ÓRAMA DISTRIBUIDORA DE TÍTULOS E VALORES …“rama_DTVM... · Mutações do semestre - (4)...

25
ÓRAMA DISTRIBUIDORA DE TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS S.A. DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EM 30 DE JUNHO DE 2018 E 2017

Transcript of ÓRAMA DISTRIBUIDORA DE TÍTULOS E VALORES …“rama_DTVM... · Mutações do semestre - (4)...

Page 1: ÓRAMA DISTRIBUIDORA DE TÍTULOS E VALORES …“rama_DTVM... · Mutações do semestre - (4) (11.478) (11.482) ÓRAMA DISTRIBUIDORA DE TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS S.A. Demonstração

ÓRAMA DISTRIBUIDORA DE TÍTULOS E VALORESMOBILIÁRIOS S.A.

DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEISEM 30 DE JUNHO DE 2018 E 2017

Page 2: ÓRAMA DISTRIBUIDORA DE TÍTULOS E VALORES …“rama_DTVM... · Mutações do semestre - (4) (11.478) (11.482) ÓRAMA DISTRIBUIDORA DE TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS S.A. Demonstração

ÓRAMA DISTRIBUIDORA DE TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS S.A.

Demonstrações Contábeis

Em 30 de Junho de 2018 e 2017

Conteúdo

Relatório da Administração

Relatório dos Auditores Independentes sobre as Demonstrações Contábeis

Balanços Patrimoniais

Demonstração do Resultado

Demonstração da Mutação do Patrimônio Líquido

Demonstração do Fluxos de Caixa

Notas Explicativas às Demonstrações Contábeis

Page 3: ÓRAMA DISTRIBUIDORA DE TÍTULOS E VALORES …“rama_DTVM... · Mutações do semestre - (4) (11.478) (11.482) ÓRAMA DISTRIBUIDORA DE TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS S.A. Demonstração

RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO

Senhores Acionistas,

A Administração da Órama DTVM S.A. (“Órama”) submete à apreciação de V. Sas. o Relatório daAdministração e as correspondentes Demonstrações Contábeis, com o Relatório dos auditoresindependentes, referentes ao primeiro semestre de 2018.

Desempenho econômico-financeiro:

A Órama continua no processo de consolidação do seu modelo de negócios com forte crescimentono volume captado e em sua base de clientes.

Novos Produtos e Serviços:

No primeiro semestre, a Órama começou a distribuir para seus clientes o Certificado de OperaçõesEstruturadas – COE nos termos da Instrução CVM nº 569, de 14 de outubro de 2015.

A Companhia iniciou processo para ingresso na B3 – Bolsa, Brasil, Balcão como ParticipanteNegociacão Pleno. A previsão do início das atividades operacionais é para meados do segundosemestre de 2018.

Mudança de endereço de sede:

A Órama irá mudar o endereço de sua sede até o final do segundo semestre de 2018, o novoendereço será no Edifício Argentina, Praia de Botafogo, 228 – 18º andar - RJ. A mudança visaproporcionar uma melhor infraestrutura para áreas operacional e de tecnologia, bem como organizaro espaço de trabalho e aumentar a produtividade da Companhia.

Estas iniciativas, em conjunto com outras que estão por vir, reforçam o compromisso daAdministração com a continuidade e expansão dos negócios da Companhia.

Diretores:

Selmo NissenbaumRoberto Campos RochaMarcos Paulo Gonçalves ViannaHabib Nascif Cury NetoThiago Villela Dias

Page 4: ÓRAMA DISTRIBUIDORA DE TÍTULOS E VALORES …“rama_DTVM... · Mutações do semestre - (4) (11.478) (11.482) ÓRAMA DISTRIBUIDORA DE TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS S.A. Demonstração

RELATÓRIO DOS AUDITORES INDEPENDENTES SOBREAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

Aos Acionistas e Diretores daÓrama Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A.Rio de Janeiro - RJ

Opinião

Examinamos as demonstrações contábeis da Órama Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A.(“Distribuidora”) que compreendem o balanço patrimonial em 30 de junho de 2018 e as respectivasdemonstrações do resultado, das mutações do patrimônio líquido e dos fluxos de caixa para o semestrefindo nessa data, bem como as correspondentes notas explicativas, incluindo o resumo das principaispolíticas contábeis.

Em nossa opinião, as demonstrações contábeis acima referidas apresentam adequadamente, em todos osaspectos relevantes, a posição patrimonial e financeira da Órama Distribuidora de Títulos e ValoresMobiliários S.A. em 30 de junho de 2018, o desempenho de suas operações e os seus fluxos de caixa parao semestre findo nessa data, de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil aplicáveis àsinstituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil - BACEN.

Base para opinião

Nossa auditoria foi conduzida de acordo com as normas brasileiras e internacionais de auditoria.Nossas responsabilidades, em conformidade com tais normas, estão descritas na seção a seguirintitulada “Responsabilidades do auditor pela auditoria das demonstrações contábeis”. Somosindependentes em relação à Distribuidora, de acordo com os princípios éticos relevantes previstosno Código de Ética Profissional do Contador e nas normas profissionais emitidas pelo ConselhoFederal de Contabilidade e cumprimos com as demais responsabilidades éticas de acordo com essasnormas. Acreditamos que a evidência de auditoria obtida é suficiente e apropriada para fundamentarnossa opinião.

Page 5: ÓRAMA DISTRIBUIDORA DE TÍTULOS E VALORES …“rama_DTVM... · Mutações do semestre - (4) (11.478) (11.482) ÓRAMA DISTRIBUIDORA DE TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS S.A. Demonstração

Outros assuntos

Auditoria dos valores correspondentes ao semestre anterior

Os valores correspondentes ao semestre findo em 30 de junho de 2017, apresentado para fins decomparação, foram examinados por outros auditores independentes que emitiram relatório deauditoria datado de 03 de agosto de 2017, contendo parágrafo de incerteza relevante relacionada acontinuidade operacional.

