Oeste Notícias - Edição 67

16
Sicoob Valcredi apoia Agricultura Familiar Turismo rural pode render bons frutos para Ponte Serrada Casas rurais devem começar a ser construídas em dois meses em Passos Maia Página 12 Página 06 Página 03 PONTE SERRADA, QUINTA-FEIRA, 09 de Maio de 2013 – Ano II – Nº 67 Leia o Oeste Notícias no site: www.100.7fm.net.br Feliz Dia das Mães! Página 07 Segunda Feira do Bezerro movimenta mais de R$ 300 mil

description

Oeste Notícias - Ponte Serrada

Transcript of Oeste Notícias - Edição 67

Page 1: Oeste Notícias - Edição 67

Sicoob Valcredi apoia Agricultura FamiliarTurismo rural pode render bons frutos para Ponte Serrada

Casas rurais devem começar a ser construídas em dois meses em Passos Maia

Página 12 Página 06Página 03

OESTE NOTÍCIASPONTE SERRADA, QUINTA-FEIRA, 09 de Maio de 2013 – Ano II – Nº 67

Leia o Oeste Notícias no site: www.100.7fm.net.br Feliz Dia das Mães!

Página 07

Segunda Feira do Bezerro movimenta mais de R$ 300 mil

Page 2: Oeste Notícias - Edição 67

2OESTE NOTÍCIAS - 09 de Maio de 2013

OpiniãO

CNPJ: 14.782.670/0001-11Direção Geral: Vânio GandolfiEdição e Revisão: Jarbas RitterDiagramação: Paulo Andrés Urqueta GómezRua Primo Fachinello, 101 - Bairro Bela Vista Ponte Serrada - SC - CEP 89683-000

Abrangência: Região Oeste

Colunas e artigos não representam, necessariamente, a opnião deste jornal.

[email protected]

OESTE NOTÍCIAS Jornal Semanal

Artigo: Emanuela Martinelli

Curso de capacitação é realizado com profissionais da educação infantil em Ponte Serrada

Administração de Ponte Serrada prepara evento para comemorar Dia das Mães

Profissionais da educa-ção infantil passaram por um curso de aperfeiçoamento em Ponte Serrada no mês de abril. As atividades foram promovi-das pela Secretaria de Educa-ção do município, em parceria com a direção da Apae e equi-pe multidisciplinar.

A pedagoga Tanara Fogaça Zatti, psicóloga Cibeli Rondis e fisioterapeuta Vanessa Ol-

tramari realizaram uma pa-lestra referente à Estimulação Essencial.

Devido às dúvidas e ne-cessidades encontradas na Educação Infantil, quanto ao desenvolvimento neuropsi-comotor, na idade entre zero e cinco anos, os professores solicitaram informações, que foram abordadas pelas profis-sionais.

Com a Educação Inclusi-va, hoje é fundamental a inte-ração entre os diferentes seg-mentos de educação e saúde para antecipadamente iden-tificar, encaminhar e, dentro das possibilidades, sanar pos-síveis atrasos no desenvolvi-mento integral das crianças, evitando o atraso no processo de ensino aprendizagem.

Fonte: Assessoria

O Dia das Mães será come-morado no próximo domingo, 12 de maio. A data especial é a oportunidade para demons-trar o carinho e a importância da mulher sinônimo de com-preensão, bondade, amor e dedicação.

Pensando nisso, a admi-nistração municipal de Ponte Serrada, através da Secretaria de Assistência Social, convida

a todas as mamães para par-ticiparem de uma comemora-ção especial.

Uma palestra motivacional marcada para esta sexta-feira, dia 10, na Associação Atlética Aimoré, pretende homenage-ar o maior número de mães possível no município. O evento está previsto para co-meçar às 19 horas.

A palestra será conduzida

pelo psicólogo e especialista em psicanálise, Elizandro Pa-gani. Ele vai abordar o tema “Ser Mãe: A força e a ternura em um só coração”. O mo-mento deverá ser de descon-tração, com músicas, contos e uma dose de bom humor, emocionando e divertindo o público.

Fonte: Assessoria

JUSTIÇA Cegos que vendo não veem

Não houve nenhum fato determinado. Nenhuma decepção específica. Em primeiro lugar, querido leitor, o que motivou a escre-ver sobre o Ser Humano é o conhecido fato de que ele deixou de ser um problema cien-tífico para se tornar um problema político e ideológico.

O que acontece com estes seres huma-nos brasileiros que discutem se há “justiça” no quantitativo da pena aplicada ao goleiro Bruno (morte Eliza Samudio) ou a Mizael Bispo de Souza (caso Mércia Nakashima). O termo justiça, do latim iustitia, de maneira simples, diz respeito à igualdade de todos os cidadãos. O que sabemos nós sobre Direito Penal?

Parafraseando um dos maiores poetas de todos os tempos, Ferreira Gullar, a justiça é uma invenção humana, um nasce inteligente e o outro burro (sic), um nasce atlético e o outro aleijado. Quem quer, e acha que pode corrigir essa injustiça somos nós.

É a mais pura verdade, a mediocridade reina em nossa sociedade, e mais perigosas e opressoras que as massas alienadas que se divertem com a novela das oito, são as mas-sas alienadas que fazem caretas sérias ao ar-gumentar com a notícia do Jornal Nacional sobre redução da menoridade penal.

Se podes olhar vê, se podes ver, re-para, epígrafe do livro Ensaio sobre a Ce-gueira, escrito em 1995 por José Saramago, prêmio Nobel em Literatura, aliás, único escritor português, contemplado com ma-ravilhosa distinção, existente a mais de 100 anos, Saramago sempre questionou com sarcasmo, intransigência e com a vontade de chamar atenção do mundo para os pro-blemas reais da humanidade, a ignorância, a fome, a violência.

É na fantasia que se vê a responsabilida-de de ter olhos críticos quando outros não têm ou perderam. O livro e os constantes questionamentos que apresenta levam os que veem, além das aparências, agir com ética e solidariedade.

Page 3: Oeste Notícias - Edição 67

OESTE NOTÍCIAS - 09 de Maio de 20133

nOTícias

Sicoob Valcredi apoia Agricultura FamiliarEm 1993, os pequenos

produtores rurais percebiam as dificuldades de pagar dí-vidas simples, como água e luz. A tecnologia não permi-tia que pequenos produtores conseguissem, de sua pro-priedade trabalhando a mão,

ter recursos necessários para o custeio de suas vidas. Na época, os bancos diziam que o financiamento de pe-quenos valores a pequenos produtores rurais que plan-tavam para sua subsistência, não trazia nenhum lucro, ne-

nhuma perspectiva de ganho futuro. Sendo assim, surgiu mais uma cooperativa de crédito, não porque o ditado dizia que a união faz a força, mas sim, porque era preciso juntar forças, mais do que ideias, para se resolver um

fato que incomodava a todos, quase diariamen-te.

