Os vacúolos das células vegetais são interpretados com regiões expandidas do retículo...

11

Transcript of Os vacúolos das células vegetais são interpretados com regiões expandidas do retículo...

Page 1: Os vacúolos das células vegetais são interpretados com regiões expandidas do retículo endoplasmático. A expansão do vacúolo leva o restante do citoplasma.
Page 2: Os vacúolos das células vegetais são interpretados com regiões expandidas do retículo endoplasmático. A expansão do vacúolo leva o restante do citoplasma.

• Os vacúolos das células vegetais são interpretados com regiões expandidas do retículo endoplasmático.

• A expansão do vacúolo leva o restante do citoplasma a ficar comprimido e restrito à porção periférica da célula.

• A função do vacúolo é regular as trocas de água que ocorrem na osmose.

Page 3: Os vacúolos das células vegetais são interpretados com regiões expandidas do retículo endoplasmático. A expansão do vacúolo leva o restante do citoplasma.

• Os vacúolos de suco celular são delimitados pelo tonoplasto, membrana lipoproteica, e são exclusivos das células de plantas e de certas algas.

• No interior do vacúolo há uma solução aquosa de varias substancias, destacando-se sais, carboidratos e proteínas.

• Os vacúolos de suco celular são importantes nos fenômenos osmóticos, e por poderem conter também pigmentos, como as antocianinas, são os principais responsáveis pela coloração azul, violeta, vermelha e púrpura das flores e folhas.

Page 4: Os vacúolos das células vegetais são interpretados com regiões expandidas do retículo endoplasmático. A expansão do vacúolo leva o restante do citoplasma.

Tradescantia pallida purpurea

Page 5: Os vacúolos das células vegetais são interpretados com regiões expandidas do retículo endoplasmático. A expansão do vacúolo leva o restante do citoplasma.

Vacúolos com antocianina (pigmento roxo)

Page 6: Os vacúolos das células vegetais são interpretados com regiões expandidas do retículo endoplasmático. A expansão do vacúolo leva o restante do citoplasma.
Page 7: Os vacúolos das células vegetais são interpretados com regiões expandidas do retículo endoplasmático. A expansão do vacúolo leva o restante do citoplasma.

cloroplast

o

Page 8: Os vacúolos das células vegetais são interpretados com regiões expandidas do retículo endoplasmático. A expansão do vacúolo leva o restante do citoplasma.

PLASTOS OU PLATÍDEOS

• É um grupo de organelas específicas de células vegetais, que possuem características semelhantes com as mitocôndrias como: membrana dupla, DNA próprio e origem endosimbionte.

• Desenvolvem-se a partir de proplastídeos, que são organelas pequenas presentes nas células imaturas dos meristemas vegetais e desenvolvem-se de acordo com as necessidades da célula, surgindo diferentes tipos de plastos como:

cromoplastos (que contêm pigmentos), etioplastos (que se desenvolvem na ausência de

luz) leucoplastos (sem pigmento): amiloplastos (que acumulam amido como substância de

reserva), proteoplastos (que armazenam proteína) e os oleoplastos (acumulam lipídeos).

Page 9: Os vacúolos das células vegetais são interpretados com regiões expandidas do retículo endoplasmático. A expansão do vacúolo leva o restante do citoplasma.
Page 10: Os vacúolos das células vegetais são interpretados com regiões expandidas do retículo endoplasmático. A expansão do vacúolo leva o restante do citoplasma.

CLOROPLASTOS• São um tipo de cromoplastos.• Contém pigmento chamado clorofila. • São capazes de absorver a energia

eletromagnética da luz solar e a convertem em energia química por um processo chamado fotossíntese. 

• As células vegetais e as algas verdes possuem um grande número de cloroplastos, de forma esférica ou ovóide, variando de tamanho de acordo com o tipo celular.

• São bem maiores que as mitocôndrias.

Page 11: Os vacúolos das células vegetais são interpretados com regiões expandidas do retículo endoplasmático. A expansão do vacúolo leva o restante do citoplasma.