P ró-Vocações e issões Franciscanas M · -Vocações e Animação Vocacional uma modalidade...

8
PROVÍNCIA FRANCISCANA DA IMACULADA CONCEIÇÃO DO BRASIL SÃO PAULO |Nº 145 - 2014| E-MAIL: [email protected] ró-V ocações e issões F ranciscanas P M NESTA EDIÇÃO

Transcript of P ró-Vocações e issões Franciscanas M · -Vocações e Animação Vocacional uma modalidade...

PROVÍNCIA FRANCISCANA DA IMACULADA CONCEIÇÃO DO BRASIL

SÃO PAULO |Nº 145 - 2014| E-MAIL: [email protected]

ró-Vocações e issões FranciscanasP M

NESTA EDIÇÃO

|2| E |7|

Caríssimos benfeitores e amigos do Pró-Vocações, Paz e Bem!

Mais uma vez nos encontramos aqui,

através do nosso boletim informa-

tivo. Como família que somos,

partilhamos nestas páginas tudo

o que de bom temos construído

juntos. É sempre gratificante para nós saber que aí, da sua

casa, da sua família, você está de alguma forma unido a nós,

construindo conosco o sonho de Francisco de Assis.

Logo nas primeiras páginas, apresento a vocês um texto

para reflexão neste tempo forte de Semana Santa e Páscoa.

Justamente pelo fato de estarmos próximos da grande plenitude

de nossa fé católica, a ressurreição do Senhor, esta é a ocasião

também para desejarmos a você uma Páscoa de graças e uma

vida nova cheia de sentido.

Neste ano, inauguramos no trabalho conjunto Pró-

-Vocações e Animação Vocacional uma modalidade diferente

de estarmos mais próximos de vocês. Em algumas cidades

onde estão presentes os franciscanos, realizaremos a partir

deste ano “Missões Populares”, que consistem em: visitas,

bênçãos, celebrações, encontros, palestras etc. A primeira

delas aconteceu em Curitibanos/SC e foi muito gratificante e

participativa. Neste mesmo modelo, aconteceu em Ituporanga/

SC, na sequência, as Missões da Juventude, ambas realiza-

das no mês de fevereiro. Os detalhes e fotografias estão nas

páginas centrais deste Boletim.

E como a “messe é gran-

de e precisa de operários”, o

Senhor continua chamando

jovens para trabalhar na

construção do Reino. Foi assim que, no último dia 15 de

fevereiro, na igreja matriz de Santo Amaro da Imperatriz/SC,

foi ordenado diácono o nosso confrade Frei Marcos Prado

dos Santos (foto). Por ele nosso desejo e nossa oração para

que siga firme e perseverante na missão/serviço que assumiu.

Enfim, apresentamos nossa agenda Pró-Vocações 2014

e convidamos a todos para participarem conosco do “Retiro

Anual dos Benfeitores Franciscanos”, que, como de costume,

acontecerá em Agudos/SP dos dias 1º a 4 de maio. As inscri-

ções estão abertas a partir do dia 1º de abril e todos podem

participar.

Que São Francisco de Assis cuide com carinho da vida

de cada um. Somos eternamente gratos pelo seu gesto de

partilha e solidariedade para conosco. Que o Senhor lhes

retribua todo o bem que nos fazem.

Fraternalmente,

FELIZ PÁSCOA!Frei Alvaci Mendes da Luz

Uma Páscoa de graças!

Seja frade franciscano!VENHA FALAR CONOSCO!

[email protected]

Frei Marcos é ordenado diácono

Frei Marcos Prado foi ordenado diácono no dia 15 de fevereiro. Ser diácono é regrar a vida não só no serviço, mas na alegria de servir. Até o clima em Santo Amaro da Impe-ratriz (SC) colaborou. Frei Diego Melo acolheu a todos com alegria, e o Definidor Frei Germano Guesser, representando o Ministro Provincial, pediu ao bispo que ordenasse Frei Marcos para o serviço diaconal. Dom Wilson, na homilia, ressaltou que o modo de ser e de organização da Igreja e do povo de Deus é o modo do próprio Deus: de doação e serviço. Destacou na missão diaconal a escuta e ensino da Palavra, o serviço à comunidade pela celebração, liturgia e oração, e, no cerne do propósito de ser do diácono, o serviço aos necessitados e a caridade.

