Oficina Cultural Grande Otelo - Sorocaba

14
Grande Otelo governo de são paulo secretaria de estado da cultura ago dez 2011

description

Programaçao do Segundo Semestre de 2011

Transcript of Oficina Cultural Grande Otelo - Sorocaba

Page 1: Oficina Cultural Grande Otelo - Sorocaba

Grande Otelo go

vern

o de

são

pau

lo

secr

etar

ia d

e es

tado

da

cult

ura

agodez2 0 1 1

Page 2: Oficina Cultural Grande Otelo - Sorocaba

OFICINA CULTURAL GRANDE OTELO

OFICINA DE ARTES PLÁSTICAS: UMA REVISÃO DOS CONCEITOS DE ARTE MODERNA E CONTEMPORÂNEACoordenação: Julio Veredas.6/9 a 8/11 – terças-feiras – 18h45 às 21h45.Público: artistas plásticos, professores de Arte, estudantes de Arte. Inscrições: 8/8 a 4/9.Seleção: carta de interesse e currículo artístico.20 vagas.

A oficina pretende discutir a História da Arte, focando prin-cipalmente arte moderna e contemporânea. Propõe uma revisão dos conceitos de arte moderna e contemporânea, bem como a livre fruição e o fazer artístico sem limitações ou amarras.

Julio Veredas é artista plástico. Seus trabalhos já foram ex-postos no MASP, no CCSP - Centro Cultural de São Paulo, entre outros. Ministra cursos e oficinas em Sorocaba e região.

ARTE

S PL

ÁSTI

CAS

Atividades gratuitas

OFICINA CULTURAL GRANDE OTELO

Praça Frei Baraúna, s/nº – Centro

CEP: 18035-170 – Sorocaba/SP

Tel.: (15) 3224-3377 / 3232-9329

E-mail: [email protected]

Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 13h

às 21h30; sábado, das 13h às 18h

Page 3: Oficina Cultural Grande Otelo - Sorocaba

CU

LTU

RA

DAN

ÇA

AULA ABERTA: VIVÊNCIA COM CANTIGAS, BRINCADEIRAS E JOGOS TRADICIONAIS BRASILEIROSCoordenação: Elaine Buzato.12/9 – segunda-feira – 16h às 18h.Público: educadores e agentes culturais. Inscrições: 8/8 a 9/9.Seleção: carta de interesse. 30 vagas.

A aula aberta propõe que os educadores reconheçam e se utilizem do universo lúdico que permeia o público infantil, para investigar e recuperar experiências, analisando seus saberes e auxiliando em suas práticas culturais.

Elaine Buzato é atriz e pesquisadora da cultura popular infantil aplicada à linguagem do narrador e guardador de histórias, nas suas relações lúdicas e estéticas. Estudou Teatro com Ilo Krugli, no Teatro Vento Forte, danças e percussão brasileiras, no Teatro Brincante.

WORKSHOP: DANÇA E TEATRO – UMA PESQUISACoordenação: Evelin Bandeira.29/8 – segunda-feira – 17h45 às 21h45.Público: estudantes de Artes Cênicas, atores e bailarinos amadores, a partir de 16 anos.Inscrições: 8/8 a 25/8.Seleção: carta de interesse e currículo.20 vagas.

O workshop pretende transitar pelo estudo e pesquisa da dança e teatro, com o objetivo de possibilitar ao participante um espaço de experimentação, em que, corretamente instigado, possa descobrir e redescobrir sua capacidade física e, primordialmente, criativa no universo da dança.

Evelin Bandeira é atriz e bailarina, com bacharelado em Dança na Faculdade Paulista de Artes (FPA).

Page 4: Oficina Cultural Grande Otelo - Sorocaba

FOTO

GRA

FIA

GES

TÃO

CU

LTU

RAL

WORKSHOP DE FOTOGRAFIA: PROCESSOS HISTÓRICOS E ARTESANAIS DE IMPRESSÃOCoordenação: Luiz Monforte.1/10 – sábado – 8h às 13h e 14h às 18h.Público: fotógrafos, jornalistas, artistas e estudantes de Artes Visuais. Inscrições: 8/8 a 29/9.Seleção: carta de interesse.20 vagas.

