORGANIZAÇÃO ODEBRECHT RESULTA DO DESENVOLVIMENTO DE CADA PESSOA qUE A ELA SE INTEGRA. PARA ISSO, OS LÍDERES TêM, ENTRE SUAS ATRIBUIÇÕES, A DE EDUCAR PELO TRABALHO AqUELES qUE COMPÕEM SUAS EqUIPES, DEDICANDO-LHES TEMPO E ATENÇÃO – DESDE AINDA ESTAGIáRIOS OU JOVENS PARCEIROS – E APOIANDO-OS EM SUAS ESCOLHAS E DESAFIOS.

edUcação para o trabalho

Os programas de Educação para o Trabalho têm o objetivo de oferecer aos Integrantes oportunidades de expansão e aperfeiçoamento de conhecimentos e habilidades. São programas de capacitação técnica, voltados para os que atuam em áreas operacionais; e programas estratégicos para o aprimoramento de competências e ampliação do conhecimento multidisciplinar.

1.7221.695

1.109

300

1.497

337O preSidente dO cOnSeLHO de AdminiStrAÇÃO dA OdeBrecHt S.A., emíLiO OdeBrecHt (primeirO à eSquerdA),

cOm inteGrAnteS que pArticipAm dO prOGrAmA de deSenVOLVimentO de empreSáriOS (pde)

investimento em programas de desenvolvimento

r$ 64.330.228Us$ 24.218.894

2013 2014

O d e b r e c h t 2 0 1 5I n d I c a d o r e s 2 0 1 4 31

Page 18: Odebrecht 2015

programa acreditar

Em cada região onde se instala, a Odebrecht busca interagir com a população local, oferecer oportunidades de trabalho e renda e melhorar a qualidade de vida. O Programa de qualificação Continuada Acreditar foi uma iniciativa da Organização para aumentar a contratação de trabalhadores das comunidades circunvizinhas em seus projetos. Através do Acreditar, homens e mulheres com mais de 18 anos, alfabetizados, têm a oportunidade de aprender uma profissão e trabalhar na Organização. Com grande êxito no Brasil, o Programa foi replicado em nove países, tendo beneficiado diretamente mais de 100 mil pessoas.

brAsil

131.464 Inscritos

55.634qualificados no módulo básico

19.494qualificados no módulo técnico

35.692Contratados

exteriOr

55.479Inscritos

32.572qualificados no módulo básico

6.172qualificados no módulo técnico

17.610Contratados

programa acreditar Júnior

Criado para apoiar jovens de 14 a 17 anos no caminho para o mercado de trabalho, o Programa Acreditar Junior oferece preparação a estudantes que estejam cursando pelo menos o Ensino Fundamental. Eles têm oportunidade de contratação nos termos da Lei do Jovem Aprendiz.

parcerias com Universidades e centros de formação e pesqUisa

As empresas da Organização Odebrecht mantém parceria com 149 universidades e centros de formação e pesquisa, sendo 52 no Brasil e 97 no exterior.

4.251 Inscritos

3.034 Contratados

(OBS: os números se referem ao acumulado desde a origem do programa, em 2008, até dezembro de 2014)

39 Master Business Administration (MBA)

62Programa de Desenvolvimento de Empresários (PDE) na área de Serviços

45PDE na área Industrial

38Fipecafi – Turma 11

34Programa Integrado de Sustentabilidade (PI)

95Planejamento e Orçamento Integrado (POI)

51Programa para Empresariamento (PPE)

49PPE Master

34Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi) – Turma 10

em AnGOLA, O treinAmentO de inteGrAnteS dA BiOcOm (OdeBrecHt AGrOinduStriAL) cOm técnicOS dO SerViÇO nAciOnAL de AprendizAGem induStriAL (SenAi)

(OBS: os números se referem ao acumulado desde a origem do programa,em 2008, até dezembro de 2014)

número de integrantes nos programas institUcionais

O d e b r e c h t 2 0 1 5I n d I c a d o r e s 2 0 1 4 33

Page 19: Odebrecht 2015

incentivo à prodUtividade,à criatividade e à geração e reUtilização de conhecimento

prêmio odebrecht para o desenvolvimento sUstentável

O prêmio estimula estudantes de graduação a pensar a Engenharia, a Arquitetura e a Agronomia sob uma perspectiva sustentável e a gerar conhecimento sobre o tema.

eM 2014 » Realizado em Angola, Argentina, Brasil,

Colômbia, Cuba, Equador, Estados Unidos, México, Panamá, Peru, República Dominicana e Venezuela.

» 643 trabalhos inscritos. » Participação de 1.194 estudantes e 526

professores de 251 universidades.

comUnidades de conhecimento

Além de promover a geração, a difusão e a reutilização do conhecimento produzido pelos Integrantes da Organização Odebrecht, as Comunidades de Conhecimento fortalecem a transversalidade e incentivam a inovação e a produtividade. Reúnem 7.624 Integrantes com interesses comuns e dispostos a compartilhar seus aprendizados.

eM 2014 » 1.895 novas inscrições. » 1200 Integrantes capacitados em

encontros das Comunidades ou em Programas de Capacitação técnica específica, a partir de lacunas de formação detectadas.

» 620 fóruns em páginas virtuais geraram 1.443 interações.

prêmio destaqUe

As equipes da Odebrecht são incentivadas a exercitar cada vez mais a criatividade, a produtividade, a inovação e a reutilização do conhecimento gerado em suas experiências de trabalho. Concedido anualmente a Integrantes da Organização, o Prêmio Destaque estimula esse exercício, reforça a cultura do registro e dissemina o conhecimento, consolidando uma mesma base de métodos, processos e soluções criativas. Hoje, essa iniciativa resulta em um acervo de 4.964 boas práticas que está disponível para todos os Integrantes.

comUnidades

Administração de ContratosAgronegóciosBarragens e UsinasComunicaçãoEdificaçõesEmpreendimentos ImobiliáriosEngenharia AmbientalEquipamentosInfraestrutura MarítimaRelacionamento com Usuário-ClienteRodoviasSistemas de EngenhariaSuprimentos e LogísticaSustentabilidadeTecnologia da InformaçãoTransporte sobre Trilhos

ediçãO 2014 » 692 projetos inscritos por Integrantes

de 13 países e todos os Negócios da Organização.

» Categorias: Inovação, Jovem Parceiro, Meio Ambiente, Relações com Comunidades, Reutilização do Conhecimento e Saúde e Segurança do Trabalho.

» Países participantes: Angola, Argentina, Brasil, Colômbia, Emirados árabes Unidos, Equador, Estados Unidos, Guatemala, México, Moçambique, Panamá, Peru e Venezuela.

OS VencedOreS dO prêmiO deStAque 2014 nA cAteGOriA inOVAÇÃO: rOBertA ALVeS pereirA, rAFAeL de OLiVeirA e AdriAnO dO nAzAretH peSSAnHA, dA OdeBrecHt ÓLeO e GáS

O d e b r e c h t 2 0 1 5I n d I c a d o r e s 2 0 1 4 35

Page 20: Odebrecht 2015

2 0 1 2 2 0 1 3 2 0 1 4 2 0 1 2 2 0 1 3 2 0 1 4 2 0 1 2 2 0 1 3 2 0 1 4 2 0 1 2 2 0 1 3 2 0 1 4 2 0 1 2 2 0 1 3 2 0 1 4

2 0 1 2 2 0 1 3 2 0 1 4 2 0 1 2 2 0 1 3 2 0 1 4 2 0 1 2 2 0 1 3 2 0 1 4

Odebrecht AMbientAl Odebrecht trAnsPOrtOdebrecht engenhAriA & cOnstruçãO3

saúde, segUrança no trabalho e meio ambiente

OS PROGRAMAS DE SAúDE, SEGURANÇA NO TRABALHO E MEIO AMBIENTE SÃO REALIZADOS DE FORMA INTEGRADA E PRIORIZAM A PROTEÇÃO DA VIDA E A qUALIDADE DO AMBIENTE DE TRABALHO. TêM POR BASE A CULTURA DA PREVENÇÃO, POR MEIO DO CONTROLE DE RISCOS E IMPACTOS, GARANTINDO A OBSERVâNCIA DOS REqUISITOS LEGAIS E O ALINHAMENTO DA POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE DA ORGANIZAÇÃO.NO AMBIENTE DE TRABALHO, INTEGRANTES E FORNECEDORES SÃO ORIENTADOS PELOS MESMOS VALORES E PROGRAMAS.

tftTaxa de Frequência de Acidentes Totais1

tfcaTaxa de Frequência de Acidentes com Afastamento2

indicadores desegUrança no trabalho

1 – tFt: soma dos simples atendimentos ambulatoriais com as taxas de frequência de acidentes com ou sem afastamento. O indicador da Braskem não inclui os simples atendimentos ambulatoriais.2 – tFcA: relação entre o número de acidentes com afastamento, fatalidade, invalidez parcial e invalidez total para cada milhão de horas trabalhadas (integrantes + Subcontratados). 3 – A Odebrecht engenharia & construção consolida os dados da construtora norberto Odebrecht e da Odebrecht enenharia & construção internacional.4 – período de abril/2014 a janeiro/2015 (critério: ano-safra).

brAskeM Odebrecht AgrOindustriAl4

Odebrecht lAtinvest Odebrecht óleO e gás Odebrecht reAlizAções iMObiliáriAs

enseAdA indústriA nAvAlOdebrechtdefesA e tecnOlOgiA

11,14

9,748,67

5,79

1,04

6,24

13,8

4,69

2,05

3,020,580,89

0,35 2,19 0,91 3,261,58

1,16 0 5,591,960,49

0,39 3,69 0,94 2,041,39

0,86 1,67 3,50,80,55

0,14 2,21 1,4 2,09

9,28

4,35

19,15

11,5

5,12

20,08

1,04

7,14

13,1

3,15

9,49

4,8

13,62

6,45

4,07

20,9

1

6,33

17,1

5,03

2 0 1 2 2 0 1 3 2 0 1 4 2 0 1 2 2 0 1 3 2 0 1 4

O peruAnO JAime riVerA dA SiLVA, nA cOnStruÇÃO, em Seu pAíS, dA HidreLétricA de cHAGLLA, prOJetO dA OdeBrecHt enGenHAriA & cOnStruÇÃO internAciOnAL – AméricA LAtinA

O d e b r e c h t 2 0 1 5I n d I c a d o r e s 2 0 1 4 37

Page 21: Odebrecht 2015

em engenharia e constrUção

gestãO de eMissões de gAses de efeitO estufA (gee)

» Inventário de todos os 69 projetos no Brasil e dos 99 projetos em outros 16 países.

» Obtenção do Selo Ouro no Programa Brasileiro GHG (Greenhouse Gas) protocol.

gestãO AMbientAl » Das 572,5 mil toneladas de resíduos

sólidos geradas nos projetos de Engenharia e Construção, 301 mil foram reaproveitadas ou recicladas.

» 90% das obras contaram com programas de coleta seletiva e reciclagem de resíduos sólidos.

» 87% das obras realizaram programas de educação ambiental.

» 25% das obras adotaram práticas de uso racional da água, com economia de 1,5 milhão de m³.

na odebrecht realizações imobiliárias

gestãO de eMissões de gAses de efeitO estufA

» Realização do terceiro inventário de emissões de GEE nos 28 empreendimentos em fase de obras e nos seis escritórios regionais, segundo metodologia do GHG protocol e da norma ISO 14.064-1.

gestãO AMbientAl » Reciclagem de 21,83%

(55.916,23 toneladas) do total de resíduos gerados em todos os empreendimentos, não inclusos os gerados pelo solo.

» Utilização de 27.588,17 m³ de água de reúso ou reciclo, o equivalente a 16,5% do total consumido em todos os empreendimentos.

» Investimento de R$5,9 milhões em ações para preservação ambiental.

na odebrecht defesa e tecnologia

» De um total de 622,4 toneladas de resíduos sólidos gerados pela Itaguaí Construções Navais, empresa da Odebrecht Defesa e Tecnologia voltada à construção de submarinos para a Marinha do Brasil, 388,3 toneladas (62%) foram recicladas.

