Olá, estudante! - Bahiainstitucional.educacao.ba.gov.br/system/files/private/midiateca/... ·...

29

Transcript of Olá, estudante! - Bahiainstitucional.educacao.ba.gov.br/system/files/private/midiateca/... ·...

Page 1: Olá, estudante! - Bahiainstitucional.educacao.ba.gov.br/system/files/private/midiateca/... · pura, porém também a mais dinâmica e variada. A linha possui grande expressividade,
Page 2: Olá, estudante! - Bahiainstitucional.educacao.ba.gov.br/system/files/private/midiateca/... · pura, porém também a mais dinâmica e variada. A linha possui grande expressividade,

Olá, estudante! Durante a quarentena, não precisamos ficar esperando o tempo passar sem fazer nada, não é verdade? Podemos utilizar os momentos sem aula para organizar muitas coisas. Que tal organizar os estudos? Organizar os conteúdos e aprender a fazer a gestão do tempo para estudar melhor? Neste documento, vamos apresentar um Roteiro de Estudos especialmente pensado para você! Ele está organizado por Área do Conhecimento e, nesta décima semana, daremos continuidade com a área de Linguagens, que reúne os seguintes componentes curriculares: Língua Portuguesa, Arte, Educação Física e Inglês. Para você saber o que vai rolar durante a semana, apresentamos o calendário semanal, a fim de que possa segui-lo à risca ou escolher a organização que faz mais sentido para você!

DIA/ Horário

SEGUNDA 01/06

TERÇA 02/06

QUARTA 03/06

QUINTA 04/06

SEXTA 05/06

9:00 às 10: 00

Língua Portuguesa

Língua Portuguesa

Língua Portuguesa

Língua Portuguesa

Língua Portuguesa

11:00 às 12:00

Arte Ed. Física Arte Inglês Ed. Física

Nessa semana de estudos teremos um exercício bem desafiante, pois o momento que vivemos tem nos exigido saber esperar de forma paciente, em equilíbrio físico e emocional. Vamos ao exercício da semana!

Escolha, se possível, um lugar calmo e silencioso no seu espaço de distanciamento social, sente-se no chão com apoio de uma almofada, o ideal para hoje é ficar na posição clássica de meditação, ou seja, com a coluna reta, e se necessário, apoiada em uma parede com as pernas cruzadas, e mãos relaxadas no colo uma sobre a outra.

Respire fundo e solte o ar, lentamente, por algumas vezes. Agora, fique bem atento ao funcionamento de seu corpo, com atenção em sua respiração.

Agora, imagine um pássaro voando por um lindo céu azul e depois reduzindo o ritmo do voo, e pousando lentamente em sua cabeça. O pássaro pousou e você não pode se mexer para ele não voar. Sinta o pássaro e sua leveza!

Cada vez que outro pensamento chegar ou passar interrompendo sua atenção ao pássaro, o exercício deve ser reiniciado. O desafio será concluído quando você permanecer por 5 minutos em percepção, equilíbrio e meditação, sem nenhuma interrupção dos pensamentos. Nesse exercício você experimentará a concentração física, sensorial, emocional e ambiental. Concluiu?

Agora é hora de iniciar os estudos do roteiro.

E se liga! Semana que vem teremos um novo desafio de concentração.

Page 3: Olá, estudante! - Bahiainstitucional.educacao.ba.gov.br/system/files/private/midiateca/... · pura, porém também a mais dinâmica e variada. A linha possui grande expressividade,

Linguagens e suas tecnologias – 7º ANO

ROTEIRO DE ESTUDOS E ATIVIDADES PARA ESTUDANTES

Modalidade/oferta: Regular Semana X – 01/06 a 05/06/2020

Data: 01/06/2020

9h às 10h Língua Portuguesa

Tema: Família/Produção Textual do Caderno da Família

Atividade

1. Leia o texto a seguir:

TEXTO Você sabia que existem vários “tipos” de família?

A família é uma das instituições mais importantes da sociedade e ela vem, ao longo do tempo, passando por diversas transformações, alterando o seu significado de acordo com o ambiente e com o momento histórico em que se encontra. Assim, pode parecer estranho, em um primeiro momento, dizer que existem vários “tipos” de família. No entanto, não estamos falando que cada família é uma – considerando suas tradições e manias – mas sim sobre a estrutura familiar em si, ou seja, sobre como ela é composta. Meio confuso? Vamos tentar explicar melhor, continue lendo! Até hoje, não seriam poucas as pessoas que, se fossem questionadas sobre o assunto, responderiam que a família é o resultado do casamento entre um homem e uma mulher e os filhos concebidos dessa união. Mas então, se você não for casada (o), não tem uma família? Se você for homem e casou com outro homem, vocês não são uma família? Se você foi criado (a) pela sua mãe e pelo seu padrasto, vocês não são uma família? Se você perdeu seus pais e foi criado (a) por outros familiares, não são uma família? É de se pensar, certo? Estamos aqui para dizer que sim, vocês são uma família! Isso porque, desde o advento da Constituição Federal em 1988, passaram a ser reconhecidas outras formas de família, diferentes daquela vista por muitos como a forma “tradicional”. É claro que todas essas famílias já existiam antes e mereciam proteção. Porém, depois de 1988 elas passaram a ser juridicamente reconhecidas, tendo, portanto, seus direitos resguardados por lei. Em um bate-papo com a Maria Berenice Dias (advogada), falamos sobre a necessidade de nos referirmos ao Direito de Família considerando todas as formas que possam existir e, por isso, o termo “Direito das Famílias” vem sendo cada vez mais utilizado para se referir a essa área do Direito. A sociedade vem a cada dia se adaptando às realidades vivenciadas pelas pessoas e, com isso, o conceito de família passou a ser visto de maneira plural. Você deve estar se perguntando: “Como assim plural?” Para ilustrar, nada melhor do que explicar sobre quais “tipos” de família estamos falando. Abaixo, listamos alguns deles, para que você consiga visualizar a situação e, até mesmo ver que, talvez, a sua se encaixe perfeitamente. Vamos lá?

Page 4: Olá, estudante! - Bahiainstitucional.educacao.ba.gov.br/system/files/private/midiateca/... · pura, porém também a mais dinâmica e variada. A linha possui grande expressividade,

Podemos nos deparar com as seguintes modalidades:

- Família Matrimonial: aquela formada pelo casamento, tanto entre casais heterossexuais, quanto homoafetivos. - Família Informal: formada por uma união estável, tanto entre casais heterossexuais quanto homoafetivos. - Família Monoparental: família formada por qualquer um dos pais e seus descendentes. Ex.: uma mãe solteira e um filho. - Família Anaparental: prefixo Ana = sem. Ou seja, família sem pais, formada apenas por irmãos. - Família Unipessoal: quando nos deparamos com uma família de uma pessoa só. Para visualizar tal situação devemos pensar em impenhorabilidade de bem de família. O bem de família pode pertencer a uma única pessoa, uma senhora viúva, por exemplo. - Família Mosaico ou reconstituída: pais que têm filhos e se separam, e eventualmente começam a viver com outra pessoa que também tem filhos de outros relacionamentos. - Família Simultânea/Paralela: se enquadra naqueles casos em que um indivíduo mantém duas relações ao mesmo tempo. Ou seja, é casado e mantém uma outra união estável, ou, mantém duas uniões estáveis ao mesmo tempo. - Família Eudemonista: família afetiva, formada por uma parentalidade socioafetiva. Importante observar que essa lista não abrange todas as maneiras possíveis de se constituir família, apenas apresentamos alguns exemplos. Em geral, todas as famílias atuais podem ser consideradas “eudemonistas” sob algum aspecto, o que significa que elas se regem muito mais pelo afeto do que por outros aspectos. Feitas tais considerações, o objetivo principal do texto de hoje é mostrar que sempre que nos referirmos à “família” como uma instituição, a nossa intenção é abranger todas as formas de família existentes, posto que elas devem ser vistas e tratadas com olhos e valores afetivos. Disponível em: https://direitofamiliar.jusbrasil.com.br/artigos/410528946/voce-sabia-que-existem-varios-tipos-de-familia. Acesso em: 20 maio 2020 (adaptado). 2. Que tal construir uma breve apresentação da sua família? Você deverá elaborar um texto narrativo-descritivo, para apresentar quem compõe a sua família. Não se esqueça de falar sobre cada um e de você também! Se você quiser, poderá pedir ajuda de alguém para descrever cada pessoa. Lembre-se: Os textos descritivos-narrativos são aqueles que apresentam as características dos textos descritivos (que evidenciam as características marcantes das pessoas, coisas ou lugares), mas também há marcas de textos narrativos, que podem contar um determinado fato! As características das pessoas podem ser físicas (altura, cabelos, olhos, rosto, idade…), como também psicológicas (temperamento, humor, sentimentos…). Disponível em: https://www.figuradelinguagem.com/gramatica/generos-textuais/. Acesso em: 20 maio 2020.

