Oração e santidade! mateus 6.9

17
Oração e Oração e Santidade! Santidade! Abril/2015 Abril/2015

Transcript of Oração e santidade! mateus 6.9

Page 1: Oração e santidade!  mateus 6.9

Oração e Santidade!Oração e Santidade!

Abril/2015Abril/2015

Page 2: Oração e santidade!  mateus 6.9

Mateus 6:9Mateus 6:9

Introdução:Introdução:A idéia bíblica de santo e santidade é A idéia bíblica de santo e santidade é

de se separação. Conforme o emprego de se separação. Conforme o emprego comum das Escrituras, "Santificar" significa comum das Escrituras, "Santificar" significa separar algo do uso comum para um uso separar algo do uso comum para um uso exclusivo,peculiar; os termos bíblicos são exclusivo,peculiar; os termos bíblicos são utilizados exclusivamente no sentido utilizados exclusivamente no sentido religioso:religioso:

a) O sábado é um dia santo: (Ex 16.23; a) O sábado é um dia santo: (Ex 16.23; 20.8,11; 35.2); 20.8,11; 35.2);

b) Israel é o povo santo de Deus: (Ex 19.6); b) Israel é o povo santo de Deus: (Ex 19.6); c) A Igreja (1Pe 2.9).c) A Igreja (1Pe 2.9).

Page 3: Oração e santidade!  mateus 6.9

No Antigo Testamento, Arão, o No Antigo Testamento, Arão, o sacerdote, carregava inscrito em sua sacerdote, carregava inscrito em sua mitra: "Santidade ao Senhor" (Êx mitra: "Santidade ao Senhor" (Êx 28.36-38), indicando a sua 28.36-38), indicando a sua consagração total ao serviço de consagração total ao serviço de Deus.Deus.

Deus é absolutamente santo, Deus é absolutamente santo, majestoso em Sua santidade (Êx majestoso em Sua santidade (Êx 15.11; Sl 99.9; Is 6.3) e deseja do 15.11; Sl 99.9; Is 6.3) e deseja do Seu povo uma vida de santidade.Seu povo uma vida de santidade.

Page 4: Oração e santidade!  mateus 6.9

1. “A Oração do Senhor”:1. “A Oração do Senhor”:

Na oração conhecida como Pai Na oração conhecida como Pai Nosso, ensinada por Jesus Cristo aos Nosso, ensinada por Jesus Cristo aos seus discípulos, inicia assim: seus discípulos, inicia assim:

““Portanto, vós orareis assim: Pai nosso Portanto, vós orareis assim: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja que estás nos céus, santificado seja

o teu nome” (Mt 6.9).o teu nome” (Mt 6.9).

Page 5: Oração e santidade!  mateus 6.9

Santidade de DeusSantidade de Deus

Quando oramos, estamos Quando oramos, estamos falando com o nosso Pai. Todavia, falando com o nosso Pai. Todavia, devemos ter em mente também que devemos ter em mente também que Deus é um Pai Santo, que deve ser Deus é um Pai Santo, que deve ser reverenciado e adorado. Jesus, na reverenciado e adorado. Jesus, na oração sacerdotal, assim se refere ao oração sacerdotal, assim se refere ao Pai: “Pai Santo” (Jo 17.11).Pai: “Pai Santo” (Jo 17.11).

Page 6: Oração e santidade!  mateus 6.9

Santidade do NomeSantidade do Nome

Jesus declara a santidade do Jesus declara a santidade do nome de Deus. O que significa isto? É nome de Deus. O que significa isto? É necessário que entendamos que, no necessário que entendamos que, no mundo judeu, o nome significa a mundo judeu, o nome significa a própria pessoa, por isso, falar no própria pessoa, por isso, falar no nome de Deus é falar no próprio nome de Deus é falar no próprio Deus: a Sua natureza e caráter! Na Deus: a Sua natureza e caráter! Na Oração Sacerdotal Jesus diz ao Pai:Oração Sacerdotal Jesus diz ao Pai:

Page 7: Oração e santidade!  mateus 6.9

““Manifestei o teu nome aos homens Manifestei o teu nome aos homens que me deste do mundo...”que me deste do mundo...” (Jo 17.6-8). À (Jo 17.6-8). À frente: frente: “Eu lhes fiz conhecer o teu nome e “Eu lhes fiz conhecer o teu nome e ainda o farei conhecer ....”ainda o farei conhecer ....” (Jo 17.26). (Jo 17.26).

