Os Poneiros Adventistas e a questao do Divorcio e Casamento

26
OS PIONEIROS ADVENTISTAS E A QUESTÃO DO DIVÓRCIO E CASAMENTO

description

→ Têm surgido dúvidas quanto à autoria do texto publicado nas edições de 11/01/1887 e 08/02/1887 da Review and Herald com relação à posição frente ao divórcio e novo casamento. → Veja a seguir as imagens da Revew and Herald

Transcript of Os Poneiros Adventistas e a questao do Divorcio e Casamento

Page 1: Os Poneiros Adventistas e a questao do Divorcio e Casamento

OS PIONEIROS ADVENTISTAS E A

QUESTÃO DO DIVÓRCIO E CASAMENTO

Page 2: Os Poneiros Adventistas e a questao do Divorcio e Casamento

→ Têm surgido dúvidas quanto à autoria do texto publicado nas

edições de 11/01/1887 e 08/02/1887 da Review and Herald

com relação à posição frente ao divórcio e novo casamento.

→ Veja a seguir as imagens da Revew and Herald

Page 3: Os Poneiros Adventistas e a questao do Divorcio e Casamento

Na edição de 11.01.1887, aparece uma carta de um assinante perguntando se poderia se unir à igreja, uma vez que era divorciado e casado novamente. A resposta diz que se a igreja agisse de acordo com as Escrituras não deveria recebê-lo como membro, a menos que ele tivesse sido traído antes do novo casamento. A resposta provocou dúvidas nos leitores e muitas perguntas e comentários foram encaminhados à Revista, o que ensejou uma nova resposta. Nessa edição, de 08.02.1887, é então esclarecido que, de acordo com Mateus 19:9, no caso de ser comprovado o adultério da outra parte, o cônjuge traído ficaria livre.

Page 4: Os Poneiros Adventistas e a questao do Divorcio e Casamento

Surge então a pergunta: – Mas quem escreveu essa resposta?

Veja primeiro as imagens seguintes das duas edições da revista.

Page 5: Os Poneiros Adventistas e a questao do Divorcio e Casamento

Tradução da parte salientada: Uriah Smith editorJ. H. Waggoner editoresGeorge Ide Butler auxiliares (correspondentes)

Page 6: Os Poneiros Adventistas e a questao do Divorcio e Casamento

Quem eram esses homens?

Page 7: Os Poneiros Adventistas e a questao do Divorcio e Casamento

URIAH SMITHEditor da Review and Herald por mais de 45 anos.Autor que dedicou 50 anos de serviço à obra dos Adventistas do Sétimo Dia. Deu contribuições significativas ao desenvolvimento de várias doutrinas da denominação Adventista do Sétimo Dia. (Wikipedia).

Page 8: Os Poneiros Adventistas e a questao do Divorcio e Casamento

J. H. WAGGONEREvangelista, editor, autor. Em 1881 era editor da Signs of theTimes. Pai do pastor Waggoner (1888).

Page 9: Os Poneiros Adventistas e a questao do Divorcio e Casamento

GEORGE IDE BUTLERMinistro Adventista do SétimoDia, administrador e autor. Em 1872, por causa do estado de saúde de James White, Butler foi eleito presidenteda Conferência Geral.

Page 10: Os Poneiros Adventistas e a questao do Divorcio e Casamento

Tradução da parte salientada “Todos os artigos, exceto os do departamento de Seleções de Escolha e da seção do Lar, que não contenham assinaturas ou outro crédito, são entendidos como sendo do Editor. Todas as assinaturas dos artigos escritos para a Revista serão impressos em letras maiúsculas e os demais dados, em itálico.”

Page 11: Os Poneiros Adventistas e a questao do Divorcio e Casamento

Dentre as funções de um editor está a de revisar tudo o que será publicado. É ele quem define e aprova ou não o que será publicado. Ele é o elo de ligação entre o jornal/revista e o leitor final. As cartas são dirigidas a ele, pois é o responsável e o porta-voz do periódico.

Page 12: Os Poneiros Adventistas e a questao do Divorcio e Casamento

Como foi mostrado, podemos concluir que os textos da Review sobre casamento não estão assinados pelo motivo de que foram escritos por Uriah Smith, o editor, pois como a própria revista anunciou, aquilo que não contém assinatura é provindo da pena dele.

