Orgânicos & Cia Nº 5

24

description

Nesta Edição: Especial Green Rio 2012: Representantes do Governo, empresários, pesquisadores, investidores ambientalistas e ONGs se reuniram para falar sobre suas visões da Economia Verde / Guia SerraMob: Guia virtual para região serrana do Estado do Rio de Janeiro / E mais: notícias e Expositores da Conferencia Green Rio

Transcript of Orgânicos & Cia Nº 5

Page 1: Orgânicos & Cia Nº 5
Page 2: Orgânicos & Cia Nº 5

www.sebrae.com.br

Page 3: Orgânicos & Cia Nº 5

Green Rio é um mosaico da Economia Verde

Com expositores de diversos cantos do Brasil, do Acre ao Paraná, o Green Rio se apresenta como a plataforma de negócios sustentáveis antes, durante e depois da Rio+20.

Em 2011, quando começamos os contatos e as articulações estratégicas para formatar este evento, Sebrae e GIZ disseram “Presente!” desde o primeiro momento. BM&FBovespa e BBM chegaram em seguida e, por isso, a eles seguem nossos primeiros agradecimentos.

A medida que apresentávamos a proposta , antigos e novos parceiros entraram no desenho deste mosaico verde que é o Green Rio, foco desta edição especial da revista Orgânicos & Cia.

O Rio de Janeiro hospedará dois mega eventos, Copa do Mundo e Olimpíadas, abrindo uma avenida de oportunidades para diversos setores. Green Rio, reconhecido como side event da Rio+20 pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, pretende lançar na sua primeira edição, em 2012, as sementes de negócios que irão resultar em geração de renda e agregação de valor.

Enquanto na Conferência Green Rio palestrantes debaterão Copa Orgânica e Sustentável, Sociobiodiversidade, Legado, Índices da Economia Verde, paralelamente, expositores estarão promovendo produtos e serviços em seus estandes e nas rodadas de negócios. Esta simultaneidade de iniciativas, entrelaçadas pelo fio da sustentabilidade, gera uma energia positiva que contagia e motiva a todos.

E a todos que passarem pelo Green Rio, como prestadores de serviços, como palestrantes, como expositores ou como visitantes, o nosso muito obrigado!

Vocês são as peças que formaram este mosaico de valor inestimável para nós.

Equipe do Planeta Orgânico

Page 4: Orgânicos & Cia Nº 5

Guia virtual para região serrana do Estado do Rio de Janeiro leva oportunidades de negócios para o turismo na região

Através da iniciativa do SEBRAE/RJ e do Planeta Orgânico, está sendo criado mais um instrumento de divulgação da Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro. Trata-se de um guia turístico virtual dedicado exclusivamente à Região Serrana, onde constarão os estabelecimentos comprometidos com a sustentabilidade.

Esse guia poderá ser visualizado através da internet, tendo seu layout e conteúdo focado na linguagem para tablets (como iPads), notebooks e outros meios de acesso à Internet, de modo a possibilitar ao turista ou visitante um rápido acesso aos estabelecimentos da Região.

O segmento de usuários mobile é a principal tendência para busca de informações na sociedade globalizada. A Juniper Research, que desde 2002 é referência em pesquisas de mobile marketing, lançou recentemente um estudo na qual estima que, em 2015, os pagamentos via celular deverão movimentar 670 bilhões de dólares. O montante é quase o triplo dos U$ 240 bilhões previstos para este ano.

Iniciativas privadas de web sites turísticos são também referências na internet mundial. O web site Trip Advisor, por exemplo, conta com mais de 50 milhões de viajantes consultando o web site todo mês, o que os torna o maior site de viagens do mundo.

O Guia ficará no domínio www.serramobrj.com.br e será lançado dia 19 de junho de 2012, no evento Green Rio.

