Origem e Biodiversidade

8
BIOLOGIA 1 ª Série Ensino Médio 1 Foco 4º Bimestre Diversidade dos seres vivos De acordo com o documento resultante da II Conferência das Nações Unidas, a Biodiversidade pode ser denida como "a variedade de seres vivos da Terra, fruto de bilhões de anos de evo- lução, moldada pelos processos de seleção natural e, cada vez mais acentuada, pelas avidades humanas. Essa variedade de seres vivos forma uma teia viva integrada pelos seres humanos e da qual estes dependem". O estudo da biodiversidade vai muito além da quandade e da proporção de espécies de plantas, animais e microorganismos em um determinado ecossistema ou em uma comunidade. Assim, vamos discur e aprender neste bimestre que tão importante quanto a variedade de seres vivos é a maneira como eles estão organizados e como interagem, ou seja, as interações e pro- cessos que fazem os organismos, as populações e os ecossistemas preservarem sua estrutura e funcionarem em conjunto. Para desenvolvermos estas temácas o bimestre será composto pela Unidade: Origem e Biodiversidade”. Apresentação Unidade 1 Origem e Biodiversidade A biodiversidade refere-se a todos os seres vivos que habitam o planeta, compreendendo a tota- lidade de genes, de espécies e de ecossistemas. E não se encontra distribuída harmoniosamen- te pelos diferentes connentes e ecossistemas da Terra. Atualmente, 70% da biodiversidade do planeta está concentrado em dezessete países, que possuem os mais diferentes ecossistemas, apontados pela Conservaon Internaonal como países detentores de “megadiversidade”, dentre eles o Brasil. Nesta unidade, vamos conhecer as principais espécies que habitam a Terra e os ambientes brasi- leiros, seus respecvos biomas, o papel da genéca na biodiversidade e o potencial de uso susten- tável da diversidade biológica brasileira, que é enorme e ainda pouco explorado. As habilidades propostas no Currículo Mínimo de Biologia a serem conquistadas pelos alunos nesta unidade são: Reconhecer a diversidade dos seres vivos no planeta, relacionando suas caracteríscas aos seus modos de vida e aos seus limites de distribuição em diferentes ambientes, principalmente os brasileiros; Associar os processos genécos à grande variedade de espécies no planeta Conexões com as Habilidades do Currículo Mínimo

Transcript of Origem e Biodiversidade

Page 1: Origem e Biodiversidade

BIOLOGIA 1ª Série − Ensino Médio

1

Foco

4º Bimestre

Diversidade dos seres vivos

De acordo com o documento resultante da II Conferência das Nações Unidas, a Biodiversidade pode ser defi nida como "a variedade de seres vivos da Terra, fruto de bilhões de anos de evo-lução, moldada pelos processos de seleção natural e, cada vez mais acentuada, pelas ati vidades humanas. Essa variedade de seres vivos forma uma teia viva integrada pelos seres humanos e da qual estes dependem".

O estudo da biodiversidade vai muito além da quanti dade e da proporção de espécies de plantas, animais e microorganismos em um determinado ecossistema ou em uma comunidade.

Assim, vamos discuti r e aprender neste bimestre que tão importante quanto a variedade de seres vivos é a maneira como eles estão organizados e como interagem, ou seja, as interações e pro-cessos que fazem os organismos, as populações e os ecossistemas preservarem sua estrutura e funcionarem em conjunto.

Para desenvolvermos estas temáti cas o bimestre será composto pela Unidade:

“Origem e Biodiversidade”.

Apresentação

Unidade 1

Origem e Biodiversidade

A biodiversidade refere-se a todos os seres vivos que habitam o planeta, compreendendo a tota-lidade de genes, de espécies e de ecossistemas. E não se encontra distribuída harmoniosamen-te pelos diferentes conti nentes e ecossistemas da Terra. Atualmente, 70% da biodiversidade do planeta está concentrado em dezessete países, que possuem os mais diferentes ecossistemas, apontados pela Conservati on Internati onal como países detentores de “megadiversidade”, dentre eles o Brasil.