Este workshop propõe ampliar o conhecimento da história da fotografia por meio da prática de processos históricos de impressão, abrindo novas perspectivas na percepção do universo fotográfico e inúmeras possibilidades expressivas e criativas como forma de desenvolvimento de novos repertórios visuais.

Luiz Monforte é doutor cum laudae em Arquitetura e Urbanismo, mestre em Artes pela School of Photographic Arts and Sciences do Rochester Institute of Technology. Seu trabalho de doutoramento foi distinguido com o Grand Prix da Trienal de Artes Gráficas de Praga e Bienal de Artes Gráficas de Ljubljana. Autor dos livros Fotografia pensante e Alegorias brasileiras, é professor do Instituto Artes Unesp.

DEBATES CULTURAIS: DIRIGENTES, AGENTES E AÇÕES PELA CULTURAEncontro proposto pela Oficina Cultural Grande Otelo com o intuito de debater aspectos relacionados à gestão cultural sob o prisma de especialistas.

1/9 – quinta-feira – 10h às 13h e 14h às 17h.Coordenação: Cristina Delanhesi e José Augusto Ribeiro Vinagre.Público: dirigentes e agentes culturais, produtores e artistas.Inscrições: 8 a 31/8.Seleção: ordem de inscrição (primeiros inscritos).80 lugares.

PROGRAMA

Palestras sobre “Profissionalização do gestor de cultura e leis de incentivo”: 10h às 13h.Workshop de elaboração de projetos culturais: 14h às 17h.

Cristina Delanhesi é produtora cultural. Tem experiência na formatação de projetos e produção executiva independente ou em parceria com o poder público. Faz captação de recursos para projetos. É presidente da AECA – Associação de Educação, Cultura e Arte e administradora do MACS – Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba.

José Augusto Ribeiro Vinagre é parecerista do Ministério da Cultura. Foi secretário municipal de Cultura de Bauru e é presidente da Federação Paulista de Cineclubes. Tem vasta experiência em políticas públicas para a Cultura e na realização de palestras sobre o tema.

Page 5: Oficina Cultural Grande Otelo - Sorocaba

PALESTRA: A IMIGRAÇÃO COMO TEMA LITERÁRIO – ABORDAGEM ÀS OBRAS ELES ERAM MUITO CAVALOS E INFERNO PROVISÓRIOCoordenação: Luiz Rufatto.20/9/2011 – terça-feira – 19h30 às 21h30.Público: alunos do Ensino Médio, universitários e professores. Inscrições: 8/8 a 19/9. Seleção: ordem de inscrição (primeiros inscritos). 120 vagas.

A palestra discutirá a questão dos deslocamentos geográ-ficos e sua representação na literatura, tendo como mote principal as obras: Eles eram muitos cavalos e Inferno provi-sório. Em ambas, estão presentes temas como pertencimen-to, territorialidade, urbanismo.

Luiz Ruffato é escritor e autor de, entre outros, Estive em Lisboa e lembrei de você e Eles eram muitos cavalos, que recebeu os prêmios APCA e Machado de Assis, da Biblioteca Nacional. Tem histórias publicadas em Portugal e Angola e traduzidas em varias línguas.

OFICINA: A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS – VIVÊNCIAS E PRÁTICAS PARA EDUCADORESCuradoria: Rorivaldo de Camargo. Coordenação: Cynthia Costa. 5/9 a 7/11 – segundas-feiras – 18h30 às 21h30.Público: bibliotecários, arte-educadores, agentes culturais que trabalham com projetos de leitura, acima de 18 anos. Inscrições: 8/8 a 1/9.Seleção: carta de interesse e questionário. 20 vagas.

Instrumentalizar, com técnicas de narração de histórias, edu-cadores, bibliotecários e agentes culturais, proporcionando a aquisição de mais uma ferramenta para aproximar o aluno do livro e das várias experiências que ouvir histórias traz, como incentivo à leitura e à literatura.