Nos agradecimentos Frei Marcos lembrou especial-mente todos os que colaboraram para a bonita celebração, e de sua família, que não pode estar presente. A celebração terminou com a bênção final sobre o neodiácono.

FREI PAULIJACSON SERÁ ORDENADO DIÁCONO NO DIA 18/5

A Província Franciscana da Ima-culada Conceição do Brasil, a Paró-quia São Pedro Apóstolo de Gaspar e familiares convidam você, sua família e comunidade para a Celebração Eu-carística com a Ordenação Diaconal de Frei Paulijacson Pessoa de Moura. O Bispo Ordenante será Dom José Negri, PIME, Bispo Diocesano de Blumenau, SC.

A ordenação acontecerá no dia 18 de maio de 2014, às 15 horas, na Paróquia Catedral São Paulo Apóstolo, em Blumenau, SC. O tema escolhido para a sua ordenação é tirado de Mt 22,9: “Ide às encruzilhadas dos caminhos e convidai para a festa todos os que encontrardes”.

Um Dia com Maria e Frei Galvão

Mais uma vez, o grupo de benfeitores de São Paulo e região partiu em romaria rumo a Aparecida e Guaratingue-tá. Saímos bem cedo, tendo como guias Frei Alvaci M. da Luz e Frei Alexandre Rohling. Fizemos um momento de oração, pedindo as bênçãos de Nossa Senhora e de Frei Galvão.

Quase chegando em Aparecida, começamos a rezar o terço, colocando nossos pedidos, intenções e agradeci-mentos à Mãe que acolhe seus filhos com muito carinho. Ao chegarmos à basílica, caminhamos até as escadarias, onde fizemos a consagração a Nossa Senhora Aparecida. Em seguida, cada um teve a oportunidade de estar diante da Mãe.

Ao meio-dia partimos em direção ao Seminário Frei Galvão, em Guaratinguetá, onde fomos acolhidos pelos freis Marco, Claudino, Airton (Soneca), Diego e postulantes, com muito carinho e um delicioso almoço. Visitamos a loji-nha do seminário, a via-sacra, o mausoléu, as exposições de presépios e de imagens de São Francisco.

Às 15h00 nos reunimos na capela para a celebração da Santa Missa, presidida por Frei Diego e concelebrada por Frei Alvaci. No momento do ofertório fomos convidados a levar ao altar o que cada um trazia em seu coração, ofe-recendo a Deus os nossos dons, anseios e agradecimentos, finalizando a Celebração Eucarística como uma grande família franciscana ao redor do altar.

Seguimos para a Fazenda da Esperança, em Pedrinhas, espaço de recuperação para dependentes químicos. Pude-mos conhecer o museu “Papa Bento XVI”, com os objetos utilizado pelo Papa Emérito quando de sua visita ao local. Fomos à capela, onde ouvimos o relato de experiências de vida de um dos internos, e não pudemos deixar de nos emo-cionar, conhecendo um pouco de sua luta e perseverança.

Como não poderia deixar de ser, nossa romaria foi momento de caminhada e entrega, assim como a romaria da vida, onde enfrentamos nossas dificuldades e cansaços, mas chegamos felizes e “saciados” ao final do dia.

Texto de Cristy Azevedo e Vanda Cuxinier

EXPEDIENTEO Boletim do PVF é uma publicação bimestral do Pró-Vocações e Missões Franciscanas da Província da Imaculada Conceição do Brasil.

Ministro Provincial: Frei Fidêncio Vanboemmel

Equipe: Frei Alvaci Mendes da Luz (coordenador); Frei Diego Atalino de Melo, Frei Alexandre Rohling e Frei Walter de Carvalho Jr. (colaboradores); Moacir Beggo (jornalista).

Endereço: Largo São Francisco, 133, Centro, São Paulo (SP), CEP 01005-010.

Telefone: 3291-2416Site: www.pvf.com.br

Email: [email protected]

Use este espaço para solicitar aos Franciscanos que celebrem a Santa Missa nas suas intenções. Caso não queira recortar este Boletim, você também pode usar uma outra folha de papel, ou até

mesmo fazer xerox deste formulário e enviar para: Caixa Postal 900 - 01031-970 - São Paulo - SP. Um meio mais rápido é fazer pela Internet, através do email: [email protected]

Nome: ________________________ Data: / /

INTENÇÕES DE MISSA

|6| V l |3|

“Em nome de Jesus Cristo, o Ressuscitado, põe-te a caminhar” (At 3,6)Quando se aproximam estes tempos de festa, de celebra-

ções, de lojas abarrotadas de produtos a serem vendidos, de pessoas em um número maior caminhando nas ruas para fazerem suas compras, de igrejas enfeitadas ou com um colorido diferente, a gente percebe que algo diverso está acontecendo. É assim no Natal, no Ano Novo, é assim na Páscoa.

