OP1087

20
Consumidores frequentavam café que era propriedade de um dos detidos Agrupamento Padre Benjamim Salgado espera há meses pela contratação pub pub. pub. GNR DETÉM TRAFICANTES E SERENA MORADORES EM DELÃES O Núcleo de Investigação Criminal da GNR de Barcelos deteve dois homens em Delães, no âmbito de uma operação de combate ao tráfico de estupe- facientes. Apreendeu ainda droga, dinheiro e duas viaturas. A operação incidiu num café situado no rés-do-chão de um prédio habitacional em De- lães, que já há muito estava referenciado pelas autoridades, depois des- tas terem recebido queixas dos moradores. O proprietário do café, um homem de 35 anos, residente em Vilarinho, Santo Tirso, era suspeito de vender “erva” e haxixe, quer no estabelecimento quer na rua. p.7 ANO 21 • Nº 1087 DE 6 A 13 DE MARÇO DE 2013 DIRETOR: JOÃO FERNANDES www.opiniaopublica.pt Duatlo de Famalicão bate recorde com 700 participantes opinião sport: Luís Teixeira escolhido para treinador do Famalicão Câmara lança calendário concelhio de atletismo pub. pub Falta de formadores prejudica cursos EFA em Joane Desempregados têm ajuda em Oliveira S. Mateus P P . . 8 8 opinião especial Automóveis Riba d’Ave tem Parque dos Namorados P P . . 9 9 P P . . 1 11 1 A partir desta semana, o jornal OPINIÃO PÚBLICA passa a estar nas bancas à QUINTA-FEIRA. P P . . 0 0 Ruas da cidade mudam de nome à procura de abraços P P . . 3 3 O Op pi in ni iã ão o S Sp po or rt t

description

 

Transcript of OP1087

Page 1: OP1087

Consumidores frequentavamcaféqueerapropriedadedeumdosdetidos

Agrupamento Padre BenjamimSalgadoespera hámesespela contratação

pub

pub.pub.

GNR DETÉM TRAFICANTESE SERENA MORADORES EM DELÃES

O Núcleo de Investigação Criminalda GNR de Barcelosdeteve doishomensem Delães, no âmbito de uma operação de combate ao tráfico de estupe-facientes. Apreendeu ainda droga, dinheiro e duas viaturas. A operaçãoincidiu num café situado no rés-do-chão de um prédio habitacionalem De-

lães, que já há muito estava referenciado pelas autoridades, depois des-tas terem recebido queixas dos moradores. O proprietário do café, umhomem de 35 anos, residente em Vilarinho, Santo Tirso, era suspeito devender “erva” e haxixe, quer no estabelecimento quer na rua. p.7

ANO 21 • Nº 1087

DE 6A13 DE MARÇO DE 2013

DIRETOR: JOÃO FERNANDES

www.opiniaopublica.pt

Duatlo de Famalicãobate recordecom700participantes

opiniãosport:

LuísTeixeiraescolhido paratreinadordo Famalicão

Câmaralança calendárioconcelhiode atletismo

pub.

pub

Falta de formadores prejudicacursos EFA em Joane

Desempregados têmajudaem OliveiraS.Mateus

PP.. 88

opi ni ã oespecialAutomóveis

Riba d’Ave temParque dos Namorados

PP.. 99

PP.. 1111

A partir desta semana, o jornal OPINIÃO PÚBLICApassa a estar nas bancas à QUINTA-FEIRA.

PP.. 00

Ruas da cidade mudam denome à procura de abraçosPP.. 33

OOppiinniiããoo SSppoorrtt

Page 2: OP1087

cciiddaaddee2 pública: 6 de março de 2013

CON SE LHO EDI TO RI AL:Ale xan dri no Cos me, An tó nio Cân di do Oli vei ra,An tó nio Jor ge Pin to Cou to, Ar tur Sá da Cos ta,Cris ti na Aze ve do, Fe liz Ma nu el Pe rei ra, Jo a -quim Lou rei ro, Jo ão Fer nan des, Manuel Afon-so e Almeida Pinto.

DI REC TOR: Jo ão Fer nan des (CIEJ TE-95) jfer nan des@opi ni ao pu bli ca.pt

CHE FE DE RE DAC ÇÃO:Cris ti na Aze ve do (CPJ 5611)cris ti na@opi ni ao pu bli ca.pt

EDI TOR DE TUR NO: Mag da Fer rei ra (CPJ 4625)mag da@opi ni ao pu bli ca.pt

RE DAC ÇÃO:in for ma cao@opi ni ao pu bli ca.ptCar la Ale xan dra So a res (CICR-248), Cris ti naAze ve do (CPJ 5611), Mag da Fer rei ra (CPJ4625) e So fia Abreu Sil va (CPJ 10952).

DES POR TO: Jor ge Hum ber to, Jo sé Cle -men te (CNID 297) e Pe dro Sil va (CICR-220).

GRA FIS MO:Car la Ale xan dra So a res, Pe dro Sil va.

APOIO À RE DAC ÇÃO:Jor ge Ale xan dre

OPI NI ÃO: Adelino Mota, Barbosa da Silva,Do min gos Pei xo to, Gou veia Fer rei ra, J. MárioTeixeira, Jo a quim Lou rei ro, José Luís Araújo,Sílvio Sousa, Vítor Pereira.

GE RÊN CIA: João Fernandes

CA PI TAL SO CI AL:350.000,00 Eu ros.

DE TEN TO RES DE MAISDE 10% DO CA PI TALFe liz Ma nu el Pe rei raAn tó nio Jor ge Pin to Cou to

SER VI ÇOS AD MI NIS TRA TI VOS:Fran cis co Araú jo

TÉC NI COS DE VEN DAS:co mer cial@opi ni ao pu bli ca.ptAgos ti nha Bair ri nho, Ma ria Fer nan da Cos ta eSó nia Ale xan dra

PRO PRI E DA DE E EDITOR:EDI TA VE Multimédia, Lda. NIPC 502 575 387

SE DE, RE DAC ÇÃO E PU BLI CI DA -DE:Rua 8 de De zem bro, 214 An tas S. Ti a go - Apar ta do 4104760-016 VN de Fa ma li cão

IN TER NETwww.opi ni ao pu bli ca.pt

CON TAC TOSRe dac ção:Tel.: 252 308145 • Fax: 252 308149

Ser vi ços Ad mi nis tra ti vos: Tel.: 252 308146 / 252 308147 • Fax: 252 308149

IM PRES SÃO:Na ve prin ter - In dús tria Grá fi ca do Nor te, SAEs tra da Na ci o nal, 14 - Maia

DISTRIBUIÇÃO:Motivação em Marcha - Publicidade, Lda.

TI RA GEM DES TE NÚ ME RO:20.000 exem pla res, nº 1087

NÚ ME RO DE RE GIS TO: 115673

DE PÓ SI TO LE GAL: 48925/91

FICHA TÉCNICA

Concerto na Nova MatrizInserido no programa das solenidades da Semana Santa, o grupo Cantata dá um con-certo na Nova Igreja Matriz, no próximo sábado, dia 9, pelas 21h30.

Jovens universitários realizammissão em Famalicão

Terminou na passada quinta-feira a Missão da Faculdade de Direito da Universidade doPorto. Cerca de 30 jovens universitários estiveram em Famalicão, durante cerca de umasemana, a missionar em diversos locais da cidade, concretamente em instituições a fa-zer voluntariado. A creche da Santa Casa da Misericórdia, o Lar S. João de Deus, a Asso-ciação Famalicense de Prevenção e Apoio à Deficiência e a Associação Dar as Mãos fo-ram as instituições onde estiveram presentes. Na quarta-feira, os missionários preparamuma vigília de oração no Mosteiro das Clarissas de Cruz do Pelo, que contou com a pre-sença da comunidade local. Foi também apresentado um teatro pelos missionários noLar S. João de Deus e na creche da Santa Casa. Sob o tema “A tua Fé te salvou!” os jovensdizem ter estado em Famalicão “com a alegria e fé universitária”, procurando “abrir oscorações da cidade” e esperando voltar para o próximo ano.

AIMinho lança Formação para 2013A Associação Industrial do Minho (AIMinho) acaba de lançar um conjunto de ações deformação a realizar durante o ano de 2013, em áreas tão diversas como línguas, gestão,qualidade e segurança no trabalho, internet e informática. Cofinanciadas pelo ProgramaOperacional Potencial Humano (POPH), as formações têm uma forte componente de ade-quação ao meio empresarial, colmatando desta forma algumas das necessidades das em-presas da região em relação à formação dos recursos humanos.

As ações destinam-se a empregados e desempregados, que terão direito a subsídiode alimentação, certificado de qualificação, seguro de acidentes pessoais e kit peda-gógico. São organizadas em unidades de formação de curta duração, de 25 ou 50 horas,que podem ser consideradas para a obtenção de uma ou mais qualificações definidasno Catálogo Nacional de Qualificações. Podem também ser utilizadas pelas empresaspara as 35 horas anuais de formação obrigatórias por lei.Nos cursos de nível II podem par-ticipar pessoas com habilitações inferiores ao 9.º ano, enquanto as ações de nível IV es-tão acessíveis a formandos que já completaram o 9.º ano. Podem também aceder aoscursos de nível IV, os detentores de habilitações escolares de nível superior.

Os interessados podem obter mais informações pelos telefones 253202500 e258801400 ou dos email´s [email protected] e [email protected].

Acólitos de Famalicão desafiados a dar prioridade à Fé

Os acólitos do arciprestadode Famalicão celebraram,no passado sábado, o DiaArciprestal do Acólito, numencontro que desafiou osparticipantes a dar priori-dade ao dom da Fé nas suasvidas.

A iniciativa teve lugar noSeminário dos MissionáriosCombonianos, em Antas,tendo contado com a parti-

cipação de mais de 100 acólitos, provenientes de inúmeras paróquias.Este dia de formação, oração e convívio, organizado pela Pastoral Litúrgica e dos Sa-

cramentos do Arciprestado, em conjunto com a Equipa Inter-paroquial de Coordenado-res de Acólitos de S. Cristóvão de Cabeçudos, S. Pedro de Esmeriz e Santa Eulália da Pal-meira, teve como tema “Fé, via com prioridade!”.

O encontro iniciou com um momento de acolhimento, seguido da eucaristia às9h30. No final, os participantes divertiram-se através da realização de uma série de di-nâmicas teórico-práticas, que consistiram numa espécie de jogos de Trivial e Caça ao Te-souro, adaptados para o efeito e com o objetivo de melhor ajudar os acólitos a perceberque a Fé deve ser via prioritária na sua vida. Os jogos decorreram também durante a tardee foram divididos entre o seminário e o Parque da Devesa.

Às 16h00 foi tempo de rezar a Oração Final, terminando o encontro com um lanchede confraternização.

Para apresentar Minho Empreende que será desenvolvidoem Famalicão

Lusíada acolhe semináriosobre empreendedorismo

A Adrave, a Câmara de Famalicão e a Univer-sidade de Famalicão organizam, em parceria,no próximo dia 12 de março de 2013, a partirdas 14 horas, no Salão Nobre da Universi-dade Lusíada, o seminário “Empreendedo-rismo: Valorização Social e Competitividadedo Território” que tem como principal obje-tivo, entre outros, apresentar o projeto MinhoEmpreende que será desenvolvido nos pró-ximos meses no Minho, nomeadamente noconcelho de Famalicão; pretende-se, por ou-tro lado, capacitar os participantes sobre otema do empreendedorismo e a valorizaçãodo território e os vários instrumentos exis-tentes no desenvolvimento da ideia e da cria-ção de negócio, bem como o marketing terri-torial.

A abertura da iniciativa estará a cargo deAntónio José Moreira, Vice-Chanceler das Uni-versidades Lusíada, Joaquim Lima, adminis-trador-delegado da ADRAVE e Leonel Rocha,vereador da Educação e Desporto da Câmarade Famalicão.

Do programa deste seminário destaca-se a apresentação de um caso real de em-preendedorismo no concelho, apresentadopor José Carvalho, “Projeto mais Inovador da

Europa” que abordará a produção de mo-rangos em aeroponia.

A iniciativa contará com outras persona-lidades convidadas, como Carlos Coelho,uma referência portuguesa no domínio daconstrução e gestão de marcas, que ao longode 25 anos, conduziu centenas de projetosde algumas das mais relevantes marcas emPortugal, como o Multibanco, Telecel/Voda-fone, Yorn, Galp Energia, RTP, CTT Correios,TAP Portugal, Sata, Leya, Sonae, Delta, Por-tugal Genial e Portugal Sou Eu. A sua inter-venção terá como tema o “Empreendedo-rismo e Valorização do Território: Comotransformar Portugal num País de Marcas”.

O tema “Passaporte para o Empreende-dorismo” será apresentado por Ana Rosas,do Instituto de Apoio às Pequenas e MédiasEmpresas; o Programa de Apoio ao Em-preendedorismo e à Criação do Próprio Em-prego – PAECPE e Microcrédito será abor-dado por Norberto Neiva, do Banco EspíritoSanto; já o “Fundo Famalicão Finicia” seráapresentado por Celso Branco, em represen-tação do município de Famalicão.

Pelas 17 horas terá lugar o debate, encer-rando os trabalhos meia hora mais tarde.