Cynthia Costa é contadora de histórias e arte-educadora, com licenciatura em Teatro/Arte-Educação pela Uniso - Universi-dade de Sorocaba.

LITE

RATU

RA

LITE

RATU

RA /

TEA

TRO

Page 6: Oficina Cultural Grande Otelo - Sorocaba

OFICINA DE PERCEPÇÃO MUSICAL: SENSIBILIZAÇÃO DOS SABERES CORPORAISCoordenação: Julio Cardoso Moura. 19/11 – sábado – 14h às 18h. Público: estudantes de Artes Cênicas e interessados em música e teatro, a partir de 14 anos. Inscrições: 8/8 a 16/11. Seleção: carta de interesse. 15 vagas.

Este workshop propõe trabalhar a sensibilização auditiva e vocal, assim como retomar aspectos importantes em relação a se ouvir para ver e ouvir o outro, ativando potenciais vocais e rítmicos.

Julio Cardoso Moura é cantor e compositor, formado pelo Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos. Atua também como preparador vocal do Coletivo Nonada.

OFICINA DE TEATRO: PESQUISA DO GESTO NA ATUAÇÃOCoordenação: João Bourbonnais.12/9 a 31/10 – segundas-feiras – 14h às 17h. Público: atores amadores.Inscrições: 8/8 a 4/9. Seleção: currículo resumido e entrevista em 5/9/2011, das 14h às 17h.30 vagas.

A oficina propõe aprimorar a cena, treinando o ator física e sensorialmente para disponibilizar seu corpo e aplicar o gesto à ação dramática, como contribuição na construção das personagens.

João Bourbonnais é ator, diretor e bacharel em Teatro pela ECA-USP.

SIC

A

TEAT

RO

Page 7: Oficina Cultural Grande Otelo - Sorocaba

TEAT

RO

TEAT

RO

AULA-ESPETÁCULO: PROCESSO CRIATIVO DO GRUPO PARLAPATÕESCoordenação: Parlapatões. 27/9 – terça-feira – 19h30 às 21h30. Público: grupos de teatro e artes circenses. Inscrições: 8/8 a 26/9. Seleção: ordem de inscrição (primeiros inscritos). 120 vagas.

A aula-espetáculo propõe, de maneira interativa, uma de-monstração do processo de trabalho dos Parlapatões. Per-mitirá que os participantes tomem contato com o modo de interpretação e criação de um espetáculo teatral focado no humor, por meio da utilização de técnicas circenses e questões teóricas que fundamentam a linha de trabalho do grupo.

Há 20 anos os Parlapatões têm seus trabalhos voltados para a comédia e se utilizam de técnicas circenses e de teatro de rua. Seus espetáculos circularam em diversas capitais do Brasil e se destacaram nos principais festi-vais internacionais.

ESPETÁCULO DE TEATRO DE BONECOS: PIPOCANDO COM PINÓQUIOGrupo de Teatro de Bonecos do Gepeto.8/10 e 12/11 – sábados – 15h e 17h.Indicação: livre.100 lugares. Retirar senha uma hora antes do espetáculo.

Espetáculo lúdico, com várias histórias. O intuito é propor-cionar ao público o contato com o imaginário, a literatura, o teatro como forma de contribuição para o desenvolvimento da imaginação e experimentação artística. Espetáculo con-templado pela LINC-Sorocaba.

O Grupo de Teatro de Bonecos do Gepeto foi formado há seis anos e é composto por quatro integrantes, que pesquisam e experimentam a linguagem do teatro de bonecos. São profissionais da área de teatro de animação e educação, pedagogos, artistas plásticos e artesãos.

Page 8: Oficina Cultural Grande Otelo - Sorocaba

TEAT

RO

ESPETÁCULO E SIMPÓSIO: TEMPUS FUGITCoordenação: Coletivo Nonada.13, 15, 16, 20, 22 e 23/10, 3, 5, 6, 17, 19, 20, 24 e 26/11 e 3 e 8/12 – quintas-feiras, sábados e domingos – 20h. Indicação: a partir de 12 anos.50 vagas por espetáculo.Retirar senha uma hora antes do espetáculo.

