OS(AS) BRAÇOS ria e Mário Digni O aso de salários · campanha contra o Câncer de Mama. A...

6
BOLETIM INFORMATIVO DO SIEMACO-SP SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EMPRESAS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE ASSEIO E CONSERVAÇÃO E LIMPEZA URBANA DE SÃO PAULO Asseio e conservação Outubro 2016 www.siemaco.com.br [email protected] Filiado a: Cerca de 230 porteiros(as) que cuidam do controle de acesso dos hospitais municipais em destaque estão sem receber os salários e os benefícios desde 23 de setembro. O diretor do SIEMACO-SP, Fábio Cruz, informou que foram tentadas negociações e também foi enviado ofício à Náscer & Náscer e à autarquia (Secretaria Municipal de Saúde), mas nenhuma das partes se manifestou quanto à quitação dos débitos. Na manhã de 10 de outubro, o Jurídico do SIEMACO-SP iniciou, então, os processos trabalhistas individuais movidos pelos porteiros: “Estamos tentando o diálogo, mas como a situação está complicada, pedimos o bloqueio da fatura e estamos orientando os profissionais a entrarem com processo trabalhista para reaver as perdas na Justiça”, completou o diretor. PORTEIROS ( AS ) CRUZAM OS BRAÇOS EM PROTESTO pelo atraso de salários dos Hospitais Tatuapé, Tide Setúbal, Planalto, Soares Hungria e Mário Digni ESTAMOS DE OLHO! Sindicato filiado à UGT – União Geral dos Trabalhadores – o SIEMACO-SP apoia a ação nacional que se mani- festa de forma contrária às reformas que penalizam a classe trabalhadora, em tramitação no Congresso Nacional. Principal- mente a reforma trabalhista e previdenciária. Resumidamente, defendemos a jornada de trabalho de 40 horas semanais e somos veementemente con- trários às propostas de ampliação do tempo de idade ou contribuição para aposentadoria. Mudanças que penalizam, principalmente, a camada mais pobre da população brasileira. “Exigimos do Estado o combate efetivo ao desperdí- cio e à corrupção, além de transparência na gestão, permitindo a fiscalização dos recursos públicos”, diz a nota assinada pelo presidente da UGT, SIEMACO e UGT na luta contra a retirada dos direitos dos trabalhadores Ricardo Patah. O documento defende a cidadania, o desenvolvimento, a saúde, a educação e a segurança pública para os cidadãos brasileiros. O presidente do SIEMACO-SP, Moacyr Pereira, considera inadmissível alterar as conquistas históricas dos trabalhadores. “É preciso modernizar a máquina do governo, mas sem afetar negativamente a base da pirâmide”, afirmou. É preciso atenção: A reforma trabalhista exclui direitos adquiridos. UGT e SIEMACO-SP defendem a modernização das relações trabalhistas, não o retrocesso; Não podemos admitir o aumento da idade ou tempo de contribuição que torna a aposentadoria ainda mais difícil para os mais pobres e mulheres. Queremos a criação de um Conselho Nacional de Seguridade Social; Queremos um Estado que trabalhe por todos os brasileiros, não apenas para os ricos.

Transcript of OS(AS) BRAÇOS ria e Mário Digni O aso de salários · campanha contra o Câncer de Mama. A...

BOLETIM INFORMATIVO DO SIEMACO-SPSINDICATO DOS TRABALHADORES EM EMPRESAS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE ASSEIO E CONSERVAÇÃO E LIMPEZA URBANA DE SÃO PAULO

Asseio e conservação

Outubro 2016 • www.siemaco.com.br • [email protected]

Filiado a:

Cerca de 230 porteiros(as) que cuidam do controle de acesso dos hospitais municipais em destaque estão sem receber os salários e os benefícios desde 23 de setembro.

O diretor do SIEMACO-SP, Fábio Cruz, informou que foram tentadas negociações e também foi enviado ofício à Náscer & Náscer e à autarquia (Secretaria Municipal de Saúde), mas nenhuma das partes se manifestou quanto à quitação dos débitos.

Na manhã de 10 de outubro, o Jurídico do SIEMACO-SP iniciou, então, os processos trabalhistas individuais movidos pelos porteiros: “Estamos tentando o diálogo, mas como a situação está complicada, pedimos o bloqueio da fatura e estamos orientando os profi ssionais a entrarem com processo trabalhista para reaver as perdas na Justiça”, completou o diretor.

