P R O P O S T A D E C O N C E P Ç Ã O P A R A A ME L H O R I A D … · 2021. 6. 22. ·...

16
PROPOSTA DE CONCEPÇÃO PARA A MELHORIA DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL NA CARREIRA DE EB DA UNAE, EQUADOR TITLE: PROPOSAL OF CONCEPTION FOR THE IMPROVEMENT OF THE PROFESSIONAL TRAINING IN THE CAREER OF EB OF THE UNAE, ECUADOR ROLANDO JUAN PORTELA FALGUERAS Modo de intervir: Trabalho em Comissões (comunicação oral). Resumo O artigo apresenta o resultado final de um projeto de pesquisa destinado a melhorar o processo de formação de professores para a Educação Geral Básica na Universidade Nacional de Educação, no Equador. Seu objetivo é socializar a concepção pedagógica resultante do estudo das bases conceituais e teóricas que fundamentam como deve ser esse processo, adaptando-as às demandas da educação superior no contexto equatoriano. Metodologicamente, métodos empíricos e teóricos foram utilizados, incluindo a revisão documental de importantes referenciais teóricos internacionais e equatorianos e a modelagem da proposta a partir de uma abordagem sistêmica estrutural. Palavras-chave: formação profissional docente, atuação profissional pedagógica, Carreira na Educação Básica. Abstract: The paper presents the final result of a research project aimed at improving the process of teacher training for Basic General Education at the National University of Education, Ecuador. Its objective is to socialize the pedagogical conception resulting from the study of the conceptual and theoretical bases that base the duty of this process, adapting them to the new demands of higher education in the Ecuadorian context. Methodologically, empirical and theoretical methods were used, including the documentary review of important international and Ecuadorian theoretical referents and the modeling of the proposal from a structural systemic approach. Keywords: teacher professional training, pedagogical professional performance, Basic Education Degree. Introdução No Equador, a educação constitui uma área prioritária de interesse para o Estado. As atuais transformações ocorridas nas instituições educacionais e na sociedade foram adaptadas em correspondência com as novas tendências educacionais latino-americanas e internacionais, bem como de acordo com as disposições da Constituição da República, a Lei Orgânica da Educação Intercultural e outras disposições dos órgãos de governo do Sistema Educativo Equatoriano. A educação deve centrar-se no ser humano e garantir o seu desenvolvimento holístico no marco do respeito pelos direitos humanos, pelo ambiente e pela democracia; será participativo, obrigatório, intercultural, democrático, inclusivo, diverso, de qualidade e cordialidade; promoverá igualdade de gênero, justiça, solidariedade e paz; estimulará o pensamento crítico, a arte e a cultura física,

Transcript of P R O P O S T A D E C O N C E P Ç Ã O P A R A A ME L H O R I A D … · 2021. 6. 22. ·...

Page 1: P R O P O S T A D E C O N C E P Ç Ã O P A R A A ME L H O R I A D … · 2021. 6. 22. · profissional integral, a partir de uma visão humanista e científica que incorpora o conhecimento

PROPOSTA DE CONCEPÇÃO PARA A MELHORIA DA

FORMAÇÃO PROFISSIONAL NA CARREIRA DE EB DA

UNAE, EQUADOR

TITLE: PROPOSAL OF CONCEPTION FOR THE IMPROVEMENT OF THE PROFESSIONAL TRAINING IN THE CAREER OF EB OF

THE UNAE, ECUADOR

ROLANDO JUAN PORTELA FALGUERAS

Modo de intervir: Trabalho em Comissões (comunicação oral).

Resumo

O artigo apresenta o resultado final de um projeto de pesquisa destinado a melhorar o processo de formação de professores para a Educação Geral Básica na Universidade Nacional de Educação, no Equador. Seu objetivo é socializar a concepção pedagógica resultante do estudo das bases conceituais e teóricas que fundamentam como deve ser esse processo, adaptando-as às demandas da educação superior no contexto equatoriano. Metodologicamente, métodos empíricos e teóricos foram utilizados, incluindo a revisão documental de importantes referenciais teóricos internacionais e equatorianos e a modelagem da proposta a partir de uma abordagem sistêmica estrutural.

Palavras-chave: formação profissional docente, atuação profissional pedagógica, Carreira na Educação Básica.

Abstract:

The paper presents the final result of a research project aimed at improving the process of teacher training for Basic General Education at the National University of Education, Ecuador. Its objective is to socialize the pedagogical conception resulting from the study of the conceptual and theoretical bases that base the duty of this process, adapting them to the new demands of higher education in the Ecuadorian context. Methodologically, empirical and theoretical methods were used, including the documentary review of important international and Ecuadorian theoretical referents and the modeling of the proposal from a structural systemic approach.

Keywords: teacher professional training, pedagogical professional performance, Basic Education Degree.

Introdução

No Equador, a educação constitui uma área prioritária de interesse para o Estado. As atuais transformações ocorridas nas instituições educacionais e na sociedade foram adaptadas em correspondência com as novas tendências educacionais latino-americanas e internacionais, bem como de acordo com as disposições da Constituição da República, a Lei Orgânica da Educação Intercultural e outras disposições dos órgãos de governo do Sistema Educativo Equatoriano.

A educação deve centrar-se no ser humano e garantir o seu desenvolvimento holístico no marco do respeito pelos direitos humanos, pelo ambiente e pela democracia; será participativo, obrigatório, intercultural, democrático, inclusivo, diverso, de qualidade e cordialidade; promoverá igualdade de gênero, justiça, solidariedade e paz; estimulará o pensamento crítico, a arte e a cultura física,

Page 2: P R O P O S T A D E C O N C E P Ç Ã O P A R A A ME L H O R I A D … · 2021. 6. 22. · profissional integral, a partir de uma visão humanista e científica que incorpora o conhecimento

Educação e Tecnologia em Tempos de Mudança | 2

a iniciativa individual e comunitária e o desenvolvimento de habilidades para criar e trabalhar. (ASSEMBLÉIA NACIONAL CONSTITUTIVA, Constituição da República, 2008, p.16)

A partir desta e de outras expressões das políticas públicas do Estado equatoriano em matéria educacional, a Universidade Nacional de Educação (UNAE) representa um fator estratégico importante para a melhoria da qualidade da educação no país. Esta instituição é chamada a garantir uma formação inicial e permanente de qualidade máxima aos futuros professores em todas as suas dimensões: cognitiva, afetiva, pessoal, social e profissional.

Nesse sentido, a UNAE:

Procura criar um modelo de desenvolvimento em que os benefícios da evolução da ciência e tecnologia geradas pela sociedade do conhecimento sejam socializados. Assim, a educação torna-se um instrumento para a construção de um saber emancipador, através da formação acadêmica e profissional integral, a partir de uma visão humanista e científica que incorpora o conhecimento e a cultura de nosso povo. (UNAE, Modelo Pedagógico, 2014, p.5-6)

A Carreira de Educação Básica (EB) da UNAE, em correspondência com o Modelo Pedagógico institucional e o estabelecido no documento da Proposta de Currículo Genérico para as Carreiras de Educação, procurou funcionar como um sistema virtual, aberto, flexível, conectado, contextualizado, relevante e interativo "e permeável à dinâmica dos atores e que responda de maneira pertinente e relevante às necessidades e problemas dos atores políticos (Ministério da Educação e outras instituições do estado)". (CES, Comissão de Educação Ocasional, 2015, p.1).

No entanto, o Regulamento do Regime Acadêmico estabelecido pelo Conselho do Ensino Superior (CES, 2013) e indicadores de avaliação do Centro de Avaliação, Acreditação e Garantia da Qualidade do Ensino Superior (CEACES, 2013) representam objetivos e requisitos que determinam a necessidade de uma nova concepção para o trabalho de formação de futuros professores da Educação Básica Geral (EGB) do país.

