Ordem de Operações. O Plano de Operações é: O Plano de Operações é: - planejado para uma...

25
Ordem de Operações

Transcript of Ordem de Operações. O Plano de Operações é: O Plano de Operações é: - planejado para uma...

Page 1: Ordem de Operações. O Plano de Operações é: O Plano de Operações é: - planejado para uma hipótese de emprego ; ou - para operações futuras Quando.

Ordem de Operações

Page 2: Ordem de Operações. O Plano de Operações é: O Plano de Operações é: - planejado para uma hipótese de emprego ; ou - para operações futuras Quando.
Page 3: Ordem de Operações. O Plano de Operações é: O Plano de Operações é: - planejado para uma hipótese de emprego ; ou - para operações futuras Quando.
Page 4: Ordem de Operações. O Plano de Operações é: O Plano de Operações é: - planejado para uma hipótese de emprego ; ou - para operações futuras Quando.

O Plano de Operações é:O Plano de Operações é:

- planejado para uma hipótese de emprego ; ou- planejado para uma hipótese de emprego ; ou

- para operações futuras - para operações futuras

Quando as condições necessárias para a hipótese do Quando as condições necessárias para a hipótese do plano ocorrerem, este vira uma Ordem de Operações.plano ocorrerem, este vira uma Ordem de Operações.

Page 5: Ordem de Operações. O Plano de Operações é: O Plano de Operações é: - planejado para uma hipótese de emprego ; ou - para operações futuras Quando.

a. Generalidadesa. Generalidades

A Ordem / Plano consolida a decisão do Cmt quanto à A Ordem / Plano consolida a decisão do Cmt quanto à realização de uma Op. Deve ser lida em detalhes realização de uma Op. Deve ser lida em detalhes pelo O Com para buscar dados a fim de realizar o pelo O Com para buscar dados a fim de realizar o seu trabalho de assessor de Com e GE.seu trabalho de assessor de Com e GE.

A Ordem / Plano é dividida em: A Ordem / Plano é dividida em:

- cabeçalho- cabeçalho

- texto- texto

- fecho.- fecho.

Page 6: Ordem de Operações. O Plano de Operações é: O Plano de Operações é: - planejado para uma hipótese de emprego ; ou - para operações futuras Quando.

______________________________________(Classificação Sigilosa)(Classificação Sigilosa)

EXEMPLAR Nr de cópiasEXEMPLAR Nr de cópias8ª Bda Inf Mtz8ª Bda Inf MtzRESENDE (54-18)RESENDE (54-18)021800 Mai A021800 Mai AICFICF

Page 7: Ordem de Operações. O Plano de Operações é: O Plano de Operações é: - planejado para uma hipótese de emprego ; ou - para operações futuras Quando.

c. Composição dos Meiosc. Composição dos Meios

- É a base para o planejamento do QLN- É a base para o planejamento do QLN

- Referência para os planejamentos do sistema de Com. - Referência para os planejamentos do sistema de Com.

- Especial atenção para a mudança de composição durante a - Especial atenção para a mudança de composição durante a operação.operação.

FT 82º BIMtzFT 82º BIMtz- 82º BIMtz- 82º BIMtz- 1º Esqd/8º RCMec- 1º Esqd/8º RCMec

FT 83º BIMtzFT 83º BIMtz- 83º BIMtz- 83º BIMtz- 2º Esqd/8º RCMec- 2º Esqd/8º RCMec

84º BIMtz84º BIMtz

8º GAC 8º GAC 8ª Bia AAAé 8ª Bia AAAé 8ª Cia E Cmb 8ª Cia E Cmb

8ª Cia Com 8ª Cia Com 8º B Log 8º B Log Tr BdaTr Bda- Cia C/ 8ª Bda Inf Mtz- Cia C/ 8ª Bda Inf Mtz- 8º Pel PE- 8º Pel PE

ReservaReserva - 8º RCMec (-1º e 2º Esqd C - 8º RCMec (-1º e 2º Esqd C Mec)Mec)

Page 8: Ordem de Operações. O Plano de Operações é: O Plano de Operações é: - planejado para uma hipótese de emprego ; ou - para operações futuras Quando.
Page 9: Ordem de Operações. O Plano de Operações é: O Plano de Operações é: - planejado para uma hipótese de emprego ; ou - para operações futuras Quando.
Page 10: Ordem de Operações. O Plano de Operações é: O Plano de Operações é: - planejado para uma hipótese de emprego ; ou - para operações futuras Quando.