Cior visitou a Airbus UKNo âmbito de um projeto de intercâmbio europeu

A Escola Profissional Cior par-ticipou no segundo encontrodo projeto Leonardo da Vinci,no âmbito de um Programa deAprendizagem ao Longo Vidaque visa a uniformização dasinstalações elétricas indus-triais a nível europeu. O en-contro decorreu entre os dias19 a 23 de fevereiro, no país deGales, no Reino Unido, e foi or-ganizado pela escola parceiraneste projeto, a Deeside Col-lege.

Ao longo da semana, pro-fessores de Portugal, Alema-nha, Reino Unido e Chipre reu-niram-se e trabalharamconjuntamente de modo aapresentarem sugestões e fer-ramentas de trabalho para auniformização dos conteúdosde oito diferentes módulos naárea das instalações elétricasindustriais.

Na agenda desta reunião,incluiu-se também uma visitaà Airbus UK, uma das empre-sas locais que trabalha em par-ceria com o Deeside College naformação e acolhimento de jo-vens alunos, de modo a pro-

mover uma integração eficazno mercado de trabalho, e aomesmo tempo responder àsnecessidades das empresas.

Durante a visita, os partici-pantes tiveram a oportunidadede assistir ao processo de pro-dução e montagem das asasde uma aeronave, com espe-cial destaque para o novo mo-delo A380 da Airbus. A visitapermitiu ainda o contato comambientes tecnológicos in-dustriais de vanguarda, que re-velaram que, somente através

de uma assertiva interligaçãoentre o ambiente escolar e oprocesso produtivo, se conse-gue alcançar um patamar deexcelência ao nível da forma-ção e do desempenho profis-sional.

Na próxima reunião, queserá realizada em junho, emFamalicão, e organizada pelaCIOR, os parceiros terão a pos-sibilidade de contatar de pertocom a realidade industrial daregião e conhecer algumas em-presas nacionais.

Page 3: OP1087

cciiddaaddee pública: 6 de março de 2013 3

Jovem famalicense conquistaprémio no Young Creative

Chevrolet

É mais um jovem famalicense a conquistar um prémio internacional. Paulo Lima, de 20anos, natural da freguesia de Gavião, foi distinguido no Young Creative Chevrolet (YCC) naárea de vídeo.

Segundo o júri, o trabalho do jovem famalicense apresentou uma “ótima composiçãoe narração de histórias - emoções são capturadas de uma forma interessante”.

O presidente da Câmara Municipal já felicitou pessoalmente Paulo Lima. Para Ar-mindo Costa, este é mais um jovem de Famalicão “com enorme potencial, um orgulho eum exemplo para todas as gerações.”

O prémio foi lançado pela Chevrolet em 2007 para premiar a criatividade juvenil. É umconcurso de arte e design da marca de carros para estudantes de artes na Europa. A Che-vrolet, que comemorou no ano passado cem anos, é a maior marca da General Motors mun-dial, com vendas anuais de mais de quatro milhões de veículos em mais de 140 países.

O vídeo de Paulo Lima, que alcançou o terceiro lugar do concurso, tem a particulari-dade de ser o único a concurso que não teve uma única imagem de um carro. O que nãoimpediu de ser premiado.

Paulo Lima está a tirar o curso de Cinema da Universidade da Beira Interior, na Covilhã,e a fazer Erasmus na Faculdade de Blanquerna, da Universidade de Ramon Llull, em Bar-celona. O vídeo está disponível no YouTube em: http://youtu.be/6kj9WigZfSE.

Programa decorre entre os dias 8 e 10Mulher homenageada em Famalicão

com arte, dança e músicaO Dia Internacional da Mulher, que se assi-nala a 8 de março, vai ser comemorado emFamalicão com uma série de eventos cultu-rais este fim-de-semana, entre os dias 8 e10, numa iniciativa do Gabinete do Patri-mónio Cultural Imaterial, do Departamentoda Cultura do Município. Estarão em evi-dência a realização de um concurso de artesnas modalidades de fotografia, pintura, es-cultura e instalação, uma tertúlia dançantee um concerto com músicas da Época deOuro do Cinema Português.

O concurso de artes tem como tema “AMulher” e os trabalhos concorrentes serãomostrados numa exposição que estará pa-tente ao público nas instalações do Museuda Indústria Têxtil, entre os dias 8 e 10. Estamostra, que será sujeita a avaliação por

parte de um júri, será inaugurada às 11 ho-ras de sexta-feira. Para este evento conta-secom a colaboração de “A Casa ao Lado”.

No mesmo dia, pelas 15 horas, a Amnis-tia Internacional Portugal, através do Nú-cleo de Crianças, sedeado em Famalicão,em colaboração com a Câmara Municipal,vai desafiar as mulheres famalicenses a da-rem um pé de dança. O evento vai ter lugarna Praça 9 de Abril e conta com a parceria deinstituições ligadas ao ensino da dança.

No dia 9, a partir 21 noras, o Museu daIndústria Têxtil acolhe uma sessão solenecomemorativa do Dia Internacional da Mu-lher, da qual faz parte o anúncio e a entregados prémios do concurso de artes e um con-certo pelas “Contratadeiras”, acompanha-das pelos Glauco.

Campanha “Procuram-se Abraços” chega às ruas da cidade

Famalicão é líder no acolhimento decrianças em risco

Famalicão é um exemplo na-cional ao nível das famílias deacolhimento de crianças e jo-vens em risco. Atualmente,40% das crianças e dos jovensnesta situação já deixaram deestar institucionalizados, parapassarem a viver numa família.Uma percentagem muitoacima da média nacional e queestá em linha com as melhorespráticas europeias. Os dadosforam avançados, na passadasegunda-feira, pelo presidenteda associação Mundos deVida, de Lousado, durante olançamento de mais uma açãoda campanha “Procuram-seAbraços”. “Em Portugal 95%das crianças vivem ainda eminstituições. Em Famalicão osnúmeros são diferentes, 40%já vivem com uma família eapenas 60% estão em institui-ções, o que nos orgulhaimenso”, referiu ManuelAraújo, sublinhado que nonosso país existem cerca de8.500 crianças a viver em ins-

tituições. Como forma de ho-menagear todas aquelas famí-lias que já acolhem crianças ejovens em risco, a Mundos deVida e a Câmara decidirampromover uma ação inédita noconcelho: substituir tempora-riamente (por dois meses) onome de algumas ruas ou pra-ças da cidade por apelos aosdireitos das crianças. Assim,na segunda-feira, a Praça D.Maria II recebeu o nome de“Praça Procuram-se Abraços”;a Rua de Santo António irá cha-mar-se “Rua Cidade Amiga daInfância” e a Rua Adriano PintoBasto adota o nome de “RuaFamílias de Acolhimento”.

A ação contou com a pre-sença do presidente da Câ-mara, Armindo Costa, que elo-giou o trabalho da instituiçãode Lousado, disponibilizandotodo o apoio da autarquianeste projeto de acolhimentofamiliar. “Num mundo em queo egoísmo prolifera, é recon-fortante verificar que ainda háassociações a remar contra amaré”, começou por afirmar o

edil, manifestando-se ainda“muito satisfeito” por Famali-cão estar muito acima da mé-dia nacional no que diz res-peito às famílias deacolhimento.

“Famalicão poderiamesmo chamar-se a cidadedos abraços”, comentou aindao autarca, numa alusão à cam-panha de acolhimento familiar“Procuram-se Abraços”, lan-çada pela Mundos de Vida em2006, a partir de Famalicão, eque atualmente já se desen-volve em 10 concelhos dos dis-tritos de Braga e Porto. Todosestão, por isso, satisfeitos comos resultados conseguidos emFamalicão, mas nem por issodeixam de querer ir maislonge. “O nosso objetivo é queem 2015, em Famalicão, ne-nhuma criança com menos de4 anos de idade tenha que vi-ver numa instituição, maspossa ser acolhida no seio deuma família”, revelou ManuelAraújo, acrescentando que,com a mudança temporáriados nomes das principais ruasdo centro da cidade, pretendetambém “sensibilizar outrasfamílias para que se juntem anós e adiram a este projeto”.

No descerramento daplaca com o “novo” nome daPraça D. Maria esteve tambéma presidente da delegação deFamalicão da Comissão deProteção de Crianças e Jovens,Cármen Araújo, que desde aprimeira hora colabora com aMundos de Vida neste projeto.

CCrriissttiinnaa AAzzeevveeddoo

Armindo Costa e Manuel Araújo descerraram a placa que rebatiza a Praça D. Maria II

pub

veja em wwwwww..ffaammaattvv..pptt

ou

Page 4: OP1087

pública: 6 de março de 2013 cciiddaaddee4

Rotaract apadrinha menina de oito anos

O Rotaract de Famalicão apadrinhou a Rita, de 8 anos, que vive comuma família de acolhimento há um ano. É uma menina cheia deenergia e muito faladora. No futuro quer ser médica e bailarina, so-nhos não lhe faltam e energia para os realizar também não. É boaaluna, frequenta o 3ºano e até já recebeu um diploma de aluna demérito.

Esta menina tem uma amputação congénita do membro superioresquerdo, abaixo do cotovelo, e, por este motivo, usa prótese há al-guns meses. Como é uma menina com muita energia, a prótese da-nifica-se muito rapidamente, por isso, de vez em quando, tem de serrenovada.

O Rotaract de e Famalicão apadrinhou este caso e ofereceu umaluva cosmética para a prótese do membro superior no valor de 200euros.

Associação de Dadores deSangue reestrutura direção

A Associação de Dadores de Sangue de Famalicão reestruturou a suadireção e tem agora Joaquim Vilarinho da Silva como presidente. Emnota à imprensa, a associação justifica esta mudança “face ao pedidode demissão do secretário e do presidente da Direção”.

Por consequência, no dia 23 de fevereiro tomou posse a nova Di-reção que tem então como presidente Joaquim Vilarinho da Silva ecomo vice-presidente Alberto Moreira da Silva. O cargo de secretárioé desempenhado por Amadeu Bastos e o de tesoureiro por SérgioSousa Mendes. Foram ainda eleitos para vogais Miguel Hugo Silva eManuel Fernando Dias.

Devesa acolhe Olimpíadas da Floresta

O Parque da Devesa é o palco escolhido para receber, no próximo dia13 de março, a prova nacional “Olimpíadas da Floresta”. A competi-ção, que se insere no âmbito do Projeto de Sensibilização e Educa-ção Florestal da População Escolar (PROSEPE), coincide com a co-memoração dos 20 anos do programa que integra os clubes dafloresta das mais diversas escolas do país.

Na última prova, realizada em 2011, a fase final teve lugar no Ca-ramulo e os clubes da floresta do distrito de Braga trouxeram a maio-ria dos prémios.

Refira-se ainda que na competição, os alunos vencedores dafase escola das olimpíadas vão colocar à prova as suas capacidademanuais e de conhecimentos sobre a prevenção e combate a incên-dios florestais, espécies florestais e animais, património arqueoló-gico na floresta e a problemática da água.

“Novo Rumo” dá boas-vindas à primaveraA associação de professores de Famalicão “Novo Rumo” vai dar asboas-vindas à primavera, no próximo dia 21 de março, promovendoum dia de convívio, passado por terras do Douro. Será servido um al-moço na “Quinta do Castelinho” na cidade da Régua, com uma visitaàs caves e prova de vinhos. As inscrições já se encontram abertas nasede da associação, no Edifício Galiza, ou através do telefone258080155.

PSP detém jovem suspeito de furtos

A Brigada de Investigação Criminal da PSP de Famalicão deteve, nopassado fim de semana, um jovem de 27 anos suspeito de mais deuma dezena de furtos a estabelecimentos comerciais, durante os me-ses de dezembro e janeiro. O suspeito já tinha sido identificadopela PSP no final de janeiro, ocasião em que foram recuperados vá-rios objetos roubados. Após várias diligências investigatórias, a PSPconseguiu deter o jovem no último fim de semana. Presente ao Tri-bunal de Famalicão para primeiro interrogatório judicial, ficou em pri-são preventiva. O indivíduo é suspeito de arrombar, a qualquer horado dia, as grades de proteção dos estabelecimentos comerciais, en-trando nas lojas, onde escolhia os objetos que lhe interessavam e pu-nha-se em fuga. O detido já tem antecedentes por furtos e tráfico dedroga.

Agrupamento Camilo debateu dinâmicas de sucesso escolar

Mais uma vez, no seguimentoda aposta numa escola inclu-siva e na humanização do am-biente educativo, os ServiçosEspecializados de Apoio Edu-cativo do Agrupamento de Es-colas Camilo Castelo Branco,com a parceria da ACIP – AveCooperativa de IntervençãoPsicossocial, desenvolveu umworkshop sobre “DinâmicasFacilitadoras (in) Sucesso Es-colar”. O teve lugar no pas-sado dia 27 de fevereiro e, se-gundo a organização, reveloua importância da partilha deexperiências e a mais-valiaque é a existência de parce-rias entre a comunidade edu-cativa e as instituições conce-lhias.

Fóruns Comunitários vão arrancar nas comissões socias inter-freguesias

Famalicão quer mobilizartoda a comunidade nocombate à pobreza

O município de Famalicão quer mo-bilizar toda a comunidade para ocombate à pobreza e à exclusão so-cial e, nesse sentido, vai promoverao longo deste ano fóruns comuni-tários nas 11 comissões sociais in-ter-freguesias que existem no con-celho.