O espetáculo se constrói a partir da livre inspiração em três contos de Guimarães Rosa, utilizados como modelos de ação. As apresentações serão seguidas por simpósios, com um articulador que mediará o diálogo entre os artistas e o público presente. Proposta selecionada pela LINC – Lei de Incentivo à Cultura de Sorocaba.

O Coletivo Nonada é composto por artistas sorocabanos com formação em Teatro pela Universidade de Sorocaba – Uniso.

VIII MOSTRA DE DRAMATURGIA DE SOROCABAA Mostra é uma realização da Oficina Cultural Grande Otelo e ATS – Associação Teatral de Sorocaba, com o objetivo de incentivar o surgimento de novos dramaturgos. Promoverá debates a partir da leitura dramática dos textos selecionados, priorizando a troca de experiências e a aquisição de conhecimento. 24 a 29/10 – segunda-feira a sábado – 19h30.Regulamento no site: www.oficinasculturais.org.br.

Page 9: Oficina Cultural Grande Otelo - Sorocaba

AbeRtuRA: “UM ESPETÁCULO SEM PATROCÍNIO”, SEGUIDO DE DEBATE: “PROCESSO CRIATIVO NA DRAMATURGIA”Léo Lama. 24/10 – segunda-feira – 19h.Indicação: 16 anos. 100 lugares. Retirar senha uma hora antes do espetáculo.

Espetáculo convidado para a abertura da VIII Mostra de Dramaturgia de Sorocaba, evoca temas atuais e relevantes como a ética, a relação dos artistas com o governo, a corrupção, o abuso sexual, o aborto, o estupro, a esperança. O debate com a plateia terá como ênfase a dramaturgia de Léo Lama, seu método de direção e temas que a peça e a montagem suscitam.

Léo Lama é músico, poeta, dramaturgo, diretor, escritor, roteirista e palestrante. Estreou como autor teatral com a peça Dores de Amores, o que lhe garantiu dois prêmios da área: Mambembe de Revelação e Molière.

WORKSHOP DE TEATRO: TREINAMENTO CORPORAL PARA A CENACoordenação: Daiana Coelho.5/11 – sábado – 14h às 18h.Público: estudantes de Artes Cênicas e interessados em teatro, a partir de 14 anos.Inscrições: 8/8 a 1/11.Seleção: carta de interesse.15 vagas.

O workshop busca estimular, no ator, o reconhecimento do próprio corpo e do espaço, para atingir o ponto máximo da criação, individual e coletivamente. Pretende ainda oferecer uma mostra do processo de treinamento corporal realizado pelos atores do Coletivo Nonada. Esta atividade é integrante do Projeto “Tempus Fugit”/Coletivo Nonada, contemplado pela LINC – Lei de Incentivo à Cultura de Sorocaba.

Daiana Coelho é atriz e artista orientadora, formada pelo curso Teatro/Arte-Educação da Uniso - Universidade de Sorocaba. Em sua trajetória, recebeu prêmios em festivais regionais de teatro e também no Concurso Literário da Universidade de Sorocaba.

TEAT

RO

TEAT

ROVIII MOSTRA DE DRAMATURGIA DE SOROCABA

Page 10: Oficina Cultural Grande Otelo - Sorocaba

WORKSHOP DE TEATRO: DRAMATURGIA COLETIVACoordenação: Egla Monteiro. 26/11 – sábado – 14h às 18h. Público: atores amadores. Inscrições: 8/8 a 22/11. Seleção: carta de interesse. 15 vagas.

A oficina trabalhará com jogos teatrais, com o intuito de ampliar o repertório de leituras e de referências dramáticas; incentivará também a criação de um texto coletivo para a ampliação do conhecimento sobre dramaturgia.