Outras informações que acompanham as demonstrações contábeis e o relatório do auditor

A Administração da Distribuidora é responsável por essas outras informações que compreendem oRelatório da Administração.

Nossa opinião sobre as demonstrações contábeis não abrange o Relatório da Administração e nãoexpressamos qualquer forma de conclusão de auditoria sobre esse relatório.

Em conexão com a auditoria das demonstrações contábeis, nossa responsabilidade é a de ler oRelatório da Administração e, ao fazê-lo, considerar se esse relatório está, de forma relevante,inconsistente com as demonstrações contábeis ou com nosso conhecimento obtido na auditoria ou,de outra forma, aparenta estar distorcido de forma relevante. Se, com base no trabalho realizado,concluirmos que há distorção relevante no Relatório da Administração, somos requeridos acomunicar esse fato. Não temos nada a relatar a este respeito.

Responsabilidade da Administração e da governança pelas demonstrações contábeis

A Administração é responsável pela elaboração e adequada apresentação das demonstraçõescontábeis de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil aplicáveis às instituiçõesautorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil - BACEN e pelos controles internos que eladeterminou como necessários para permitir a elaboração de demonstrações contábeis livres dedistorção relevante, independentemente se causada por fraude ou erro.

Na elaboração das demonstrações contábeis, a administração é responsável pela avaliação dacapacidade de a Distribuidora continuar operando, divulgando, quando aplicável, os assuntosrelacionados com a sua continuidade operacional e o uso dessa base contábil na elaboração dasdemonstrações contábeis, a não ser que a administração pretenda liquidar a Distribuidora ou cessarsuas operações, ou não tenha nenhuma alternativa realista para evitar o encerramento das operações.

Page 6: ÓRAMA DISTRIBUIDORA DE TÍTULOS E VALORES …“rama_DTVM... · Mutações do semestre - (4) (11.478) (11.482) ÓRAMA DISTRIBUIDORA DE TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS S.A. Demonstração

Os responsáveis pela governança da Distribuidora são aqueles com responsabilidade pela supervisãodo processo de elaboração das demonstrações contábeis.

Responsabilidade do auditor pela auditoria das demonstrações contábeis

Nossos objetivos são obter segurança razoável de que as demonstrações contábeis, tomadas emconjunto, estão livres de distorção relevante, independentemente se causada por fraude ou erro, eemitir relatório de auditoria contendo nossa opinião. Segurança razoável é um alto nível desegurança, mas não uma garantia de que a auditoria realizada de acordo com as normas brasileiras einternacionais de auditoria sempre detectam as eventuais distorções relevantes existentes. Asdistorções podem ser decorrentes de fraude ou erro e são consideradas relevantes quando,individualmente ou em conjunto, possam influenciar, dentro de uma perspectiva razoável, asdecisões econômicas dos usuários tomadas com base nas referidas demonstrações contábeis.

Como parte da auditoria realizada de acordo com as normas brasileiras e internacionais de auditoria,exercemos julgamento profissional e mantemos ceticismo profissional ao longo da auditoria. Alémdisso:

Identificamos e avaliamos os riscos de distorção relevante nas demonstrações contábeis,independentemente se causada por fraude ou erro, planejamos e executamos procedimentos deauditoria em resposta a tais riscos, bem como obtemos evidência de auditoria apropriada esuficiente para fundamentar nossa opinião. O risco de não detecção de distorção relevanteresultante de fraude é maior do que o proveniente de erro, já que a fraude pode envolver o atode burlar os controles internos, conluio, falsificação, omissão ou representações falsasintencionais.

Obtemos entendimento dos controles internos relevantes para a auditoria para planejarmosprocedimentos de auditoria apropriados às circunstâncias, mas não com o objetivo deexpressarmos opinião sobre a eficácia dos controles internos da Distribuidora.

Avaliamos a adequação das políticas contábeis utilizadas e a razoabilidade das estimativascontábeis e respectivas divulgações feitas pela Administração.

Page 7: ÓRAMA DISTRIBUIDORA DE TÍTULOS E VALORES …“rama_DTVM... · Mutações do semestre - (4) (11.478) (11.482) ÓRAMA DISTRIBUIDORA DE TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS S.A. Demonstração

Concluímos sobre a adequação do uso, pela Administração, da base contábil de continuidadeoperacional e, com base nas evidências de auditoria obtidas, se existe incerteza relevante emrelação a eventos ou condições que possam levantar dúvida significativa em relação àcapacidade de continuidade operacional da Distribuidora. Se concluirmos que existe incertezarelevante, devemos chamar atenção em nosso relatório de auditoria para as respectivasdivulgações nas demonstrações contábeis ou incluir modificação em nossa opinião, se asdivulgações forem inadequadas. Nossas conclusões estão fundamentadas nas evidências deauditoria obtidas até a data de nosso relatório. Todavia, eventos ou condições futuras podemlevar a Distribuidora a não mais se manter em continuidade operacional.

Avaliamos a apresentação geral, a estrutura e o conteúdo das demonstrações contábeis,inclusive as divulgações e se as demonstrações contábeis representam as correspondentestransações e os eventos de maneira compatível com o objetivo de apresentação adequada.

Comunicamo-nos com os responsáveis pela governança a respeito, entre outros aspectos, do alcanceplanejado, da época da auditoria e das constatações significativas de auditoria, inclusive as eventuaisdeficiências significativas nos controles internos que identificamos durante nossos trabalhos.