Esses fatos reforçam a pesquisa, se refere ao grupo de projeto de pesquisa institucional, a necessidade de elaborar sobre as contribuições de obras valiosas sobre a formação profissional, formação de professores e ensino de desempenho profissional, ambos os autores internacionais como Diaz T, Alvarez C, Horrutinier P, Addines F, Guerra D, M e N Levinson Huberman, Morles V, P Valente, Roca A, G Torres, Añorga J, J Santos, Perez AM, Sanchez JA e Moreno V; e de autores equatorianos como Tapia E, Ortega M, Salazar H, Abendaño A, Macias W e Larrea E, entre outros.

A partir do estudo dessas contribuições e análise preliminar dos documentos da Carrera de EB da UNAE e reitores do ensino superior equatoriano, revelou a existência de lacunas teóricas e metodológicas que justificaram a necessidade de aprofundar o processo de formação profissional pedagógica que se desenvolve nela.

Entre as principais limitações epistemológicas e metodológicas encontradas no início do projeto de pesquisa estão as seguintes:

● Precisão insuficiente dos critérios teóricos e metodológicos seguidos na elaboração do currículo de carreira e a inexistência de um sustento teórico-metodológico consolidado para a conformação curricular e seu desenvolvimento didático.

● Imprecisões na articulação do ensino, pesquisa e vínculos com a sociedade. ● Ausência de documentos metodológicos que orientem de maneira suficiente o processo de

formação profissional em nível pedagógico. ● Falta de precisão na definição das competências profissionais do formando e sua

derivação nos resultados de aprendizagem e seus vários componentes em cada ciclo acadêmico, construção e assunto.

● Insuficiente preparação de professores sobre as particularidades do EGB no Equador e, consequentemente, uma abordagem profissional limitada no desenvolvimento do conteúdo dos assuntos.

Anais do 16º Congresso Internacional de Tecnologia na Educação Brasil | Recife | Setembro de 2018 ISSN: 1984-6355

Page 3: P R O P O S T A D E C O N C E P Ç Ã O P A R A A ME L H O R I A D … · 2021. 6. 22. · profissional integral, a partir de uma visão humanista e científica que incorpora o conhecimento

Educação e Tecnologia em Tempos de Mudança | 3

● Insuficiências estruturais no construto da pesquisa e na abordagem integrativa, investigativa e sistêmica das práticas pré-profissionais.

Os elementos acima mencionados nos permitiu reconhecer a presença de uma contradição entre a necessidade de mudanças na estrutura organizacional do processo educativo na carreira, de acordo com as novas exigências de universidades do Equador, com a tendência de manter a implementação do sistema de currículo e força organizacional. Correspondentemente, o projeto de pesquisa, desenvolvido em dois anos, teve como objetivo resolver o problema de pesquisa: Como contribuir para a melhoria do processo de formação profissional docente na carreira de EB da UNAE?

Como um objeto de estudo foi determinado o processo de formação de professores e âmbito profissional como o processo de formação de professores para EGB na Carreira de EB da UNAE e sua expressão no ensino de desempenho profissional dos futuros professores. Para a solução do problema de pesquisa, o projeto foi orientado pelo objetivo geral: propor uma concepção pedagógica que contribua para a melhoria da formação profissional pedagógica na carreira de EB na UNAE, bem como os seguintes objetivos específicos:

1. Determinar o contexto histórico do processo de formação profissional de professores no Equador e suas particularidades no caso de professores da EGB.

2. Fundamentar teoricamente processo de formação do profissional de EGB no contexto equatoriano, em particular da UNAE, e sua melhoria.

3. Diagnosticar o estado inicial do processo de treinamento na carreira de EB da UNAE.

4. Desenvolver uma abordagem pedagógica que incluía um conjunto de ações para o aprimoramento de carreira EB, em correspondência com as exigências do Ensino Superior do Equador e modelo pedagógico UNAE, contribuírem para a melhoria progressiva do processo de formação profissional.

5. Propor uma estratégia para a aplicação prática da concepção pedagógica proposta.

A partir do desenvolvimento das tarefas investigativas derivadas desses objetivos específicos, por meio da combinação de métodos teóricos e empíricos de investigação, foi possível especificar o referencial teórico categórico da formação profissional docente e a atuação profissional pedagógica em que deve ser expressa, o que foi possível determinar as dimensões e indicadores a serem considerados nos instrumentos utilizados nas investigações empíricas do diagnóstico. Os resultados obtidos confirmaram a existência de insuficiências e a necessidade de uma nova alternativa ou abordagem a partir de uma concepção mais adequada às demandas atuais do ensino superior no Equador. Os referenciais teóricos internacionais e equatorianos sistematizados permitiram determinar os fundamentos e as bases para a exatidão das categorias, princípios e características da nova concepção proposta.

Referências teóricas

O referencial teórico categorial sobre a formação do magistério e do desempenho profissional, pedagógico, assim como o estabelecimento das suas relações, foi derivado de uma tarefa de investigação que partiu das definições de formação e formação profissional que melhor correspondem às exigências dos documentos que regem o ensino superior no Equador.

Na sua maioria os autores consultados usam a categoria formação como um sinônimo de educação, e mais particularmente, como educação profissional cobrindo todo o processo educativo. Esta categoria está ligada a categoria de instrução referente à categoria processo educativo e desenvolvimento que tem os meios para instrução e educação; compreender então a formação como base do desenvolvimento e também como consequência disso. (CHÁVEZ et al., 2005, p.38). O projeto assume a categoria formação como um processo orientado para preparar o homem de maneira integral ao longo da sua vida.

O termo profissão etimologicamente vem do professio Latina, que significa ação e efeito de professar a exercer um conhecimento ou habilidade que é usado como emprego ou ocupação.

Anais do 16º Congresso Internacional de Tecnologia na Educação Brasil | Recife | Setembro de 2018 ISSN: 1984-6355

Page 4: P R O P O S T A D E C O N C E P Ç Ã O P A R A A ME L H O R I A D … · 2021. 6. 22. · profissional integral, a partir de uma visão humanista e científica que incorpora o conhecimento

Educação e Tecnologia em Tempos de Mudança | 4

No modelo Genérico de Avaliação do Ambiente de Aprendizagem das Carreiras Presenciais e Semi Presenciais das Universidades e Politécnicos do Equador, o CEAACES (2013) define a profissão como "ocupação que requer conhecimento especializado, alto nível de formação educacional, o controle sobre o conteúdo do trabalho, auto-organização, abnegação, espírito de serviço à comunidade e altos padrões éticos. " (p. 6-7)

O término formação profissional, que globaliza a formação inicial e permanente, é um processo contínuo no que se refere, desenvolve e aperfeiçoa os conhecimentos, as habilidades, as atitudes, as aptidões, os valores e as emoções que conformam as competências que caracterizam o desempenho de um sujeito numa profissão determinada.

Diferentes autores coincidem na complexidade deste processo, no qual se expressa as potencialidades do futuro professional para orientar a sua atuação, a partir de um desempenho que se caracterize por sua flexibilidade, autonomia, a partir da integração dos componentes das competências profissionais e um alto compromisso social.

A sistematização realizada por ODUBER (2011), a partir dos critérios de vários autores, nos permitiu precisar os critérios importantes que definem a categoria formação profissional. Estes são:

● Constitui a integração de todos os recursos educativos que dispõe a sociedade para a formação completa do homem durante toda a sua vida.

● É um processo consciente e consensual suscetível de ser pensado, projetado e desenhado como sistema de interinfluencias.

● É um processo contínuo e permanente de desenvolvimento profissional no qual se incluem aspectos pessoais, profissionais e sociais.

● Desenvolver através de um conjunto de atividades organizadas que oferecem diferentes formas, modalidades de vias.

● Considera-se a racionalidade do processo, ou seja, que o sujeito é consciente de si mesmo e possui possibilidades de realização.

● É subjacente tanto a ação do processo como o seu resultado.