Por mais que os tempos sejam outros e que os símbolos religiosos vão pouco a pouco perdendo seu espaço para os “símbolos comerciais”, estas épocas são sempre tempo de refle-xão, de questionamentos e até mesmo de tomada de decisões.

Aproxima-se a festa da Páscoa, para nós cristãos, uma festa cheia de significados, aliás, a Páscoa é a certeza definitiva que temos de uma vida que jamais passa, de uma Luz que supera as trevas, de uma Vitória sobre o medo, a injustiça, a dor e a morte.

Não vou me alongar em discursos sobre cada dia desta semana, já estamos bem acostumados a ouvir falar sobre o significado dos Ramos, do Lava-pés, da Ceia, do Aleluia e assim por diante.

Contudo, parece-me que a vida, toda ela, é uma constante “semana santa”, começa numa aclamação gloriosa e conclui-se na Páscoa definitiva de cada um.

De fato, um dia, todos nós entramos na Jerusalém deste mundo, aclamados por pais felizes, por amigos, vizinhos, ou mesmo, aqueles que nos hospitais nos receberam nos braços, fato é que, um dia, os ramos e os panos nos foram estendidos neste mundo... entramos na vida, na “Jerusalém da vida” e então começamos a caminhar...

Ah, e esse caminhar é um constante cair e reerguer-se! Em alguns momentos a cruz parece por demais pesada, no decorrer da “semana santa da vida” encontramos amigos, “ceamos” com

eles, alguns sorriem para nós, outros nos traem, alguns reclinam o rosto sobre o nosso peito, outros nos negam três vezes, lavamos os pés, deixamos que nos lavem os pés, choramos com aqueles que choram, deixamos até mesmo enxugarem nosso rosto. E quando encontramos nossa aflita mãe? Quantas lágrimas, de alegria ou tristeza, imaginando que ela vai um dia também partir, afinal ela também tem seu caminho. Enfim, neste constante caminhar muitas são as quedas, algumas são as dores, poucos são os Cirineus...contudo, é preciso caminhar, é preciso carregar a nossa cruz.

E a “via” segue, dia após dia. Para uns, ela dura pouco tempo, chega ao fim na mocidade, na vida adulta, para outros é um pouco mais longa. O que é comum para todos é que subir o monte não é mesmo fácil. Por mais que os discursos modernos insistam em reafirmar o “viva o hoje”, “curta ao máximo”, “não perca seu tempo com discursos de cruz”, jamais conseguimos per-correr o caminho diferente daquele que foi o caminho de Cristo.

Contudo, a grande certeza, a maior alegria, é saber que um dia, novamente aclamados com ramos, panos, festa, entra-remos na “Jerusalém celeste”, chegaremos na Páscoa definitiva, simplesmente porque Ele, o Nazareno, nos abriu as portas dela. É tão reconfortante saber que Ele venceu o drama da escuridão, do abandono, da dor... e garantiu com tudo isso a certeza de que nós também seremos herdeiros da Páscoa definitiva.

Queridos amigos, que possamos fazer desta semana um tempo favorável para o nosso encontro com a expressão máxima da Doação. Jamais passará o sacrifício de uma vida doada por todas as “vidas”.

Desejo a cada um uma Semana Santa especial e uma Feliz Páscoa.

Frei Alvaci Mendes da Luz

MENSAGEM DE PÁSCOA

AGENDA 2014ABRIL01 – Abertura das Inscrições para o “Retiro dos Benfeitores”.