Rio de Janeiro, 17 de agosto de 2018

Mário Vieira Lopes Shirley Ferreira de SouzaContador - CRC-RJ-60.611/O Contadora - CRC-RJ - 081.262/O-0

CRC-RJ-2026/O-5

Page 8: ÓRAMA DISTRIBUIDORA DE TÍTULOS E VALORES …“rama_DTVM... · Mutações do semestre - (4) (11.478) (11.482) ÓRAMA DISTRIBUIDORA DE TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS S.A. Demonstração

Ativo Nota 2018 2017 Passivo e patrimônio líquido Nota 2018 2017

Circulante Circulante

Disponibilidades 4 192 12.713 Negociações e intermediações de valores 11

Aplicações interfinanceiras de liquidez 5 27.668 - Conta corrente cliente 28.264 12.755

Títulos e valores mobiliários 6 Outras obrigações 12

Carteira própria 4.467 51.057 Fiscais e previdenciárias 455 357

Diversos 3.677 688

Outros créditos 7 32.396 13.800

Rendas a receber 914 322

Diversas 21.651 25

Despesas antecipadas 79 29

54.971 64.145

Permanente Patrimônio líquido 13

Investimentos 8 Capital social

Participação em controladas 94 - Domiciliados no país 67.000 67.000

94 - Ajuste de avaliação patrimonial - 30

Prejuízos acumulados (43.376) (16.530)

Imobilizado 9 23.624 50.500

Imobilizado de uso 863 197

(-) Depreciações acumuladas (112) (59)

751 138

Intangível 10

Ativos intangíveis 219 28

(-) Amortizações acumuladas (15) (11)

204 17

Total do ativo 56.020 64.300 Total do passivo e patrimônio líquido 56.020 64.300

As notas explicativas da administração são parte integrante das demonstrações contábeis.

ÓRAMA DISTRIBUIDORA DE TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS S.A.

Balanços Patrimoniais

(Em milhares de reais)

Em 30 de Junho de 2018 e 2017

Page 9: ÓRAMA DISTRIBUIDORA DE TÍTULOS E VALORES …“rama_DTVM... · Mutações do semestre - (4) (11.478) (11.482) ÓRAMA DISTRIBUIDORA DE TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS S.A. Demonstração

Nota 2018 2017

Receitas da intermediação financeira 3.001 2.337

Resultado de operações com títulos e valores mobiliários 3.001 2.337

Resultado bruto da intermediação financeira 3.001 2.337

Outras receitas (despesas) operacionais

Receitas de prestações de serviços 14 4.081 1.371

Despesas de pessoal (4.440) (2.577)

Despesas administrativas 15 (13.640) (2.498)

Despesas tributárias (485) (252)

Resultado de equivalência patrimonial 8 68 -

Outras despesas operacionais (63) (20)

Resultado operacional (11.478) (1.639)

Prejuízo do semestre (11.478) (1.639)

Quantidade de ações 67.000.000 67.000.000

Prejuízo do semestre por ação - R$ (0,17) (0,02)

As notas explicativas da administração são parte integrante das demonstrações contábeis.

ÓRAMA DISTRIBUIDORA DE TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS S.A.

Demonstração do Resultado

Semestres Findos em Junho de 2018 e 2017

(Em milhares de reais, exceto o prejuízo por ação)

Page 10: ÓRAMA DISTRIBUIDORA DE TÍTULOS E VALORES …“rama_DTVM... · Mutações do semestre - (4) (11.478) (11.482) ÓRAMA DISTRIBUIDORA DE TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS S.A. Demonstração

Capital Ajuste a valor de Prejuízos

social mercado - TVM acumulados Total

Saldos em 1º de Janeiro de 2017 18.000 2 (14.891) 3.111

Aumento de capital 49.000 - - 49.000

Ajuste a valor de mercado - TVM - 28 - 28

Prejuízo do semestre - - (1.639) (1.639)

Saldos em 30 de junho de 2017 67.000 30 (16.530) 50.500

Mutações do semestre 49.000 28 (1.639) 47.389

Saldos em 1º de Janeiro de 2018 67.000 4 (31.899) 35.105

Ajuste a valor de mercado - TVM - (4) - (4)

Prejuízo do semestre - - (11.478) (11.478)

Saldos em 30 de junho de 2018 67.000 - (43.377) 23.623

Mutações do semestre - (4) (11.478) (11.482)

ÓRAMA DISTRIBUIDORA DE TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS S.A.

Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido

Semestres Findos em 30 de Junho de 2018 e 2017

(Em milhares de reais)

As notas explicativas da administração são parte integrante das demonstrações contábeis.

Page 11: ÓRAMA DISTRIBUIDORA DE TÍTULOS E VALORES …“rama_DTVM... · Mutações do semestre - (4) (11.478) (11.482) ÓRAMA DISTRIBUIDORA DE TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS S.A. Demonstração

2018 2017

Fluxo de caixa das atividades operacionais:

Prejuízo do semestre (11.478) (1.639)

Ajustes ao prejuízo:

Ajuste a valor de mercado (TVM) (4) -

Ajuste de avaliação patrimonial (5) 28

Resultado de equivalência patrimonial (68) -

Depreciações e amortizações 34 15

Prejuízo do semestre ajustado (11.521) (1.596)

Variações nos ativos e passivos:

Aumento de títulos e valores mobiliários - TVM (24.642) (47.838)

Aumento (redução) outros créditos 7.939 (156)

Aumento em outros depósitos 9.278 7.866

Aumento em outras obrigações 1.717 455

(5.708) (39.673)

Caixa líquido aplicado as atividades operacionais (17.229) (41.269)

Fluxo de caixa das atividades de investimento:

Aquisição de imobilizado de uso (665) (63)

Aquisição de intangível (191) -

Caixa líquido aplicado as atividades de investimento (856) (63)

Fluxo de caixa das atividades de financiamento:

Aumento de capital - 49.000

Caixa líquido gerado pelas atividades de financiamento - 49.000

Aumento (redução) de caixa e equivalentes de caixa (18.085) 7.668

Caixa e equivalentes de caixa no início do semestre 18.277 5.045

Caixa e equivalentes de caixa no fim do semestre 192 12.713

Aumento (redução) de caixa e equivalentes de caixa (18.085) 7.668

ÓRAMA DISTRIBUIDORA DE TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS S.A.

