OPERAÇÕES DE ALMOXARIFADO

3
CAPÍTULO 3 DO LIVRO ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS Marco Aurélio P. Dias OPERAÇÕES DE ALMOXARIFADO (Resenha) O texto “Operações de Almoxarifado” diz a respeito da importância de se haver um local para armazenagem de materiais, o chamado almoxarifado. Esse local deve possuir fácil acesso para entrada e saída de mercadorias e acesso para a distribuição dos materiais. A armazenagem de produtos permite diminuir custos de operações, ajuda a diminuir o número de problemas administrativos, as características físicas e químicas do material indicam as principais características no melhor modo de armazenagem de cada material. Existem itens que exige determinada temperatura, não exposição ao sol ou até certa distância de outros materiais. É necessário buscar o método adequado para a estocagem dos materiais, o texto cita alguns métodos iniciando a descrição pelo local que os produtos devem ser armazenados. O sistema de localização auxilia o chefe do almoxarifado a definir posições e espaços de acordo com códigos, normalmente representado da forma alfanumérica. Existem dois critérios para a localização dos materiais, o sistema de estocagem fixa e o sistema de estocagem livre. O de estocagem fixa os elementos ficam define o tipo de material estocado por área, o de estocagem livre os matérias ocupam os espaços vazios para o controle eles devem ser endereçados e possuir ficha de localização para não haver perca de material. Os materiais devem ser classificados e codificados para haver um controle eficiente de estoque e um procedimento de armazenagem adequado. A classificação do material deve agrupar os produtos conforme sua forma, sua dimensão, peso, tipo, uso, cada gênero deve ocupar um determinado local para não causar confusão ou dispersão de espaço ou até mesmo alteração da qualidade do produto. Os sistemas de codificação mais

Transcript of OPERAÇÕES DE ALMOXARIFADO

CAPÍTULO 3

DO LIVRO ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS

Marco Aurélio P. Dias

OPERAÇÕES DE ALMOXARIFADO

(Resenha)

O texto “Operações de Almoxarifado” diz a respeito da importância de se haver um local para armazenagem de materiais, o chamado almoxarifado. Esse local deve possuir fácil acesso para entrada e saída de mercadorias e acesso para a distribuição dos materiais. A armazenagem de produtos permite diminuir custos de operações, ajuda a diminuir o número de problemas administrativos, as características físicas e químicas do material indicam as principais características no melhor modo de armazenagem de cada material. Existem itens que exige determinada temperatura, não exposição ao sol ou até certa distância de outros materiais.

É necessário buscar o método adequado para a estocagem dos materiais, o texto cita alguns métodos iniciando a descrição pelo local que os produtos devem ser armazenados. O sistema de localização auxilia o chefe do almoxarifado a definir posições e espaços de acordo com códigos, normalmente representado da forma alfanumérica. Existem dois critérios para a localização dos materiais, o sistema de estocagem fixa e o sistema de estocagem livre. O de estocagem fixa os elementos ficam define o tipo de material estocado por área, o de estocagem livre os matérias ocupam os espaços vazios para o controle eles devem ser endereçados e possuir ficha de localização para não haver perca de material.

Os materiais devem ser classificados e codificados para haver um controle eficiente de estoque e um procedimento de armazenagem adequado. A classificação do material deve agrupar os produtos conforme sua forma, sua dimensão, peso, tipo, uso, cada gênero deve ocupar um determinado local para não causar confusão ou dispersão de espaço ou até mesmo alteração da qualidade do produto. Os sistemas de codificação mais utilizados são o alfabético, alfanumérico e o numérico, também chamado de decimal. Este último é o mais utilizado pelas empresas. Estes são divididos em subgrupos, subclasses de acordo com a necessidade da empresa e o volume de informações que deseja obter do sistema de codificações.

Para uma melhor organização da empresa ela precisa estar ter sempre com suas documentações organizadas, ter toda movimentação registrada nestes. Para isto é realizada periodicamente a contagem física dos seus itens. Para isso são realizados inventários físicos estes podem ser gerais ou rotativos. Os gerais ocorrem no final do exercício fiscal, abrangendo todos os itens de uma só vez, os rotativos as contagens são realizadas ao longo do ano.

Para a preparação e planejamento dos inventários são providenciados itens como folhas de convocação e serviço, definido os convocados, datas horários e locais de trabalho; Deve ser fornecido de meios de registro e qualidade adequada para uma correta contagem; Deve ser feita uma analise para arrumação física, agrupando produtos semelhantes, tendo por

perto todo o material para a realização do inventario, elementos como balança aferidas, balanças contadoras, escadas e etc... Deve ter o cut-off para documentação de matérias a serem inventariados.

O cut-off poderá consistir em um mapa com detalhes dos documentos como notas fiscais, nota de entrada, requisição de materiais, devolução de materiais. Para fazer a contagem é necessário que não esteja havendo movimentação ou saída de matérias, o controle devem ser rígidas, para não haver riscos de itens contados duas vezes.

O texto traz uma visão da importância da administração correta do armazenamento dos materiais localizados no almoxarifado sendo guardados de forma adequada, e contabilizados corretamente.