168 obras inventariadas em 2014

53% dos resíduos sólidos reciclados ou reaproveitados em 2014

2010 1172011 1352012 1642013 1652014 168

2010 28%2011 50%2012 74%2013 52%2014 53%

em iLHA purA, prOJetO dA OdeBrecHt reALizAÇõeS imOBiLiáriAS nO riO de JAneirO, BrASiL, OS reSíduOS SÃO recicLAdOS e reutiLizAdOS

O enGenHeirO AmBientAL dieGO SAntOS cícerO de Sá, BrASiLeirO, nO ViVeirO que inteGrA O prOGrAmA AmBientAL dA uSinA HidreLétricA de teLeS pireS, em execuÇÃO peLA cOnStrutOrA nOrBertO OdeBrecHt, nO mAtO GrOSSO, BrASiL

indicadores ambientais

O d e b r e c h t 2 0 1 5I n d I c a d o r e s 2 0 1 4 39

Page 22: Odebrecht 2015

na brasKem

Investimento de R$ 86 milhões em projetos de melhoria ambiental.

gestãO de eMissões de gAses de efeitO estufA

» De 2008 a 2014, a redução na emissão de gases nas operações da Braskem foi de 12,5%.

» O inventário de emissões de gases de efeito estufa obteve a classificação Ouro no GHG protocol pelo 5° ano consecutivo.

» Pontuação de 97% em transparência e nível B em resultados no relatório cdp investor Brasil, do carbon disclosure project.

» A Braskem integra pela 10ª vez consecutiva a carteira do ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial), com pontuação acima da média da carteira e em posição de benchmark na dimensão de mudanças climáticas.

gestãO AMbientAl » A Braskem atingiu um índice de reuso

de água de 28%, dos quais 61% foram provenientes do Aquapolo, projeto de reuso de água desenvolvido em parceria entre Odebrecht Ambiental e Sabesp na região do ABC paulista. A Braskem deixou de captar 18,7 bilhões de litros d’água dos corpos hídricos.

» O consumo de energia no total das plantas industriais da Braskem melhorou em 0,7% em relação ao ano anterior.

» A geração de resíduos no total das operações da Braskem ficou 4,5% acima do índice do ano anterior e o índice de reaproveitamento de resíduos atingiu 26,8%, representando melhoria de 63% em relação a 2013. Esse reaproveitamento gerou economia da ordem de R$ 53 milhões.

» Melhoria de 34%, entre 2002 e 2014, na geração de efluentes.

» Foram lançados dois novos grades da família de resinas Maxio que possibilitam aos clientes da Braskem aumentar a produtividade e a eficiência energética. Desde o lançamento dessa família, em 2012, as vendas aumentaram 27%.

» A Braskem foi indicada para compor a lista das 50 empresas mais inovadoras do mundo, segundo o ranking da revista de economia e negócios Fast Company em reconhecimento ao trabalho de pesquisa em produtos de origem renovável, o Polietileno Verde.

A uniB rS, pLAntA induStriAL de inSumOS BáSicOS dA BrASkem em triunFO (rS), inVeSte nA meLHOriA dA eFiciênciA enerGéticA

pLAtAFOrmA FpSO cidAde de itAJAí, nA BAciA de SAntOS, BrASiL: A OdeBrecHt ÓLeO e GáS reALizOu em 2014 O Seu primeirO inVentáriO de Gee

na odebrecht óleo e gás

Investimento de R$ 2,3 milhões em gestão de resíduos, monitoramento ambiental, treinamentos, campanhas, consultorias, auditorias e certificações ambientais.

gestãO de eMissões de gAses de efeitO estufA

» O inventário GEE incluiu, pela primeira vez, o escopo 3, referente a emissões de fontes que não pertencem ou não são controladas pela empresa.

» Plantio de mudas e a restauração de três nascentes (totalizando 2,33 hectares de área) para compensação do carbono emitido em 2013.

gestãO AMbientAl » Reciclagem de 14,75% (645,96

toneladas) do total de resíduos sólidos gerados em todos os empreendimentos.

» Reaproveitamento de 44,3% (1.006.613 litros) do total de resíduos líquidos oleosos gerados pelos empreendimentos, exceto o FPSO Cidade de Itajaí, cuja gestão de resíduos é realizada pelo Cliente (Petrobras).

O d e b r e c h t 2 0 1 5I n d I c a d o r e s 2 0 1 4 41

Page 23: Odebrecht 2015

na odebrecht agroindUstrial

PreservAçãO dA biOdiversidAde » Diagnóstico das áreas

Ambientalmente Protegidas nas nove unidades agroindustriais.

» Até a safra 2013-2014, a empresa recuperou 5.740 ha de APPs, 32.025 ha de Reservas Legais (RL), 20 ha de corredores ecológicos e 559 ha de outras áreas, por meio de Planos de Recuperação de áreas Degradadas (Prads).

» Nos últimos sete anos, foram plantadas mais de 1,5 milhão de espécies de árvores nativas em parceria com entidades ambientais no estado de São Paulo.

» Recuperação e conectividade de mais de 780 ha de áreas de RL e APPs envolvendo 82 espécies da flora nativa da Mata Atlântica. Com dois novos corredores, a conectividade de fragmentos florestais alcançou 295,85 ha.

gestãO de eMissões de gAses de efeitO estufA (gee)

» Realização do segundo balanço de emissões do ciclo de vida de todos os produtos, em especial o etanol, relativo a safra 2013-2014.

na enseada indústria naval

» Reflorestamento de 44 ha de matas ciliares, preservando rios e águas que abastecem a cidade de Maragojipe (BA).

» Reflorestamento de 14 ha de Mata Atlântica, na área de atuação da Enseada Indústria Naval.

» Construção de 25 Km de cercas e de sistema de monitoramento em áreas de Preservação Permanente (APP) que foram recuperadas.

» Construção de três biofábricas, com a produção de 50 mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica e 40 mil mudas de espécies de nativas de manguezal.

» Mais de 90 ações de Educação Ambiental realizadas, com a participação de 1.800 pessoas.

na odebrecht ambiental

Em 2014, foram aplicados R$ 6,4 milhões em Proteção Ambiental.

gestãO AMbientAl » Utilização de 3 milhões de m³ de água

de reciclo ou reuso em processos internos (41% do consumo de água).

» Reaproveitamento e reciclagem de 23% dos resíduos gerados nos ambientes administrativos.

» Consumo de 0,25kWh/m³ de efluente tratado no segmento de água e Esgoto.

» Consumo de 0,66 kWh/m³ de água produzida no segmento de Utilities.

» Emissão de 0,92 kg de CO2eq por m³ de efluentes tratados.

em GOiáS, BrASiL, A pArceriA dA OdeBrecHt AGrOinduStriAL cOm O pArque nAciOnAL dAS emAS GArAnte A preSerVAÇÃO de 132 miL HectAreS de pAtrimôniO nAturAL

A BrASiLeirA nAyArA cArdOSO rApeLO, técnicA em LABOrAtÓriO dA OdeBrecHt AmBientAL, AnALiSA A quALidAde dA áGuA nO municípiO pAuLiStA de SumAré, BrASiL

O d e b r e c h t 2 0 1 5I n d I c a d o r e s 2 0 1 4 43

Page 24: Odebrecht 2015

indicadoressocioambientaise cUltUraisDETERMINADA A CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO DAS REGIÕES E PAÍSES EM qUE ATUA, A ORGANIZAÇÃO ODEBRECHT PROMOVE SISTEMATICAMENTE AÇÕES SOCIAIS E CULTURAIS. REALIZADOS POR SUAS EMPRESAS E PELA FUNDAÇÃO ODEBRECHT, OS PROGRAMAS FOCAM AS áREAS DE EDUCAÇÃO E SAúDE E BUSCAM TAMBÉM FOMENTAR INICIATIVAS GERADORAS DE OPORTUNIDADES DE TRABALHO E RENDA.

844programas

14países

1.916comunidades envolvidas

1,1 milhãobeneficiários

1.034instituições parceiras

r$ 115,9 milhõesUs$ 49,2 milhõesinvestimento próprio

r$ 86,8 milhõesUs$ 32,7 milhõesinvestimento de terceiros

GerSOn cOStA (em pé, à direitA), cOm SuA eSpOSA cAtArinA cOnceiÇÃO e O FiLHO ediLSOn dOS SAntOS cLemente: prOtAGOniStAS nO reFLOreStAmentO dO BAixO SuL dA BAHiA, BrASiL, ApOiAdOS peLA FundAÇÃO OdeBrecHt

brasil 637 98.576 846.018 1.027

angola 32 8.103 12.783 119

argentina 1 14 40 1

colômbia 3 1.085 3.498 18

emirados árabes 2 3 656 1

equador 11 241 5.005 40

estados Unidos 18 202 55.320 13

guatemala 5 57 1.066 28

méxico 8 1.351 10.337 62

moçambique 3 42 456 4

panamá 43 1.113 47.202 125

peru 47 3.621 81.351 285

república dominicana 9 473 7.469 25

venezuela 25 984 6.806 168

total 844 115.866 1.078.007 1.916

pro

gam

as/a

ções

inve

stim

ento

(r$

mil)

ben

efici

ário

s

com

unid

ades

investimento social voluntário em comunidades

O d e b r e c h t 2 0 1 5I n d I c a d o r e s 2 0 1 4 45

Page 25: Odebrecht 2015

Por mais de meio século, a Organização Odebrecht tem patrocinado projetos que valorizam o patrimônio cultural das Comunidades e países em que atua. Oferecendo recursos e condições adequadas à realização desses projetos culturais, a Organização estimula a preservação e a propagação da memória, contribui para a dinamização da vida cultural e promove a afirmação de identidades diversas assim como a celebração de valores universais.

PrêMiO Odebrecht de PesquisA históricA – clArivAl dO PrAdO vAllAdAresInstituído em 2003, o Prêmio Odebrecht de Pesquisa Histórica – Clarival do Prado Valladares é conferido anualmente a um projeto de pesquisa que contribua para um maior entendimento da formação econômica, sociopolítica ou artística brasileira. Os conhecimentos gerados são consolidados em um livro de arte, cuidadosamente editado e ricamente ilustrado.

» Em 2014, foi lançado o livro Luís de Abuquerque – Governo e viagens na capitania de mato Grosso (1771-1791), das historiadoras Janaína Amado e Leny Caselli, vencedoras da 9ª edição do Prêmio.

» A 10ª edição do Prêmio teve como vencedores os projetos: um sertão entre tantos outros, da arquiteta potiguar Nathalia Diniz, e O conhecimento científico do mundo português do século xViii, dos historiadores paranaenses Magnus Roberto de Mello Pereira e Ana Lúcia Rocha Barbalho da Cruz.

fronteiras do pensamento

A Braskem patrocina anualmente no Brasil o seminário internacional Fronteiras do Pensamento, permitindo o contato do público com cientistas, artistas e intelectuais de destaque no mundo. Em 2014, participaram como palestrantes o escritor britânico Salman Rushdie, o filósofo norte-americano Michael Sandel, os escritores Mia Couto, de Moçambique, e Alberto Manguel, da Argentina, os físicos Brian Greene, americano, e Geofrey West, inglês, o filósofo francês Pascal Bruckner e a diplomata norueguesa Gro Brundtland.

oUtras iniciativas

brAsil » Patrocínio do livro desafios do design

Sustentável Brasileiro, que apresenta projetos e produtos sustentáveis criados por mais de 40 profissionais brasileiros de diferentes áreas.

» Publicação do livro Submarinos – defesa e desenvolvimento para o Brasil, sobre o Programa de Desenvolvimento de Submarinos da Marinha do Brasil.

» Patrocínio pela Braskem da sexta edição do Paulínia Film Festival.

» Apoio à Festa Literária Internacional de Cachoeira – Flica 2014 (BA).

» Produção pela Enseada Indústria Naval de uma coleção de livros com histórias contadas em quilombos e distribuição de 7 mil exemplares em escolas públicas e comunidades quilombolas.