Page 5: Orgânicos & Cia Nº 5

Uma nova agenda na Rio+20

A sociobiodiversidade, talvez um conceito ainda pouco conhecido da maior parte da população, é um dos grandes diferenciais do Brasil e será, com certeza, um tema relevante no cenário da Rio+20. O que distingue a biodiversidade, tema internacional, da sociobiodiversidade brasileira é a inclusão da diversidade social e cultural na equação.

Em 2007, representantes dos ministérios do Meio Ambiente, Desenvolvimento Agrário e de Desenvolvimento Social e Combate à Fome se reuniram com outros parceiros do governo, e também com a sociedade civil, com o objetivo de elaborar um plano para organizar as cadeias de produtos da sociobiodiversidade. O principal objetivo era "desenvolver ações integradas para a promoção e fortalecimento das cadeias, com agregação de valor e consolidação de mercados sustentáveis". Muito foi feito entre 2007 e 2009, ano em que foi publicado o Plano Nacional da Sociobiodiversidade (PNSB), e desde então várias iniciativas vêm sendo promovidas.

Não faltam exemplos de resultados de geração de renda e inserção social decorrentes deste plano - desde cadeias de valor já existentes e consolidadas, como é o caso da castanha-do-Brasil, até aquelas ainda em desenvolvimento, como a da borracha-FDL, formada a partir da união de um grupo de 12 organizações. Em 2010, foram beneficiadas 500 mil famílias extrativistas, significando um mercado de 60 milhões de euros. O potencial de negócios efetivamente sustentáveis é imenso.

Porém, se as oportunidades e o alcance do PNSB se multiplicam quando somamos social e biodiversidade, os desafios também aumentam. Pelo lado social, ainda é necessário afirmar a identidade e a visibilidade desse público. Pelo lado ambiental, é preciso ter definida uma política de pagamentos de serviços ambientais, de combate ao desmatamento e mudanças climáticas.

As sinergias positivas vêm crescendo, é inegável, e o desafio de implementar novas cadeias de valor é belo e sedutor. Os biomas brasileiros, embora castigados, ainda representam uma biodiversidade ímpar no planeta. O país dispõe de um conhecimento tradicional subavaliado que finalmente começa a ser reconhecido.

A Rio+20 oferece o momentum para valorizar e valorar a sociobiodiversidade brasileira. É uma oportunidade para divulgar e promover informações sobre as cadeias de produtos e serviços, além de fortalecer os elos dessa corrente de valor.

Maria Beatriz Bley Martins CostaDiretora Executiva do Planeta Orgânico

Page 6: Orgânicos & Cia Nº 5

Green Rio hospeda debates internacionais sobre Economia Verde na América Latina

Amazonia Economic Forum - 19 de junho de 2012 – 14:00h Auditorio B

A Amazônia representa a maior biodiversidade do planeta, abriga cerca de 25% das espécies vegetais e animais do mundo, correspondendo a 60% do territorio brasileiro. A Amazônia é a última grande superfície contínua de florestas tropicais do planeta.

O “Amazonia Economic Forum“ no Green Rio discutirá o desafio de promover uma Economia Verde que seja protetora mas ao mesmo tempo competitiva com os investimentos que virão das cerca de 300 grandes obras previstas para os próximos anos para a região e que poderão, potencialmente, ameaçar o equilibrio do ecossistema amazônico.

Idealizado por Maritta Koch Weser e Celso Grecco, ambientalistas e empreendedores sociais reconhecidos internacionalmente por suas iniciativas na promoção da inclusão dos componentes social e ambiental na equação econômica, em parceria com o Planeta Orgânico, a iniciativa “Amazonia Economic Forum” já nasce com previsão de uma segunda edição em São Francisco, California, em outubro de 2012.

Green Latin America – 20 de junho de 2012 – 14h30 Auditorio A

O Painel “Green Latin America”, terá a coordenação do empresário Ingo Plöger, presidente do CEAL Brasil (Conselho de Empresas da América Latina).