O Nome de Deus é a Sua própria O Nome de Deus é a Sua própria natureza. O nome envolve tudo quanto nos natureza. O nome envolve tudo quanto nos foi foi reveladorevelado a Seu respeito: Todos os Seus a Seu respeito: Todos os Seus atributos e todas as Suas obras. atributos e todas as Suas obras. O nome de O nome de Deus está relacionado à Sua revelação.Deus está relacionado à Sua revelação.

Por outro lado, a santificação do Seu Por outro lado, a santificação do Seu nome pressupõe o conhecimento daquele a nome pressupõe o conhecimento daquele a quem o nome representa; ou seja, quem o nome representa; ou seja, conhecer experimentalmente a Deus (Sl conhecer experimentalmente a Deus (Sl 9.10; 20.7).9.10; 20.7).

Page 8: Oração e santidade!  mateus 6.9

2. Santificação: A Vontade Santa 2. Santificação: A Vontade Santa de Deus para os Seusde Deus para os Seus

As Escrituras ensinam As Escrituras ensinam enfaticamente que a Salvação do enfaticamente que a Salvação do homem não é um fim em si mesma, homem não é um fim em si mesma, antes é o início da vida cristã, antes é o início da vida cristã, através da qual nos tornamos filhos através da qual nos tornamos filhos de Deus e progredimos em de Deus e progredimos em Santificação até à consumação de Santificação até à consumação de todo propósito de Deus em nossa todo propósito de Deus em nossa vida.vida.

Page 9: Oração e santidade!  mateus 6.9

O Significado da SantificaçãoO Significado da Santificação

Cabe, aqui, uma definição. Santificação Cabe, aqui, uma definição. Santificação é é "a graciosa e contínua operação do "a graciosa e contínua operação do Espírito Santo pela qual Ele liberta o Espírito Santo pela qual Ele liberta o pecador justificado da corrupção do pecado, pecador justificado da corrupção do pecado, renova toda a sua natureza à imagem de renova toda a sua natureza à imagem de Deus, e o capacita a praticar boas obras."Deus, e o capacita a praticar boas obras."

Santificação, portanto, é o ato Santificação, portanto, é o ato sobrenatural que se inicia com a sobrenatural que se inicia com a regeneração, consistindo no progressivo regeneração, consistindo no progressivo abandono do pecado em direção a Deus. abandono do pecado em direção a Deus. Deus é absolutamente santo, majestoso em Deus é absolutamente santo, majestoso em Sua santidade (Êx 15.11; Sl 99.9; Is 6.3) e Sua santidade (Êx 15.11; Sl 99.9; Is 6.3) e deseja do Seu povo uma vida de santidade.deseja do Seu povo uma vida de santidade.

Page 10: Oração e santidade!  mateus 6.9

A Santificação é um ProcessoA Santificação é um Processo

A santificação começa com o A santificação começa com o nosso novo nascimento; todavia, ela nosso novo nascimento; todavia, ela jamais terá fim nesta vida. Nós não jamais terá fim nesta vida. Nós não somos perfeitos, nem o seremos, somos perfeitos, nem o seremos, enquanto estivermos neste modo de enquanto estivermos neste modo de vida terreno; todavia, buscamos a vida terreno; todavia, buscamos a perfeição; caminhamos em sua perfeição; caminhamos em sua direção (Fp 3.12-16).direção (Fp 3.12-16).

Page 11: Oração e santidade!  mateus 6.9

Antes o pecado comandava o nosso Antes o pecado comandava o nosso pensar e agir, agora ele ainda nos pensar e agir, agora ele ainda nos influencia, todavia não mais reina.influencia, todavia não mais reina.

