ORGANOGRAMA OFICIAL CARNAVAL VIRTUAL...

17
Página 1 1 Organograma Oficial G.R.E.S.V Favela ORGANOGRAMA OFICIAL CARNAVAL VIRTUAL 2017 Liga Independente das Escolas de Samba Virtuais - LIESV Presidente: Ewerton Fintelman Vice Presidente Administrativo: Murilo Sousa Vice Presidente Artístico: João Salles

Transcript of ORGANOGRAMA OFICIAL CARNAVAL VIRTUAL...

Page 1: ORGANOGRAMA OFICIAL CARNAVAL VIRTUAL 2017passarelavirtual.liesv.com.br/wp-content/uploads/2017/08/Organo... · Página 1 1 Organograma Oficial – G.R.E.S.V Favela ORGANOGRAMA OFICIAL

Página 1

1 Organograma Oficial – G.R.E.S.V Favela

ORGANOGRAMA OFICIAL

CARNAVAL VIRTUAL 2017

Liga Independente das Escolas de Samba Virtuais - LIESV

Presidente: Ewerton Fintelman

Vice Presidente Administrativo: Murilo Sousa Vice Presidente Artístico: João Salles

Page 2: ORGANOGRAMA OFICIAL CARNAVAL VIRTUAL 2017passarelavirtual.liesv.com.br/wp-content/uploads/2017/08/Organo... · Página 1 1 Organograma Oficial – G.R.E.S.V Favela ORGANOGRAMA OFICIAL

Página 2

2 Organograma Oficial – G.R.E.S.V Favela

G.R.E.S.V. Favela

PRESIDENTE

Juquinha

Page 3: ORGANOGRAMA OFICIAL CARNAVAL VIRTUAL 2017passarelavirtual.liesv.com.br/wp-content/uploads/2017/08/Organo... · Página 1 1 Organograma Oficial – G.R.E.S.V Favela ORGANOGRAMA OFICIAL

Página 3

3 Organograma Oficial – G.R.E.S.V Favela

“120 anos providentes: Hoje a Favela

conta à história do Morro da

Providência onde um povo excluído

conquistou diversos mundos.”

CARNAVALESCO

Anderson Evaristo

Page 4: ORGANOGRAMA OFICIAL CARNAVAL VIRTUAL 2017passarelavirtual.liesv.com.br/wp-content/uploads/2017/08/Organo... · Página 1 1 Organograma Oficial – G.R.E.S.V Favela ORGANOGRAMA OFICIAL

Página 4

4 Organograma Oficial – G.R.E.S.V Favela

Tema-Enredo (Título do enredo e subtítulos se houverem)*

120 anos providentes: Hoje a Favela conta à história do Morro da Providência onde um povo excluído conquistou diversos mundos.

Carnavalesco*

Anderson Evaristo

Autor(es) do Enredo*

Juquinha

Elaborador(es) do Roteiro do Desfile*

Anderson Evaristo

Outras Informações Julgadas Necessárias (fontes de consulta, livros etc)*

Bibliografia:

http://rioonwatch.org.br/?p=22318

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/rio-450-anos/noticia/2015/01/conheca-historia-da-1-favela-do-rio-

criada-ha-quase-120-anos.html

https://pt.wikipedia.org/wiki/Morro_da_Provid%C3%AAncia

http://diariodorio.com/historia-do-morro-da-providencia/

https://mauriciohora.wordpress.com/2013/11/26/116-anos-de-favela-uma-historia-resumida-que-se-

iniciou-na-providencia/

FICHA TÉCNICA

Enredo

Page 5: ORGANOGRAMA OFICIAL CARNAVAL VIRTUAL 2017passarelavirtual.liesv.com.br/wp-content/uploads/2017/08/Organo... · Página 1 1 Organograma Oficial – G.R.E.S.V Favela ORGANOGRAMA OFICIAL

Página 5

5 Organograma Oficial – G.R.E.S.V Favela

SINOPSE DO ENREDO Este ano a Favela contará os 120 anos de História do surgimento do morro da Providência, cujo agrupamento de casas presentes foi chamado de favela, quando se associou o nome da planta nordestina à ocupação dos soldados vindos da guerra dos Canudos que exigiam do Governo Republicano o dinheiro que a eles tinham sido prometido e até então não tinham recebido e ali se alojaram nos fins do século XIX esperando por providência. Também no morro existia uma ocupação feita por homens que trabalhavam na área portuária, pois no alto do morro conseguiriam melhor observar os navios de carga atracados que seriam facilmente identificados e seus respectivos produtos a serem desembarcados.

