Os chamados

11

Click here to load reader

Transcript of Os chamados

Page 1: Os chamados

OS CHAMADOS

Page 2: Os chamados

Jesus subiu um monte, chamou os que ele quis, e eles foram para perto dele.Então escolheu doze homens para ficarem com ele e serem enviados para anunciar o evangelho. A esses doze ele chamou de apóstolos.Eles receberam autoridade para expulsar demônios.Os doze foram estes: Simão, a quem Jesus deu o nome de Pedro; Tiago e João, filhos de Zebedeu (a estes ele deu o nome de Boanerges, que quer dizer “Filhos do Trovão”); André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu; Tadeu, Simão, o nacionalista; e Judas Iscariotes, que traiu Jesus. (Mc 3.13-19)

Page 3: Os chamados

-Cremos que Jesus, o Filho do Deus Altíssimo em pessoa, desceu do céu e veio à Terra para uma missão diferente. Sua primeira fala pública manifesta o caráter de sua missão: “Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.” (Mt 4.17)

Page 4: Os chamados

“O mundo é território ocupado pelo inimigo.

O cristianismo é a história de como o Rei de justiça desembarcou disfarçado, e está chamando-nos para tomar parte numa grande campanha de sabotagem"

C.S.Lewis – 1952 - (Como Viver Acima da Mediocridade)

Page 5: Os chamados

-os chamados: discípulos, ou apóstolos?

-discípulo é o seguidor, o aprendiz e aluno do Mestre; em preparação;

- apóstolo é alguém chamado, convocado, comissionado para uma tarefa, é enviado para ser representante. (Lc 6.12,13; Mc 6.30; 3.13)

E aconteceu que naqueles dias subiu ao monte a orar, e passou a noite em oração a Deus.E, quando já era dia, chamou a si os seus discípulos, e escolheu doze deles, a quem também deu o nome de apóstolos:

Page 6: Os chamados

-Muitos são os chamados (Mt 22.14)

- somos chamados por Jesus, a crer e ser salvos ( Jo 1.12);- somos chamados a segui-lo (Lc 14.26,27);- somos chamados a obedecê-lo (Jo 14.21);- somos chamados a participar de sua missão (Mt 28.19,20)

Page 7: Os chamados

-Aspectos da chamada:

1 - Jesus subiu ao monte, e orou (Lc 6.12,13). Não foi instintivo, foi conversado e concordado com o Pai;

Page 8: Os chamados

2 - Jesus chamou os que quis - conforme seu agrado e soberania. Não por merecimento deles, mas pela graça do Senhor. Pelo contrário, vamos encontrá-los em vários momentos de fraqueza, e sendo repreendidos por Jesus - Mc 4.10; 35-41; 6.45-52; 7.17-19; 8.14-21; 31-33.

- Por que quis estes? Não sei, mas quis. Escolheu pescadores rudes para pescarem homens e adentrarem a águas mais profundas. Chamou um israelita sincero e devoto (Natanael – Jo 1.47), outro nacionalista, zelote (chamado de homens da adaga por andarem armados para a batalha contra os romanos), mas também chamou um imperialista, que trabalhava para Roma (Mateus). Chamou os que quis, homens falhos, mas talvez que também O desejasse acima de tudo, pois “eles foram pra perto dele”.

Page 9: Os chamados

3 - Chamou para estarem com ele, para andarem com ele, para aprenderem dele, para o amarem, para o seguir. Chamou-os para a intimidade. 4 – Separou-os para serem enviados e pregarem o evangelho – designou-os de apóstolos, comissionou, lhes deu missão e propósito de vida.

Page 10: Os chamados

5 – Chamou-os e lhes deu autoridade (Mt 10.1ss). Autoridade espiritual, pois Ele (Jesus) tem toda a autoridade (Mt 28.18).

- Quem eram: eram doze, Simão Pedro e seu irmão André, Tiago e João (filhos de Zebedeu); Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus; Tiago (filho de Alfeu) e Judas (Tadeu); Simão (Zelote) e Judas Iscariotes.

Page 11: Os chamados