Onde encontro o conteúdo

Para conhecer mais sobre os gêneros textuais, assista ao vídeo:

Page 5: Olá, estudante! - Bahiainstitucional.educacao.ba.gov.br/system/files/private/midiateca/... · pura, porém também a mais dinâmica e variada. A linha possui grande expressividade,

É hora de revisar - gêneros textuais. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Ryy0Y7U7pzM. Acesso em: 26 maio 2020. Gêneros Textuais – Tipos: narrativo, descritivo, argumentativo (Exemplos). Disponível em: https://www.figuradelinguagem.com/gramatica/generos-textuais/. Acesso em: 20 maio 2020. MENEZES, P. Tipos de família. Disponível em: < https://www.diferenca.com/tipos-de-familia/>. Acesso em: 26 maio 2020. Você sabia que existem vários “tipos” de família? Disponível em: https://direitofamiliar.jusbrasil.com.br/artigos/410528946/voce-sabia-que-existem-varios-tipos-de-familia. Acesso em: 20 maio 2020.

Objetivo

Apresentar os integrantes da família do estudante por meio de um texto narrativo-descritivo.

Depois da atividade

Você tem uma foto com todas (ou quase todas) as pessoas da sua família? Que tal aproveitar esse momento de quarentena para rever fotos antigas e registrar os momentos em família? Ah! Se for publicar nas redes sociais, use: #EducacaoBahia

Page 6: Olá, estudante! - Bahiainstitucional.educacao.ba.gov.br/system/files/private/midiateca/... · pura, porém também a mais dinâmica e variada. A linha possui grande expressividade,

Data: 01/06/2020

11h às 12h Arte

Tema: Linha - Desenho

Atividade

1. Leia, atentamente, o texto sobre a Linha.

TEXTO Arte Linear

A Linha: assim como o ponto, a linha é um elemento essencial na composição visual. Ela está presente em nossa vida e em todas as coisas que estão ao nosso redor, especialmente na natureza. Observe a folha de uma árvore! Quantas linhas possuem? Inúmeras, não é mesmo?

Os nossos cabelos também são exemplos de linhas: se são lisos, são linhas retas. Se forem crespos, encaracolados ou cacheados são linhas curvas, onduladas ou espiraladas. A linha é o elemento básico de todo grafismo e um dos mais usados. Representa a forma de expressão mais simples e pura, porém também a mais dinâmica e variada.

A linha possui grande expressividade, muita energia e quase sempre expressa movimento e direção. Com tanta expressividade e possibilidades não é de se estranhar que a Linha fizesse parte da arte em vários momentos e de várias formas, mas nada traduz mais a versatilidade da linha do que a Arte Linear. Disponível em: http://colegiosouzamarques.com/admin/arquivos/APOSTILAPROVAFINAL7ano.pdf. Acesso em: 15 maio 2020. 2. Utilize folhas de papel de ofício ou o caderno de desenho para criar um ou mais desenhos. Pinte o interior das formas com linhas curvas ou onduladas coloridas. Solte a imaginação e capriche! 3. Continue usando a criatividade. Utilize folhas de papel de ofício ou o caderno de desenho para criar um ou mais desenhos. Pinte o interior das formas com linhas retas coloridas. Capriche! Disponível em: http://douglasdim.blogspot.com/2011/09/linha.html. Acesso em: 15 maio 2020

Onde encontro o conteúdo

Arte Linear – A linha. Disponível em: http://colegiosouzamarques.com/admin/arquivos/APOSTILAPROVAFINAL7ano.pdf. Acesso em: 15 maio 2020 Aula de Arte: A linha. Disponível em: http://douglasdim.blogspot.com/2011/09/linha.html. Acesso em: 15 maio 2020.

Page 7: Olá, estudante! - Bahiainstitucional.educacao.ba.gov.br/system/files/private/midiateca/... · pura, porém também a mais dinâmica e variada. A linha possui grande expressividade,

SIMÕES, Tati. Tipos de linhas e Grafismo – Artes visuais. Disponível em: https://tiatatimaluquinha.blogspot.com/2014/08/tipos-de-linhas-e-grafismo-artes-visuais.html. Acesso em: 15 maio 2020.

Objetivo

Explorar diferentes materiais, instrumentos, recursos visuais e plásticos, com intencionalidade artística e habilidades argumentativas crescentes. Identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo reflexivo, ético e responsável.

Depois da atividade

Mostre os desenhos criados e pintados com as técnicas solicitadas nessa atividade para a sua família. Se possível, tire fotos e poste-as em suas redes sociais. Convide seus seguidores, contatos e amigos para comentar sobre a sua postagem. Use a #educacaobahia.

Page 8: Olá, estudante! - Bahiainstitucional.educacao.ba.gov.br/system/files/private/midiateca/... · pura, porém também a mais dinâmica e variada. A linha possui grande expressividade,

Data: 02/06/2020

9h às 10h Língua Portuguesa

Tema: Família – Produção Textual do Caderno da Família

Atividade

1. Leia o texto abaixo. Na quarentena, somos orientados (as) a estar em casa e, com isso, passamos maior parte do nosso tempo ao lado da nossa família! Na tarefa anterior, dia 01/06, você criou um texto narrativo-descritivo falando sobre cada pessoa que é da sua família. Agora, vamos brincar com os nomes dessas pessoas! Você já ouviu falar de ACRÓSTICO?

TEXTO Acróstico

O acróstico é um gênero de composição poética bastante antigo. Consiste em formar palavras ou mesmo frases com as letras iniciais, intermediárias ou finais. Para construir um acróstico, basta escrever na vertical:

- nomes de pessoas (Ricardo, Ana…) - personagens fictícias (Pinóquio, Cinderela…) - um objeto (lápis, bola…) - animais (coelho, sapo…) - uma frase…

São muitas possibilidades! Depois, utilizando como iniciais de cada verso as letras colocadas na vertical, você constrói um poema que se relacione com essa(s) palavra(s) ou frase. Vamos aos exemplos? MARCELA COELHO Maravilhosa Com quatro patinhas, o rabo curtinho, Admirada Orelhas compridas, peludo – é verdade – Rápida E sempre a mexer o nariz quando come, Carinhosa Louco por cenouras e alfaces, louquinho, Elegante Há tanto no campo como na cidade. Linda O nome não digo. Qual é o seu nome? Amorosa Atividade com acróstico. Disponível em: <https://acessaber.com.br/atividades/atividade-com-acrostico/>. Acesso em: 20 maio 2020 (Adaptado). 2. Use sua criatividade e elabore, para cada pessoa da sua família, o respectivo acróstico.