PORtEIROS(AS)

CRuZAM OS BRAÇOSEM PROtEStO pelo atraso de salários

dos Hospitais tatuapé, tide Setúbal,

Planalto, Soares Hungria e Mário Digni

ESTAMOSDE OLHO!

Sindicato fi liado à UGT – União Geral dos Trabalhadores – o SIEMACO-SP apoia a ação nacional que se mani-

festa de forma contrária às reformas que penalizam a classe trabalhadora, em

tramitação no Congresso Nacional. Principal-mente a reforma trabalhista e previdenciária.

Resumidamente, defendemos a jornada de trabalho de 40 horas semanais e somos veementemente con-trários às propostas de ampliação do tempo de idade ou contribuição para aposentadoria. Mudanças que penalizam, principalmente, a camada mais pobre da população brasileira.

“Exigimos do Estado o combate efetivo ao desperdí-cio e à corrupção, além de transparência na gestão, permitindo a fi scalização dos recursos públicos”,diz a nota assinada pelo presidente da UGT,

SIEMACO e uGt na luta contra a retirada dos direitos dos trabalhadores

Ricardo Patah. O documento defende a cidadania, o desenvolvimento, a saúde, a educação e a segurança pública para os cidadãos brasileiros.

O presidente do SIEMACO-SP, Moacyr Pereira, considera inadmissível alterar as conquistas históricas dos trabalhadores. “É preciso modernizar a máquina do governo, mas sem afetar negativamente a base da pirâmide”, afi rmou.

É preciso atenção:

Sindicato fi liado à UGT – União Geral dos Trabalhadores – o SIEMACO-SP apoia a ação nacional que se mani-

festa de forma contrária às reformas que penalizam a classe trabalhadora, em

tramitação no Congresso Nacional. Principal-mente a reforma trabalhista e previdenciária.

Resumidamente, defendemos a jornada de trabalho de 40 horas semanais e somos veementemente con-trários às propostas de ampliação do tempo de idade

SIEMACO e uGt na luta contra a retirada dos

A reforma trabalhista exclui direitos adquiridos. UGT e SIEMACO-SP defendem a modernização das relações trabalhistas, não o retrocesso;

Não podemos admitir o aumento da idade ou tempo de contribuição que torna a aposentadoria ainda mais difícil para os mais pobres e mulheres. Queremos a criação de um Conselho Nacional de Seguridade Social;

Queremos um Estado que trabalhe por todos os brasileiros, não apenas para os ricos.

ou contribuição para aposentadoria. Mudanças que penalizam, principalmente, a camada mais pobre da população brasileira.

“Exigimos do Estado o combate efetivo ao desperdí-

Com uma equipe de aproximadamente 80 pessoas, entre sindicalistas, trabalhadoras e alunas da Central de Cursos, a força do SIEMACO-SP se destacou na Corrida e Caminhada de rua, no dia 25 de setembro, em prol do Outubro Rosa, mês de referência da campanha contra o Câncer de Mama.

A corrida e caminhada, com o nome “Se Toque Run” respeitou o ritmo individual dos participantes, com opção de percursos de cinco ou dez quilômetros e, reuniu milhares de paulistanos no Campo de Marte (Zona Norte da Capital).

OrgulhO de ser rOsa! SIEMACO-SP veste

a camisa e saiàs ruas na corrida

e caminhada contrao Câncer de Mama

dIa "d" da lutA PElA InCluSãOProfissional e Social dos PcDs

Contando com o forte apoio do SIEMACO-SP e do SEAC-SP, no dia 21 de setembro, o Brasil inteiro se mobilizou na realização do Dia D pela Inclusão Profissional e Social dos Profissionais com Deficiência e dos Beneficiários Reabilitados pelo INSS. O objetivo principal foi aproximar empregadores e candidatos às vagas de emprego e o sucesso foi garantido. Apenas na capital paulista, 30 empresas levaram os seus departamentos de Recursos Humanos para o centro da cidade, quando foram cadastrados mais de 600 candidatos, entre profissionais com deficiência e reabilitados do INSS.