ArgentinA » Patrocínio do livro pura energía,

destacado no Mercury Awards, com 1º lugar na categoria Publicações Customizadas - Audiência Geral - Engenharia.

Peru » Lançamento do primeiro volume da

coleção de livros de arte ruta Viva iirSA norte, mostrando a riqueza cultural das cidades que margeam a rodovia.

O LiVrO reSuLtAnte dO prOJetO VencedOr dA 9ª ediÇÃO dO prêmiO OdeBrecHt de peSquiSA HiStÓricA – cLAriVAL dO prAdO VALLAdAreS

O eScritOr ArGentinO ALBertO mAnGueL, nO FrOnteirAS dO penSAmentO 2014

ação cUltUral

O d e b r e c h t 2 0 1 5I n d I c a d o r e s 2 0 1 4 47

Page 26: Odebrecht 2015

consolidado de engenharia e constrUção

receita brUta(EM MILHÕES)

r$ 33.140Us$ 14.081

ebitda(EM MILHÕES)

r$ 3.157Us$ 1.341

A ODEBRECHT ENGENHARIA & CONSTRUÇÃO É UMA HOLDING NÃO OPERACIONAL CONSOLIDADORA DA CONSTRUTORA NORBERTO ODEBRECHT (COM ATUAÇÃO NO BRASIL) E DA ODEBRECHT ENGENHARIA & CONSTRUÇÃO INTERNACIONAL(COM ATUAÇÃO NOS MERCADOS DA AMÉRICA LATINA; ESTADOS UNIDOS; áFRICA, EMIRADOS áRABES UNIDOS E PORTUGAL; E, AINDA, ESPECIFICAMENTE, NO SEGMENTO DE ENGENHARIA INDUSTRIAL).

cOnStruÇÃO dA HidreLétricA de cHAGLLA, nO peru, impOrtAnte prOJetO dA OdeBrecHt enGenHAriA & cOnStruÇÃO internAciOnAL nA AméricA LAtinA

www.odebrecht.com

100%Odebrecht engenharia & construção s.A.

cOMPOsiçãO AciOnáriA

A Organização Odebrecht reúne diversos Negócios, Fundos de Investimentos e Empresas Auxiliares. Nas próximas páginas são apresentadas informações específicas de cada um e também da Fundação Odebrecht, que desenvolve um conjunto de ações no campo social.

negócios

O d e b r e c h t 2 0 1 5 49

Page 27: Odebrecht 2015

constrUtora norberto odebrecht

PRESTA SERVIÇOS DE ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO NO BRASIL, qUE GERAM BENEFÍCIOS PARA A POPULAÇÃO, EM áREAS COMO TRANSPORTE E LOGÍSTICA, ENERGIA, SANEAMENTO, DESENVOLVIMENTO URBANO, MINERAÇÃO E EDIFICAÇÕES DE USO PúBLICO E CORPORATIVO.

“A garantia da nossa Sobrevivência, Crescimento e Perpetuidade se traduz em nossa capacidade de entregar os sonhos dos nossos Clientes no prazo e com qualidade, sempre promovendo a sustentabilidade. Para isso, precisamos perseguir o aumento da produtividade e a busca de inovações”

benedicto JuniorL Í D E R E M P R E S A R I A L

destaqUes em 2014

A Construtora Norberto Odebrecht busca promover o desenvolvimento sustentável nas regiões em que atua. Em 2014, reciclou 60% dos resíduos sólidos produzidos nos canteiros de obra; obteve o selo de ouro para o inventário de emissões de GEE; e apoiou a implantação de mais de 50 programas sociais, beneficiando 183 comunidades com mais de 13 mil pessoas.

proJetos conclUídos

» Revitalização da orla da Barra, Salvador (BA)

» Fábrica do Grupo Petrópolis (PE) » Centro Administrativo do Distrito

Federal (DF) » Rodovia Expressway - Rota do

Atlântico (PE) » Complexo Logístico e Industrial Barra

do Furado 2 (RJ) » Urbanização do Entorno Maracanã (RJ) » Teleférico Morro da Providência (RJ) » Bairro Novo Terra Nova - Unidades

Habitacionais de Nova Friburgo - Fase 2 (RJ)

» Bairro Novo Trio de Ouro - Unidades Habitacionais de São João de Meriti (RJ)

» Bairro Novo Alemão - Unidades Habitacionais do Complexo do Alemão (RJ)

» Arco Metropolitano (RJ) » Viadutos Metálicos do Arco

Metropolitano (RJ) » Estação Multimodal Maracanã (RJ) » Saneamento Capivari - lote 2 (SP)

» Arena Corinthians (SP) » main Hall do Prosub, Estaleiro e Base

Naval (RJ)

proJetos conqUistados

» Novo Elevado do Joá (RJ) » Fábrica de Escolas (RJ) » Corredor BRT TransBrasil (RJ) » Tratamento Guandu (RJ) » Reforma e Ampliação do Aeroporto

Galeão (RJ) » Mitigação de Cheias na região Norte

Noroeste Fluminense (RJ) » Emissário Praia Grande (SP) » Ponte Itaipaúna (SP) » Linha 6 do Metrô de São Paulo (SP) » Unidades Habitacionais, em São

Bernardo do Campo (SP) » Montagem da Usina Nuclear

Angra III (RJ) » Contorno Lauro de Freitas (BA)

A uSinA HidreLétricA de teLeS pireS, prOJetO dA cOnStrutOrA nOrBertO OdeBrecHt nA diViSA dOS eStAdOS BrASiLeirOS dO pArá e mAtO GrOSSO, VAi GerAr Até 1.820 mW

PrêMiOs e recOnheciMentOs

» Empresa Mais Admirada do Brasil, pelo 10º ano consecutivo, na categoria Construção Pesada, pela revista carta capital.

» Melhor construtora, pelo 5º ano consecutivo, pela revista Ferroviária.

» Destacada entre as Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas, pela revista negócios da comunicação.

100%Odebrecht engenharia & construção s.A.

1 açãoOdebrecht s.A.

cOMPOsiçãO AciOnáriA

O d e b r e c h t 2 0 1 5 51

Page 28: Odebrecht 2015

Engenharia & Construção Internacional

PRESTA SERVIÇOS DE ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO DE INFRAESTRUTURA E DE OBRAS INDUSTRIAIS NA AMÉRICA LATINA (COM EXCEÇÃO DO BRASIL), NOS ESTADOS UNIDOS, NA áFRICA, NOS EMIRADOS áRABES UNIDOS E EM PORTUGAL, ATENDENDO A CLIENTES PúBLICOS E PRIVADOS. GERA OPOR-TUNIDADES DE TRABALHO PARA AS POPULAÇÕES LOCAIS E CONTRIBUI PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTEN-TáVEL DE CADA REGIÃO EM qUE ATUA.

“Estamos confiantes de que a capacidade realizadora das nossas equipes, aliada aos princípios da Organização, serão fundamentais para o crescimento na África, nos Emirados e em Portugal”

ernesto baiardiL Í D E R E M P R E S A R I A L

OBrAS ciViS e eLetrOmecânicAS AVAnÇAm nA HidreLétricA de LAúcA, em AnGOLA A cOnStruÇÃO dA HidreLétricA de cHAGLLA, nO peru mOdernizAÇÃO dO pOrtO de miAmi, nOS eStAdOS unidOS cOnStruÇÃO dO cOmpLexO petrOquímicO etiLenO xxi, nO méxicO

“Nosso futuro na América Latina estará ancorado em Líderes e Integrantes locais, o que nos identificará cada vez mais com seus valores e crenças e com a diversidade cultural e étnica que distingue seus vários países”

luiz mameriL Í D E R E M P R E S A R I A L

“Nossa presença nos Estados Unidos nos últimos 25 anos contribuiu positivamente para a Organização e sua imagem global. Continuaremos construindo, crescendo e sempre praticando o desenvolvimento sustentável”

euzenando azevedoL Í D E R E M P R E S A R I A L

“Nossa prioridade para 2015 é o crescimento e a consolidação da atuação no exterior. Para isso, contamos com uma nova geração de empresários, habilitados à adaptação cultural e à mobilidade”

flávio fariaL Í D E R E M P R E S A R I A L

destaqUes em 2014

» Obras da Hidrelétrica de Laúca, da Refinaria de Lobito e da Hidrelétrica de Cambambe; e contrato do BRT de Luanda (Angola).

» Conclusão da expansão da mina de carvão de Moatize; e inauguração do Terminal do Aeroporto Internacional de Nacala (Moçambique).

» Início das obras do Eastern Corridor Road e assinatura dos contratos do Central Corridor Road e Western Railway Line (Gana).

» Obras da Estação de Bombeamento de Esgotos (pumpStation) de Abu Dhabi (Emirados árabes Unidos).

» Obras da Hidrelétrica Baixo Sabor (Portugal).

destaqUes em 2014

» Conclusão de pista elevada no Aeroporto Internacional de Fort Lauderdale, na Flórida.

» Finalização do Programa de Reforço do Cais de Carga (Wharves Strengthening Program) do Porto de Miami , na Flórida.

» Conquista do projeto de Ampliação da Krome Avenue em Miami.

» Obras no Aeroporto Internacional de Miami.

» Conclusão de mais de 65% da rodovia Grand Parkway, em Houston, no Texas.

destaqUes em 2014

» Concluídos 60 km de gasodutos e planta compressora para a Cammesa; e a desmontagem da Unidade de Coque, na Refinaria La Plata, para YPF (Argentina).

» Concluída a Central Azucarero Guanare, e contratada a Estação de Compressão de Gás Carito Pirital: Fase II, para PDVSA Agrícola (Venezuela).

» Contratos para o Gasoduto Sur Peruano, (Peru) e para a Central Termoeléctrica Punta Catalina (República Dominicana).

PrêMiOs e recOnheciMentOs

» Melhor Projeto de Engenharia Civil para a Hidrelétrica de Laúca pela FILDA - Feira Internacional de Luanda, em Angola.

» Uma das melhores empresas para se trabalhar segundo o Great place to Work institute, na Argentina e no México.

» Melhor empresa do Ano e Melhor Empresa do Setor, segundo a revista Fortuna (Argentina).

» Melhor empresa de engenharia e construção da Colômbia pelo anuário The Business year.

» Prêmios da revista enr (engineering news-record) para o Programa de Reforço do Cais de Carga do Porto de Miami e para as Estações de Bombeamento de Nova Orleans, nos Estados Unidos.

» Prêmio Palma de Oro concedido pela Autoridade Nacional do Ambiente do Panamá pelos inventários de emissões de GEE.

destaqUes em 2014

» Nove contratos novos, entre eles o da Hidrelétrica de Bocas del Toro (Panamá) e dos gasodutos Sur Peruano (Peru) e Los Ramones II Norte (México).

» Conclusão de 12 obras, entre elas a do trem Elétrico de Lima (Peru) e do Porto Mariel (Cuba).

» Avanço em outros 37 projetos, como a Termoelétrica de Punta Catalina (República Dominicana), o metrô de Caracas (Venezuela) e o trem subterrâneo de Buenos Aires (Argentina).