Onde encontro o conteúdo

Acróstico. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/acrostico/. Acesso em: 20 maio 2020.

Page 9: Olá, estudante! - Bahiainstitucional.educacao.ba.gov.br/system/files/private/midiateca/... · pura, porém também a mais dinâmica e variada. A linha possui grande expressividade,

Acróstico: gênero de composição geralmente literário. Disponível em: https://www.guiaestudo.com.br/acrostico. Acesso em: 26 maio 2020. Atividade com acróstico. Disponível em: https://acessaber.com.br/atividades/atividade-com-acrostico/. Acesso em: 20 maio 2020 (Adaptado)

Objetivo

Compreender as diferentes formas de composição escrita por meio do acróstico como um gênero textual da língua portuguesa.

Depois da atividade

Depois que fizer o acróstico com o nome de cada pessoa, entregue para cada uma delas e peça que elas façam um acróstico com seu nome!

Page 10: Olá, estudante! - Bahiainstitucional.educacao.ba.gov.br/system/files/private/midiateca/... · pura, porém também a mais dinâmica e variada. A linha possui grande expressividade,

Data: 02/06/2020

11h às 12h Ed. Física

Tema: Exercícios físicos – Força (Parte 1)

Atividade

I. Leia, atentamente, o texto a seguir.

TEXTO Treino de força, crianças e adolescentes

É indiscutível a importância da atividade física na vida de qualquer indivíduo, pois ela contribui consideravelmente para o bem-estar físico. A participação em atividades físicas de crianças com idade entre três e dez anos geralmente é espontânea e não organizada. Todavia, atividades de adolescentes, em geral, são mais organizadas e regulares. Dentre as atividades espontâneas destacam-se a corrida, os saltos, o ciclismo e a natação. Uma característica importante presente em todas estas atividades corresponde ao componente força muscular da aptidão física relacionada à saúde. A força é um componente essencial do desempenho motor, visto que certo nível de força muscular é necessário para executar uma tarefa. A força muscular é fundamental, também, como capacidade motora para a realização de tarefas diárias e um elemento essencial para a evolução nos conteúdos próprios da atividade física, seja no esporte de rendimento, seja nas atividades de lazer. Força muscular Definir, precisamente, força levando em consideração os aspectos físicos e psíquicos representa grande dificuldade, visto que o tipo de força, o trabalho muscular realizado e as diferentes características da tensão muscular são influenciados por vários fatores. Assim, mesmo com as dificuldades citadas anteriormente, neste trabalho, o conceito de força aceito corresponde à capacidade que um músculo tem de exercer tensão contra uma resistência, envolvendo fatores mecânicos e fisiológicos. Dentre os principais fatores que contribuem para o aumento da força muscular estão os neuromusculares, os morfológicos e os hormonais. A força não somente pode se manifestar de diferentes maneiras, mas ainda ser classificada de acordo com a forma como é observada. Ela pode ser classificada como geral e local, conforme a musculatura envolvida; classificada como força geral e força especial, conforme a modalidade esportiva; classificada como dinâmica e estática, conforme o tipo de trabalho muscular; classificada como força máxima, força rápida e resistência de força, segundo a exigência motora; e classificada como força absoluta e força relativa, considerando a massa corporal. Segundo a musculatura envolvida, a força geral corresponde à força desenvolvida pelos principais grupos musculares. A utilização de músculos ou grupos musculares, isolados, caracteriza a força local. A força geral pode ser entendida, também, como a força dos principais grupos musculares sem considerar a especificidade da modalidade esportiva, ou seja, sem privilegiar qualquer grupo do sistema muscular. Quando se privilegia os músculos ou grupos musculares que são determinantes ou mais ativados durante a prática de alguma modalidade esportiva, a força local é classificada, também, como força especial.

Page 11: Olá, estudante! - Bahiainstitucional.educacao.ba.gov.br/system/files/private/midiateca/... · pura, porém também a mais dinâmica e variada. A linha possui grande expressividade,

A força, observada segundo o trabalho muscular, pode ser classificada em força dinâmica e força estática. A força dinâmica, dividida em concêntrica (positiva) e excêntrica (negativa), apresenta como características a movimentação da articulação e a mudança no comprimento da musculatura em resposta à tensão muscular. A força estática é aquela em que a tensão desenvolvida não altera o comprimento da musculatura de maneira perceptível. A força dinâmica, também, pode ser dividida em força máxima, força rápida e resistência de força. A definição mais referenciada de força máxima caracteriza-se como a maior força que o sistema neuromuscular pode desenvolver em situação de caracterizar-se como a maior força que o sistema neuromuscular pode desenvolver em situação de contração voluntária. Ainda, é a máxima força que um sujeito possui de acordo com as suas características biológicas e genéticas. A força rápida é, basicamente, definida como a capacidade do sistema neuromuscular de vencer resistências com uma velocidade de contração elevada, isto é, aplicar velocidade durante a realização de exercícios de força. A definição de resistência de força na literatura converge, de forma geral, para a capacidade neuromuscular que o organismo tem de resistir à fadiga, ao realizar exercícios de força de longa duração, durante o trabalho muscular dinâmico mantendo a execução correta da técnica. Para finalizar, existem dois tipos de força referentes à massa corporal, a força absoluta e a força relativa. O desenvolvimento da força, independente da massa corporal, corresponde à força absoluta, ao passo que a força relativa corresponde ao desenvolvimento da força em relação à massa corporal. Disponível em: https://www.efdeportes.com/efd149/treino-de-forca-criancas-e-adolescentes.htm. Acesso em: 13 maio 2020 II. Após a leitura e compreensão do texto acima, responda as seguintes questões: 01. Como se classifica a força conforme a musculatura envolvida? 02. Qual o conceito de força? 03. O que caracteriza a força local? 04. Como a força dinâmica pode ser dividida? 05. Qual a classificação para a força local, quando se privilegia os músculos ou grupos musculares que são determinantes ou mais ativados durante a prática de alguma modalidade esportiva? 06. Como pode ser definida a força rápida?

Onde encontro o conteúdo

GRECO, G. Treino de força, crianças e adolescentes. Disponível em: https://www.efdeportes.com/efd149/treino-de-forca-criancas-e-adolescentes.htm. Acesso em: 13 maio 2020. Assista o vídeo indicado abaixo, pois este apresenta dicas de exercícios para entreter as crianças em casa. Exercícios com as crianças em casa. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=5XdsbJo7vbA. Acesso em: 14 maio 2020.

Page 12: Olá, estudante! - Bahiainstitucional.educacao.ba.gov.br/system/files/private/midiateca/... · pura, porém também a mais dinâmica e variada. A linha possui grande expressividade,

Objetivo

Reconhecer os exercícios físicos que solicitem diferentes capacidades físicas, identificando seus tipos (força, velocidade, resistência, flexibilidade) e as sensações corporais provocadas pela sua prática.

Depois da atividade

Realize exercícios físicos que dependem do uso da força, tais como: carregar pesos. Observe qual parte do corpo foi mais afetada e quais sintomas apareceram após a realização do exercício, como por exemplo, cansaço, respiração ofegante, suor. ATENÇÃO: Nada de usar pesos além da sua capacidade física. Atente para a postura adequada para levantar o peso. Todo cuidado é pouco para evitar lesão.