MAIO01 a 04 – Retiro dos Benfeitores – Agudos/SP11 – Campanha para novos benfeitores – Convento São Francisco/SP20 a 25 – Missões Franciscanas – Angelina/SC25 – Encontro regional – Benfeitores de SC – Angelina

JUNHO08 - Encontro regional – Benfeitores de SP - São Paulo

JULHO21 a 27 – Missões Franciscanas – Vila Velha/ES 27 – Encontro regional – Benfeitores do ES – Vila Velha

AGOSTO18 a 24 – Missões Franciscanas – Amparo/SP

SETEMBRO01 – Abertura das Inscrições “Dia com Maria e Frei Galvão”28 - Dia com Maria e Frei Galvão – Aparecida-Guará

OUTUBRO19 - Encontro regional PVF – Benfeitores do PR - Curitiba21 – Campanha para novos benfeitores – Florianópolis22 a 26 – Campanha para novos benfeitores – Concórdia/SC

NOVEMBRO03 a 09 – Missões Franciscanas – Niterói/RJ

Retiro dos Benfeitores Franciscanos 2014Como em todos os anos, realizaremos mais uma vez o

nosso tradicional “Retiro dos Benfeitores Franciscanos”. O belo Seminário Santo Antônio, em Agudos/SP, cari-

nhosamente chamado de “Jardim de Deus”, está de portas abertas para nos acolher novamente.

Venha passar conosco alguns dias de oração, partilha, reflexão, regados ao modo franciscano de ver a vida: junto à natureza e com muita alegria.

As inscrições estão abertas a partir do dia 1º de abril e todos podem participar.

Convide seus familiares e amigos. Para mais informações e detalhes, ligue para: (11) 3291-

2416 e fale com Lucas.

CONTAMOS COM A SUA PRESENÇA!

|4| V |5|A PEDIDO DO PAPA

Dias intensos na Semana Franciscana em Curitibanos

O Pró-Vocações e Missões Francisca-nas e o Serviço de Animação Voca-cional realizaram

na semana de 3 a 8 de fevereiro uma Semana Missionária Franciscana na ci-dade de Curitibanos. Foram dias intensos de visitas, bênçãos aos doentes e idosos, celebrações e partilha de fé com a comu-nidade local. A ideia de se realizar este tipo de missão paroquial surgiu com o intuito de valorizar o contato mais próximo com o povo de Deus em nossas paróquias franciscanas, incentivar os benfeitores já existentes nestas cidades e lançar sempre de novo um olhar vocacional para estes lugares onde nossa presença já é conso-lidada e significativa. O objetivo primeiro destes dois serviços provinciais juntos é o de intensificar por alguns dias o trabalho que nossos confrades já vêm fazendo em nossas paróquias e conventos.

A experiência em Curitibanos, por se tratar da primeira neste modelo feita pelo PVF e SAV em conjunto, foi gratificante. A acolhida dos confrades, do povo e das comunidades, acentuada por uma pre-paração feita semanas antes nas rádios Coroado AM e Movimento FM, deram um toque especial à programação que contava com visitas, bênçãos e celebrações temáticas na matriz no final de cada dia. O povo participou maciçamente todos os dias, principalmente das celebrações eucarísticas nas capelas e na matriz, mere-cendo destaque a missa dos doentes com distribuição das pílulas de Frei Galvão e a missa de encerramento no sábado à noite. Fortes também foram as visitas ao hospital, ao asilo, à casa de detenção e ao centro de acolhida de menores abandonados.

O último dia das missões foi mar-

cado por um grande encontro de jovens da Paróquia Imaculada Conceição, que contou com a presença de três grupos da comunidade paroquial: JUCE, Força Jovem e Kairós. Este encontro foi a oportunidade de falar aos jovens, do jovem apaixonado pelo Evangelho: Francisco de Assis, bem como lançar o convite vocacional aos presentes. Aos confrades, na pessoa de Frei Neuri, e ao povo curitibanense, o nosso muito obrigado pela acolhida e pelos fortes momentos de fé que vivemos juntos nestes dias. Que o bom Deus, nossa mãe Maria e o nosso querido Francisco de Assis os recompense por todos os gestos de carinho que recebemos!

Em Ituporanga, o exemplo dos jovens missionários

da juventude que foi ao encontro das pessoas, das famílias e dos jovens.

Acolhidos no Seminário São Fran-cisco de Assis, cada jovem, ao chegar, já deixava a marca de seus pés em um grande cartaz intitulado “Benditos os pés que evangelizam”.

Assim, a quinta e a sexta-feira foram dedicadas para a acolhida, integração e formação dos jovens missionários. Na sex-ta-feira pela manhã, os jovens puderam conhecer a realidade da Diocese de Rio do Sul, assessorados pelo Padre Osmar Debatin, coordenador da Pastoral Dioce-sana. Frei João Pereira Lopes, pároco da Paróquia Santo Estevão, também nos falou sobre a Paróquia e deu as boas vindas a todos. Em seguida, iluminados pelas palavras do Papa Francisco, divididos em grupos, os jovens estudaram e partilharam a “A Alegria do Evangelho”.

