Ordem dos Frades Menores Conventuais fileSanto André, junho de 2010 Jornal da Comunidade Senhor do...

12
Santo André, junho de 2010 Santo André, junho de 2010 Santo André, junho de 2010 Santo André, junho de 2010 Santo André, junho de 2010 Jornal da Com Jornal da Com Jornal da Com Jornal da Com Jornal da Comunidade Senhor do Bonf Ordem dos Frades Menores Conventuais Junho/2010 - Ano XIV - Nº 150 - PACOM - Pastoral da Comunicação DISTRIBUIÇÃO GRATUITA - VENDA PROIBIDA

Transcript of Ordem dos Frades Menores Conventuais fileSanto André, junho de 2010 Jornal da Comunidade Senhor do...

Santo André, junho de 2010Santo André, junho de 2010Santo André, junho de 2010Santo André, junho de 2010Santo André, junho de 2010 Jornal da ComJornal da ComJornal da ComJornal da ComJornal da Comunidade Senhor do Bonfunidade Senhor do Bonfunidade Senhor do Bonfunidade Senhor do Bonfunidade Senhor do Bonfimimimimim 11111

Ordem dos Frades Menores Conventuais

Junho/2010 - Ano XIV - Nº 150 - PACOM - Pastoral da Comunicação

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA - VENDA PROIBIDA

Santo André, junho de 2010Santo André, junho de 2010Santo André, junho de 2010Santo André, junho de 2010Santo André, junho de 2010Jornal da ComJornal da ComJornal da ComJornal da ComJornal da Comunidade Senhor do Bonfunidade Senhor do Bonfunidade Senhor do Bonfunidade Senhor do Bonfunidade Senhor do Bonfimimimimim22222

JORNAL DA COMUNIDADESENHOR DO BONFIM

Rua Oratório, 1458 - Pq. das NaçõesCep: 09280-000

Santo André - SP - Tel: 4472-8444Produzido pela PACOMPastoral da Comunicação

E-mail:[email protected]

Editorial

HORÁR IOSHORÁR IOSHORÁR IOSHORÁR IOSHORÁR IOSSANTAS MISSAS:

Segundas-feiras: 15h e 19h30 Terças a Sextas: 7h e 19h30Sábados: 7h e 15h30 Domingos: 7h - 9h - 11h e 18h30

CONFISSÃO: Quintas-feiras: das 9h às 11h30 e das 14h30 às 17hBATIZADOS: 2º e 4º domingo do mês, às 8h.

Preparação para o batismo: Sábado que antecede o 2º e 4º domingo - 19h30* Inscrição na secretaria com uma semana de antecedência

SECRETARIA PAROQUIAL:De 2ª a 6ª das 8h às 12h e das 13h30 às 17h Sábados: das 8h às 12h

Tel: 4472-8444

Jornal da ComJornal da ComJornal da ComJornal da ComJornal da Comunidade Senhor do Bonfunidade Senhor do Bonfunidade Senhor do Bonfunidade Senhor do Bonfunidade Senhor do Bonfimimimimim22222

Espaço do Leitor...

Escreva para o Jornal da Comunidade. Deixe sua carta na secretaria paroquialaos cuidados da Pacom ou envie para o e-mail:

[email protected]

ARREBATAMENTO - Olá... Gostaria de receber uma orientação correta sobre aopinião da Igreja Católica sobre o tema do Arrebatamento. Grata,

Inez

Olá Inez! Paz e Bem!Ficamos imensamente felizes com seu contato! Aproveitamos para convidar

todos aqueles que tenham perguntas a nos escrever ou postar suas dúvidas no sitede nossa paróquia!

Nossos irmãos protestantes ou evangélicos costumam pregar que o arreba-tamento acontecerá antes da vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo. Mas nós católicostemos uma visão diferente. Vejamos o que diz a Bíblia, a respeito do arrebatamentoe como e, quando ele se dará:

“Não queremos, irmãos, deixar-vos na ignorância a respeito dos mortos, para quenão vos entristeçais como os outros que não têm esperança. Se, com efeito, nós cremosque Jesus morreu e ressuscitou, assim também, aqueles que morreram, Deus, por causadeste Jesus, com Jesus os reunirá. Eis o que dizemos, segundo uma palavra do Senhor:nós os vivos, que houvermos ficado até a vinda do Senhor, não precederemos demodo nenhum os que morreram. Porque o Senhor em pessoa, ao sinal dado, à voz doarcanjo e ao toque da trombeta de Deus, descerá do céu: então os mortos em Cristoressuscitarão primeiro; em seguida nós, os vivos que tivermos ficado, seremosarrebatados com eles sobre as nuvens, ao encontro do Senhor, nos ares, e assimestaremos sempre com o Senhor. Portanto, confortais-vos uns aos outros com esteensinamento.” (I Tessalonicenses 4, 13-18).

É assim que acreditamos! Um forte abraço de toda equipe PACOM!Paróquia Senhor do Bonfim

PACOM - Pastoral da Comunicação

Querido irmão equerida irmã na ca-minhada de fé. Quebom poder de ma-neira simples, que éa escrita, poder che-gar ao coração decada um de vós. Che-gamos na metade deste ano, seis meses jávividos com lutas, conquistas, muita fé eesperança de tempos ainda melhores.Sempre será o desejo de cada ser humanosonhar com o Paraíso Terrestre que vaisendo construído aqui. Com Jesus sabemosque podemos construir aqui este ParaísoTerrestre, onde haja mais gestos concretosde solidariedade, pois todos precisamosuns dos outros.