A atuação conjunta entre os sindicatos dos trabalhadores e patronal garantiu a presença das empresas Alpha Security, Brasanitas, Centro, GRSA, LOGA, Monteiro e Paineiras. “Foi um dia de aprendizado para todos nós”, enfatizou a diretora Silvana Souza que, ao lado da assessora sindical Chadya, viveu alguns desafios. Entre eles, a comunicação com os surdos e mudos durante o cadastro dos candidatos.

2

Em uma ação sindical que faz parte do "Projeto de Integração", que o SIEMACO-SP pretende realizar cada vez mais para que os trabalhadores possam conhecer melhor a "Casa do Trabalhador", ou seja, a sede do Sindicato. As equipes de assessores sindicais (externos e internos) fi zeram um mutirão no dia 27 de setembro, oito dias após o primeiro Dia de Integração do Trabalhador, para atender às dúvidas e demandas dos trabalhadores locados no Banco Itaú, funcionários da empresa Verzani & Sandrini.

Os anfi triões, os diretores Elmo Nicácio (Lagoa) e Maria Silva, receberam mais de 60 profi ssionais do Asseio e Conservação, oferecendo a oportunidade para que esses colaboradores conhecessem mais de perto o seu Sindicato, se encontrar fora do ambiente de trabalho e ainda confraternizar com colegas de diferentes setores.

Entre os presentes, estavam: o sindicalista Joey Simões, representando o maior sindicato norte-

SIEMACO-SP reúne mais de 60 profi ssionais do Asseioe conservação locados no itaú para confraternizar

Em pleno shopping center, lugar em que se valorizam os bens materiais, a equipe da limpeza, funcionários da Brasanitas, não tinha armários seguros para guardar suas roupas e objetos enquanto mantinham a higiene e organização do espaço público.

Durante ação sindical, o coordenador Valdir e os assessores Alex e Marlon identifi caram necessidades

no shopping, sieMaco-sP luta por armários novos para a equipe da limpeza

ANTES

DEPOIS

pontuais dos 130 funcionários. A primeira conquista já foi computada: a troca dos armários dos vestiários femininos. A equipe sindical continua negociando melhorias no lugar, principalmente visando o conforto e segurança da equipe masculina de auxiliares da limpeza.

americano nos Estados Unidos, o SEIU; o consultor da Central de Cursos, professor Sílvio; e o coordenador sindical, Fábio Toledo.

O dia foi de muito aprendizado e de festa. Houve apresentação de peça teatral, criada por alunos

3

O SIEMACO-SP na luta pelo combate a geração de resíduos, desperdício e reutilização de materiais, lança campanha junto aos seus colaboradores.

Todos estão convidados a participar diariamente desse projeto.

Algumas mudanças de atitude trazem grandes conquistas, quando realizadas coletivamente. Veja: Reduzir o uso de copos descartáveis; Reciclar e separar o lixo; Só imprimir o necessário e, se possível, usar os dois lados do papel;

Fechar a torneira ao escovar os dentes; Apagar a luz ao sair do banheiro; Desligar aparelhos eletrônicos que não estão sendo usados.

Reciclar, Reduzir e Reutilizar é muito fácil, basta adotar pequenos gestos no dia a dia. Eles auxiliam a causa da preservação do meio ambiente e cuidam não somente da sua vida e a de seus familiares, mas também cuidam da saúde do planeta.

O SIEMACO-SP abraça essa causa e conta com a sua participação, pois juntos somos mais fortes!

Chicletes ....................................... 5 anos Isopor ............................................ 8 anos Latas de aço ................................ 10 anosEmbalagens PET .......... mais de 100 anosCopos plásticos ............. 200 a 450 anosPilhas................................100 a 500 anosTampas de garrafas .......... 100 a 500 anosAlumínio .......................... 200 a 500 anosMetais ....................................... 450 anos

VoCÊ SaBia Que oS MaTeRiaiS deSCaRTadoS deMoRaM MuiTo TeMpo

paRa SeR aBSoRVidoS pela naTuReza?

RECICLAR, REDUZIR, REUTILIZAR:SIEMACO-SP promove os 3 Rs

da Central de Cursos do SIEMACO-SP e muitos ganharam brindes sorteados e doados pela empresa Verzani & Sandrini. Entre os convidados, alguns aproveitaram para se fi liar, unindo-se à família SIEMACO-SP.