Egla Monteiro é atriz, diretora, criadora de projetos artísticos e produtora cultural. Formada pelo Teatro-Escola Macunaíma e pelo CPT – Centro de Pesquisa Teatral.

WORKSHOP: PREPARAÇÃO VOCAL PARA A CENACoordenação: Raquel Ornellas. 3/12 – sábado – 14h às 18h. Público: atores amadores. Inscrições: 8/8 a 29/11.Seleção: carta de interesse. 15 vagas.

A proposta é aprimorar a voz dos atores com o objetivo de dinamizar a sonoridade do intérprete para qualquer situação cênica.

Raquel Ornellas é mestre em Artes Cênicas – ECA/USP, pes-quisadora, atriz, bailarina, orientadora vocal e arte-educadora.

NÚCLEO “DIÁLOGOS CULTURAIS” ANO DA ITÁLIA NO BRASILPara celebrar o Ano da Itália no Brasil, a Oficina Cultural Regional Grande Otelo planejou introduzir, em sua pro-gramação do segundo semestre, um núcleo cujas atividades culturais permitam ampliar o repertório de seu público e sua percepção visual de mundo. A atitude cultural por ex-celência está em lembrar, recordar, assumir a importância de aprender com traços e influências.

TEAT

RO

Page 11: Oficina Cultural Grande Otelo - Sorocaba

AUD

IOV

ISU

AL

CICLO DE FILMES COMENTADOS: O CINEMA ITALIANO: 5 FILMES-ESPELHOS DA SOCIEDADE MODERNA

ROMA, CIDADE ABERTA – Roberto Rossellini (1945).O ECLIPSE – Michelângelo Antonioni (1962).TEOREMA – Pier Paolo Pasolini (1968).POR UM PUNHADO DE DÓLARES – Sérgio Leone (1964).ROMA – Fellini (1972).Coordenação: Joel Yamaji.22 a 26/8 – segunda a sexta-feira – 18h45 às 21h45.Público: estudantes de audiovisual, profissionais da área e interessados em geral.Seleção: carta de interesse. Inscrições: 8/8 a 18/8.80 vagas.

Exibição e análise de filmes representativos da cinemato-grafia italiana e sua contribuição para a história do cine-ma e da cultura no mundo contemporâneo. O objetivo é fomentar reflexões sobre o homem atual, sua linguagem e valores, investindo na formação de público qualificado para produções em audiovisual.

Joel Yamaji é cineasta e professor, mestre em Ciências das Comunicações pela Universidade de São Paulo (USP).

NÚCLEO “DIÁLOGOS CULTURAIS”

AUD

IOV

ISU

AL

OFICINA DE DIREÇÃO DE CINEMA: NOVAS MÍDIAS E A ESTÉTICA CONTEMPORÂNEA DE LUCHINO VISCONTICoordenação: Bruck Oliver. 2/9 a 25/11 – sexta-feira – 14h às 17h.Público: interessados com experiência prévia em teatro, a partir de 15 anos.Inscrições: 8 a 29/8.Seleção: carta de interesse.20 vagas.

A oficina propõe um mergulho no universo teatral de Oswald de Andrade: os textos “O Rei da Vela”, “O Homem e o Cavalo” e “A Morta” serão analisados e servirão de base para exercícios cênicos de construção de personagens e criação de esquetes.

Bruck Oliver é diretor, ator e bailarino. Ministra oficinas em projetos sociais da prefeitura de Araraquara e é coordenador pedagógico do Curso Livre de Dança da Uniara.

NÚCLEO “DIÁLOGOS CULTURAIS”

Page 12: Oficina Cultural Grande Otelo - Sorocaba

FOTO

GRA

FIA

NÚCLEO “DIÁLOGOS CULTURAIS”

OFICINA DE FOTOGRAFIA: PICTORIALISMO, CIANOTIPIA E IMPRESSÃO BICROMATADA “REVELANDO MONALISAS”Coordenação: Antonio Zardos.3/10 a 21/11 – segundas-feiras – 18h45 às 21h45.Público: artistas, fotógrafos, jornalistas, agentes culturais. Inscrições: 8/8 a 30/9.Seleção: carta de interesse.20 vagas.