Isto indica a necessidade do Isto indica a necessidade do convertido adquirir novos hábitos pela convertido adquirir novos hábitos pela prática da verdade em amor (Ef 4.15). A prática da verdade em amor (Ef 4.15). A graça de Deus é educadora (Tt 2.11-15), graça de Deus é educadora (Tt 2.11-15), agindo através das Escrituras, nos agindo através das Escrituras, nos corrigindo e educando na justiça para o corrigindo e educando na justiça para o nosso aperfeiçoamento (2Tm 3.16,17). nosso aperfeiçoamento (2Tm 3.16,17). Todavia, continuaremos sendo pecadores Todavia, continuaremos sendo pecadores até o fim desta existência. (Pv 29.9; Ec até o fim desta existência. (Pv 29.9; Ec 7.20; Rm 7.13-25; Tg 3.1,2; 1Jo 1.8). 7.20; Rm 7.13-25; Tg 3.1,2; 1Jo 1.8).

Contudo, não existem carências em Contudo, não existem carências em nossa vida cristã que não possam ser nossa vida cristã que não possam ser supridas pelo próprio Cristo, nosso Senhor; supridas pelo próprio Cristo, nosso Senhor; e Ele o faz nos renovando através do Seu e Ele o faz nos renovando através do Seu conhecimento pela Palavra.conhecimento pela Palavra.

Page 12: Oração e santidade!  mateus 6.9

Notemos que a promessa de Jesus se Notemos que a promessa de Jesus se refere ao Seu socorro que nos conduz à refere ao Seu socorro que nos conduz à vitória; todavia, isto não exclui a gravidade vitória; todavia, isto não exclui a gravidade da tentação, da luta contra a carne, o da tentação, da luta contra a carne, o mundo e o diabo. Em nosso desejo mundo e o diabo. Em nosso desejo renovado de agradar a Deus, renovado de agradar a Deus, encontraremos sempre no pendor de nossa encontraremos sempre no pendor de nossa carne uma luta contra este propósito, para carne uma luta contra este propósito, para que façamos a vontade do velho homem, que façamos a vontade do velho homem, surgindo daí, um combate renhido. Todavia, surgindo daí, um combate renhido. Todavia, a nossa nova natureza triunfará pelo a nossa nova natureza triunfará pelo Espírito de Deus que em nós habita, cuja Espírito de Deus que em nós habita, cuja presença nos identifica como filhos de Deus presença nos identifica como filhos de Deus (Rm 8.9,14,16). (Rm 8.9,14,16).

Page 13: Oração e santidade!  mateus 6.9

3. A Santificação e a Consciência 3. A Santificação e a Consciência do Pecadodo Pecado

Faz-se necessário destacar que, em Faz-se necessário destacar que, em meio a esta luta, muitas vezes nos sentimos meio a esta luta, muitas vezes nos sentimos como que totalmente vencidos, tendo a como que totalmente vencidos, tendo a consciência aguda de nossa fraqueza e consciência aguda de nossa fraqueza e pecado, com a nítida sensação de sermos pecado, com a nítida sensação de sermos derrotados, que as nossas provas vão além derrotados, que as nossas provas vão além de nossa resistência. O próprio Pedro que, de nossa resistência. O próprio Pedro que, conforme já indicamos, recomenda a conforme já indicamos, recomenda a exultação da Igreja pelo fato de sermos exultação da Igreja pelo fato de sermos guardados por Deus (1Pe 1.5-6), diz: guardados por Deus (1Pe 1.5-6), diz: "Nisso "Nisso exultais, embora, no presente, por breve exultais, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações”várias provações” (1Pe 1.6). Paulo também, (1Pe 1.6). Paulo também, ao olhar para si mesmo, declara: ao olhar para si mesmo, declara: "Desventurado homem que sou!quem me "Desventurado homem que sou!quem me livrará do corpo desta morte?" (Rm 7.24).livrará do corpo desta morte?" (Rm 7.24).