Demonstração dos Fluxos de Caixa

Semestres Findos em 30 de Junho de 2018 e 2017

(Em milhares de reais)

As notas explicativas da administração são parte integrante das demonstrações contábeis.

Page 12: ÓRAMA DISTRIBUIDORA DE TÍTULOS E VALORES …“rama_DTVM... · Mutações do semestre - (4) (11.478) (11.482) ÓRAMA DISTRIBUIDORA DE TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS S.A. Demonstração

ÓRAMA DISTRIBUIDORA DE TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS S.A.

Notas Explicativas da Administração às Demonstrações Contábeis

Em 30 de Junho de 2018 e 2017

(Em milhares de Reais)

1 - Contexto Operacional

A Órama Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A. ("Distribuidora" ou “Órama”),sociedade por ações, foi constituída em 14 de janeiro de 2011 e teve a sua autorização parafuncionamento concedida pelo Banco Central do Brasil em 11 de fevereiro de 2011, bem como foiautorizada para o exercício das atividades de administrador de carteiras pela Comissão de ValoresMobiliários em 10 de maio de 2011.

A Distribuidora tem como objeto social a prática de operações inerentes às distribuidoras de títulos evalores mobiliários, de acordo com a regulamentação emitida pelo Banco Central do Brasil -BACEN e pela Comissão de Valores Mobiliários - CVM, nas suas respectivas áreas de competência.A principal operação da Distribuidora refere-se a distribuição de cotas de fundos, por meio de suaplataforma eletrônica de distribuição via internet, que ficou acessível ao público em geral em 29 dejulho de 2011.

Apesar das despesas superarem, momentaneamente, as receitas operacionais, em virtude do volumesob gestão não ter alcançado as premissas definidas no Plano de Negócios e Estudo de ViabilidadeEconomico-Financeira submetido ao Banco Central do Brasil, os acionistas têm realizado aportes derecursos além dos estimados no Plano de Negócios para suprir as despesas operacionais da Órama,assim como têm a intenção de realizar aportes adicionais, caso seja necessário, até que o volume sobgestão seja suficiente para sustentar as operações da Órama.

2 - Apresentação e Elaboração das Demonstrações Contábeis

As demonstrações contábeis foram elaboradas e estão sendo apresentadas de acordo com as práticascontábeis adotadas no Brasil aplicáveis às instituições financeiras, que incluem as disposiçõescontidas na Lei das Sociedades por Ações (Lei. 6.404/76), as normas consubstanciadas no PlanoContábil das Instituições do Sistema Financeiro Nacional (COSIF), normatizações do ConselhoMonetário Nacional (CMN) e do Banco Central do Brasil (BACEN) e os pronunciamentos, asorientações e as interpretações emitidas pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC)recepcionados pelos órgãos reguladores relacionados ao processo de convergência contábilinternacional que não conflitam com a regulamentação do Conselho Monetário Nacional (CMN) eBanco Central do Brasil (BACEN).

Page 13: ÓRAMA DISTRIBUIDORA DE TÍTULOS E VALORES …“rama_DTVM... · Mutações do semestre - (4) (11.478) (11.482) ÓRAMA DISTRIBUIDORA DE TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS S.A. Demonstração

.2.

ÓRAMA DISTRIBUIDORA DE TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS S.A.

Notas Explicativas da Administração às Demonstrações Contábeis

Na elaboração das demonstrações contábeis foram utilizadas estimativas e premissas nadeterminação dos montantes de certos ativos, passivos, receitas e despesas de acordo com as práticascontábeis vigentes no Brasil. Essas estimativas e premissas foram consideradas na seleção do prazode vida útil de certos ativos. Os resultados efetivos podem ser diferentes das estimativas e premissasadotadas.

As demonstrações contábeis estão sendo apresentadas em Real, que é a moeda funcional daDistribuidora. Todas as informações apresentdas em Real foram convertidas para milhar, excetoquando indicado de outra forma.

A Administração da Distribuidora revisa as estimativas e premissas pelo menos semestralmente.

A autorização para conclusão destas demonstrações contábeis foi dada pela Diretoria daDistribuidora em 17 de agosto de 2018.

As demonstrações contábeis foram elaboradas com base no custo histórico e, quando aplicável,houve mensuração a valor justo, conforme descrito nas principais práticas contábeis.

3 - Resumo das Principais Práticas Contábeis

a. Apuração de resultado

As receitas e despesas são reconhecidas pelo regime de competência.

b. Caixa e equivalentes de caixa

Incluem, quando aplicável, disponibilidades e investimentos de curto prazo de alta liquidez,com risco irrelevante de mudança de valor e com prazo original de vencimento não superior a90 dias.

c. Títulos e valores mobiliários

Os títulos e valores mobiliários são classificados nos termos da Circular BACEN nº 3.068/01,em três categorias apresentadas abaixo.

(i) Títulos para negociação - aqueles adquiridos com o propósito de serem ativa efrequentemente negociados, os quais são avaliados ao valor de mercado, em contrapartidaao resultado.

Page 14: ÓRAMA DISTRIBUIDORA DE TÍTULOS E VALORES …“rama_DTVM... · Mutações do semestre - (4) (11.478) (11.482) ÓRAMA DISTRIBUIDORA DE TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS S.A. Demonstração

.3.

ÓRAMA DISTRIBUIDORA DE TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS S.A.