Este painel discutirá temas como tecnologia, alimentação, energia, água, sociedade, no âmbito da Economia Verde, a partir de casos de sucesso de empresas latino-americanas, compartilhados por lideranças empresariais de destaque, buscando alternativas comuns para incentivar a sociedade e os governos a unirem esforços em prol do desenvolvimento sustentável da América Latina.A América Latina cada vez mais ocupa um lugar estratégico no cenário geopolítico.

Page 7: Orgânicos & Cia Nº 5

3 perguntas para Celso Grecco, um dos realizadores do Amazonia Economic Forum

1-O Amazonia Economic Forum nasce com uma Segunda edição já marcada para o segundo semestre nos Estados Unidos. As principais economias do mundo tem interesse na Amazônia. Como pretendem trabalhar este viés internacional?O principal fator de atração internacional do Forum é o fato de que a Economia é uma linguagem universal e pragmática. Qualquer pessoa razoavelmente preparada e interessada em preservar a Amazônia, seja ela estrangeira ou não, mesmo não sendo especialista em biodiversidade ou ambientalismo rapidamente entende que a Amazônia, sem um sistema econômico que garanta condições de sustentabilidade para as comunidades locais, estará fadada a sucumbir perante a necessidade humana de consumir cada vez mais recursos naturais que o planeta nos oferece. É uma questão de desequilíbrio que precisa ser urgentemente tratada e nesse sentido, a força do poder econômico pode atuar para o bem ou para o mal. É uma questão de escolha.

2- Que iniciativas serão apresentadas no Amazonia Economic Forum ?Os "cases" que vamos apresentar no Forum trazem exemplos bem concretos nesse sentido. O Claudio Padua, do Instituto Ipê, vai apresentar a recém criada Biofílica, empresa que está investindo na aquisição de 5 milhões de hectares através de parcerias com proprietários dessas terras para a venda de créditos de carbono; o Fabio Rosa do IDEAAS falará sobre a criação da primeira Companhia de Energias Renováveis da Amazonia; e o João Meirelles do Instituto Peabiru vai apresentar o trabalho que faz junto às populações ribeirinhas através da Escola de Negócios que criou.

3- Quais são os desafios mais inquietantes da região?Estão previstos investimentos da ordem de 600 bilhões de reais nos próximos 5 a 10 anos para a região. Esses recursos serão aplicados em boa parte pelo Governo Federal mas também pela iniciativa privada em obras como as hidrelétricas, estradas, portos, minerações e no agronegócio. Somente a atividade pecuária já causou o desmatamento de 70 milhões de hectares, o que equivale aos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Espirito Santo juntos. Tais fatores, combinados, podem levar a um sério comprometimento da região.

Page 8: Orgânicos & Cia Nº 5

Diretor responsável pela expansão da Categoria Orgânicos em todas as lojas do Pão de Açúcar no Brasil é palestrante no Green Rio dia 19 de junho.João Edson Gravata é diretor de negócios da marca Pão de Açúcar em todo o Brasil e responsável pelas operações das lojas da bandeira na Grande São Paulo. Participou da implementação da gestão de categorias no Grupo Pão de Açúcar e dirige operações do site de comércio eletrônico Pão de Açúcar Delivery. Liderou o projeto de lançamento do primeiro supermercado verde da América Latina, o Pão de Açúcar Indaiatuba e responde pela expansão da Categoria Orgânicos em todas as lojas da marca no país. O Pão de Açúcar faturou R$75.500.000,00 em vendas de orgânicos no ano passado.

Painel discutirá valor agregado de orgânicos, comércio justo e indicação geográfica na Economia VerdeCom a participação de representantes destes três segmentos, e com a moderação do vice presidente da certificadora IBD, Alexandre Harkaly,este painel será realizado dia 19 de junho no Green Rio.