Para tentar suprir estas necessidades na região de Passos Maia, criou-se a Valcredi, uma Cooperativa de Cré-dito que se espalhou por outros municípios, e em cada cidade tem as suas características. Nestas comunidades, a Sicoob Valcredi procura contribuir com o poder público, com as comu-nidades, para que o de-senvolvimento social, financeiro, econômico, se faça sentir por todos os lados onde a Valcredi trabalha hoje.

A realidade de grande parte das cidades do oeste de Santa Catarina, é de se-rem formadas por peque-nas propriedades rurais, as quais são responsáveis pelo desenvolvimento destas fa-mílias, assim como dos mu-nicípios. Muitos dos obstá-culos encontrados naquela época, já foram resolvidos, mas muitos ainda precisam ser ultrapassados para haver a colheita dos frutos. É por isso, e pensando também na agricultura familiar, que a Sicoob Valcredi apoia pe-quenos projetos, não só fi-nanceiramente, mas também com visitas nas suas casas lá no interior, para acompanhar o desenvolvimento destas fa-mílias.

Muitos gerentes, como Junior Lando, gerente da Agência de Vargeão, acom-panham este trabalho para entender como cada pro-dutor trabalha, para conhe-cer as diferentes realidades

dentro do município, e para poder atender as necessida-des quando elas surgirem. “Quando você está presente na comunidade, além de va-lorizar o associado, é possí-vel entender a sua necessi-dade para poder atendê-lo da melhor maneira. Outra possibilidade é acompa-nhar onde foram aplicados os recursos liberados pela Cooperativa. Este trabalho é feito tanto com pequenos produtores que buscam re-cursos, quanto com grandes aplicadores, mostrando que a Sicoob Valcredi viabili-za produtos e serviços mais acessíveis, aplicando os re-cursos na comunidade onde vivemos”, destaca Junior.

Por isso, a prática de vi-sita é mantida, para que o trabalho seja sempre melhor, mais acessível e com muito desenvolvimento. A Sicoob Vlacredi pensa diferente.

Fonte: Assessoria

Page 4: Oeste Notícias - Edição 67

4OESTE NOTÍCIAS - 09 de Maio de 2013

PUBLICAÇÃO LEGAL

Page 5: Oeste Notícias - Edição 67

OESTE NOTÍCIAS - 09 de Maio de 20135

Indicação aprovada e outra reprovada na Câmara de Vereadores de Ponte Serrada

A Sessão da Câmara de Vereadores de Ponte Serra-da, nesta segunda-feira (06), teve duas indicações propos-tas pelos vereadores, sendo que uma foi aprovada por unanimidade, e outra que foi reprovada por cinco votos a quatro.

A indicação aprovada foi da Vereadora Rubia Caroli-ne Wrubel, para que o Poder Executivo Municipal viabili-ze a colocação gradativa de Parques Infantis nos bairros e comunidades de nosso mu-nicípio que ainda não pos-suem, iniciando pelas locali-dades mais populosas. Estes

parquinhos trarão as nossas crianças brincadeiras diferen-ciadas onde as leva ao conví-vio com outras crianças, com brincadeiras saudáveis, me-lhorando o relacionamento entre elas e descobrindo ati-vidades diferenciadas. Estes parques oferecerão um local seguro para as crianças, e também colaborarão para que não fiquem muito tempo em frente da televisão ou vídeo game.

“A sugestão é para que se faça um levantamento de áre-as disponíveis do Poder Pú-blico onde se possa, além de viabilizar o parque, arborizar

a área, oferecendo um am-biente saudável e acolhedor. Entendemos, portanto, que é uma sugestão viável, que visa o bem estar de nossas crian-ças” argumentou Rubia.

E a indicação reprovada foi de autoria do Bloco Par-lamentar As Pessoas em Pri-meiro Lugar, para que fosse reavaliada a contratação de mídia rádio, para divulgação das atividades da Câmara Municipal de Vereadores de Ponte Serrada.

Esta indicação foi repro-vada por cinco votos contrá-rios e quatro votos favorá-veis, por entender a maioria

dos Vereadores, que o pro-grama está sendo editado da forma correta, observando o espaço de tempo contratado.

Fonte: Assessoria/Marce-lo Vieira

Mudas de árvores nativas são doadas aos moradores de Ponte Serrada

Mauro pede isenção de IPI para aquisição de máquinas pelas prefeituras

O Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Ponte Serrada está desde a última semana realizando a doação de mudas de árvores nativas para os moradores do município. Agricultores ou donos de propriedades

que tenham curso de água no terreno estão sendo prioriza-dos.

O diretor da Secretaria de Meio Ambiente, Sandro Pereira, afirma que o objeti-vo é fomentar a recuperação da mata nativa e colaborar

para o processo de recupe-ração de áreas degradadas, principalmente próximas aos recursos hídricos. “Desde a criação do Departamento de Meio Ambiente, já realiza-mos o plantio e doação de aproximadamente cinco mil mudas de árvores nativas de várias espécies característi-cas da região”, pontua.

E para produzir cada vez mais e garantir o acesso da comunidade às mudas, um viveiro está sendo plane-jado no parque da feira do município. A iniciativa da administração surgiu após conversas entre o prefeito Eduardo Coppini (Duda) e profissionais habilitados na área.

Além de garantir mu-das para o plantio, o viveiro também fará com que alu-nos de escolas e a própria

comunidade compreendam os processos de produção das plantas, que dependem de conhecimentos técnicos e específicos de acordo com cada espécie.

Sandro destaca que a ini-ciativa dará suporte, inclu-sive, ao embelezamento da cidade. “Com a produção de flores conseguiremos for-necer as mudas necessárias para os canteiros e espaços públicos de nossa cidade, co-laborando para o embeleza-mento e diminuindo os gas-tos com a compra de mudas de outros municípios”.

O diretor lembra que além de essenciais para o de-senvolvimento sustentável e o equilíbrio do meio ambien-te, as florestas têm papel im-portante principalmente nas propriedades rurais. “As ár-vores auxiliam na recupera-

ção da capacidade produtiva do solo, no combate à ero-são, na conservação da água e no aumento da diversidade biológica”, assinala.