Page 13: Olá, estudante! - Bahiainstitucional.educacao.ba.gov.br/system/files/private/midiateca/... · pura, porém também a mais dinâmica e variada. A linha possui grande expressividade,

Data: 03/06/2020

9h às 10h Língua Portuguesa

Tema: Família – Produção Textual do Caderno da Família

Atividade

I. Leia os Textos 01 e 02:

TEXTO 01 Convivência familiar na quarentena: laços colocados à prova

O isolamento das famílias em casa, imposto pelo novo coronavírus, obriga que todos redescubram novas formas de se relacionar e conviver. Tudo fica mais intenso e desafiador.

Lilian Monteiro Hierarquia: Cláudia Prates, psicóloga e psicoterapeuta familiar sistêmica, diz que não há segredo, mas, sim, o desafio diante do convívio familiar implicado pelo isolamento, que pode ser ameno e até mesmo divertido. Para isso, é fundamental que se mantenha a hierarquia aliada ao respeito às diferenças de cada um. "A hierarquia observada entre os familiares (pais e filhos) evitará grandes desacordos e até mesmo a implantação de restrições severas (punições), já que garantirá a prática dos espaços individuais." Ela alerta que a base da boa convivência é a ordem: a manutenção de uma organização segura e flexível. Hora para estudar e para brincar: o isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus, para minimizar o avanço da transmissão do vírus, fez da rotina, antes previsível, agora negociada dia após dia. O que afetou a todos, inclusive crianças e adolescentes. Pais estão com seus filhos em casa e não sabem o que fazer para mantê-los ocupados. Disponível em: https://www.em.com.br/app/noticia/bem-viver/2020/04/05/interna_bem_viver,1134690/convivencia-familiar-na-quarentena-lacos-colocados-a-prova.shtml. Acesso em: 21 maio 2020 (adaptado).

TEXTO 02 Como organizar a rotina em casa durante a pandemia de coronavírus

Paula Félix

O Estado de S. Paulo, 08 de abril de 2020 Em primeiro lugar, é importante ter em mente o que se espera alcançar: como deve ser minha rotina? O que pretendo fazer? Em quanto tempo? Após esse levantamento, a melhor forma de se organizar é colocar no papel – com o horário de cada atividade e quanto tempo será gasto. Importante programar paradas estratégicas para alimentação, movimentar o corpo, falar com os familiares, acessar redes sociais, mas de modo que não se tornem uma distração. Quanto tempo o cérebro demora a se acostumar? Isso varia de pessoa para pessoa, mas, normalmente, é bastante rápido. Em menos de uma semana, nosso cérebro já está adaptado às mudanças. Diante disso, é muito importante darmos ao nosso cérebro descanso. Um boa noite de sono é primordial para que ele descanse e absorva as informações do dia. Como manter a rotina durante o isolamento? O primeiro passo é não alterar os horários de dormir, acordar e fazer as refeições. As demais atividades devem ser feitas sempre no mesmo horário e podem ser

Page 14: Olá, estudante! - Bahiainstitucional.educacao.ba.gov.br/system/files/private/midiateca/... · pura, porém também a mais dinâmica e variada. A linha possui grande expressividade,

organizadas em um cronograma. Uma agenda ou aplicativos podem ser usados para ajudar nesse processo. No início do seu dia, faça uma lista com as tarefas e enumere as prioridades. Se começar algo, termine. Como continuar concentrado diante de tantas distrações possíveis? Ao fazer uma atividade, tente se manter afastado da televisão e do celular. Faça pausas a cada uma hora e não deixe de separar um tempo para descansar. Preciso continuar dormindo e acordando no mesmo horário? E as refeições? Sim. Além de ajudar a manter a rotina, esses hábitos contribuem para que o organismo se mantenha saudável e para fortalecer o sistema imunológico. Para o sono, é recomendável dormir entre sete e nove horas por noite. A alimentação deve incluir frutas, verduras, legumes e proteínas (animais ou vegetais). Não consigo organizar a minha rotina. O que devo fazer? O importante é entender que o isolamento está sendo realizado para preservar vidas e este momento vai passar. Tente reconhecer seus sentimentos e criar formas criativas para dar vazão a eles. Este pode ser um momento para ler, ver uma série, descobrir um hobby, fazer cursos ou aprender habilidades. Há várias ferramentas para isso e você pode experimentá-las. Se não gostar, pode partir para outras. Você também não vai precisar fazer tudo durante o período de isolamento e pode selecionar atividades que serão feitas a longo prazo. Como evitar a frustração por não conseguir eleger prioridades durante a quarentena? Tente alinhar expectativas com o que é possível fazer e tenha paciência. É preciso tempo para construir uma rotina. Também é importante reconhecer que, embora tenha um impacto na nossa vida pessoal, cada um está tentando contribuir de alguma forma para reduzir as consequências negativas da pandemia e o isolamento faz parte disso. Caso esteja muito difícil lidar com esses sentimentos, procure ajuda de um profissional, tendo em vista que é possível ter atendimento com psicólogos online. Gostaria de estudar em casa. Como manter uma rotina de estudos? É importante, primeiramente, ter um local adequado para essa atividade: mesa, cadeira, computador ou tablet. Nada de ficar na cama ou no sofá. A postura ajuda o corpo a entender que você está em uma situação formal. Depois, deve-se manter a rotina de estudos com um horário específico para suas aulas. Caso suas aulas presenciais sejam no período da manhã, tente manter a rotina de assistir às aulas, mesmo que por videochamada ou gravadas, no mesmo horário. Nosso organismo precisa de rotina. Começar a fazer as atividades em horários diferentes confunde o cérebro e dificulta a concentração. Como manter o foco para compreender o conteúdo e fazer os exercícios propostos? Quais objetos podem ajudar nesse processo? Evite ficar próximo de fontes de distração. Reserve um horário no dia para assistir TV, acessar a internet, olhar redes sociais. Essas distrações, principalmente o celular, consomem tempo e, muitas vezes, fazem perder o foco, pois nosso cérebro demora para se readaptar à atividade que estávamos fazendo antes da distração. Use e abuse de canetas coloridas e post-it para sinalizar pontos importantes. Faça resumos, grave você falando sobre o conteúdo e ouça depois. Isso ajuda bastante.

Page 15: Olá, estudante! - Bahiainstitucional.educacao.ba.gov.br/system/files/private/midiateca/... · pura, porém também a mais dinâmica e variada. A linha possui grande expressividade,

A quarentena pode ser um momento para fazer cursos que a pessoa já estava interessada, mas não tinha tempo? Por quê? Aproveite esse momento de isolamento social para realizar atividades que normalmente você não teria tempo para realizar, até porque inúmeras instituições de ensino estão com conteúdos liberados nesse período. Mas não adianta sair fazendo estudos aleatórios. Busque conteúdos que realmente sejam de seu interesse, aproveite o momento para colocar a leitura em dia. Aqueles textos, artigos e capítulos atrasados das aulas da faculdade podem ser lidos com calma, sem o estresse do dia a dia, com o tempo a seu favor. Como escolher um curso online diante de tantas opções disponíveis? Importante é manter a calma e se organizar. Caso tenha dificuldades em organizar seu tempo e escolha, peça auxílio para um colega para que vocês estudem juntos uma determinada temática – e respeite os seus interesses e gostos. Como realizar as pausas e priorizar os conteúdos que serão estudados? Importante se exercitar. A cada uma hora, se levante, ande, movimente seu corpo e não esqueça de beber água. Ajuda na concentração. As ferramentas virtuais podem ajudar a estabelecer uma rotina? Também podem ser usadas para estudos em grupo? Sim, mas, se a pessoa não se adaptar com os aplicativos, pode usar uma agenda. Utilizando algum aplicativo de reunião online, por exemplo, um ajuda o outro e, junto, o grupo mantém a rotina e a frequência. Troque materiais, grave sua voz e mande para os amigos dizerem se entenderam. Deem aulas uns aos outros e usem a tecnologia ao próprio favor dessa forma. Disponível em: https://saude.estadao.com.br/noticias/geral,como-organizar-a-rotina-em-casa-durante-a-pandemia-de-coronavirus,70003264291. Acesso em: 21 maio 2020. 2. Após a leitura dos textos, faça uma reflexão da rotina adotada por sua família. Em seguida, produza um texto ou vídeo (se possível), apresentando a rotina de sua casa. Busque relatar o que cada membro da sua família faz nesta nova rotina, como por exemplo: quem vai às compras? Alguém sai para trabalhar? Se sai, como esta pessoa age ao retornar para casa? E quanto aos estudos? Como a sua casa se organizou para isso?