O surgimento da primeira favela está interligado a dois acontecimentos da cidade que permeiam o imaginário de nossa formação social: a destruição do cortiço Cabeça de Porco em 1894, que era o maior cortiço da cidade, localizado na área central da capital da república – que certamente influiu num crescimento demográfico imediato de habitações aonde seria à primeira favela; e a urbanização na gestão Pereira Passos (1902 a 1906) cujo termo utilizado em sua gestão foi o “bota-abaixo” produziu grandes remoções (de habitações populares identificadas como insalubres na cidade legal) e a retaliação de resistência popular urbana, denominado “A Revolta da Vacina”.

A Revolta da Vacina de 1904 caracterizou a maior manifestação dos mais pobres na história da cidade capital – Distrito Federal até então. A revolta serviu de medição das forças populares contra o desleixo às massas de afrodescendentes e brancos proletários brasileiros, estrangeiros ou seus filhos e netos naquela ocasião. Os holofotes da disputa estavam voltados para a Região Portuária e o centro da cidade.

As duas motivações asseguradas no registro oficial da história da cidade do Rio de Janeiro sobre esse conflito foi à imposição governamental, a vacinação obrigatória da população e o uso abusivo da força na remoção que se faziam. Muitos desses homens pobres que ali participaram refugiaram-se no Morro da Providência promovendo, assim, um impactante aumento da população da primeira favela.

O Rio de Janeiro do início do século XX respirava o delírio de um paraíso europeu, esquecendo-se das suas raízes que corriam nas veias do pobre trabalhador e do Negro guerreiro. Sem espaço nesse novo Rio de Janeiro elitizado o pobre e negro subiram e fez na favela seu novo mundo aonde não precisariam esconder suas cicatrizes e sua cultura.

Por todo século XX o então denominado favelado – passou a lutar pela honra e honestidade. Buscando serem aceitos como gente com dignidade, como pessoa. Mas os olhares para esses homens e mulheres eram de desconfiança vindo da cidade legal da elite que só os viam como marginais – e isso perdurou por décadas.

No Morro da Providência e nas demais Favelas existem famílias de tradição que prezam pela honestidade e o nome, mas se definindo, como pobres que querem ser reconhecidos em critério de igualdade com as famílias da Elite do Rio de Janeiro. Os mais moradores mais velhos da Providência e das Favelas diziam aos mais jovens : “o rico pode até roubar, que tem a benevolência da lei. O pobre nunca. Então ele tem que ser mais forte”.

A favela do século XXI está mais consciente de sua importância e mais integrada ao resto da cidade. A favela carioca e brasileira se configurou em geografias urbanas verticais, horizontais, em palafitas, embaixo de viadutos, em conjuntos habitacionais etc.

A tradição vertical de uma Providência, Estácio, Mangueira, Salgueiro, passou a conviver com a presença da nova configuração das favelas horizontalidades de Vigário Geral, Venda das Pedras, Caju e as inversões urbanas de conjuntos habitacionais que viraram grandes favelas rearticulando o formato de ser favela: a Cidade de Deus, Batan, Conjunto Amarelinho entre outras dentre nossas favelas temos a Rocinha, uma favela que se tornou maior que muitas cidades brasileiras importantes.

A Favela se transformou. A Providência para os jovens carinhosamente é chamada “Provi”. Os jovens da Providência falam de favela, não com o nome da origem do termo, refletida em suas cicatrizes herdadas pela exclusão dos mais pobres, seus antepassados. Porém infelizmente nem toda transformação foi boa à favela passou a ser identificada com o tráfico de drogas e bandidos violentos, virou habitat do resumo caótico da violência da cidade.