O plantio de árvores é essencial para auxiliar na obtenção de água, espe-cialmente na horticultura. O pesquisador da Embrapa Meio Ambiente, Laerte Sca-navaca Júnior, reforça que as culturas herbáceas, como as hortaliças, mantêm 30% das águas das chuvas e “li-beram” 70% para enxurra-da, escoamento superficial ou subterrâneo, que escorre para um rio ou lago, dentro da bacia ou microbacia. Já as florestas “seguram” 70% e liberam 30%, combatendo erosões, enchentes e purifi-cando a água.

Fonte: Assessoria

O deputado Mauro de Na-dal fez uma encaminhamento à Presidência da República, presidência do Senado e da Câmara solicitando que o Go-verno Federal também adote a isenção do Imposto sobre Pro-

dutos Industrializados (IPI) para a aquisição de máquinas, veículos, pneus e equipamen-tos pelas prefeituras munici-pais.

Mauro justifica o pedido lembrando que os recursos

gastos com o pagamento de IPI podem ser aplicados em outras áreas da administração. Quem ganha é a sociedade, pois a prefeituras terão mais condições de melhorar a Infra-estrutura dos municípios.

Ponteserradense retirando algumas mudas

Page 6: Oeste Notícias - Edição 67

6OESTE NOTÍCIAS - 09 de Maio de 2013

facebook.com/jornaloestenoticias

Casas rurais devem começar a ser construídas em dois meses em Passos Maia

Projeto de piscicultura é discutido na SDR de Xanxerê

Uma reunião realizada no fim de Abril, com agriculto-res familiares do município de Passos Maia, deu sequ-ência aos encaminhamentos

para a construção de novas moradias rurais no municí-pio. O encontro teve a pre-sença do prefeito Ivandre Bocalon (Evandro), técnicos

da Cohab e do município, além de beneficiários do Programa Nacional de Ha-bitacional Rural (PNHR), através do Programa Minha Casa Minha Vida.

O objetivo do encontro foi definir as próximas eta-pas e prestar esclarecimen-tos sobre o programa, como a formas de construção das moradias e o valor não reem-bolsável que será repassado (R$ 28.500,00) para a cons-trução de cada casa. Serão 20 famílias beneficiadas com as novas moradias.

O município dará todo o suporte para a edificação das unidades habitacionais, auxiliando, inicialmente, na terraplanagem e acompanha-mento técnico e fiscalização das obras. A equipe da Se-cretaria de Desenvolvimento

Social também irá desenvol-ver um projeto social com as famílias.

Alessandra Cletenberg, diretora de Operações da Cohab em Florianópolis, destacou a importância da parceria entre as esferas de governo. Ela disse que agora a documentação das famílias irá para a Caixa Econômi-ca Federal para a confecção dos contratos. A previsão é de que as construções se-jam iniciadas em dois meses. “Pretendemos que até o fim do ano as famílias estejam morando em suas novas ca-sas”, estimou.

O prefeito comemorou a liberação dos recursos e a viabilização do projeto. “A habitação rural está entre as prioridades e os compromis-sos da nossa gestão”, disse.

Ele também anunciou que um novo grupo será organi-zado nos próximos meses, já que existe a sinalização da liberação de mais recursos para o setor, inclusive para os assentamentos rurais, que até então não estavam in-cluídos no Programa Minha Casa Minha Vida. “Trata-se de uma boa notícia, já que a questão habitacional nos as-sentamentos rurais é um dos grandes desafios da nossa gestão”, completou Evandro.

A reunião também serviu para a criação da Comissão de Acompanhamento da Obra e Comissão de Acom-panhamento da Destinação dos Recursos. Estas comis-sões são requisitos para que a Caixa Econômica Federal possa liberar os recursos.

Fonte: Assessoria

O Secretário de Desenvolvimento Re-gional de Xanxerê, Carlos Augustinho Colatto, recebeu na última semana jovens agricultores do município de Ipuaçu para tratar sobre um projeto de piscicultura na-quele município. Estiveram presentes na reunião o secretário do SC Rural, Júlio Cesar Bodanese, o Gerente da Epagri, To-var Raul Werlang e o gerente de agricultu-ra da SDR Xanxerê, Inácio Daniel Aiolfi.

O objetivo do encontro foi tratar da implantação de tanques rede para criação de peixes da espécie tilápias na barragem de Santa Luzia, em Ipuaçu. Segundo o se-cretário da SDR Xanxerê, o projeto é pio-neiro na região.

“É uma iniciativa louvável, e se apro-

vada, irá trazer mais empregos e renda para a agricultura familiar, o que propor-cionará desenvolvimento na área da pisci-cultura”, explicou Colatto.

Durante a reunião os agricultores fo-ram orientados a seguir todos os procedi-mentos legais junto aos setores do meio ambiente como FATMA (Fundação do meio Ambiente), EPAGRI (Empresa de Pesquisa agropecuária e extensão Rural) e CIDASC (Companhia Integrada de De-senvolvimento Agrícola de Santa Catari-na).

O próximo passo será encaminhar toda documentação para o SC Rural, que fará um estudo para analisar a possibilidade de contribuir com o projeto.

Prefeito Ivandre Bocalon

Page 7: Oeste Notícias - Edição 67

OESTE NOTÍCIAS - 09 de Maio de 20137CAPA

Aconteceu na Câmara de Passos Maia

Segunda Feira do Bezerro movimenta mais de R$ 300 mil

A segunda Feira do Be-zerro foi sucesso de público e venda neste final de sema-na em Passos Maia. Orga-

nizada pela administração municipal e a comissão de agropecuaristas, a edição deste ano, realizada no últi-

mo domingo, dia 5, foi res-ponsável pela venda de 150 machos e 178 fêmeas. O mo-vimento financeiro chegou a

R$ 313.710. Iniciada ainda no sábado,

dia 4, com a recepção dos animais e exposição de má-quinas e automóveis, a feira contou com aproximada-mente mil pessoas passando pela Associação Amigos do Cavalo. No local o público ainda conferiu amostras de touros reprodutores.

O leilão na tarde de do-mingo foi antecedido por um suculento churrasco, sabore-ado por expositores, compra-dores e visitantes. Os arre-mates começaram por volta das 14 horas e seguiram até o final da tarde. Ao todo, 328 animais foram comercializa-dos. O valor médio dos ma-chos foi de R$ 4,49. O das fêmeas chegou a R$ 4,46.

Coordenador do evento, o vice-prefeito de Passos

Maia, Leomar Listoni, enal-teceu o crescimento das ven-das e a participação de com-pradores de toda a região. “A segunda feira foi um suces-so, superando as expectati-vas. Já estamos pensando na realização da terceira edição, que acontecerá sempre no primeiro final de semana do mês de maio de cada ano”, adiantou.

Listoni ainda reconheceu o emprenho de todos os or-ganizadores e participantes. “Agradecemos aos exposi-tores e compradores, a todas as pessoas que colaboraram na realização da feira e es-pecialmente à Associação Amigos do Cavalo, que ce-deu o espaço e sempre atua em parceria com a adminis-tração municipal”, finalizou.

Fonte: Assessoria

A Câmara de Vereadores de Passos Maia realizou na última segunda-feira, dia 06 de Maio, a 12ª Sessão de 2013 (Sessão Ordinária - Nº 881). Com exceção do Vereador José da Rocha Bueno, que se encontra em viagem à Brasília, os demais vereadores estiveram presentes. Um bom público acompanhou a sessão, que foi aberta pelo Presidente da Casa Vanderlei Dalbosco.

O expediente do dia foi composto pela leitura de um ofício da UVESC – União dos Vere-adores de Santa Catarina – tratando sobre a retirada da PEC – Proposta de Emenda à Cons-tituição - 035/2012 – que visava retirar o subsídio dos vereadores em cidades com menos de 50 mil habitantes. Além disso, os vereadores foram convidados a participar do lançamento do Projeto Educando com a Horta Escolar e Gastronomia da Secretaria de Educação, e tam-bém, para o Balcão de Negócios, que será realizado pela Copérdia.

Em seguida foram lidas cinco indicações, duas de autoria da vereadora Célis Regina Da-nieli, duas da Bancada do PMDB e do PT e uma do vereador Nelcy Giombelli, o Netchão.

Na ordem do dia foram aprovadas por unanimidade quatro indicações, três da vereadora Célis e uma da bancada do PMDB e do PT. A primeira indicação da Célis, a 008/2013, pede o resgate do programa de coleta seletivo de lixo em Passos Maia. A segunda, 009/2013, pede a instalação de um redutor de velocidade na Avenida Ângelo Tirelli, no trecho entre as Ruas Juvenil Falchetti e Albino Dal Bem. Já a terceira, 010/2013, pede o reparo dos redutores de velocidade instalados na Avenida Ângelo Tirelli próximos a Escola de Educação Básica Professora Corália Gevaerd de Olinnger.

Por sua vez a Indicação da Bancada PMDB e PT, nº008/2013, pede a construção de mu-ros de contenção em todas as residências no Bairro Nilde Bresciani, a Cohab Nova, visando atender as reinvindicações dos moradores locais e melhorar a segurança da população.

No fim, as vereadoras Célis, Romalina e Áurea e os vereadores Renato e Marcos utiliza-ram a tribuna para falar sobre assuntos diversos. O presidente Vanderlei marcou a próxima sessão para segunda-feira, dia 13 de Maio, com início às 19 h. Desde já todos estão convi-dados a participar e acompanhar o trabalho dos vereadores. Em nome da Câmara Municipal de vereadores desejamos a todas as mães um Feliz dia das Mães.

Feira em Passos Maia

Page 8: Oeste Notícias - Edição 67

8OESTE NOTÍCIAS - 09 de Maio de 2013

EVENTOS JAqUEliNE qUEiRoz

2ª Feira do Bezzero 05/05/2013 na Associação Amigos do Cavalo

Inaugurada a Casa de Massas Bella Ana

Page 9: Oeste Notícias - Edição 67

OESTE NOTÍCIAS - 09 de Maio de 20139

MilENA DA SilVABacharel em Serviço Social Comunicadora da 100.7FMEM

Projeto BIBLIOCARROTECA (Os livros saem as ruas)

Como surgiu o nome BIBLIOCARROTECA?

O projeto Bibliocarroteca (os li-vros saem as ruas) ,surgiu com o anseio de atrair mais leitores e to-nar a leitura um hábito na popula-ção de Ponte Serrada, das crianças aos adultos. A cada quinze dias ocorre a saída nos bairros e comu-

nidades do município para oferecer os livros de maneira lúdica com caracterização de personagens da literatura infantil , onde entidades, igrejas, escolas, secretarias e vo-luntários também fazem parte do trabalho.

Segundo a Diretora de Cultura e responsável pelo Projeto, Nataniele Barreto, a ideia surgiu enquanto ela trabalhava no planejamento do Departamento da Cultura, quando pensou no mome Bibliocarroteca (os livros saem as ruas), ideia essa que virou projeto. Segundo Nataniele, “tive inspiração no Projeto Bicicloteca de São Paulo. Em conversas com a Secretária da Educação e Prefeito, onde am-bos queriam movimentar a biblioteca pública, consegui assimilar, o anseio dos gestores pelo o Projeto BIBLIOCARROTECA ( OS LIVROS SAEM AS RUAS), assim como o Projeto Con-tação de Histórias feito toda sexta-feira coorde-nado pelo Departamento de Cultura através da Secretaria de Educação com parcerias de outras Secretarias , Entidades e Igrejas. Ambos os pro-jetos foram destaques em reportagem da CNM – Confederação Nacional de Municípios

Page 10: Oeste Notícias - Edição 67

10OESTE NOTÍCIAS - 09 de Maio de 2013

Conselho Municipal de Assistência Social toma posse em Ponte Serrada

Na última quinta-feira, dia 2, reuniram-se para tomar posse os novos membros do Conselho Municipal de As-sistência Social de Ponte Ser-rada. A cerimônia ocorreu no auditório do Cras. O período de mandato é de abril de 2013 a abril de 2015.

O Conselho elegeu como presidente a assistente social Laisa Mendes, vice-presi-dente Vanderlei da Silveira, primeiro secretario Sandro

Pereira e segunda secretária Rosmeri Aparecida Vicensi Taba, além de outros mem-bros.

Os conselheiros atuam na formulação e controle da execução da política de as-sistência social, deliberaram sobre o planejamento local da assistência social, resultando no Plano Municipal de Assis-tência Social, e monitoram o Fundo Municipal de Assis-tência Social.

Além disso, os membros propõem medidas para o aperfeiçoamento da organi-zação e funcionamento dos serviços prestados na área de assistência social, mobilizam a sociedade civil para discutir sobre a política de assistência social e as demandas assisten-ciais presentes no município, além de acompanharem e fis-calizarem o programa Bolsa Família.

Fonte: Assessoria

Bovinocultores de leite de Vargeão terão palestra técnica com Zootecnista Holandês

Curso para orientar cuidadores de idosos tem início na SDR Xanxerê

A Secretaria Municipal de Agri-cultura de Vargeão em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e a Associação Clube da Bezerra, pro-movem nesta quinta-feira, dia 09 de maio, uma palestra sobre Novidades em Nutrição, Reprodução e Melhora-mento Genético de Bovinos Leiteiros.

Ministrado pelo zootecnista holandês Fokko Tolsma, um dos

maiores especialistas mundiais em casqueamento e nutrição animal, o treinamento aborda temas como ma-nejo nutricional para vacas leiteiras e manejo nutricional de animais jovens. Tolsma trabalha a mais de 40 anos na área, tendo nascido em uma tradicio-nal fazenda leiteira da Holanda. Ele divulga a filosofia de manejo de va-cas leiteiras do seu país ao redor do

planeta.A palestra terá início às 19h30min

no Auditório Municipal de Vargeão, em anexo ao Centro Educacional Me-teoro, e destina-se não apenas para bo-vinocultores de leite do município de Vargeão e sim para outros municípios de nossa grande região que trabalham direta e indiretamente na área. Se-gundo informação dos organizadores,

muitas pessoas já estão confirmando presença, entre estes, acadêmicos de cursos de zootecnia e veterinária de universidades da região.

O evento conta ainda com a par-ceria da empresa CRV Lagoa que dis-ponibilizou o palestrante e o apoio da Agropecuária Arapari e EPAGRI de Vargeão.Fonte: Assessoria

As famílias estão cada vez mais se adaptando há uma nova realida-de. De acordo com o Instituto Bra-sileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a média de vida de um bra-sileiro é entorno de 74 anos. Mas, junto com esta boa notícia vem também um desafio, aos cuidados de quem vamos deixar os nossos idosos? Pensando nisso, e para atender a demanda do mercado e capacitar profissionais, a AVIC – Associação Vida Cidadã, por meio do Projeto Cuidando Vidas iniciou na última quinta - feira, 2 , um cur-so para Cuidadores de Idosos nível I, que contou com a participação de mais de 30 pessoas.

A Secretaria de Desenvolvi-mento Regional de Xanxerê, por meio do secretário Carlos Augus-tinho Colatto é parceira do proje-to e disponibilizou o auditório da SDR para que possa ser realizado o curso, que tem duração de quatro meses.

“Nós apoiamos essa iniciati-va, pois capacita gratuitamente os

cidadãos e promove qualidade de vida ao nossos idosos. Além disso, o curso vai ajudar a gerar emprego e renda capacitando profissionais para o mercado de trabalho, que como vimos e vivenciamos no nos-so dia a dia está carente deste tipo de pessoa com especialidade”, dis-se o secretário.

Três voluntárias são respon-sáveis pela formação dos profis-sionais e segundo Keila Dall´Igna Forest, articuladora de projetos da AVIC o objetivo é apresentar orientações teóricas e praticas bá-sicas para cuidadores de idosos, no sentido de melhorar a qualidade de vida e o convívio na residência, diminuindo assim, as internações hospitalares.

Segundo Maricláudia Rampa-zzo, psicóloga e coordenadora do curso, todos os participantes vão receber um certificado amparado pela Secretaria do Estado da Edu-cação e dos Desporto comprovando a freqüência no curso.

Page 11: Oeste Notícias - Edição 67

OESTE NOTÍCIAS - 09 de Maio de 201311

EspEciaL saÚDE

Fone: (49) 3323-9836

DICAS DE SAÚDEBenefícios das

oleaginosas para a saúde

Patricia AnselmiNutricionistaCRN 10 3972 PAtendimento ao lado da CoplavaleFone: (49) 84160844E mail: [email protected]

As frutas oleaginosas são sementes riquís-simas em nutrientes. Representadas pelas no-zes, amêndoas, castanhas e avelãs, são bastan-te conhecidas pelo seu alto teor calórico, mas trazem diversos benefícios para a saúde. Elas fornecem as gorduras boas, que reduzem o co-lesterol e atuam como antioxidantes, e ajudam na formação e recuperação muscular, reduzem níveis excessivos de cortisol, o hormônio do estresse. Além de possuir ômega-3, 6, e 9, gor-duras que ajudam na redução de doenças car-diovasculares e diminuir o estado inflamatório. Benefícios das frutas oleaginosas mais consu-midas:

Nozes, rica em gordura monoinsatura-da, ajuda na saúde cardiovascular As nozes são ricas em Omega 3, essenciais para a boa me-mória, combatem crises de depressão e ainda evitam o mal de Alzheimer.

Amendoim, o consumo retarda o en-velhecimento, reduz os riscos de derrames, as gorduras, fibras e proteínas ajudam na sensa-ção prolongada de saciedade, levando a consu-mir menos guloseimas.

Amêndoa, atua no sistema nervoso acalmando e diminuindo a tensão muscular, aumentando a circulação sanguínea na cabe-ça, por isso é considerada como um poderoso analgésico.

Castanha do Pará, rica em selênio, um mineral importante no combate da ansiedade, combatem o envelhecimento das células, forta-lecendo o sistema imunológico, uma castanha por dia auxilia contra o estresse e ajuda na boa memória.

Castanha de caju, rica em ferro, ajuda a carregar oxigênio pelas células do sangue, melhorando o cansaço e a concentração.

Pistache, ajuda a controlar a hiperten-são, reduzir a taxa de colesterol sanguíneo, ajudando a diminuir os riscos cardiovasculares além de auxiliar as necessidades antioxidantes do organismo.

Por ter uma grande variedade de for-mas e sabores, as castanhas são petiscos prá-ticos e saborosos. Com todos esses benefícios, vale à pena incluir as frutas oleaginosas em sua alimentação, mas cuidado com a quantidade, se consumidas em excesso podem favorecer o aumento de peso, na dúvida procure informa-ções com um profissional nutricionista.

Dor de crescimento acomete 15% das crianças

Aumento da cafeína em alimentos e guloseimas pode ser perigoso

Muitas crianças fazem de tudo para não dormir cedo. Algumas até inventam que têm dores só para não ir para a cama. Na opinião do or-topedista Gilberto Anauate, os pais precisam estar atentos, pois, em 15% dos casos, as queixas podem ser verdadeiras, já que essa é a por-centagem de crianças que sofre de “dor de crescimento”.