Onde encontro o conteúdo

FELIX, Paula. Como organizar a rotina em casa durante a pandemia de coronavírus. Disponível em: https://saude.estadao.com.br/noticias/geral,como-organizar-a-rotina-em-casa-durante-a-pandemia-de-coronavirus,70003264291. Acesso em: 21 maio 2020. MONTEIRO, Lilian. Convivência familiar na quarentena: laços colocados à prova. Disponível em: https://www.em.com.br/app/noticia/bem-viver/2020/04/05/interna_bem_viver,1134690/convivencia-familiar-na-quarentena-lacos-colocados-a-prova.shtml. Acesso em: 21 maio 2020. A quarentena está testando a capacidade das pessoas de conviver com a bagunça. Mas para muita gente nunca houve oportunidade melhor para priorizar a organização. Assista as dicas de um especialista!

Page 16: Olá, estudante! - Bahiainstitucional.educacao.ba.gov.br/system/files/private/midiateca/... · pura, porém também a mais dinâmica e variada. A linha possui grande expressividade,

Organização facilita rotina durante isolamento social. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=7Uh6KNvq_mw. Acesso em: 21 maio 2020.

Objetivo

- Compreender a importância da organização da rotina e da convivência familiar por meio do contato com textos informativos. - Relatar a rotina familiar e aspectos relacionados à convivência adotados na quarentena, por meio de diversos gêneros textuais.

Depois da atividade

Aproveite as dicas mencionadas no material disponibilizado nessa atividade e reveja a sua rotina e a de seus familiares. Enumere as estratégias de melhoria para a rotina de sua família. Promova um momento de socialização e fique atento(a) para as possíveis contribuições.

Page 17: Olá, estudante! - Bahiainstitucional.educacao.ba.gov.br/system/files/private/midiateca/... · pura, porém também a mais dinâmica e variada. A linha possui grande expressividade,

Data: 03/06/2020

11h às 12h Arte

Tema: Linha - Desenho

Atividade

1. Leia o texto a seguir.

TEXTO Grafismo

Grafismo é a arte em que são mais relevantes as formas, as cores e detalhes do que a figura ou representação. Pode ser também uma forma mais sucinta de representar um objeto ou composição de objetos, contanto que os impactos de cor e forma façam sentido com a proposta do artista. A arte do grafismo é simples e exuberante nas cores, criando conceitos como a repetição, ritmo, equilíbrio e escala. O grafismo pode mostrar uma ideia estática ou com a sensação de movimento. Disponível em: https://tiatatimaluquinha.blogspot.com/2014/08/tipos-de-linhas-e-grafismo-artes-visuais.html. Acesso em: 18 maio 2020. 2. Observe os exemplos de grafismo produzidos pela artista Goretti Varella.

Disponível em: https://tiatatimaluquinha.blogspot.com/2014/08/tipos-de-linhas-e-grafismo-artes-visuais.html. Acesso em: 18 maio 2020. 3. Hora de praticar! Agora que já sabe o que é grafismo, crie desenhos utilizando tal técnica com linhas, use apenas uma cor para contrastar com o fundo do papel. 4. Continue com a sua produção em outra folha de papel oficio ou no caderno de desenho. Crie um desenho e enfeite seu fundo com diversas tramas de linhas coloridas, sejam elas retas, curvas, onduladas, quebradas ou as que você desejar. Capriche! Disponível em: http://douglasdim.blogspot.com/2011/09/linha.html. Acesso em: 15 maio 2020.

Onde encontro o conteúdo

Aula de Arte: A linha. Disponível em: http://douglasdim.blogspot.com/2011/09/linha.html. Acesso em: 15 maio 2020.

Page 18: Olá, estudante! - Bahiainstitucional.educacao.ba.gov.br/system/files/private/midiateca/... · pura, porém também a mais dinâmica e variada. A linha possui grande expressividade,

Arte Linear – A linha. Disponível em: http://colegiosouzamarques.com/admin/arquivos/APOSTILAPROVAFINAL7ano.pdf. Acesso em: 15 maio 2020. SIMÕES, Tati. Tipos de linhas e Grafismo – Artes visuais. Disponível em https://tiatatimaluquinha.blogspot.com/2014/08/tipos-de-linhas-e-grafismo-artes-visuais.html. Acesso em: 15 maio 2020.

Objetivo

Explorar diferentes materiais, instrumentos, recursos visuais e plásticos, com intencionalidade artística e habilidades argumentativas crescentes. Identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo reflexivo, ético e responsável.

Depois da atividade

Utilize o seu caderno, ou bloco de notas e até mesmo o celular para escrever um texto e/ou gravar um vídeo, um áudio, contando para todos os seus conhecidos o que você descobriu sobre o conteúdo estudado. Agora, se possível, poste em suas redes sociais e convide seus seguidores, contatos e amigos para comentar sobre o conteúdo de sua postagem. Use a #educacaobahia.

Page 19: Olá, estudante! - Bahiainstitucional.educacao.ba.gov.br/system/files/private/midiateca/... · pura, porém também a mais dinâmica e variada. A linha possui grande expressividade,

Data: 04/06/2020

9h às 10h Língua Portuguesa

Tema: Família – Produção Textual do Caderno da Família

Atividade

1. Que tal conhecer mais sobre os gêneros musicais? Para tanto, é necessário ler os textos 01 e 02, a seguir.

TEXTO 01 Os Gêneros musicais presentes na música brasileira

[...] Tudo certo por aí? Aqui é o Heitor Carvalho, do Aprenda Piano, para discutir sobre os gêneros musicais. É necessário fazer esse apanhado para que você compreenda perfeitamente sobre o que estamos falando. Seguindo em frente! Sobre os Gêneros Musicais Gêneros musicais são as categorias de uma música, no caso onde ela se enquadra. E para essa categorização acontecer, alguns elementos são levados em consideração: Instrumentação, Letra, Função, Estrutura e Contextualização. Gêneros Musicais Quando ouvimos falar em gêneros musicais automaticamente lembramos dos que mais nos agradam. Porém existe um universo de gêneros musicais. E por mais que você não seja fã de todos, é importante conhecer um pouquinho sobre cada um, afinal, nunca se sabe né… Então veja essa lista com os principais gêneros musicais existentes:

Axé Blues Country Eletrônica Forró Funk Gospel Hip Hop Jazz

MPB Música clássica Pagode Pop Rap Reggae Rock Samba Sertanejo

Lembrando sempre que, alguns gêneros possuem subgêneros, em função de suas especificações. Gêneros musicais mais populares no Brasil Uma pesquisa realizada pelo IBOPE traz dados que mostram o quanto a população brasileira é eclética e heterogênea. O resultado da pesquisa não é surpreendente, muito pelo contrário, porém ressalta o quanto a música local é forte em certas regiões do Brasil. 1# Sertanejo O sertanejo é o queridinho do brasileiro e isso foi comprovado com a liderança em praticamente todos os Estados do Brasil. Segundo a pesquisa, 58% dos brasileiros escutam sertanejo pelo menos uma vez por semana. Um subgênero do Sertanejo, que vem crescendo diariamente é um dos principais responsáveis pelo Sertanejo ocupar o 1º lugar nessa pesquisa, é o Sertanejo Universitário. Em questões técnicas, o Sertanejo Universitário é praticamente uma mescla entre a música