Uai! Tem quentão? Tem quadrilha? Emsua devoção popular, você querido povode Deus fez chegar até nós a riqueza daevangelização através da devoção aossantos deste mês: Santo Antônio, São Joãoe São Pedro. Cada um destes santos trazno coração de seus devotos o propósitode seguirmos com fidelidade o caminhode nossa salvação que é Nosso SenhorJesus Cristo. Celebremos estes queridossantos com devoção e festivamente par-ticipando com nossas famílias da quer-messe em nossa comunidade paroquial -desde já me sentiria feliz em vê-lo conosco.

Deus os abençoem!Viva Santo Antônio,Viva São João e Viva São Pedro!

Fr.Raphael

SITE - Gostaria de parabenizar os organizadores do site e dizer que o site daParóquia está maravilhoso, com muitas informações, novidades e l inks beminteressantes, ficou muito prático para estar em dia com nossa comunidade.

Obrigado!Lucélia Soares

Santo André, junho de 2010Santo André, junho de 2010Santo André, junho de 2010Santo André, junho de 2010Santo André, junho de 2010 Jornal da ComJornal da ComJornal da ComJornal da ComJornal da Comunidade Senhor do Bonfunidade Senhor do Bonfunidade Senhor do Bonfunidade Senhor do Bonfunidade Senhor do Bonfimimimimim 33333

Momento de MariaNOSSA SENHORA DOPERPÉTUO SOCORRO

27 DE JUNHO

A devoção a NossaSenhora do Perpétuo So-corro começou a ser pro-pagada a partir de 1870 eespalhou-se por todo omundo. Trata-se de umapintura do século XIII, deestilo bizantino. Segundoa tradição, foi trazida deCreta, Grécia, por um ne-gociante. E, desde 1499,foi honrada na Igreja deSão Mateus in Merulana.

Em 1812, o velho San-tuár io fo i demol ido. Oquadro foi colocado, en-tão, num oratór io dospadres agostinianos. Em1866, os redentoristas obtiveram de Pio IX o quadro daimagem milagrosa. Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foicolocada na Igreja de Santo Afonso, em Roma. De semblantegrave e melancólico, Nossa Senhora traz no braço esquerdoo Menino Jesus, ao qual o Arcanjo Gabriel apresenta quatrocravos e uma cruz. Ela é a Senhora da morte e a Rainha daVida, o Auxílio dos cristãos, o Socorro seguro e certo dos quea invocam com amor filial.

ORAÇÃO - Ó Senhora do Perpétuo Socorro, mostrai-nosque sois verdadeiramente nossa Mãe obtendo-me o seguintebenefício: (faz-se o pedido) e a graça de usar dela para aglória de Deus e a salvação de minha alma.

Ó glorioso Santo Afonso, que por vossa confiança na bem-aventurada Virgem conseguistes tantos favores e tãoperfeitamente provastes, em vossos admiráveis escritos, quetodas as graças nos vêm de Deus pela intercessão de Maria,alcançai-me a mais terna confiança para com nossa Mãe doPerpétuo Socorro e rogai-lhe, com instância, me conceda ofavor que reclamo de seu poder e bondade maternal.

Eterno Pai, em nome de Jesus e pela intercessão de nossaMãe do Perpétuo Socorro e de Santo Afonso, peço-vos meatendais para vossa glória e bem da minha alma. Amém.

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, rogai por nós!

Santo do Mês

São Luiz Gonzaga (21/06)Patrono da juventude

Nasceu no ano de 1568 naCorte de Castiglione. Por parte daformação de seus pais, a vidacristã veio da mãe. Já seu pai omot ivava a ser pr ínc ipe. Suafamília tinha muitas posses, masgraças ao amor de Deus, Luiz,desde cedo, se deixou possuirpor esse amor.

Deixar-se amar por Deus éfonte de santidade.

Com dez anos de idade, nacorte , f reqüentando aquelesmeios, dava ali testemunho doEvangelho, e se consagrou aNossa Senhora. Ali descobriu seuchamado a v ida re l ig iosa equeria ser padre. Seu pai ao saber

disso, o levava para festas mundanas, tentando fazê-lodesistir da vocação.

Entrou para a Companhia de Jesus onde viveu seis anos.Com pouco mais de 20 anos, faleceu de uma peste que

estava espalhada por Roma.Sua b iograf ia bem como suas cartas e os escr i tos

religiosos mostram um caráter e um espírito religioso, semcomparação.

Ele foi enterrado debaixo do altar da Capela de Santo Ináciode Loyola em Roma.

Na arte litúrgica da Igreja São Luiz Gonzaga é geralmentemostrado com um jovem jesuíta com um crucifixo nas mãosou com uma coroa a seus pés ou com um anjo ao seu lado, ouem êxtase elevado aos céus por anjos. Ele é o padroeiro dosadolescentes, dos jovens estudantes e da juventude católica.

Sua festa é celebrada no dia 21 de junho.

São Luiz Gonzaga, rogai por nós!

Porque repetimostrês vezes

“SANTO” na missa

O “SANTO” é t irado doprofeta Isaías (6,3), o qualteve a seguinte v i são:Serafins, no Templo, acla-

mavam em alta voz: “Santo, Santo, Santo é o Senhor Deusdos exércitos! Toda a terra está cheia de sua glória!”

A repetição, dizendo três vezes “SANTO”, é um reforçode expressão para significar o máximo de santidade. É comose dissesse que Deus é “Santíssimo”.