Page 13: Os Poneiros Adventistas e a questao do Divorcio e Casamento

O QUE DIZ O ESPÍRITO O QUE DIZ O ESPÍRITO DE PROFECIADE PROFECIA

Page 14: Os Poneiros Adventistas e a questao do Divorcio e Casamento

“Uma mulher pode estar legalmente divorciada do marido pelas leis do país, mas não divorciada à vista de Deus e de acordo com a lei mais alta. Só há um pecado, o adultérioadultério, que pode pôr o esposo e a esposa em posição de se sentirem livres do voto matrimonial à vista de Deus. Embora as leis do país possam permitir o divórcio, à luz da Bíblia continuam como marido e esposa, segundo as leis de Deus.” O Lar Adventista, p.344.

Page 15: Os Poneiros Adventistas e a questao do Divorcio e Casamento

“Vi que a irmã _____, por ora, não tem direito de desposar outro homem; mas se ela, ou qualquer outra mulher, obtiver um divórcio legal na base de adultérioadultério por parte do marido, então está livre para casar com quem quiser.” Manuscrito 2, 1863; Carta 4a, 1863. O Lar Adventista, p. 344.

Page 16: Os Poneiros Adventistas e a questao do Divorcio e Casamento

→ → CORREMOS O SÉRIO RISCO DE REJEITAR CORREMOS O SÉRIO RISCO DE REJEITAR OS TESTEMUNHOS POR COLOCAR DÚVIDAS OS TESTEMUNHOS POR COLOCAR DÚVIDAS

QUANTO À VERACIDADE DO QUE ESTÁ QUANTO À VERACIDADE DO QUE ESTÁ ESCRITO NAS PUBLICAÇÕES ADVENTISTAS. ESCRITO NAS PUBLICAÇÕES ADVENTISTAS.

→ → DEUS CUIDA DE NÓS E DE SUA PALAVRA!DEUS CUIDA DE NÓS E DE SUA PALAVRA!ELE NÃO NOS DEIXOU SEM SEGURANÇA!ELE NÃO NOS DEIXOU SEM SEGURANÇA!

Page 17: Os Poneiros Adventistas e a questao do Divorcio e Casamento

→ → SOMOS MESMO (AINDA) SEGUIDORES SOMOS MESMO (AINDA) SEGUIDORES DA FÉ DOS PIONEIROS ADVENTISTAS?DA FÉ DOS PIONEIROS ADVENTISTAS?

→ QUEREMOS SER O REMANESCENTE FINAL, → QUEREMOS SER O REMANESCENTE FINAL, PORÉM DIFERENTE DO REMANESCENTE PORÉM DIFERENTE DO REMANESCENTE

INICIAL?INICIAL?

→ ESTAMOS GUARDANDO AS CRENÇAS → ESTAMOS GUARDANDO AS CRENÇAS ORIGINAIS OU CRIANDO NOSSAS PRÓPRIAS ORIGINAIS OU CRIANDO NOSSAS PRÓPRIAS

DOUTRINAS E CRENÇAS?DOUTRINAS E CRENÇAS?

Page 18: Os Poneiros Adventistas e a questao do Divorcio e Casamento

Não tem DEUS poder para guardar Não tem DEUS poder para guardar Sua Palavra?Sua Palavra?

““Disse-me o SENHOR: Disse-me o SENHOR: Viste bem, porque eu velo Viste bem, porque eu velo

sobre a minha palavra sobre a minha palavra para a cumprir.” para a cumprir.” Jeremias 1:12

““Disse-me o SENHOR: Disse-me o SENHOR: Viste bem, porque eu velo Viste bem, porque eu velo

sobre a minha palavra sobre a minha palavra para a cumprir.” para a cumprir.” Jeremias 1:12

Page 19: Os Poneiros Adventistas e a questao do Divorcio e Casamento

“Sou eu apenas Deus de perto, diz o Senhor, e não também Deus de longe? Esconder-se-ia alguém em esconderi jos, de modo que eu não o veja? Diz o Senhor. Porventura não encho eu os céus e a terra? Diz o Senhor.” Jeremias 23:23-24.

Page 20: Os Poneiros Adventistas e a questao do Divorcio e Casamento

“O último engano de Satanás último engano de Satanás será exatamente anular o testemunho do anular o testemunho do Espírito de DeusEspírito de Deus. "Não havendo profecia, o povo se corrompe." Prov. 29:18. Satanás trabalhará engenhosamente, por por diferentes maneiras e por instrumentos diferentes maneiras e por instrumentos diversosdiversos, para perturbar a confiança do povo remanescente de Deus no testemunho verdadeiro. Introduzirá visões falsas para desencaminhar, e misturará o misturará o falso com o verdadeirofalso com o verdadeiro, e assim desgostará o povo desgostará o povo para que considerem tudo quanto traz o nome de visões como uma espécie de fanatismofanatismo; as almas as almas sinceras, porém, comparando o falso com sinceras, porém, comparando o falso com o verdadeiro, serão habilitadas a o verdadeiro, serão habilitadas a distinguir entre elasdistinguir entre elas. ...” ME, v. 2, p.78.

