Olá. Meu nome é Akeem. Eu tenho seis anos de · Existem muitas aves por aqui também, como...

23

Transcript of Olá. Meu nome é Akeem. Eu tenho seis anos de · Existem muitas aves por aqui também, como...

Olá. Meu nome é Akeem. Eu tenho seis anos de idade e vivo em Punta Gorda, Belize. Meu pai é guarda-parque na Reserva Marinha. A reserva pro-tege o oceano e uma grande quantidade de ilhas que nós chamamos de cayes. Ele se assegura de que todos obedeçam às regras da reserva.

Meu pai era pescador, mas agora ele trabalha para o TIDE. Ele fica na estação de guardas-parque na Ilha de Abalone durante toda a semana. Às vezes eu vou com ele para fazer companhia. Ele está me ensinando a ser guarda-parque.

É divertido ser guardo-parque. Nós subimos até a torre de observação para olhar o oceano. Você pode ver quase toda a reserva lá do alto. Eu não consigo contar todas as ilhas, mas meu pai diz que existem mais de 100.

Às vezes nós saímos de barco para fazer patrulha. Esta é minha parte favorita porque a gente vê to-dos os tipos de animais. Às vezes a gente vê um peixe voador ou um tubarão, outras vezes uma tar-taruga do mar ou uma arraia pulando fora da água. Existem muitas aves por aqui também, como peli-canos, garças, fragatas e gaivotas.

Eu adoro quando vemos os golfinhos. Certa vez, um golfinho nadou bem pertinho do nosso barco. Ele parecia estar sorrindo. Papai diz que golfinhos são muito inteligentes. Eu fico imaginando no que ele estava pensando?

Próximo da costa, às vezes vemos peixes-boi. Eles são meio lentos, então é fácil de chegar perto de-les. Peixes-boi são ainda maiores que golfinhos. Eles são quase tão grandes quanto nosso barco!

As pessoas costumavam matar os peixes-boi e comê-los, até que o TIDE pôs um fima isto. Meu pai se assegura que ninguém cause mal aos peix-es-boi.

Ao longo da costa existem muitas árvores de mangue. Às vezes, nós subimos um dos rios e va-mos até onde os mangues vermelhos crescem. Eles crescem acima da águam em raízes longas e finas que se parecem com pernas de aranhas gigantes. Meu pai diz que os pequenos camarões, peixes soldado e outros peixes vivem entre aquelas raízes, então é importante protegê-las.

Sempre se vêem garças, biguás e outras aves nos mangues. Eu acho que eles gostam de comer aque-les peixinhos.

Quando vamos longe pelo rio, nós vemos maca-cos gritadores nas árvores altas. Geralmente eles gritam com a gente e balançam os ramos. Eu vi um deles, im pequeno, se pendurar pelo rabo de cabeça para baixo e colocar folhar em sua boca. É isso que macacos gritadores comem, folhas. Eu fico pensando se eles gostam de espinafre?

Certa vez percorremos todo o caminho até a Ilha Cobra, longe da costa. Existem recifes de coral ao redor da ilha. Meu pai diz que mais de 100 tipos deferentes de peixe vivem nos recifes de coral.

Papai me segurou na lateral do barco e me deixou olhar dentro da água com uma máscara. Eu vi al-guns corais e uma grande quantidade de peixes. Um deles era verda e um outro azul escuro, e algus deles eram amarelos com listras pretas. Não é per-mitido pescar nestas ilhas e é até mesmo proibido aproximar-se delas.

Todas as vezes que saímos de patrulha, meu pai pára conversar com os pescadores. Ele conhece a todos porque costumava ser pescador também. Ele se assegura de que eles não usem redes. Somente a pesca com linha é permitida na reserva. Ele tam-bém mantém os pescadores fora das áreas de pes-ca proibida.

A reserve é bem nova, entáo os pescadores estáo ainda apredendo as regras. Alguns não gostam delas, mas papai diz que precisamos das regras. Ele diz que não existe tanto peixe, lagosta e maris-co quanto existia antes. Se capturarmos muitos, eles podem desaparecer.

Meu pai é o melhor guarda-parque do mundo. Eu fico feliz com isto. Eu quero que ele proteja os rec-ifes de coral, as tartarugas marinhas, os peixes-boi e outros animais. Eu não quero que estes animais desapareçam porque eu quero poder protegê-los quando eu me tornar um guarda-parque.