Não nos esquecemos de que Deus é “TRÊS VEZES SANTO”,isto é, Santíssimo, Senhor do céu e da terra e que em seunome vem a nós o Cristo, a quem devemos bendizer: “Benditoo que vem em nome do Senhor!”.

Santo André, junho de 2010Santo André, junho de 2010Santo André, junho de 2010Santo André, junho de 2010Santo André, junho de 2010Jornal da ComJornal da ComJornal da ComJornal da ComJornal da Comunidade Senhor do Bonfunidade Senhor do Bonfunidade Senhor do Bonfunidade Senhor do Bonfunidade Senhor do Bonfimimimimim44444 Jornal da ComJornal da ComJornal da ComJornal da ComJornal da Comunidade Senhor do Bonfunidade Senhor do Bonfunidade Senhor do Bonfunidade Senhor do Bonfunidade Senhor do Bonfimimimimim44444

ORIGEM DA CELEBRAÇÃOA celebração teve origem em 1243, em Liège, na

Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana deCornion teria tido visões de Cristo demonstrando-lhedesejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebradocom destaque.

Em 1264, o Papa Urbano IV através da Bula Papal“Trasnsiturus de hoc mundo”, estendeu a festa paratoda a Igreja, pedindo a São Tomás de Aquino que preparasse asleituras e textos litúrgicos que, até hoje, são usados durante acelebração. Compôs o hino “Lauda Sion Salvatorem” (Louva, ó Sião,o Salvador), ainda hoje usado e cantado nas liturgiasdo dia pelos mais de 400 mil sacerdotes nos cincocontinentes.

A procissão com a Hóstia consagrada conduzidaem um ostensório é datada de 1274. Foi na épocabarroca, contudo, que ela se tornou um grande cortejode ação de graças.

NO BRASILNo Brasil, a festa passou a integrar o calendário

religioso de Brasília, em 1961, quando uma pequenaprocissão saiu da Igreja de madeira de Santo Antônioe seguiu até a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima. Atradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto,cidade histórica do interior de Minas Gerais.

A celebração de Corpus Christi consta de uma missa,procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento.

A procissão lembra a caminhada do povo de Deus,que é peregrino, em busca da Terra Prometida. NoAntigo Testamento esse povo foi alimentado com maná, no deserto.Hoje, ele é alimentado com o próprio Corpo de Cristo.

Durante a Missa o celebrante consagra duas hóstias: uma éconsumida e a outra, apresentada aos fiéis para adoração. Essahóstia permanece no meio da comunidade, comosinal da presença de Cristo vivo no coração desua Igreja

A ARTE DOS TAPETES DE RUA NA FESTA DECORPUS CHRISTI NO BRASIL

Utilizando diversos tipos de materiais, comoserragem colorida, borra de café, farinha, areia ealguns pequenos acessórios, como tampinhas degarrafas, flores e folhas, as pessoas montam, comgrande arte, um tapete pelas ruas, com dizeres efiguras relativas ao assunto. Por este tapete passaa procissão, seguida pelas pessoas que participam com fervor.

MATÃO-SP - A Festa de Corpus Christi é um dos eventos maisimportantes da cidade e proporcionam um espetáculo maravilhosode arte e religiosidade. São utilizadas dezenas de toneladas demateriais para a ornamentação das ruas, como areia, vidro moídotingido, serragem, entre outros, e seus tapetes coloridos atraemmilhares de pessoas.

A festa oferece diversas atrações. Além das ornamentações, quecomeçam ainda pela madrugada, nas proximidadesda Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus, no Centro, umaampla estrutura é montada para receber osvisitantes, com praça de alimentação exploradapor entidades assistenciais, passeio turístico, feirade artesanato, área de recreação, exposições eespaço para artistas e músicos.

FLORIANÓPOLIS-SC - Confeccionar os tapetescom areia e serragem é uma tradição emFlorianópolis, capital do estado de Santa Catarina.

A maior parte do tapete é confeccionada com areia, serragemcolorida e alguns pequenos acessórios, como tampinhas degarrafas e folhas. Mas a criatividade é a marca de muitos gruposque trabalham para enfeitar o caminho por onde passou maistarde a procissão com o Santíssimo Sacramento, levado peloarcebispo. A Irmandade do Divino Espírito Santo costuma fazer

CORPUS CHRISTIsua parte do tapete apenas com plantas. Ramos decedrinho, obtidos durante a poda das árvores naUniversidade Federal de Santa Catarina (UFSC), floresvermelhas e rosas brancas são os principaiscomponentes usados.

SANTANA DE PARNAÍBA-SP - É uma das maioresdo estado de São Paulo, que reúne milhares de fiéisde diversos municípios próximos, atraídos pelo

famoso tapete artesanal. Com extensão de cerca de 850 metros,ele cobre as principais ruas do Centro Histórico, que por si só éuma atração a parte, com suas casas antigas, do tempo em que a

cidade era ponto de partida das expediçõesbandeirantes ao interior paulista.

OURO PRETO-MG - Em Ouro Preto, as paróquiasde Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora doPilar, Santa Efigênia e Cristo Rei se unem nacelebração com ruas forradas com formoso tapetede flores e serragem. A cidade atrai muitos turistaspela oportunidade de se conhecer melhor o períodocolonial brasileiro graças à arquitetura preservadada cidade, que é patrimônio histórico dahumanidade.