» 120 programas socioambientais em 517 comunidades, beneficiando 106.500 pessoas.

odebrecht engenharia & constrUção internacional

áfrica, emirados árabes Unidos e portUgal américa latina estados Unidos engenharia indUstrial

100%Odebrecht engenharia & construção s.A.

cOMPOsiçãO AciOnáriA

O d e b r e c h t 2 0 1 5 53

Page 29: Odebrecht 2015

destaqUes em 2014

A Reserva do Paiva, em Pernambuco, se consolidou como um dos mais destacados bairros planejados do país. No Rio de Janeiro, em parceria com a Carvalho Hosken, foi lançado o Ilha Pura, primeiro empreendimento a receber o selo verde LEED ND na América Latina.

proJetos entregUes em 2014

» Terraço Laguna, Reserva do Paiva (PE) » Hotel Sheraton, Reserva do Paiva » Novo Mundo Empresarial, Reserva do

Paiva » Seletto, Rio de Janeiro (RJ) » Park One, São Paulo (SP) » Verde Morumbi, São Paulo (SP) » Bella Vila Mariana, São Paulo (SP) » Projeto Guaratinguetá, Santo

André (SP) » The Blue, Santos (SP) » Evolution, Alphaville (SP) » Jardins Mangueiral, São Sebastião (DF)

proJetos lançados em 2014

» Paradiso, Reserva do Paiva » Aqua Marine, Reserva do Paiva » Vent, Rio de Janeiro (RJ) » Ilha Pura, Rio de Janeiro (RJ) » Estação Gabriele, São Paulo (SP) » Cidade Viva, Santo André (SP) » Homenagem Jaçanã – 2ª fase, São

Paulo (SP) » RSVP, São Paulo (SP) » Royal Campinas (Hotel), Campinas (SP) » LED Corporate, São Paulo (SP) » Lumine Park 710, Brasília (DF)

odebrechtrealizações imobiliárias

DESENVOLVE, NO BRASIL, PROJETOS RESIDENCIAIS, EMPRESARIAIS, COMERCIAIS E DE USO MISTO qUE ATENDEM àS NECESSIDADES E PECULIARIDADES DE CADA LOCALIDADE E DE PúBLICOS DISTINTOS, ALIANDO qUALIDADE E SUSTENTABILIDADE.

receitabrUta(em milhões)

r$ 2.084US$ 885

ebitda(em milhões)

r$ 349US$ 148

85,5%Odebrecht s.A.

14,5%gávea investimentos

PrêMiOs e recOnheciMentOs

» “Empresas de maior prestígio”, pela revista época negócios, na categoria Construção, Incorporação e Locação.

» Prix d’Excellence, da Federação Internacional das Profissões Imobiliárias (Fiabci) para o Vila dos Corais (Reserva do Paiva).

» Prêmios Ademi Bahia para o Hangar Business Park (BA).

» Prêmios Ademi Rio de Janeiro para o Holiday Inn e para o Ilha Pura.

» Prêmio Ademi Pernambuco para o Terraço Laguna e para o Novo Mundo Empresarial.

» Prêmio Master Imobiliário, para o Rio Corporate (RJ) e para o Brisas do Lago (DF).

» Americas Property Awards para o Praça São Paulo (SP ) e para o Brisas do Lago (DF).

» Selo Procel Edifica de Eficiência energética concedido ao Hangar Business Park (BA).

“Temos o desafio permanente de fazer da OR uma referência de inovação, tecnologia, criatividade e eficiência a serviço da satisfação dos nossos Clientes. Para isso, contamos com Líderes e equipes comprometidos em realizar empreendimentos sustentáveis, que contribuem para o desenvolvimento das cidades”

paul altitL Í D E R E M P R E S A R I A L

www.orealizacoes.com.br

iLHA purA, nO riO de JAneirO - um BAirrO pLAneJAdO, cOm mAiS de 800 miL m2

cOMPOsiçãO AciOnáriA

O d e b r e c h t 2 0 1 5 55

Page 30: Odebrecht 2015

odebrecht ambiental

A ODEBRECHT AMBIENTAL INVESTE E OPERA PROJETOS EM TRêS SEGMENTOS: áGUA E ESGOTO – EM PARCERIAS E CONCESSÕES PúBLICAS DE áGUA E ESGOTO; utiLitieS – TERCEIRIZAÇÃO DE CENTRAIS DE UTILIDADES E FORNECIMENTOS DE áGUA DE REUSO; E RESÍDUOS – TRATAMENTO E DESTINAÇÃO DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS E DA CONSTRUÇÃO CIVIL, ALÉM DE SERVIÇOS DE REMEDIAÇÃO DE áREAS CONTAMINADAS. PARA O SEGMENTO DE UTILITIES, A ODEBRECHT AMBIENTAL CONTA COM UMA SUBHOLDING, A ODEBRECHT UTILITIES.

“A formação da nova geração, integrada a cada um dos Negócios, consolida e amplia a prática da TEO para vencer nossos novos desafios. A qualidade dos serviços prestados garante a satisfação dos Clientes e dos usuários de nossas concessões, contribuindo para a perpetuidade da Organização”

receitabrUta(em milhões)

r$ 2.828US$ 1.202

fernando reisL Í D E R E M P R E S A R I A L

70%Odebrecht s.A.

30%fi-fgts

82,76%Odebrecht Ambiental

17,24%funcef

ebitda(em milhões)

r$ 722US$ 307

destaqUes em 2014

» Abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto para mais de 17 milhões de pessoas em 195 municípios, em 12 estados de todas as regiões do país.

» Importante contribuição para a disponibilidade de água potável no estado de São Paulo diante da crise hídrica. Por meio do Aquapolo, garantiu o abastecimento das indústrias do Polo Petroquímico do ABC com água de reuso industrial. Nas operações de água e esgoto paulistas, a eficiência operacional e a mobilização social para o consumo consciente evitaram o racionamento.

» Conquista das concessões de água e esgoto do município de Sumaré (SP), Paço do Lumiar e São José do Ribamar (MA), Bom Jesus do Tocantins, Santana do Araguaia, São Domingos do Araguaia, São João do Araguaia (PA) e do contrato de gestão de água em Benguela (Angola).

» Assinatura do convênio com empresas municipais de Salamanca (México) para projeto de fornecimento de água de reuso para refinaria da Pemex.

PrêMiOs e recOnheciMentOs

» Prêmio Nacional de qualidade em Saneamento (PNqS): Troféu Prata para a Unidade Mauá; e troféu Bronze para a Unidade Jaguaribe (BA).

» Terceiro lugar para a Unidade Limeira no Ranking do Saneamento do Instituto Trata Brasil.

» Anuário Infraestrutura 2014/2015 da revista exame: o projeto Cidade Saneada, na Região Metropolitana de Recife, foi eleito uma das 15 obras prioritárias para o desenvolvimento do país, em estudo da consultoria KPMG.

» Selo Verde do Instituto Internacional de Pesquisas e Responsabilidade Socioambiental Chico Mendes para a Unidade Cachoeiro de Itapemirim.

» II Prêmio de Sustentabilidade Legal da consultoria Verde Ghaia:2º lugar na categoria Meio Ambiente para a Unidade Jeceaba (MG).

» Primeiro lugar, conquistado pela Unidade Aquapolo, na categoria geral do Infrastructure 360º Awards, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pela Universidade de Harvard.

eStAÇÃO de trAtAmentO em SumAré: A OdeBrecHt AmBientAL iniciOu OperAÇõeS nO municípiO pAuLiStA

cOMPOsiçãO AciOnáriA

cOMPOsiçãO AciOnáriA

subhOlding Odebrecht utilities

www.odebrechtambiental.com

O d e b r e c h t 2 0 1 5 57

Page 31: Odebrecht 2015

odebrecht latinvest

A ODEBRECHT LATINVEST FOI CRIADA EM 2012 PARA CONSOLIDAR AS CONCESSÕES RODOVIáRIAS Já CONqUISTADAS NO PERU E COLôMBIA E TAMBÉM IDENTIFICAR NOVAS OPORTUNIDADES DE INVESTIMENTO E OPERAÇÃO EM TRANSPORTE E LOGÍSTICA NA AMÉRICA LATINA (EXCETO BRASIL).

“A Odebrecht Latinvest tem a Tecnologia Empresarial Odebrecht no seu DNA. É essa base de Princípios e Valores que amplia a nossa capacidade de satisfazer os Usuários-Clientes e nos faz perseguir oportunidades cada vez mais desafiadoras”

receitabrUta(em milhões)

r$ 2.229US$ 947

Jorge barataD I R E T O R E X E C U T I V Oebitda

(em milhões)

r$ 352US$ 150

empreendimentos dos qUais a empresa participa

» Gasoduto Sur Peruano – parceria com a espanhola Enagas (25%) para construção, operação e manutenção de 1.134 Km de dutos entre Cusco e o porto de Ilo, no sul do Peru.

» Auto-estrada IIRSA Norte (1.090 km) - primeira parceria público-privada de infraestrutura rodoviária no Peru, conecta os oceanos Pacífico e Atlântico, cruzando a Cordilheira dos Andes e a Amazônia peruana.

» Auto-estrada IIRSA Sur (656 km) - manutenção e operação da Rodovia Interoceânica Sul, que liga Cusco a Iñapari, na fronteira com o estado brasileiro do Acre.

» Rutas de Lima (115 km) – responsável pela melhoria e preservação dos três

PrêMiOs e recOnheciMentOs

» Prêmio project Finance deal of theyear para Rutas de Lima pelo financiamento total do projeto.

» Certificação LEED do US Green Building Council: pré-certificação para Rutas de Lima pelo Centro de Controle de Pedágio Villa.

» A estrada Vías Nuevas de Lima foi finalista no 2014 infraestructure 360 Awards do Banco Interamericano de Desarrollo.

principais eixos de acesso à capital peruana.

» Ruta del Sol (528 km) - a rodovia, com dupla faixa de rodagem, une as províncias e a costa do Caribe.

destaqUes em 2014

» Gasoduto Sur Peruano: investimento de US$ 7,3 bilhões que visa proporcionar redundância ao sistema de transporte de petróleo e gás natural e líquidos associados.

» Financiamento para Rutas de Lima emitido integralmente no mercado peruano - a maior emissão de títulos em moeda local no Peru.

» Concessão de 86 km da rodovia Olmos-Lambayeque, na IIRSA Norte, Peru, com investimento de US$ 250 milhões.

OBrAS dO GASOdutO Sur peruAnO – SiStemA de dutOS de 1.134 km de cuScO Até O pOrtO de iLO

www.odebrechtlatinvest.com

100%Odebrecht Participações e investimentos s.A.

1 açãoOdebrecht s.A.

cOMPOsiçãO AciOnáriA

O d e b r e c h t 2 0 1 5 59

Page 32: Odebrecht 2015

odebrecht óleo e gás

DESENVOLVE SOLUÇÕES INTEGRADAS PARA A INDúSTRIA DE óLEO E GáS upStreAm, NO BRASIL, ANGOLA, MÉXICO E VENEZUELA, NAS FASES DE INVESTIMENTOS E OPERAÇÕES (CAPEX E OPEX). ATUA NOS SEGMENTOS DE PERFURAÇÃO OFFSHOre, SuBSeA, MANUTENÇÃO E SERVIÇOS OFFSHOre, PRODUÇÃO OFFSHOre E SERVIÇOS ESPECIALIZADOS A POÇOS, SEMPRE BUSCANDO EXCELêNCIA OPERACIONAL E MAIOR VALOR AGREGADO PARA CLIENTES E ACIONISTAS.

“Em 2014, avançamos nos indicadores de performance, garantindo a satisfação dos Clientes. Nossa excelência operacional, resultado da soma de Pessoas de Conhecimento, uso de tecnologias avançadas e busca continua de zero acidente e zero downtime, nos impulsiona rumo à conquista de novos Clientes, novos serviços e à internacionalização, priorizando México e Angola”

receitabrUta(em milhões)

r$ 2.950US$ 1.253

roberto simõesL Í D E R E M P R E S A R I A L

81,43%Odebrecht s.A

13,57%temasek holding (Atlantic Oilfield)

5%gávea investimentos

ebitda(em milhões)

r$ 1.212US$ 515

destaqUes em 2014

A Odebrecht Oléo e Gás destacou-se em 2014 como a empresa brasileira com a maior frota de unidades de perfuração offshore para águas ultraprofundas, alcançando ainda a sétima colocação mundial. Sua frota total conta com 18 unidades, sendo sete sondas de perfuração offshore em operação, outras cinco em construção, dois navios de produção (FPSOs - Floating production Storage and Offloading) em operação, um terceiro em construção, e três PLSVs (Pipe Laying Support Vessel) também em operação.

PrêMiOs e recOnheciMentOs

» O FPSO Cidade de Itajaí obteve um dos melhores índices de performance em 2014 entre as unidades de produção que operam nas regiões Sul e Sudeste do país.

» Manutenção e Serviços Offshore: recebeu o Reconhecimento pela Melhoria Contínua em Segurança do Cliente Statoil.

» FPSO North Sea Producer: recebeu o Prêmio de Inovação em Segurança da Associação Oil & Gas UK operando para o Cliente ConocoPhillips (Reino Unido).