Quem se recorda da festa em homenagem aos trabalhadores da categoria do Asseio e Conservação, Limpeza Urbana e Áreas Verdes, realizada este ano pelo SIEMACO-SP em 15 de maio, deve se lembrar das diversas atrações do evento, entre elas, o Show de Calouros "A Voz da Vez", que teve como grande vencedor Wilton Carvalho de Souza.

Filiado ao Sindicato há muitos anos, pastor da Comunidade Cristã Unção e Graça, de Parelheiros desde estudante, casado com Ruth e pai de dois filhos (Jessé, 17 anos, e Thaís, 19), Wilton trabalhava no almoxarifado da empresa SOMA, quando ficou desempregado por 4 meses e voltou ao trabalho como coletor pela EcoUrbis.

De uma família onde o dom musical prevalece, o grande sonho de Wilton sempre foi gravar um CD profissional.

Sonho RealizadoWilton acreditava nas visões que muitos dos seus amigos e parentes tinham e sabia que um dia, de uma forma ou de outra, ele teria a oportunidade de gravar um CD profissional. Graças ao SIEMACO-SP, e à sua ousadia e talento como cantor, o sonho aconteceu: “Dei tudo de mim naquela apresentação, quando se cumpriu o destino traçado por Deus e o milagre aconteceu.”

O trabalhador, pastor e cantor gravou o CD profissional com ajuda do SIEMACO-SP e ganhou 1.000 cópias do compact disc, entregue em 26 de outubro, na subsede do Sindicato, com a participação dos colegas da EcoUrbis e Soma.

Vencedor do concursorealiza sonho

de gravar o CD profissional

apoio e aplauSoS “Esse é um momento muito importante para nós, do SIEMACO-SP”, disse o diretor Sérgio Satomi, aos trabalhadores. João Capana, também diretor do SIEMACO-SP, completou dizendo que o Sindicato estava cumprindo uma promessa ao entregar o CD para o vencedor do concurso A Voz da Vez. “Deus usa as mãos das pessoas para beneficiar outras. Wilton é um grande exemplo para nós, de que as coisas acontecem para quem acredita e tem fé!", completou.

A diretora Andrea Ferreira lembrou que há muitos talentos escondidos entre os trabalhadores da limpeza, que assim como a categoria são invisíveis, mas reais. Daniela Souza, que cuida pessoalmente da garagem da EcoUrbis Sul e testemunhou o preenchimento da assinatura da ficha de inscrição, que resultou no grande vencedor do concurso, confessou: "não tem como não ficar emocionada com a história de Wilton!"

4

Como o próprio nome diz, a Bienal do Livro, evento que ocorre a cada dois anos para mostrar as novidades em literatura de todos os tipos e para todas as idades, aconteceu este ano em sua 24a edição no Pavilhão do Anhembi.

Central de Cursos do SIEMACO-SP incetiva o hábito da leitura

promovendo visita à 24a Bienal do livro

Em setembro, dezenas de profi ssionais, integrantes das CIPAS do Asseio e Conservação, puderam assistir à diversas palestras, entre elas: Câncer de Mama, a Importância da Saúde e Segurança do Trabalhador, destacando o uso dos EPI´s (Equipamentos de Proteção Individual) e por fi m, Álcool e Drogas no Ambiente de Trabalho.

Reunidos no auditório do SIEMACO-SP, os cipeiros foram recepcionados pela equipe do Departamento

Em uma ação sindical no dia 21 de setembro, com um café da manhã para promover a integração entre colegas da equipe da limpeza do Hospital Geral Vila Nova Cachoeirinha, funcionários da empresa Centro, a equipe do SIEMACO-SP teve a oportunidade de esclarecer aos trabalhadores muitas dúvidas sobre as atividades do Sindicato.

Cerca de 70 profi ssionais participaram de um descontraído café da manhã, que contou com a presença dos assessores Alex, Jeferson e Marlon. Após conhecerem os benefícios a que têm direito, como a Central de Cursos e as Clínicas Médicas, muitos trabalhadores decidiram se fi liar aoSIEMACO-SP.