Nesta unidade, vamos conhecer as principais espécies que habitam a Terra e os ambientes brasi-leiros, seus respecti vos biomas, o papel da genéti ca na biodiversidade e o potencial de uso susten-tável da diversidade biológica brasileira, que é enorme e ainda pouco explorado.

As habilidades propostas no Currículo Mínimo de Biologia a serem conquistadas pelos alunos nesta unidade são:

• Reconhecer a diversidade dos seres vivos no planeta, relacionando suas característi cas aos seus modos de vida e aos seus limites de distribuição em diferentes ambientes, principalmente os brasileiros;

• Associar os processos genéti cos à grande variedade de espécies no planeta

Conexões com as Habilidades do Currículo Mínimo

Page 2: Origem e Biodiversidade

2

1ª Série − Ensino Médio BIOLOGIA

Ao desenvolvermos tais habilidades, teremos a oportunidade de abordar vários assuntos, como:

- Genoma e Carióti po Humano e de outras espécies;

- Biodiversidade na Terra

- Característi cas dos principais representantes dos cinco reinos e suas especifi cidades ambientais.

Lembrando...

A sala de aula é um ambiente com grande diversidade e por isso, é de fundamental importân-cia que antes de se introduzir qualquer assunto novo seja realizada uma avaliação diagnósti ca. O objeti vo é que o professor consiga identi fi car e analisar os conhecimentos intrínsecos dos alu-nos a respeito do tema a ser trabalhado e que ao fi nal, consiga traçar estratégias pedagógicas adequadas ao perfi l da turma (ver Sugestões de Avaliação).

Seguem alguns exemplos de estratégias pedagógicas:

Ati vidades Desafi adoras

Questões desafi adoras geram moti vação. Não deixe de iniciar a aula como questões do ti po:

(1) Você acha possível resumir toda a riqueza biológica do nosso planeta em uma única palavra? Os cienti stas dizem que sim? Vamos investi gar? Poderia ser insetos?

(2) As regiões tropicais abrigam o maior número de espécies do Planeta diferente das regiões de alta lati tude. Por onde você começaria a desvendar esta questão?

(3) Se cada espécie viva correspondesse a um livro genéti co e molecular de uma grande biblio-teca, muitos desses livros estariam sendo destruídos sem nem ao menos terem sido lidos. Por esse moti vo, medidas de conservação devem ser tomadas para proteger o patrimônio genéti co e molecular brasileiros. O que você sugere como medida?

Proponha ati vidades como:

a) Uma ati vidade interessante para relacionar clima, distribuição geográfi ca, característi cas fi sio-lógicas e anatômicas de diferentes seres vivos e a biodiversidade, se inicia com um grande mapa mundi que deverá ser levado para sala de aula pelo professor. A ati vidade se inicia com a análise estrutural do mapa (com o foco principal sobre a Pangeia). Em seguida:

1) Divida os alunos em grupos: Cada grupo fi cará responsável por uma tarefa: (i) identi fi car, justi fi car e pontuar no mapa os principais climas/biomas do Planeta; (ii) identi fi car, justi fi -car e pontuar no mapa as espécies nati vas das diferentes regiões do Planeta; (iii) Pontuar no mapa a distribuição das espécies no Planeta, não esquecendo das espécies aquáti cas, também; (iv)

2) Para que esse trabalho seja realizado com sucesso, o professor

deverá interferir o menos possível e fornecer diferentes fontes de

pesquisa como: livros, textos, acesso a internet (no laboratório

de informáti ca, se a escola possuir).

