“Os centros de produção da elevados níveis de ... ManoloSB_pt.pdf · programação, no setor...

3
Mais de 300 mil m2 de instalações, oito centros de produção no mundo todo, maquinaria de última geração e um layout bem estudado em todas as suas fábricas que permitem à HIMOINSA desenvolver um processo produtivo rigoroso e integrado que inclui a fabricação de quase 100% dos componentes que integram os grupos geradores produzidos. O diretor de Engenharia da HIMOINSA, Manuel Sánchez Bada, fala sobre o processo de produção, fazendo um percurso pelos centros de tratamento do metal e pelas fábricas de montagem que a multinacional tem espalhados no mundo inteiro. Manuel Sánchez Bada Diretor de Engenharia na HIMOINSA “Os centros de produção da HIMOINSA possuem elevados níveis de automatização e um layout eficiente”

Transcript of “Os centros de produção da elevados níveis de ... ManoloSB_pt.pdf · programação, no setor...

Mais de 300 mil m2 de instalações, oito centros de produção no mundo todo, maquinaria de última geração e um layout bem estudado em todas as suas fábricas que permitem à HIMOINSA desenvolver um processo produtivo rigoroso e integrado que inclui a fabricação de quase 100% dos componentes que integram os grupos geradores produzidos. O diretor de Engenharia da HIMOINSA, Manuel Sánchez Bada, fala sobre o processo de produção, fazendo um percurso pelos centros de tratamento do metal e pelas fábricas de montagem que a multinacional tem espalhados no mundo inteiro.

Manuel Sánchez Bada Diretor de Engenharia na HIMOINSA

“Os centros de produção da HIMOINSA possuem elevados níveis de automatização e um layout eficiente”

► O que significa para a HIMOINSA ser um fabricante vertical?

A integração vertical implica incorporar dentro de uma mesma empresa a máxima quantidade possível de processos.No caso da HIMOINSA, a integração vertical é uma integração plenamente compensada, visto que adian-te possui a sua própria rede de distribuição, fazendo com que tenha muito mais controle sobre o mercado. E para trás, durante a fabricação do produto final, incor-pora a máxima quantidade de processos produtivos.Dessa forma, concebe e fabrica todos os componen-tes que integram o grupo gerador, alternadores, qua-dros de controle, eletrônica e componentes de fabri-cação metálica.Um bom exemplo da integração vertical é a última linha que a HIMOINSA incorporou em seu processo de fabricação. Trata-se de uma nova linha para fabricar todas os tubos que compõem o grupo gerador, tanto para os sistemas de escape como para os sistemas de refrigeração.Isso implica linhas de máquinas para deformar, cortar e dobrar o tubo de aço. A empresa dispõe de máquinas elétricas para dobrar tubos de última geração.Os dois principais objetivos que a HIMOINSA procura com essa integração vertical são a flexibilidade, uma vez que podemos nos adaptar muito melhor às exi-gências dos mercados e clientes; e o controle sobre as datas de entrega para encurtá-las o máximo possível.

► Onde se localizam os centros de produção da HIMONSA? Quantos centros possui?

O fato de ser um fabricante vertical obrigou a HIMOIN-SA, além de ter vários centros de produto final estrate-gicamente espalhados por todo o mundo – tais como as fábricas de montagem da Espanha, EUA, China, Ín-dia e Brasil – a ter centros de produção de semiacaba-dos em vários continentes. Assim, temos a fábrica de

alternadores na Argentina, a concepção e fabricação de eletrônica em Valência (Espanha), a fábrica de tratamento do metal na Espanha, na China e na Índia.A HIMOINSA conta com mais de 300 mil m2 de fábri-cas no mundo todo, onde existem os mais modernos e flexíveis sistemas de fabricação. Precisamente, para serem flexíveis e darem uma resposta rápida. Isso in-clui centros automáticos de armazenamento de chapa e semiacabados. Por exemplo, na fábrica da Espanha, a HIMOINSA tem mais de 400 locais, de armazena-mento para mais de 1.200 toneladas de chapa para fornecer para perfuradoras, dobradeiras, máquinas de corte a laser, ideais para cortar materiais de maior es-pessura, próprios da gama pesada. Além disso, dispõe de dobradeiras convencionais, soldadora robótica, etc.A HIMOINSA conta com varias linhas de fabricação, especificamente para o acabamento superficial com pó de poliéster epóxi, com uma garantia de alta quali-dade e um sistema prévio de tratamento químico, para prevenir a corrosão, bem como o corte de insonori-zação por alta pressão de água.

► Qual é o Layout das fábricas da empresa?

Todas as fábricas da HIMOINSA possuem ele-vados níveis de automatização. Tanto a fábrica de semiacabados, onde há uma série de arma-zéns inteligentes que distribuem as peças con-soante a necessidade de cada máquina; como a de montagem final, que também conta com um armazém automático onde o material é in-troduzido e vai sendo fornecido a cada posto de montagem de acordo com as ordens de fabricação.O processo de fabricação do grupo gerador parte com a programação, no setor de pro-dução, de todos os semiaca-bados que compõem o grupo gerador e que estão integrados dentro da empresa, na sua fa-bricação vertical.Há uma série de processos muito controlados, onde inicial-mente são montados o motor e o alternador, controlando mi-nuciosamente a qualidade e o binário de aperto dos parafusos. Posteriormente, passa para a cadeia de montagem, onde um especialista mecâ-nico e um especialista elétrico terminam de montar todos os subsistemas da máquina.O grupo gerador passa por um exaustivo controle de qua-lidade. É introduzido nos bancos de teste onde se realiza-rá um novo controle de qualidade de todos os subsiste-mas que o compõem.

► Dispor de um processo de produção tão ri-goroso e integrado exige, entre outras coisas, uma importante equipe de Engenharia. Quantos Centros de Engenharia possui espalhados pelo mundo?

Para poder concretizar todo esse esforço de integração, fabricação e manutenção de produtos, a HIMOINSA precisa de uma equi-pe de engenharia muito vasta. Atualmente, conta com 80 eng-enheiros divididos pelos centros de engenharia da HIMOINSA. A estes há que acrescentar os 50 técnicos, altamente qualificados, que trabalham diariamente para a área de engenharia; profissionais com muita experiência e com um elevado nível técnico.

O cliente é o ponto principal para a HIMOINSA, portanto, a Engenharia Comercial, além de prestar um serviço mui-to importante para os clientes na hora de escolherem a melhor solução para cada aplicação, aproxima do centro do desenvolvimento da empresa todas as necessidades desse mercado. Apenas assim se garante o desenvolvi-mento de novos produtos, de novas gamas de grupos geradores.

► O que significa para a HIMOINSA a realização de jornadas abertas, como a realizada hoje com a visita de engenheiros industriais às instalações da empresa?

As jornadas OpenDay visam aproximar os profissionais de outros setores, como é o caso da Engenharia, do nú-cleo da HIMOINSA e lhes mostrar como funciona a em-presa para que possamos criar essas sinergias, aprovei-tando uma importante via de comunicação.

► Como se caracteriza a marca HIMOINSA? O que faz de diferente?

O que diferencia a HIMOINSA de outros fabricantes de grupos geradores e torres de iluminação é a sua capaci-dade de combinar concepção, qualidade e bom serviço. Se a marca HIMOINSA se caracteriza por algo, é preci-samente por ser competitiva em todos os aspectos, não renuncia à competitividade em nenhum aspecto do ne-gócio.