Em particular, a formação profissional de grau é considerada geralmente como um processo que é desenvolvido pelas universidades e outras instituições especializadas, e é caracterizada pela preparação integral do estudante durante o período de duração de uma determinada carreira universitária. Pelo general, existe coincidência que a formação profissional de grau supõe, não somente, brindar os conhecimentos necessários, senão também tomar em conta outros aspectos de igual relevância, como as habilidades, as atitudes, as aptidões, os valores e as emoções que conformam as competências profissionais mediante a qual expressa o seu desempenho.

A formação profissional do magistério inclui as particularidades dessa profissão. A grande maioria dos autores analisados coincide na relação da profissão do magistério com as exigências sociais, educativas, culturais, ideológicas, políticas e administrativas, como pautas que permitem compreender e explicar as complexas responsabilidades que conformam esta profissão.

Nas sociedades atuais, muitos aspectos relacionados com a profissão têm propiciado debates, recomendações e críticas; alguns deles associados com a qualidade educativa e a brecha de conhecimentos que colocam em jogo a formação e que são causados a partir dos avanços científicos e tecnológicos. Desta maneira, alguns autores propõem algumas características do desempenho do docente que precisam e orientam os perfis que devem ter, fazendo referência, fundamentalmente, ao domínio dos conteúdos disciplinares e pedagógicos, sobretudo os associados ao âmbito da aprendizagem, da modificação substancial do papel que tradicionalmente tem cumprido os professores, como transmissores, para se converter em facilitadores e mediadores entre os conteúdos escolares e as aprendizagens dos estudantes, que potenciem a sua capacidade de discernir, selecionar os conteúdos e associa-los aos conhecimentos e saberes locais e usar de as pedagogias más adequadas a cada contexto e a cada grupo com o qual trabalha. Assim, os autores consultados coincidem em que o processo

Anais do 16º Congresso Internacional de Tecnologia na Educação Brasil | Recife | Setembro de 2018 ISSN: 1984-6355

Page 5: P R O P O S T A D E C O N C E P Ç Ã O P A R A A ME L H O R I A D … · 2021. 6. 22. · profissional integral, a partir de uma visão humanista e científica que incorpora o conhecimento

Educação e Tecnologia em Tempos de Mudança | 5

de formação profissional docente possa garantir desenvolver competências básicas e profissionais para o desempenho de uma pedagogia ativa fundamentada num diálogo constante, vinculando a teoria com a prática, baseada na interdisciplinaridade, diversidade e no trabalho fundamentalmente colaborativo.

Como se observa, a categoria formação professional docente está estreitamente relacionada com a do desempenho profissional pedagógico, porque é devido as competências da proficiência que expressam o desempenho pelo qual se pode avaliar a qualidade do processo de formação profissional como docente.

A partir da sistematização das definições aportadas por (HERNÁNDEZ, 2003), (SANTIESTEBAN, 2003) e (MORENO, 2003), se pode determinar o valor social que tem o desempenho profissional, em particular, o desempenho profissional pedagógico, o que se considerou no projeto. Desde as definições aportadas por estes e outros autores e a determinação de suas linhas comuns, se definiram as principais regularidades deste processo. Estas se referem ao caráter sistêmico, complexo, integral, como processo o como resultado, seus recursos humanos, seu caráter multifatorial, o contexto e a correspondência com as condições sociais, assim como a sua orientação para a solução das situações problemáticas e tensões próprias, da profissão docente, de acordo com as exigências da educação contemporânea.

Desde as regularidades encontradas, aos objetivos do projeto de investigação, se elaborou uma definição de desempenho professional pedagógico do professor em formação na carreira de EB da UNAE, como expressão da qualidade da sua formação profissional. A relação destas categorias se expressa na consideração de que o desempenho que caracterizará aos professores de EGB que se formam na carreira, é o processo em na qual se expressa a integração dialética dos conhecimentos, habilidades, atitudes, valores y emoções próprias da profissão docente, vinculados ao desenho, desenvolvimento e avaliação curricular; a gestão da aprendizagem que realiza na direção do processo docente educativo do Sistema de EGB em todos os seus sub níveis, graus e contextos; sua profissionalização pedagógica; e, o seu compromisso ético na formação integral das crianças e dos jovens que passam por este nível educativo, em correspondência com as novas exigências planteadas na “Lei Orgânica de Educação Inclusiva” e no restante das normativas do Ministério de Educação do Equador.

Desde este marco conceitual, se obteve como resultado o estabelecimento dos fundamentos teóricos essenciais que serviram de base para a determinação do "dever ser" da formação profissional docente dos estudantes da Carreira de EB da UNAE e do seu melhoramento desde uma nova concepção. Particularmente se conseguiu definir os fundamentos filosóficos, sociológicos, psicológicos e pedagógicos que serviram de base na determinação das categorias, princípios, objetivos e o novo enfoque ou ideia de partida da concepção que, em correspondência com o objetivo geral do projeto de investigação, se obteve como resultado final e que se apresenta neste trabalho.

Metodologia

No processo de investigação do projeto se utilizou uma metodologia mista de investigação na qual por meio de métodos de investigação qualitativo e quantitativo se indagou teórica e empiricamente sobre as problemáticas mencionadas.

A investigação começou com o estudo do desenvolvimento do objeto de investigação, a trajetória das teorias em diferentes etapas da história do Equador para determinar os antecedentes e a lógica interna do processo de formação profissional pedagógica e a sua expressão no desempenho profissional pedagógico dos futuros professores de EGB. Para isso se utilizou o método teórico Histórico - lógico o que possibilitou medir a evolução que teve este processo no Equador.

A tarefa relativa ao diagnóstico do estado inicial do processo formativo na carreira de EB da UNAE se baseou na aplicação de métodos empíricos, em particular da análise documental, que proporcionou informação sobre o estado inicial do objeto e a profundidade da sua relação com

Anais do 16º Congresso Internacional de Tecnologia na Educação Brasil | Recife | Setembro de 2018 ISSN: 1984-6355

Page 6: P R O P O S T A D E C O N C E P Ç Ã O P A R A A ME L H O R I A D … · 2021. 6. 22. · profissional integral, a partir de uma visão humanista e científica que incorpora o conhecimento

Educação e Tecnologia em Tempos de Mudança | 6

as exigências do desenvolvimento da formação profissional derivada dos documentos reitores; Assim como do emprego de entrevistas aos estudantes da carreira e o análises dos resultados da avaliação que realizam os estudantes como parte da avaliação docente. No emprego destes métodos se utilizou uma mostra de estudantes do 2do a 5to ciclos no período acadêmico 2017, esta mostra foi selecionada de maneira aleatória assim como os resultados da avaliação docente do II semestre 2017.

Para os interesses da pesquisa foi essencial ter desenvolvido uma definição operativa do desempenho profissional pedagógico dos professores em formação na Carreira de EB da UNAE pois através dela foi possível revelar suas características essenciais e sobre a sua base, operacionalizar esta categoria ou variável, considerando sua correspondência com os padrões de qualidade do Ministério da Educação e os indicadores de avaliação do CEAACES. As dimensões e indicadores determinados, decorrentes da definição deste processo, referem-se às qualidades que respondem à intencionalidade de caracterizar o desenvolvimento de sua carreira, para os quais foi a partir deles foi que se realizo a entrevista aos estudantes e se determinaram os critérios de análises para a avaliação docente dos professores da carreira, como expressão da influência formativa que exercem sobre os alunos. Os resultados foram analisados e interpretados através da aplicação de noções de estatística descritiva e do uso do processador SPSS versão 19.

Na tarefa referiu-se à determinação dos conceitos e referentes teóricos sobre as relações sistêmicas entre a formação profissional, a formação profissional docente e sua expressão na atuação profissional pedagógica dos professores em formação, como base para a determinação dos conceitos e princípios da concepção, predominou a abordagem qualitativa e o uso combinado de métodos de natureza teórica e empírica, em particular se utilizou os seguintes métodos:

● Analítico-sintético: utilizado na obtenção de informações teóricas sobre os conceitos que constituem categorias básicas de pesquisa, na determinação de tendências que revelam autores nacionais e internacionais sobre esses conceitos, bem como na precisão dos fundamentos referenciais dessa concepção.