Notas Explicativas da Administração às Demonstrações Contábeis

(ii) Títulos disponíveis para venda - aqueles que não se enquadram nas categorias (i) e (iii), osquais são registrados pelo custo de aquisição acrescidos dos rendimentos auferidos emcontrapartida do resultado e avaliados pelo valor de mercado, em contrapartida a uma contaespecífica do patrimônio líquido; tais títulos são utilizados em sua maioria na gestão docaixa da Distribuidora. Os ganhos e perdas dos títulos disponíveis para venda, quandorealizados, serão reconhecidos na demonstração do resultado, em contrapartida da contaespecífica do patrimônio líquido.

(iii) Títulos mantidos até o vencimento - aqueles adquiridos com a intenção de serem mantidosem carteira até o vencimento, os quais são avaliados pela sua taxa intrínseca, emcontrapartida ao resultado e avaliados quanto a eventual evidência de perda permanente aqual, se constatada, é registrada no exercício de sua ocorrência.

Os títulos e valores mobiliários classificados como “para negociação” estão apresentados noativo circulante, independente dos vencimentos.

Nos semestre findo em 30 de junho de 2018, houve reclassificação de títulos entre categorias,evidenciado na nota explicativa 6.

d. Ativo imobilizado e intangível

O imobilizado é demonstrado ao custo de aquisição, líquido das respectivas depreciaçõesacumuladas, calculadas pelo método linear de acordo com as taxas fiscais que se aproxima davida útil econômica estimada dos bens, sendo: móveis e equipamentos de uso – 10%; e sistemasde processamento de dados – de 20% ao ano.

O intangível é mensurado pelo custo de aquisição deduzido da amortização acumulada, quandoaplicável.

e. Demais ativos circulantes

Os demais ativos circulantes são demonstrados pelos valores de realização, incluindo, quandoaplicável, os rendimentos e as variações monetárias (em base pro rata dia), deduzidos dascorrespondentes rendas de realização futura e/ou provisões para perdas.

f. Imposto de renda e contribuição social

A provisão para imposto de renda é constituída com base no lucro contábil, ajustado pelasadições e exclusões previstas na legislação fiscal, à alíquota de 15%, acrescida de adicional de10% sobre o lucro tributável anual excedente a R$ 240. A provisão para contribuição socialsobre o lucro é constituída à alíquota de 15%.

Page 15: ÓRAMA DISTRIBUIDORA DE TÍTULOS E VALORES …“rama_DTVM... · Mutações do semestre - (4) (11.478) (11.482) ÓRAMA DISTRIBUIDORA DE TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS S.A. Demonstração

.4.

ÓRAMA DISTRIBUIDORA DE TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS S.A.

Notas Explicativas da Administração às Demonstrações Contábeis

g. Demais passivos circulantes e não circulantes

São demonstrados pelos valores conhecidos ou calculáveis, acrescidos, quando aplicável, doscorrespondentes encargos, variações monetárias e/ou cambiais incorridas até a data dosbalanços.

As provisões são reconhecidas no balanço quando há uma obrigação legal, ou constituída, comoresultado de um evento passado onde é provável que um recurso econômico seja requerido parasaldar a obrigação e os montantes envolvidos forem mensuráveis com suficiente segurança. Asprovisões são registradas tendo como base as melhores estimativas do risco envolvido.

h. Ativos e passivos contingentes e obrigações legais

As contingências ativas e passivas e obrigações legais, fiscais e previdenciárias são avaliadasreconhecidas e demontradas de acordo com os critérios definidos na Resolução nº 3.823/09 doCMN.

Os passivos contingentes são reconhecidos quando, baseado na opinião de assessores jurídicos,for considerado provável o risco de perda de uma ação judicial ou administrativa, gerando umaprovável saída de recursos para a liquidação das obrigações e quando os montantes envolvidosforem mensuráveis com suficiente segurança.

Os ativos contingentes são reconhecidos quando a administração possui total controle dasituação ou quando há garantias reais ou decisões judiciais favoráveis, sobre as quais não cabemmais recursos.

i. Redução ao valor recuperável de ativos (Impairment)

É reconhecida uma perda por impairment se o valor de contabilização de um ativo excede seuvalor recuperável.

j. Prejuízo por ação

É calculado com base na quantidade de ações em circulação na data do balanço.

Page 16: ÓRAMA DISTRIBUIDORA DE TÍTULOS E VALORES …“rama_DTVM... · Mutações do semestre - (4) (11.478) (11.482) ÓRAMA DISTRIBUIDORA DE TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS S.A. Demonstração

.5.

ÓRAMA DISTRIBUIDORA DE TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS S.A.

Notas Explicativas da Administração às Demonstrações Contábeis

4 - Caixa e Equivalentes de Caixa

Caixa e equivalentes de caixa incluem os depósitos bancários da Distribuidora. Estes recursos estãodisponíveis para uso imediato.

2018 2017

Disponibilidade em moeda nacional 192 12.713

192 12.713

5 - Aplicações Interfinanceiras de Liquidez

As aplicações interfinanceiras de liquidez referem-se a aplicações em operações compromissadas –posição bancada LTN – Letra do Tesouro Nacional com vencimento em 01/04/2019.

