Oxossi

13
T.O.C.A. OXÓSSI

Transcript of Oxossi

Page 1: Oxossi

T.O.C.A.

OXÓSSI

OXOSSI – LOUVAÇÃO

► SE MEU PAI É OXOSSI,Eu quero ver balançarArreia, arreiaCapangueiro da JuremaÔ Juremá.

Page 2: Oxossi

► OXOSSI POR DEUS EU LHE PEÇO,A sua coroa real (BIS)Que saia da JuremeiraQue venha pro meu JuremáQue saia da sua JuremaQue venha pro meu JuremáOxossi

► AS MATAS ESTAVAM ESCURAS,Mas o anjo a iluminouDo centro da mata virgemSenhor Oxossi aqui chegou (BIS)Mas ele é o rei, ele é o rei, ele é o reiMas ele é o rei na Aruanda é o rei (BIS)

► LÁ NAS MATAS PIOU, PIOU,Lá nas matas, piou, piouLá nas matas, piou, piouO rei das matas chegouOxossi é o rei das matasÉ vencedor de demandasÉ um Orixá consagradoCoroado na nossa Umbanda.

► OXOSSI É O REI DA ALDEIA,É o rei do Juremá,Oxossi afirma o pontoCom ordens de OxaláMas antes que o sol aponteOs passarinhos vão cantarSaudando meu pai OxossiE o reino do Juremá

► ELE É CABOCLO DA PELE MORENA,Ele é Oxossi, ele é flecheiro da Jurema,Ele atirou e tornou a atirarPelos conselhos que a Jurema vai lhe darEu vi chover, eu vi relampear,Mas mesmo assim o céu estava azulFirma seu ponto na folha da JuremaQue Oxossi é bamba de Maracatu.

► OXOSSI É REI NO CÉU,Oxossi é o rei da terraEle não desce do céu sem coroaSem a sua fundanga de guerra.

► OXOSSI LÁ DA JUREMA, Traga as folhas cá pra nós

Page 3: Oxossi

Caboclo bom, ê, êTraga as folhas cá pra nós.

► ATIRA, ATIRA, EU ATIREI,Na bamba vou atirarVeado no mato é corredorOxossi na mata é caçador.

► NASCI NAS MATAS DE OXOSSI, Na aldeia de Arranca Toco me criei,Jurema foi minha guia,Na aldeia me batizei,Tantã bateu lá nas matas,Seu eco aqui respondeu,Mas quando eu chego na aldeia,Meu pai sabe que sou eu, Sou eu, sou eu,Meu pai sabe que sou eu.

► OXOSSI Ê, OXOSSI Á,Oxossi ê, Marambolê, marambolá (BIS)Mas que louvor aê aê,Que belas matas Oxossi ê (BIS).

► QUEM MANDA NAS MATAS É OXOSSI,Oxossi é caçadorOxossi é caçadorEu vi meu pai assoviarEle mandou chamarÉ na Aruanda êÉ na Aruanda êTodos caboclos são de OxossiÉ de Aruanda.

► A MATA ESTAVA ENFEITADA,Coberta de ouro e flor (BIS)Os passarinhos cantavam, OxossiEm seu louvorJuriti, piou, piou, piouJuriti piouJuriti piou, OxossiEm seu louvor (BIS).

► ESTAVA NA BEIRA DO RIO, Sem poder atravessarChamei, chamei pelo caboclo,Caboclo TupinambáTupinambá ê, ê, ê, êTupinambá , ê, ê, a.

Page 4: Oxossi

► TUPINAMBÁ CAIU NAS MATAS,Jurema apanhou e acabou de criarHoje ele é rei caçadorEle é filho da JuremaNeto da cobra coral.

► ELE É FILHO DE UMBANDA,Ele vem lá do OrienteSalve o Caboclo da LuaQue revela proteçãoSalve o caboclo da luaQue é OxossiÉ São Sebastião.

► NA MATA VIRGEM DA JUREMA,O Irapuru cantouAo ecoar lá nas campinasO rouxinol rouxinouSaravá ao rei da UmbandaSeu Araúna chegouEle é caboclo láEle é caboclo aquiSaravá seu Araúna E a falange Guarani.

► JUREMA DO RIO,Jurema da aldeiaSua lei é divinaEla é supremaEla pegou foi 7 folhas da JuremaPra enfeitar nosso congáJurema do RioJurema da aldeiaEla é divinaEla é suprema.

► Ó JUREMA SUAS FOLHAS TÃO VERDES,Suas folhas tão belasNas matas dos OrixásEla escreveu o seu ponto nelasEscondeu nas matasPra ninguém achar.

► MINHA JUREMA PRETA,Meu ramo de manacáEla é caboclaEla é flecheira

Page 5: Oxossi

Ela nasceu foi pra flechar.

► SAIU DAS MATAS COBERTA DE FOLHAS, Ela entrou na Umbanda coberta de penasVeio saravar no terreiro de UmbandaOi quem vence a demandaÉ a cabocla Jurema.