NOTAS ORGÂNICAS

«Caberá aos debatedores convencerem o público de suas visões e abordagens de trabalho que levam a um caminho de desenvolvimento e consolidação do que podemos chamar de Economia Verde» disse Harkaly.

Bent Mikkelsen, da Universidade de Aalborg-Copenhagen e Markus Arbenz, Diretor Executivo da IFOAM,dividirão mesa redonda sobre como conciliam orgânicos com Economia VerdeDesde 2009, o Planeta Orgânico desenvolve uma parceria com a Universidade de Aalborg, já tendo participado em dois eventos Foodprint promovidos pelo professor Bent MikkelsenEm fevereiro de 2012, a diretora do Planeta Orgânico, Maria Beatriz Martins Costa, convidou Markus Arnbenz e a equipe doIFOAM para participar do Green Rio.A IFOAM tem afiliados em 115 países é é uma referência de qualidade e seriedade no setor orgânico internacional.

Markus Arbenz, Rogerio Dias, Robert Jordan e Maria Beatriz Martins Costa

Page 9: Orgânicos & Cia Nº 5

Organização

Patrocínio

Apoio

Page 10: Orgânicos & Cia Nº 5
Page 11: Orgânicos & Cia Nº 5
Page 12: Orgânicos & Cia Nº 5
Page 13: Orgânicos & Cia Nº 5

I2012

Estande

09

09Associação Vida Verde da Amazônia (AVIVE)

A Associação Vida Verde da Amazônia (AVIVE) é uma associação do município de Silves, Amazonas, sem fins lucrativos que produz e comercializa óleos vegetais e cosméticos naturais sustentáveis como sabonetes e perfumes, velas e incensos.

Associação Vida Verde da Amazônia (AVIVE)Beraca S.ABoehringer Ingelheim Cooperativa de Produtos Orgânicos do Perpétuo Socorro (COPOPS)Cooperativa Mista de Agricultores Familiares dos Caetés (COOMAC)Fundação Viver Produzir e Preservar (FVPP)Grupo CentrofloraIBC Cacau L'OréalNatura Ind. e Comercio de Cosméticos S.ARede Brasil Rural Talentos do Brasil Moda

09Beraca S.A

A Beraca, através da divisão Health & Personal Care, fabrica e fornece para as indústrias mundiais cosmética, farmacêutica e de fragrâncias, insumos sustentáveis e orgânicos provenientes da biodiversidade brasileira, de alta performance e eficácia comprovada.

09Boehringer Ingelheim

A Boehringer Ingelheim é uma das 20 principais empresas farmacêuticas e a maior farmacêutica de capital fechado do mundo. Há 126 anos, a empresa familiar mantém o compromisso com pesquisa, desenvolvimento, fabricação e comercialização de novos produtos de alto valor terapêutico para a medicina humana e animal. A responsabilidade social é um componente importante da cultura empresarial da Boehringer, o que inclui tanto o compromisso global com projetos sociais como a preocupação com os seus mais de 44 mil funcionários em 145 afiliadas em todo o mundo.

Espaço da Sociobiodiversidade

Empresas Participantes

Contato: Barbara Schmal Tel. +55 92 3528 2328 / 8808 [email protected]

Contato: Daniel Nosé Sabará, Marianna Cyrillo Perigo Tel. +55 11 2643 5002, 9385 8362, 2643 5077, 9215 [email protected], [email protected]

Contato: Andréa Guardabassi [email protected]

Expositores Green Rio 2012

Page 14: Orgânicos & Cia Nº 5

I2012

Estande

09Cooperativa de Produtos Orgânicos do Perpétuo Socorro (COPOPS)

Cooperativa do Município Uruará-PA. Faz parte do Programa de “Produção Orgânica da Transamazônica e Xingu” da FVPP. Produz e vende produtos orgânicos da agricultura familiar, principalmente cacau cultivado em sistemas agroflorestais. Membro da Central de Produção Orgânica da Transamazônica e Xingu (CPOTX).