CASTELO-ES - Em Castelo, no sul do Estado doEspírito Santo, as comemorações da festa de CorpusChristi atraem mais de 60 mil pessoas, e cerca de 500voluntários ficam envolvidos na confecção de umtapete de 1,2 mil metros de comprimento compostopor quadros e passadeiras, cada um deles com umamensagem ao visitante, como o amor, a doação, o

sangue, o cordeiro, Jesus Cristo e a solidariedade.FLORES DA CUNHA-RS - Flores da Cunha, que já foi chamada

de Nova Trento, é chamada carinhosamente de Terra do Galo. Aherança dos imigrantes italianos é preservada nos casarios e no

dialeto vêneto. Na década de 60, iniciou-se ocostume de comemorar a data de Corpus Christicom tapetes ornamentais confeccionados comserragem colorida sobre os paralelepípedos dasruas centrais, para a realização da ProcissãoEucarística da Paróquia Nossa Senhora deLurdes. Passou a figurar no Calendário deEventos Uruguay-Rio Grande do Sul. Em paralelo,a realização da Romaria ao Frei Salvadorincrementou o fluxo de peregrinos e turistas,atingindo aproximadamente 15 mil visitantes.

Durante a procissão, milhares de visitantes e fiéis participam deum espetáculo comunitário ao som de melodias sacras, cantadaspelos corais da região da uva e do vinho.

As peças usadas durante a procissão, entre tapetes, toalhasde mesa e banho, jogos de cozinha e colchas são vendidas, comrenda revertida para as obras sociais da comunidade.

ITAQUAQUECETUBA-SP -Todos os anos a Secretaria Municipalde Cultura de Itaquaquecetuba promove o concurso “Encontro de

Tapetes ‘Corpus Christi’ – Tradição e Beleza”, comdiversas categorias, nas imediações da praça PadreJoão Álvares e ruas centrais da cidade. O objetivo é“reforçar a tradição dos tapetes de Corpus Christientre a classe estudantil e comunidade em geral, afim de que tal comemoração possa ser passada degeração em geração, sem ficar esquecida no tempo”.

RODEIO-SC- A festa é realizada no municípiohá cerca de 100 anos, desde a chegada dosprimeiros imigrantes italianos católicos que

colonizaram a região. É uma das mais tradicionais do Médio Valepor causa do tapete de serragem, flores, pó de café, isopor e outrosmateriais, caprichosamente feito pelos fiéis para a ocasião. A artede fazer o tapete passa de pai para filho, em Rodeio. Na maior partesão jovens que deixam a cama no meio da madrugada para ospreparativos.

Santo André, junho de 2010Santo André, junho de 2010Santo André, junho de 2010Santo André, junho de 2010Santo André, junho de 2010 Jornal da ComJornal da ComJornal da ComJornal da ComJornal da Comunidade Senhor do Bonfunidade Senhor do Bonfunidade Senhor do Bonfunidade Senhor do Bonfunidade Senhor do Bonfimimimimim 5555555555Jornal da ComJornal da ComJornal da ComJornal da ComJornal da Comunidade Senhor do Bonfunidade Senhor do Bonfunidade Senhor do Bonfunidade Senhor do Bonfunidade Senhor do Bonfimimimimim 55555

Mundo Católico

MENSAGEM DO PAPA BENTO XVI PARA O 44ºDIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS

«O sacerdote e a pastoral no mundo digital:as novas mídias ao serviço da Palavra»

Queridos irmãos e irmãs!O tema do próximo Dia Mundial das Comunicações

Sociais – «O sacerdote e a pastoral no mundo digital: as novasmídias ao serviço da Palavra» – insere-se perfeitamente notrajeto do Ano Sacerdotal e traz à ribalta a reflexão sobreum âmbito vasto e del icado da pastoral como é o dacomunicação e do mundo digital, que oferece ao sacerdotenovas possibilidades para exercer o seu serviço à Palavra eda Palavra. Os meios modernos de comunicação fazem parte,desde há muito tempo, dos instrumentos ordinários atravésdos quais as comunidades eclesiais se exprimem, entrandoem contato com o seu próprio território e estabelecendo,muito freqüentemente, formas de diálogo mais abrangentes,mas a sua recente e inc is iva d i fusão e a sua notávelinfluência tornam cada vez mais importante e útil o seu usono ministério sacerdotal.

Hoje, para dar respostas adequadas a questões no âmbitodas grandes mudanças culturais, particularmente sentidasno mundo juvenil, tornaram-se um instrumento útil as vias decomunicação abertas pelas conquistas tecnológicas. De fato, pondoà nossa disposição meios que permitem uma capacidade deexpressão praticamente ilimitada, o mundo digital abreperspectivas e concretizações notáveis ao incitamento paulino: «Aide mim se não anunciar o Evangelho!» (1 Cor 9,16). Por conseguinte,com a sua difusão, não só aumenta a responsabilidade do anúncio,mas esta torna-se também mais premente reclamando umcompromisso mais motivado e eficaz. A este respeito, o sacerdoteacaba por encontrar-se como que no limiar de uma «história nova»,porque quanto mais intensas forem as relações criadas pelasmodernas tecnologias e mais ampliadas forem as fronteiras pelomundo digital, tanto mais será chamado o sacerdote a ocupar-sedisso pastoralmente, multiplicando o seu empenho em colocar asmídias ao serviço da Palavra.

Esse é um resumo da mensagem que está no site www.vatican.va.Ou, também, poderá ver na íntegra em nosso site

www.paroquiasenhordobonfim.net.