Na noite de sábado, cada comu-nidade pôde realizar uma celebração, contando com a criatividade e presença dos jovens missionários.

Uma muda de árvore foi plantada em cada comunidade, marcando aquele momento histórico e despertando para a importância do cultivo desse espírito missionário.

No domingo, nem o tempo fechado e a chuva foram capazes de tirar a alegria dessa juventude missionária, que nova-mente se reunia para celebrar com toda a Paróquia o encerramento das missões.

Por fim, São Francisco deixou-nos novamente sua mensagem, apresentada pelo grupo de teatro do Frei Pascoal Fusinato, que veio de Blumenau especial-mente para estar conosco.

A missão é feita com os pés dos que partem, com as mãos dos que ajudam, e com os joelhos dos que rezam.

E is-me aqui, envia-me! (Is 4,8) Motivados por esse lema e pelo apelo do Papa Francisco, que ao final da JMJ

Rio 2013 enviou os jovens, pedindo: “Ide, sem medo, para servir”, aproximadamente 100 jovens responderam com coragem a esse apelo e se dirigiram a Ituporanga, cidade que acolheu os jovens para essa experiência de missão juvenil.

Contando com representantes das fraternidades de SC e PR, a missão, organizada pelo Serviço de Animação Vocacional da Província, foi um verdadeiro sucesso, não só pelo número, mas prin-cipalmente pela empolgação contagiante

|4| V |5|A PEDIDO DO PAPA

Dias intensos na Semana Franciscana em Curitibanos

O Pró-Vocações e Missões Francisca-nas e o Serviço de Animação Voca-cional realizaram

na semana de 3 a 8 de fevereiro uma Semana Missionária Franciscana na ci-dade de Curitibanos. Foram dias intensos de visitas, bênçãos aos doentes e idosos, celebrações e partilha de fé com a comu-nidade local. A ideia de se realizar este tipo de missão paroquial surgiu com o intuito de valorizar o contato mais próximo com o povo de Deus em nossas paróquias franciscanas, incentivar os benfeitores já existentes nestas cidades e lançar sempre de novo um olhar vocacional para estes lugares onde nossa presença já é conso-lidada e significativa. O objetivo primeiro destes dois serviços provinciais juntos é o de intensificar por alguns dias o trabalho que nossos confrades já vêm fazendo em nossas paróquias e conventos.

A experiência em Curitibanos, por se tratar da primeira neste modelo feita pelo PVF e SAV em conjunto, foi gratificante. A acolhida dos confrades, do povo e das comunidades, acentuada por uma pre-paração feita semanas antes nas rádios Coroado AM e Movimento FM, deram um toque especial à programação que contava com visitas, bênçãos e celebrações temáticas na matriz no final de cada dia. O povo participou maciçamente todos os dias, principalmente das celebrações eucarísticas nas capelas e na matriz, mere-cendo destaque a missa dos doentes com distribuição das pílulas de Frei Galvão e a missa de encerramento no sábado à noite. Fortes também foram as visitas ao hospital, ao asilo, à casa de detenção e ao centro de acolhida de menores abandonados.

O último dia das missões foi mar-

cado por um grande encontro de jovens da Paróquia Imaculada Conceição, que contou com a presença de três grupos da comunidade paroquial: JUCE, Força Jovem e Kairós. Este encontro foi a oportunidade de falar aos jovens, do jovem apaixonado pelo Evangelho: Francisco de Assis, bem como lançar o convite vocacional aos presentes. Aos confrades, na pessoa de Frei Neuri, e ao povo curitibanense, o nosso muito obrigado pela acolhida e pelos fortes momentos de fé que vivemos juntos nestes dias. Que o bom Deus, nossa mãe Maria e o nosso querido Francisco de Assis os recompense por todos os gestos de carinho que recebemos!

Em Ituporanga, o exemplo dos jovens missionários

da juventude que foi ao encontro das pessoas, das famílias e dos jovens.

Acolhidos no Seminário São Fran-cisco de Assis, cada jovem, ao chegar, já deixava a marca de seus pés em um grande cartaz intitulado “Benditos os pés que evangelizam”.