Page 21: Os Poneiros Adventistas e a questao do Divorcio e Casamento

“Conheço seu perigo. Se perder a confiança nos Se perder a confiança nos testemunhos, cairá das verdades da Bíblia. testemunhos, cairá das verdades da Bíblia. Tenho temido que muitos assumiriam uma atitude questionadora, duvidosa, e em minha aflição por sua salvação, quero adverti-lo. Quantos atenderão à advertência? De acordo com sua atitude atual para com os testemunhos, porventura no caso de lhe ser dado um testemunho contrário a seu pensar, corrigindo seus erros, você se sentirá na você se sentirá na perfeita liberdade de aceitar ou rejeitar qualquer perfeita liberdade de aceitar ou rejeitar qualquer parte, ou todo ele? Aquilo que menos inclinado se parte, ou todo ele? Aquilo que menos inclinado se acha a receber pode ser justamente a parte mais acha a receber pode ser justamente a parte mais necessárianecessária. Deus e Satanás jamais trabalham em parceria. Os testemunhos, ou trazem a aprovação de Deus, ou de Satanás. Uma árvore boa não pode produzir fruto mau, nem pode uma árvore má produzir bom fruto. “Pelos seus frutos os conhecereis.” Mateus 7:20. Foi Deus quem o disse. Quem tremeu ante Sua Palavra?” 5 T, p. 98.

Page 22: Os Poneiros Adventistas e a questao do Divorcio e Casamento

“Vi a necessidade dos mensageiros, especialmente, vigiar e conter todo fanatismo onde quer que o vejam surgir. Satanás está fazendo pressão por todos os lados, e a menos que o vigiemos e tenhamos os olhos abertos para os seus enganos e laços, lançando nós mão de toda armadura de Deus, os dardos inflamados do maligno nos at ingirão. Há muitas verdades preciosas contidas na Palavra de Deus, mas é a “verdade presente” que o rebanho necessita agora. Tenho visto o perigo de os mensageiros se afastarem dos importantes pontos da verdade presente, para se demorarem em assuntos que não são de molde a unir o rebanho e santif icar a alma. Satanás t irará disto toda vantagem possível para prejudicar a Causa.” PE 63.

Page 23: Os Poneiros Adventistas e a questao do Divorcio e Casamento

“Há na natureza humana a tendência de pender para os extremos, e de um extremo a outro inteiramente oposto. Muitos são fanáticos. São consumidos por um ardente zelo, o qual é tomado por religião; mas o caráter é a verdadeira prova do discipulado. Têm Têm eles a mansidão de Cristo? Têm Sua eles a mansidão de Cristo? Têm Sua humildade e suave benevolência? humildade e suave benevolência? Está o templo da alma vazio de orgulho, arrogância, egoísmo e crítica? Caso não seja assim, eles não sabem de que espírito são. Não compreendem que o verdadeiro cristianismo consiste em produzir muito fruto para a glória de Deus.” T5 305.

Page 24: Os Poneiros Adventistas e a questao do Divorcio e Casamento

“O Senhor tem atuado entre vocês, mas Satanás também se tem insinuado, para introduzir o fanatismo. Há outros males ainda a serem evitados. Alguns estão em risco de f icar sat isfeitos com os vis lumbres que têm tido da luz e do amor de Deus, cessando, portanto, de avançar. A vigi lância e a oração não têm sido mantidas. Ao próprio tempo em que se faz a aclamação: “Templo do Senhor, templo do Senhor é este” (Jeremias 7:4) , entram tentações, e as trevas se adensam ao redor da alma — mundanismo, egoísmo e exaltação própria. Há necessidade de que o próprio Senhor comunique Suas ideias à pessoa. Que pensamento! — que em lugar de nossas pobres ideias e planos acanhados, terrenos, o Senhor nos comunique Suas ideias, Seus pensamentos nobres, largos, de vasto alcance, sempre apontando para o Céu!” T5 485.

Page 25: Os Poneiros Adventistas e a questao do Divorcio e Casamento

Deixemos que somente Deus possa unir e separar quem Ele deseja. Deixemos que Ele chame muitos casais, ligados pelos laços do casamento bíblico,

para trabalhar unidos para a obra de Deus!

Page 26: Os Poneiros Adventistas e a questao do Divorcio e Casamento

Projeto PREPARAR UM POVO

[email protected]