Dom Cláudio Hummes escreve carta peloencerramento do Ano Sacerdotal

Cidade do Vaticano - Oprefeito da Congregação parao Clero e arcebispo eméritode São Paulo, cardeal DomCláudio Hummes, divulgouuma carta a respe i to doencerramento do Ano Sacer-dotal, que se dará no próximodia 19 de junho. Na missiva,o purpurado afirma estar muito feliz com o Ano Sacerdotal eagradece a Deus por ter inspirado o Papa a instituir essacelebração.

Segundo o prefeito da Congregação para o Clero, estavana hora de dar uma atenção especial e um reconhecimento acada presbítero da Igreja. Fazendo menção aos sacerdotesenvolvidos em casos de pedofilia, o cardeal reconhece quealguns poucos presbíteros não merecem tal homenagem, masafirma que esses poucos não podem macular o corpo totaleclesial dos presbíteros. “Quem o faz, comete uma clamorosainjustiça”, assevera.

Para D. Cláudio, o Ano Sacerdotal é o reconhecimento justodo que é feito pelos sacerdotes na Igreja e na sociedade. “AIgreja vos ama, vos admira e vos respeita”, afirma. O cardealbrasileiro fez também um convite a todos os padres quepuderem para estarem em Roma daqui a dois meses, paraparticipar do encerramento do Ano Sacerdotal, nos dias 9, 10e 11 de junho.

Conforme o cardeal, a presença maciça dos sacerdotes nacapital italiana, além de ratificar a importância do presbitériopara a Igreja, serve também, e ainda mais, para “oferecer aoamado Papa Bento XVI nossa solidariedade, nosso apoio enossa comunhão incondic ional , d iante dos f reqüentesataques que lhes são dirigidos no momento atual”, diz.

Concluindo sua mensagem, Dom Cláudio explica que oencerramento do Ano Sacerdotal será, de fato, um novo começopara a Igreja e seus fiéis. Segundo o cardeal, após este períodode oração e reflexão sobre o sacerdócio, “voltaremos aoserviço de nossa missão na Igreja e no mundo com alegriarenovada e com a convicção de que Deus, o Senhor da História,fica conosco, seja nas crises, seja nos novos tempos”, finaliza.

Fonte: Gaudium Press

Santo André, junho de 2010Santo André, junho de 2010Santo André, junho de 2010Santo André, junho de 2010Santo André, junho de 2010Jornal da ComJornal da ComJornal da ComJornal da ComJornal da Comunidade Senhor do Bonfunidade Senhor do Bonfunidade Senhor do Bonfunidade Senhor do Bonfunidade Senhor do Bonfimimimimim66666

Aconteceu...CRISMA - No dia 16/maio, 104 jovens de nossa paróquia

receberam a confirmação do batismo através da Crisma. Amissa solene foi ministrada pelo Frei Geraldo Monteiro. Foium momento de grande emoção para todos os queparticiparam da celebração.

A crisma acentua o envio para a missão. Uma fé bemvivenciada, concreta e comprometida reforça a tarefamissionária da Igreja.

Veja mais fotos no site: www.paroquiasenhordobonfim.net

APRESENTAÇÃO DA PASTORAL FAMILIAR - Realizamos noultimo dia 08 de Maio a apresentação da Pastoral Familiar paraas Pastorais da nossa paróquia. Tivemos a abertura com o FreiRaphael que nos apresentou a orientação da igreja paraimplantação da Pastoral Familiar. Em seguida tivemos aapresentação da pastoral familiar pelos coordenadores naDiocese de Santo André, o casal Toninho e Osmarina.

Osmarina nos apresentou a história da Pastoral Familiar,desde seu início em 1981, com a Carta Apostólica FAMILIARISCONSORTIO até os dias de hoje em nossa Diocese. Foiapresentado também, toda a situação de dificuldades que afamília enfrenta hoje e a nossa responsabilidade em resgatar adignidade das famílias de nossa própria paróquia através daunião de ações entre as pastorais e a pastoral familiar.

Ao final foi colocado os próximos passos a serem dados paraimplantação da pastoral e feito convite, aberto a todos, paraparticipar da formação e aprofundamento que será realizadonos próximos meses.

O casal Marino Rossi e Maria Jenoveva T. Rossi alunos docondicionamento físico Senhordo Bonfim:-medalha de pratano JOTISA (Jogos da TerceiraIdade de Santo André), fizeramparte da delegação de SantoAndré no JORI(Jogos Regionaisdo Idoso) realizado em abril de2010, na cidade de Mogi dasCruzes.Classificação geral deSanto André 6° lugar.Parabéns ao Casal e a todos osparticipantes!

Santo André, junho de 2010Santo André, junho de 2010Santo André, junho de 2010Santo André, junho de 2010Santo André, junho de 2010 Jornal da ComJornal da ComJornal da ComJornal da ComJornal da Comunidade Senhor do Bonfunidade Senhor do Bonfunidade Senhor do Bonfunidade Senhor do Bonfunidade Senhor do Bonfimimimimim 77777

Nosso pároco Frei Raphael celebrou no dia 30/04/2010, missaem comemoração ao 8° ano/ aniversário do Condicio-namento Físico Senhor do Bonfim. Após a missa, houve umaconfraternização e comemoração para os aniversariantesdo mês de março/abril.Obrigada a todos os amigos e amigas,que junto buscaramuma melhor qualidade de vida,objetivando o bem estarfísico, mental, social e espiritual e a Deus por nos concedersempre um novo dia para continuarmos nesse caminho.Paz e Bem!