Oficina que prioriza o estudo do pictorialismo e as possibilidades da cianotipia e da impressão bicromatada. Os participantes fotografarão pessoas, com livre inspiração na imagem da Monalisa, de Leonardo da Vinci. Por meio das técnicas trabalhadas, serão procuradas, na fotografia artesanal, formas de construir uma nova representação deste ícone da arte universal.

Antonio Zardos é fotógrafo profissional e ministra cursos e oficinas de fotografia. Participa de um grupo de estudos sobre linguagem fotográfica que busca, em referências como Roland Barthes e Lucia Santaella, entre outros autores, funções da Semiótica aplicadas à fotografia.

SIC

A

NÚCLEO “DIÁLOGOS CULTURAIS”

RECITAL: UMA ABORDAGEM À MÚSICA ITALIANAWilian Dolfini.1/10/2011 – sábado – 20h às 20h40.Público: interessados em geral.80 lugares. Retirar senha uma hora antes do início da apresentação.

Recital de música italiana que abordará vários períodos e compositores, desde o Barroco até os dias atuais.

Wilian Dolfini é maestro. Bacharel em Canto, estudou nos Estados Unidos e na Alemanha. Foi integrante do Coro da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) e regeu o Coral Lírico de Sorocaba, o Coral Nupep, entre outros. Atualmente, rege o Coro de Câmara de Sorocaba.

Page 13: Oficina Cultural Grande Otelo - Sorocaba

TEAT

RO /

CIN

EMA

NÚCLEO “DIÁLOGOS CULTURAIS”

OFICINA: O CINEMA DE LUCHINO VISCONTI E O ATOR CONTEMPORÂNEOCoordenação: Eli André Correa. 6/9 a 8/10 – terças-feiras, 18h30 às 21h30 – sábados, 14h às 17h.Público: atores amadores e estudantes de Artes Cênicas, a partir de 16 anos.Inscrições: 8/8 a 3/9.Seleção: carta de interesse e breve currículo.20 vagas.

Oficina com base em releitura dos filmes O Leopardo e Rocco e seus irmãos, do diretor italiano Luchino Visconti, a partir do método de interpretação de Lee Strasberg.

Eli André Corrêa é ator e bacharel em Cinema pela CEUNSP.

TEAT

RO

OFICINA DE TEATRO: BELLA CIAO: UMA LEITURA DRAMÁTICA SOBRE A IMIGRAÇÃO ITALIANA NO BRASILCoordenação: Mario Pérsico.14/09 a 30/11 – quartas-feiras – 18h30 às 21h30.Público: atores amadores e estudantes de Artes Cênicas, acima de 15 anos.Inscrições: 8/8 a 12/9.Seleção: carta de interesse e currículo resumido. 30 vagas.

A oficina é voltada para atores com alguma experiência e pretende experimentar a estética épica com elementos do teatro pós-dramático, a partir da encenação do texto Bella Ciao, de Luis Alberto de Abreu, trabalhando exercícios de preparação de ator baseados em autores como Meyerhold e Brecht.

Mario Pérsico é ator, autor, diretor e professor de Teatro, com especialização em Pedagogia do Teatro pela Universidade de Sorocaba. Atua na área desde 1976.

NÚCLEO “DIÁLOGOS CULTURAIS”

Page 14: Oficina Cultural Grande Otelo - Sorocaba

cria

ção

gráfi

ca:

ang

ela

kina

www.ofi cinasculturais.org.brProgramação sujeita a alterações

Produção Realização

Atividades gratuitas

OFICINA CuLtuRAL GRANDe OteLOPraça Frei Baraúna, s/nº – Centro CEP: 18035-170 – Sorocaba/SPTel.: (15) 3224-3377 / 3232-9329E-mail: grandeotelo@ofi cinasculturais.org.br Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 13h às 21h30; sábado, das 13h às 18h