2018 2017

Mercado aberto 27.668 -

27.668 -

6 - Títulos e Valores Mobiliários

2018 2017

Custo Valor de Ganhos não Custo Valor de Ganhos nãoatualizado mercado realizados atualizado mercado realizados

Títulos disponíveis para venda:Carteira própria

Letras Financeiras Livre do Tesouro (LFT) - - - 1.486 1.489 -Letras Financeiras Vinc.do Tesouro (LFT) - - - 44.454 49.501 5.047

Títulos dispníveis para venda - - - 45.940 50.990 5.047

Títulos para negociação:Carteira própria

Letras Financeiras Vinc. do Tesouro (LFT) 4.432 4.435 3 - - -

4.432 4.435 3 - - -

Títulos privadosCarteira própria

Letras de Crédito Agricola Livre (LCA) - - - 25 25 -

Letras de Crédito Livre Imobiliarios (LCI) - - - 42 42 -

- - - 67 67 -

Total de operações com títulos públicos 4.432 4.435 3 67 67 -

Certif. Depósito Bancário Livre (CDB) 14 14 - - - -

Letras de Câmbio Livre (LC) 18 18 - - - -

32 32 - - - -

Títulos para negociação 4.464 4.467 3 67 67 -

Total de títulos e valores mobiliários 4.464 4.467 3 46.007 51.057 5.050

Page 17: ÓRAMA DISTRIBUIDORA DE TÍTULOS E VALORES …“rama_DTVM... · Mutações do semestre - (4) (11.478) (11.482) ÓRAMA DISTRIBUIDORA DE TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS S.A. Demonstração

.6.

ÓRAMA DISTRIBUIDORA DE TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS S.A.

Notas Explicativas da Administração às Demonstrações Contábeis

O valor de mercado dos títulos públicos é apurado com base na cotação do Mercado Secundário,divulgado pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais(ANBIMA). Em 30 de junho de 2018 e 2017, a Distribuidora possuía LFTs cuja as datas devencimento são 1º de março de 2019 e 2020.

No 1º semestre de 2018, a Distribuidora transferiu seus Titulos da categoria de Titulos Disponiveispara Venda para Titulos para Negociação.

De acordo com a Circular 3.068/2001, os TVMs adquiridos pela Distribuidora estão classificados,atualmente, na categoria “Títulos para negociação” com propósito de serem ativa e frequentementenegociadas. No Art.5° Parágrafo 1°, item II, fala-se: “na hipótese de transferência da categoriatítulos disponíveis para venda, os ganhos e perdas não realizados, registrados como componentedestacado no patrimônio líquido, devem ser reconhecidos no resultado do período, imediatamente,quando para a categoria títulos para negociação;”

7 - Outros Créditos

Em 30 de junho de 2018 e 2017, os outros créditos apresentam a seguinte composição:

Rendas a receber 2018 2017

Comissões e corretagens 96 -Taxa de administração de fundos 67 121Taxa de distribuição de fundos 751 201

914 322

Diversos 2018 2017

Adiantamento a fornecedor (*) 21.514 5Adiantamentos e antecipações salariais 124 4Impostos e contribuições a compensar 13 15

21.651 24

Despesas antecipadas 2018 2017

Despesas diversas 79 29

79 29

(*) Refere-se ao contrato de inserção e veiculação de mídia junto aos veículos do Grupo Globo paramaior exposição dos serviços e produtos da Órama, além do fortalecimento da marca.

Page 18: ÓRAMA DISTRIBUIDORA DE TÍTULOS E VALORES …“rama_DTVM... · Mutações do semestre - (4) (11.478) (11.482) ÓRAMA DISTRIBUIDORA DE TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS S.A. Demonstração

.7.

ÓRAMA DISTRIBUIDORA DE TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS S.A.

Notas Explicativas da Administração às Demonstrações Contábeis

8 - Investimentos

2018 2017

Órama Corretora de Seguros Ltda. 94 -

94 -

Informações relevantes sobre a investida:

2018 2017

Capital social 2 -Quantidade de cotas 1.999 -Percentual de participação 99,99% -Patrimônio líquido 94 -Lucro líquido do semestre 68 -Resultado de equivalência patrimonial 68 -Saldo do investimento 94 -

A Órama Corretora de Seguros Ltda é uma sociedade autorizada pela SUSEP a intermediar segurosde todos os ramos e planos de previdência privada. A operação ocorreu em virtude da demandaidentificada pelo produto previdência em sua base de clientes e o potencial para composição deportfólio.

9 - Imobilizado

Em 30 de junho de 2018 e 2017, o imobilizado apresenta a seguinte composição:

Descrição

Taxa dedepreciação ao

ano (%) 2018 2017

Sistema de processamento de dados 20 742 161

Móveis e equipamentos de uso 10 121 36

863 197

(-) Depreciação acumulada (112) (59)

751 138

Page 19: ÓRAMA DISTRIBUIDORA DE TÍTULOS E VALORES …“rama_DTVM... · Mutações do semestre - (4) (11.478) (11.482) ÓRAMA DISTRIBUIDORA DE TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS S.A. Demonstração

.8.

ÓRAMA DISTRIBUIDORA DE TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS S.A.

Notas Explicativas da Administração às Demonstrações Contábeis

10 - Intangível

Em 30 de junho de 2018 e 2017, o intangível apresenta a seguinte composição:

Descrição

Taxa deamortizaçãoao ano (%) 2018 2017

Marcas e Patentes 28 28Software 10% 17 -

Ativo intangível gerado internamente (*) - 174 -

219 28

(-)Amortização acumulada (15) (11)

204 17

(*) A Distribuidora esta desenvolvendo novas atividades e, portanto, classificando determinadosgastos em seu ativo intangível (quando este atende todos os critérios estabelecidos), de acordo com aa Pronunciamento CPC 04 (Intangível), aprovado pela Resolução BACEN/CMN 4.534.

11 - Negociações e Intermediações de Valores

Em 30 de junho de 2018 e 2017, as negociações e intermediação de valores apresentam a seguintecomposição:

2018 2017

Conta corrente – cliente (i) 28.264 12.755

(i) O valor refere-se a recursos de investidores disponíveis para negociações futuras os quais sãomantidos em aplicações interfinanceiras de liquidez até que esses investidores coloquem as ordenspara as negociações.