Page 6: ORGANOGRAMA OFICIAL CARNAVAL VIRTUAL 2017passarelavirtual.liesv.com.br/wp-content/uploads/2017/08/Organo... · Página 1 1 Organograma Oficial – G.R.E.S.V Favela ORGANOGRAMA OFICIAL

Página 6

6 Organograma Oficial – G.R.E.S.V Favela

No Morro da Providência durante seu centenário em 1997 nasceu uma chama de esperança frente à desgraça da bandidagem que invadia a favela essa chama era o surgimento do Instituto Favelarte que trazia a exposição “O Olho da Favela Sobre a Cidade” com fotos do fotografo Mauricio Hora e texto de Luiz Torres, no CCJB (Centro Cultural José Bonifácio) em 1998, expandindo para fora da Favela, para o mundo às comemorações do seu centenário.

Uma década após surgiu à Casa Amarela. Fruto da fusão do trabalho do fotógrafo Mauricio Hora e o Fotógrafo multimídia, o francês JR. Na Casa Amarela juntos com a Favelarte se realiza muitas atividades pedagógicas e artísticas desde 2010. Ações sociais de atendimento prático, como passaram a coexistir no alto da favela, no Largo da Igreja. Poesia, teatro, música, encontros, filmes, exposições, amostras fotográficas e tantas coisas que acontecem no trabalho pela valorização do Morro da Providência.

O Morro da Providência ou Favela, criação dos mais pobres em resposta ao egoísmo do mundo capitalista das elites e de nosso histórico escravista de exclusão. No Morro da Providência surgiu um novo modo de viver do afrodescendente fora dos tormentos das senzalas e do nordestino longe dos estigmas da fome e seca da caatinga. O Morro da Providência ou Favela se tornou símbolo da união pioneira de diferentes povos e raças na luta pela sobrevivência na Cidade do Rio de Janeiro o que tornou referência mundial de força cultural e coletiva. E agora no ano que comemoramos seus 120 anos de existência a Providência será símbolo e modelo para nossa escola de Samba no maior espetáculo da tela. Viva a Favela!

Page 7: ORGANOGRAMA OFICIAL CARNAVAL VIRTUAL 2017passarelavirtual.liesv.com.br/wp-content/uploads/2017/08/Organo... · Página 1 1 Organograma Oficial – G.R.E.S.V Favela ORGANOGRAMA OFICIAL

Página 7

7 Organograma Oficial – G.R.E.S.V Favela

Autoria do Samba-Enredo*

Claudio Bardelli Jr

Letra do Samba-Enredo (repetições devem ser destacadas e em negrito)*

Subi o morro

Para te contar a minha história

Surgiu Do descaso dessa gente

“Providencia” tinha em mente

A igualdade entre nós Obrigados a deixar os seus lares

Vistos como marginais

Passaram a lutar pela sua honra

Contra os preconceitos sociais Na revolta da vacina

Em prol de um ideal

Negros e Nordestinos se uniram Contra imposição oligarcal

Meu Rio elitizou

Pela cor e pela fé

Dignidade é minha herança

Levo amor, paz e axé

Mas o tempo passou

Violência cria uma ilusão Dominam os nossos meninos

Famílias perdem o seu chão

Nasce uma chama de esperança O clamor da minha herança

Cultura, musica, informação

Mudar o futuro da nação

Hoje sou conhecida no mundo, Referência social

O Samba a minha raiz

No Morro aprendi a vencer Te amo sou “Favela” até morrer

O meu tambor vai ecoar

Pra embalar seu coração

Providencia é meu lugar

Favela é minha paixão

Defesa do Samba (se a escola julgar necessário)

FICHA TÉCNICA

Samba Enredo

Page 8: ORGANOGRAMA OFICIAL CARNAVAL VIRTUAL 2017passarelavirtual.liesv.com.br/wp-content/uploads/2017/08/Organo... · Página 1 1 Organograma Oficial – G.R.E.S.V Favela ORGANOGRAMA OFICIAL