09Cooperativa Mista de Agricultores Familiares dos Caetés (COOMAC)

A Cooperativa Mista de Agricultores Familiares dos Caetés de Bragança, Pará, é especializada em alimentos e produtos orgânicos como óleos para cosméticos. A cooperativa trabalha economicamente e ecologicamente sustentável.

Contato: Raimundo SilvaTel. +55 93 3515 [email protected]

Contato: José [email protected]

09Fundação Viver Produzir e Preservar (FVPP)

A FVPP é uma organização sem fins lucrativos que contribui para o desenvolvimento sustentável na Amazônia. Apoia o programa “Produção Orgânica na Transamazônica e Xingu” que fomenta a produção orgânica e sustentável e a organização de agricultores em cooperativas e associações.

09Grupo Centroflora

O Grupo Centroflora é o líder Sul Americano na produção e desenvolvimento de extratos vegetais padronizados para as indústrias farmacêutica, de cosméticos e alimentícia.

09IBC Cacau

A IBC Cacau (Indústria Brasileira de Cacau) trabalha com processamento de cacau desde a amendôa até seus subprodutos. Produz derivados de cacau para a indústria alimentícia e cosmética.

Contato: Jedielcio de Jesus Oliveira Tel. +55 93 3515 [email protected]

Contato: Vânia Rudge [email protected]

Contato: Mauricio Pinho Tel. +55 19 3493 [email protected]

Espaço da Sociobiodiversidade

Expositores Green Rio 2012

Page 15: Orgânicos & Cia Nº 5

I2012

Natura é uma empresa de cosméticos, fragrâncias e higiene pessoal reconhecida por manter um modelo de negócios pela venda direta, que busca a criação de valor sustentável por meio da construção de relações de qualidade com a sociedade.

09Rede Brasil Rural

A Rede Brasil Rural é um portal virtual criado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário com o objetivo de aproximar os agricultores familiares de seus fornecedores e consumidores finais, formando uma sólida base de cadastro desses atores, de forma a proporcionar um canal interativo entre os cadastrados para a geração de negócios, e o comércio eletrônico de produtos da agricultura familiar para a sociedade. Espera-se que a RBR traga ganhos sistêmicos na cadeia produtiva da Agricultura Familiar, aumentando sua competitividade.

09Talentos do Brasil Moda

O Programa Talentos do Brasil é uma iniciativa do MDA, em parceria com SEBRAE e ABIT. Atua na organização produtiva estruturada, na gestão e no desenvolvimento de produtos e mercados junto a 18 grupos produtivos. A comercialização está representada pela Cooperativa Nacional Marca Única (COOPERUNICA).

Contato: Patricia Guimarães Tel. +55 38 9117 [email protected], [email protected]

09L'Oréal

A L'Oréal é líder mundial em cosméticos, com um portfólio de 27 marcas internacionais. No Brasil há mais de 50 anos tem como missão oferecer o melhor da inovação em cosmética em termos de qualidade, eficácia e segurança. O desenvolvimento sustentável a impulsiona para incorporar novas formas de fazer negócios, caminhando na direção de um crescimento responsável, sustentável e compartilhado.

09Natura Ind. e Comercio de Cosméticos S.A

Contato: Simone Esteves [email protected]

Contato: Mauro CostaTel. +55 91 3724 [email protected]

Contato: Moacir Chaves BorgesTel. +55 61 2020 0320 / 8148 [email protected], [email protected], www.redebrasilrural.mda.gov.br

Estande

Espaço da Sociobiodiversidade

Expositores Green Rio 2012

Page 16: Orgânicos & Cia Nº 5
Page 17: Orgânicos & Cia Nº 5
Page 18: Orgânicos & Cia Nº 5

19 de junho de 2012 - Auditório B - Subsolo

a3 feira

14h00

16h30

Amazonia Economic ForumRepresentante Celso GreccoFabio RosaClaudio Padua João Meireles