MISSA DOS TRABALHADORES

Dia 07 de maio foi celebrada a missa em ação degraças aos t rabalha-dores e trabalhadoras,foi dada a benção dascarteiras de trabalho, esorteada a imagem deSão José que passará omês na casa da paro-quiana Candida, t ive-mos a presença do coralde v io le i ros que pre-sentearam com umal inda homenagem àsmães.

JUNHO É O MÊS DEDICADOAO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS.

DIA 11 DE JUNHO DE 2010É A FESTA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS.

INÍCIO DO TRÍDUO: DIAS 8, 9,10/06 ÀS 6H30 DA MANHÃE EM SEGUIDA A SANTA MISSA.

NO DIA 11/06/10 TEREMOSA SANTA MISSA ÀS 07H DA MANHÃ.

O APOSTOLADO DA ORAÇÃO CONVIDAA TODOS PARA ESTE MOMENTO DE GRAÇAS.

“VINDE A MIM!” (MATEUS 11, 28)

Santo André, junho de 2010Santo André, junho de 2010Santo André, junho de 2010Santo André, junho de 2010Santo André, junho de 2010Jornal da ComJornal da ComJornal da ComJornal da ComJornal da Comunidade Senhor do Bonfunidade Senhor do Bonfunidade Senhor do Bonfunidade Senhor do Bonfunidade Senhor do Bonfimimimimim88888

Bom pessoal, estamos no mês de junho que também éconhecido como mês dos namorados. Tem gente que adoraessa data por causa dos presentes que ganham. Mas, o quenamorar é realmente?

Um verdadeiro namoro é aquele que você tem umaamizade com seu parceiro, sem se esquecer da confiançaque é a base para qualquer relacionamento, pode sernamoro, amizade, família e até mesmo com Deus. Todorelacionamento além da confiança tem que ter o respeito,tanto com a relação quanto com a pessoaque se envolve e por fim a honestidade,pois não tem amor sem falar a verdade.

Então, para começar um namorobaseie-se nestas quatro coisas: Amizade,Confiança, Respeito e Honestidade. Destejeito o namoro pode durar por muitotempo e também vai ser abençoado porDeus.

Outra coisa, não pense em ficar ounamorar alguém só por causa da sua

Espaço da Criança

aparência ou condições financeiras, escolha aquela pessoaque deixa você à vontade, te faça rir e acolha na hora queprecisar chorar.

Ah! Eu já ia me esquecendo de uma coisa, a Igreja podeser um lugar legal para encontrar uma pessoa com vontadede ter um relacionamento sério, mas não se esqueça queestá num ambiente religioso e tem que respeitar e evitaralgumas coisas. Todo mundo sabe que, principalmente najuventude, há os hormônios, as vontades e curiosidades

pessoais, mas tudo tem seu lugar emomento, especialmente o momento,não precisa dar um passo maior que onecessário se é que me entende.

Assim, espero que todos tenham ummaravilhoso mês dos namorados, commuito amor e felicidade. E, para quem nãotem, que consiga encontrar sua carametade.

E até a próxima edição.

Santo André, junho de 2010Santo André, junho de 2010Santo André, junho de 2010Santo André, junho de 2010Santo André, junho de 2010 Jornal da ComJornal da ComJornal da ComJornal da ComJornal da Comunidade Senhor do Bonfunidade Senhor do Bonfunidade Senhor do Bonfunidade Senhor do Bonfunidade Senhor do Bonfimimimimim 99999

FALA-NOS AINDA,FRANCISCO...!

Fala-nos ainda, Francisco...D iga-nos a inda aquelas

palavras simples e ardorosasque d iz ias à gente de tuaAssis...

Passa a inda nas ruas denossos bairros e vi las comofazias exaltado e contente nos

becos assisianos.Fala-nos ainda, Francisco...Chama-nos mais uma vez às coisas essenciais, a

recomeçar com Jesus a nossa vida, a dar valor àsverdadeiras coisas, a não nos contentar só com as vãsaparências...

Fala-nos ainda, Francisco...E a nós... Modernos estúpidos Bernardones: fartos

de ter e possuir sempre mais,Faz-nos entender que se pode viver com menos e

que a verdadeira alegria está somente em partilhar!Fala-nos ainda, Francisco...E nos faz capazes de ainda nos admirar à frente das

maravilhas da Criação...Capazes de cantar com os passarinhos e de amansar

os lobos ferozes...Fala-nos ainda, Francisco...E faz com que todas as pessoas do mundo se

esforcem para reviver sempre, mesmo com defeitos ecarências, a tua mensagem de Fraternidade e Amor!

OBRIGADO FRANCISCO...FALA-NOS AINDA...!

Espírito Santo, a nossa força

“Pela sua morte Jesus nos liberta do pecado, pelasua ressurreição Ele nos abre as portas de uma vidanova” (CIC 654).

Deus abol iu def in i t ivamente o pecado aoencravar Cristo na cruz. Nós precisamos colocar todaa nossa força para lutar e vencer o pecado, nos despirdo homem velho e nos revestir do homem novo, quese restaura constantemente à imagem d’Aquele quenos criou, até atingir o perfeito conhecimento.

Durante a via-sacra, podemos perceber o túmuloem que co locaram Jesus e , como co locaram osudário. Quando estava para romper a madrugadade domingo, o Espírito Santo ressuscitou Jesus: amorte não teve a última palavra, porque o amor émais forte do que a morte.

Jesus saiu daquele sudário num corpo glorioso eé com esse corpo que Ele está no Céu, é com essecorpo que Ele virá para estabelecer entre nós os céusnovos e uma terra nova.