Página 8

8 Organograma Oficial – G.R.E.S.V Favela

ROTEIRO DO DESFILE

Número de elementos de desfile (Número de alas; de carros alegóricos; de tripés e quadripés, incluindo

os utilizados pela comissão de frente, se houver; de casais de mestre-sala e porta-bandeira; de destaques de chão e afins, se houver)*

Alas – 13 Alas

Alegorias – 3 Alegorias

Tripés e/ou Quadripés –1 Tripé Mestre Sala e Porta Bandeira – 2 Casais de Mestre Sala e Porta Bandeira

Destaques de Chão – 1 Destaque de chão- Rainha de Bateria

Organização dos elementos de desfile (a setorização é obrigatória; alas obrigatórias devem ser

devidamente discriminadas)*

Setor 1- O Surgimento do Morro da Providência

Comissão de Frente- O Surgimento

Abre Alas - Trabalhadores Portuários

1° Ala- Cortiço Cabeça de Porco

1° Casal Mestre-Sala e Porta Bandeira - A Urbanização do Bota Abaixo e Pereira Passos

2° Ala - A Revolta da Vacina

3° Ala - A Primeira Favela

4° Ala - Baianas- Delírio de Um Paraíso Europeu

Rainha de Bateria_ Sua Cultura

5° Ala Bateria- Sua Cicatriz

6° Ala - A Violência Não Venceu!!!

Setor 2 - 100 Anos do Morro da Providência

2° Carro - O Rio e Suas Favelas Maiores Que Muitas Cidades Brasileiras.

7° Ala- Presente de Centenário - Favelarte.

8° Ala- O Olho da Favela Sobre a Cidade.

9° Ala- Para o Mundo Ver Seus 100 Anos.

10° Ala- Francês Junior e Maurício Hora, União Pela Providência.

11° Ala - A Casa Amarela

12° Ala - Poesia e Teatro

13° Ala - Músicas, Encontros, Filmes e Exposições.

3° Carro- 120 Anos Providentes, Viva a Favela!!! Viva o Morro da Providência!!!

Page 9: ORGANOGRAMA OFICIAL CARNAVAL VIRTUAL 2017passarelavirtual.liesv.com.br/wp-content/uploads/2017/08/Organo... · Página 1 1 Organograma Oficial – G.R.E.S.V Favela ORGANOGRAMA OFICIAL

Página 9

9 Organograma Oficial – G.R.E.S.V Favela

Criador(es) dos Desenhos*

Nome(s) do(s) artista(s)*: Anderson Evaristo Nome do Elemento O que representa

Comissão de Frente- O

Surgimento

A Comissão de Frente representa surgimento do morro da

Providencia cujo agrupamento de casas presentes foi

chamado de favela, quando se associou o nome da planta

nordestina à ocupação dos soldados vindos da guerra dos

Canudos que exigiam do governo republicano o dinheiro

que eles tinham sido prometido e até então não tinham

recebido e ali se alojam nos fins do século XIX esperando

por providencia. A Comissão vem vestida de soldados

vindos da guerra de Canudos, Planta nordestina a qual se

deu o nome de “Favela” e de habitantes que ali viviam em

suas casas.

Alegoria 01_ Trabalhadores

Portuários

A primeira alegoria representa a ocupação no morro da

Providencia feita por homens que trabalhavam na área

portuária, pois no alto do morro conseguiram melhor

observar os navios de cargas atracados que seriam

facilmente identificados e seus respectivos produtos a

serem desembarcados. Na frente da alegoria tem o

Soldado de Canudos, dos lados tem os trabalhadores

portuários traz como destaques principal e dois vestidos

de trabalhadores portuários.

Ala 01 - Cortiço Cabeça de Porco A ala 01 representa o Cortiço Cabeça de Porco que foi um

dos grandes motivos para o crescimento da primeira

favela. O surgimento da primeira favela está interligado a

dois acontecimentos da cidade que permeiam o

imaginário de nossa formação social: a destruição do

Cortiço Cabeça de Porco em 1894, que era o maior

Cortiço da cidade, localizado na área central da capital da

republica o que certamente influiu num crescimento

demográfico imediato de habitação aonde seria à primeira

favela.