3) Subparágrafo c. Meios Recebidos e Retirados3) Subparágrafo c. Meios Recebidos e Retirados

Poderá ter implicações para a Cia Com Poderá ter implicações para a Cia Com quanto a alocação de meios para outras OM quanto a alocação de meios para outras OM ou meios recebidos em reforço.ou meios recebidos em reforço.

Page 11: Ordem de Operações. O Plano de Operações é: O Plano de Operações é: - planejado para uma hipótese de emprego ; ou - para operações futuras Quando.

1. SITUAÇÃO1. SITUAÇÃOa. a. Forças inimigasForças inimigas - Anexo A: Inteligência- Anexo A: Inteligência b. b. Forças amigasForças amigas1) A 9ª Bda Inf Mtz realizará o Atq Pcp da 8ª DE no Fl N e a 22ª 1) A 9ª Bda Inf Mtz realizará o Atq Pcp da 8ª DE no Fl N e a 22ª Bda C Mec atacará no nosso Fl S, realizando o Atq Sec da 8ª DE;Bda C Mec atacará no nosso Fl S, realizando o Atq Sec da 8ª DE;2) a 2ª Cia GE está com a missão tática de Ap Cj GE à 8ª DE;2) a 2ª Cia GE está com a missão tática de Ap Cj GE à 8ª DE;3) a 3ª Bda C Mec Vd apoiará a nossa ultrapassagem;3) a 3ª Bda C Mec Vd apoiará a nossa ultrapassagem;4) a FATOT tem condições de manter a superioridade aérea local 4) a FATOT tem condições de manter a superioridade aérea local para as ações do ataque coordenado da 8ª DE;para as ações do ataque coordenado da 8ª DE;5) a intenção do Cmt 8ª Bda Inf Mtz é surpreender o inimigo, 5) a intenção do Cmt 8ª Bda Inf Mtz é surpreender o inimigo, realizando ações com a máxima rapidez, negando-lhe a realizando ações com a máxima rapidez, negando-lhe a possibilidade de oferecer resistência à progressão e destruir a possibilidade de oferecer resistência à progressão e destruir a maioria de seus meios.maioria de seus meios.

c. c. Meios recebidos e retiradosMeios recebidos e retirados

Page 12: Ordem de Operações. O Plano de Operações é: O Plano de Operações é: - planejado para uma hipótese de emprego ; ou - para operações futuras Quando.
Page 13: Ordem de Operações. O Plano de Operações é: O Plano de Operações é: - planejado para uma hipótese de emprego ; ou - para operações futuras Quando.

2. MISSÃO2. MISSÃO

a. A fim de cooperar com a 8ª DE na Conq de a. A fim de cooperar com a 8ª DE na Conq de VISCONDE DE MAUÁ (564-530) (O3), ultrapassar Elm VISCONDE DE MAUÁ (564-530) (O3), ultrapassar Elm da 23ª Bda C Mec Vd e atacar, em D/0630, na direção da 23ª Bda C Mec Vd e atacar, em D/0630, na direção PORTO REAL (520-572) – Serra do PALMITAL (520-PORTO REAL (520-572) – Serra do PALMITAL (520-542) para Conq a R de MORRO DA INOCÊNCIA – 542) para Conq a R de MORRO DA INOCÊNCIA – GABIROBA (558-518) (O1). GABIROBA (558-518) (O1). Ficar ECD, Mdt O, realizar Ficar ECD, Mdt O, realizar uma Infiltração tática de 02 (dois) Btl pelo Itn Prog uma Infiltração tática de 02 (dois) Btl pelo Itn Prog VITÓRIA, para Conq e Mnt O3. Ficar ECD, ainda, de VITÓRIA, para Conq e Mnt O3. Ficar ECD, ainda, de empregar 01(um) BIMtz como F Acomp Ap da 9empregar 01(um) BIMtz como F Acomp Ap da 9ª Bda ª Bda Inf Mtz e somenteInf Mtz e somente Ultr a Lct PAMPA, Mdt O. Ultr a Lct PAMPA, Mdt O.