Educando para SustentabilidadeFernando Augusto de Souza - Presidente do Centro de Pesquisas Mokiti Okada

10h00

11h30

Investidores VerdesArthur Cotrim - Presidente da Actual VenturesAntonio Gaspar - Presidente do Instituto VenturaNicolas Landolt - Diretor Executivo AxialParModeração - Fabio Ramos - Diretor Exectivo da Agrosuisse

13h30 Cultivando Água Boa e SustentabilidadeNelton Friedrich - Diretor de Coordenação e Meio Ambiente da Itaipu Binacional

20 de junho de 2012 - a4 feira Auditório A

Painel: Biodiversidade e Economia Verde

Abertura: Ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello

Hans Joehr - Corporate Head of Agriculture, Nestec Ltd.

Luiz Augusto Mesquita de Azevedo - Diretor-Presidente da Fundação de Tecnologia do Acre (FUNTAC) José Renato Cagnon - Gerente da Unidade Industrial de Benevides-PA, Natura Ind. e Comércio de Cosméticos S.A.Daniel Sabará - Corporate Director Health and Personal Care, Beraca S.A.Jedielcio Oliveira - Coordenador do Programa de Produção Orgânica, FVPPManoel Monteiro - Superintendente da COOPERACREModeração: Maria Beatriz Bley Martins Costa - Planeta Orgânico

I2012

Page 19: Orgânicos & Cia Nº 5

14h30

16h00

17h00

Green Latin America

Moderador: Ingo Plöger, Brasil - Presidente do CEAL Brasil, Presidente da IP Desenvolvimento.

Debatedores:Cesário Ramalho, Brasil - Presidente Sociedade Rural Brasileira (SRB)Gilberto Marín Quintero, México - Presidente do CEAL Internacional, Presidente doGrupo MabeMaurílio Biagi Filho, Brasil - Presidente da MaubisaFernando Sampaio, Brasil - Diretor Executivo da ABIEC / Brazilian Beef

Depoimentos de IFOAM e Aalborg University sobre Economia VerdeMarkus Arbenz - Diretor Executivo da IFOAMBent Mikkelsen - Professor Universidade de Aalborg - Copenhagen- Dinamarca

Mega Eventos e LegadoPatricia Kranz - Coordenadora Técnica do Projeto Agenda 21 ComperjNelson Teixeira - Secretário Executivo do Programa Rio Rural

20 de junho de 2012 - a4 feira Auditório A

18h30 Lançamento da publicação “Governança em Cadeias de Valor da Sociobiodiversidade”

20 de junho de 2012 - Auditório B - Subsolo

a4 feira

Seminário Cerrado SustentávelSenador Rodrigo RollembergDeputado Distrital Joe ValleDonizete Torkaski - Ecodata - Agência Brasileira de Meio Ambiente e Tecnologia da InformaçãoLuis Carraza - Central do Cerrado

11h00 Reunião MAPA

13h30 Reunião IMCA

16h00

18h00 Rede Brasil Rural

12 30Chef Teresa Corção / Ecochefs

h

Workshop de Gastronomia Pão de Açúcar

17h00Dr. João Curvo

I2012

Page 20: Orgânicos & Cia Nº 5

Workshop de Gastronomia Pão de Açúcar

O Grupo Pão de Açúcar estará presente no GREEN RIO como expositor, como palestrante e no Workshop de Gastronomia Pão de Açúcar com especialistas convidados pela rede de supermercados.

O chef Carlos Cabral, consultor de vinhos falará sobre vinhos orgânicos e a chef Eliana Relvas, consultora de cafés, falará sobre café orgânico. O enófilo Carlos Ernesto Cabral de Mello fundou a Sociedade Brasileira dos Amigos do Vinho (Sbav) e atualmente é consultor nacional de vinhos do Grupo Pão de Açúcar, definindo os rótulos que estarão nas prateleiras dos supermercados e sendo responsável pela formação do grupo de atendentes de vinhos especializados, que orientam os clientes nas compras.