A iniciativa foi apresentada pu-blicamente, na passada quinta-feira, na Casa das Artes, pelo presi-dente da Câmara de Famalicão,Armindo Costa, que é também pre-sidente do Conselho Local de AçãoSocial (CLAS).

Assim, dez anos após a criaçãoda Rede Social do Concelho, queenvolve as 11 comissões sociais in-ter-freguesias, Famalicão quer ele-var o paradigma do trabalho desen-volvido por esta rede, que abrangeas 49 freguesias do concelho e queé já tida como um exemplo nível na-cional.

“Foi uma congregação de esfor-ços exemplar, que tem respondidode forma imediata e determinadaàs emergências sociais que ocor-rem no concelho, num contributodecisivo para a erradicação da po-breza e da exclusão social”, come-çou por dizer Armindo Costa, aler-tando, contudo, que “a sociedadede hoje é diferente de há dez anos”.

Por isso, novos desafios exigemnovas respostas, e é nesse sentidoque os Fóruns Comunitários 2013se vão desenvolver, mensalmente,em cada comissão social inter-fre-guesias e abertos a toda a comuni-dade local. “Queremos comissõessocias abertas aos cidadãos; que-

remos comissões sociais promoto-ras de responsabilidade social;queremos comissões sociais mobi-lizadoras a outras áreas de parceria,da saúde ao desporto, da cultura àjuventude”, vincou Armindo Costa.

Falando na Casa das Artes, parauma paleia constituída pelos par-ceiros, comissões sociais inter-fre-guesias, o edil referiu que “a po-breza, a miséria e a exclusão socialnão são fenómenos novos, mas sãonovos os contextos com que essesproblemas se desenvolvem”. “Esão esses novos contextos que nosobrigam a repensar o futuro das po-líticas sociais e o papel das dife-rentes instituições” no combate aestes flagelos, enfatizou.

Atualmente, a Rede Social doConcelho conta com mais de duascentenas de parceiros, entre juntasde freguesia, instituições particu-lares de solidariedade social, pa-

róquias e outras associações. Maso objetivo é largar ainda mais estarede, sobretudo, aos cidadãos, àsempresas e a outras associações.Por isso, Armindo Costa deixou, nofinal, um desafio aos presentes:“mobilizem o maior número de pes-soas e instituições para a partici-pação nestes fóruns”. “Quantosmais estivermos envolvidos nestegrande desafio, mais forte será anossa capacidade de resposta, maisforte será a nossa comunidade, con-cluiu.

O primeiro fórum está já mar-cado para o próximo dia 14 demarço, pelas18h30, no auditório doTeatro Construção, numa organiza-ção na Comissão Social Inter-Fre-guesias de Joane, Mogege, Pousadade Saramagos e Vermoim.

CCrriissttiinnaa AAzzeevveeddoo

Armindo Costa apresentou a iniciativa na Casa das Artes

veja em wwwwww..ffaammaattvv..pptt

ou

António Freitas

Page 5: OP1087

ppuubblliicciiddaaddee pública: 6 de março de 2013 5

Page 6: OP1087

pública: 6 de março de 2013 ffrreegguueessiiaass6

Ofertas de empregoAs ofertas de emprego divulgadasfazem parte da Base de Dados doInstituto do Emprego e Formação, IP.Para obter mais informações ou

candidatar-se dirija-se ao Centro deEmprego indicado ou pesquise noportal www.netemprego.gov.pt utili-zando a referência (Ref.) associada

a cada oferta de emprego.

Oferta nº: 587973227Profissão:Costureira, trabalho em sérieCostureira de malhas de ponto corridoLocal: Delães

Oferta nº: 587975486Profissão:maquinista de malhas (tece-lão de malhas)Ajudante de maquinista de máquina de 2cilindros e apoio na produção sempreque necessário. Experiência de 2 anosna função.Local: Vale (São Martinho)

Oferta nº: 587969309Profissão: Estampador mecânicoExperiência profissional como maquinista/ estamparia.Local: Vilarinho das Cambas

Oferta nº: 587971909Profissão: Costureira, trabalho em sé-rie.Pretende-se costureiras-malhas-pontocorrido-corte e cose.Local:Mouquim

Oferta nº: 587973285Profissão: Operador de equipamentode teleinformação.Fluência língua italiana (obrigatório) paracontato telefónico com nativos de línguaitaliana. (inbound / outbound).Local: Ribeirão

Oferta nº: 587976227Profissão: Lubrificador de máquinasLubrificador: lubrificar todas as máqui-nas, inscrito no centro de emprego hámais de 6 meses.Local: Landim

Oferta nº: 587968292Profissão: Costureira, trabalho em sérieCostureiras, com experiência na confe-ção de artigos em malhas, para trabalharem linha de produção: corte e cose,ponto corrido e recobrimento.Local: Ribeirão

Oferta nº: 587968295Profissão: Arrematador / revistaRematadeiras, com ou sem experiênciaprofissional, para executar trabalhos nosetor do remateLocal: Ribeirão

Oferta nº: 587971492Profissão: Serralheiro mecânicomecânico sector têxtil; responsável pelamanutenção e reparação de avarias detodas as máquinas de preparação: jun-tadeiras, torcedores, urdideiras e rebobi-nadeira; controlar as necessidades depeças sobressalentes; garantir o controlodos aspetos ambientais significativos doseu posto de trabalho triagem de resí-duosLocal: Landim

Oferta nº: 587969029Profissão: Costureira, trabalho em sérieExperiência em ponto corrido e recobri-mentoLocal:Arnoso (Santa Maria)

Oferta nº: 587976645Profissão: Operador de equipamentode teleinformaçãoAtendimento telefónico; venda de pro-dutos na área dos seguros; carteira pro-fissional de mediador de seguros; co-nhecimentos de informática.Local: Ribeirão

Alerta-se para a possibilidade deocorrência de situações em que aoferta de emprego publicada já foipreenchida devido ao tempo quemedeia a sua disponibilização e asua publicação.Para mais informações contactar oCentro de Emprego de Famalicão,na Alameda Padre Manuel Simões,222, ou pelo Telefone 252 501 100

Candidato Xavier Oliveira elogia trabalho da EARO

A candidatura de Xavier Oliveiraà Junta de Freguesia de Joane reu-niu, no passado sábado, com Es-cola de Atletismo Rosa Oliveira(EARO), uma associação que temcomo missão o atletismo e a for-mação de jovens em vários esca-lões, fundada e liderada por RosaOliveira, atleta joanense que con-quistou vários títulos nacionais einternacionais.

O candidato da coligaçãoPSD/CDS-PP considera esta asso-ciação como “uma mais-valia parao desporto na vila de Joane e emFamalicão”.

Esta foi a primeira reunião en-globada num conjunto de reu-niões com todas as associaçõesde Joane que a candidatura de Xa-vier Oliveira está a promover eque tem por finalidade “estabe-lecer um diálogo direto com cida-dãos, associações e agentes dafreguesia de Joane”.

Durante a visita, Xavier Oli-veira salientou a necessidade de

haver uma lógica de colaboraçãoestreita entre a autarquia de Joanee as instituições da freguesia."Essa colaboração é fundamentalpara que a Junta de Freguesiapossa potenciar o trabalho das as-sociações e para que os seus pro-

jetos possam ser concretizados.O apoio às associações deve serencarado como uma prioridade”,referiu.

Para o candidato, a EARO é“uma instituição que vem dar umaajuda preciosa a quem quer prati-

car atletismo”, enfatizando tam-bém o facto de a associação tra-balhar com crianças muito novas,"o que reforça ainda mais o po-tencial da associação e o seu pa-pel na valorização social dos atle-tas”, conclui.

Rumo à Aventura percorreumais um trilho

Alunos de Avidos sensibilizadospara a saúde oral

No fim-de-semana de 23 e 24 de fevereiro, o grupo de montanhismoRumo à Aventura realizou mais um trilho pedestre pelo parque naturalGeres e Xures, em Espanha. Com início na fronteira, em Portela do Ho-mem, os caminhantes seguiram até Minas das Sombras, em Espanha,prosseguindo até Minas de Carris e efetuando a descida até Portela doHomem, num total de aproximadamente 30 Km.

Quando o grupo alcançou as Minas das Sombras começou a verneve e, chegados ao cimo de Carris, foram recebidos pelo mantobranco e com sol, num momento muito apreciado. Aí aproveitaram paratirar algumas fotos e admirar a bela paisagem.

Apos a concluir caminhada, os elementos do Ruma à Aventura re-gressaram ao seu refúgio para um jantar de convívio.

No passado dia 19 de fevereiro, naEscola do 1º Ciclo de Avidos, doisdentistas estagiários, em parceriacom a Equipa de Saúde Escolar,dinamizaram uma ação de sensi-bilização destinada a todos os alu-nos, relativa à saúde oral, focandoa vertente da prática de uma ali-mentação saudável e os cuidadosdiários a ter na higiene oral. Esta

ação não se ficou apenas pela teo-ria, dado que os alunos tambémrealizaram um trabalho prático deescovagem correta dos dentes,sendo a execução desta tarefa su-pervisionada pelos dinamizado-res. Os alunos foram, assim, res-ponsabilizados para oautocuidado da sua higiene oral,como fazendo parte do dia-a-dia.

Acidentes provocam doisferidos graves em Cruz

Susana Pereira apresentacandidatura a Riba d’Ave

Um ferido ligeiro foi o resultado de um acidente de viação, ocorridona passada sexta-feira, na Nacional 14, em Cruz, e que envolveu umligeiro de mercadorias e um veículo pesado.

A vítima, um homem de 38 anos, seguia no veículo ligeiro, ficouencarcerado no interior da viatura e apresentava diversos ferimentos.No socorro estiveram os Bombeiros Voluntários de Famalicão e aVMER do Hospital famalicense, bem como a Brigada de trânsito daGNR, já que o trânsito esteve cortado durante cerca de uma hora.

Já na madrugada do passado sábado, um outro acidente em Cruzprovocou três feridos, um dos quais em estado grave. O sinistro, umacolisão frontal entre dois veículos ligeiros, aconteceu pelas 6h45. Ocondutor de um dos veículos, um homem com 31 anos, foi o feridograve e foi transportado ao Hospital de Braga. Os ligeiros foram as-sistidos no Hospital de Famalicão. No local estiveram os BombeirosVoluntários Famalicenses e a VMER de Famalicão.

A independente Susana Pereira, professora de 38 anos, apresenta napróxima sexta-feira, dia 8, a sua candidatura à Junta de Freguesia deRiba d’Ave pela coligação PSD/CDS-PP. Presidente da Associação dePais da EB1 de Riba d’Ave, de que foi fundadora e é sócia número 1,Susana Pereira é ainda presidente do concelho fiscal da FederaçãoConcelhia de Associações de Pais de Famalicão. A apresentaçãoterá lugar no Salão Nobre da Junta ribadavense, pelas 21 horas.

Page 7: OP1087

ffrreegguueessiiaass pública: 6 de março de 2013 7

pubpub

GNR faz buscas em café frequentado por consumidores

Dois detidos por tráfico de droga em Delães

O Núcleo de Investigação Criminal (NIC) da GNR de Bar-celos deteve dois homens em Delães, no âmbito de umaoperação de combate ao tráfico de estupefacientes.Apreendeu ainda droga, dinheiro e duas viaturas.

A operação incidiu especialmente num café situadono rés-do-chão de um prédio habitacional em Delães, de-nominado “Café 1x2”, e que já há muito estava referen-ciado pelas autoridades, depois destas terem recebidoqueixas dos moradores daquele prédio. Alegadamenteera permitido aos clientes do café, a maioria jovens en-tre os 14 e os 25 anos, consumir drogas (nomeadamente“erva” e haxixe) no interior do estabelecimento, drogasessas que seriam fornecidas pelo próprio dono do café.Depois de consumirem, os jovens ficavam no exterior docafé até horas tardias, fazendo muito barulho e pertur-bando, dessa forma, a tranquilidade dos moradores dazona. O proprietário do café, um homem de 35 anos, re-sidente em Vilarinho, no concelho de Santo Tirso, e co-

nhecido por “Romero”, era suspeito de vender “erva” ehaxixe, quer no estabelecimento, quer na rua em vendadireta ao consumidor. O indivíduo já havia sido detido noinício do ano passado, na VIM (Joane-Vizela), na possede 400 gramas de haxixe, tendo ficado a aguardar o jul-gamento em liberdade. Desde essa ocasião, a sua con-duta continuou a levantar suspeitas às autoridades, queacabaram por detê-lo novamente na noite de sexta-feirapassada, dia 1 de março, pelas 22 horas.

A detenção aconteceu depois de cinco elementos doNIC da GNR de Barcelos terem efetuado buscas no inte-rior do “Café 1x2”, em Delães, e também nas viaturas dosuspeito. Os militares encontraram cinco sabonetes emeio (total de 500 gramas) de haxixe e 2 gramas “erva”,que foram descobertos atrás do balcão do estabeleci-mento e nos dois veículos do suspeito, dissimulados emvárias partes das viaturas. Além da droga, a Guardaapreendeu também os carros do detido, bem como umaquantia significativa em dinheiro.