Page 14: Ordem de Operações. O Plano de Operações é: O Plano de Operações é: - planejado para uma hipótese de emprego ; ou - para operações futuras Quando.
Page 15: Ordem de Operações. O Plano de Operações é: O Plano de Operações é: - planejado para uma hipótese de emprego ; ou - para operações futuras Quando.
Page 16: Ordem de Operações. O Plano de Operações é: O Plano de Operações é: - planejado para uma hipótese de emprego ; ou - para operações futuras Quando.
Page 17: Ordem de Operações. O Plano de Operações é: O Plano de Operações é: - planejado para uma hipótese de emprego ; ou - para operações futuras Quando.

3. EXECUÇÃO3. EXECUÇÃO

a. a. Conceito da OperaçãoConceito da Operação1) Manobra1) Manobraa) Ultrapassando Elm da 23ª Bda C Mec Vd, a 8ª Bda Inf Mtz atacará, em D/0630, na direção a) Ultrapassando Elm da 23ª Bda C Mec Vd, a 8ª Bda Inf Mtz atacará, em D/0630, na direção PORTO REAL (520-572) – Serra do PALMITAL (520-542) empregando:PORTO REAL (520-572) – Serra do PALMITAL (520-542) empregando:(1) a FT 82º BIMtz, ao N, para fixar o Ini em sua Z Aç;(1) a FT 82º BIMtz, ao N, para fixar o Ini em sua Z Aç;(2) a FT 83º BIMtz, ao S, realizando o Atq Sec da Bda, para Conq a R de P Cot 450 (O1);(2) a FT 83º BIMtz, ao S, realizando o Atq Sec da Bda, para Conq a R de P Cot 450 (O1);(3) o 84º BIMtz, ao C, realizando o Atq Pcp, para Conq a R de MORRO DA INOCÊNCIA (O2);(3) o 84º BIMtz, ao C, realizando o Atq Pcp, para Conq a R de MORRO DA INOCÊNCIA (O2);b) Ficará ECD, Mdt O, de realizar uma infiltração tática com o 82º e 84º BIMtz pelo Int Prog b) Ficará ECD, Mdt O, de realizar uma infiltração tática com o 82º e 84º BIMtz pelo Int Prog VITÓRIA, para Conq e Mnt O3;VITÓRIA, para Conq e Mnt O3;c) Ficará ECD, ainda, de empregar o 83º BIMtz como F Acomp Ap da 22ª Bda C Mec;c) Ficará ECD, ainda, de empregar o 83º BIMtz como F Acomp Ap da 22ª Bda C Mec;d) Somente poderá Ultr a LCt PAMPA, Mdt O.d) Somente poderá Ultr a LCt PAMPA, Mdt O.e) Manterá em reserva:e) Manterá em reserva:- O 8º RCMec (- 02 Esqd C Mec).- O 8º RCMec (- 02 Esqd C Mec).

f) Anexo B: Calco de Operações da 8ª Bda Inf Mtzf) Anexo B: Calco de Operações da 8ª Bda Inf Mtz2) Fogo2) Fogo

  b. b. FT 82º BIMtzFT 82º BIMtz1) Somente ultrapassar a L Ct PAMPA Mdt O;1) Somente ultrapassar a L Ct PAMPA Mdt O;2) Deverá planejar uma infiltração pelo Itn Prog VITÓRIA, para Conq e Mnt a R de VISCONDE 2) Deverá planejar uma infiltração pelo Itn Prog VITÓRIA, para Conq e Mnt a R de VISCONDE DE MAÚA (O3), com execução, em princípio, após Conq de MORRO DA INOCÊNCIA (O2) pela DE MAÚA (O3), com execução, em princípio, após Conq de MORRO DA INOCÊNCIA (O2) pela Bda, e Mdt O, devendo para tal reverter o Esqd C Mec para o 8º R C Mec.Bda, e Mdt O, devendo para tal reverter o Esqd C Mec para o 8º R C Mec.c. c. FT 83º BIMtzFT 83º BIMtz1) Somente ultrapassar a L Ct PAMPA Mdt O;1) Somente ultrapassar a L Ct PAMPA Mdt O;2) Deverá planejar o Dsl para R de ITATIAIA (O2) para ser empregado como F Acomp Ap da 22ª 2) Deverá planejar o Dsl para R de ITATIAIA (O2) para ser empregado como F Acomp Ap da 22ª Bda C Mec, Mdt O, que poderá Pross em Apvt Exi pelo E Prog VESPA, devendo para tal reverter Bda C Mec, Mdt O, que poderá Pross em Apvt Exi pelo E Prog VESPA, devendo para tal reverter o Esqd C Mec para o 8º RCMec.o Esqd C Mec para o 8º RCMec.