Casal de Mestre-Sala e Porta-

Bandeira - A Urbanização do Bota

Abaixo e Pereira Passos

O Casal de Mestre Sala e Porta Bandeira representa o que

certamente influiu num crescimento demográfico

imediato de habitação aonde seria a primeira favela; e a

FICHA TÉCNICA

Elementos do Desfile

Page 10: ORGANOGRAMA OFICIAL CARNAVAL VIRTUAL 2017passarelavirtual.liesv.com.br/wp-content/uploads/2017/08/Organo... · Página 1 1 Organograma Oficial – G.R.E.S.V Favela ORGANOGRAMA OFICIAL

Página 10

10 Organograma Oficial – G.R.E.S.V Favela

urbanização na gestão Pereira Passos (1902 a 1906) cujo

termo utilizado em sua gestão foi o “bota-abaixo”

produziu grandes remoções (de habitações populares

identificadas como insalubres na cidade legal). Mestre

Sala está vestido de Pereira Passos e a Porta Bandeira está

vestida representando a urbanização e o Bota abaixo.

Ala 02 - A Revolta da Vacina A ala 02 representa a revolta da vacina de 1904 que

caracterizou a maior manifestação dos mais pobres na

história da cidade capital- Distrito Federal até então. A

revolta serviu de mediação das forças populares contra o

desleixo ás massas de afrodescendentes e brancos

proletários brasileiros, estrangeiros ou seus filhos e netos

naquela ocasião. Os holofotes da disputa estavam

voltados para a região Portuária e o centro da cidade. As

duas motivações asseguradas no registro oficial da

história da cidade do Rio de Janeiro foi à imposição

governamental e o uso e o uso abusivo da força armada.

Ala 03 - A Primeira Favela A ala 03 representa os homens ex-combatentes de

Canudos que desprovidos de dinheiro e cuidados do

Estado começaram a se abrigar no morro em 1897 e assim

formaram a primeira Favela denominada pelo povo como

Providência.

Ala 04- Baianas- Delírio de Um

Paraíso Europeu

A ala 04 é a ala das Baianas que representam o delírio de

um paraíso europeu ocorrido no Rio de Janeiro no inicio

do século XX, onde enquanto nas favelas haviam um

estado de estrema pobreza nas ruas da cidade era bem

diferente pois lá moravam pessoas com uma situação

financeira boa que abandonavam a cultura brasileira para

abrasar a moda europeia nas roupas, posturas e etc...

A fantasia das Baianas trás nela este ideal de luxo e

riqueza europeia ante o esquecimento de suas raízes

nacionais vinda do mais pobre.

Elemento Facultativo_ Destaque

de Chão_ Rainha de Bateria - Sua

Cultura

A fantasia da Rainha de Bateria representa a cultura

Brasileira presente nas favelas.

Page 11: ORGANOGRAMA OFICIAL CARNAVAL VIRTUAL 2017passarelavirtual.liesv.com.br/wp-content/uploads/2017/08/Organo... · Página 1 1 Organograma Oficial – G.R.E.S.V Favela ORGANOGRAMA OFICIAL

Página 11

11 Organograma Oficial – G.R.E.S.V Favela

Ala 05_ Bateria- Sua Cicatriz A ala 05 da Bateria representa as cicatrizes deixadas nos

homens e mulheres desprezados e marginalizados pela

elite carioca, famílias honestas porém pobres que durante

vários séculos lutaram por direitos e igualdades que

deveria ter sido assegurados a todas as pessoas honestas

da Cidade do Rio de Janeiro.

Ala 06- A Violência Não Venceu!!! A ala 06 representa os moradores mais velhos do morro

da Providência e das demais Favelas que diziam aos mais

novos: “o rico pode até roubar, que tem a benevolência da

lei já o pobre nunca, então ele tem que ser mais forte”. A

fantasia traz em si simbologias como as armas que

disparam amor, as pombas da paz nos ombros e a

inscrição “Paz” no peitoral, que mostram que os

moradores das Favelas não se deixaram vencer frente às

violências dos séculos passados e do presente século XXI

aonde eles se encontram mais integradas ao resto da

Cidade.