“Romero” foi presente ao Tribunal Judicial de Fama-licão para primeiro interrogatório judicial logo na manhãde sábado passado, tendo o juiz decretado a sua prisãopreventiva.

Nesta operação, a GNR deteve ainda um outro ho-mem, de 43 anos e também da mesma freguesia deSanto Tirso, por tráfico de menor gravidade, pois en-contrava-se na posse de uma pequena quantidade dehaxixe. Foi notificado a comparecer em tribunal nesta se-gunda-feira.

Foram ainda identificados e notificados quatro ci-dadãos, três deles por consumo de droga que estão ob-rigados a apresentar-se na Comissão de Dissuasão da To-xicodependência, e um outro por estar ao volante deuma viatura com uma taxa de alcoolemia de 2,11 gramaspor litro de sangue.

Bruna Pereira fica emprimeiro lugar em escalada

A EB 2, 3 Dr. Nuno Simões, de Calendário participou mais uma vez,com “bastante entusiasmo”, no 2º Encontro Regional de DesportoEscolar da modalidade de escalada, realizado na Escola Padre Ben-jamim Salgado, em Joane.

Os alunos da EB 2, 3 Dr. Nuno Simões que participaram foram aBruna Pereira, Rui Herlander, Miguel Duarte, Pedro Machado e MiguelÂngelo, orientados pelo professor responsável do núcleo de esca-lada, Pedro Faia.

Tratou-se de uma competição em sistema TOP, com os alunos arealizarem um conjunto de sete vias e a totalizarem os pontos res-petivos.

No escalão de iniciados, o destaque foi uma vez mais para aBruna Pereira, que conquistou mais “uma medalha de ouro, su-bindo ao lugar mais alto do pódio da classificação geral”, entre asvárias escolas participantes, nomeadamente a Escola EB 2, 3 dePonte da Barca, a Secundária Padre Benjamim Salgado, EB 2, 3 Dr.Nuno Simões, EB 2, 3 da Póvoa de Lanhoso e EB 2, 3 de Vila Cova.

Segundo nota à imprensa da escola, “foi uma competição bri-lhante, com todos os alunos de parabéns e a projetarem todo o seutalento e a dignificar o trabalho desenvolvido na EB 2, 3 Dr. Nuno Si-mões”.

MMaaggddaa FFeerrrreeiirraa

Page 8: OP1087

pública: 6 de março de 2013 ffrreegguueessiiaass8

pub

Cortejo a favor das obras da igreja de Antas

Realiza-se no próximo domingo, dia 10, um cortejo de oferendaspara angariar fundos destinado á construção da nova igreja de Antas.O cortejo sairá da Rua 8 de Dezembro, pelas 14 horas, em direção àigreja, onde decorrerá o leilão que será animado por cantares ao de-safio por Domingos da Soalheira e Adília de Arouca, acompanhadosà concertina por Augusto Carneiro. Na antiga residência paroquialfuncionará uma tasquinha.

Entretanto, no dia anterior, sábado, o grupo organizador da ini-ciativa irá colocar a lenha nos tratores que irão integrar o cortejo. Sãoesperados 30 tratores e várias toneladas de lenha, pelo que a orga-nização agradece, desde já, a todos os que quiserem colaborar nestatarefa.

Alameda Narciso Ferreira também foi intervencionada

Parque dos Namoradosem Riba d’ Ave de cara lavada

Está inaugurada a requalificação ur-banística do Parque dos Namoradose da Alameda Narciso Ferreira, emRiba d’ Ave.

O presidente da Câmara Munici-pal, Armindo Costa, inaugurou, natarde da passada segunda-feira, navila de Riba d’ Ave, a requalificaçãourbanística do Parque dos Namora-dos e da Alameda Narciso Ferreira, si-tuados no centro da vila.

O espaço, que se encontravabastante degradado, foi alvo de umconjunto de obras que trouxerammais dignidade, luminosidade e be-leza ao local. A empreitada teve umcusto global de 46.500 euros, tendosido comparticipada pela autarquiacom um investimento de 44 mil eu-ros. O espaço tem agora um lago,que foi tido como um elemento es-truturante e organizador do espaço,tendo sido dotado com guardas demadeira que salvaguardam a segu-rança das pessoas. Por outro lado, foiprotegida e valorizada uma grutaexistente e na Alameda Narciso Fer-reira (que fica junto ao parque) foramrepavimentados os passeios com be-tonilha pigmentada, pretendendodar-se um caráter urbano a toda estaárea central da vila de Riba d’ Ave. Anível de infraestruturas, a alamedafoi dotada de rede de águas pluviaise saneamento permitindo a ligaçãoa todas as habitações existentes.

No final da cerimónia, aos jorna-listas, o presidente Armindo Costasublinhou, precisamente, a impor-tância da obra para os moradoresdaquela zona que lidavam até com ainsegurança do local. O edil lembrouque este pedaço de terreno “muito

bonito”, perdido nas traseiras dosprédios, era parte da Quinta doConde, num passado não muito lon-gínquo, e que acabou por ficar paraa freguesia que manteve o espaçopúblico abandonado.

“É pena que tenha estado na Câ-mara 12 anos e só na minha partidaé que fomos capazes de intervir numespaço destes, que devia ter sidousufruído pelos ribadavenses aolongo de todos estes anos”, desa-bafou.

Depois da inauguração desta re-qualificação o edil avançou aindaque naquela zona deverá ser cons-truído um parque de estaciona-mento, a nascente do Parque dosNamorados. O terreno pertence àmassa falida da empresa Oliveira Fer-reira e para Armindo Costa terá queser vendido a um “preço compatívelcom o que é justo”. Para avançarcom as negociações já foi enviadauma carta aos seus proprietáriosdando conta do interesse da autar-quia na compra do espaço. “Fare-

mos ali um parque de estaciona-mento para ajudar o comércio local,porque as pessoas quando não con-seguem estacionar vão-se embora”,apontou.

Corroborando da opinião do pre-sidente da Câmara, o autarca localconsidera urgente a criação de maisestacionamento naquela zona davila, “até para que os negócios co-mecem a correr melhor”.

Sobre a obra inaugurada na pas-sada segunda-feira, Armando Carva-lho lembra que fazia parte do pro-grama eleitoral nas últimasautárquicas, mostrando-se satisfeito“por finalmente estar a cumpriraquilo a que se propôs”.

“A obra incluiu ainda a rede desaneamento e água nesta zona. Nãose compreendia como é que a zonamais urbana da vila não possuía es-sas infraestruturas”, rematou.

Parlamento dos Jovens

Secundária de Joane apuradapara a sessão nacional

A Escola Secundária Padre Benja-mim Salgado (ESPBS), de Joane, foiapurada para a sessão nacional doParlamento dos Jovens, depois doseu projeto e dos seus alunos-de-putados terem recolhido a maioriados votos na sessão distrital que serealizou no passado dia 26 de feve-reiro, nas instalações do InstitutoPortuguês da Juventude de Braga.

A sessão distrital do Parlamentodos Jovens do Ensino Secundáriocontou com a participação de 29 es-colas do distrito. Todas apresenta-ram e debateram, na generalidade,os seus projetos de recomendação,tendo o da ESPBS sido eleito, com27 votos num total de 58, para ela-borar o Projeto de Recomendaçãodo distrito.

Seguiu-se a eleição dos deputa-dos à Sessão Nacional, a decorrer naAssembleia da República, reunindoos deputados da ESPBS, João Pizarroe Maurício Salgado, o maior número

de votos. A Escola esteve ainda re-presentada pela aluna Sabrina Sa-lazar, como vice-presidente da mesada Sessão Distrital; pela aluna AnaMargarida Rocha, eleita como depu-tada suplente; e pelos alunos JoãoFreitas e Vasco Dias, do Curso Pro-fissional Técnico de Multimédia quefizeram a cobertura em vídeo e foto-grafia de toda a sessão.

Em nota à imprensa a direção daescola dá os parabéns a todos osalunos “que vivenciaram esta expe-riência de cidadania ativa”, consi-derado que “mostraram muito en-volvimento ao longo de todo oprocesso, foram muito dinâmicos nacampanha eleitoral e, aquando dasessão escolar, revelaram semprecapacidade de argumentação, espi-rito crítico e civismo”.

Refira-se que este ano o pro-grama Parlamento dos Jovens temcomo tema debate “Os jovens e oemprego: que futuro?”.

EE--bbooookk ssoobbrree ppllaannttaass mmeeddiicciinnaaiiss A biblioteca escolar “A Casa de

Camilo” tem levado a cabo um pro-jeto que visa perpetuar as memó-rias da ESPBS e também do Agrupa-mento de Escola Padre BenjamimSalgado, no que diz respeito a ativi-dades desenvolvidas, quer curricu-lares, quer extracurriculares.

Nesse sentido, acaba de lançarum e-book, intitulado “Tratamentocom Plantas”, que resultou da digi-talização de um trabalho curricular,elaborado pelos alunos do CursoEFA NS no ano letivo 2008-2009.

O documento é um receituáriode diversas plantas com efeitos me-dicinais, organizado por temascomo: cansaço, antidepressivos, in-sónias, juventude, etc., e segue umformato que compreende as verten-tes de cada produto medicinal.

O ebook é publicado esta quinta-feira, dia 7, e insere-se na Semana daLeitura 2013.

CCaarrllaa AAlleexxaannddrraa SSooaarreess

Antes da inauguração, entidades oficiais visitaram o novo espaço

veja em wwwwww..ffaammaattvv..pptt

ou

António Freitas

Page 9: OP1087

ffrreegguueessiiaass pública: 6 de março de 2013 9

pub

Há quatro turmas doscursos Educação e For-mação de Adultos (EFA)do Agrupamento de Es-colas Padre BenjamimSalgado, de Joane, queestão sem aulas porfalta de formadores. Asituação afeta perto deuma centena de for-mandos e já levou a de-putada do PCP pelo dis-trito, Carla Cruz, aquestionar o Ministérioda Educação.

De acordo com in-formações recolhidaspela parlamentar co-munista e confirmadaspelo OPINIÃO PÚBLICAjunto do Agrupamento,em causa estão quatroturmas dos Cursos deEFA que estão sem au-las da componente deformação tecnológica,por falta de formadorespara ministrarem asdisciplinas dessa com-ponente.

Os cursos EFA tive-ram início o ano letivopassado e foram auto-rizados pela DireçãoRegional de Educaçãodo Norte (DREN).Con-tudo, quando foi ne-cessário proceder aorecrutamento de técni-cos especializados,esse recrutamento nãofoi autorizado. A dire-ção do Agrupamento deEscolas já solicitou pormais que uma vez àDREN e ao Ministérioda Educação a resolu-ção do problema, masaté ao momento nadafoi feito e já lá vão vá-rios meses.

A semana passada,Carla Cruz questionouo Ministério da Educa-ção sobre este assunto,através de uma per-gunta apresentada naAssembleia da Repú-blica. Em concreto, adeputada do PCP quer

saber se o ministériotem conhecimento dasituação, quando é queprevê que seja aberto oconcurso para o recru-tamento dos formado-res e porque é que nãofoi ainda aberto.

No documento,Carla Cruz lembra aindaque, sem a compo-nente de formação tec-nológica, os alunos nãopodem concluir a suaformação e lamentaque estas situaçõesaconteçam, “quandoexiste um elevado nú-mero de docentes e for-madores que se encon-tram em situação dedesemprego”.

Entretanto, os for-mandos vão tendo au-las às outras compo-nentes, enquantoaguardam pela contra-tação dos formadoresem falta.

CC..AA..

Falta de formadores prejudica cursos EFA

em Joane

Agrupamento Padre Benjamim Salgado espera há meses pela contratação CNE de Landim participa

nas 48 horas de voluntariadoO Corpo Nacional de Escutas desenvolveu, à escala nacional, uma iniciativa de serviço e volunta-riado, designado de “48 horas de voluntariado”, e ao qual o Agrupamento 261 de Landim não ficoualheio. Assim, com a dinamização do Clã, realizou no passado dia 23 de fevereiro uma iniciativa delimpeza e requalificação do espaço contiguo à sua sede, Junta de Freguesia e instalações do Cen-tro de Saúde, que se encontravam bastante “sujos e degradados”. A iniciativa envolveu também umalimpeza geral à sede do Agrupamento e foi participada por escuteiros de todas as secções. “Foi no-tório o espírito de serviço e de voluntariado que todos demonstraram num dia de trabalho e conví-vio, que terminou com o Agrupamento a cantar os parabéns aos 82 anos do chefe Monteiro, escu-teiro naquele agrupamento desde a data da sua fundação, 10 de Junho de 1945”.

Gala de talentos em DelãesA Junta de Freguesia de Delães promove no próximo sábado, dia 9, III Gala de Talentos. O espe-táculo terá lugar no auditório do Sindicato Têxtil de Delães, pelas 21 horas.