Assim, a quinta e a sexta-feira foram dedicadas para a acolhida, integração e formação dos jovens missionários. Na sex-ta-feira pela manhã, os jovens puderam conhecer a realidade da Diocese de Rio do Sul, assessorados pelo Padre Osmar Debatin, coordenador da Pastoral Dioce-sana. Frei João Pereira Lopes, pároco da Paróquia Santo Estevão, também nos falou sobre a Paróquia e deu as boas vindas a todos. Em seguida, iluminados pelas palavras do Papa Francisco, divididos em grupos, os jovens estudaram e partilharam a “A Alegria do Evangelho”.

Na noite de sábado, cada comu-nidade pôde realizar uma celebração, contando com a criatividade e presença dos jovens missionários.

Uma muda de árvore foi plantada em cada comunidade, marcando aquele momento histórico e despertando para a importância do cultivo desse espírito missionário.

No domingo, nem o tempo fechado e a chuva foram capazes de tirar a alegria dessa juventude missionária, que nova-mente se reunia para celebrar com toda a Paróquia o encerramento das missões.

Por fim, São Francisco deixou-nos novamente sua mensagem, apresentada pelo grupo de teatro do Frei Pascoal Fusinato, que veio de Blumenau especial-mente para estar conosco.

A missão é feita com os pés dos que partem, com as mãos dos que ajudam, e com os joelhos dos que rezam.

E is-me aqui, envia-me! (Is 4,8) Motivados por esse lema e pelo apelo do Papa Francisco, que ao final da JMJ

Rio 2013 enviou os jovens, pedindo: “Ide, sem medo, para servir”, aproximadamente 100 jovens responderam com coragem a esse apelo e se dirigiram a Ituporanga, cidade que acolheu os jovens para essa experiência de missão juvenil.

Contando com representantes das fraternidades de SC e PR, a missão, organizada pelo Serviço de Animação Vocacional da Província, foi um verdadeiro sucesso, não só pelo número, mas prin-cipalmente pela empolgação contagiante

EXPEDIENTEO Boletim do PVF é uma publicação bimestral do Pró-Vocações e Missões Franciscanas da Província da Imaculada Conceição do Brasil.

Ministro Provincial: Frei Fidêncio Vanboemmel

Equipe: Frei Alvaci Mendes da Luz (coordenador); Frei Diego Atalino de Melo, Frei Alexandre Rohling e Frei Walter de Carvalho Jr. (colaboradores); Moacir Beggo (jornalista).

Endereço: Largo São Francisco, 133, Centro, São Paulo (SP), CEP 01005-010.

Telefone: 3291-2416Site: www.pvf.com.br

Email: [email protected]

Use este espaço para solicitar aos Franciscanos que celebrem a Santa Missa nas suas intenções. Caso não queira recortar este Boletim, você também pode usar uma outra folha de papel, ou até

mesmo fazer xerox deste formulário e enviar para: Caixa Postal 900 - 01031-970 - São Paulo - SP. Um meio mais rápido é fazer pela Internet, através do email: [email protected]

Nome: ________________________ Data: / /

INTENÇÕES DE MISSA

|6| V l |3|

“Em nome de Jesus Cristo, o Ressuscitado, põe-te a caminhar” (At 3,6)Quando se aproximam estes tempos de festa, de celebra-

ções, de lojas abarrotadas de produtos a serem vendidos, de pessoas em um número maior caminhando nas ruas para fazerem suas compras, de igrejas enfeitadas ou com um colorido diferente, a gente percebe que algo diverso está acontecendo. É assim no Natal, no Ano Novo, é assim na Páscoa.

Por mais que os tempos sejam outros e que os símbolos religiosos vão pouco a pouco perdendo seu espaço para os “símbolos comerciais”, estas épocas são sempre tempo de refle-xão, de questionamentos e até mesmo de tomada de decisões.

Aproxima-se a festa da Páscoa, para nós cristãos, uma festa cheia de significados, aliás, a Páscoa é a certeza definitiva que temos de uma vida que jamais passa, de uma Luz que supera as trevas, de uma Vitória sobre o medo, a injustiça, a dor e a morte.

Não vou me alongar em discursos sobre cada dia desta semana, já estamos bem acostumados a ouvir falar sobre o significado dos Ramos, do Lava-pés, da Ceia, do Aleluia e assim por diante.

Contudo, parece-me que a vida, toda ela, é uma constante “semana santa”, começa numa aclamação gloriosa e conclui-se na Páscoa definitiva de cada um.