Page 20: Olá, estudante! - Bahiainstitucional.educacao.ba.gov.br/system/files/private/midiateca/... · pura, porém também a mais dinâmica e variada. A linha possui grande expressividade,

sertaneja raiz e a música sertaneja brega, porém contando com o acréscimo das batidas do arrocha. Hoje os principais nomes do Sertanejo Universitário são Gusttavo Lima, Jorge & Mateus e Luan Santana, além das mulheres que vem conquistando seu espaço, como Marília Mendonça, Maiara e Maraísa e Simone e Simária. E, claro, não podemos esquecer dos cantores do sertanejo raiz: Zezé di Camargo e Luciano, Chitãozinho e Xororó, Bruno e Marrone e Victor e Léo. 2# MPB Como já era de se esperar, a Música Popular Brasileira, a conhecida MPB tem lugar garantido nas playlists do povo brasileiro. De acordo com a pesquisa, 47% dos brasileiros ouvem MPB ao menos uma vez por semana. Na MPB, entram músicas derivadas da Bossa Nova, marcadas pelo cunho social e pelo uso de instrumentos nacionais. Um movimento que ganhou força com Caetano Veloso, Chico Buarque e Gilberto Gil e continua com representantes como Marisa Monte, Adriana Calcanhoto, Djavan e Marcelo Camelo, além de outros artistas. 3# Samba/Pagode Se tratando de gêneros populares na música brasileira, com toda certeza samba e pagode não poderiam faltar. Samba e pagode fazem parte da cultura brasileira. Tanto que a aceitação de Samba e Pagode é muito semelhante a aceitação da MPB, por conta dos brasileiros. Segundo os dados coletados pela pesquisa, 44% dos brasileiros ouve Samba ou Pagode pelo menos uma vez por semana. Os principais representantes do Samba e do Pagode no Brasil, são Arlindo Cruz, Zeca Pagodinho, Martinho da Vila, Beth Carvalho, e temos Thiaguinho e Diogo Nogueira, como uma geração mais nova. 4# Forró O forró está entre os 5 gêneros musicais mais ouvidos, estando a frente do próprio rock. Um ritmo típico do Nordeste, mas que aos poucos vem conquistando diversas regiões do Brasil. 31% dos brasileiros ouve forró pelo menos uma vez por semana. Um dos motivos para que o forró seja tão ouvido, são suas diversas formas de apresentação. É possível perceber essa diferenciação através de um show de uma banda de forró, que se comporta de maneira diferente, de música para música. Quando se fala em forró no Brasil, temos como forrozeiros mais conhecidos, Falamansa, Bicho de Pé, Circuladô de Fulô, Trio Virgulino, além de Alceu Valença, Luiz Gonzaga e até mesmo Zé Ramalho. 5# Rock Por mais que o rock não seja um gênero “brasileiro”, 31% da população o escuta pelo menos uma vez por semana. A difusão do rock no Brasil começou por volta da década de 80, através de movimentos locais e segue até hoje com essa pegada. O rock traz consigo essa sensação de liberdade, de independência, motivo de identificação de muitos com o gênero. Tanto que as próprias bandas representam isso, como é o caso dos Paralamas do Sucesso, Titãs, Skank, entre outras. Representando a nova safra do rock, que já pega esse gênero musical mais estruturado e aceito no mundo da música temos Charlie Brown Jr, Nx Zero, Pitty, CPM 22 e Raimundos. Concluindo... No Brasil existe lugar para todos os gêneros musicais possíveis. Sejam eles locais ou não, da cultura brasileira ou não. Basta que sejam de qualidade, que representem o povo brasileiro. Por isso, a importância em conhecer os gêneros musicais que mais agitam os 4 cantos do Brasil.

Page 21: Olá, estudante! - Bahiainstitucional.educacao.ba.gov.br/system/files/private/midiateca/... · pura, porém também a mais dinâmica e variada. A linha possui grande expressividade,

Viva a música! Disponível em: https://aprendateclado.com/generos-musicais-musica-brasileira/. Acesso em: 22 maio 2020.

TEXTO 02 Entenda a diferença entre Ritmo, Estilo e Gênero

[...] Aqui é o Heitor Carvalho, do Aprenda Piano, para tirar sua dúvida sobre ritmo, estilo e até mesmo gênero. Cada uma dessas três palavras representa um elemento diferente no mundo da música. Porém quando uma pergunta apresenta algumas dessas três palavras, a resposta nem sempre condiz com o que foi perguntado. Por que isso acontece? Porque para muitos, as definições ainda não estão claras. Então vamos lá, vamos passar para você o que exatamente são cada um desses três elementos: Ritmo, Estilo e Gênero. - Ritmo trata de movimento, e esse movimento é coordenado. Repetições de intervalos musicais em uma composição musical, por exemplo. Esses intervalos podem ser breves ou longos, fracos ou curtos e regulares ou irregulares. Logo, o ritmo é um elemento musical, sendo ele o responsável por ditar o tempo de uma música. Por isso, no meio musical, junto com a harmonia e a melodia, consideram o ritmo, componentes essenciais de uma canção. - Estilo: o estilo é algo muito pessoal, já que é baseado em escolhas. Estilo é o que difere um tecladista de outro, um pianista de outro e assim por diante. As escolhas que devem ser feitas envolvem diversos elementos, como ritmos, modos de tocar, melodia, harmonia e afins. Com essa definição é possível perceber que o estilo engloba muito mais elementos do que se imagina. - Gênero: os gêneros musicais são as categorias em que a música se encaixa. Um exemplo de gênero musical, seria o Blues, o queridinho dos pianistas e tecladistas. Essa classificação de gênero acontece levando em consideração a combinação de estilo musical, tema, som e instrumentos. Os gêneros ainda possuem os subgêneros, que seriam categorias dentro de categorias, isso acontece em função de gêneros específicos. Agora, quando alguém perguntar para você algo referente a uma dessas três palavras, você sabe exatamente o que dizer. E se caso você sinta alguma dificuldade, em lembrar das definições mais completas, lembre-se que:

● Ritmo: Elemento musical; ● Estilo: Pessoal, características; ● Gênero: Categoria da música.

Lembrando dessas simples definições, você irá saber sobre o que estão falando ou o que estão querendo saber. Embora esses três elementos possuam simples definições, cada um apresenta papel fundamental no mundo da música. Principalmente para o público, para a audiência, no caso os consumidores da música.

Page 22: Olá, estudante! - Bahiainstitucional.educacao.ba.gov.br/system/files/private/midiateca/... · pura, porém também a mais dinâmica e variada. A linha possui grande expressividade,

Disponível em: https://aprendateclado.com/diferenca-entre-ritmo-estilo-genero/. Acesso em: 22 maio 2020 (Adaptado). 2. Agora que você conhece alguns dos gêneros musicais existentes, responda: a) Qual o gênero musical que você mais gosta? b) Qual o gênero musical que você não gosta? Por que? c) E na rua / bairro / comunidade que você mora, qual o gênero musical mais ouvido pelas pessoas? d) No mundo da música existem três elementos fundamentais: ritmo, estilo e gênero. Estabeleça diferença entre eles.

