Orientações Sobre Problematização e Requisitos

1
ORIENTAÇÕES GERAIS SOBRE DESCRIÇÃO GERAL DO PROBLEMA E REQUISITOS Abandonar a ideia do produto pronto. Iniciar a solução a partir do Problema, conhecendo as variáveis que o compõe. A partir da proposta apresentada pelo Prêmio Luz Design Objeto Luminosoexploração da forma tridimensional e da iluminação, recomendamos iniciar com reflexões através das seguintes questões: O que significa objeto luminoso e como se caracteriza? A que necessidade o produto proposto se refere, ou seja, para que fim (objetivo) será criado o seu objeto luminoso e para quem? Depois, dando início ao processo projetual, formular os requisitos de uso como características necessárias e, que segundo seu grau de prioridades se subdividem em três classes: Requisitos que tem que satisfazer taxativamente, no caso definidos como essenciais ou obrigatórios no produto; Requisitos desejáveis, como a própria nomeação apresenta, são aqueles que são recomendáveis ter no produto; Requisitos opcionais são os que independente da sua existência a finalidade do produto não será prejudicada. Geralmente, caracterizam-se como funções adicionais a serem oferecidas, desde que não prejudiquem as funções principais. Desta forma, na formulação do projeto são apresentados os objetivos, a finalidade do projeto incluindo os requisitos/critérios que a solução deve ter para atingir a finalidade proposta. Para isso, elabora-se uma lista de requisitos de uso. Lista de requisitos de uso: serve para orientar o processo projetual em relação às metas a serem atingidas. Convém formular cada requisito separadamente, e utilizar uma forma comum (frases positivas, sem negações). Exemplo de requisitos de uso para uma cama hospitalar Requisitos obrigatórios (também denominado como essenciais): Apresentar uma superfície plana para apoio do paciente; Ser confortável para se deitar e se levantar; Ser de fácil limpeza oferecendo possibilidade de desinfecção; Oferecer estabilidade; Permitir diversas posições principais. Requisitos desejáveis: Ser confortável para a visita médica; Permitir uma fácil preparação da cama; Ser móvel. Oferecer informação das inclinações de forma visível; Requisitos opcionais: Possibilitar a incorporação de dispositivos adicionais

description

ufpe

Transcript of Orientações Sobre Problematização e Requisitos

  • ORIENTAES GERAIS SOBRE DESCRIO GERAL DO PROBLEMA E REQUISITOS Abandonar a ideia do produto pronto. Iniciar a soluo a partir do Problema, conhecendo as variveis que o compe. A partir da proposta apresentada pelo Prmio Luz Design Objeto Luminoso explorao da forma tridimensional e da iluminao, recomendamos iniciar com reflexes atravs das seguintes questes: O que significa objeto luminoso e como se caracteriza? A que necessidade o produto proposto se refere, ou seja, para que fim (objetivo) ser criado o seu objeto luminoso e para quem? Depois, dando incio ao processo projetual, formular os requisitos de uso como caractersticas necessrias e, que segundo seu grau de prioridades se subdividem em trs classes:

    Requisitos que tem que satisfazer taxativamente, no caso definidos como essenciais ou obrigatrios no produto;

    Requisitos desejveis, como a prpria nomeao apresenta, so aqueles que so recomendveis ter no produto;

    Requisitos opcionais so os que independente da sua existncia a finalidade do produto no ser prejudicada. Geralmente, caracterizam-se como funes adicionais a serem oferecidas, desde que no prejudiquem as funes principais.

    Desta forma, na formulao do projeto so apresentados os objetivos, a finalidade do projeto incluindo os requisitos/critrios que a soluo deve ter para atingir a finalidade proposta. Para isso, elabora-se uma lista de requisitos de uso. Lista de requisitos de uso: serve para orientar o processo projetual em relao s metas a serem atingidas. Convm formular cada requisito separadamente, e utilizar uma forma comum (frases positivas, sem negaes). Exemplo de requisitos de uso para uma cama hospitalar Requisitos obrigatrios (tambm denominado como essenciais):

    Apresentar uma superfcie plana para apoio do paciente;

    Ser confortvel para se deitar e se levantar;

    Ser de fcil limpeza oferecendo possibilidade de desinfeco;

    Oferecer estabilidade;

    Permitir diversas posies principais. Requisitos desejveis:

    Ser confortvel para a visita mdica;

    Permitir uma fcil preparao da cama;

    Ser mvel.

    Oferecer informao das inclinaes de forma visvel; Requisitos opcionais:

    Possibilitar a incorporao de dispositivos adicionais