► NO CENTRO DA MATA VIRGEM,Uma linda cabocla eu viCom seu saiote, feito de penaEra Jurema filha de TupiJurema, Jurema, JuremaLinda Cabocla filha de TupiQuando ela vem lá do jurema,Vem firmar seu ponto neste conga.

► QUE LINDO CAPACETE DE PENASQue tem a Cabocla JuremaNa umbanda quem lhe deu foi Oxalá, Que, que auó

► Ô JUREME, Ô JUREMÁ,Sua flecha caiu serena, o JuremaDentro deste congáSalve São Jorge GuerreiroSalve São SebastiãoSalve o povo da UmbandaPedindo a vossa proteçãoOi JuremaSão Jorge mora na luaXangô mora da pedreiraOxossi mora na mataMamãe Oxum na cachoeiraÔ Jurema

► MOÇA BONITA É A CABOCLA JUREMA,Moça bonita é a cabocla JuremaQuando ela vem ela traz seu diademaLá na aldeia ôLá na aldeiaEla é a rainha da flecha de ouroSaiote de penaForma um girassol a coroa delaForma um girassolQuando o dia amanheceuTodo lírio ao redorA coroa da JuremaForma um girassolForma um girassol.

Page 6: Oxossi

► JUREMA VEM TRAZENDO AS ROSAS,Jacira é quem traz o jasmimAs duas na Umbanda são irmãsMinhas caboclas tenham dó de mimLá do alto da JuremaNunca vi tanta belezaJurema é filha de TupinambáE a Jacira que é uma cabocla flecheiraÉ rainha da belezaTambém é filha de Tupinambá.

► QUANDO EU ENTREI NAS MATAS UM LINDO CANTO OUVI,Era a cabocla Jurema, cantando em versos para mim,Os passarinhos ouvemE a macaia também,Pedreiras e cachoeiras,Louvam seu reino também,Oi saravá Oxossi, Xangô, mamãe Oxum.O seu reinado encantado enfeita o meu jardim

► É O VENTO QUE BALANÇA AS FOLHAS GUINÉÉ o vento que balança as folhasÉ, é, é, oi, guinéÉ o vento que balança as folhas.

► AQUI NESTA ALDEIA,Tem um caboclo que ele é lealEle não mora longeMora aqui mesmo nesse canzuá

► CAÇADOR NA BEIRA DO CAMINHO,Oi não me mate essa coral da estradaEla abandonou sua choupana caçador,Foi no romper da madrugada, caçador.

► CABOCLO DAS MATAS O QUE VOCÊ QUER,Folha verde de guinéOi zum, zum, zum, zum, zum, zumFolha verde de guiné.

► OI CABOCLO DA MATA PORQUE COME FOLHA,Dim dim dim de Aruanda,Dim dim dim de Aruanda,Dim dim dim de Aruanda,Olha folha por folha lá na mata temDim dim dim de AruandaDim dim dim de AruandaDim dim dim de Aruanda.

Page 7: Oxossi

► LÁ NO SEU LAJEDO,Tem um pé de samambaiaNo centro da mata virgemOnde os caboclos moramComida de cabocloÉ abóbora e jilóVestimenta de cabocloÉ samambaia sóSamambaia só, auê (BIS)Samambaia sóLá na macaiaOnde os caboclos moramComida de cabocloÉ abóbora e jilóVestimenta de cabocloÉ samambaia só (BIS)Samambaia só, auêSamambaia só, Samambaia só,Samambaia só (BIS).

► ENCONTREI NAS MATASUm tronco de gameleiraEste meu barraco Fica detrás da cumieiraCumieira que é madeiraMadeira que é madeiraMadeira de GameleiraIsso sim é que é madeiraMadeira de cumieira.

► CABOCLO NÃO TEM CAMINHO PARA CAMINHAR (BIS),Caminha por cima da folhaPor baixo da folhaEm todo lugar (Bis)Okê Caboclo.

► OKÊ, OKÊ, CABOCLO,Seu (NOME DO CABOCLO) é na raiz da Orucaia (BIS)Mas que lindo caçadorNaquelas matas, onde a coral piou (Bis).

► NO MEIO DA SAMAMBAIA,Perto do pé de IpêEu vi um caboclo atirandoEle atirava sem ninguém verZoou, zoou

Page 8: Oxossi

A sua flecha zoou.

► ORA VIVA OS CABOCLOS DA MATA, PAI IRAJÉ,Ora viva JuremaSua estrela brilha que clareia o JuremáSua estrela brilha que clareia este Conga.