Anauate afirma que a dor de crescimento geralmente acomete as duas pernas.

— Crescer não dói. Mas, de-pendendo de seu sistema músculo--esquelético, a criança pode sentir dor ao final do dia, depois de ter corrido, pulado e praticado espor-tes. Recomendamos diminuição das atividades esportivas enquanto acompanhamos o caso — diz o mé-dico.

As recomendações— Para que a criança tenha um

sono mais tranquilo, os pais podem fazer uma massagem terapêutica, esfregando suavemente onde dói.

— Durante o dia, também é re-comendável a criança alongar os

músculos dos membros inferiores, contando com supervisão de um adulto.

— Quando os pais percebem que a reclamação de dor é frequen-te, persistente, e se estende do iní-cio da noite até o começo da manhã do dia seguinte, devem desconfiar de que não se trata apenas de ma-nha.

— Nesses casos, é recomendá-vel procurar um ortopedista, princi-palmente se a dor for acompanhada de inchaços, vermelhidão ou formi-gamento.

— Episódios de dor mais inten-sa exigem prescrição de analgési-cos.

Fonte: Zero Hora

A agência encarregada de ali-mentos e medicamentos nos Esta-dos Unidos (FDA) considerou “pe-rigosa” a incorporação da cafeína em alimentos, guloseimas e gomas de mascar, pedindo à indústria ali-mentícia que atue com moderação no que diz respeito a esta prática.

O diretor adjunto da FDA, Mi-chael Taylor, considerou “muito preocupante” o aumento cada vez maior do número de alimentos aos

quais é adicionada cafeína - à exce-ção das bebidas -, após o anúncio do lançamento pelo grupo Mars de uma versão com cafeína da goma de mascar Wrigley.

Nas últimas semanas, as lojas dos Estados Unidos receberam vá-rios produtos novos com adição de cafeína, entre eles xarope para panquecas, aveia, biscoitos, batatas fritas ou sementes de girassol.

— Temos a impressão de que

alguns grupos da indústria da ali-mentação seguem um caminho potencialmente perigoso — disse Taylor ao site da FDA na internet.

— Esta goma de mascar (lança-da pela Mars) é só o último exem-plo desta moda de adicionar cafeína aos alimentos — acrescentou.

— Um pacote desta goma de mascar equivale a ter quatro xícaras de café no bolso — afirmou.

— Nossa preocupação está rela-cionada com o fato de ver a cafeína em uma série de produtos que po-dem atrair crianças e adolescentes, sem nenhuma consideração pelas consequências que isto pode ter — continuou o diretor adjunto da FDA.

A agência não regula o consu-mo de cafeína desde que permitiu sua incorporação em refrescos na década de 1950, lembrou Taylor, afirmando que as normas atual-mente em vigor “não preveem a proliferação atual de produtos com cafeína”.

Em 2010, a FDA proibiu adi-cionar cafeína às bebidas alcoólicas e no final do ano passado questio-nou a alta concentração de cafeína em bebidas energéticas, depois que várias mortes foram aparentemente associadas ao seu consumo.

Taylor pediu à indústria que atue com moderação enquanto a FDA estuda o tema.

— Esperamos que este possa ser um ponto de inflexão para evitar a adição irresponsável de cafeína nos alimentos e bebidas — disse.

Fonte: AFP

Page 12: Oeste Notícias - Edição 67

12OESTE NOTÍCIAS - 09 de Maio de 2013

Turismo rural pode render bons frutos para Ponte Serrada

Um cronograma de visi-tas em propriedades rurais de Ponte Serrada começou a ser cumprido na última semana por uma equipe da administração municipal. A intenção do prefeito Eduar-do Coppini (Duda) é realizar um levantamento das áreas e observar as potencialidades turísticas que cada uma ofe-rece para atrair visitantes de toda a região

O diretor de Meio Am-biente, Sandro Pereira, es-teve na propriedade do seu Adolfo Cortelini, localizada na saída para a Linha Alegre, a pedido do próprio dono. Após a visita, Sandro atestou que Ponte Serrada tem po-tencial para desenvolver tu-rismo rural, ecológico, eco-turismo e até mesmo turismo de aventura.

“O município possui muitas belezas naturais que

muitas vezes não damos o devido valor porque esta-mos acostumados a vê-las diariamente. Mas esse tipo de ambiente, se explorado e divulgado adequadamente, pode contribuir para o de-senvolvimento econômico das famílias e de nossa cida-de”, comentou o diretor.

Segundo ele, a proprieda-de visitada nesta semana per-mite o desenvolvimento de uma série de atividades, en-tre elas, acampamentos, de-gustação e compra de produ-tos coloniais, como o vinho. “Há algumas cachoeiras lin-das e com água favorável ao banho. Estas quedas de água ainda podem ser utilizadas para a prática de rapel, es-calada em ambiente natural, além da montagem de uma tirolesa de aproximadamente 300 metros”, acrescentou.

Com a parceria de outras

instituições e do próprio comércio do município, o desenvolvimen-to do turismo rural pode ren-der bons frutos a Ponte Serra-da. “Em várias oportunidades tivemos a satis-fação de receber no município es-tudante de facul-dades, excursões de igrejas e até mesmo soldados do Exército bra-sileiro, que rea-lizaram a prática de rapel em cachoeiras da cidade. Segundo os próprios visitantes, em seus relatos, são poucos os lugares na re-gião e até mesmo no Estado com um potencial tão grande para a realização desta práti-

ca esportiva”, disse Sandro. Ele ainda lembra que

através do próprio Prona-tec, programa do governo federal, cursos relacionados à área de turismo podem ser oferecidos para habilitar a população, capacitando os

moradores para receberem os visitantes. “Isso possibili-tará um incremento na renda financeira das famílias que fizerem de suas propriedades um local para descanso, la-zer e aventura”.

Fonte: Assessoria

Ponte Serrada possui belos lugares como essa cachoeira

Projeto Profissões é desenvolvido com alunos de creches de Ponte Serrada

Alunos dos Centros de Educação Infantil Hermínia Severgnini e Cantinho do Saber estiveram na tarde da última quinta-feira, dia 2, na sede do Corpo de Bombeiros de Ponte Serrada. No local as dezenas de estudantes apren-

deram um pouco sobre o dia--a-dia de trabalho da corpora-ção.