“Se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dosmortos habita em vós, Ele, que ressuscitou JesusCristo dos mortos, também dará a vida aos vossoscorpos mortais pelo Seu Espírito que habita em vós”(Romanos 8,11). Desta forma, a vida do Espírito Santovive em mim e cada vez mais leva-me para o alto,fazendo-me um imitador de Jesus no pensar, no falare no agir.

Eu sou sacrário vivo do Espírito Santo, aonde eufor, o Espírito Santo vai, e eu preciso levá-Lo comigo,e Ele vai santificando tudo.

Eu sei que você enfrenta muitos problemas o diainteiro e, às vezes, nem dorme por causa deles, masvocê tem o Espírito Santo.

Muitas vezes, eu digo que sou como um meninoque anda na corda bamba, e quem anda na cordabamba não pode parar, pois se parar, cai. O EspíritoSanto é a força que me sustenta a cada passo e querser para cada um de nós um companheiroinseparável em todas as situações da nossa vida,como foi de Jesus durante a Sua caminhada terrena.

Jesus, tu és o meu Salvador. Coloco tudo quetenho e sou sob o Teu senhorio. Tu és o Senhor daminha vida. Derrama sobre mim o Teu Espírito emplenitude. Amém!

“Enviai o vosso Espírito, Senhor, e renovai a faceda terra” (Salmo 103,30).

Deus o abençoe!

Monsenhor Jonas Abib

MUNDO DA BÍBLIA

Santo André, junho de 2010Santo André, junho de 2010Santo André, junho de 2010Santo André, junho de 2010Santo André, junho de 2010Jornal da ComJornal da ComJornal da ComJornal da ComJornal da Comunidade Senhor do Bonfunidade Senhor do Bonfunidade Senhor do Bonfunidade Senhor do Bonfunidade Senhor do Bonfimimimimim1 01 01 01 01 0

Cuide bem de você Nossa GenteConheça mais quatro dos coordenadores

de nossas pastorais

EDNAministros e

oficina de oração

VITORmúsica

MICHELENúcleo de Artes Cênicas e

Equipe de FormaçãoPermanente

ROSECondicionamento Físico

Todos nós sabemos que no inverno é época degrandes epidemias, os grandes causadores são osvírus, é porque os vírus são mais resistentes ao frio.As ep idemias mais comuns são: as gr ipes ,conjuntivites, meningites, os vírus sofrem diversasmutações , se tornando ass im cada vez maisresistentes, o caso mais recente é do vírus H1n1.Nesta época evite lugares fechados e cheios, no casode quem trabalha e utiliza todos os dias o transportepúblico, andar com os vidros abertos, assim o arcircula mais rápido e o perigo de contagio é bemmenor. Mesmo nos dias mais frios e chuvosos manterpelo menos uma frestinha em cada janela porquenestes dias são os mais propensos a contaminação.Nos escritórios, escolas e até mesmo dentro de casamanter o ambiente arejado, nos lugares onde tem arcondicionado deve-se tomar mais cuidado, o ar deveser regulado de forma correta. Manter os ambientesl impos, a h ig iene pessoal , e hábi tos saudáveistambém são formas de evitar essas doenças. Nãovamos esquecer destas dicas, assim cuidar bem denós mesmos e dos outros.

48ª Assembléia Geral: APROVADA ADECLARAÇÃO SOBRE O PNDH-3

A Assembléia da CNBB, que terminou no dia 13 de maiode 2010 em Brasília, aprovou uma Declaração sobre o terceiroPrograma Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3). No dia 12de maio houve a sessão de destaques e de votação global daDeclaração. A Declaração recebeu 236 ‘sim’, num total de 248votos. Isso equivale a 95% dos votantes.

Com apenas duas páginas, a Declaração começareafirmando que a promoção e a defesa dos Direitos Humanos“fazem parte da mensagem bíblica e constituem parte damissão da Igreja Católica, em sua ação evangelizadora,especialmente, diante de violações que atentam contra adignidade humana”.

A Declaração recorda também, que a CNBB sempre atuouna defesa dos Direitos Humanos. “É oportuno lembrar aqui aluta empreendida pelos Bispos do Brasil em favor daredemocratização do País e sua ação efetiva contra o arbítrioe a tortura”, diz o documento.

Em relação ao PNDH-3, os bispos reafirmam o que já foidito na nota da Presidência da CNBB. “Nas ações progra-

máticas do 3º Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3), conforme é afirmado na Nota da Presidência da CNBB, de15 de janeiro de 2010, encontramos “elementos de consensoque podem e devem ser implementados imediatamente”.Entretanto, identificamos também determinadas açõesprogramáticas que não podem ser aceitas. Reafirmamos nossaposição, já muitas vezes manifestada, em defesa da vida eda família, da dignidade da mulher, do direito dos pais àeducação religiosa e ética de seus filhos, do respeito aossímbolos religiosos, e contrária à prática e à descriminalizaçãodo aborto, ao “casamento” entre pessoas do mesmo sexo, àadoção de crianças por casais homo afetivos e àprofissionalização da prostituição”.