Onde encontro o conteúdo

Gêneros musicais: mapa traz origem dos mais conhecidos. Disponível em: https://www.mochileiros.com/blog/generos-musicais. Acesso em: 26 maio 2020. TESSMANN, Ramon. Os Gêneros musicais presentes na música brasileira. Disponível em: https://aprendateclado.com/generos-musicais-musica-brasileira/. Acesso em: 22 maio 2020. TESSMANN, Ramon. Entenda a diferença entre Ritmo, Estilo e Gênero. Disponível em: https://aprendateclado.com/diferenca-entre-ritmo-estilo-genero/. Acesso em: 22 maio 2020.

Objetivo Identificar e diferenciar os gêneros musicais existentes.

Depois da atividade

Que tal partilhar esse conteúdo com os seus familiares? Assim, você começará a conhecer a preferência do gênero musical de cada um e já vai se preparando para a próxima atividade.

Page 23: Olá, estudante! - Bahiainstitucional.educacao.ba.gov.br/system/files/private/midiateca/... · pura, porém também a mais dinâmica e variada. A linha possui grande expressividade,

Data: 04/06/2020

9h às 10h Inglês

Tema: Números e Horas (It’s + time)

Atividade

I. Leia o texto a seguir:

TEXTO Números em inglês de 1 a 100

Os números são usados para diversas atividades do cotidiano, como preços de produtos/mercadorias como (roupas, alimentos), números telefônicos, ruas, horas, contagem de quantidade, e por aí em diante. Let’s learn some numbers! 1 – One; 2 – Two; 3 – Three; 4 – Four; 5 – Five; 6 – Six; 7 – Seven; 8 – Eight; 9 - Nine; 10 - Ten; 11 – Eleven; 12 – Twelve; 13 – Thirteen; 14 – Fourteen; 15 – Fifteen; 16 – Sixteen; 17 – Seventeen; 18 – Eighteen; 19 – Nineteen; 20 –Twenty; 30 – Thirty; 40 - Forty; 50 – Fifty; 60 – Sixty; 70 – Seventy; 80 – Eighty; 90 – Ninety; 100 - A hundred / One Hundred. Pay Attention! Para as dezenas a partir de vinte (twenty): números como vinte e um, vinte e dois, etc. são formados acrescentando-se à dezena um hífen e as unidades de 1 a 9 (one, two, three, four, five, six, seven, eight e nine). Exemplo: 21 - Twenty-one ; 39 - Thirty-nine, etc. Após o número cem (one/ a hundred), mudaremos apenas o primeiro número das centenas. E após as centenas, devemos usar “and” (e) e repetir os números subsequentes. Veja os exemplos: 200 = two hundred = duzentos 340 = three hundred and forty = trezentos e quarenta Take a time! Anote no seu caderno os números, escreve em inglês e realize sua pronúncia. Se possível, acesse os sites abaixo para aprender mais sobre os números em inglês e treinar sua pronúncia. Disponível em: https://www.inglesonline.com.br/numeros-em-ingles-de-1-a-100/. Acesso em: 12 maio 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=6sc_m3Korec. Acesso em: 12 maio 2020. II. Responda as perguntas a seguir. 01. Useful questions using numbers: Let’s learn them: a) What’s your phone number? It’s……. (Qual o seu número de telefone?) b) How old are you? I’m ……… years old. (Quantos anos você tem?) c) Where do you live? I live at ………. Machado Street. (Onde você mora?) 02. Você sabe perguntar as horas em inglês? Observe as frases abaixo e pronuncie: a) What time is it? – Que horas são? b) What’s the time? – Qual é a hora?

Page 24: Olá, estudante! - Bahiainstitucional.educacao.ba.gov.br/system/files/private/midiateca/... · pura, porém também a mais dinâmica e variada. A linha possui grande expressividade,

c) Have you got the time? – Você tem horas? 3. Agora aprenda a forma da escrita das horas em inglês e sua respectiva pronúncia. para horas exatas usaremos a palavra o’clock 1:00 -It’s one o’clock para horas inexatas usaremos os minutos primeiramente e depois a palavra past 1:10 -It’s ten past one para quinze minutos usamos a palavra a quarter past e a hora 1:15 -It’s a quarter past one para meia hora usamos a expressão half past e a hora 1:30 It’s half past one quando queremos dizer que “falta quinze minutos para determinada hora, utilizamos, a quarter to. No exemplo faltam quinze minutos para às duas horas. 1:45 It’s a quarter to two quando falta “ x” minutos para uma determinada hora usamos os minutos primeiramente mais to e a hora. Lembre-se que aqui faltam vinte minutos para às duas. 1:40 It’s twenty to two Curiosity Horários antes e depois do Meio-dia AM / PM São duas siglas da língua latina (ante meridiem (antes do meio-dia) e post meridiem (depois do meio-dia) que são usadas em documentos escritos e convites, para que as pessoas saibam se o horário é de manhã ou à noite). Da meia-noite até 11:59 da manhã usa-se AM. Do meio dia às 11:59 da noite usa-se PM. It’s 1pm. – Uma da tarde; It’s 9:40am. – Nove e quarenta da manhã Disponível em: https://www.wizard.com.br/idiomas/aprenda-a-falar-as-horas-em-ingles/. Acesso em: 13 maio 2020. Disponível em: https://englishlive.ef.com/pt-br/blog/como-dizer-as-horas-em-ingles/. Acesso em: 13 maio 2020. 03. Atente para os comandos a seguir e responda aos questionamentos. Let’s practice right now! Write the numbers according to your answers. a) What’s your phone number? ……………………………………………………………… b) How old are you? ……………………………………………………………………………….. c) How much is your English book? ………………………………………………………… d) Where do you live? ……………………………………………………………………………. Write the time in words. a) 6:00 ..................................................... b) 2:35 ..................................................... c) 8:15 ..................................................... d) 4:30 ..................................................... Write in letters. a) 102 ______________________________________________

Page 25: Olá, estudante! - Bahiainstitucional.educacao.ba.gov.br/system/files/private/midiateca/... · pura, porém também a mais dinâmica e variada. A linha possui grande expressividade,

b) 256 ______________________________________________ c) 94 ________________________________________________ d) 33 ________________________________________________ e) 14 ________________________________________________ f) 9 _________________________________________________ Complete the missing letters. a) T____ n. b) E____ _____ v ____ ____. c) ______ _____ n ______. d) F_____ _____ r. e) T____ _____ _____ t _____ f) A ____ ____ _____ u_____ _____ _____ d. About YOU a) What’s your name?............................................................................ b) How old are you ? ………………………………………………………………………… c) What time do you have breakfast? ………………………………………………… d) At what time do you watch TV?.......................................................... e) What time does your class begin? ……………………………………………………

Onde encontro o conteúdo

Aprenda a falar as horas em Inglês. Disponível em: https://www.wizard.com.br/idiomas/aprenda-a-falar-as-horas-em-ingles/. Acesso em: 13 maio 2020. Como dizer as horas em Inglês. Disponível em: https://englishlive.ef.com/pt-br/blog/como-dizer-as-horas-em-ingles/. Acesso em: 13 maio 2020. Número em inglês de 1 a 100. Disponível em: https://www.inglesonline.com.br/numeros-em-ingles-de-1-a-100/. Acesso em 12 maio 2020. Aprenda mais sobre os números em inglês, assistindo o vídeo indicado a seguir: Números em inglês – Numbers (número inglês). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=6sc_m3Korec. Acesso em: 12 maio 2020.

Objetivo

Identificar, compreender e usar corretamente os números de 1 -100, em inglês. Apreender as horas e usá-las adequadamente.

Depois da atividade

It’s your turnl! Agora é a sua vez! Com as respostas da atividade “How about you”, crie um texto e/ou vídeo em inglês. O vídeo terá a duração de um minuto. Não esqueça que tem que gravar o seu vídeo, no sentido horizontal. Pronto! Agora poste em suas redes sociais e convide seus contatos e amigos para deixarem a opinião sobre o conteúdo de sua postagem. Use a #educacaobahia.