Page 20: ÓRAMA DISTRIBUIDORA DE TÍTULOS E VALORES …“rama_DTVM... · Mutações do semestre - (4) (11.478) (11.482) ÓRAMA DISTRIBUIDORA DE TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS S.A. Demonstração

.9.

ÓRAMA DISTRIBUIDORA DE TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS S.A.

Notas Explicativas da Administração às Demonstrações Contábeis

12 - Outras Obrigações

Fiscais e previdenciárias 2018 2017

Impostos e contribuições a recolher 250 195Encargos sobre proventos 205 145Outros impostos e contribuições - 17

455 357

Diversos 2018 2017

Proventos e encargos sociais a pagar 541 342Outras despesas administrativas 710 346Outras provisões (i) 2.426 -

3.677 688

(i) O valor refere-se, basicamente, à obrigações assumidas junto à terceiros, em função deinservação e veiculação de mídias.

13 - Patrimônio Líquido

Em 30 de junho de 2018 e 2017, o capital social é de R$ 67.000 está representado por 67 milhões deações, todas ordinárias, nominativas e sem valor nominal. A O10 Participações S/A é a únicaacionista da Distribuidora.

Em 30 de junho de 2018 a Distribuidora apresenta prejuízo acumulado de R$ 43.376 (R$ 16.530 em2017).

14 - Receita de Prestação de Serviços

2018 2017Taxa de rebate de fundos 3.081 684Taxa de administração de fundos 371 291Taxa de performance de fundos 110 -Outras 519 396

4.081 1.371

Page 21: ÓRAMA DISTRIBUIDORA DE TÍTULOS E VALORES …“rama_DTVM... · Mutações do semestre - (4) (11.478) (11.482) ÓRAMA DISTRIBUIDORA DE TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS S.A. Demonstração

.10.

ÓRAMA DISTRIBUIDORA DE TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS S.A.

Notas Explicativas da Administração às Demonstrações Contábeis

15 - Despesas Administrativas

2018 2017

Propaganda e publicidade (nota 7) 10.495 702Serviços do sistema financeiro 1.240 251Processamento de dados 962 518Aluguéis 332 189Serviços técnicos especializados 134 381Seguros 8 8Outros 469 449

13.640 2.498

16 - Imposto de Renda e Contruibuição Social

2018 2017Prejuízo antes do IR e da Contribuição Social (11.478) (1.639)Adições 16 8Exclusões (4) -Prejuízo fiscal (11.466) (1.631)

17 - Instrumentos Financeiros Derivativos

Os instrumentos financeiros da Distribuidora encontram-se registrados em contas patrimoniais porvalores compatíveis com os praticados pelo mercado. A administração desses instrumentos éefetuada por meio de estratégias operacionais, visando liquidez, rentabilidade e segurança.

A Distribuidora possui operações envolvendo instrumentos financeiros exclusivamente em conexãocom suas atividades, mantendo dentro de limites considerados aceitáveis a exposição aos riscos demercado, de moeda e de taxas de juros de seus ativos e passivos operacionais.

Os valores de mercado dos ativos e passivos financeiros não divergem significativamente dosvalores contábeis dos mesmos, na extensão de que foram pactuados e registrados por taxas econdições praticadas no mercado para operações de natureza, risco e prazo similares.

A Distribuidora não efetuou operações com instrumentos financeiros derivativos durante ossemestres findos em 30 de junho de 2018 e 2017.

Page 22: ÓRAMA DISTRIBUIDORA DE TÍTULOS E VALORES …“rama_DTVM... · Mutações do semestre - (4) (11.478) (11.482) ÓRAMA DISTRIBUIDORA DE TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS S.A. Demonstração

.11.

ÓRAMA DISTRIBUIDORA DE TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS S.A.

Notas Explicativas da Administração às Demonstrações Contábeis

18 - Operações com Partes Relacionadas

Em 30 de junho de 2018 e 2017, a Distribuidora não efetuou operações com partes relacionadas,portanto, não há valores dessa natureza a serem provisionados.

A Distribuidora não possui benefícios de longo prazo, de pós-emprego ou de contrato de trabalhopara o pessoal-chave da Administração.

Conforme legislação em vigor, as instituições financeiras não podem conceder operações de créditosaos seus acionistas controladores, empresas coligadas, administradores, ou parentes de seusadministradores até o segundo grau. Dessa forma, não são efetuados pelas instituições financeirasempréstimos ou adiantamentos a qualquer subsidiária, membros do Conselho de Administração ouda Diretoria Executiva e seus familiares.

Remuneração do pessoal-chave da Administração:

A remuneração total do pessoal-chave da Administração, para o semestre findo em 30 de junho de2018 foi de R$348 (2017 – R$173) de remuneração fixa, classificada como benefício de curto prazo.

19 - Contingências

A Órama mantém um controle de acompanhamento para todos os processos administrativos ejudiciais em que a Distribuidora figura como “autora” ou “ré´” e, amparada na opinião dosassessores jurídicos classifica as ações de acordo com a expectativa de insucesso. Neste contexto, osprocessos contingentes avaliados como de risco de perda possível não são reconhecidoscontabilmente.

Em 30 de junho de 2018, não há processos contingentes avaliados como perda provável e/oupossível de montante materialmente relevante.

Page 23: ÓRAMA DISTRIBUIDORA DE TÍTULOS E VALORES …“rama_DTVM... · Mutações do semestre - (4) (11.478) (11.482) ÓRAMA DISTRIBUIDORA DE TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS S.A. Demonstração

12.

ÓRAMA DISTRIBUIDORA DE TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS S.A.