● Indutivo – dedutiva: empregada em estabelecer as orientações necessárias de análises, para determinar as tendências globais e sua realização nas peculiaridades do processo de formação de professores de EGB na corrida e em traços determinantes suficientes e necessárias para as definições dos conceitos referidos.

● Revisão de documentos: para obter e analisar informações objeto de pesquisa teórica e conceitual e aprofundar as exigências do desenvolvimento e melhoria de processo de formação de professores e sua relação com o ensino de desempenho profissional dos professores que estão na corrida. Permitiram explorar artigos, capítulos de livros, teses de doutorado e monografias que foram publicadas durante os últimos 15 anos. Incluiu a leitura e análise crítica da produção de autores internacionais e equatorianos reconhecidos em estudos anteriores ligados às categorias envolvidas na pesquisa, os quais foram classificados de acordo com essas categorias e processados com base na determinação da existência ou não de critérios coincidentes e a sistematização dos referentes que, em cada caso, poderia servir como fundamentos teóricos do que deve ser a formação profissional docente na carreira. Incluiu também a análise dos documentos de carreira: projeto de carreira, grade curricular, conteúdos mínimos das disciplinas, bem como o estudo e sistematização dos documentos constitutivos do ensino superior no Equador e daqueles para carreiras de educação emitiu o CES até agora.

● Modelagem: usado principalmente no desenvolvimento da abordagem pedagógica a partir de uma abordagem sistêmica estrutural para esclarecer a relação entre os fundamentos e conceitos básicos e, na sua base, determinar e representam um modelo de relações entre seus componentes, tais como a base de sua dinâmica funcional.

● Estrutural sistêmico: foi utilizado como ferramenta metodológica na elaboração da concepção proposta, especificamente no estabelecimento de sua estrutura e

Anais do 16º Congresso Internacional de Tecnologia na Educação Brasil | Recife | Setembro de 2018 ISSN: 1984-6355

Page 7: P R O P O S T A D E C O N C E P Ç Ã O P A R A A ME L H O R I A D … · 2021. 6. 22. · profissional integral, a partir de uma visão humanista e científica que incorpora o conhecimento

Educação e Tecnologia em Tempos de Mudança | 7

relacionamentos, bem como na determinação e organização estratégica para sua implementação prática.

Resultados

A abordagem pedagógica proposta contribui para a pedagogia, a ciência que tem como objetivo estudar a educação, uma vez que visa melhorar a formação profissional e ensino de desempenho profissional, como parte do processo de configuração e treinamento de desenvolvimento assunto, neste caso os futuros professores que para o EGB são treinados nesta carreira da UNAE.

A contribuição prática é a existência de documentos teóricos e metodológicos inexistentes antes da investigação e ter assegurado um nível de orientação na implementação concepção até agora parcial proposta e fazem parte de uma estratégia de introduzir o resultado.

A partir do referencial teórico referido foi determinada como ideia principal para defender o critério essencial da concepção, a necessária integração sistêmica e sistemática dos processos substanciais próprios do processo educacional na educação superior: o académico, o de investigação e de vinculação com a comunidade, e se considerou a prática pré-profissional como o principal eixo de articulação e integração destes processos, de modo que na sua organização e dinâmica interna se facilite a apropriação e o desenvolvimento dos modos de atuação profissional próprios do desempenho docente nas condições da carreira de EGB. Da mesma forma, o projeto inclui desde o seu ponto de partida a necessária integração, da interdisciplinaridade e da contextualização do conhecimento e saberes profissionais e fazer da investigação a base da dinâmica de organização dos conhecimentos e da sua aplicação mediante aproximações à realidade profissional e social, com problemas autênticos que devem ser resolvidos na medida em que se promove a formação de um pensamento complexo e prático.

A melhoria e integração dos processos universitários na formação de futuros profissionais de EGB "revelam uma mudança da prática universitária que geralmente se aplicava nas universidades do Equador e expressam os elementos fundamentais que guiam a transformação para alcançar um deve ser do processo de formação.” (PORTELA E CISNEROS, 2016, p.1732-1742). Numa abordagem da definição de concepção vinculada ao campo da presente investigação, foram analisados alguns trabalhos antecedentes orientados para esse tipo de resultado. Diferentes pesquisadores como CANTO C (2000) GAYLE A (2005), COBAS CL (2008), entre outros, concordam que as concepções se constituem em ideias, conceitos ou representações da realidade, sistemicamente relacionada, que como um produto intelectual, são o resultado do caráter criativo de cada indivíduo.

A este respeito, o pesquisador do VALLE A reconhece que toda concepção:

E o conjunto de objetivos, conceitos essenciais ou categorias de partida, princípios de base, assim como uma caracterização do objeto de pesquisa, destacando e explicando aqueles elementos transcendentais que são alterados, assumindo um ponto de vista para analisar o objeto ou fenômeno em estudo. (VALLE A, 2012, p.30).

Embora com esta definição, o autor reconhece que a concepção é um tipo de resultado que é tributado à solução de problemas teóricos, ao aprofundar em diferentes pontos de vista existentes sobre este conceito, ele afirma que “é necessário reconhecer que os conceitos não só devem ser assumidos no plano hipotético, mas devem dar certas visões de certeza factual “(VALLE A, 2012, p.30)” .

A sistematização das definições de concepção analisadas permitiu determinar um conjunto de coincidências que foram assumidas como regularidades e definir a concepção pedagógica para melhorar o processo de formação do profissional de EGB na UNAE, como o conjunto de objetivos, categorias, conceitos e princípios que explicam o processo de formação profissional pedagógica de grau e sua melhoria, assim como a caracterização desse processo e sua aplicação na prática no contexto das transformações atuais do ensino superior e da educação no Equador, assumindo como ponto de vista essencial que essa formação deve ser baseada

Anais do 16º Congresso Internacional de Tecnologia na Educação Brasil | Recife | Setembro de 2018 ISSN: 1984-6355

Page 8: P R O P O S T A D E C O N C E P Ç Ã O P A R A A ME L H O R I A D … · 2021. 6. 22. · profissional integral, a partir de uma visão humanista e científica que incorpora o conhecimento

Educação e Tecnologia em Tempos de Mudança | 8

numa participação ativa, reflexiva e com auto regulação dos estudantes, a integração dos processos substanciais universitários e prática pré-profissional como o principal elemento de integração e integralidade do instrutivo e do educativo, a partir do trabalho tutorial e da predominância de abordagens interdisciplinares, contextualizadas, colaborativas, baseadas no uso das TICs e uma abordagem profissional marcante, em correspondência com as novas demandas sociais, particularmente as do EGB. Como se pode observar os referentes teóricos explicados no artigo anterior são concretizados nesta definição, que se forjou estruturalmente como uma concepção pedagógica resultante do projeto.

A ideia inicial ou ponto de vista essencial da qual parte a concepção, constitui um novo enfoque respeito a pratica de formação docente no Equador e sua expressão no desenvolvimento da formação de professores de EGB na UNAE, até antes da execução do projeto. Dita ideia se pode ampliar considerando os critérios mais importantes que marcam as diferenças respeito a pratica inicial da carreira. Estes são:

● A atenção permanente de que o processo formativo incluía todas as condições, espaços e atividades que garantissem a participação ativa, protagonista e auto reguladora dos docentes em formação, com a predominância de uma reflexão crítica e profunda da realidade educativa, dos sujeitos e contextos educativos e da sua própria prática e processo de formação.

● A integração dos processos fundamentais universitários e da sua expressão concreta nas atividades educativas, incluindo as que ocorrem nas práticas pré-profissionais em cada ciclo e constructo.

● A prática pré-profissional como principal elemento de integração no processo formativo. Deverá desenvolver-se desde os supostos da investigação e da ação coletiva na construção e transformação do novo, no plano dos conteúdos acadêmicos e dos processos decorrentes das realidades profissionais e sociais com as quais os professores na sua formação interatuam.