De fato, um dia, todos nós entramos na Jerusalém deste mundo, aclamados por pais felizes, por amigos, vizinhos, ou mesmo, aqueles que nos hospitais nos receberam nos braços, fato é que, um dia, os ramos e os panos nos foram estendidos neste mundo... entramos na vida, na “Jerusalém da vida” e então começamos a caminhar...

Ah, e esse caminhar é um constante cair e reerguer-se! Em alguns momentos a cruz parece por demais pesada, no decorrer da “semana santa da vida” encontramos amigos, “ceamos” com

eles, alguns sorriem para nós, outros nos traem, alguns reclinam o rosto sobre o nosso peito, outros nos negam três vezes, lavamos os pés, deixamos que nos lavem os pés, choramos com aqueles que choram, deixamos até mesmo enxugarem nosso rosto. E quando encontramos nossa aflita mãe? Quantas lágrimas, de alegria ou tristeza, imaginando que ela vai um dia também partir, afinal ela também tem seu caminho. Enfim, neste constante caminhar muitas são as quedas, algumas são as dores, poucos são os Cirineus...contudo, é preciso caminhar, é preciso carregar a nossa cruz.

E a “via” segue, dia após dia. Para uns, ela dura pouco tempo, chega ao fim na mocidade, na vida adulta, para outros é um pouco mais longa. O que é comum para todos é que subir o monte não é mesmo fácil. Por mais que os discursos modernos insistam em reafirmar o “viva o hoje”, “curta ao máximo”, “não perca seu tempo com discursos de cruz”, jamais conseguimos per-correr o caminho diferente daquele que foi o caminho de Cristo.

Contudo, a grande certeza, a maior alegria, é saber que um dia, novamente aclamados com ramos, panos, festa, entra-remos na “Jerusalém celeste”, chegaremos na Páscoa definitiva, simplesmente porque Ele, o Nazareno, nos abriu as portas dela. É tão reconfortante saber que Ele venceu o drama da escuridão, do abandono, da dor... e garantiu com tudo isso a certeza de que nós também seremos herdeiros da Páscoa definitiva.

Queridos amigos, que possamos fazer desta semana um tempo favorável para o nosso encontro com a expressão máxima da Doação. Jamais passará o sacrifício de uma vida doada por todas as “vidas”.

Desejo a cada um uma Semana Santa especial e uma Feliz Páscoa.

Frei Alvaci Mendes da Luz

MENSAGEM DE PÁSCOA

AGENDA 2014ABRIL01 – Abertura das Inscrições para o “Retiro dos Benfeitores”.

MAIO01 a 04 – Retiro dos Benfeitores – Agudos/SP11 – Campanha para novos benfeitores – Convento São Francisco/SP20 a 25 – Missões Franciscanas – Angelina/SC25 – Encontro regional – Benfeitores de SC – Angelina

JUNHO08 - Encontro regional – Benfeitores de SP - São Paulo

JULHO21 a 27 – Missões Franciscanas – Vila Velha/ES 27 – Encontro regional – Benfeitores do ES – Vila Velha

AGOSTO18 a 24 – Missões Franciscanas – Amparo/SP

SETEMBRO01 – Abertura das Inscrições “Dia com Maria e Frei Galvão”28 - Dia com Maria e Frei Galvão – Aparecida-Guará

OUTUBRO19 - Encontro regional PVF – Benfeitores do PR - Curitiba21 – Campanha para novos benfeitores – Florianópolis22 a 26 – Campanha para novos benfeitores – Concórdia/SC

NOVEMBRO03 a 09 – Missões Franciscanas – Niterói/RJ

Retiro dos Benfeitores Franciscanos 2014Como em todos os anos, realizaremos mais uma vez o

nosso tradicional “Retiro dos Benfeitores Franciscanos”. O belo Seminário Santo Antônio, em Agudos/SP, cari-

nhosamente chamado de “Jardim de Deus”, está de portas abertas para nos acolher novamente.

Venha passar conosco alguns dias de oração, partilha, reflexão, regados ao modo franciscano de ver a vida: junto à natureza e com muita alegria.

As inscrições estão abertas a partir do dia 1º de abril e todos podem participar.

Convide seus familiares e amigos. Para mais informações e detalhes, ligue para: (11) 3291-

2416 e fale com Lucas.

CONTAMOS COM A SUA PRESENÇA!

|2| E |7|

Caríssimos benfeitores e amigos do Pró-Vocações, Paz e Bem!