A visita fez parte de uma série de atividades que es-tão sendo realizadas com os alunos de todas as creches do município desde o início

da semana, através do proje-to Profissões. A ideia é fazer com que as crianças conhe-çam diversos locais de traba-lho e desenvolvam atividades para entender a importância das diferentes profissões.

No Corpo de Bombeiros,

por exemplo, os estudantes ti-veram noções básicas de pri-meiros socorros e puderam observar, de forma prática, algumas das ações realiza-das pela guarnição durante o atendimento de uma ocor-rência. No local as crianças ainda coloriram desenhos e até aprenderam a manusear alguns equipamentos.

Entre outras atividades, os alunos elaboraram um gráfi-co com as profissões dos pais, trabalharam com fantoches, desenvolveram maquetes de entidades e passearam pelo comércio para identificar os diferentes profissionais na comunidade.

As ações realizadas du-rante a semana também serviram para instigar nas crianças a reflexão sobre a importância das diferentes profissões e a valorização do estudo para ser um profissio-nal competente. A literatura infantil ainda esteve presente, com as histórias da Cigarra e

a Formiga e a Formiginha e a Neve, contextualizando a questão de valores na socie-dade.

Além disso, os alunos rea-lizaram colagens de materiais e exposição de mural com diversas profissões. A con-fecção de ferramentas de tra-balho com massa de modelar, coreografias e dramatizações das profissões existentes na sociedade também foram ati-vidades desenvolvidas.

A coordenadora reforça que o objetivo do projeto é fazer com que as crianças re-conheçam a importância do trabalho na vida das pesso-as, classificando as diferen-tes profissões para conhecer e valorizar cada uma delas, além de “desenvolve e pro-mover a ampliação do vo-cabulário e a oralidade nas crianças, relatando como se dão as relações de trabalho”, pontua Neuza.

Fonte: Assessoria

Alunos durante visita ao Corpo de Bombeiros

Page 13: Oeste Notícias - Edição 67

OESTE NOTÍCIAS - 09 de Maio de 201313

pOLiciaLDois homens são flagrados em Xanxerê com um tatu abatido

PRF apreende madeira em Água Doce

Capotamento no perímetro urbano de Ponte Serrada

Mais uma morte na BR-282 em Ponte Serrada

Um flagrante da Polícia Mili-tar nas proximidades do Trevo da Trukan, em Xanxerê, acabou sur-preendendo dois homens na noite de sábado, dia 04. Eles estavam com armas e um tatu abatido.

A identidade dos homens não foi revelada, um de 53 e outro de 43 anos. Apenas o mais velho foi en-

caminhado para a Delegacia de Po-lícia, pois assumiu a posse da arma.

Com eles, que estavam transitan-do com um Uno, placas do municí-pio, a PM encontrou, além do tatu, uma espingarda cal. 38, 17 cartuchos intactos, três lanternas, dois facões e um cão de caça.

A PRF de Água Doce abordou na última quinta-feira, por volta das 15h, na BR-163, uma combinação de veículos (caminhão e reboque) transportando toras de Araucária (Pi-nheiro Brasileiro).

Os policiais verificaram através do DOF (Documento de Origem Florestal) que apenas o caminhão poderia transportar 27 mt³ de madei-ra. O reboque do veículo não esta-va incluído no documento e encon-trava-se carregado com 22,9 mt³ de madeira ilegal.

A equipe apreendeu a madeira ilegal e acionou a Polícia Militar Ambiental de Joaçaba para aplica-ção das multas pelo crime ambiental e demais providências cabíveis.

Um trágico acidente matou mais uma pessoa na BR-282 em Ponte Serrada, dessa vez a colisão ocorreu nas proximidades do Vacaro, e en-volveu três veículos. O condutor do gol de Maravilha, Ademir Merencio da Silva, de 38 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu na hora.

Ademir acabou colidindo o ve-ículo com um Palio de Concórdia dirigido por Inécio Heinrichs. No palio havia mais quatro passageiros, mas nenhum se feriu gravemente, da mesma forma que a caroneira do Gol, Andressa Silva Matos, de 16 anos, que foi conduzida ao Hospital.

O terceiro veículo envolvido foi um Siena de Campos Novos, dirigi-do por Rodrigo da Rosa, de 32 anos. O veículo acabou sendo atingido por uma das rodas que saltaram no mo-mento da colisão. Apenas o paracho-que do Siena acabou danificado.

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), com base no depoimento do motorista do Pa-lio, a tragédia ocorreu no momento em que o condutor do Gol fazia uma ultrapassagem. Além da PRF, estive-ram no local o Corpo de Bombeiros e o Samu de Ponte Serrada e o Corpo de Bombeiros Voluntários de Irani.

A motorista de um VW/Gol, com placas CCB-2193 de Vargem Bonita, sofreu ferimentos leves ao capotar o veículo em um trevo secundário de Ponte Serrada. O acidente ocorreu por volta das 21h20 deste domingo, dia 5, na BR-282.

Segundo o Corpo de Bombeiros, Terezinha Aparecida Perozzo, de 37 anos, apresentava os sinais vi-

tais normais no momento em que a equipe chegou ao local. Ela capotou o veículo no trevo do Restaurante Cagliari.

A guarnição imobilizou a vítima e a conduziu para o Hospital Santa Luzia de Ponte Serrada. Terezinha estava consciente e fora de perigo.

Fonte: Oeste Mais

Page 14: Oeste Notícias - Edição 67

14OESTE NOTÍCIAS - 09 de Maio de 2013

dicasdemoda

Dona de CasaPara recuperar a maionese talhada, coloque-a em uma vasilha em que haja um pouco de água e bata com rapidez, com o apetrecho apropriado, até adquirir a consistência normal.

Moda e customização inverno 2013

Transforme sua calça jeans em um shortinho jeans customizado. Uma peça mui-to importante no guarda-roupa, que pode ser usado de dia ou de noite, com cami-setas ou camisa e cinto, com salto alto ou co rasteirinha. Inove seu look sem gastar quase nada.

.Customize, crie uma nova peça. É muito fácil de fazer e você vai arrasar ao vestí-lo. Um ótimo passatempo e terapia, e ainda pode ser uma boa fonte de renda. Mostre seu talento criativo e arrase em suas obras de arte. Venda economize e lucre.