» FPSO Cidade de Itajaí, Bacia de Santos, Brasil: uptime operacional (tempo em que a unidade esteve em operação ou à disposição do Cliente): 99,9%.

» Produção acumulada de óleo: 26,5 MM bbls (FPSO Cidade de Itajaí + FPSO North Sea Producer, no Mar do Norte).

» Conquista do FPSO Pioneiro de Libra, para atuação na Bacia de Santos, Brasil.

» Início da Operação de três PLSVs. » Manutenção e Serviços Offshore:

assinatura do contrato UO-RIO II e renovação de contratos com Statoil e Shell.

» ODN Delba III: primeira sonda a perfurar a Cessão Onerosa do Pré-sal em menos de 100 dias.

» Redução em 51% da taxa de incidentes registráveis (de 5,1 para 2,5).

» Neutralização de 100% do carbono emitido de suas operações em parceria com a OCT na APA do Pratigi (Baixo Sul da Bahia, Brasil).

contratos em andamento

» Afretamento e operação de três plataformas semissubmersíveis, quatro navios-sonda, duas unidades de produção e três unidades de lançamento de linhas. Construção de unidades de perfuração (Ondina, Boipeba, Pituba, Interlagos, Botina e FPSO Pioneiro de Libra).

» Serviços de reparo, instalação, modificação, manutenção e engenharia, gerenciamento de integridade e inspeção a ativos offshore para Clientes como Shell e Statoil.

equipe dA OdeBrecHt ÓLeO e GáS em trABALHO de OperAÇÃO de SOndAS de perFurAÇÃO OFFSHORE

cOMPOsiçãO AciOnáriA

www.odebrechtoilgas.com

O d e b r e c h t 2 0 1 5 61

Page 33: Odebrecht 2015

A ODEBRECHT TRANSPORT DESENVOLVE, IMPLANTA, OPERA E PARTICIPA DE PROJETOS NAS áREAS DE MOBILIDADE URBANA, RODOVIAS, PORTOS, AEROPORTOS E SISTEMAS INTEGRADOS DE LOGÍSTICA. É INVESTIDORA DE LONGO PRAZO FOCADA NA TRANSFORMAÇÃO DA INFRAESTRUTURA DO BRASIL. ENCERROU 2014 COM PARTICIPAÇÃO EM 20 EMPRESAS. JUNTO à JAPONESA MITSUI & CO., LTD., A ODEBRECHT TRANSPORT CRIOU, EM 2014, A ODEBRECHT MOBILIDADE. TAMBÉM COMO SUBHOLDING A EMPRESA CONTA COM A ODEBRECHT RODOVIAS.

“Somos uma ponte entre o presente e o futuro. Como investidores e operadores de empresas de infraestrutura, ligamos duas épocas: a das urgentes necessidades atuais de serviços eficientes e a da concretização dos sonhos de um país desenvolvido e justo”

receitabrUta(em milhões)

r$ 3.368US$ 1.431

ebitda(em milhões)

r$ 416US$ 177 paulo cesena

D I R E T O R E X E C U T I V O

PrêMiOs e recOnheciMentOs

» Rota das Bandeiras – Prêmio de qualidade dos Serviços Prestados aos Usuários (Artesp); 3ª Melhor Rodovia do Brasil (Confederação Nacional de Transporte).

» SuperVia – Melhor Operadora de Passageiros (Revista Ferroviária); Melhor Aplicativo de Informações aos Passageiros (Revista Wide).

» Otima – Finalista do Caboré 2015, na categoria Plataforma de Mídia.

odebrecht transport

empreendimentos dos qUais participa

MObilidAde urbAnA » Transporta 1,3 milhão de pessoas

diariamente em trens (SuperVia-RJ) e metrô (Via quatro Linha 4 -SP). Participa da implantação da Linha 6 do metrô em São Paulo (Move São Paulo), do VLT Carioca (RJ) e do VLT Goiânia (GO), que transportarão 1,1 milhão de passageiros por dia. É responsável pela instalação de 7.500 abrigos de ônibus na cidade de São Paulo, por meio da Otima.

rOdOviAs » Participa de oito concessões

rodoviárias, que somam 1.779 km

localizados em seis estados, por onde passam, em média, 857 mil veículos equivalentes, diariamente. São elas: Rota das Bandeiras (SP), Rota do Atlântico (PE), Rota dos Coqueiros (PE), Bahia Norte (BA), Litoral Norte (BA), Rota das Fronteiras (PR), Rota do Oeste (MT) e ViaRio (RJ). Tem ainda participação na ConectCar, empresa que opera sistema de pagamento eletrônico de pedágio, estacionamento e combustível.

AerOPOrtO » A concessionária RIOGaleão é

responsável, desde agosto de 2014, pela ampliação, transformação e operação do Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro.

59,39%Odebrecht s.A.

30%fi-fgts

10,61%bndesPAr

60%Odebrecht transPort

40%Mitsui & co., ltd.

100%Odebrecht transPort

rOtA dO OeSte: recuperAÇÃO, mAnutenÇÃO e meLHOriAS em 850 km dA Br-163, principAL ViA de eScOAmentO dA prOduÇÃO de GrÃOS dO centrO-OeSte BrASiLeirO

cOMPOsiçãO AciOnáriA

subhOldings

cOMPOsiçãO AciOnáriA

cOMPOsiçãO AciOnáriA

lOgÍsticA » Participa da operação do terminal de

contêineres Embraport, no Porto de Santos (SP); da Liquiport, terminal de granéis líquidos em Vila Velha (ES); e do sistema de transporte dutoviário de etanol Logum. Está implantando um novo terminal de granéis no porto de Suape (PE).

destaqUes em 2014

» Melhorias na SuperVia (RJ): 135 trens novos, mais 400 mil novos lugares por dia e recorde diário de 680 mil passageiros.

» Rota do Oeste (MT): início das obras e da operação, com redução de 30% no índice de acidentes fatais.

» Conquista da concessão da Rodovia PR-323, a Rota das Fronteiras (PR).

» RIOGaleão, Aeroporto Internacional Tom Jobim: início da gestão.

» Embraport (SP): um ano de operação com mais de 300 navios recebidos e 570 mil contêineres movimentados. Obteve certificação inédita no Brasil de Segurança na Cadeia Logística, a ISO 28000, e recomendação para o ISO 9001, de Sistema de Gestão de qualidade.

www.odebrecht-transport.com

O d e b r e c h t 2 0 1 5 63

Page 34: Odebrecht 2015

brasKem

A BRASKEM É LÍDER NAS AMÉRICAS EM RESINAS TERMOPLáSTICAS (POLIETILENO, POLIPROPILENO E PVC) E MAIOR PRODUTORA DE POLIPROPILENO DOS ESTADOS UNIDOS. COM MAIS DE 8 MIL INTEGRANTES, POSSUI 36 UNIDADES INDUSTRIAIS: 29 NO BRASIL, CINCO NOS ESTADOS UNIDOS E DUAS NA ALEMANHA, TOTALIZANDO CAPACIDADE INSTALADA SUPERIOR A 16 MILHÕES DE TONELADAS DE PETROqUÍMICOS BáSICOS E RESINAS TERMOPLáSTICAS POR ANO.

“A nossa história se traduz por uma sequência de superação de desafios. Como em outras etapas importantes, tenho convicção de que estaremos melhores, mais fortes e mais bem preparados para seguir sobrevivendo, crescendo e perpetuando os nossos princípios e a nossa bem sucedida atuação na petroquímica”

receitabrUta(em milhões)

r$ 53.082US$ 22.554

ebitda(em milhões)

r$ 5.620US$ 2.388

carlos fadigasL Í D E R E M P R E S A R I A L

destaqUes em 2014

» Em parceria com o grupo mexicano Idesa, a construção do projeto no México atingiu 88% de progresso físico ao final de 2014. Em complemento ao seu portfolio de UTEC (Polietileno de Ultra-Alto Peso Molecular) no Brasil, a Braskem anunciou o investimento em uma planta para produzir nos EUA essa resina 100% brasileira.

» Conclusão da expansão e conversão de uma das linhas de produção de polietileno na Bahia, para a produção de PEBDL base metaloceno.

» A receita líquida consolidada atingiu R$ 46 bilhões - alta de 12% na comparação com 2013.

» O EBITDA teve alta de 17% em relação a 2013. Destacam-se a recuperação dos spreads petroquímicos no mercado internacional; a depreciação do Real em 9%; e o ganho de R$ 277 milhões referente à venda de ativo não estratégico.

» A empresa registrou lucro líquido de R$ 726 milhões.

» A alavancagem, medida em dólares pela relação dívida líquida/EBITDA, foi de 2,58x, uma redução de 10% em relação ao ano anterior.

exportações

» A receita líquida com exportações de resinas termoplásticas e petroquímicos básicos das operações do Brasil totalizou US$ 5,1 bilhões, para mais de 40 países.

» A receita líquida, considerando os ativos no exterior, foi de US$ 8,5 bilhões.

38,32% Odebrecht

36,08% Petrobras

25,60% Outros

50,11% Odebrecht

47,03% Petrobras

2,86% Outros

PrêMiOs e recOnheciMentOs

» Uma das 50 empresas mais inovadoras do mundo, pela revista norte-americana Fast company.

» Troféu Transparência da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac) pela 6ª vez.

» Integrante pelo décimo ano consecutivo do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&F Bovespa.

» Integrante pelo terceiro ano consecutivo do Índice de Sustentabilidade do Dow Jones para Mercados Emergentes (DJSI).

» Uma das dez melhores empresas brasileiras na formação de lideranças, pela consultoria de gestão de negócios Hay Group.

cAPitAltOtAl

cAPitAlvOtAnte

www.braskem.com.br

nO pÓLO petrOquímicO de triunFO (rS), cientiStAS e técnicOS GArAntem AVAnÇOS nA peSquiSA e nO deSenVOLVimentO de pOLímerOS SintéticOS pArA pLáSticOS mAiS eFicienteS

O d e b r e c h t 2 0 1 5 65

Page 35: Odebrecht 2015

odebrecht agroindUstrial

A ODEBRECHT AGROINDUSTRIAL ATUA DE FORMA INTEGRADA NA PRODUÇÃO DE ETANOL, AÇúCAR E ENERGIA ELÉTRICA. A EMPRESA GARANTE A GERAÇÃO DE ENERGIA LIMPA E RENOVáVEL, PRESERVA O MEIO AMBIENTE, CONTRIBUI PARA O DESENVOLVIMENTO DAS COMUNIDADES PRóXIMAS àS SUAS OPERAÇÕES E OFERECE O MELHOR AMBIENTE DE TRABALHO PARA SEUS INTEGRANTES. AS NOVE UNIDADES AGROINDUSTRIAIS, LOCALIZADAS EM qUATRO ESTADOS BRASILEIROS (SP, GO, MS E MT), FOMENTAM O DESENVOLVIMENTO ECONôMICO E SOCIAL LOCAL.

receitabrUta(em milhões)

r$ 3.328US$ 1.414

99,99%Odebrecht Agroindustrial investimentos

0,01%Outros

ebitda*(em milhões)

r$ 1.594US$ 677

destaqUes em 2014

Em um ano desafiador para o setor sucroenergético, a Odebrecht Agroindustrial aperfeiçoou suas operações – graças ao aporte financeiro da Organização Odebrecht – e passou a liderar a Bahiamido, fabricante de féculas e amidos de mandioca cultivada e fornecida por agricultores locais, organizados em cooperativas.

» Capitalização: aporte pela Organização Odebrecht de R$ 836 milhões para aumento do capital e subscrição de debêntures privadas no total de R$ 2 bilhões.

» Produtividade e competitividade: a moagem da safra 2014/2015 atingiu recorde de 24 milhões de toneladas.

» Novo Negócio: estruturação da Odebrecht Terras.

» Início da produção da Biocom, primeira empresa de Angola a produzir e comercializar açúcar, etanol e energia elétrica a partir da biomassa.