Notas Explicativas da Administração às Demonstrações Contábeis

20 - Estrutura de Gerenciamento de Riscos

20.1 Risco operacional

A estrutura de gerenciamento de risco operacional da Distribuidora, nos termos da Resoluçãonº 4.557, de 23 de fevereiro de de 2017, do Conselho Monetário Nacional, e alteraçõesposteriores, é compatível com o modelo de negócio, com a natureza das operações e com acomplexidade dos produtos, dos serviços, das atividades e dos processos da Distribuidora, etem como objetivo monitorar a possibilidade de ocorrência de perdas resultantes de falha,deficiência ou inadequação de processos internos, pessoas e sistemas, ou de eventos externos.A política de risco operacional da Distribuidora define o ambiente de controle, a avaliação dosriscos, as atividades de controle, a informação e comunicação, o seu monitoramento, osrequisitos e a sua implementação.

20.2 Risco de mercado

A estrutura de gerenciamento de risco de mercado da Distribuidora, nos termos da Resolução4.557, de 23 de fevereiro de 2017, do Conselho Monetário Nacional, e alterações posteriores,é compatível com o modelo de negócio, com a natureza das operações e com a complexidadedos produtos, dos serviços, das atividades e dos processos da Distribuidora, e tem comoobjetivo monitorar a possibilidade de perdas resultantes da flutuação nos valores de mercadode posições detidas pela Distribuidora. A política de risco de mercado da Distribuidora rezasobre a manutenção entre a compatibilidade do Patrimônio Referência da Distribuidora ePatrimônio Referência exigível, novos produtos ou atividades, bem como o gerenciamento deexceções.

20.3 Risco de crédito

A estrutura de gerenciamento de risco de crédito da Distribuidora, nos termos da Resolução4.557, de 23 de fevereiro de 2017, do Conselho Monetário Nacional, e alterações posteriores,é compatível com o modelo de negócio, com a natureza das operações e com a complexidadedos produtos, dos serviços, das atividades e dos processos da Distribuidora, e tem por objetivomonitorar a possibilidade de ocorrência de perdas associadas ao não cumprimento pelacontraparte de suas obrigações nos termos pactuados e a desvalorização, redução deremunerações e ganhos esperados em instrumento financeiro decorrentes da deterioração daqualidade creditícia da contraparte, do interveniente ou do instrumento mitigador.

Page 24: ÓRAMA DISTRIBUIDORA DE TÍTULOS E VALORES …“rama_DTVM... · Mutações do semestre - (4) (11.478) (11.482) ÓRAMA DISTRIBUIDORA DE TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS S.A. Demonstração

.13.

ÓRAMA DISTRIBUIDORA DE TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS S.A.

Notas Explicativas da Administração às Demonstrações Contábeis

20.4 Risco de liquidez

A estrutura de gerenciamento de risco de liquidez da Distribuidora, nos termos da Resolução4.557, de 23 de fevereiro de 2017, do Conselho Monetário Nacional, e alterações posteriores,é compatível com o modelo de negócio, com a natureza das operações e com a complexidadedos produtos, dos serviços, das atividades e dos processos da Distribuidora, e tem por objetivoassegurar que a Distribuidora seja capaz de honrar suas obrigações esperadas e inesperadas,correntes e futuras, incluindo as decorrentes de vinculação de garantias, sem afetar suasoperações diárias e sem incorrer em perdas significativas.

20.5 Estrutura de gerenciamento de capital

Entende-se como gerenciamento de capital, no âmbito da Órama, o processo contínuo de: (a)monitoramento e controle de capital mantido pela Distribuidora; (b) avaliação da necessidadede capital para fazer face aos riscos que a Distribuidora está exposta; e (c) o planejamento demetas e necessidade de capital, considerando os objetivos estratégicos da Órama.

No gerenciamento de capital, a Distribuidora mantém uma postura prospectiva, antecipando anecessidade de capital decorrente de possíveis alterações nas condições do mercado.

Atualmente, na Órama, estes procedimentos são realizados de acordo com o modelo denegócio, com a natureza das operações e com a complexidade dos produtos, dos serviços, dasatividades e dos processos da Distribuidora e a dimensão de sua exposição a riscos, através,principalmente, do acompanhamento do Patrimônio de Referência Exigido (PRE).

Por fim, informamos que o endereço na internet para acesso aos relatórios contendo adescrição da estrutura de gerenciamento de riscos e a de gerenciamento de capital é:www.orama.com.br /informacoes-legais.

Page 25: ÓRAMA DISTRIBUIDORA DE TÍTULOS E VALORES …“rama_DTVM... · Mutações do semestre - (4) (11.478) (11.482) ÓRAMA DISTRIBUIDORA DE TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS S.A. Demonstração

.14.

ÓRAMA DISTRIBUIDORA DE TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS S.A.

Notas Explicativas da Administração às Demonstrações Contábeis

21 - Limite Operacional (Acordo de Basiléia)

As instituições financeiras estão obrigadas a manter um patrimônio líquido compatível com o graude risco da estrutura de seus ativos, conforme Resolução CMN nº 2.099/1994 e legislaçãocomplementar.

Em 30 de junho de 2018, o índice do Patrimônio de Referência em relação aos ativos ponderado éde 50,07% (22,32% em 2017), superior, portanto, ao índice mínimo exigido pelos normativos, que éde 8,625%.

Detalhamento do Índice Basiléia 2018 2017

RWAcpad - Risco de crédito 37.377 3.106RWAO - Risco Operacional 9.380 3.574PRE - Patrimônio de Referência Mínimo requerido para o RWA 4.035 618PR_LB - Patrimônio de Referência para o Limite da Basiléia 23.420 1.491MC - Margem de Capital 19.385 873IB - Índice de Basiléia 50,07% 22,32%

Roberto Campos Rocha Eduardo Faria de SáDiretor Contador

CRC RJ 097.810/O-7CPF 021.083.237-16

Rel236