.Aquela calça jeans velha que ninguém usa mais pode ser transformada num lin-do short. Basta você cortar as pernas da calça na altura desejada, desfiá-la ou fazer uma barrinha com o mesmo tecido ou aplicar um novo. Você pode aplicar pedrarias, lantejoulas tecidos e muitas outras idéias para deixar seu shortinho bem chic. Mãos a obra e sucesso. Nosso planeta agradece com a reciclagem e o reaproveitamento

Como customizar calça jeans em shortTransforme sua calça jeans em short com paetês para você arrasar com meias nesse inverno!!

variEDaDEsJANAiNA PRiSCilA DE qUEiRoz

[email protected]

Page 15: Oeste Notícias - Edição 67

OESTE NOTÍCIAS - 09 de Maio de 201315

EspOrTE

JARBAS RittER JornalistaEmail: [email protected]

CoMENtÁRio

Momento de conhecermos os campeões

Poucas surpresas, algumas decepções e muitas certezas estão marcando os momentos finais dos principais campeonatos estaduais pelo Brasil. Para muitos sem importância, os prélios regionais afloram a rivalidade, em es-pecial entre os torcedores. Para os clubes o desempenho sempre tem um motivo, se vai bem é porque é importante, se vai mal é por-que a prioridade é a Libertadores ou a Copa do Brasil. Para o torcedor não importa, ele quer ver o seu time ganhar.

CatarinenseNo Catarinense deu o justo, Criciúma e

Chapecoense farão uma final interiorana após despacharem Avaí e Figueirense. Único ca-tarinense na Série A, o tigre vem com força, porém, a vantagem é da Chapecoense que de-cide em casa por ter feito a melhor campanha. Jogo aberto e sem prognósticos.

GaúchãoA maior barbada dos últimos anos, um dos

campeonatos mais fáceis que o Internacional ganhou. Supremacia nos clássicos, em parte garantida porque o Grêmio jogou com os re-servas, e muitas goleadas nos demais jogos. O colorado sobrou. Para os gremistas nada de-mais, pois o foco é a Libertadores, que aliás, pode acabar já na semana que vem.

PaulistãoAo contrário do Gaúchão, um dos cam-

peonatos mais parelhos dos últimos tempos, Santos e Corinthians chegam a final com mé-ritos, mas também muito sofrimento. Santos eliminou o Palmeiras e o Mogi nos pênaltis, da mesma forma que o São Paulo foi elimina-do pelo Corinthians. Na final, ligeira vanta-gem para o Corinthians, que tem mais elenco, porém o Santos tem Neymar.

CariocaO Botafogo vem nos últimos anos se acos-

tumando a ganhar títulos estaduais, ao menos um dos turnos, ele está sempre ganhando. Com Seedorf a equipe ganhou a qualidade que precisava, sob o comando de um técnico experiente, Oswaldo de Oliveira, mereceu o título passando por cima dos rivais. O chororô mudou de lado no Rio deJaneiro.

Meia Neném da Chapecoense cutuca times da Capital após classificação

Workshop de Capoeira é realizado em Ponte Serrada

O meia Neném da Chapecoense deu uma boa cutucada nos times da Capital de Santa Catarina e acredita que os dois finalistas são de fato os dois melhores grupos do Campeo-

nato Catarinense. Após a semifinal contra o Figueirense, vencida por 2 a 1 pelos donos da casa, o jogador avaliou o Estadual e projetou a final

contra o Criciúma em entrevista à Rádio CBN/Diário.

— As duas equipes finalis-tas estão de parabéns. Acho que quem chegou na final teve mérito para isso. A gente foi campeão do primeiro turno e o Criciúma do se-gundo. Não via porquê o Avaí e Fi-gueirense com o futebolzinho que vinham jogando chegarem na final.

No próximo domingo, Criciúma e Chapecoense começam a decisão do Campeonato Catarinense no He-riberto Hülse. No domingo seguin-te, dia 19, ocorre a grande final em Chapecó. Neném sabe que o Tigre vem embalado, mas acredita no tí-tulo.

— Eles estão na final porque são muito qualificados. Ataque muito rápido e acostumados a decisões. Vamos trabalhar na semana para ganhar em cada detalhe na final.

Fonte: DC

Professor de percussão, dança afro e línguas africanas, mestre Ata-baque está há 20 anos integrando o Grupo Capoeira Brasil. Ele foi um dos que vieram mostrar um pouco da história da arte que é tipicamen-te brasileira à população de Ponte Serrada no último final de semana.

O primeiro Workshop Nacional de Capoeira foi promovido pela administração municipal de sexta--feira até domingo, dia 5. O evento foi espaço de belas apresentações, todas regidas pelos sons do berim-bau e do pandeiro, que embalaram capoeiristas de várias regiões do País. “Nós viemos mostrar a parte cultural da capoeira, envolvendo a

dança, a musicalidade”, disse Ata-baque.

A administração de Ponte Serra-da começou a oferecer recentemen-te aulas de capoeira para crianças, jovens e adultos. Iniciada há poucos meses, a escola já possui cerca de 50 inscritos, todos instruídos pelo professor Jeferson Martins. “Esse workshop é um incentivo também para que eles mostrem à comunida-de o que já aprenderam”, destacou.

Realizadas no ginásio da Es-cola Antonio Paglia ao longo do último sábado, as gingas ganharam o ar livre no domingo. Meninos e meninas apresentaram-se por mais de duas horas em frente à Praça da

Igreja Matriz. Uma roda de capo-eira abriu as atividades. Depois o espaço foi livre para demonstrações individuais.

As aulas em Ponte Serrada são realizadas semanalmente, com os participantes divididos em quatro grupos. As atividades são coorde-nadas pelo Departamento de Cultu-ra do Município, sob a supervisão da Secretaria de Educação. “O ob-jetivo final do workshop foi a socia-lização, com a interação de meni-nos, meninas, mestres, professores e os pais dos alunos”, completou Jeferson.

Fonte: Assessoria

Resultados Municipal de Campo de Passos Maia 4ª RODADA – DOMINGO DIA 05/05/2013

CAMPO DO DOM CARLOS

COPLAVALE 3 X 1 ALAGADO F.C. ZUMBI F.C. 4 X 1 COPACABANA F.C.

CAMPO DO TOZZO

E.C. TOZZO 2 X 1 UNIÃO F.C. CREDILUZ F.C. 6 X 1 BAR DO AURI

CAMPO DO MARINI

AUTO ESCOLA POSITIVA 0 X 6 BARRAGEIROS F.C. AUTO MEC. RUDI SÃO CRIST 6 X 1 ESCOLA DUQUE DE CAXIAS

Chapecoense venceu o Figueira em casa

Page 16: Oeste Notícias - Edição 67

Leia o Oeste Notícias no site: www.100.7fm.net.br