Reconhecendo a importância de estimular o interesse e o hábito à leitura dos seus alunos da Educação Continuada, a Central de Cursos do SIEMACO-SP organizou uma visita à 24a Bienal, onde os alunos se surpreenderam com a quantidade e variedade das opções literárias e as novidades digitais da feira.

de Saúde e Segurança do Trabalho, coordenado pelo diretor João Capana. Durante o evento, Moacyr Pereira, presidente do SIEMACO-SP comentou: “Gasta-se muito com acidentes de trabalho no Brasil. O diagnóstico precoce do câncer de mama salva vidas e a dependência química é um problema muito sério na nossa sociedade. Por isso, peço que sejam multiplicadores dessas causas. As portas do SIEMACO-SP fi cam sempre abertas para atender os trabalhadores”, afi rmou.

Ação sindical integra equipe da limpeza hospitalare impressiona com

os benefícios

em prol da saúde e segurança do trabalhador,SIEMACO-SP promove

o 1o Encontro de Cipeirosdo Asseio e Conservação

SIEMACO EM AÇÃOSIEMACO EM AÇÃO

5

EXPEDIENTE

www.siemaco.com.br

SEDE: Alameda Eduardo Prado, 648Santa Cecília – CEP: 01218-012 – Tel.: 3821-6444

SUBSEDE: Rua Dr. Carlos Augusto de Campos, 165Santo Amaro – CEP: 04750-060 – Tel: 5525-5880

Projeto Gráfi co: AGPC ComunicaçãoTiragem: 70.000 [email protected]

Presidente: Moacyr PereiraSupervisão: Wagner AntonelliJornalista Responsável: Adriana do Amaral(MTB 16447)

Filiado a

90 tRABAlHADORESJÁ EStãO MAtRICulADOS!Curso de Português para Estrangeiros do SIEMACO-SP mostra que não há

fronteiras nem limites para quem quer aprender

JÁ EStãO MAtRICulADOS!

Orgulhoso de estar concretizando a ideia que nasceu há cerca de um ano, o Curso de Português para Estrangeiros, Moacyr Pereira, presidente doSIEMACO-SP, abriu a aula inaugural no dia27 de setembro, no auditório do Sindicato, dando as boas-vindas aos 90 alunos inscritos: trabalhadores angolanos, congoleses e haitianos – auxiliares de limpeza da empresa Inova – matriculados pela Central de Cursos do SIEMACO-SP em parceria com o CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola).

Já foram formadas três turmas, somando 90 trabalhadores da categoria, a maioria da Limpeza

Urbana. O ritmo das aulas deve acompanhar as necessidades individuais dos alunos. Dentre as metas estipuladas, uma delas é garantir que todos possam prestar o exame do Enem e o Celpe-Bras (Certifi cado de Profi ciência em Língua Portuguesa para Estrangeiros).

O professor William, que cuidará do curso, explicou aos alunos: “O objetivo é que vocês possam ler e falar o português fl uentemente”.

O ensino do idiomae da cultura brasileira

está a disposição de estrangeirosna Central de Cursos

do sIeMaCO-sP

6

Uma das maiores feiras sobre o Controle de Pragas na América Latina, e segunda mais importante do segmento em todo o mundo, a EXPOPRAG 2016 reuniu em Campos do Jordão aproximadamente 600 congressistas e pelo menos 50 empresas, entre os quais investidores e pesquisadores, entre os dias 21 a 23 de setembro, para celebrar a concretização da formação de um sindicato patronal, o SindPrag.

A participação do SIEMACO-SP foi fi rme e forte na representação dos trabalhadores do setor de controle de pragas.

O Sindicato esteve na Feira com estande próprio, para divulgar a sua marca e o trabalho sindical. O diretor João Capana, sempre que possível, atendeu pessoalmente os visitantes e, durante o evento, ressaltou a importância de se garantir equipamentos de proteção e orientação aos trabalhadores da categoria, principalmente cuidado extremo no manuseio, armazenamento e transporte de produtos de alta toxicidade. O vídeo institucional e o livro “Perfi l” divulgados na Feira mostraram e contaram um pouco da história do Sindicato.

SIEMACO-SP fi rme e forte EM PROl DOS IntERESSES DOS tRABAlHADORES na Feira do Controle de Pragas - EXPOPRAG 2016