Page 26: Olá, estudante! - Bahiainstitucional.educacao.ba.gov.br/system/files/private/midiateca/... · pura, porém também a mais dinâmica e variada. A linha possui grande expressividade,

Data: 05/06/2020

9h às 10h Língua Portuguesa

Tema: Família – Produção Textual do Caderno da Família

Atividade

1. Leia atentamente o texto abaixo.

TEXTO

Pesquisa identifica quais as preferências musicais em cada região do Brasil Por Vítor Paiva

Ainda que a cultura brasileira tenha o hábito de importar, no bom e no mal sentido, tudo que pode de países estrangeiros – em especial dos EUA e alguns países da Europa – na hora de ouvir música essa realidade se altera: o Brasil é um dos poucos países que consome majoritariamente a música nacional, feita por artistas do próprio país. A maneira pela qual consumimos e escutamos essa música brasileira, porém, mudou muito ao longo do tempo – e os gêneros e estilos de preferência do público também mudaram. Uma pesquisa recente separou o gosto musical nacional por região, para mostrar como a população brasileira de cada parte do país ouve música. A pesquisa foi realizada pela agência de pesquisa mercado e inteligência Hello Research, como parte do projeto Hello Monitor Brasil, e confirmou como ponto crucial o que já era fácil de perceber: o sertanejo é atualmente o gênero musical preferido para a maioria dos brasileiros. Seis de cada dez entrevistados afirmou preferir esse estilo, enquanto 29% dividem o sertanejo como preferência com outros estilos. A lista se completa com 46% das pessoas escolhendo a MPB e 43% escolhendo o gospel – esses três gêneros seriam, portanto, os preferidos dos ouvidos nacionais. Quando a pesquisa se desdobra por regiões, o resultado se revela um pouco mais detalhado e complexo: na região Norte o sertanejo perde para o gospel (52%), mas no Sul é a preferência de 64% dos entrevistados, assim como para 55% do Sudeste. No Nordeste a MPB impera como preferência para 68%. Estilos historicamente populares ficaram de fora das principais escolhas gerais brasileiras, mas surgem nas regiões – o pop é o preferido para 36% dos entrevistados do Sul, o rock para 33% do Centro-Oeste, samba para 24% do Sudeste e, da mesma forma, o forró é massivo no Nordeste, e o eletrônico aparece na preferência do Centro-Oeste. O resultado não surpreende, mas a ausência do funk e do hip-hop, dois gêneros que parecem cada vez mais populares, salta aos ouvidos. A Hello Research realizou 1230 entrevistas pessoais e domiciliares em 75 municípios nas cinco regiões do país. Disponível em: https://www.hypeness.com.br/2019/10/pesquisa-identifica-quais-as-preferencias-musicais-em-cada-regiao-do-brasil/. Acesso em: 22 maio 2020. 2. O texto menciona as preferências musicais nas regiões brasileiras. Para melhor analisá-las, monte uma tabela com as seguintes informações: nome da região, gênero musical, percentual de aceitação.

Page 27: Olá, estudante! - Bahiainstitucional.educacao.ba.gov.br/system/files/private/midiateca/... · pura, porém também a mais dinâmica e variada. A linha possui grande expressividade,

3. Mostre a tabela para seus familiares e questione se eles concordam. Caso não, qual gênero seria inserido e/ou trocado? Essa alteração destina-se para qual região? 4. Agora, resgate com seus familiares a conversa iniciada no dia anterior, 04/06, solicitada no momento Depois da Atividade. Nessa conversa/entrevista, pergunte se tem algum gênero musical de que a pessoa não goste, quais os motivos que a levam a gostar ou desgostar de algum gênero musical. 5. Escreva um texto relatando as preferências de cada um deles. Se possível, grave um vídeo ou áudio com as pessoas entrevistadas relatando seus gostos e o porquê de não gostarem de um ou mais gêneros musicais.

Onde encontro o conteúdo

PAIVA, Vítor. Pesquisa identifica quais as preferências musicais em cada região do Brasil. Disponível em: https://www.hypeness.com.br/2019/10/pesquisa-identifica-quais-as-preferencias-musicais-em-cada-regiao-do-brasil/. Acesso em: 22 maio 2020. Para conhecer um pouco do gosto musical das pessoas, o Programa Diversidade realizou entrevistas com o público de diferentes idades e atividades. Vale a pena conferir! Preferências musicais. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=87bb_pluQU4. Acesso em: 22 maio 2020. Saiba por que nem todo mundo gosta do mesmo tipo de música. Assista o vídeo: Cérebro define nosso gosto musical. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=n79TcTTzXhU. Acesso em: 26 maio 2020.

Objetivo

Sistematizar informações a partir de coleta de dados sobre preferências musicais dos familiares, que resultem no tratamento da informação materializados em gêneros textuais.

Depois da atividade

Reúna todas as tarefas realizadas ao longo da semana e elabore um Caderno da Família, contendo todas as informações construídas por você. Caso deseje e/ou seja possível, pode partilhar fotos do seu caderno com a galera! Não se esqueça de utilizar a #educacaobahia.

Page 28: Olá, estudante! - Bahiainstitucional.educacao.ba.gov.br/system/files/private/midiateca/... · pura, porém também a mais dinâmica e variada. A linha possui grande expressividade,

Data: 05/06/2020

11h às 12h Ed. Física

Tema: Exercícios físicos – Força (Parte 2)

Atividade

1. Leia o texto sobre a brincadeira que utiliza força, chamada de Cabo de Guerra.

TEXTO Cabo de Guerra

Disponível em: https://s3.amazonaws.com/muzeez/uploads/histories/large/historiesFiles/krdtR3ebr8Lg6sHSH-brincadeira-cabo-de-guerra.png. Acesso em: 13 maio 2020. Cabo de guerra, também conhecido por jogos da corda, é uma atividade esportiva que envolve força, onde duas equipes disputam entre si um teste da mesma. Segundo as regras cada equipe deve ser composta pelo mesmo número de participante. Os competidores ficam dispostos em linha reta, seguidos ao longo da corda-cabo. Entre os dois grupos existe uma linha central. O cabo é marcado em seu ponto central e em dois outros pontos distantes de seu centro. A disputa é iniciada pelos dois times com a marca central do cabo coincidindo com a linha central. O objetivo do jogo é puxar o grupo oponente, fazendo com que ele cruze a linha central com sua marca de quatro metros do cabo. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/cabo-guerra.htm. Acesso em: 13 maio 2020. 2. Agora é hora de suar a camisa! Exercite a força brincando. Convide seus familiares, que estão em casa com você, para participar do Cabo de Guerra. Se não tiver um número suficiente de pessoas, faça uma adaptação dessa brincadeira. Use a criatividade!

Onde encontro o conteúdo

LOPES, Patrícia. Cabo de guerra; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/cabo-guerra.htm. Acesso em: 13 maio 2020. MACHADO FILHO, Rubem. Programa de treinamento de força muscular em crianças e adolescentes. Disponível em: em: https://www.efdeportes.com/efd164/programa-de-treinamento-de-forca.htm. Acesso 13 maio 2020.

Page 29: Olá, estudante! - Bahiainstitucional.educacao.ba.gov.br/system/files/private/midiateca/... · pura, porém também a mais dinâmica e variada. A linha possui grande expressividade,

Objetivo Encorajar um estilo de vida saudável através do treinamento de força.

Depois da atividade

Utilize seu caderno para escrever um texto relatando o desenvolvimento dessa atividade, com abordagem dos aspectos positivos e negativos. Se possível, registre através de fotos e/ou em forma de vídeo toda a brincadeira de Cabo de Guerra e compartilhe com seus amigos.