Page 10: OP1087

pública: 6 de março de 2013 ffrreegguueessiiaass10

pub

Escola aposta na empregabilidade da sua formação

Forave abre novos cursosconsiderados prioritários

A escola profissional Foraveacaba de lançar três cursosdo Sistema da Aprendiza-gem em áreas consideradasprioritárias pela Agência Na-cional para a Qualificação eo Ensino Profissional (AN-QEP). São eles os cursos deTécnico de Controlo de Qua-lidade Alimentar, de Técnicode Transformação de Polí-meros/Processos de Produ-ção e de Técnico deCAD/CAM, que foram apre-sentados pela escola após arealização de um diagnós-tico sustentado, junto deconsultores e empresáriosda região.

Os curos serão dinami-zados nas instalações da es-cola, em Lousado, e funcio-narão com base no sistemadual, um sistema educativoque se baseia na relação di-reta da escola com o mundoempresarial e que estimula ainserção dos jovens no mer-cado de trabalho, permi-tindo, também, o prossegui-mento de estudos.

Os interessados podeminscrever-se na Forave,sendo que os cursos desti-nam-se a jovens com idadeinferior a 25 anos, com o 3.ºciclo do ensino básico ouequivalente ou habilitaçãosuperior ao 3.º ciclo massem conclusão do ensino se-cundário.

WWoorrkksshhoopp ddee GGaassttrroonnoommiiaa MMoolleeccuullaarrNo passado dia 21 de fe-

vereiro teve lugar no auditó-rio da Forave um Workshopde Gastronomia Molecular,dinamizado pelo chefe Re-nato Cunha e que contoucom a participação dos alu-nos dos cursos de Processa-mento e Controlo de Quali-dade Alimentar e de ApoioFamiliar e à Comunidade.

Numa primeira fase, foifeita uma contextualizaçãohistórica do tema, seguidade uma definição de gastro-nomia molecular, havendoainda espaço para a desmi-tificação de alguns precon-ceitos e para a teorizaçãode alguns exemplos práti-cos.

Na segunda parte e tra-

tando-se de uma abordagemdo ponto de vista científicosobre os fenómenos queocorrem quando se cozinha,o chefe brindou os alunoscom demonstrações in loco,colocando em prática algu-mas técnicas, como porexemplo, a esterificação dovinagre com Alginato, o em-brulho de hambúrguer empapel de tomate comestívele a confeção de cubos demolho tomate de Agar.

Num ambiente onde rei-nou a partilha de saberes ede experiências, esta visãoinovadora da temática po-derá ser um ingrediente es-sencial à cultura gastronó-mica dos alunos.

Alunos do Externato descobrem“ciência viva” em Coimbra

Os alunos do 9º ano do Externato DelfimFerreira, de Riba d’Ave, realizaram, no âm-bito da disciplina de Ciências Físico-Quí-micas, uma visita de estudo ao Explorató-rio da Ciência Viva e ao Museu da Ciênciada Universidade de Coimbra.

O grupo começou a visita no Explora-tório da Ciência Viva. Acompanhados poruma guia, foram à exposição “Em boaforma com a Ciência” e realizaram algu-mas experiências que demonstravam ofuncionamento do corpo humano.

A viagem continuou rumo ao Museuda Ciência, no Laboratorio Chimico, daUniversidade de Coimbra, onde os alunostiveram a oportunidade de conhecer comofoi feita a primeira inseminação artificial,quando se desenvolveu a primeira pilha equando se explorou o balão de ar quente.

Ainda neste espaço, contactou-se com aconstituição da matéria e da luz bemcomo com as experiências de Newton e al-gumas sínteses de Lavoisier. Simultanea-mente era dada a oportunidade de verprojetados cada um dos planetas consti-tuintes do sistema solar, bem como eramdadas indicações acerca do diâmetro,temperatura média, volume, gravidade,densidade, período orbital e área de su-perfície de cada um deles. Além disso, co-nheceu-se o gabinete de física do séc.XVIII e XIX, criado pelo Marquês de Pom-bal.

Segundo o Externato, esta visita aCoimbra possibilitou um maior contactocom a física e a química aplicada no dia adia, bem como aprofundar conhecimentose consolidar aprendizagens.

Chefe Renato Cunha dinamizou workshop de Gastronomia Molecular

Utente da Engenho celebra 103 anosJosé David de Sousa,utente do Lar da Asso-ciação Engenho, cele-brou 103 anos de vida nopassado dia 2 de março.

David Sousa é natu-ral da freguesia de Es-meriz e foi marceneiro.Pai de 12 filhos e avô de14 netos, David Sousacelebrou o aniversário nacompanhia da sua famí-lia, dos amigos do Lar eCentro de Dia e das crian-ças da instituição. Umhomem com alma e lucidez, senhor de uma vida cheia, ainda que passada com algumas di-ficuldades, mantém o desejo de ter saúde e de conhecer o seu ídolo Quim Barreiros.

Campeonato de sueca em NovaisA Associação Desportiva e Cultural de Novais vai organizar no próximo sábado, dia 9 demarço, na sua sede, um Campeonato de Sueca. A competição começa às 15h30 e haveráprémios até ao 6º classificado.

Procissão dos Passos em NineRealiza-se no próximo domingo, dia 10, a procissão dos Passos em Nine. O programa ini-cia com a missa às 9h45. A procissão tem lugar à tarde, a partir das 15 horas.

Page 11: OP1087

publicidade

ANO 21 • Nº 1087DE 6 A 13 DE MARÇO DE 2013DIRETOR: JOÃO FERNANDESwww.opiniaopublica.pt

Page 12: OP1087

pública: 6 de março de 2013 ppuubblliicciiddaaddee

Page 13: OP1087

ppuubblliicciiddaaddee pública: 6 de março de 2013

Page 14: OP1087

pública: 6 de março de 2013 ppuubblliicciiddaaddee

Page 15: OP1087

ffrreegguueessiiaass pública: 6 de março de 2013 11

Grupo de entreajuda vai nascer na Cruz Vermelha de Oliveira S. Mateus

Desempregados ajudam-se mutuamentena procura de emprego

Paulo Couto está desempregado há cercade dois anos. Era técnico de segurança,mas a crise no setor da Construção Civil eObras Públicas acabou por “atirá-lo” paraa lista daqueles que não têm emprego. Ân-gela Veiga também está nessa lista, já lávão quase quatro anos. Esta operária têx-til, com dois filhos, não consegue arranjartrabalho. Enquanto recebeu o fundo de de-semprego frequentou alguns cursos, masagora todas as portas se fecham.

Ângela e Paulo, juntamente com outraspessoas na mesma situação, assistiram,no passado dia 25 de fevereiro, à apre-sentação do primeiro Grupo de Entreajudana Procura de Emprego (GEPE) a surgir noconcelho de Famalicão e que vai funcionarna delegação da Cruz Vermelha de OliveiraS. Mateus.

Os GEPE são uma iniciativa do Insti-tuto Padre António Vieira (IPAV), apoiadopela Fundação Montepio e pelo Ministérioda Solidariedade e Segurança Social. Talcomo o nome indica, são grupos informaisde pessoas desempregadas, que se reú-nem uma vez por semana por forma a aju-dar-se mutuamente, com o poio de doisanimadores voluntários.

A ideia é simples mas pode significarmuito, quando se reúnem pessoas quepartilham a mesma situação, os mesmos

problemas e as mesmas angústias. “Con-vivendo com outros que estão precisa-mente a passar pelo mesmo, sentimo-nosmuito mais compreendidos e apercebemo-nos melhor que podem existir soluçõesmesmo à nossa porta, mas que não nos tí-nhamos apercebido porque estávamos de-

masiado mergulhados no nosso pro-blema”, explica Tatiana Mendonça, ani-madora voluntária dos GEPE.

Foi, precisamente, com esse intuitoque Ângela decidiu assistir à apresentaçãodo projeto e inscrever-se no grupo. “Senão for mais nada, vai ajudar a animar os

meus dias e a pensar mais positivo”, refe-riu ao OP. O Paulo, por seu lado, já conhe-cia o projeto e quando soube que poderiaser criado um GEPE na sua freguesia nãohesitou: “nesta situação de desemprego,uma pessoa sente-se muito isolada e, seintegrar um grupo, acho que vai sentir-semais motivada”.

Os GEPE, naturalmente, não arranjamemprego, mas podem ajudar. Ultrapassara desmotivação, o isolamento e tendênciadepressiva a que o desemprego pode con-duzir pode ser o primeiro passo e é umdos objetivos dos GEPE. Aumentar as com-petências para a empregabilidade, au-mentar a rede de contatos e partilhar in-formações e experiências relativas aomercado de trabalho e à procura de em-prego são outros propósitos destes gru-pos.

O projeto é de cariz nacional e chegaagora a Famalicão por intermédio do nú-cleo da Cruz Vermelha de Oliveira S. Ma-teus, que se disponibilizou para o acolher.“Acho que há uma grande lacuna na as-sistência às pessoas que estão desem-pregadas e este grupo poderá ajudá-las,dar-lhes mais incentivo”, justifica AbraãoSousa, presidente do núcleo.

A participação no grupo é totalmentevoluntária e gratuita. Os interessados po-derão inscrever-se e obter mais informa-ções atrás do site www.gepe.pt.

CCrriissttiinnaa AAzzeevveeddoo

Tatiana Mendonça apresentou o projeto em Oliveira S. Mateus

Cristina Azevedo

Para divulgar o que vai fazendo ao longo do ano

Didáxis realizou mostrapedagógica nas duas escolas

Casa Ideal arranca na sexta-feira

Feira decorre no Lago Discount, em Ribeirão

Nos dias 15 e 16 de fevereiro, aDidáxis realizou, nas suas esco-las de Riba d’Ave e S. Cosme,uma mostra pedagógica paracada curso e cada turma de-monstrarem o que vão fazendoao longo do ano.

Em Riba d’Ave, a mostra en-volveu toda a comunidade es-colar realizando-se deste de ati-vidades desportivas, como umPeddy Paper e um Torneio de Vo-leibol, passando por exposi-ções, workshops e oficias aber-tas de Multimédia, MecânicaAuto, Informática, Eletrotecnia,Energias Renováveis e Serralha-ria Mecânica, Cabeleireiro, Tu-rismo e Psicossocial.

Nestes dias realizaram-setambém sessões para os alunoscom diversos temas, como vio-lência e desigualdade entre ho-mens e mulheres, educação am-biental no Parque da Devesa;turismo em Famalicão, e econo-mia para crianças.

Esteve também patente umplanetário que foi visitado pordiversas escolas do 1º Ciclo doconcelho e pelos alunos da Di-dáxis.

Com esta Mostra Pedagógicae a envolvência da comunidadeescolar, a Didáxis d’Riba de Ave

procurou, mais uma vez, ir deencontro aos seus alunos, enal-tecendo o que tem como ofer-tas pedagógicas nos mais diver-sos cursos e núcleos.

Por sua vez, a escola de S.Cosme realizou as Jornadas Em-preendedoras que, com omesmo intuito da Mostra Peda-gógica, evidenciou o que debem os seus alunos traduzemnas suas aprendizagens e nosmais diversos cursos.

Com o apoio de diversas en-tidades como a Câmara Munici-pal de Famalicão, a Universi-dade Lusíada, e algumas

empresas, a Didáxis realizou di-versas atividades, para além deter no pavilhão da escola diver-sos standes dos cursos de Res-tauração, Marketing e Comércioe Electrónica/Informática.

De referir também as diver-sas atividades realizadas, comodemonstrações de robótica,oferta de diversas iguarias reali-zadas pelo curso de Restaura-ção e duas palestras: “Ser em-preendedor”, pelo ex-aluno emarketeer Mário Henrique, e“Marketing Sensorial” com a co-laboração da Universidade Lu-síada.

É já nos dois próximos fins-de-semana, de 8 a 10 e de 14 a 17 demarço, que o Lago Discount, emRibeirão, acolhe a feira “Casa Ideal– Outdoor”, um evento de arquite-tura, inovação e design na reabili-tação da casa e espaços envol-ventes. A iniciativa é promovidapela Portuguese Business, em par-ceria com a Câmara de Famalicão eo Lago Discount.

Trata-se de uma feira aberta aopúblico, com entrada gratuita, ena qual o visitante pode encontrardesde soluções “chave na mão” anovas técnicas e produtos especí-ficos. Funcionará às quintas e sex-tas-feiras das 17 às 22 horas, aossábados das 15 às 23 horas, e aosdomingos das 15 às 20 horas.

A “Casa Ideal Outdoor” é umevento inteiramente direcionado àreabilitação exterior da habitaçãoe espaços envolventes, onde seconcentrarão as últimas tendên-cias do sector.

Com uma área total de5.000m2, estarão presentes emexposição mais de 40 empresasdo setor casa e jardim com ativi-dade nas áreas de arquitetura ereabilitação, assim como jardins,piscinas, pavimentos, mobiliário,iluminação, vigilância, caixilha-rias, coberturas, entre outras.

A grande maioria das empresas

presentes são da região Minho,sendo esta, segundo a organiza-ção, uma forma de reforçar e dar aconhecer o que de melhor se fazna indústria do país, em especial,nesta região.

Paralelamente à feira, decor-rerá um conjunto atividades deanimação, cultura e gastronomia.Para além de tertúlias sobre ar-quitetura e design de espaços ver-des, a cargo do “Espaço de Arqui-tetura” de Guimarães e daUniversidade de Trás-os-Montes eAlto Douro, haverá ainda música,dança e animação desportiva.