Desde 2004, Eliana Relvas é consultora de cafés para o Grupo Pão de Açúcar e, por meio de feiras e eventos internacionais, frequentemente promovidos pela APEX Brasil, ela tem levado para diversas partes do mundo novidades relacionadas a drinks e receitas exclusivas preparados com o fruto do cafeeiro. Em 1996, participou ativamente da montagem do primeiro centro de treinamento de café do Brasil, o Centro de Preparação de Café do Sindicato da Indústria de Café do Estado de São Paulo, escola que conta com o apoio da ABIC - Associação Brasileira da Indústria do Café.

Atualmente, também ministra cursos de formação de barista e de classificação e degustação de café, além de atuar como jurada nos campeonatos de barista. Seu interesse permanente na área e o contínuo aperfeiçoamento técnico conferem à Eliana as credenciais de cafeóloga.

Page 21: Orgânicos & Cia Nº 5

agenda

entrevistas

fale conosco

gastronomia

mercado

notícias

quem certifica

quem produz

quem vende

saúde&orgânicos

trabalhos

ENGLISH VERSIONbuscarsaiba maisserviçoscadastroso que é?

p l a n e t a o r g â n i c oo e n d e r e ç o d o s o r g â n i c o s n a i n t e r n e t

Vitrine dos Orgânicos

Fale com os assinantes da Newsletter Planeta Orgânicoem todos os estados do Brasil

Twitter Issu Flickr Newsletter AnuncieFacebook

Page 22: Orgânicos & Cia Nº 5

Bio CariocaRua Xavier da Silveira, 28 - Copacabana Rio de Janeiro - RJ, 22061-010Tel: 21 2236 4125www.biocarioca.com.br

Camaleão CaféRua Dr. Satamini, 49 - TijucaRio de Janeiro - RJ,Tel: 21 7855 3748

Celeiro CulináriaRua Dias Ferreira, 199 LeblonRio de Janeiro - RJTel: 21 2274 7843www.celeiroculinaria.com.br

Fontes de Produtos NaturaisRua Visconde de Pirajá, 605 -Ipanema Rio de Janeiro - RJ,Tel: 21 2512 5900www.fontesipanema.com.br

Grão IntegralRua das Laranjeiras 43 loja 13Rio de Janeiro, RJTel: 21 2285 6730 www.graointegral.com.br

Hotel Rosa dos VentosEstrada Teresópolis - Friburgo (RJ 130) Km.22,6Teresópolis - RJ Tel: 21 2644 9900 / 21 2532 1197www.hotelrosadosventos.com.br

La CigaleRua Aristides Espínola, 88 - Leblon Rio de Janeiro - RJTel: 21 2279 4473

Loja Sitio do MoinhoRua General Urquiza 188 C,Leblon Rio de Janeiro RJTel: 21 3795 9150www.sitiodomoinho.com

Market IpanemaR. Visconde de Pirajá, 499 - Ipanema Rio de Janeiro - RJ22.410-003Tel: 21 3283 1438www.marketipanema.com.br

O NavegadorAvenida Rio Branco, 180 - Centro Rio de Janeiro - RJTel: 21 2210 6107www.onavegador.com.br

Universo OrgânicoRua Conde Bernadotte, 26 - Leblon Rio de Janeiro - RJ22.430-200Tel: 21 2274 8673www.universoorganico.com

Vegan VeganRua Vol. da Pátria, 402 - Botafogo Rio de Janeiro - RJTel: 21 2286 7078www.veganvegan.com.br

Vegan ChácaraR Hans Staden, 30Botafogo - RJTel: 21 8799 7078

Restaurantes que oferecemprodutos orgânicos em seus cardápios

Page 23: Orgânicos & Cia Nº 5
Page 24: Orgânicos & Cia Nº 5