● A integralidade do processo formativo dos estudantes, com a predominância de ações educativas desde o trabalho de tutorias; isso deve implicar a promoção e orientação da colaboração na produção, aprendizagem e socialização dos conhecimentos e saberes, a orientação profissional e o desenvolvimento de motivos como base da compreensão da cultura da profissão docente, a promoção da sua autorealização e do desenvolvimento do seu compromisso com a sociedade.

● A atenção para a cultura do dia a dia, as trajetórias individuais e as experiências dos estudantes, como ponto de partida para a construção e reconstrução das aprendizagens e das identidades desde bases epistemológicas derivadas de enfoques construtivistas, conectivistas e/o neurocognitivos, assim como da utilização de convergências de meios.

● O processo de formação desde uma perspectiva interdisciplinar.

● A contextualização da aprendizagem como uma via de projeção da reflexão e de um contraste teórico nos espaços e ambientes de formação próprios dos contextos profissionais da EGB.

● O uso eficiente das tecnologias como um caminho que garantissem verdadeiros cenários virtuais, que numa estreita relação com os presenciais, conformem novas formas de organização das aprendizagens.

Os componentes da proposta são: propósito da concepção, categorias e conceitos essenciais de partida, princípios que regem o processo de melhorar o desempenho profissional pedagógico, caracterização do melhoramento do desempenho profissional pedagógico dos professores em formação e estratégia de aplicação.

Anais do 16º Congresso Internacional de Tecnologia na Educação Brasil | Recife | Setembro de 2018 ISSN: 1984-6355

Page 9: P R O P O S T A D E C O N C E P Ç Ã O P A R A A ME L H O R I A D … · 2021. 6. 22. · profissional integral, a partir de uma visão humanista e científica que incorpora o conhecimento

Educação e Tecnologia em Tempos de Mudança | 9

O objetivo da abordagem pedagógica é oferecer um conjunto de considerações teóricas que possibilitam a explicação e caracterização do processo de melhorar o processo de formação profissional docente e sua expressão no desempenho profissional pedagógico dos professores em formação na Carreira de EB da UNAE e sua implementação na prática.

As categorias iniciais são: formação de professores profissionais, desempenho pedagógico profissional, melhoria do desempenho profissional pedagógico. O conceito essencial é a melhoria da atuação profissional pedagógica dos docentes em formação na Carreira de EB da UNAE como reflexo do processo de formação educacional que nela ocorre.

Os princípios são valorizados como reflexos das características essenciais do que deve ser da formação profissional docente, a partir do aprimoramento da atuação profissional pedagógica que se desenvolve nos discentes da carreira e futuros professores da EGB. Eles permitem entender, explicar e transformar esse processo e garantir sua operação na prática. Eles constituem os elementos de natureza teórica que, pelo seu nível de generalização, nos permitem explicar a direção do processo de transformação que deve ser alcançado com a proposta de concepção. Em estreita relação com os princípios do Modelo Pedagógico da UNAE, os princípios sobre os quais a concepção se baseia são:

● Abordagem participativa, ativa e reflexiva dos professores em formação: É para garantir a inter-relação subjetiva professor-aluno e o fortalecimento, cada vez maior, da condição do docente em formação como sujeito ativo, participativo, consciente e reflexivo da sua própria aprendizagem e formação, criando condições para a sua auto regulação crítica permanente e a sua autonomia profissional.

● Caráter sistêmico e abrangente de todo o processo: Se expressa na articulação racional dos elementos que conformam a estrutura dos processos, atividades e influências que ocorrem no desenvolvimento do processo de formação dos futuros professores em todos os contextos, momentos e espaços em que a sua aprendizagem e desenvolvimento profissional ocorre.

● Unidade do educativo, do instrutivo e do criador: manifesta-se na estreita harmonia que deve ser estabelecida entre o instrutivo, o avaliativo e o atitudinal durante o processo de formação. Deve basear-se no fato de que não pode haver boa educação sem instrução. Um processo formativo permanente e o reforço da motivação profissional devem ser assegurados através do elo direto e sistemático do futuro professor com a realidade educacional. O processo de formação deve ser realizado, fundamentalmente, dentro e fora da prática, como a principal etapa de treinamento e preparação para a sua atuação profissional e a predominância do trabalho tutorial.

● Articulação da teoria com a prática: cada ação formativa deve deixar claro os conhecimentos, as habilidades e sua aplicação consequente com a prática educativa, de acordo com as particularidades da profissão docente na EGB, e promover em todos os momentos, a problematização da teoria e da prática. Deve-se assegurar que o professor em formação internalize que para cumprir com sucesso suas funções deve partir não só de dominar o conhecimento teórico e saber como aplicar na realidade da vida escolar, e seu contexto familiar e comunitário, a partir da reflexão e problematização permanente sobre eles, como base para aperfeiçoar suas competências profissionais e sua própria atividade.

● Caráter flexível: É expresso a partir dos resultados de aprendizagem de cada ciclo, das orientações gerais da carreira, seu programa e conteúdo mínimo, na prática de cada ciclo y de cada disciplina, se incluíam aqueles objetivos e tarefas que sejam considerados relevantes e impostergáveis para a formação profissional pedagógica. Devem ser criadas condições para permitir a modificação, a iniciativa e a criatividade, de acordo com as particularidades dos professores em formação, das particularidades de cada grupo, dos contextos de sua atuação durante o processo de formação e os problemas que surgem, sem implicar improvisação e toma de decisões sem consulta previa.

Anais do 16º Congresso Internacional de Tecnologia na Educação Brasil | Recife | Setembro de 2018 ISSN: 1984-6355

Page 10: P R O P O S T A D E C O N C E P Ç Ã O P A R A A ME L H O R I A D … · 2021. 6. 22. · profissional integral, a partir de uma visão humanista e científica que incorpora o conhecimento

Educação e Tecnologia em Tempos de Mudança | 10

Correspondente a esses componentes de concepção se parte do critério de que a caracterização do melhoramento da formação profissional dos professores na carreira de preparação, como objeto de estudo do projeto deve especificar aqueles aspectos que, ao interior da teoria, precisam ser mudados através da nova concepção pedagógica; isto é, os elementos que devem ser modificados para alcançar o que constitui o dever de ser de dito processo nesta carreira.

De acordo com isso, a caracterização do objeto partiu da consideração dos aspectos essenciais levantados no novo ponto de vista da concepção pedagógica, uma vez que permitem especificar as transformações fundamentais que devem ocorrer na prática atual, de acordo com o alcance das categorias e conceitos, e a direção dos princípios. Estes aspectos tornam-se guias para a atuação na implementação da concepção pedagógica, ao referir as características que devem expressar o melhoramento da atuação profissional pedagógica dos professores e, portanto, do seu processo de formação.

As características que expressam o dever ser da formação profissional docente dos professores de EGB em formação na Carreira de EB da UNAE e que expressam a dinâmica da concepção que se propõe são as seguintes:

● A melhoria da atuação profissional pedagógica dos docentes em formação é estruturada a partir de um conjunto de premissas que devem garantir um processo pedagógico consciente, que promova a aprendizagem integral e diferenciada dos alunos, possibilite a sua transformação individual e coletiva no desenvolvimento das qualidades profissionais que expressam uma melhoria das competências previstas para uma atuação profissional bem sucedida, e sua expressão prática nos cenários e processos educativos próprios da EGB.

Esta característica é explicitada por certas premissas teóricas que são novas no contexto da carreira, com relação ao momento anterior ao desenvolvimento do projeto. Em correspondência com a abordagem da concepção pedagógica e os fundamentos que a determinam e sustentam, bem como com os princípios, estas premissas podem ser resumidas da seguinte forma:

✓ Na atuação profissional pedagógica que deve ser expressa de forma gradual no processo de formação, eles têm um papel fundamental, como elementos-chave para o seu desenvolvimento: a atenção diferenciada, de acordo com o diagnóstico e a caracterização dos alunos da carreira; a relação sistêmica dos modos, formas e atividades acadêmicas, investigativas e de vinculação com a coletividade; a integração dos conhecimentos, habilidades e valores que são trabalhados em correspondência com as necessidades e potencialidades que eles apresentam; a concretização do referido conteúdo no contexto específico do EGB no qual os alunos desenvolvem suas práticas profissionais, a formação sistemática na busca de soluções para situações, casos e problemas e tensões cada vez mais complexas da prática educativa; o tratamento curricular e didático das diferentes disciplinas e graus da EGB; e o uso de TIC.