Santo André, junho de 2010Santo André, junho de 2010Santo André, junho de 2010Santo André, junho de 2010Santo André, junho de 2010 Jornal da ComJornal da ComJornal da ComJornal da ComJornal da Comunidade Senhor do Bonfunidade Senhor do Bonfunidade Senhor do Bonfunidade Senhor do Bonfunidade Senhor do Bonfimimimimim 1 11 11 11 11 1

Bonfim Ecológico Receita

Visite nosso blog de receitas:www.bazarfiomil.blogspot.com

nossa loja virtual:www.lojamais.com.br/bazarfiomil

BELO MONTE Belo Monte é o nome que deve receber a usina hidrelétrica projetada a ser

construída no Rio Xingu, no estado brasileiro do Pará. Sua potência fará com queseja a maior usina hidrelétrica inteiramente brasileira, uma vez que a UsinaHidrelétrica de Itaipu está localizada na fronteira entre Brasil e Paraguai. De acordocom o governo Brasileiro, Belo Monte será a única usina hidrelétrica do Rio Xingu.

A previsão é que, se concluída, a usina será a terceira maior hidrelétrica domundo, atrás apenas da chinesa Três Gargantas e da binacional Itaipu. Seu custoé estimado hoje em R$ 19 bilhões. A energia assegurada pela usina terá acapacidade de abastecimento de uma região de 26 milhões de habitantes, comperfil de consumo elevado como a Região Metropolitana de São Paulo.

No entanto o que tem chamado atenção em todo esse projeto, não é a grandecapacidade de produção desta usina, mas sim o impacto ambiental e até mesmosocial que sua construção trará a região. Ambientalistas e acadêmicos, defendemque a construção da hidrelétrica irá provocar a alteração do regime de escoamentodo rio, com redução do fluxo de água, afetando a flora e fauna locais e introduzindodiversos impactos socioeconômicos. Um Relatório de Impacto Ambiental realizadopelo IBAMA listou os impactos da hidrelétrica, entre eles:

- Aumento da população e da ocupação desordenada do solo;- Aumento da pressão sobre as terras e áreas indígenas;- Perda de imóveis e benfeitorias com transferência da população na área

rural e perda de atividades produtivas;- Perda de imóveis e benfeitorias com transferência da População na área

urbana e perda de atividades produtivas;- Mudanças na paisagem, causadas pela instalação da infra-estrutura de apoio

e das obras principais e perda de praias e áreas de lazer, causada pela formaçãodos reservatórios;

- Perda de vegetação e de ambientes naturais com mudanças na fauna, causadapela instalação da infra-estrutura de apoio e obras principais;

- Aumento do barulho e da poeira com incômodo da população e da fauna,causado pela instalação da infra-estrutura de apoio e das obras principais;

- Mudanças no escoamento e na qualidade da água nos igarapés do trecho doreservatório dos canais, com mudanças nos peixes;

- Alterações nas condições de acesso pelo Rio Xingu das comunidadesIndígenas à Altamira, causadas pelas obras no Sítio Pimental;

- Alteração da qualidade da água do Rio Xingu e perda de fonte de renda esustento para as populações indígenas;

- Danos ao patrimônio arqueológico;- Retirada de vegetação, com perda de ambientes naturais e recursos

extrativistas, causada pela formação dos reservatórios;- Mudanças nas espécies de peixes e no tipo de pesca, causada pela formação

dos reservatórios;- Formação de poças, mudanças na qualidade das águas e criação de ambientes

para mosquitos que transmitem doenças no trecho de vazão reduzida;- Prejuízos para a pesca e para outras fontes de renda e sustento no trecho de

vazão reduzida. Cabe a nós, população e eleitorado a reflexão a respeito do que é mais importante

e do que seria uma solução sustentável para a situação, já que uma usina deste porteafastaria probabilidades de novos apagões em território nacional, mas ao mesmotempo afetaria de forma irreversível o ambiente em que será inserida tamanha obra.Em tempos de tantas descobertas tecnológicas não seria mais justo o investimentoem fontes de energia limpa e renovável? Cabe a nós essa reflexão.

PEQUENO CUSCUZDE SÃO JOÃO

INGREDIENTES

2 xícaras de Farinha de Milho

em flocos,pré - cozida (180g)

1/2 xícara de açúcar (190 g)

1/2 xícara de leite (120ml)

1/4 de xícara de manteiga

derretida (50g)

1/2 xícara de coco ralado fresco ou

seco (50g)

1 pitada de sal

Calda

1 xícara de leite (240ml)

1 xícara de leite de coco (240ml)

Açúcar a gosto

PREPARO

Prepare o cuscuz: misture numa

tigela todos os ingredientes

Deixe repousar por 5 minutos.

Com 1 colher (sopa) de massa

forme pequenas bolas. Para

moldar a massa, use duas colheres

(sopa) coloque-as numa panela

grande própria para cozinhar a

vapor cozinhe com a panela

tampada, por 15 mimutos, a partir

do ponto de fervura da agua.

Santo André, junho de 2010Santo André, junho de 2010Santo André, junho de 2010Santo André, junho de 2010Santo André, junho de 2010Jornal da ComJornal da ComJornal da ComJornal da ComJornal da Comunidade Senhor do Bonfunidade Senhor do Bonfunidade Senhor do Bonfunidade Senhor do Bonfunidade Senhor do Bonfimimimimim1 21 21 21 21 2

VISITEM NOSSO SITE:www.paroquiasenhordobonfim.net

A Paz do senhor e o amor de Maria!Convidamos a todos para participaremtodas as quartas-feiras a partir das 15hno salão paroquial do nosso grupo de

oração, rezando conoscoo terço a virgem Santíssima, louvando e

agradecendo, compartilhando apalavra de Deus. Venha você

também participar desta benção.

Toda quarta-feira - Oficina de Bordado - 14h - salão paroquial

De 01 a 13 de junho - Trezena de Santo Antônio (15 minutos antes das missas da noite)