Page 18: Ordem de Operações. O Plano de Operações é: O Plano de Operações é: - planejado para uma hipótese de emprego ; ou - para operações futuras Quando.

d.d. 84º BIMtz 84º BIMtz1) Somente ultrapassar a L Ct PAMPA Mdt O;1) Somente ultrapassar a L Ct PAMPA Mdt O;2) Deverá planejar uma infiltração pelo Itn Prog VITÓRIA, para Conq e Mnt a R de VISCONDE DE 2) Deverá planejar uma infiltração pelo Itn Prog VITÓRIA, para Conq e Mnt a R de VISCONDE DE

MAÚA (O3), com execução, em princípio, após Conq de MORRO DA INOCÊNCIA (O2) pela Bda, e MAÚA (O3), com execução, em princípio, após Conq de MORRO DA INOCÊNCIA (O2) pela Bda, e Mdt O.Mdt O.

e. e. Apoio de fogoApoio de fogo- Sinal para suspensão do fogo: foguete de três estrelas vermelhas.- Sinal para suspensão do fogo: foguete de três estrelas vermelhas. f. f. Mobilidade, contramobilidade e proteçãoMobilidade, contramobilidade e proteção   g. g. 8ª Cia Com 8ª Cia Com

...................................................................................... h.h. 8º B Log L 8º B Log L

.................................................................................................. i. i. Tropas da BdaTropas da Bda ............................................................................................ j. j. ReservaReserva- 8º RCMec (- 02 Esqd C Mec).- 8º RCMec (- 02 Esqd C Mec).  l. l. Prescrições diversasPrescrições diversas1) Assunção do comando da Z Aç: D-1/23451) Assunção do comando da Z Aç: D-1/23452) Proibida a destruição de qualquer obra de arte;2) Proibida a destruição de qualquer obra de arte;3) EEI:3) EEI:a) Qual a localização da Res da Bda Ini e da Res dos Elm em Ctt?a) Qual a localização da Res da Bda Ini e da Res dos Elm em Ctt?b) O Ini desloca suas Res? Quais os meios de Ap F disponíveis e suas localizações? Do Ap F b) O Ini desloca suas Res? Quais os meios de Ap F disponíveis e suas localizações? Do Ap F

identificado, houve mudanças de posição?identificado, houve mudanças de posição?c) Onde o Ini pretende empregar a maioria de seus meios? Qual tipo e valor das tropas Ini c) Onde o Ini pretende empregar a maioria de seus meios? Qual tipo e valor das tropas Ini

empregadas?empregadas?d) Tem havido atuação de Elm Op Esp Ini? Onde? Quais as ações realizadas?d) Tem havido atuação de Elm Op Esp Ini? Onde? Quais as ações realizadas?e) O Ini tem empregado agentes químicos? De que tipo? Quais os meios de lançamento desses e) O Ini tem empregado agentes químicos? De que tipo? Quais os meios de lançamento desses

agentes?agentes?f) O Ini está preparando Pos em profundidade?f) O Ini está preparando Pos em profundidade?4) Considerar como Tva de oportunidade a travessia do Rio PARAÍBA DO SUL.4) Considerar como Tva de oportunidade a travessia do Rio PARAÍBA DO SUL.

Page 19: Ordem de Operações. O Plano de Operações é: O Plano de Operações é: - planejado para uma hipótese de emprego ; ou - para operações futuras Quando.
Page 20: Ordem de Operações. O Plano de Operações é: O Plano de Operações é: - planejado para uma hipótese de emprego ; ou - para operações futuras Quando.