No “Espaço Arte” serão apre-sentados projetos artísticos deinstalação, escultura, pintura, en-quanto no “Espaço Sabores”, des-tinado à promoção dos produtoslocais, decorrerão provas de vi-nhos, queijos e outros sabores daregião.

Juntamente com a “CasaIdeal”, nasceu o projeto de res-ponsabilidade social, “A CasaIdeal Solidária”. No âmbito desteprojeto, e com o apoio solidáriodos expositores, será oferecidomateriais para reabilitar a casa deuma família carenciada do conce-lho de Famalicão e serão entre-gues a outras famílias necessita-das, produtos da fileira casa,nomeadamente, mobiliário.

Curso de restauração confecionou diversas iguarias

Page 16: OP1087

pública: 6 de março de 2013 pprraaççaa ppúúbblliiccaa12

pub

FFaammaalliiccããooBarbosa: Rua Santo António, Tel. 252 302 120Calendário: Rua da Liberdade, Tel. 252 378 400/1Cameira: C. Mouzinho Albuquerque, Tel. 252 323 819Central: Praça D. Maria II, Tel. 252 323 214Nogueira: Av. Marechal H. Delgado, Tel. 252 310 607Valongo: Rua Adriano Pinto Basto, Tel. 252 323 294Gavião - Av. Eng. Pinheiro Braga, 72 - Telef. 252 317 301Marinho: Edif. S. José - Estalagem - Telf. 252 921 182Martins Ventura: R. C. Cerejeira - Lousado - Telf. 252 493 142Estação: Largo da Estação - Nine - Telf. 252 961 118Ribeirão: Largo de Bragadela - Ribeirão - Telf. 252 416 482Joane: Rua S. Bento, nº 217 - Telf. 252 996 300

VVaallee ddoo AAvveeAlmeida e Sousa: Covas - Oliv. Stª Maria - Telf. 252 931 365Bairro: Av. Silva Pereira, Telf. 252 932 678Delães: Portela - Delães - Telf. 252 931 216Riba de Ave: Av. Narciso Ferreira, Telf. 252 982 124Faria: Estrada Nacional 310 - Serzedelo - Telf. 252 532 346

FFaammaalliiccããooQQuuaarrttaa,, 66

QQuuiinnttaa,, 77

SSeexxttaa,, 88

SSáábbaaddoo,, 99

DDoommiinnggoo,, 1100

SSeegguunnddaa,, 1111

TTeerrççaa,, 1122

SSeerrvviiççooNogueira

Valongo

Barbosa

Cameira

Central

Calendário

Nogueira

VVaallee ddoo AAvveeQQuuaarrttaa,, 66QQuuiinnttaa,, 77SSeexxttaa,, 88SSáábbaaddoo,, 99DDoommiinnggoo,, 1100SSeegguunnddaa,, 1111TTeerrççaa,, 1122

SSeerrvviiççooRiba D’AveAlmeida e SousaBairroDelães

Riba D’AveAlmeida e Sousa

Serviço de disponibilidadePaula Reis: R. José Elisio Gonçalves Cerejeira, nº 629 Calendário - Tel. 252 378 057Maceiras: Louro - Telf. 252 310 425Marques: Largo da Igreja - Fradelos - Telf. 252 458 440Oliveira Monteiro: Largo Igreja - Cabeçudos - Telf. 252 331 885Pedome: Av. S. Pedro, 1139 - Pedome - Telf. 252 900 930Pratinha: Largo do Cruzeiro - Cavalões - Telf. 252 375 423S. Cosme: Vale S. Cosme - Telf. 252 911 123Arnoso: Av. Joaq. Azevedo - Arnoso Sta. Maria - Telf. 252 916 612

Pelos Quatro Cantos da Ca(u)sa

DDoommiinnggooss PPeeiixxoottoo

Voz Off

JJooããoo PPeeddrroo AArraaúújjoo

E depois amanhã?

Maré Alta

A democracia local está em riscoJJoosséé LLuuííss AArraaúújjoo

A nostalgia é muito grande, de lon-gos 37 anos; quase tantos como a“escura noite” fascista!Foi em Novembro de 75 que co-

meçaram, de forma mais ativa e con-tinuada, a espoliar-nos de Abril. Nãodaquele que floresce com a prima-vera que vai e volta sempre; mas da-queloutro que pintou de vermelhovivo os tapa chamas das G3, que nosinebriou o ego, nos alimentou a es-perança, devolveu as “colónias aosseus legítimos donos”, acabandocom a guerra fratricida que des-membrava numerosas famílias,pese embora as guerras civis que selhes seguiram por causa de apetitese ódios incontidos!Subtilmente foram rachando di-

reitos, liberdades e garantias; foramimpregnando as nossas mentes com

ideias que mais não pretendiam doque colocar-nos contra as verdadei-ras liberdade e democracia: o poderdo Povo! A par disso foram criandoobrigações cada vez mais exigentespara os pobres, os desprotegidos,os trabalhadores, obrigando-os apagar os erros e os luxos dos man-dantes.Levaram muitos de nós a pen-

sar – e a deixar de participar – queas ações e manifestações de Abril eMaio, durante muitos anos prenhesdo povo que mais ordenava, já nãose justificavam, pois que a “demo-cracia e os direitos estavam plena-mente enraizados na sociedade. Fi-zeram-nos acreditar que essaparticipação mais não era do que aação (senão mesmo a sua necessi-dade de sobrevivência) da esquerda

comunista e da extrema-esquerda,que nada tinham para dar aos por-tugueses a não ser “barulho efesta”.Entretanto, deleitavam-se à

mesa do Estado que engendravampara si e para os seus, empobre-cendo a maioria, inibindo-nos defruir - do que devia ser, em função dademocracia e da consequente igual-dade de direitos - a liberdade, asaúde, a educação, a justiça, enfim,uma vida digna.Mas, porque os abusos dos exe-

cutores dos vários poderes passa-ram os limites do tolerável, e por-que os partidos em geral se foramtornando abismo, cada vez maisfundo, entre os seus apaniguados –comandados por elites dinásticas,que se perpetuam no aparelho - e o

povo, este, sendo que os consideraa causa de muitos dos males que oafligem, vem saltando para a rua,quase de forma espontânea, dei-xando a elite governativa de bocaaberta, interrogando-se: Como épossível!Em Setembro último já tinha

sido dada uma amostra. Agora, nodia 2, o país foi literalmente varrido,de norte a sul, por uma cívica mani-festação do povo em repúdio pelasmedidas que o têm levado à miséria,impostas pela troika e pelo governo.Assim volta a cheirar a Abril!Parece não haver dúvidas que

foram as maiores manifestações desempre, genuinamente convocadase comandadas pelo povo, pelo quepodemos concluir, por um lado queos partidos do arco do poder, emnosso entender os principais visa-dos, já que os demais – os da es-querda mais radical – sempre têm

deixado saber que estão, incondi-cionalmente, ao lado do povo emtodas as suas tomadas de posição,devem refletir muito bem sobre asações governativa e legislativa por sidesenvolvidas e a desenvolver; poroutro lado não é despiciendo dizerque, se ao mais de um milhão e du-zentas mil pessoas na rua juntásse-mos os muitos votantes do PSD/CDSque, envergonhados, não compare-ceram, mais toda a elite de críticosdo PSD e do CDS e mais todos os di-rigentes dos partidos e dos sindi-catos, isto para já não falar daspolícias e dos militares, tínhamosum número de pessoas muito su-perior aos que votaram nos parti-dos da atual maioria.Concluindo: esta maioria já

não representa a vontade do povoe, por isso, já não é legítima! Tem a palavra o senhor Presi-

dente da República.

Na última reunião da AssembleiaMunicipal de Famalicão, o grupomunicipal do Bloco de Esquerdaapresentou uma moção em defesada democracia Local. Em causa estáo profeto de Lei 104/XII, apresen-tado pelo Governo na Assembleiada República.Como seria de esperar, a coli-

gação PSD/CDS/PP apressou-se arejeitar a moção com o argumentode que não faz sentido aprovar umamoção enquanto o projeto não sejaaprovado. Nada mais errado!É precisamente agora, antes que

seja caso consumado como aconte-ceu com a extinção de freguesias,que o assunto deve ser debatido. Éagora que a população deve conhe-cer e revoltar-se contra mais umatentado à Democracia Local.Quando tomou posse, este Go-

verno acabou com os governos civiscom o argumento de que se iriapoupar dinheiro, agora vão criar co-munidades intermunicipais que fi-carão muito mais caras que os ex-tintos governos civis e em que assuas Comissões Executivas terão

uma remuneração superior à dosdeputados da Assembleia da Re-pública.Mas pior que isso, o PSD e o

CDS/PP que suportam o governo,ao mesmo tempo que estão já emcampanha eleitoral para as Autár-quicas cá em V. N. de Famalicão,não querem que se saiba que estãoprestes a aprovar uma lei que vai re-tirar poderes às Assembleias Mu-nicipais e aos autarcas eleitos comorepresentantes do povo. As deci-sões dos novos representantes daspopulações em matérias tão im-portantes como a fixação de taxas eimpostos (como o IMI), por exem-plo, ficarão condicionadas por pa-receres prévios dos novos órgãosdas áreas metropolitanas e comu-nidades intermunicipais.Com esta nova lei elimina-se a

figura da “moção de censura”, hámais centralização do poder, um re-forço do presidencialismo, menosfiscalização dos eleitos e menorparticipação das populações.Por outras palavras, aqueles

que o povo escolher nas próximaseleições autárquicas, como seus re-

presentantes, ficarão condiciona-dos por decisões de pessoas quenão são eleitas, cujos critérios denomeação estarão sempre sujeitosa dúvidas e suspeição de interessespartidários ou corporativos. Esta é uma lei feita à medida de

muitos atuais presidentes de Câ-mara, impedidos de se voltarem acandidatar pela limitação de man-datos. Com mais esta aberração le-gislativa, alguns amigos poderãocontinuar em cargos de poder comordenados insultuosos para o co-mum cidadão.Não exagero ao dizer que a De-

mocracia está em causa. Com asmedidas que esta direita radicaltem vindo a aplicar, as populaçõessão cada vez mais afastadas da par-ticipação na vida democrática. Quando lhe vierem pedir o voto

para as autárquicas, lembre-se quePSD e CDS/PP de V. N. de Famalicãoe do distrito de Braga são cúmplicesde todas as medidas de austeridadee destes atentados à DemocraciaLocal ao afastarem as populações eagora os seus representantes dasdecisões mais importantes.

Num artigo recente, escrevi nestesemanário que “…uma das ila-ções que temos obrigatoriamentede aprender com esta crise é quedevemos ser mais criteriosos,mais exigentes e mais rigorososnas metas e nos objetivos a al-cançar. Temos que mudar parauma atitude mais ativa, temosque dar as mãos e não apontar odedo…”No passado sábado, assisti-

mos a uma enorme manifestaçãode insatisfação para com a polí-tica do governo da República.Uma evidência da “manif” é quefinalmente os organizadoresaprenderam a respeitar a liber-dade. Todas as iniciativas e atosdeste movimento, até então, ro-çavam a falta de respeito pela li-berdade do próximo. Os organi-zadores do movimento (poucoapartidário, mas com muitasmãos da CGTP e PCP) intitulado “Que se lixe a Troika “ traçou doisúnicos objetivos: a demissão doGoverno e a expulsão dos repre-sentantes da Troika, ou seja,apontam o dedo mas não apre-

sentam nenhuma alternativa aesta politica de austeridade. Ocaminho que nos resta é só este,prepararmo-nos definitivamentepara uma maratona, ou, no mí-nimo, para uma meia maratona.Certo é que “sentados nobanco”, sem sacrifícios, sem es-forço, sem custos, Portugal nãoconseguirá ultrapassar a crise fi-nanceira que nos assola. O úl-timo Governo de Sócrates gastouo que tinha e o que não ti-nha…Esta é a causa da austeri-dade, não deixando de ser cu-rioso que os únicos governantesque não têm responsabilidadesdiretas pelo despesismo e des-perdício de vários recursos fi-nanceiros, são os únicos visadosnos cartazes repletos de palavrasde repúdio e de insulto. Onde es-tão os cartazes com o rosto dosdois principais responsáveis poresta crise, José Sócrates e Tei-xeira dos Santos. Alguém viu? Oque me parece óbvio é que os or-ganizadores deste movimentopretendem é que “se lixe o ama-nhã! e depois amanhã?”.

Volta a cheirar a Abril

Page 17: OP1087

ccuullttuurraa pública: 6 de março de 2013 13

Música, teatro e concerto da Páscoa são destaques em março

Miguel Ângelo apresenta“Primeiro”

a solo na Casa das Artes

"Primeiro" é o disco de estreia a solode Miguel Ângelo, após 25 anos comos Delfins, entre outros projetoscomo os Resistência e o recente Mo-vimento. De regresso à estrada, masagora em modo solo, Miguel Ângelofaz uma paragem na Casa das Artesde Famalicão já no próximo sábado,dia 9, para um espetáculo que pro-mete surpreender o público.

O concerto tem início marcadopara as 21h30, com o bilhete a custar12 euros, com 50% de desconto paraos portadores do Cartão Quadrilá-tero Cultural. "Precioso" é o primeirosingle do álbum, mas há mais 12 can-ções para descobrir.