» Implantação do enfardamento de palha da cana-de-açúcar na Unidade Costa Rica (MS) com o objetivo de ampliar a disponibilidade da palha como combustível nas caldeiras, maximizando a eficiência energética e a oferta de energia limpa.

PrêMiOs e recOnheciMentOs

» Selo Empresa Amiga da Criança - concedido pela Fundação Abrinq em razão das práticas relacionadas ao repúdio ao trabalho infantil e o emprego de jovens em jornada noturna.

» 500 Melhores Empresas do Agronegócio - eleita a Melhor Empresa do Setor de Açúcar e Biocombustíveis na premiação oferecida pela revista dinheiro rural.

» Guia de Sustentabilidade da revista exame - um dos três destaques na categoria Agronegócio.

exportações

AçúcAr » 517,5 mil toneladas (US$ 187,8

milhões) exportadas para 24 países.

etAnOl » 33,3 mil m3 (US$ 18,8 milhões)

exportados para um único país, a Coreia do Sul.

“A Odebrecht Agroindustrial foi criada a partir da visão estratégica de que a energia renovável é essencial para o Brasil. Diante da confiança da Organização Odebrecht em nosso Negócio e equipe, estamos totalmente focados na melhoria da nossa produtividade e estamos colhendo resultados melhores a cada safra”

luiz de mendonçaL Í D E R E M P R E S A R I A L

*inclui ganhos de capital provenientes da venda dos ativos de energia à Odebrecht energia renovável e de receitas pela marcação de lavoura a mercado. O valor é referente ao período de janeiro a dezembro de 2014 e não ao ano safra.

O pOLO GOiáS (unidAde de riO cLArO, BrASiL) - prOdutiVidAde e cOmpetitiVidAde nO SetOr SucrOenerGéticO

cOMPOsiçãO AciOnáriA

www.odebrechtagroindustrial.com

O d e b r e c h t 2 0 1 5 67

Page 36: Odebrecht 2015

enseada indústria naval

A ENSEADA INDúSTRIA NAVAL ATUA NA CONSTRUÇÃO E INTEGRAÇÃO DE PLATAFORMAS, FPSOS E SONDAS DE PERFURAÇÃO E REPRESENTA UM INVESTIMENTO DE R$ 3,2 BILHÕES. LOCALIZADO EM MARAGOJIPE (BA), O ESTALEIRO ENSEADA, MATRIZ DA EMPRESA, UM DOS MAIORES DO BRASIL.

“O ano de 2014 foi desafiador e teve na obtenção da Licença de Operação Parcial a autorização que a Enseada precisava para performar seus contratos, garantindo o desenvolvimento de tecnologias para o país. Estamos implantando um estaleiro no estado da arte da construção naval mundial”

receitabrUta(em milhões)

r$ 2.966US$ 1.260

fernando barbosaD I R E T O R E X E C U T I V O

ebitda(em milhões)

r$ 88US$ 37

70%enseada indústria naval Participações

50% Odebrecht25% OAs25% utc

30%kawasaki heavy industries

destaqUes em 2014

Dentre importantes avanços, a Enseada obteve, em outubro, a Licença de Operação Parcial emitida pelo Ibama. Com isso, as primeiras partes dos navios Ondina e Pituba começaram a ser construídas. A finalização dos três cais possibilitou a atracação de navios com equipamentos que deram início à etapa industrial do empreendimento e do superguindaste Goliath Crane, de 150 m de altura.

iMPlAntAçãO dO estAleirO dO PArAguAçu

» 81,5% das obras concluídas. » R$ 2,6 bilhões de custos já incorridos. » Fase final de conclusão dos Cais 1, 2 e 3. » Obtenção da Licença de Operação.

PrOjetO sOndAs (bAhiA) » 54% de avanço físico para a primeira

sonda (Ondina). » Construção dos cascos das sondas

Ondina e Pituba.

PrOjetO cOnversãO fPsOs (riO de jAneirO)

» 83% do projeto concluído.

unidAdes de APOiO » Mais de 2 mil pessoas capacitadas

em cursos profissionalizantes no Recôncavo Baiano.

» Assinatura do contrato de concessão para construção e operação do Terminal de Uso Privativo (TUP).

» Mais de 2 mil atendimentos realizados em feiras de saúde.

» Replantio de 40 ha de mata ciliar na área de Influência Direta.

O eStALeirO enSeAdA, um dOS mAiOreS empreendimentOS dA iniciAtiVA priVAdA nA BAHiA e nA indúStriA nAVAL BrASiLeirA, tem cOncLuídAS mAiS de 80% dAS OBrAS

cOMPOsiçãO AciOnáriA

PrêMiOs e recOnheciMentOs

» 4º Prêmio Naval de qualidade e Sustentabilidade, promovido pelo Sinaval (Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore), pelo Programa Verde Novo.

» Prêmio Nacional do Conselho de Profissionais de Relações Públicas (POP), com o blog navegando Juntos.

» Duas premiações nacionais e quatro regionais - pelos trabalhos de comunicação realizados junto às comunidades - no Prêmio Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial).

www.enseada.com

O d e b r e c h t 2 0 1 5 69

Page 37: Odebrecht 2015

odebrecht defesa e tecnologia

A ODEBRECHT DEFESA E TECNOLOGIA É PROVEDORA DE SOLUÇÕES INOVADORAS qUE CONTRIBUEM PARA A AUTONOMIA TECNOLóGICA BRASILEIRA E PARA A SOBERANIA NACIONAL. ATUA NA CONCEPÇÃO, DESENVOLVIMENTO , ABSORÇÃO, INTEGRAÇÃO, GERENCIAMENTO E EMPREGO DE TECNOLOGIAS DE úLTIMA GERAÇÃO PARA PROJETOS DE DEFESA PRIORITáRIOS DO BRASIL. CONTRIBUI PARA O FORTALECIMENTO DA INDúSTRIA NACIONAL DE DEFESA.

“O ano 2015 será extremamente desafiador para a Odebrecht Defesa e Tecnologia. Contudo, tenho a certeza de que nossos desafios serão superados e que, conjuntamente com os demais Negócios da Organização Odebrecht, vamos consolidar as bases para um novo ciclo de forte crescimento”

receitabrUta(em milhões)

r$ 109US$ 46

andré amaroD I R E T O R E X E C U T I V O

empresas das qUais participa

» Itaguaí Construções Navais (ICN): voltada para a construção de submarinos convencionais e de propulsão nuclear do Programa Nacional de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), da Marinha do Brasil.

» Consórcio Baia de Sepetiba (CBS): responsável pelo planejamento, coordenação, gestão e administração das interfaces do PROSUB.

» Mectron: dedicada ao desenvolvimento e fabricação de produtos e sistemas complexos para usos militar e civil, como mísseis, radares, sistemas aviônicos, comando, controle, comunicação e inteligência.

destaqUes em 2014

A Odebrecht Defesa e Tecnologia avançou na absorção de tecnologia e na construção pela ICN dos Submarinos do PROSUB e desenvolveu o Data Link para a Força Aérea do Brasil e o rádio definido por software para o Exército Brasileiro. Também formalizou contratos com a Marinha do Brasil para o desenvolvimento do Sistema IPMS de gerenciamento dos Submarinos e do Torpedo Pesado Nacional em escala reduzida.

PrêMiOs e recOnheciMentOs

» Certificação da Odebrecht Defesa e Tecnologia como Empresa Estratégica de Defesa pelo Ministério da Defesa do Brasil.

» Prêmio da Mectron como Destaque na Exportação de Serviços, na categoria “Exportação de Serviços de Engenharia”, concedido pela Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

» Assinatura do memorando de entendimento com a empresa sueca Saab para participação do Programa FX-2 (aeronaves de caça da FAB).

» Fornecimento de equipamentos para o satélite CEBRS-4, lançado com sucesso em 2014.

» Finalização dos equipamentos para o Programa VLS-40 (Veículo Lançador) e o SARA Suborbital (Satélite de Reentrada Atmosférica).

» Realização, com sucesso, da campanha de lançamento do Míssil MAA-1, em Canoas/RS.

» Assinatura do novo contrato do Míssil MSS 1.2 com o Exército Brasileiro.

» Realização, com sucesso, dos testes da integração do Radar SCP-01 nas aeronaves AMX modernizadas para a FAB.

» Receita Bruta de R$ 276 milhões e EBITDA de R$76 milhões na ICN*.

*em função das regras contábeis aplicadas, a consolidação das informações financeiras da icn é realizada através de equivalência patrimonial (cpc 19). unidAde de FABricAÇÃO de eStruturAS metáLicAS, em itAGuAí, nO riO de JAneirO: A OdeBrecHt pArticipA dO prOGrAmA de

cOnStruÇÃO de cincO nOVOS SuBmArinOS pArA A mArinHA dO BrASiL, incLuindO O primeirO dO pAíS cOm prOpuLSÃO nucLeAr

www.odebrechtdefesa.com

100%Odebrecht s.A.

1 açãobelgrávia serviços e Participações s.A.

cOMPOsiçãO AciOnáriA

O d e b r e c h t 2 0 1 5 71

Page 38: Odebrecht 2015

investimentos

fUndo odebrecht brasil

Realiza investimentos no setor de energia elétrica no Brasil.

ativos

» Complexo Eólico Corredor do Senandes (RS) - 108 MW, distribuídos em quatro parques eólicos.

» Odebrecht Energia Renovável - 738 MW, distribuídos em nove usinas térmicas.

investimentos

» Usina Hidrelétrica Santo Antônio (RO) - 3.568 MW

» Usina Hidrelétrica Teles Pires (MT/PA) - 1.820 MW

destaqUes

cOMPlexO eólicO cOrredOr dO senAndes

» Conclusão da montagem dos 40 Aerogeradores.

» Emissão da Licença de Operação do complexo e da respectiva Linha de Transmissão.

» Início da operação em teste.

Odebrecht energiA renOvável » Compra dos ativos de cogeração

de energia elétrica da Odebrecht Agroindustrial, com aprovação da Aneel.

» Implementação de estratégia de comercialização de energia elétrica.

» Viabilização da compra de 265 mil toneladas de biomassa complementar ampliando a geração de energia, em conjunto com a Odebrecht Agroindustrial.

odebrecht africa fUnd

Desenvolve e empresaria investimentos estratégicos que reforçam o compromisso da Odebrecht como investidor de longo prazo na áfrica e geram oportunidades de trabalho locais e de negócios transversais na Organização.

ativos de qUe participa » Rede de Supermercados NossoSuper

(Angola). » Belas Shopping (Angola). » Sociedade Mineira de Catoca (Angola). » Concessão do Bloco 16 na bacia

petrolífera de Angola.

destaqUes em 2014 » Expansão da rede de supermercados

NossoSuper, que ampliará sua área total de vendas em 70%, com o primeiro project finance do mercado angolano.

A rede de SupermercAdOS nOSSOSuper, em AnGOLA: AmpLiAÇÃO dA áreA de VendAS em 70%

A uSinA HidreLétricA de SAntO AntôniO, nO riO mAdeirA, em rOndôniA: 3.568 mW pArA diStriBuiÇÃO em tOdO O BrASiL

O d e b r e c h t 2 0 1 5 73

Page 39: Odebrecht 2015

expOrtAÇõeS dA OdeBrecHt GerArAm mAiS de uS$ 1 BiLHÃO em diViSAS pArA O BrASiL

» Concessionária H2Olmos: conclusão das provas com água e das obras de infraestrutura hidráulica.

» Central Hidroelétrica Chaglla (Peru): avanço da construção de 90%.

» Concessionária Chavimochic III (Peru): início das obras preliminares.

odebrecht latin fUnd

Administra negócios nos setores de infraestrutura na América Latina e consolida os investimentos que alavancam projetos de Engenharia e Construção da Organização. Seu portifólio está concentrado nos segmentos de energia e irrigação.

principais ativos

» Concessionária Trasvase Olmos (Peru): concessão por 20 anos para a construção e operação de barragem e de um túnel transandino de 20 km para transportar água para projetos de irrigação e hidroelétricos.

» Concessionária H2Olmos (Peru): concessão por 25 anos para a construção e operação de infraestrutura para irrigação 43.500 ha.