4. LOGÍSTICA 4. LOGÍSTICA a. a. SuprimentoSuprimento1) Cl I1) Cl Ia) P Distr Cl I / 8º B Log: A Ap Loga) P Distr Cl I / 8º B Log: A Ap Logb. b. ManutençãoManutenção- Prio Mnt A Ap Log: Armt L, Armt P, Com e equipamentos óticos- Prio Mnt A Ap Log: Armt L, Armt P, Com e equipamentos óticosc. c. SaúdeSaúde- PS: localizado na Cia Cmdo Ap.- PS: localizado na Cia Cmdo Ap.- Pes Ev de outros Pt Z Aç (CN, Tu Rad, Tu Cnst) deverá ser - Pes Ev de outros Pt Z Aç (CN, Tu Rad, Tu Cnst) deverá ser atendido no PS.atendido no PS.d. d. TransporteTransporte1) Circulação e Controle de Trânsito1) Circulação e Controle de Trânsitoa) An __: P Circ Ct Tran a) An __: P Circ Ct Tran b) Restrições:b) Restrições:(1) LEP: Rio do Caminho Q(6018)(1) LEP: Rio do Caminho Q(6018)(2) LET: L Alt Mo Cad Edson, Cotas Gêmeas(2) LET: L Alt Mo Cad Edson, Cotas Gêmease. e. EngenhariaEngenharia  f. f. SalvamentoSalvamento

Page 21: Ordem de Operações. O Plano de Operações é: O Plano de Operações é: - planejado para uma hipótese de emprego ; ou - para operações futuras Quando.
Page 22: Ordem de Operações. O Plano de Operações é: O Plano de Operações é: - planejado para uma hipótese de emprego ; ou - para operações futuras Quando.

6. PESSOAL,COMUNICAÇÃO SOCIAL E ASSUNTOS CIVIS6. PESSOAL,COMUNICAÇÃO SOCIAL E ASSUNTOS CIVIS

- Atentar para o fluxo de refugiados nas Estr, em especial as que demandam do - Atentar para o fluxo de refugiados nas Estr, em especial as que demandam do território VERMELHO em direção ao país AZUL.território VERMELHO em direção ao país AZUL.

Page 23: Ordem de Operações. O Plano de Operações é: O Plano de Operações é: - planejado para uma hipótese de emprego ; ou - para operações futuras Quando.

j. Fechoj. Fecho

- Assinaturas do Cmt (original) e do E3 (cópia)- Assinaturas do Cmt (original) e do E3 (cópia)- Lista de distribuição e - Lista de distribuição e - Anexos à O Op. - Anexos à O Op. Obs: A leitura dos anexos é importante, pois podem surgir missões deduzidas para o Obs: A leitura dos anexos é importante, pois podem surgir missões deduzidas para o Elm Com, bem como facilidades e restrições.Elm Com, bem como facilidades e restrições.

   (a) Gen Bda FULANO DE Tal(a) Gen Bda FULANO DE TalComandante da 8ª Bda Inf MtzComandante da 8ª Bda Inf Mtz

  Acuse estar ciente:Acuse estar ciente:

  Anexos:Anexos:A – InteligênciaA – InteligênciaB - Calco de Operações da 8ª Bda Inf MtzB - Calco de Operações da 8ª Bda Inf MtzC - PAF (a ser distribuído) C - PAF (a ser distribuído) D - Quadro de Enlaces (omitido)D - Quadro de Enlaces (omitido)E - QRR (omitido)E - QRR (omitido)F - QSMC (omitido)F - QSMC (omitido)G - Crt Itn Msg de Escala (omitido)G - Crt Itn Msg de Escala (omitido)H - Calco de Apoio Logístico (a ser distribuído)H - Calco de Apoio Logístico (a ser distribuído)

  DISTRIBUIÇÃO: Conforme Lista “A”DISTRIBUIÇÃO: Conforme Lista “A”  Confere: _______Confere: _______

E/3E/3______________________________________(Classificação Sigilosa)(Classificação Sigilosa)

Page 24: Ordem de Operações. O Plano de Operações é: O Plano de Operações é: - planejado para uma hipótese de emprego ; ou - para operações futuras Quando.

- Resolução do TP- Resolução do TP

- Apresentação do TP- Apresentação do TP

Page 25: Ordem de Operações. O Plano de Operações é: O Plano de Operações é: - planejado para uma hipótese de emprego ; ou - para operações futuras Quando.