Quanto à restante programaçãode março da Casa das Artes, referên-

cia para a peça de teatro “Madalena”pela Ensemble, Sociedade de Ato-res, nos dias e 14 (15h00) e 15(21h30). O espetáculo, baseado naobra “Frei Luiz de Sousa”, de Al-meida Garrett, destina-se principal-mente a alunos do ensino secundá-rio, destacando-se ainda pela fortecomponente musical. A peça tem umdesconto de 50% para estudantes.

O teatro volta a marcar presençana Casa das Artes nos dias 21 e 22,pelas 21h30, com a estreia da peça“Primavera”, uma coprodução entrea companhia Fértil e a Casa das Ar-tes. A história de “Primavera” fala-nos da última velha de uma aldeiaserrana e que com ela já só vivemhistórias do passado.

No dia 23, pelas 22h30, o café-concerto acolhe o espetáculo “Minta& the Brook Trout”, considerado pelaBlitz um dos melhores discos portu-gueses de 2009.

Na véspera da Páscoa, dia 26,pelas 21h30, a Casa das Artes cum-pre a tradição e apresenta o concertode Páscoa, com Requiem em ré me-nor, K626 de W.A. Mozart, numa par-ceria entre a Casa das Artes e a Con-fraria das Santas Chagas, no âmbitoda programação da Semana Santa. Oconcerto está a cargo da OrquestraAcadémica da Universidade do Mi-nho e do Coro de Alunos da Licen-ciatura em Música da Universidadedo Minho.

Entretanto, no mês em, que secelebra o Dia Internacional da Mu-lher, a Casa das Artes expõe até ao fi-nal de março a mostra de pintura“Mulher Flor”, de Dores Aguiar.

Como habitualmente, o cinemafaz parte integrante da programaçãoda Casa das Artes. Neste âmbito, oCineclube de Joane propõe “Eu rece-beria as piores notícias dos seus lin-dos lábios” de Beto Brant e RenatoCiasca (dia 7); “A Terra Treme” de Lu-chino Visconti (dia 13, com entrada li-vre); “César deve morrer” de PaoloTaviani e Vittorio Taviano (dia 14);“Holy Motors” de Leos Carax (dia 21)e “Os três macacos” de Nuri BilgeCeylan (dia 28).

Destaque ainda para o filme“Jack Reacher” de ChristopherMcQuarrie, no dia 25, pelas 21h30,com entrada livre.

Agostinho Fernandes lançalivro para crianças

O ex-presidenteda Câmara Mu-nicipal, Agosti-nho Fernandes,vai lançar umnovo livro,desta vez, des-tinado ao pú-blico infantil.Intitulado “Olhao Rio Ave…”, olivro é apresen-tado no pró-xima sexta-feira, dia 8,pelas 10 horas,na BibliotecaMunicipal Ca-milo CasteloBranco, inse-rido na Semanada Leitura,sendo que porcada livro ven-dido será entre-gue um euro àAssociação Daras Mãos.

S e g u n d oAgostinho Fernandes, a ideia deste livro nasceu num fim de tarde, en-tre o poema de Fernando Pessoa “O rio da minha aldeia” e a inicia-tiva que o jornal Expresso desencadeou há cerca de um ano, “rega-lando-nos com um conjunto admirável de pequenas mas excelentesmonografias sobre os maiores rios de Portugal, a par da vida e his-tória das suas margens”.

Ao reparar que faltava o Rio Ave, “o rio de todas as aldeias do Valedo Ave, tive esta ideia”, conta o autor. E continua: “depois pus-mea caminho com a minha neta Beatriz que desencadeou em mim a in-tenção de escrever este poemeto sobre o rio Ave”. De armas e ba-gagens acompanharam o Ave “de perto e longe, por montes, vales ecampos, por estradas e atalhos entre pontes, açudes e moinhos”.

E é tudo isto que desfila diante de nós neste livro sonhado paraas crianças que, diz o autor, “sabem também muito bem quanto é pe-rigoso nadar e brincar nas suas águas… nem sempre tranquilas”.

“Olha o Rio Ave…” tem ilustrações de Fedra Santos, que tambémas irá expor na Biblioteca Municipal, no decorrer na Semana da Lei-tura.

pub

Page 18: OP1087

pública: 6 de março de 2013 ppuubblliicciiddaaddee14

AAiiddaa AAddéélliiaa BBrraannddããoo CCaarrnneeiirroo RReeiiss ddaa SSiillvvaa

(Aidinha Funileira)Missa de 1º Aniversário

Sua família vem por este meio participar a todas as pessoas da sua ami-zade que, por data do aniversário do seu falecimento, será celebrada umamissa Domingo, dia 10 de Março, pelas 10:00 horas na Igreja Paroquial deAntas, Vila Nova de Famalicão.

Desde já o seu profundo reconhecimento a quantas se dignarem assis-tir a este piedoso acto.

A Família

Calendário - V. N. Famalicão

Maria José Gonçalves FerreiraAgradecimento

No passado dia 26 do mês de Fevereiro faleceu a D. Maria José Gonçalves Fer-reira, que residia na freguesia de Calendário.

Seus filhos, noras, genros, netos, bisnetos e demais família, vêm por este meio,sensiblizada, agradecer a todas as pessoas que se incorporaram no funeral do seuente querido e que participaram na missa de 7º Dia.

Desde já agradecem a todas as pessoas que se associaram à sua dor.Calendário, 6 de Março de 2013

AAvviiddooss –– VViillaa NNoovvaa ddee FFaammaalliiccããooMMaarriiaa ddaa GGllóórriiaa FFaarriiaa ddee OOlliivveeiirraa

Agradecimento e Missa de 7º DiaSeus familiares veem por este meio muito sensibilizados e na impos-

sibilidade de o fazer pessoalmente, agradecer a todos os que se associa-ram à sua dor e pelas provas de carinho e amizade que lhes foram en-dereçadas aquando do falecimento do seu ente querido.

Aproveitam para anunciar, que a Missa de 7º dia será celebradaquinta-feira, dia 7, pelas 19,00 horas, na Igreja Paroquial de Avidos.Desde já, o nosso profundo agradecimento a quantos se dignarem assis-tir a este acto religioso.

A Fa mí liaAgência Funerária da Lagoa - Tel. 252321594

AAnnttóónniioo CCaarrvvaallhhoo AAzzeevveeddoo((EExx-- PPrreessiiddeennttee ddaa JJuunnttaa ddee FFrreegguueessiiaa ddee VVaallee SS.. MMaarrttiinnhhoo))

Agradecimento e Missa de 7º DiaA Junta de Freguesia de Vale S. Martinho, vem por este meio a-

gradecer a presença de todos no funeral do Sr. António Carvalho Azeve-do, Ex. Presidente da Junta desta Freguesia e sogro do atual PresidenteJosé Luís Veloso Antunes, que teve lugar no passado domingo dia 03 deMarço na Igreja Paroquial de Vale S. Martinho.

Também participa que a missa de 7º dia será celebrada no pró-ximo Domingo dia 10 de Março, pelas 10.30 horas na Igreja Paro-quial de Vale S. Martinho.

Agradecemos desde já a quem possa estar presente.

A Fa mí lia

AAnnttóónniioo CCaarrvvaallhhoo AAzzeevveeddooAgradecimento e Missa de 7º DiaSeus familiares veem por este meio muito sensibilizados e na im-

possibilidade de o fazer pessoalmente, agradecer a todos os que se as-sociaram á sua dor e pelas provas de carinho e amizade que lhes foramendereçadas aquando do falecimento do seu ente querido.

Aproveitam para anunciar, que a Missa de 7º Dia será celebradano próximo Domingo, dia 10 de Março, pelas 10.30horas na IgrejaParoquial de Vale S. Martinho.

Desde já, o nosso profundo agradecimento a quantos se dignaremassistir a este ato religioso.

A Fa mí lia

SSeeiiddee SS.. MMiigguueell--VViillaa NNoovvaa ddee FFaammaalliiccããooMMaarriiaa VViilleellaa DDiiaass

Agradecimento e Missa do 30º dia do seu falecimentoSeus familiares veem por este meio muito sensibilizados e na impos-

sibilidade de o fazer pessoalmente, agradecer a todos os que se associa-ram á sua dor e pelas provas de carinho e amizade que lhes foram en-dereçadas aquando do falecimento do seu ente querido.

Aproveitam para anunciar que a Missa de 30º dia do falecimento doseu ente querido, será celebrada, domingo, dia 10 de Março, pelas09,30 horas na Igreja Paroquial de Seide S. Miguel.Desde já, o nosso profundo agradecimento a quantos se dignarem assis-tir a este acto religioso.

A Fa mí liaAgência Funerária da Lagoa - Tel. 252321594

Page 19: OP1087

ppuubblliicciiddaaddee//ccuullttuurraa pública: 6 de março de 2013 15

FFaa llee ccii mmeenn ttoossTTeerreessaa BBaarrbboossaa ddooss SSaannttooss,, no dia 28de fevereiro, com 77 anos, solteira, dafreguesia de SSeezzuurreess..

MMáárriioo PPiinnttoo,, no dia 3 de março, com 77anos, viúvo de Maria Lucinda da Costae Silva, da freguesia de AArrnnoossoo SSaannttaaMMaarriiaa..

AAnnttóónniioo ddaa SSiillvvaa PPeerreeiirraa,, no dia 3 demarço, com 87 anos, casado com Ma-ria da Costa Pereira, da freguesia deVVii--llaaççaa ((BBrraaggaa))..

AAnnttóónniioo ddaa CCoossttaa RRiibbeeiirroo,, no dia 3 demarço, com 91 anos, viúvo de EmíliaFerreira Miranda Fernandes, da fregue-sia de NNiinnee..

Ag. Funerária Arnoso José DanielPereiraArnoso Santa Eulália - Telf. 91 724 67 03

AAllbbiinnoo ddee AAllmmeeiiddaa,, no dia 26 de feve-reiro, com 89 anos, viúvo de Maria Sal-gado, da freguesia de OOlliivveeiirraa SS.. MMaa--tteeuuss..

Agência Funerária Carneiro & GomesOliveira S. Mateus – Telm. 91 755 32 05

JJooaaqquuiinnaa ddee OOlliivveeiirraa,, no dia 27 de fe-vereiro, com 83 anos, viúva de Francis-co de Sá Fernandes, da freguesia deVVeerrmmooiimm..

MMaarriiaa ddaa GGllóórriiaa FFaarriiaa ddee OOlliivveeiirraa,, no dia27 de fevereiro, com 94 anos, viúva deArtur Rodrigues de Andrade, da fregue-sia de AAvviiddooss..

MMaarriiaa ddaa SSiillvvaa CCooeellhhoo,, no dia 28 de fe-vereiro, com 90 anos, viúva de Fernan-do da Silva Hipólito, da freguesia deLLaannddiimm..

MMaannuueell FFeerrnnaannddoo FFeerrrreeiirraa OOssóórriioo,, nodia 3 de março, com 49 anos, solteiro,da freguesia de LLaannddiimm..

AAnnttóónniioo AAllvveess ddaa FFoonnsseeccaa,, no dia 4 demarço, com 67 anos, solteiro, da fre-guesia da LLaaggooaa..

Agência Funerária da LagoaLagoa – Telf. 252 321 594

MMaannuueell MMaarrttiinnss BBrraaggaa,, no dia 26 de fe-vereiro, com 60 anos, casado com Ma-ria Olívia da Silva Andrade, da fregue-sia de LLoouussaaddoo..

MMaarriiaa JJoosséé GGoonnççaallvveess FFeerrrreeiirraa,, no dia26 de fevereiro, com 90 anos, viúva deCamilo Ismael Moniz, da freguesia deCCaalleennddáárriioo..

Funerária Ribeirense Paiva & Irmão LdaRibeirão – Telf. 252 491 433

MMaarriiaa ddaa CCoossttaa MMoorraaiiss,, no dia 1 demarço, com 82 anos, casada com An-tónio da Costa Ribeiro, da freguesia deVVaallee SS.. CCoossmmee..

AAnnttóónniioo CCaarrvvaallhhoo ddee AAzzeevveeddoo,, no dia 2de março, com 85 anos, casado comBertelina Simões Nogueira, da fregue-sia de VVaallee SS.. MMaarrttiinnhhoo..

Agência Funerária das Quintães Vale S. Cosme – Tel.: 252 911 290

JJúúlliiaa MMaarrttiinnss,, no dia 2 de março, com80 anos, viúva de Domingos Mota, dafreguesia de RRiibbaa dd’’AAvvee..

MMaarriiaa BBeeaattrriizz SSooaarreess,, no dia 3 de mar-ço, com 86 anos, viúva de João Gon-çalves Duarte, da freguesia de RRiibbaadd’’AAvvee..

Agência Funerária Riba D’AveRiba D’Ave – 917 586 874

BBaallbbiinnaa FFeerrrreeiirraa ddaa CCoossttaa,, no dia 21 defevereiro, com 79 anos, viúva de Joséda Silva Carvalho, da freguesia de CCaa--vvaallõõeess..

JJoosséé ddaa SSiillvvaa ee SSáá,, no dia 19 de feverei-ro, com 64 anos, solteiro, da freguesiade GGoonnddiiffeellooss..