Alegoria 02 - O Rio e Suas Favelas

Maiores Que Muitas Cidades

Brasileiras

A segunda alegoria representa uma homenagem as

tradicionais Favelas Estácio, Mangueira, Salgueiro,

Vigário, Venda das Pedras, Caju, Cidade De Deus, Batan,

Conjunto do Amarelinho, sem esquecer de falar da

famosa Rocinha que se tornou maior que muitas cidades

brasileiras importantes, entre tantas outras queridas que

surgiram após a Favela da Providência.

A segunda alegoria traz a imagem do Cristo Redentor

símbolo maior de união da cidade maravilhosa do Rio de

Janeiro, também traz destaques representando cada um

representando uma favela vertical cariocas que estão entre

as mais antigas e na parte da frente do carro traz a

digníssima velha guarda.

Ala 07- Presente de Centenário -

Favelarte

A ala 07 representa o instituto Favelarte que foi um

presente que o morro da providência ganhou no ano do

Page 12: ORGANOGRAMA OFICIAL CARNAVAL VIRTUAL 2017passarelavirtual.liesv.com.br/wp-content/uploads/2017/08/Organo... · Página 1 1 Organograma Oficial – G.R.E.S.V Favela ORGANOGRAMA OFICIAL

Página 12

12 Organograma Oficial – G.R.E.S.V Favela

seu Centenário, uma chama de esperança com exposições

culturais diante da crescente presença da bandidagem que

seduzia muitas crianças e jovens.

Ala 08 - O Olho da Favela Sobre a

Cidade

A ala 08 representa a primeira exposição feita pelo

instituto Favelarte no morro da Providência.

Ala 09 - Para o Mundo Ver Seus

100 Anos

A ala 09 representa a expansão que o morro da

Providência teve para fora da Favela com as

comemorações do seu centenário trazendo a admiração

pela cultura produzida na Favela e o reconhecimento

internacional fazendo conquistar e cativar o carinho de

diversos turistas de diversos países.

Ala 10 - Francês Junior e Maurício

Hora, União Pela Providência

A ala 10 representa a união trabalho do fotografo

brasileiro Mauricio da Hora e o Fotografo multimídia o

francês JR em prol do morro da Providência, resultando

em grandes exposições culturais no instituto Casa

Amarela, com o intuito de diminuir a marginalização

cultural gerado pelos ideais burgueses presente nas

sociedades nacionais e internacionais.

Ala 11 - A Casa Amarela A ala 11 representa o instituto Casa Amarela, fruto da

Page 13: ORGANOGRAMA OFICIAL CARNAVAL VIRTUAL 2017passarelavirtual.liesv.com.br/wp-content/uploads/2017/08/Organo... · Página 1 1 Organograma Oficial – G.R.E.S.V Favela ORGANOGRAMA OFICIAL

Página 13

13 Organograma Oficial – G.R.E.S.V Favela

união do trabalho dos fotógrafos Mauricio Horta e JR,

este instituto junto com o Favelarte realizam diversas

atividades pedagógicas, ações sociais e artísticas desde

2010 no morro da Providência.

Ala 12 - Poesia e Teatro

A ala 12 representa as apresentações de Poesia e teatro

que acontecem no instituto Casa Amarela em união com o

Favelarte em prol da maior valorização do Morro da

Providência.

Ala 13 - Músicas, Encontros,

Filmes e Exposições

A ala 13 representa os encontros de lazer como músicas,

encontros, filmes, exposições, amostras fotográficas e

tantas outras atividades para os moradores da Providência

proporcionados gratuitamente pelo instituto Casa Amarela

fazendo a comunidade se unir cada vez mais.

Alegoria 03 - 120 Anos

Providentes, Viva a Favela!!! Viva

o Morro da Providência!!!

A alegoria 03 representa a comemoração dos 120 anos do

Morro da Providência ou da Favela, 120 anos do símbolo

da união de diferentes raças e culturas na luta pela

sobrevivência na Cidade do Rio de Janeiro, tornando-se

referência mundial de força cultural e coletiva pelo bem.

