Oficina de Geociências

18
Projeto 2010: Em busca de nossa identidade: Brasil Oficina de Geociências EMTI Profª. Silene de Andrade Professores: Luzimar de Jesus Santos Coelho e Mateus Bento de Andrade

Transcript of Oficina de Geociências

Page 1: Oficina de Geociências

Projeto 2010: Em busca de nossa identidade: Brasil

Oficina de GeociênciasEMTI Profª. Silene de AndradeProfessores:

Luzimar de Jesus Santos Coelho e Mateus Bento de Andrade

Page 2: Oficina de Geociências

Reservas Indígenas do Estado de Goiás

Reserva Aruanã, localiza-se no município de Aruanã (Karajá I e Karajá II);

Reserva Avá-Canoeiro, localiza-se nos municípios de Nova América e Rubiataba;

Reserva Carretão I, localiza-se nos municípios de Nova América e Rubiataba;

Reserva Carretão II, localiza-se no município de Nova América

Page 3: Oficina de Geociências

Identidade e Diversidade

As populações indígenas são vistas pela sociedade brasileira ora de forma preconceituosa, ora de forma idealizada;

As populações rurais são as que mais discriminam apoiadas pelos fazendeiros que tem interesse em suas terras e em seus recursos ambientais.

Page 4: Oficina de Geociências

As Sociedades

A população indígena vem crescendo rapidamente nas últimas décadas;

215 diferentes sociedades;

358 mil pessoas;

180 línguas distintas;

A maioria dos indígenas vivem nas regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil;

Não existem índios nos estados do Piauí e Rio Grande do Norte.

Page 5: Oficina de Geociências

O que é ser Índio

Os habitantes das Américas foram chamados de índios pelos europeus que aqui chegaram. Uma denominação genérica, provocada pela primeira impressão que eles tiveram de haverem chegado às Índias. Era mais fácil tornar os nativos todos iguais, tratá-los de forma homogênea, já que o objetivo era um só: o domínio político, econômico

Page 6: Oficina de Geociências

A Origem dos Povos Americanos

Os habitantes do continente americano descendem de populações advindas da Ásia, sendo que os vestígios mais antigos de sua presença na América, obtidos por meio de estudos arqueológicos, datam de 11 a 12,5 mil anos. Todavia, ainda não se chegou a um consenso acerca do período em que teria havido a primeira leva migratória.

Page 7: Oficina de Geociências

Os povos indígenas que hoje vivem na América

Os povos indígenas que hoje vivem na América do Sul são originários de povos caçadores que aqui se instalaram, vindo da América do Norte através do istmo do Panamá e que ocuparam virtualmente toda a extensão do continente há milhares de anos. De lá para cá, estas populações desenvolveram diferentes modos de uso e manejo dos recursos naturais e formas de organização social distintas entre si.

Page 8: Oficina de Geociências

A chegada do europeu

O impacto da conquista européia sobre as populações nativas das Américas foi imenso e não existem números precisos sobre a população existente à época da chegada dos europeus, apenas estimativas. As referentes à população indígena do território brasileiro em 1500 variam entre 1 e 10 milhões de habitantes.

Page 9: Oficina de Geociências

Reservas Indígenas

A definição de áreas de proteção às comunidades indígenas foram lideradas por Orlando Villas Bôas que em 1941 lançou a expedição chamada Roncador-Xingu. Em 1961 foi criada a primeira reserva, o Parque Indígena do Xingu com forte atuação de Villas Bôas, seus irmãos Leonardo, Claúdio, Marechal Rondon, Darcy Ribeiro, entre outros, para que a natureza, os povos nativos da região, sua cultura e costumes fossem preservados.

Page 10: Oficina de Geociências

Modelo de Reservas Indígenas

O modelo das reservas indígenas demarcadas pela FUNAI difere do modelo americano onde as terras passam a pertencer aos povos indígenas. No Brasil as reservas indígenas demarcadas pela FUNAI pertencem ao governo brasileiro para usufruto vitalício dos índios, havendo portanto como associá-las a uma perda de soberania.

Page 11: Oficina de Geociências

Dez municípios brasileiros com maior população indígena

1)São Gabriel da Cachoeira (AM) – 76,31%2)Uiramutã (RR) – 74,41%3)Normandia(RR) – 57,21%4)Santa Rosa do Purus(AC) – 48,29%5)Ipuaçu(SC) – 47,87%6)Baía da Traição(PB) – 47,70%7)Pacaraima(RR) – 47,36%8)Benjamin Constant do Sul (RS) – 40,73%9)São João das Missões (MG) – 40,21%10)Japorã (MS) – 39,24%

Page 12: Oficina de Geociências

Dia do Índio

O dia do Índio, 19 de abril, foi criado pelo presidente Getúlio Vargas através do decreto-lei 5540 de 1943, e relembra o dia, em 1940, no qual várias lideranças indígenas do continente resolveram participar do Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, realizado no México. Eles haviam boicotado os dias iniciais do evento, temendo que suas reivindicações não fossem ouvidas pelos “homens brancos”. Durante este congresso foi criado o Instituto Indigenista Interamericano, também sediado no México, que tem como função zelar pelos direitos indígenas na América. O Brasil não aderiu imediatamente ao instituto, mas após a intervenção do Marechal Rondon apresentou sua adesão e instituiu o Dia do Índio no dia 19 de abril.

Page 13: Oficina de Geociências

Diversidade Cultural

A habitação coletiva, com as casas dispostas em relação a um espaço cerimonial que pode ser no centro ou não;A vida cerimonial é a base da cultura de cada grupo, com as festas que reúnem pessoas de outras aldeias, os ritos de passagem dos adolescentes de ambos os sexos, os rituais de cura e outros;A arte faz parte da vida diária, e é encontrada nos potes, nas redes e esteiras, nos bancos para homens e mulheres e na pintura corporal, sempre presente nos homens;A educação das crianças se faz por todos os habitantes da aldeia, desde cedo aprendem a realizar as tarefas necessárias à sobrevivência, tornando-se independentes.

Page 14: Oficina de Geociências

Heranças indígenas I

Deixaram forte herança cultural nos alimentos, tendo ensinado o europeu a comer mandioca, milho, guaraná, palmito, pamonha, canjica;

Nos objetos, suas redes e jangadas, canoa, armadilhas de caça e pesca;

No vocabulário: nomes de frutas nativas ou de animais;

Page 15: Oficina de Geociências

Heranças indígenas II

Ensinaram algumas técnicas como o trabalho em cerâmica e o preparo da farinha;

Deixaram no brasileiro hábitos como o uso do tabaco e o costume do banho diário.

Page 16: Oficina de Geociências

Povos indígenas emergentes

A partir das últimas décadas do século XX, apareceram novas etnias quando populações miscegenadas reivindicam a condição de povo indígena. Isto ocorre principalmente no nordeste brasileiro.

Page 17: Oficina de Geociências

Participação indígena na política

No Brasil 70% dos indígenas votaram nas últimas eleições. Foram eleitos quatro prefeitos e em torno de 95 vereadores indígenas dentre os mais de 350 candidatos índios. Outros 30% não conseguiram votar pelo fato de não possuir os documentos necessários e até mesmo pela dificuldade de acesso aos locais de votação.

O único indígena eleito fora do âmbito municipal foi o deputado Mário Juruna pelo Estado do Rio de Janeiro, em 1982.

Page 18: Oficina de Geociências

Considerações Finais

Trabalho realizado com consultas ao

Google.