✓ Ao considerar o potencial da direção estratégica que predomina na carreira, sua direção deve dar atenção especial a certos aspectos comunicativos para que a projeção, organização e aplicação das ações de ensino gerem a conscientização dos professores em formação e envolvam sua motivação e comprometimento. A direção de carreira, a partir de sua gestão, deve criar um compromisso real de professores e alunos com a melhoria do processo de formação e sua expressão pessoal e coletiva.

✓ Em correspondência com o acima exposto, as formas e atividades acadêmicas e educativas devem contemplar um planejamento de curto, médio e longo prazo, de acordo com as prioridades imediatas estabelecidas, bem como as necessidades e potencialidades dos alunos da carreira em seus diferentes ciclos, mas sempre com uma projeção para a realização de futuros objetivos maiores.

✓ Na estruturação de todas as atividades e influências docentes e educacionais, deve-se dar atenção especial ao caráter sistêmico-organizacional de conhecimentos,

Anais do 16º Congresso Internacional de Tecnologia na Educação Brasil | Recife | Setembro de 2018 ISSN: 1984-6355

Page 11: P R O P O S T A D E C O N C E P Ç Ã O P A R A A ME L H O R I A D … · 2021. 6. 22. · profissional integral, a partir de uma visão humanista e científica que incorpora o conhecimento

Educação e Tecnologia em Tempos de Mudança | 11

habilidades, valores, atitudes e emoções, em seu vínculo direto com o contexto profissional em que são desenvolvidas as práticas pré-profissionais. Essas atividades e toda a dinâmica da carreira, em cada ciclo, devem ser projetadas para a solução de problemas profissionais concretos da prática educativa, de acordo com os objetivos e resultados de aprendizagem esperados na carreira. Para isso, o elo entre teoria e prática deve ser priorizado.

✓ Ao longo do processo, deve ser assegurado o predomínio de diversos espaços de participação ativa e reflexiva dos estudantes da carreira, que visam resolver suas limitações e insuficiências, ao mesmo tempo em que estimulam, com base em certas ajudas, seu desenvolvimento crescente. Em geral, formas e alternativas ativas, reflexivas e criativas de ensino-aprendizagem devem predominar.

✓ Tanto no conteúdo das disciplinas, constructos e ciclos, é necessário dar prioridade ao desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e valores pedagógicos profissionais, adequadamente contextualizados e integrados, a partir de abordagens interdisciplinares, de acordo com as particularidades dos modos de atuação profissional na EGB. Estas qualidades estarão ligadas não só às suas atividades de formação acadêmica, mas também às dos componentes investigativo e de articulação, sempre em relação às funções e contextos de sua futura atuação profissional.

✓ Fomentar-se-á o desenvolvimento de atividades que envolvem o fortalecimento de valores e o desenvolvimento de uma conduta cívica, de acordo com as exigências do Ministério da Educação, considerando a relevância dos valores morais e desenvolvimento profissional do ensino no nível de EGB.

✓ Devemos promover o uso das TIC e a interação entre os alunos e seus professores em ambientes virtuais. Através deles, enquanto a independência dos professores estagiários é favorecida pelas atividades de desenvolvimento, comunicação e colaboração na realização das tarefas é incentivada e outra exigências.

✓ A avaliação deve ser formativa, de modo que contribuía para a conscientização sobre a importância que tem o desenvolvimento de um processo formativo que garantisse um alto desenvolvimento de competências relacionadas com o futuro desempenho profissional pedagógico, fazendo-os passar de uma formação geral básica para uma mais especializada e profissionalizante na medida em que passam através dos ciclos acadêmicos.

✓ A transformação da atuação profissional pedagógica dos estudantes deve corresponder às novas demandas do ensino superior no Equador e às exigências do Modelo Pedagógico da UNAE.

Dá-se uma atenção especial ao conteúdo articulado à essência das principais mudanças constitucionais e sua concretização na LOES, o novo Regulamento do Regime Acadêmico, os padrões e indicadores de avaliação e acreditação de qualidade do CEAACES os requisitos para as atividades de formação, no caso das carreiras de formação pedagógica, e sua concretização nos documentos constitutivos da UNAE, aspectos derivados da revisão documental realizada.

Neste sentido, o conteúdo e as formas em que se organizam as atividades de ensino, pesquisa e vinculação, devem ser considerados o objetivo de concepção, em que a explicação e a transformação da melhoria do desempenho profissional pedagógico dos professores em formação tomam em conta a sua correspondência com as novas demandas levantadas às universidades equatorianas. Isso faz parte do ponto de vista que rege a concepção e assegura que a melhoria do processo de formação de professores e sua expressão nos modos de ação em sua atuação ocorrem em sintonia com as novas demandas sociais.

● Na prática, a transformação e desenvolvimento do desempenho profissional dos futuros professores se expressam e demonstram mudanças qualitativas em termos de desenvolvimento curricular, gestão de aprendizagem, profissionalismo pedagógico e compromisso ético com a formação integral dos alunos com os quais eles interagem, como base para um desempenho bem sucedido como profissionais da EGB.

Anais do 16º Congresso Internacional de Tecnologia na Educação Brasil | Recife | Setembro de 2018 ISSN: 1984-6355

Page 12: P R O P O S T A D E C O N C E P Ç Ã O P A R A A ME L H O R I A D … · 2021. 6. 22. · profissional integral, a partir de uma visão humanista e científica que incorpora o conhecimento

Educação e Tecnologia em Tempos de Mudança | 12

As mudanças nas formas da atuação profissional devem expressar desenvolvimento do desempenho profissional pedagógico, partindo de um processo de aprendizagem que inclui conhecimentos, habilidades, valores, atitudes e emoções, estabelecidos no curriculum da carreira, como componentes das competências profissionais previstas no Modelo Pedagógico da UNAE. Estes componentes promoverão o desenvolvimento de interesses e motivações para assegurar uma abordagem flexível, autônoma e responsável, em conformidade com as práticas que foram identificadas como elementos importantes a considerar para melhorar a aprendizagem e formação dos estudantes. É assim que todo processo formativo deve levar em conta os seguintes aspectos:

✓ Desenvolvimento curricular: aumentar a importância e a integração dos conhecimentos, habilidades e valores profissionais vinculados ao desenho, desenvolvimento e avaliação do currículo, como um eixo integrador a ser sistematizado ao longo da carreira. Os estudantes devem ser treinados nessas competências como base para cumprir as funções inerentes ao seu desempenho. Para isso se deve priorizar o domínio das áreas temáticas dos diferentes subníveis de EGB, o uso das principais teorias e pesquisas relacionadas ao processo ensino-aprendizagem e com a metodologia específica dessas áreas e conteúdos que permitem o entendimento, implementação e gestão do currículo EGB.

✓ Gestão de Aprendizagem: por meio de formas, atividades, espaços e influências formativas da carreira, os alunos devem aprofundar o conteúdo diretamente relacionado ao conhecimento e as habilidades necessárias para dirigir o ensino-aprendizagem da ou das disciplinas que deverão transmitir: planejamento do processo, criação de um clima adequado para o ensino e aprendizagem, interação com seus alunos no processo e avaliação e feedback da aprendizagem.

✓ Profissionalização pedagógica: como resultado do processo de formação, os alunos deverão demonstrar interesse e progressos iniciais em seu desenvolvimento profissional. A este respeito, as atividades de pesquisa, os projetos e todas as influências e práticas acadêmicas devem ser espaços que promovam a auto realização e desenvolvimento profissional, com o predomínio da colaboração com outros estudantes da mesma carreira ou de outras, assim como a autorreflexão sobre seu trabalho nas práticas pré-profissionais.