MMaarriiaa FFeerrrreeiirraa ddee JJeessuuss,, no dia 19 de fe-vereiro, com 82 anos, solteira, da fre-guesia de GGoonnddiiffeellooss..

RRoossaa FFeerrnnaannddeess ddaa SSiillvvaa,, no dia 25 defevereiro, com 91 anos, solteira, da fre-guesia de GGaavviiããoo..

MMaannuueell FFaarriiaa ddee MMiirraannddaa,, no dia 27 defevereiro, com 67 anos, casado comMaria Rosa Machado, da freguesia deGGoonnddiiffeellooss

Agência Funerária PalharesBalazar– Tel.: 252 951 147

MMaarriiaa AAnnttóónniiaa ddaa SSiillvvaa,, no dia 5 de mar-ço, com 95 anos, viúva de Manuel Ma-chado de Andrade, da freguesia de BBuurr--ggããeess ((SSaannttoo TTiirrssoo))..

CCaarrllooss AAllbbeerrttoo AAnnddrraaddee BBaarrbboossaa,, no dia 5de março, com 63 anos, casado com Al-bertina da Conceição Nunes de CastroBarbosa, da freguesia de RReebboorrddõõeess((SSaannttoo TTiirrssoo))..

IInnêêss CCoossttaa CCoorrrreeiiaa,, no dia 4 de março, sol-teira, da freguesia de RRoorriizz ((SSaannttoo TTiirrssoo))..

JJuussttiinnaa BBaattiissttaa ddee OOlliivveeiirraa,, no dia 28 defevereiro, com 86 anos, viúva de AugustoAlves da Silva Júnior, da freguesia de RRee--bboorrddõõeess ((SSaannttoo TTiirrssoo))..

AAllbbeerrttiinnaa ddaa CCoossttaa GGuuiimmaarrããeess,, no dia 28de fevereiro, com 96 anos, viúva de Má-rio Monteiro dos Santos, da freguesia deSS.. TToomméé ddee NNeeggrreellooss ((SSaannttoo TTiirrssoo))..

Agência Funerária de BurgãesSede.: Burgães / Filial.: Delães Telf.252 852 325

Festival da Canção JOEMCA em Famalicão

Cineclube propõe cinema brasileiro

O Arciprestado de Famalicão acolhe, este ano,o Festival da Canção JOEMCA (Jovens em Ca-minhada), que se realiza no próximo domingo,dia 10, a partir das 15 horas.A iniciativa tem lugar no Salão Paroquial de

Famalicão, estando a organização a cargo doGrupo de Jovens da paróquia de Palmeira, querecentemente venceu o Festival de ReisJOEMCA. Este encontro tem como objetivo reunir vá-

rios grupos de jovens que fazem parte da fa-mília do movimento JOEMCA, provenientes dediferentes paróquias e arciprestados de Braga,para apresentarem os seus dotes musicais eproporcionarem a todos uma tarde animada

com a sua originalidade. As diferentes atua-ções são preparadas a partir do tema propostopela organização, que é “Caminharemos fir-mes na Fé, alegres na esperança”. Sendo este também um Festival de cariz

solidário, será cobrada uma entrada de doiseuros (apenas para maiores de 12 anos), querevertem para o Centro de Acolhimento e For-mação Jovens em Caminhada, que prestaapoio a jovens em perigo de marginalização.A organização apela à participação de to-

dos, acreditando que o festival se traduziránuma “tarde diferente, animada, marcada peloespírito ousado e feliz de quem caminha firmena Fé e alegre na esperança”.

Em colaboração com o Museu da Indústria Têxtil e Maratona Fotográfica

Famalicão lança concurso de fotografia

sobre “Turismo Industrial”Estão abertas até 1 de abril, asinscrições para participar nasegunda edição do concursode fotografia com o tema “Tu-rismo Industrial”, lançado pelaCâmara de Famalicão, atravésdo Museu da Indústria Têxtil,com a colaboração da Mara-tona Fotográfica. A iniciativa tem como obje-

tivos dar a conhecer o diversi-ficado campo do patrimónioindustrial através de uma lin-guagem artística universal,como é a arte fotográfica. Pro-cura-se ainda realçar a impor-tância do Património Indus-trial, numa região muitomarcada pela atividade indus-trial, a qual foi motor de pro-gresso e desenvolvimento noconcelho de Famalicão, e detoda a região da Bacia do Ave. Segundo a autarquia fa-

malicense, a denominação doconcurso – Turismo Industrial– justifica-se pelo facto de, aonele participarem, “os concor-rentes efetuarem uma autên-tica viagem de descoberta pelaregião da Bacia do Ave, na pro-cura dos melhores exemplospara captarem com as suas ob-jetivas”. Na edição deste ano, para

além de um tema livre, sele-cionaram-se três temas maisespecíficos, que pretendemrealçar a importância da águae da energia hidráulica no pro-

cesso de industrialização,desta região (água e indústria),destacar o diversificado con-junto de máquinas e equipa-mentos que a tornaram possí-vel (máquinas e energia), ousalientar as soluções específi-cas encontradas na Bacia doAve para a resolução do pro-blema do afluxo da mão-de-obra necessária à laboraçãodas fábricas (habitação operá-ria). A participação está aberta

a todas as pessoas, indepen-dentemente da sua idade e na-cionalidade, sejam amadoresou profissionais. O primeiro prémio do con-

curso é no valor de 400 euros,enquanto o segundo prémiotem o valor de 300 euros e o

terceiro prémio 200 euros. O concurso culminará com

uma exposição dos trabalhosselecionados e premiados noMuseu da Indústria Têxtil daBacia do Ave, em Famalicão,que se inaugurará no dia 18 demaio, sendo então tambémefetuada a cerimónia de en-trega de prémios aos vencedo-res deste concurso.As inscrições têm um custo

de cinco euros e poderão serefetuadas via CTT ou via e mailpara o Museu da Industria Têx-til, Posto de Turismo ou Casada Cultura. O regulamento emais informações sobre o con-curso podem consultadas noportal do museu emhttp://www.museudaindus-triatextil.org/.

“Eu Receberia as Piores Notícias Dos Seus Lindos Lábios”, de Beto Brant e Renato Ciasca,é o filme proposto pelo Cineclube de Joane para esta quinta-feira, dia 7, na habitual sessãosemanal de cinema na Casa das Artes de FamalicãoUm triângulo amoroso envolve Cauby (Gustavo Machado), um fotógrafo de passagem

pelo interior da Amazônia, a bela e instável Lavínia (Camila Pitanga) e o seu marido, o pas-tor Ernani (Zecarlos Machado), que acredita ser possível consertar as contradições domundo. Lavínia, o corpo; Cauby, o olhar; Ernani, a palavra – os três vértices de uma paixãoincandescente, em meio à natureza ameaçada de devastação.A sessão começa às 21h45.

Page 20: OP1087

pública: 6 de março de 2013 ppuubblliicciiddaaddee16

Reiki REIKI - NIVEL 1 (23 E 24 MARÇO)REIKI - NIVEL 2 (27 E 28 ABRIL)

TAROTDÁ-SE CONSULTAS DE TAROT ETRATAMENTOS TERAPEUTICOS

DÁ-SE CURSOS DE REIKI, TAROT,KARUMA

TRATO COM TERAPEUTA NEVES

CONTATO: 910 663 006252 993 328

DATA CURSOS

CONSULTE www.verdadeeluz.pt

ALUGA-SE TALHOEM S. MARTINHO DO VALE

FACE À ESTRADA NACIONALCONTATO: 911 982 215

PRECISA-SEFUNCIONÁRIO/A

PARA POSTO DE ABASTECIMENTO

CONTATO: 252 961 281

PRECISA-SECOZINHEIRO/A

COM EXPERIÊNCIA PARA CHURRASCARIA NOS

ARREDORES DE V.N. FAMALICÃOCONTATO: 916 231 202

Grupo Folclórico de Santiago da CruzAssociação Cultural e Recreativa

Assembleia GeralConvoca-se todos os associados para a ASSEMBLEIA GERAL arealizar no dia 17 de Março de 2013 (Domingo) pelas 11 horas, nasede do Grupo, sita no Largo do Senhor dos Aflitos em S. Tiagoda Cruz, com a seguinte ordem de Trabalhos:

1.Análise e votação do Relatório de atividades de 2013 e Contasda Gerência relativos ao ano de 2012.2.Outros assuntos de interesse para o Grupo.Cruz, 25 de Fevereiro de 2013

A Presidente da Assembleia GeralMarta Rebelo

Associação Cultural e Desportiva de S. Martinho de Brufe

ConvocatóriaEu Joaquim Manuel Ribeiro da Costa Barroso, presidente da as-sembleia da associação cultural e desportiva de S. Martinho de Brufe,freguesia de Vila Nova de Famalicão, venho por este meio convocartodos os sócios desta colectividade para uma assembleia geral quese realizará no próximo dia 15 de Março de 2013, pelas 21h30 nasede da associação.Esperamos a presença de todos os sócios.

Esta assembleia terá a seguinte ordem de trabalhos:

Ponto 1 - Aprovação do relatório de contas do ano 2012.Ponto 2 - Outros assuntos de interesse para a associação.

O Presidente da Assembleia

Grupo Associativo e Recreativo de CruzASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA ELEITORAL

ConvocatóriaNos termos do disposto no artigo 40º do regulamento geral interno te-nho a honra de convocar os senhores associados para a assembleiageral ordinária do Grupo Recreativo e Associativo de Cruz (GRAC),a realizar no próximo dia 23 de março de 2013 pelas 14:45, na sededa junta de freguesia de Cruz, sita no Largo Senhor dos Aflitos nº 166,4770-191 e com a seguinte ordem trabalhos:

1º Apreciação e votação do relatório e contas de gerência do ano de2012 e do respetivo relatório e parecer do conselho fiscal.2º Eleição da mesa da assembleia geral, da direção e do conselho fis-cal para o biénio 2013/2015.3º Outros assuntos de interesse para a colectividade.

a) Nos termos do disposto dos artigos 40º e 41º dos estatutos, do re-gulamento geral interno e da legislação em vigor, do código que re-gulamenta as associações, é condição de participação, que os sócioscomprovem a qualidade de associado e que as suas quotas estejamem dia (28 de fevereiro de 2013). b) Se à hora marcada nesta convocatória não se encontrar presente,pelo menos, 40 dos associados no pleno gozo dos seus direitos; a as-sembleia funcionará, meia hora depois, com qualquer número de as-sociados.c) O prazo de apresentação de listas para eleição dos órgãos da co-letividade do GRAC, termina três dias antes da data das eleições etêm de ser entregues ao presidente da assembleia geral.Cruz, 02 de março de 2013

O presidente da mesa da assembleia geral(António Alberto Simões da Costa)

Associação Dojos ARJ Inter-freguesiasCONVOCATÓRIA

António Rogério da Costa Delgado, Presidente da Assem-bleia Geral, convoca todos os associados para uma AssembleiaGeral a realizar na sede social, na rua António Santos Oliveira140, Edifício da Liberdade , Calendário, que terá lugar no dia 23de Março às 19,30 horas com a seguinte ordem de trabalhos.

1- Apresentação e votação do relatório de contas do ano 20122- Outros assuntos de interesse para a Associação

De acordo com os estatutos, se à hora marcada não se en-contrar reunido o número legal de associados, a Assembleia terálugar meia hora mais tarde com qualquer número de sócios pre-sentes.

Calendário, 7 de Março de 2013

O Presidente da Assembleia GeralAntónio Rogério da Costa Delgado

VENDOAPARTAMENTO T2

JUNTO ÀS PISCINAS DE FAMALICÃOVALOR: 19.500€

C/ INQUILINOTrata o próprio: 962 187 853

VENDOARMAZÉM COM 380 M2

JUNTO ÀS PISCINAS DE FAMALICÃOVALOR: 120.000€

Com inquilino a pagar renda 750€/MÊS

Trata o próprio: 962 187 853

JOVEMSATISFAZ PRAZERES

MAIS INTIMOS DAS MULHERES

SIGILO ABSOLUTOCONTATO: 910 485 580

ALUGA-SE T1na Rua Ernesto Carvalho - VNF

por cima das Finanças - 3º andarMUITO BOM ESTADO DE CONSERVAÇÃO

RENDA - 250 €CONTACTO: 252 321 212

ALUGA-SELOJA EM RIBEIRÃO

Edf. das Oliveiras, junto às piscinas.

CONTATO: 966 448 871

ATENDOSENHORAS

BIO-PSICO-EMOCIONALCONFIDENCIALIDADE MÁXIMA

LIGUE 917981114

ALUGUER ESMERIZ

Apartamento T3 em Moradia individual, com garagem

e jardim.Zona sossegada

de excelentes acessos e próxima do centro

da cidade.

DISPONIBILIDADE IMEDIATA

Ligue: 252 331 212ou 917 849 094

RESTAURANTE ROMYRESTAURANTE ROMYNOVA GERÊNCIA

SERVIÇO DIÁRIAS TODOS OS DIAS AO ALMOÇO E JANTAR

Damos orçamentos para festas, comunhões e outros eventosENCERRA À SEGUNDA-FEIRA A SEGUIR AO ALMOÇO

Avenida João XXI Vermoim - VNF - CONTACTO: 932 798 806