A alegoria 03 traz como destaque as fantasias feliz

aniversário ao Morro.

Page 14: ORGANOGRAMA OFICIAL CARNAVAL VIRTUAL 2017passarelavirtual.liesv.com.br/wp-content/uploads/2017/08/Organo... · Página 1 1 Organograma Oficial – G.R.E.S.V Favela ORGANOGRAMA OFICIAL

Página 14

14 Organograma Oficial – G.R.E.S.V Favela

Page 15: ORGANOGRAMA OFICIAL CARNAVAL VIRTUAL 2017passarelavirtual.liesv.com.br/wp-content/uploads/2017/08/Organo... · Página 1 1 Organograma Oficial – G.R.E.S.V Favela ORGANOGRAMA OFICIAL

Página 15

15 Organograma Oficial – G.R.E.S.V Favela

Page 16: ORGANOGRAMA OFICIAL CARNAVAL VIRTUAL 2017passarelavirtual.liesv.com.br/wp-content/uploads/2017/08/Organo... · Página 1 1 Organograma Oficial – G.R.E.S.V Favela ORGANOGRAMA OFICIAL

Página 16

16 Organograma Oficial – G.R.E.S.V Favela

Nome Completo da Escola*

G.R.E.S.V.Favela Presidente Administrativo da Escola (Apenas na forma que usa no Carnaval Virtual)*

Juquinha Carnavalesco(a)/Comissão Carnavalesca da Escola (Apenas na forma que usa no Carnaval Virtual)*

Anderson Evaristo Intérprete(s) da Escola (Apenas na forma que usa no Carnaval Virtual)*

Claudio Bardelli Jr Demais Membros Internos da Escola (Apenas na forma que usa no Carnaval Virtual e respectivo cargo

na escola, se houver)*

Autores do Samba-Enredo da Escola*

Claudio Bardelli Jr Data de Fundação da Escola*

18.01.2017 Cores da Escola*

Amarelo, Preto e Branco Símbolo da Escola*

Um Pandeiro com uma inscrição “Vem sambar” Texto de Apresentação da Escola (máximo de 05 linhas)*

G.R.E.S.V. Favela é uma escola de samba Virtual do RJ que homenageia já em seu

próprio nome o maior celeiro do samba que são as nossas grandes comunidades.

120 anos providentes: Hoje a Favela conta à história do Morro da Providencia

onde um povo excluído conquistou diversos mundos. (Juquinha)

A Favela contará os 120 anos de história do surgimento do morro da Providência

primeiramente chamado de favela, quando se associou o nome da planta nordestina

à ocupação dos soldados vindos da guerra dos Canudos esperando por providência

(nome posterior). No seu centenário em 1997 frente à desgraça da bandidagem que

invadia a favela surgiu o Instituto Favelarte que trazia a exposição “O Olho da

Favela Sobre a Cidade” com fotos do fotografo Mauricio Hora e texto de Luiz

Torres, no CCJB (Centro Cultural José Bonifácio) em 1998, expandindo para fora

da Favela, para o mundo a sua Cultura. O Morro da Providência ou da favela se

tornou símbolo da união pioneira de diferentes povos e raças na luta pela

sobrevivência tornando-se referência mundial de força cultural e coletiva.

Título do Enredo*

Autor do Enredo*

Breve Resumo do Enredo (máximo de 10 linhas)*

FICHA TÉCNICA

Resumo da Escola

Page 17: ORGANOGRAMA OFICIAL CARNAVAL VIRTUAL 2017passarelavirtual.liesv.com.br/wp-content/uploads/2017/08/Organo... · Página 1 1 Organograma Oficial – G.R.E.S.V Favela ORGANOGRAMA OFICIAL

Página 17

17 Organograma Oficial – G.R.E.S.V Favela

*Tudo que estiver em asterisco É OBRIGATÓRIO. Seu não preenchimento

acarretará na perda de 0,1 pontos de acordo com o Regulamento Oficial LIESV

2017.