✓ Compromisso ético: Será dada prioridade ao desenvolvimento dos fundamentos teóricos e metodológicos da formação e desenvolvimento de valores e do compromisso com a formação de estudantes de EGB como seres humanos e cidadãos.

Tudo anteriormente expressado deve assegurar que o processo de formação dê atenção especial ao papel que deve caracterizar o desempenho dos futuros professores da EGB.

De acordo com as disposições do Currículo Genérico para Carreiras Educacionais (CES, 2015), a concepção inclui a projeção de mudanças curriculares que garantissem uma nova organização do conhecimento, aprendizagem e gestão acadêmica que permite expressar as características referidas. Nesse sentido, no currículo e sua expressão didática, bem como em todo o processo de formação, deve-se levar em conta o seguinte:

● A constituição de áreas de estudo e formação curricular com abordagens que promovam a integração da aprendizagem (científica, profissional, investigativa, tecnológica e humanista) e objetos de estudo que se articulem como sistemas.

● A organização da aprendizagem centrou-se nas experiências anteriores dos professores em formação, no desenvolvimento do pensamento prático e no fortalecimento das emoções, atitudes, capacidades e qualidades humanas e cidadãs.

● A organização acadêmica orientada para o desenvolvimento de abordagens e horizontes epistemológicos baseados na interdisciplinaridade, inovação tecnológica, interculturalidade e ecologia do conhecimento, baseados em cenários e ambientes de aprendizagem que incluem, principalmente, as instituições da EGB.

Anais do 16º Congresso Internacional de Tecnologia na Educação Brasil | Recife | Setembro de 2018 ISSN: 1984-6355

Page 13: P R O P O S T A D E C O N C E P Ç Ã O P A R A A ME L H O R I A D … · 2021. 6. 22. · profissional integral, a partir de uma visão humanista e científica que incorpora o conhecimento

Educação e Tecnologia em Tempos de Mudança | 13

Isto implica que, do ponto de vista didático, a atenção à experiência do sujeito que aprende é priorizada, como componente que define seu protagonismo no ato de aprender, o que por sua vez potencializa sua capacidade de ator na produção de conhecimento. Os construtos que se estabelecem como eixos articuladores do currículo, na formação pedagógica do grau profissional do EGB, "têm que se concentrar no propósito de ajudar cada aprendiz a construir seu próprio projeto de vida (pessoal, social, acadêmico e profissional), recorrer seu próprio caminho da informação para o conhecimento e do conhecimento para a sabedoria”. (PÉREZ, 2014, p.47).

Como se percebe essa caracterização do objeto de estudo deve expressar a inter-relação entre o objetivo, as categorias, conceitos e princípios que conformam integralmente a concepção proposta. Existe uma estreita relação entre o objetivo, projetado para a transformação do objeto, com as categorias e conceitos que estão teoricamente envolvidos nessa transformação e com a essência que deve caracterizar o referido processo de transformação, expresso em um novo ponto de vista, abordagem ou horizonte epistemológico, tudo determinado a partir da sistematização realizada e dos fundamentos filosóficos, sociológicos, psicológicos e pedagógicos dos quais derivou o conteúdo desses componentes. É a partir desse referencial teórico, como núcleo essencial da concepção, em correspondência com a definição de concepção assumida, que esta é projetada para a prática através de sua aplicação por meio de uma estratégia; isso é moldado pela dinâmica da carreira e partiu das diretrizes metodológicas presentes nos documentos orientadores da carreira, não existentes antes do início do projeto. Essas diretrizes fazem parte dos resultados parciais do projeto e foram organizadas para responder às necessidades detectadas no diagnóstico, como a primeira etapa da estratégia, e que foram introduzidas na prática como parte da fase de implementação.

Considerações finais

● Os resultados obtidos, incluindo o resultado final apresentado aqui, cumpre o objetivo geral do projeto, contribuir para a fundamentação teórica e metodológica do processo de formação do profissional de EGB na carreira de EB da UNAE e está projetada para sua melhoria na prática.

● Os detalhes teóricos e conceituais referenciais sobre a formação de professores e sua relação com a categoria desempenho profissional pedagógico, bem como a sua realização no desempenho que têm de expressar os futuros professores na carreira de EB, são contribuições que ajudam a enriquecer a base teórica da carreira, de grande importância para os processos de avaliação atuais e desenvolvimento curricular na qual se encontra.

● A partir da definição operativa da categoria desempenho profissional pedagógico dos professores em formação na Carreira de EB da UNAE e sua operacionalização em dimensões, sub-dimensões e indicadores, se realizou um diagnóstico do estado atual da carreira, cujos resultados permitiram estabelecer as principais dificuldades do processo de aprendizagem e definir diretrizes para a toma de decisões curriculares, pedagógicas e didáticas que visam o seu melhoramento.

● A concepção pedagógica apresentada inclui categorias, princípios e características ao redor de uma ideia inicial, que constitui uma nova abordagem ou horizonte epistemológico de grande valor teórico e metodológico, que corresponde às exigências do modelo pedagógico da instituição e dos documentos que regulam a Educação Superior no Equador e respondem às necessidades inicialmente detectadas; Isso cria condições mais favoráveis para direcionar a progressiva melhoria da formação profissional na carreira.

● Os documentos associados com a concepção pedagógica proposta são parte da projeção estratégica da concepção, garantindo as condições para a sua aplicação na prática; Estes documentos permitem definir aspectos teóricos e metodológicos essenciais dos processos envolvidos na formação de professores EGB elementos que a carreira não tinha antes da execução do projeto.

Referências bibliográficas

Anais do 16º Congresso Internacional de Tecnologia na Educação Brasil | Recife | Setembro de 2018 ISSN: 1984-6355

Page 14: P R O P O S T A D E C O N C E P Ç Ã O P A R A A ME L H O R I A D … · 2021. 6. 22. · profissional integral, a partir de uma visão humanista e científica que incorpora o conhecimento

Educação e Tecnologia em Tempos de Mudança | 14

ABENDAÑO, A. Procesos de formación de los docentes por parte de universidades e institutos pedagógicos en Ecuador, 2004. Quito, Ecuador: Digital Observatory for Higher Education in Latin America and Caribbean IESALC; Disponible en: <www.iesalc.unesco.org.ve>. Acceso en: noviembre 7, 2017.

ADDINES, F. Diseño y desarrollo curricular. Material de estudio para la Maestría en Educación. Instituto Pedagógico Latinoamericano y Caribeño. Caracas, Venezuela: Editorial Universidad Bolivariana de Venezuela, 2006.

ÁLVAREZ, C. Fundamentos teóricos de la dirección del proceso docente educativo en la Educación Superior Cubana. La Habana. Cuba, 1989. Ministerio de Educación Superior.

ASAMBLEA NACIONAL CONSTITUYENTE. Constitución de la República. Montecristi. Ecuador, 2008.

AÑORGA, J. La Educación Avanzada y el mejoramiento profesional y humano. [Tesis en opción al Grado Científico de Doctor en Ciencias]. La Habana. Cuba, 2012. Universidad de Ciencias Pedagógicas Enrique José Varona.

BERMÚDEZ, R. & RODRÍGUEZ, M. Teoría y metodología del aprendizaje. La Habana, Cuba: Editorial Pueblo y Educación, 1999.

CANTO, C. Concepción teórica acerca de los niveles de manifestación de las habilidades motrices deportivas de la Educación Física de la Educación General Politécnica y Laboral. [Tesis en opción al Grado Científico de Doctor en Ciencias Pedagógicas]. La Habana, Cuba, 2000. Instituto Superior Pedagógico Enrique José Varona.

CEAACES. Modelo Genérico de Evaluación del Entorno de Aprendizaje de Carreras Presenciales y Semipresenciales de las Universidades y Escuelas Politécnicas del Ecuador. Quito. Ecuador, 2013. Consejo de Evaluación.

CES. Propuesta del Currículo Genérico de las Carreras de Educación. Quito Ecuador, 2015. Comisión Ocasional de Educación.