► MAIOR, MAIOR É ZAMBI, Porque Zambi é DeusMaior, maior e ZambiQue protege os filhos seusTamakaô, zimbauêZambô, ZambiZambô, ZambiTamakaô, zimbauê

► NA MATA VIRGEM OS TAMBORES FALAM DE AMORES,E os caboclos se juntam para saudar,Uma cabocla toda enfeitada de flores,E na magia das flores, a aldeia se põe a cantar:Jurema, Ô JureminhaJurema, Ô JuremaNas terras de Santa CruzEu aprendi a amar (BIS)

► FOI OXOSSI Ê, QUEM MANDOU TRABALHAR,Foi Oxossi ê, quem mandou ajudar,Seu 7 Flechas derrama sua luzSobre esses filhos de féQuebra mandinga, afasta a invejaDerruba a maldade e o bem fica em péFoi Oxossi ê, quem mandou ajudar,Seu Tupinambá chegou de AruandaArmado para guerraTraz flecha e bodoque, a mira não erraPara defender aos filhos da terra,Foi Oxossi ê, quem mandou ajudar,Cabocla Jacira segura essa giraVem nos ajudarCura as doenças com as ervas da mataE leva a tristeza pro fundo do marFoi Oxossi ê, quem mandou ajudar,Todos os caboclos nos trazem mensagensDe paz e esperançaFilhos de Umbanda tem fé não balançaNós somos o exército do pai OxaláFoi Oxossi ê, quem mandou ajudar.

► OI NÃO SE MEXE NA ESPADA DE OGUM,

Page 9: Oxossi

Oi não se mexe na machado de XangôOi não se mexe nas flechas de OxossiQue lá nas matasÉ rei, é caçador (Bis)

► CABOCLO ROXO DA PELE MORENA,Ele é Oxossi, ele é flecheiro da Jurema,Ele jurou e tornou a jurar,Pelos conselhos que a Jurema vai lhe dar

► ELE VEIO DE TÃO LONGE, SARAVÁ CONGAR,Bendito louvado seja ele é rei no Araguaia,Bate tambor lá na aldeia, ê ah,Bate tambor lá na aldeia, ê ah.

► MAS ELE É SEU FOLHA VERDEE é um caboclo flecheiroSeu capacete tem flor da JuremaNo seu saiote têm pena da ema

► EU VOU SARAVÁ SEU OXOSSI LÁ NO JUREMÁ,Ele é quem manda, ele é o dono das matas,Poderoso Orixá na lei de umbanda,Seu Oxossi, lá nas matas da Jurema, confirmou seu diadema Que Oxalá lhe ofertou,Flecha de ouro e coroa que é de rei,É Cacique na Jurema, na Umbanda confiarei

► MEU DOCE DE CUMBUCAMinha flor cheirosa de alfazemaTem pena deste cabocloO que eu te peço é tão poucoMinha linda cabocla juremaTem pena de um sofredorQue o mau destino condenouMe liberta desta algemaMe tira deste dilemaMinha linda cabocla juremaVou pegar minha viola (ô, ô)Meu facão e o meu bornal (ô, ô)Numa casa de cabocloSe um sozinho é sufocoDois é que é o idealVou pegar minha canoa (ô, ô)Vou-me embora pra Goiás (ô, ô)Numa casa de caboclo

Page 10: Oxossi

Se dois é bom e um é poucoTrês certamente é demais

► CAMINHOU, CAMINHOU7 noite, 7 diasAté que aqui chegouSeu Ubiratan com alegria(BIS)Ele veio de tão longeVeio do alto da serraQuando atira sua flechaE o seu odoque não erraSaravá seu ubiratanSalve a nossa bandaSaravá toda falangeDa nossa tão querida Umbanda

► NA MATA VIRGEMUma coral piouCaboclo Quebra GalhoNesta banda já chegouEle atirou a sua flechaEm um carvalhoCaboclo de OxossiEle é Caboclo Quebra Galho

► NA SUA ALDEIAOnde ele é cabocloEle é Quebra GalhoÉ neto de Arranca TocoEle atirou pra acertarNa aracuaia de cabocloQuebra Galho vai chegar

►OI NÃI SE MEXE NA ESPADA DE OGUMOi não se mexe na machado de XangôOi não se mexe nas flechas de OxossiQue lá nas matasÉ rei, é caçador

Page 11: Oxossi

► A UMBANDA EM FESTACom seu congá cheio de floresFilhos de pemba saravando OxaláNossos caboclos com seus penachos multicoresSaravá Oxossi, saravá OxossiEle é o rei dos Orixás

CABOCLO CIPÓ DAS MATAS

► DE DENTRO DA MATA VIRGEMUm cipó eu vi nascerEle cresceu de ponta-a-pontaTransformou-se em um caboclo e começou a bradar (BIS)Caboclo Cipó das Matas,Lindo Flecheiro vem com a força do OxaláCaboclo Cipó das MatasVem de aruanda, meu Oxossi me ajudar (BIS

CABOCLO PENA VERDE

► LÁ NAS MATAS DA JUREMAEu vi um caboclo bradar (BIS)Ele bradou em cima da cachoeiraAtirou a sua flecha, dentro deste jacutá (BIS)Seu Pena Verde é de Oxossi ele é flecheiroDe oxum é capangueiro, e trabalha lá no mar (BIS)