» Concessionária Chavimochic III (Peru): construção de infraestruturas de água.

» Concessionária Navelena (Colômbia): recuperação da navegabilidade do Rio Magdalena.

» Central Hidroelétrica Chaglla (Peru): duas unidades de 225 MW cada, uma PCH de 6 MW e 127 km de linhas de transmissão.

» Central Hidroelétrica de Bocas del Toro (Panamá): uma unidade de 224 MW e 18 km de linhas de transmissão.

» Central Hidroelétrica Belo Horizonte (Peru): uma unidade de 240 MW e 20 km de linhas de transmissão.

» Central Hidroelétrica Chadin II (Peru): capacidade instalada de 600 MW e 110 km de linhas de transmissão.

destaqUes 2014

» Concessionária Trasvase Olmos (Peru): início da operação contínua de transposição, integração e transporte da água do rio Huancabamba.

OLmOS: trAnSpOSiÇÃO HidráuLicA, irriGAÇÃO e GerAÇÃO de enerGiA nO nOrOeSte dO peru

empresas aUxiliaresodebrecht serviços de exportação

A Odebrecht é uma das principais exportadoras brasileiras de bens e serviços, participando de grandes projetos internacionais. A Odebrecht Serviços de Exportação é a empresa que apóia os Negócios da Organização Odebrecht em seus desafios de importação e exportação de bens e serviços, global sourcing e expatriação de Integrantes.

exportações para as empresas da odebrecht engenharia & constrUção

Us$ 1,059 bilhãoem geração de divisas para o brasil por meio de exportações de bens e serviços

211.837 oportunidades de trabalho diretas e indiretas criadas no brasil

valor exportado: Us$ 325 milhões48.405 itens exportados

2.212 pessoas expatriadas

2.783empresas brasileirasfornecedoras de bens e serviços para obras no exterior

bens:

510 pequenas empresas

766 grandes empresas

serviçOs:

1.356 pequenas empresas

151 grandes empresas

O d e b r e c h t 2 0 1 5 75

Page 40: Odebrecht 2015

odebrechtprevidência

Apoia os Integrantes no planejamento e na condução de suas vidas, para que possam construir um patrimônio a ser desfrutado no período pós-carreira. Faz isso por meio da administração dos planos de previdência complementar para Integrantes brasileiros e não-brasileiros fora de seus países. Além disso, viabiliza planos para Integrantes locais nos países onde atua a Organização.

indicadores da odebrecht previdência

Total de Participantes:20.641

Participantes assistidos (em benefício):153

Patrimônio administrado:r$ 1,979 bilhãoUs$ 745 milhões

Rentabilidade acumulada em 2014 (por Perfil de Investimento):

Perfil Curto Prazo 9,77%

Perfil 2020 9,23%

Perfil 2025 8,65%

Perfil 2030 8,34%

principais indicadores em 2014

19 usinas geradoras

26 unidades consumidoras livres

Capacidade instalada de geração:1.762 mW

Carga:626 mW médiosou 5.484 gWh

Os valores dos contratos de geração e carga geridos pela Odebrecht Comercializadora de Energia totalizam R$ 1 bilhão.

odebrecht comercializadora de energia

Apoia as empresas da Organização nas atividades de compra e venda de energia elétrica demandada e produzida por seus Acionistas e presta serviços associados, assegurando a inteligência de mercado e de regulação e a gestão de risco, tanto no setor elétrico brasileiro como em outros mercados.Busca identificar sinergias entre as diversas unidades geradoras e os centros de consumo e, assim, criar uma plataforma única de comercialização, com ganhos de escala e ampliação da visibilidade no mercado de energia. Sua atuação também visa unificar a representação institucional.Tem como Acionistas, com participações iguais, as empresas Odebrecht Energia, Odebrecht TransPort, Odebrecht Ambiental, Odebrecht Agroindustrial e Braskem.

JOVenS pArticipAnteS dO pLAnO OdepreV: A pArtir dA eSquerdA, rAqueL pereirA, dA cOnStrutOrA nOrBertO OdeBrecHt. dAnieL nettO, dA OdeBrecHt reALizAÇõeS imOBiLiáriAS, e FLAViA riBeirO, dA BrASkem

pLAtAFOrmA únicA de cOmerciALizAÇÃO de enerGiA permite GAnHOS de eScALA pArA A OrGAnizAÇÃO OdeBrecHt

O d e b r e c h t 2 0 1 5 77

Page 41: Odebrecht 2015

odebrecht corretora de segUros

Apoia a Organização Odebrecht na identificação, avaliação e mitigação de riscos. Desenvolve soluções inovadoras de transferência de riscos no mercado de seguros e resseguro, nacional e internacional.

garantiasO programa de garantias conta com o apoio e a capacidade de mais de 60 parceiros, incluindo seguradoras locais e multinacionais, resseguradores e agências multilaterais e de crédito à exportação.Em 2014 as linhas de seguro-garantia da Organização tiveram aumento de cerca de US$1,8 bilhão. Nesse período foram emitidas mais de 2 mil novas garantias representando cerca de US$2,5 bilhões de capacidade utilizada.

odebrecht engenharia de proJetos

Atua em apoio a todos os Negócios da Organização Odebrecht, desenvolvendo soluções inteligentes e inovadoras de Engenharia de Projetos.

destaqUes 2014 » Serviços de detalhamento de

engenharia do Sistema de Tratamento de Efluentes da Unidade de Mauá, para a Braskem.

» Avaliação do projeto básico e apoio a proposta para orçamento do Projeto Sonaref, em Angola, para a Odebrecht Engenharia & Construção Internacional - Engenharia Industrial.

» Serviços de detalhamento de engenharia dos Terminais de Estocagem e Estações de Bombeamento do Poliduto Pascuales–Cuenca, no Equador, para a Odebrecht Engenharia & Construção Internacional - América Latina.

» Controle da qualidade do projeto STEP (Strategic Tunnel Enhancement

Program), em Angola, para a Odebrecht Engenharia & Construção Internacional - áfrica, Emirados árabes Unidos e Portugal.

» Controle da qualidade do projeto Sistema Rio Manso, para a Construtora Norberto Odebrecht.

» Serviços de detalhamento de engenharia e apoio a proposta para orçamento do Projeto SisGAAZ (Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul), para a Odebrecht Defesa e Tecnologia.

A reFinAriA SOnAreF, em cOnStruÇÃO em AnGOLA, pArA O prOceSSAmentO de Até 200 miL BArriS de petrÓLeO pOr diA

pOrtO de cALLAO, nO peru: A OdeBrecHt cOrretOrA de SeGurOS ApOiA

AS empreSAS dA OrGAnizAÇÃO em tOdOS OS prOJetOS de que pArticipAm

indicadoresde vida e saúde

A Odebrecht Corretora de Seguros é responsável pela administração de todas as apólices de Vida e Saúde dos Integrantes da Organização Odebrecht e também de apólices referentes à fiança locatícia.

indicadores desegUros e garantias

Total de Seguros(em 31 de dezembro de 2014)Us$ 100,5 bilhões

Engenharia e Construção:US$ 41,8 bilhões Outros*: US$ 13,7 bilhõesAtivos**: US$ 45 bilhões

Total de Garantias(em 31 de dezembro de 2014)Us$14.3 bilhões

Engenharia e Construção:US$ 12,5 bilhões Outros*: US$ 1,4 bilhãoAtivos**: US$370,3 milhões

integrantes atendidos nos planos de saúde, vida e fiança locatícia:

Seguro saúde 241.074

Seguro Odontológico 129.649

Seguro de Vida (Vida em Grupo e opcionais) 190.870

Seguro Fiança Locatícia 389

*Outros: enseada indústria naval, Odebrecht defesa e tecnologia, Odebrecht Ambiental, Odebrecht transport**Ativos: Odebrecht Agroindustrial, Odebrecht Óleo e Gás, Braskem

O d e b r e c h t 2 0 1 5 79

Page 42: Odebrecht 2015

fUndação odebrecht

ação social

A Fundação Odebrecht é uma das mais antigas fundações empresariais do Brasil. Completando 50 anos em 2015, tem o papel de coordenar tecnologias específicas e integrar resultados em torno de ações que contribuem para o fortalecimento de uma população protagonista, responsável pelo próprio desenvolvimento sustentável. Tem como missão “Educar para a Vida, pelo Trabalho, para Valores e superação de Limites”.

Atualmente, coordena três programas: » PDCIS – Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com

Sustentabilidade: com atuação concentrada no Mosaico de áreas de Proteção Ambiental do Baixo Sul da Bahia, promove o desenvolvimento produtivo da família no campo, fomentando, simultaneamente, quatro capitais - o humano, o produtivo, o social e o ambiental.

» Tributo ao Futuro: possibilita que Integrantes e Parceiros da Odebrecht contribuam com a formação de crianças e adolescentes por meio de doações e/ou destinação de imposto de renda.

» Programa Editorial: edição e comercialização dos livros da Tecnologia Empresarial Odebrecht.

destaqUes em 2014

» Investimento de cerca de R$ 40 milhões da Organização Odebrecht em ações do PDCIS, que envolveram mais de 350 comunidades, beneficiando diretamente 36 mil pessoas e, indiretamente, 285 mil.

» Cerca de 800 jovens formados e em formação nas Casas Familiares e mais de 650 agricultores familiares beneficiados, organizados em cooperativas agroindustriais.

» Mais de 50 Parceiros e Investidores Sociais mobilizados em apoio a mais de 15 instituições sociais.

» 10 mil novos investidores passaram a participar da Campanha 2014 do Tributo ao Futuro, resultando em uma arrecadação de R$ 5,8 milhões.

» Convênio assinado entre o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por intermédio do Fundo Multilateral de Investimentos (Fumin), e a Organização de Conservação da Terra (OCT) para investimentos de US$ 1 milhão por parte do BID/Fumin e US$ 1 milhão da OCT em ações que visam aumentar a produtividade agrícola e as práticas sustentáveis. Participação da Mitsubishi Corporation como cofinanciadora, provendo recursos na ordem de US$ 600 mil.

» Selecionada pelo Programa Criança Esperança – promoção da Rede Globo junto à Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) –, a Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN) conquistou recursos de cerca de R$ 160 mil.

eduardo odebrecht de queirozV I C E - P R E S I D E N T E D O C O N S E L H O D E C U R A D O R E S E

P R E S I D E N T E E X E C U T I V O D A F U N D A Ç Ã O O D E B R E C H T

www.fundacaoodebrecht.org.br

“A Fundação Odebrecht está completando 50 anos e este é o momento de valorizar os resultados alcançados e renovar o compromisso com o presente e o futuro de jovens e suas famílias. Seguiremos construindo uma história de efetiva transformação social”

JOVAn dO nAScimentO, mOrAdOr dA cOmunidAde JuLiAnA, nO BAixO SuL dA BAHiA, BrASiL, é BeneFiciAdO pOr umA dAS inStituiÇõeS ApOiAdAS peLA FundAÇÃO OdeBrecHt

PrêMiOs e recOnheciMentOs

» Conquista do Prêmio Nacional e Latino-americano de Excelência Educativa, da Fundación Fidal, pelas ações educacionais apoiadas pela Fundação Odebrecht no Mosaico de áreas de Proteção Ambiental do Baixo Sul da Bahia.

» Cultivado pelos associados da Cooperativa dos Produtores de Palmito do Baixo Sul da Bahia (Coopalm), apoiada pela Fundação Odebrecht, o palmito de pupunha Cultiverde foi reconhecido com o selo Superior Taste Awards, do International Taste e quality Institute (iTqi), uma referência mundial na avaliação e promoção de alimentos e bebidas, com jurados de 15 países.

O d e b r e c h t 2 0 1 5 81

Page 43: Odebrecht 2015

administradores da organização odebrecht(julho de 2015)

odebrecht s.a.