CES. Ley Orgánica de Educación Superior. Quito. Ecuador, 2010. Consejo de Educación Superior.

CES. Reglamento de Régimen Académico. Ecuador, 2013. Disponible en: <http://www.ces.gob.ec/doc/Reglamentos_Expedidos_CES/codificacin%20del%20reglamento%20de%20rgimen%20acadmico.pdf>. Acceso en: noviembre 17, 2017.

COBAS, C L. Una concepción didáctica para la utilización de las preferencias sensoriales de los escolares de 4to. grado de la educación primaria en la construcción de textos escritos. [Tesis en opción al Grado Científico de Doctor en Ciencias Pedagógicas]. La Habana, Cuba, 2008. Instituto Central de Ciencias Pedagógicas.

CHÁVEZ, J A. et al. Acercamiento necesario a la Pedagogía General. La Habana, 2005. Editorial Pueblo y Educación.

DÍAZ, T. Un modelo de trabajo metodológico para los niveles de carrera, año y disciplina. [Tesis en opción al Grado Científico de Doctor en Ciencias Pedagógicas]. Pinar del Río, Cuba, 1998. Universidad Hermanos Saiz Montes de Oca.

GARCÍA, G. et al. Investigación interdisciplinaria en las ciencias pedagógicas. La Habana, 2011. Editorial Pueblo y Educación.

GAYLE, A. Una concepción pedagógica para el tránsito de los alumnos de las Escuelas de retardo en el desarrollo. [Tesis en opción al Grado Científico de Doctor en Ciencias Pedagógicas]. La Habana, Cuba, 2005. Instituto Central de Ciencias Pedagógicas.

GUERRA, D. Educación y cambio estructural. Colección Reflexión y Análisis. México, 2000. Editores Noriega.

Anais do 16º Congresso Internacional de Tecnologia na Educação Brasil | Recife | Setembro de 2018 ISSN: 1984-6355

Page 15: P R O P O S T A D E C O N C E P Ç Ã O P A R A A ME L H O R I A D … · 2021. 6. 22. · profissional integral, a partir de uma visão humanista e científica que incorpora o conhecimento

Educação e Tecnologia em Tempos de Mudança | 15

HERNÁNDEZ, X. Evaluación del desempeño profesional de los estudiantes de la Licenciatura en Educación Preescolar. [Tesis en opción al Grado Científico de Doctor en Ciencias Pedagógicas]. La Habana. Cuba, 2003. Instituto Superior Pedagógico Enrique José Varona.

HORRUITINER, P. La Universidad Cubana: el modelo de formación. La Habana, Cuba, 2006. Félix Varela.

HUBERMAN, M. & LEVINSON, N. Un modelo empírico para el intercambio de conocimientos docentes entre universidades y escuelas. Revista de Educación. México, 1988.

LARREA, E. Modelo Educativo. Fundamentos Epistemológicos, Políticos, Antropológicos y Filosóficos. Guayaquil. Ecuador, 2014.

MACÍAS, W. El Sistema de Educación Superior del Ecuador. Red de Observatorios de Buenas Prácticas de Dirección Estratégica Universitaria en América Latina y Europa. Guayaquil, Ecuador, 2011. Escuela Superior Politécnica del Litoral.

MORENO, V. El desempeño profesional pedagógico de los profesores de educación secundaria de la ciudad de Veracruz, México. [Resumen de tesis en opción al Grado Científico de Doctor en Ciencias Pedagógicas]. La Habana. Cuba, 2003. Instituto Superior Pedagógico Enrique José Varona.

ODUBER, N. Modelo para la formación pedagógica del profesor universitario en el contexto municipalizado. [Tesis en opción al Grado Científico de Doctor en Ciencias Pedagógicas]. La Habana, Cuba, 2011. Instituto Pedagógico Latinoamericano y Caribeño.

ORTEGA, M. Situación actual y perspectiva del desempeño docente en la Escuela de Sanidad de la Armada. Programa de Maestría en Gerencia Educativa. Quito. Ecuador, 2009. Universidad Andina Simón Bolívar. Sede Ecuador.

PÉREZ, A. Nuevos perfiles docentes. Nuevas competencias profesionales. Ambato, Ecuador. Material básico del Séptimo Taller de las Carreras de Educación, 2014. Comisión Ocasional de Educación. Consejo de Educación Superior (CES). Disponible en: <http://www.ces.gob.ec/>. Acceso en: agosto 30, 2016.

PÉREZ, A. M. Desempeño profesional y profesionalización. Material Impreso. La Habana, Cuba, 2008. Instituto Superior Pedagógico Enrique José Varona.

PORTELA, R., & CISNEROS, P. La integración de los procesos sustantivos en la formación profesional. Propuesta de una concepción pedagógica en sintonía con las transformaciones de la Educación Superior Ecuatoriana. La Habana, 2016. Memorias del X Congreso Internacional Universidad 2016.

ROCA, A. Modelo de mejoramiento del desempeño pedagógico profesional de los docentes que laboran en la Educación Técnica y Profesional. [Tesis en opción al Grado Científico de Doctor en Ciencias Pedagógicas]. Holguín, Cuba, 2001. Instituto Superior Pedagógico José de La Luz y Caballero,

SALAZAR, H. Formación humana del docente latinoamericano. Educación Superior. Revista Pedagógica Semestral. Esmeraldas. Ecuador (Año 5. No 9), 2008.

SÁNCHEZ, J. A. El desarrollo profesional del docente universitario. Madrid, España: Universidad Politécnica de Madrid [Seriada en línea], (s/f). Disponible en: <http:/www.lachacana.ec/>. Acceso en: diciembre 9, 2017.

SANTIESTEBAN, M. Programa Educativo para la superación de los directivos de las escuelas primarias. [Tesis en opción al Grado Científico de Doctor en Ciencias Pedagógicas]. La Habana, 2003. Instituto Superior Pedagógico Enrique José Varona.

SANTOS, J. Modelo pedagógico para el mejoramiento del desempeño pedagógico profesional de los profesores de Agronomía de los Institutos Politécnicos Agropecuarios. [Tesis en opción

Anais do 16º Congresso Internacional de Tecnologia na Educação Brasil | Recife | Setembro de 2018 ISSN: 1984-6355

Page 16: P R O P O S T A D E C O N C E P Ç Ã O P A R A A ME L H O R I A D … · 2021. 6. 22. · profissional integral, a partir de uma visão humanista e científica que incorpora o conhecimento

Educação e Tecnologia em Tempos de Mudança | 16

al Grado Científico de Doctor en Ciencias Pedagógicas]. La Habana. Cuba, 2005. Instituto Superior Pedagógico Enrique José Varona.

TAPIA, E. Estrategia para profesores principiantes. Universidad Técnica Luis Vargas Torres. Esmeraldas. Ecuador: V Encuentro Internacional de la Red Kipus. Lima. Perú, 2008. Pontificia Universidad Católica del Perú.

TORRES, G. Propuesta de un modelo de capacitación para los dirigentes de la Educación Técnica y Profesional. [Tesis en opción al Grado Científico de Doctor en Ciencias Pedagógicas. La Habana. Cuba, 2004. Instituto Superior Pedagógico Enrique José Varona.

UNAE. Modelo Pedagógico de la UNAE. Azogues. Ecuador: Universidad Nacional de Educación, 2014.

UNAE. Proyecto de carrera. Educación Básica. Azogues. Ecuador: Universidad Nacional de Educación, 2014.

VALIENTE, P. La concepción sistémica de la superación de los directores de secundaria básica. [Tesis en opción al Grado Científico de Doctor en Ciencias Pedagógicas]. Holguín. Cuba, 2001. Instituto Superior Pedagógico José de La Luz y Caballero.

Valle, A. La investigación pedagógica. Otra mirada. La Habana, Cuba, 2012. Editorial Pueblo y Educación.

Anais do 16º Congresso Internacional de Tecnologia na Educação Brasil | Recife | Setembro de 2018 ISSN: 1984-6355