3) Para fi nalizar a ati vidade, o mapa deverá ser preso em uma das

paredes da sala de aula ou na lousa e o professor deverá iniciar

uma análise em conjunto com os alunos e abrir uma

discussão sobre Origem das espécies, evolução, biodiversidade,

deriva conti nental, vicariância, espécies endêmicas, etc. Muito importante repeti r esta ati vidade usando somente o mapa do Brasil

Sugestões de Ati vidades

Page 3: Origem e Biodiversidade

3

BIOLOGIA 1ª Série − Ensino Médio

Ati vidade Práti ca

Um grupo de professores da UFRG criou o portal “Ponto Ciência”, um ponto de encontro onde pessoas podem discuti r a criação e uti lização de experimentos no ensino e na divulgação da ciên-cia. Nele, o grupo disponibiliza instruções passo a passo, com fotos e vídeos, de experimentos de Química, Física e Biologia e explica a ciência por trás dos fenômenos em uma linguagem simples e com grande cuidado e precisão nas informações fornecidas.

O grupo disponibilizou uma ati vidade práti ca, inti tulada: Contribuindo para diversidade do Pla-neta, em que os alunos são encorajados a construírem um ser vivo com o intuito de “aumentar a biodiversidade do Planeta”. Mas a produção dos novos seres vivos deve ultrapassar a arte: é im-portante que os alunos construam o ser vivo pensando nas condições do ambiente que ele vive, de que ele se alimenta e em que época vive ou viveu. Com esta ati vidade os alunos identi fi cam as característi cas dos principais representantes dos cinco reinos e relacionam tais característi cas com o ambiente. Uma forma contextualizada de estudar os reinos.

Disponível em: htt p://pontociencia.org.br/experimentos-interna.php?experimento=578&CONTRIBUINDO+PARA+A+BIODIVERSIDADE+DO+PLANETA#top

Fórum de Discussão/Debate (2tempos/aulas)

Propor um fórum de discussão virtual ou presencial com os alunos a parti r da leitura do Texto: “Biodiversidade e Diversidade Química e Genéti ca”. Disponível em: htt p://novastecnologias.com.br/revista/bio13/biodiver.pdf

Ati vidade de Campo (4 tempos/aulas)

Avaliando as adaptações dos seres vivos

Faça um passeio com os alunos no entorno da escola. Peça que cada um escolha um ser vivo que ache interessante ou que seja comum em sua região. Em seguida, peça a cada aluno que pesquise sobre as característi cas e os comportamentos, o ambiente em que vive e do que precisa esse ser para sobreviver. Feito isso, os alunos deverão avaliar se o ser vivo está bem adaptado ao ambien-te, apresentando os argumentos da sua conclusão.

Os alunos deverão fazer uma grande tabela com as principais semelhanças entre esses animais escolhidos e pesquisados e organizá-los dentre os cinco reinos. Cada reino deverá ter pelo menos dois representantes na tabela.

Após a construção da tabela, inicie uma discussão sobre o lugar que os vírus ocupam no planeta. São seres vivos? Não são?

Para fi nalizar, o professor apresentará diferentes mudanças no ambiente que poderiam afetar a vida dos seres pesquisados e os alunos deverão achar soluções para contorná-las.

Objetos educacionais:

Animações

Vídeo sobre as “Últi mas áreas silvestres da Terra”. Excelente para o apoio as ati vidades propostas na seção “Sugestão de Ati vidades”. Disponível em: htt p://youtu.be/iKjia22oZog

Vídeo produzido pela TV Cultura sobre Mudanças Climáti cas e Biodiversidade Brasileira. Disponível em: htt p://youtu.be/eRuzGjARJbI

Roteiros de Aula

Roteiro de aula “Entendendo a Biodiversidade e sua Importância”. Disponível em: htt p://portaldo-professor.mec.gov.br/fi chaTecnicaAula.html?aula=22104

Material de apoio para a sala de aula

Page 4: Origem e Biodiversidade

4

1ª Série − Ensino Médio BIOLOGIA

Roteiro de aula disponibilizado pelo Projeto Ciência na Mão da Universidade de São Paulo, inti tu-lado “Onde está a Biodiversidade?”. Disponível em: htt p://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=ebr&cod=_2

Sites

“Ponto Ciência”, um ponto de encontro, criado por professores da UFMG, onde o público pode discuti r a criação e uti lização de experimentos no ensino e na divulgação da ciência.

Portal Brasil, disponibiliza informações importantes sobre os ambientes e a biodiversidade brasi-leira. Texto excelente sobre “Biomas Brasileiros e seus megadesafi os” Disponível em: htt p://www.brasil.gov.br/cop10/panorama/brasil-e-a-biodiversidade/biomas-brasileiros-e-seus-desafi os

Arti gos

Museu da Biodiversidade, arti go da Revista Ciência Hoje, bastante interessante para debati do em sala de aula. Disponível em: htt p://cienciahoje.uol.com.br/noti cias/ecologia-e-meio-ambiente/museus-de-biodiversidade/

Arti go da Embrapa que trata da “A Abordagem dos Corredores de Biodiversidade para a Conserva-ção dos Recursos Naturais” Disponível em: htt p://saf.cnpgc.embrapa.br/publicacoes/06.pdf

Livros aprovados pelo PNLD 2012/1 e escolhidos pelas Escolas Estaduais do Rio de Janeiro

AMABIS, J.M.; MARTHO, G.R. (2010). Biologia. Editora Moderna, volume 1. Esta obra possui três volumes. No capítulo 1 - Os autores abordam alguns temas como característi cas dos seres vivos, organização da matéria viva, hereditariedade, níveis de organização biológica. Não são abordadas as característi cas ou diversidade dos seres vivos neste volume. Mas, no capítulo 7 os autores falam sobre o núcleo e os cromossomos dando ênfase aos cromossomos humanos no item 7.3, página 159. Podendo ser uti lizado como base para associar os processos genéti cos à diversidade de espécies.

LAURENCE, J; MENDONLA, V.(2010). Biologia. Editora Nova Geração, volume 1. Neste volume, no capítulo 4, encontram-se algumas diferenças entre organismos de ecossistemas aquáti cos e terrestres. Apresenta também algumas característi cas da biodiversidade encontrada nos ecossis-temas brasileiros. Não há informações sobre as característi cas dos diferentes seres vivos, mas no capítulo 11 é abordada a embriologia animal onde se encontram algumas informações sobre as diferenças genéti cas de animais.

LINHARES, S.; GEWANDSZ, F. (2010). Biologia Hoje. Editora Áti ca, volume 1. Esta obra possui três volumes. No volume 1, no 1º capítulo há algumas informações sobre os cromossomos humanos. O capítulo 2 traz uma comparação de cromossomos de espécies diferentes de seres vivos. No capítulo 23 encontra-se a classifi cação dos seres vivos em reinos e domínio.

SANTOS, F.S.; AGUILAR, J.B.V.; OLIVEIRA, M.M.A. (2010). Ser Protagonista - Biologia. Editora Sarai-va., volume 1. No capítulo 1 – O que é Biologia? – os autores apresentam característi cas gerais dos seres vivos trazendo algumas relações entre eles, os níveis de organização do átomo até biosfera, passando pelo organismo, comunidade e ecossistema. Não é abordada a diferença de característi -cas dos seres vivos. No capítulo 9 é abordado o tema: Cromossomos. Na página 166 há um quadro com a diferença de cromossomos de alguns seres vivos, podendo ser uti lizado para associar os processos genéti cos à diversidade de espécies existentes no planeta.

SILVA JR, C., SASSON, S. e CALDINI JR, N. (2010).Biologia. Editora Saraiva, Coleção em três volu-mes. No volume 1, Capítulo 1 aborda o tema: Os seres vivos têm material genéti co, trazendo a genéti ca para defi nir espécie. Além disso, há um pequeno texto sobre classifi cação dos seres vivos pelos Reinos na página 16. No capítulo 2: Os níveis de estudo da vida, página 20, há uma breve introdução sobre as relações dos organismos. Na Unidade 2 – há informações sobre os ecossiste-

Conexão com os Livros do PNLD

Page 5: Origem e Biodiversidade

5

BIOLOGIA 1ª Série − Ensino Médio

mas brasileiros (página 122) e algumas relações entre espécies destas áreas. O capítulo 16 aborda alguns temas como material genéti co humano e traz um texto para leitura sobre clonagem que podem ser uti lizados na associação do processo genéti co com a diversidade de espécies.

BIZZO, N. Novas Bases da Biologia. (2010). Editora Áti ca, volume 1. No capítulo 3 há uma orga-nização dos seres vivos em grandes grupos trazendo a classifi cação destes, associada aos ácidos nucléicos. O capítulo 9 traz informações sobre os cromossomos humanos e compara este com os cromossomos de outras espécies.

PEZZI, A.; GOWDAK, D. O. e MATTOS, N. S. (2010). Biologia. Editora FTD, Coleção com três vo-lumes. No volume 1, capítulo 7 há informações sobre a genéti ca humana e alguns exemplos de genoma de outras espécies de seres vivos.

Habilidades e Competências relacionadas a serem trabalhadas no 4º bimestre nas áre-as do Conhecimento, que podem integrar um projeto multi disciplinar/interdisciplinar.

• Língua Portuguesa

Produção textual: reportagem e roteiro para entrevista

• Geografi a

Discuti r criti camente o modelo de civilização baseado na exaustão de recursos naturais

Contextualizar as principais conferências internacionais para o ambiente, seus principais propósitos.

Sugestões de ati vidades de avaliação

• Avaliação Diagnósti ca

Antes de introduzir qualquer assunto novo, é muito importante que se realize uma avaliação diag-nósti ca para que o professor identi fi que e analise os conhecimentos que os alunos já possuem a respeito do tema. Esta etapa é essencial para o planejamento da aula. A parti r deste diagnósti co é possível criar estratégias para engajar os alunos, despertando o interesse pelo tema, esti mular os alunos a desvelar e expressar suas representações a respeito do assunto e reconhecer as di-ferentes interpretações que os alunos têm do conteúdo, para avaliar e decidir as estratégias adequadas para iniciar a abordagem/estudo do tema.

Alguns exemplos de ferramentas que podem ser usadas:

a) Questi onários com conceitos básicos sobre biodiversidade, sustentabilidade, organização dos animais em cinco reinos e os vírus.

b) Texto Livre: O professor solicita que os alunos escrevam um texto que relacione genéti ca e biodiversidade

c) Mapa Conceitual: os alunos devem construir um mapa conceitual com a palavra-chave: biodi-versidade.

• Avaliação Formati va

A avaliação formati va deve ocorrer ao longo do período escolar. Pode ser composta por avaliações parciais, que tem como objeti vo avaliar as diferentes etapas do processo de aprendizagem de um conceito, Elas ocorrem com frequência e em qualquer momento da aula. Em geral, são feitas individualmente. São compostas por poucas questões. Seu objeti vo é evidenciar para o professor a possibilidade da conti nuidade ou da retomada do assunto trabalhado e, para o aluno, buscar a melhora de seu desempenho, se necessário. Todas as ati vidades sugeridas na seção “Sugestões de Ati vidades” podem ser pontuadas e consideradas como avaliações.

Interdisciplinaridade

Sugestão de Avaliação

Page 6: Origem e Biodiversidade

6

1ª Série − Ensino Médio BIOLOGIA

• Avaliação Quanti tati va

A avaliação quanti tati va não deve ser, de forma alguma, a única nota do processo avaliati vo dos alunos. Ela deve ser considerada como mais uma ferramenta avaliati va a ser usada. Os instru-mentos podem ser provas, testes, questões de vesti bular ou ENEM. Uma estratégia interessante é pedir que os alunos construam as questões e as pontuem. Desta forma o professor terá um pa-norama dos assuntos que os alunos apresentam difi culdades para poder trabalhá-los com maior atenção.

Questões ENEM que abordam o tema:

a) ENEM 1999 – Prova Amarela: Questões 54 e 57

b) ENEM 2000 – Prova Amarela: Questão 16

c) ENEM 2001 – Prova Amarela: Questão 26

d) ENEM 2002 – Prova Amarela: Questões 49 e 57

e) ENEM 2003 – Prova Amarela: Questões 26,27 e28

f) ENEM 2004 – Prova Amarela: Questão 46

g) ENEM 2005 – Prova Amarela: Questões 47 e 52

h) ENEM 2007 – Prova Amarela: Questão 55

i) ENEM 2009 – Prova Azul: Questão 28

j) ENEM 2010 – Prova Amarela: Questões 64 e 88

k) ENEM 2011 – Prova Azul: Questão 51

Cabe a você, Professor:

Desenvolver, nos estudantes, uma postura críti ca diante da realidade, das informações e valores veiculados pela mídia e das infl uências socioculturais da comunidade envolvida. Para tanto, você, professor, precisará conhecer o assunto e, em geral, buscar junto com seus alunos mais informa-ções em publicações ou com especialistas. Tal ati tude representará maturidade de sua parte: te-mas da atualidade, em contí nuo desenvolvimento, exigem uma permanente atualização; e fazê-lo junto com os alunos representa excelente ocasião de, simultaneamente e pela práti ca, desenvol-ver procedimentos elementares de pesquisa e sistemati zação da informação, medidas, considera-ções quanti tati vas, apresentação e discussão de resultados etc.. Uma arrebatadora oportunidade de produzir conhecimento com seus alunos, ou seja, de fazer ciência na escola.

Arti gos

Este arti go além de abordar o assunto biodiversidade, traz uma idéia de como trabalhar diversi-dade biológica através de aula práti ca. Disponível em: htt p://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/arti cle/view/11036/11036

Material muito interessante para o professor preparar suas aulas. Disponível em: htt p://crv.edu-cacao.mg.gov.br/sistema_crv/documentos/md/ef/ciencias/2010-08/md-ef-ci-02.pdf

Livros

RAVEN, P. H. Biologia Vegetal. 7 ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan SA. 2007. 856p. Este livro traz, na Seção 4, o tema Diversidade que aborda a classifi cação dos reinos do grupo Eukarya, característi cas gerais de cada um deles. Na seção 7 encontra-se a parte da Ecologia onde pode ser encontrados assuntos como: dinâmica das comunidades e ecossistemas, interação entre organismos, distribuição de organismos, infl uência pela lati tude e alti tude, biomas encontrados no mundo, incluindo o Brasil. No capítulo 11 – Expressão Gênica há informações sobre código

Material de apoio para o(a) professor(a)

Page 7: Origem e Biodiversidade

7

BIOLOGIA 1ª Série − Ensino Médio

genéti co, sequenciamento do DNA revelando genomas dos organismos. O livro traz também um apêndice com a Classifi cação dos organismos. Apesar do Título: Biologia Vegetal traz informações, característi cas, de todos os Reinos.

HARVEY, P. F. A vida dos vertebrados. 2 ed. São Paulo: Atheneu Editora. 1999. 798p.

Este livro traz as característi cas detalhadas dos vertebrados e suas classifi cações.

Sites

Site onde o professor encontra as principais característi cas de cada Reino, além de ati vidades que podem ser uti lizadas em sala de aula. Disponível em: htt p://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/banco_objetos_crv/Classifi cacao_de_seres_vivos.pdf

Neste site o professor encontra sugestões de aulas elaboradas por professores de todo o país contendo os a classifi cação dos seres vivos nos 5 reinos. Disponível em: htt p://portaldoprofessor.mec.gov.br/buscarAulas.html?busca=cinco+reinos&x=0&y=0&ti popesquisa=1&modalidade=&componente=&tema=&uf=&ordem=0&ba=false#resultado

No site do Ministério do Meio Ambiente há alguns links que abordam o tema biodiversidade. São informações com foco no que existe no Brasil. Além do conteúdo sobre biodiversidade, neste site encontra-se informação sobre biomas, legislação brasileira (biodiversidade) entre outros conteú-dos. Disponível em: htt p://www.mma.gov.br/biodiversidade/biodiversidade-brasileira

Page 8: Origem e Biodiversidade