Page 14: Oração e santidade!  mateus 6.9

O nosso conforto é que mesmo Deus O nosso conforto é que mesmo Deus sendo santo, não podendo conviver com sendo santo, não podendo conviver com o pecado, odiando a iniqüidade (Is 61.8), o pecado, odiando a iniqüidade (Is 61.8), e nós sendo miseráveis pecadores, Ele e nós sendo miseráveis pecadores, Ele nos perdoa e purifica quando, nos perdoa e purifica quando, arrependidos, lhe confessamos os nossos arrependidos, lhe confessamos os nossos pecados: pecados: "Se confessarmos os nossos "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”toda injustiça” (1Jo 1.9). (1Jo 1.9).

Page 15: Oração e santidade!  mateus 6.9

4. A Santificação tem um sentido 4. A Santificação tem um sentido escatológicoescatológico

Já indicamos que a Santificação é um Já indicamos que a Santificação é um processo que não encontra a sua perfeição processo que não encontra a sua perfeição nesta vida. A sua conclusão se dará em nossa nesta vida. A sua conclusão se dará em nossa glorificação futura, quando Deus completar a glorificação futura, quando Deus completar a Sua obra iniciada em nós (Rm 8.29-30: Fp Sua obra iniciada em nós (Rm 8.29-30: Fp 1.6). Nesse sentido, a consumação da 1.6). Nesse sentido, a consumação da santificação tem dois aspectos: santificação tem dois aspectos: um um espiritual e outro físico:espiritual e outro físico: espiritual, em espiritual, em nossa alma quando morrermos; físico, nossa alma quando morrermos; físico, quando Cristo voltar em glória, quando Cristo voltar em glória, ressuscitarmos e tivermos os nossos corpos ressuscitarmos e tivermos os nossos corpos glorificados. Assim, a santificação será total. glorificados. Assim, a santificação será total. A perspectiva do encontro com Cristo, quando A perspectiva do encontro com Cristo, quando Ele regressar em glória, deve nos motivar Ele regressar em glória, deve nos motivar hoje à santificação, a fim de vivermos em hoje à santificação, a fim de vivermos em santidade na Sua presença. (1Jo 3.2,3).santidade na Sua presença. (1Jo 3.2,3).

Page 16: Oração e santidade!  mateus 6.9

5. A Santificação é Imperativa5. A Santificação é Imperativa

A santificação é um imperativo expresso A santificação é um imperativo expresso por Deus em Sua Palavra, para todos os Seus por Deus em Sua Palavra, para todos os Seus filhos. De fato, não pode existir vida cristã filhos. De fato, não pode existir vida cristã estagnada, acomodada. A vida cristã é um estagnada, acomodada. A vida cristã é um desafio à santidade, conforme o propósito de desafio à santidade, conforme o propósito de Deus. Deus nos chama à santidade, conforme Deus. Deus nos chama à santidade, conforme o Seu propósito sábio, soberano, santo e o Seu propósito sábio, soberano, santo e eterno. Sendo assim, a santificação faz parte eterno. Sendo assim, a santificação faz parte essencial da vida da Igreja. A santificação é essencial da vida da Igreja. A santificação é uma vocação incondicional de todo o povo de uma vocação incondicional de todo o povo de Deus. Deus.

Page 17: Oração e santidade!  mateus 6.9

Deus nos elegeu na eternidade Deus nos elegeu na eternidade com este propósito (Ef 1.4). De fato, com este propósito (Ef 1.4). De fato, não há salvação sem santificação. A não há salvação sem santificação. A nossa eleição e salvação se nossa eleição e salvação se evidenciam em nossa santificação; evidenciam em nossa santificação; em nosso desejo de fazer a vontade em nosso desejo de fazer a vontade de Deus.de Deus.

A Palavra de Deus estabelece A Palavra de Deus estabelece uma relação intrínseca entre a nossa uma relação intrínseca entre a nossa responsabilidade de santificação e o responsabilidade de santificação e o nosso chamado (Rm 1.7; 1Co 1.2; Ef nosso chamado (Rm 1.7; 1Co 1.2; Ef 1.4; 2Ts 2.13). 1.4; 2Ts 2.13).