OrientaçõEs Para O Uso Dos LaboratóRios

1
Orientações para o uso dos Laboratórios Seção de Apoio Pedagógico à Informática Educacional A importância dos planos e roteiros de aula nos momentos pré e pós-laboratório Os laboratórios das Mesas Pedagógicas e de Informática possuem diversos softwares que ajudam as crianças no desenvolvimento de várias áreas do conhecimento. No entanto, para que a aprendizagem seja significativa é necessário haver a intencionalidade do professor, buscando alcançar objetivos traçados através do planejamento . Por isso, é imprescindível o uso dos descritores, pré-laboratório, laboratório, pós-laboratório e avaliação. Descritores: Objetivo a ser alcançado Pré-Laboratório: Abordagem em sala de aula do conteúdo escolhido através de atividades. Laboratório: Recurso utilizado na sala de Informática/Mesas Pedagógicas condizente ao conteúdo do Pré-laboratório. Pós-laboratório: Sistematização dos trabalhos desenvolvidos no Pré e Laboratório. Avaliação: Como a aula contribuiu para a aprendizagem do aluno. O papel do professor regente Planejar a aula em que serão desenvolvidas atividades no Laboratório; Entregar ao Supervisor (a) o planejamento respeitando o período de – pelo menos - uma semana de antecedência; Estar presente ativamente no Laboratório no momento da aula, orientando os alunos, observando suas dificuldades e auxiliando na realização das atividades. O papel do Laboratorista (Mesas Pedagógicas) Com base no Plano de Aula do professor regente, elaborar um roteiro de aula utilizando softwares e demais recursos do Laboratório; Apresentar ao professor regente o roteiro da aula para adequações necessárias; Estar presente no Laboratório no momento da aula atuando junto ao professor regente; Manter os planejamentos organizados e arquivados através do portfólio; No início/término de cada ano fazer o levantamento dos materiais do Laboratório. O papel do Pedagogo Analisar os planos de aula dos professores; Protocolar a entrega dos planos e/ou justificativa. Responsável pelo acompanhamento do processo educacional nos laboratórios de Informática/ Mesas Pedagógicas, sendo ele o elemento viabilizador da integração do aprendizado quando fomenta a realização dos momentos pré e pós-laboratório na escola. PREFEITURA MUNICIPAL DE UBERABA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Transcript of OrientaçõEs Para O Uso Dos LaboratóRios

Page 1: OrientaçõEs Para O Uso Dos LaboratóRios

Orientações para o uso dos Laboratórios

Seção de Apoio Pedagógico à Informática Educacional

A importância dos planos e roteiros de aula nos momentos pré e pós-laboratório

Os laboratórios das Mesas Pedagógicas e de Informática possuem diversos softwares que ajudam as crianças no desenvolvimento de várias áreas do conhecimento.

No entanto, para que a aprendizagem seja significativa é necessário haver a intencionalidade do professor, buscando alcançar objetivos traçados através do planejamento. Por isso, é imprescindível o uso dos descritores, pré-laboratório, laboratório, pós-laboratório e avaliação.Descritores: Objetivo a ser alcançado Pré-Laboratório: Abordagem em sala de aula do conteúdo escolhido através de atividades.Laboratório: Recurso utilizado na sala de Informática/Mesas Pedagógicas condizente ao conteúdo do Pré-laboratório.Pós-laboratório: Sistematização dos trabalhos desenvolvidos no Pré e Laboratório.Avaliação: Como a aula contribuiu para a aprendizagem do aluno.

O papel do professor regente

•Planejar a aula em que serão desenvolvidas atividades no Laboratório;•Entregar ao Supervisor (a) o planejamento respeitando o período de – pelo menos - uma semana de antecedência;•Estar presente ativamente no Laboratório no momento da aula, orientando os alunos, observando suas dificuldades e auxiliando na realização das atividades.

O papel do Laboratorista (Mesas Pedagógicas)

•Com base no Plano de Aula do professor regente, elaborar um roteiro de aula utilizando softwares e demais recursos do Laboratório;•Apresentar ao professor regente o roteiro da aula para adequações necessárias;•Estar presente no Laboratório no momento da aula atuando junto ao professor regente;•Manter os planejamentos organizados e arquivados através do portfólio; •No início/término de cada ano fazer o levantamento dos materiais do Laboratório.

O papel do Pedagogo

•Analisar os planos de aula dos professores;•Protocolar a entrega dos planos e/ou justificativa.

Responsável pelo acompanhamento do processo educacional nos laboratórios de Informática/Mesas Pedagógicas, sendo ele o elemento viabilizador da integração do aprendizado quando fomenta a realização dos momentos pré e pós-laboratório na escola.

PREFEITURA MUNICIPAL DE UBERABASECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA

DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO