Ortografia S, SS, C. Ç

4
IRACEMA MEDROSA -Iracema é uma medrosa!... -Iracema é uma medrosa!... -Iracema é uma medrosa!... A gente ficava em bando, voando à sua volta e gritando sempre: - Iracema é uma medrosa!... Seus olhinhos castanhos se enchiam d'água. - Não façam assim _ murmuravam. A gente pousava na rama e comentava: - Ora, Iracema, o que é que tem? Vamos até lá. A gente fica pendurado nos fios elétricos e é uma delícia. Balança-se que não se acaba mais. Pra lá... pra cá... - Não. Não. Eu não vou. Tenho medo. Vocês nunca deviam ir. Nunca deviam sair da floresta. - Bobagens! Que é que tem? -Tem sim. E se vocês encontram um alçapão?_ indagava Iracema nervosa._E se tem uma gaiola? - Gaiola?_ perguntei espantado. _Que é isso? Mamãe nunca falou pra gente sobre gaiola. - É porque vocês são crianças. - Então, Iracema, fale. Conte para a gente o que é gaiola. Iracema arrepiou-se e sua vozinha saiu trêmula. - Gaiola é uma coisa horrível. Uma coisa muito feia. Uma floresta de árvores fininhas, amarradas por um cipó chamado arame. Tem uma porta. Botam a gente lá dentro, e pronto. Nunca mais se sai de lá. - Ah! Isso não existe. Você está imaginando coisas. Vamos balançar nos fios. Ela torceu nervosamente as pontas das asas. - Vocês me desculpem, mas eu não vou. Dizendo isso, levantou voo e fugiu para o coração da mata que nesse momento era quente e acolhedor. A gente ficou a caçoar dela aos berros. - Iracema é uma medrosa!... _Iracema é uma medrosa!... Como ficou longe aquele vozerio: - Iracema é uma medrosa. Agora meus olhos se enchem d'água e eu vejo a gaiola em volta do meu corpo moço. Iracema tinha razão: A gaiola é uma coisa horrível! Já não tenho

Transcript of Ortografia S, SS, C. Ç

Page 1: Ortografia S, SS, C. Ç

IRACEMA MEDROSA

-Iracema é uma medrosa!... -Iracema é uma medrosa!... -Iracema é uma medrosa!... A gente ficava em bando, voando à sua volta e gritando sempre: - Iracema é uma medrosa!... Seus olhinhos castanhos se enchiam d'água. - Não façam assim _ murmuravam. A gente pousava na rama e comentava: - Ora, Iracema, o que é que tem? Vamos até lá. A gente fica pendurado nos fioselétricos e é uma delícia. Balança-se que não se acaba mais. Pra lá... pra cá... - Não. Não. Eu não vou. Tenho medo. Vocês nunca deviam ir. Nunca deviam sair dafloresta. - Bobagens! Que é que tem? -Tem sim. E se vocês encontram um alçapão?_ indagava Iracema nervosa._E se temuma gaiola? - Gaiola?_ perguntei espantado. _Que é isso? Mamãe nunca falou pra gente sobregaiola. - É porque vocês são crianças. - Então, Iracema, fale. Conte para a gente o que é gaiola.Iracema arrepiou-se e sua vozinha saiu trêmula. - Gaiola é uma coisa horrível. Uma coisa muito feia. Uma floresta de árvores fininhas,amarradas por um cipó chamado arame. Tem uma porta. Botam a gente lá dentro, epronto. Nunca mais se sai de lá. - Ah! Isso não existe. Você está imaginando coisas. Vamos balançar nos fios. Ela torceu nervosamente as pontas das asas. - Vocês me desculpem, mas eu não vou. Dizendo isso, levantou voo e fugiu para o coração da mata que nesse momento eraquente e acolhedor. A gente ficou a caçoar dela aos berros. - Iracema é uma medrosa!... _Iracema é uma medrosa!... Como ficou longe aquele vozerio: - Iracema é uma medrosa. Agora meus olhos se enchem d'água e eu vejo a gaiola em volta do meu corpo moço.Iracema tinha razão: A gaiola é uma coisa horrível! Já não tenho vontade de me mover.Nem sei mesmo se me acostumei em dar pulos de um poleiro para outro. Tudo tão triste.Triste. Triste. - Rapaz, que tristeza é essa?_ perguntava da outra gaiola, seu Pedro, um velho tiê-sangue. - Isso passa. No começo é sempre assim. Daqui a pouco você começará acantar e cantando a vida fica bonita até dentro de uma gaiola. - Não. Eu nunca cantarei. Eu nunca cantarei. E me lembrava de Iracema que jamais passaria por tudo que eu já passara. Iracemateria ninhadas e ninhadas de filhotes e continuaria com medo, mas vivendo livre dentro damata.

(José Mauro de Vasconcelos)

1) Prestando atenção ás pistas fornecidas pelo texto, que espécie de ser é Iracema? Um pássaro? Um cachorro? Uma águia? Ou uma menina? Justifique a sua resposta.

Page 2: Ortografia S, SS, C. Ç

2) De que Iracema tinha medo?

3) Por que Iracema tinha medo da gaiola?

4) Você considera correta a postura das mães dos personagens em não alertar acerca das gaiolas?

5) Analisando o texto como um todo, você acha que a postura de Iracema era correta quanto a não brincar nos fios? Por quê?

6) Qual é o pensamento de Pedro em relação à gaiola? O que pensa sobre a sua opinião?

7) Utilizando a expressão “gaiola” como algo que nos aprisiona e nos limita, o que seria a gaiola pra você? Qual é o seu principal medo na história? Qual é o seu principal sonho na vida? Que lição podemos tirar dessa história para as nossas vidas? Escreva um texto de 10 linhas respondendo às questões propostas.

c, ç, s ou ss

Qual letra usar na hora de escrever o fonema /S/? O fonema(som) /S/ pode serrepresentado na escrita por diversas letras.O uso destas consoantes oferece muitas dúvidas, uma vez que representam graficamente o mesmo som /s/. Embora o uso de uma ou outra consoante dependa da raiz da palavra, existem algumas regras que podem ajudar:

SS: Sempre utilizado entre vogais.Ex: paSSar, aSSim, iSSo, neSSe, aSSar, paSSado, paSSeio, poSSível, aSSar, paSSada, maSSa.S – Entre vogais geralmente tem som de /z/ (caSa, medroSa, pouSava, coiSa) e no início das palavras e depois de vogais.Ex.: jamaiS, Sempre, triSte, acoStumei, Saiu, eSpantado, floreSta, Sair, Sempre, Saboroso, Seresta, penSativo, anSeio, bobagenS, margenS.C - Antes de e ou i.Ex.: Cipó, Cidadania, Celeiro, Ciência, aCima, paCífico, paCiente,delíCia, Cinema.Ç - Antes do a, o e u (jamais no começo dos vocábulos, palavras).Ex: comeÇo, moÇo, coraÇão, crianÇa, balanÇar, alÇapão, balanÇa, caÇoar,

Exercícios:

1) Completa as palavras com s, ss, c ou ç:

a____ar; pá___aro; can___ado; ca___ar; coin___idência; esperan__a; ___anto; ___edo;

Page 3: Ortografia S, SS, C. Ç

pa___agem; cedên__ia; pan___a; con___ulta; __iên___ia; con__oada; crian___a; dan__a; justi___a; ân__ia; po___ilga; can___ão.

2) Descubram algumas palavras no caça–palavras abaixo:

O V A S S O U R A U

S Ç S O P A I O S P

C P J V A S O S S Á

A O S S O Ç H A A S

M U S A C O L A D S

I R T S A L A B O A

S O R V E T E G V R

A L M E S A Z H N O

http://helenaconectada.blogspot.com.br/2012/07/ortografia-exercicios.htmlhttp://profgraciele.blogspot.com.br/2010/06/ortografia_10.html