OrigeM e rAÍzes dA OrgAnizAçãO Odebrecht

Emílio Odebrecht

fundAdOr dA OrgAnizAçãO Odebrecht (1ª gerAçãO)

Norberto Odebrecht

cOnselhO de AdMinistrAçãO dA Odebrecht s.A. (2ª gerAçãO)

Emílio A. Odebrecht, presidente

Gilberto SáLuiz AlmeidaLuiz VillarNewton de SouzaPedro MarianiPedro NovisRenato BaiardiRubens RicuperoSergio Foguel

diretOriA dA Odebrecht s.A. (3ª gerAçãO)

Marcelo Bahia Odebrecht, diretor-presidente

Newton de Souza, diretor Vice-presidente (diretor-presidente em exercício)

Cláudio Melo FilhoDaniel VillarJosé de Freitas MascarenhasMarcela DrehmerPaulo Lacerda

odebrecht engenharia & constrUção s.a.

cOnselhO de AdMinistrAçãO

Newton de Souza, presidente

Claudio Melo FilhoDaniel VillarMarcela DrehmerMaurício FerroMônica OdebrechtPaulo Lacerda

diretOriA

Adriano Chaves Jucá RolimAntonio Marco Campos RabelloBenedicto Barbosa da Silva JúniorCarlos Hermanny FilhoEduardo Gedeon OliveiraJayme Gomes da Fonseca JuniorLuiz Antonio Mameri

OS BrASiLeirOS BrunO LimA e dAVLin SAntOS, inteGrAnteS dA OdeBrecHt trAnSpOrt

O d e b r e c h t 2 0 1 5

Page 44: Odebrecht 2015

odebrecht óleo e gás s.a.

cOnselhO de AdMinistrAçãO

rePresentAntes dA Odebrecht

Marcelo Bahia Odebrecht, presidente Cláudio Melo Filho (suplente)

Newton de Souza, Vice-presidente

Marta Pacheco (suplente)

Maurício Ferro Fernando Luiz Ayres da Cunha Santos Reis

(suplente)

Daniel Villar Mônica Odebrecht (suplente)

Marcela Drehmer Mauro Motta Figueira (suplente)

Paulo Lacerda de Melo Sérgio Leão (suplente)

Roberto Ramos Ernesto Baiardi (suplente)

rePresentAntes dOs MinOritáriOs

Temasek: 02 membrosGIF – Gavea: 01 membro

diretOriARoberto Lopes Pontes SimõesGuilherme Pacheco de BritoHeitor Luiz GioppoHerculano de Almeida Horta BarbosaJorge Luiz Uchoa MitidieriJosé Claudio Breviglieri GrossiRogério Luis Murat IbrahimRoberto Prisco Paraíso Ramos

odebrecht realizações imobiliárias e participações s.a.

cOnselhO de AdMinistrAçãO

rePresentAntes dA Odebrecht

Marcelo Bahia Odebrecht, presidente Newton de Souza (suplente)

Maurício Ferro, Vice-presidente

Mônica Odebrecht (suplente)

Daniel Villar Carla Barretto (suplente)

Marcela Drehmer Mauro Motta Figueira (suplente)

Paulo Lacerda de Melo Sérgio Leão (suplente)

rePresentAntes dOs MinOritáriOs

GIF – Gavea: 02 membros

diretOriAPaul Elie AltitCiro Barbosa de Pereira CardosoMarcelo Britto Sinay NevesRodrigo José de Pontes Seabra Monteiro SallesSergio Kertesz

odebrecht transport s.a.

cOnselhO de AdMinistrAçãO

rePresentAntes dA Odebrecht

Benedicto Junior, presidente

Carlos Hermanny Filho (suplente)

Maurício Ferro, Vice presidente

Mônica Odebrecht (suplente)

Adriano Jucá Luciano Cruz (suplente)

Daniel Villar Roberto Ramos (suplente)

Marcela Drehmer Mauro Motta Figueira (suplente)

Jorge Barata Paulo Lacerda (suplente)

rePresentAntes dOs MinOritáriOs

FI - FGTS: 03 membrosBNDESPAR: 01 membro

diretOr executivO

Paulo Cesena

diretOriAPaulo Henyan Yue Cesena – diretor-presidente

Adriano Sá de Seixas MaiaMarcelo FelbergJuliana Sá Vieira Baiardi Sinay NevesMichael Machado

odebrecht ambiental participações s.a.

cOnselhO de AdMinistrAçãO

rePresentAntes dA Odebrecht

Marcelo Bahia Odebrecht, presidente Cláudio Melo Filho (suplente)

Newton de Souza, Vice-presidente

Paulo Lacerda de Melo (suplente)

Maurício Ferro Mônica Odebrecht (suplente)

Daniel Villar Sergio Leão (suplente)

Marcela Drehmer Mauro Motta Figueira (suplente)

rePresentAntes dOs MinOritáriOs

FI - FGTS: 02 membros

diretOriAFernando Luiz Ayres da Cunha Santos Reis –

diretor presidente

Maurício Dantas BezerraTiciana Vaz Sampaio MarianettiEmyr Diniz Costa JuniorEnio Augusto Pereira e Silva

brasKem s.a.

cOnselhO de AdMinistrAçãO

rePresentAntes dA Odebrecht

Newton de Souza, presidente Roberto Ramos (suplente)

Alfredo Tellechea Luiz de Mendonça (suplente)

álvaro Cunha Paulo Lacerda de Melo (suplente)

Marcelo Bahia Odebrecht Daniel Villar (suplente)

Marcela Drehmer Mauro Motta Figueira (suplente)

Maurício Ferro Luciano Dequech (suplente)

Roberto Zurli Machado, representante OdB/BndeS

José de Freitas Mascarenhas (suplente)

rePresentAntes dOs MinOritáriOs

Petrobras (*): 04 membros (*) cargo de Vice-presidente indicado pela petrobras

diretOriACarlos José Fadigas de Souza Filho – diretor-

presidente

Mario Augusto da Silva – diretor de relações com

investidores

Marcelo Arantes de Carvalho Gustavo Sampaio ValverdeLuciano Nitrini GuidolinMarcelo de Oliveira Cerqueira

odebrecht latinvest s.a.

cOnselhO de AdMinistrAçãO

rePresentAntes dA Odebrecht

Luiz Mameri, presidente

Carlos Alexandre Almeida (suplente)

Roberto Ramos, Vice-presidente

Paulo Lacerda de Melo (suplente)

Daniel Villar Sérgio Leão (suplente)

Eduardo Oliveira Gedeon Lilian Porto Bruno (suplente)

Jayme Fonseca Rodrigo Nazareth Menck (suplente)

Marcela Drehmer Mauro Motta Figueira (suplente)

Maurício Ferro Mônica Odebrecht (suplente)

Paulo Cesena Adriano Maia (suplente)

diretOr executivO

Jorge Barata

diretOriAJorge BarataNelson BulhõesDiana OrtizJavier de SouzaMario CostaLuis ArditiFernando Ocampo

O d e b r e c h t 2 0 1 5

Page 45: Odebrecht 2015

odebrecht defesa e tecnologia s.a.

cOnselhO de AdMinistrAçãO

rePresentAntes dA Odebrecht

Roberto Ramos, presidente

Claudio Mello Filho (suplente)

Daniel Villar Paulo Lacerda de Melo (suplente)

Marcela Drehmer Mauro Motta Figueira (suplente)

Mônica Odebrecht Marta Pacheco (suplente)

diretOr executivO

André Amaro da Silveira

diretOriAAndré Amaro da Silveira – diretor-presidente

André Luiz Paraná FerreiraDiego Luís Pugliesso

odebrecht agroindUstrial s.a.

cOnselhO de AdMinistrAçãO

rePresentAntes dA Odebrecht

Marcelo Bahia Odebrecht, presidente

Cláudio Melo Filho (suplente)

Newton de Souza, Vice-presidente

Otávio Franca (suplente)

Carlos Fadigas Luciano Guidolin (suplente)

Daniel Villar Mônica Odebrecht (suplente)

Marcela Drehmer Mauro Motta Figueira (suplente)

Maurício Ferro Gustavo Valverde (suplente)

Paulo Lacerda de Melo Ricardo Simões (suplente)

Roberto Ramos Felipe Jens (suplente)

diretOriALuiz de Mendonça – diretor-presidente

Alexandre Perazzo de AlmeidaLuciano DequechCelso Luiz Tavares Ferreira

empresas e entidades aUxiliares

Odebrecht cOMerciAlizAdOrA de energiA s.A.

cOnselhO de AdMinistrAçãO

rePresentAntes dA Odebrecht

Paulo Lacerda de Melo, presidente

Marcela Drehmer (suplente)

Ailton Reis Adriano Jucá (suplente)

Emyr Costa Maurício Bezerra (suplente)

Gustavo Dantas Guerra João Gouveia Ferrão Neto (suplente)

Jayme Fonseca Eduardo Gedeon (suplente)

Marcelo Mancini Luciano Dequech (suplente)

Marcelo Cerqueira Gustavo Checcucci (suplente)

Rogério Bautista Felipe Jens (suplente)

diretOriARicardo de Maya Gomes SimõesAna Carla Gomes Petti queirogaAntonio Marco Campos Rabello

enseada indústria naval s.a.

cOnselhO de AdMinistrAçãO

rePresentAntes dA Odebrecht

Roberto Ramos, presidente

Marta Pacheco (suplente)

Cláudio Melo Filho Roberto Simões (suplente)

Daniel Villar Paulo Lacerda de Melo (suplente)

Marcela Drehmer Mauro Motta Figueira (suplente)

Maurício Ferro Mônica Odebrecht (suplente)

rePresentAntes dOs MinOritáriOs

Kawasaki: 03 membrosOAS: 01 membroUTC: 01 membro

diretOriAFernando Sampaio Barbosa – diretor-presidente

Guilherme Guaragna – diretor de Operações

Hitoshi Kudo – diretor de tecnologia

Ricardo Ricardi – diretor Financeiro

A enseAdA indústriA nAvAl é cOntrOlAdA

PelA hOldIng enseAdA PArticiPAções s.A.

cOnselhO de AdMinistrAçãO

rePresentAntes dA Odebrecht

Roberto Ramos, presidente

Claudio Melo Filho (suplente)

Marcela Drehmer Daniel Villar (suplente)

Maurício Ferro Marta Pacheco (suplente)

rePresentAntes dOs MinOritáriOs

OAS: 01 membroUTC: 01 membro

diretOr executivO

Fernando Barbosa

diretOriAFausto Antônio de Aquino Pedro Ribeiro de Abreu

Odebrecht cOrretOrA de segurOs ltdA.

resPOnsável

Marcela Drehmer

resPOnsáveis POr AvAliAçãO de riscOs e

cOntrAtAçãO de segurOs

Kátia Luz – responsável pela avaliação de riscos e

contratação de seguros para construção naval e Offshore,

defesa e tecnologia, engenharia Ambiental, engenharia &

construção, investimentos América Latina, propriedades,

realizações imobiliárias, transportes e Logística.

Luis Barretto – responsável pela avaliação de riscos

e contratação de seguros para etanol & Açúcar, Óleo &

Gás, química & petroquímica, bem como pelo programa de

Garantias.

O d e b r e c h t 2 0 1 5

Page 46: Odebrecht 2015

Odebrecht PrevidênciA

cOnselhO deliberAtivO

rePresentAntes indicAdOs PelAs

PAtrOcinAdOrAs

Daniel Villar, presidente

Edson Lemos, representante da e&c

Mario Augusto da Silva, representante da Braskem

resPOnsável

Sergio Brinckmann

O Responsável pela Odebrecht Previdência é liderado direto do Responsável por Apoio ao Empresariamento em Pessoas, Organização & Comunicação, Daniel Villar

Odebrecht engenhAriA de PrOjetOs ltdA.

resPOnsável

Flávio Faria

Odebrecht serviçOs de exPOrtAçãO s.A.

resPOnsável

Luiz Mameri

fUndação odebrecht

cOnselhO de curAdOres dA fundAçãO OdebrechtEmílio A. Odebrecht, presidente

Eduardo queiroz, Vice-presidente

Geraldo DannemannGilberto SáLuiz AlmeidaLuiz VillarNewton de SouzaPedro NovisPedro MarianiRenato BaiardiRubens RicuperoSergio Foguel

O d e b r e c h t 2 0 1 5

Page 47: Odebrecht 2015