Mais uma vez nos encontramos aqui,

através do nosso boletim informa-

tivo. Como família que somos,

partilhamos nestas páginas tudo

o que de bom temos construído

juntos. É sempre gratificante para nós saber que aí, da sua

casa, da sua família, você está de alguma forma unido a nós,

construindo conosco o sonho de Francisco de Assis.

Logo nas primeiras páginas, apresento a vocês um texto

para reflexão neste tempo forte de Semana Santa e Páscoa.

Justamente pelo fato de estarmos próximos da grande plenitude

de nossa fé católica, a ressurreição do Senhor, esta é a ocasião

também para desejarmos a você uma Páscoa de graças e uma

vida nova cheia de sentido.

Neste ano, inauguramos no trabalho conjunto Pró-

-Vocações e Animação Vocacional uma modalidade diferente

de estarmos mais próximos de vocês. Em algumas cidades

onde estão presentes os franciscanos, realizaremos a partir

deste ano “Missões Populares”, que consistem em: visitas,

bênçãos, celebrações, encontros, palestras etc. A primeira

delas aconteceu em Curitibanos/SC e foi muito gratificante e

participativa. Neste mesmo modelo, aconteceu em Ituporanga/

SC, na sequência, as Missões da Juventude, ambas realiza-

das no mês de fevereiro. Os detalhes e fotografias estão nas

páginas centrais deste Boletim.

E como a “messe é gran-

de e precisa de operários”, o

Senhor continua chamando

jovens para trabalhar na

construção do Reino. Foi assim que, no último dia 15 de

fevereiro, na igreja matriz de Santo Amaro da Imperatriz/SC,

foi ordenado diácono o nosso confrade Frei Marcos Prado

dos Santos (foto). Por ele nosso desejo e nossa oração para

que siga firme e perseverante na missão/serviço que assumiu.

Enfim, apresentamos nossa agenda Pró-Vocações 2014

e convidamos a todos para participarem conosco do “Retiro

Anual dos Benfeitores Franciscanos”, que, como de costume,

acontecerá em Agudos/SP dos dias 1º a 4 de maio. As inscri-

ções estão abertas a partir do dia 1º de abril e todos podem

participar.

Que São Francisco de Assis cuide com carinho da vida

de cada um. Somos eternamente gratos pelo seu gesto de

partilha e solidariedade para conosco. Que o Senhor lhes

retribua todo o bem que nos fazem.

Fraternalmente,

FELIZ PÁSCOA!Frei Alvaci Mendes da Luz

Uma Páscoa de graças!

Seja frade franciscano!VENHA FALAR CONOSCO!

[email protected]

Frei Marcos é ordenado diácono

Frei Marcos Prado foi ordenado diácono no dia 15 de fevereiro. Ser diácono é regrar a vida não só no serviço, mas na alegria de servir. Até o clima em Santo Amaro da Impe-ratriz (SC) colaborou. Frei Diego Melo acolheu a todos com alegria, e o Definidor Frei Germano Guesser, representando o Ministro Provincial, pediu ao bispo que ordenasse Frei Marcos para o serviço diaconal. Dom Wilson, na homilia, ressaltou que o modo de ser e de organização da Igreja e do povo de Deus é o modo do próprio Deus: de doação e serviço. Destacou na missão diaconal a escuta e ensino da Palavra, o serviço à comunidade pela celebração, liturgia e oração, e, no cerne do propósito de ser do diácono, o serviço aos necessitados e a caridade.

Nos agradecimentos Frei Marcos lembrou especial-mente todos os que colaboraram para a bonita celebração, e de sua família, que não pode estar presente. A celebração terminou com a bênção final sobre o neodiácono.

FREI PAULIJACSON SERÁ ORDENADO DIÁCONO NO DIA 18/5

A Província Franciscana da Ima-culada Conceição do Brasil, a Paró-quia São Pedro Apóstolo de Gaspar e familiares convidam você, sua família e comunidade para a Celebração Eu-carística com a Ordenação Diaconal de Frei Paulijacson Pessoa de Moura. O Bispo Ordenante será Dom José Negri, PIME, Bispo Diocesano de Blumenau, SC.

A ordenação acontecerá no dia 18 de maio de 2014, às 15 horas, na Paróquia Catedral São Paulo Apóstolo, em Blumenau, SC. O tema escolhido para a sua ordenação é tirado de Mt 22,9: “Ide às encruzilhadas dos caminhos e convidai para a festa todos os que encontrardes”.

Um Dia com Maria e Frei Galvão

Mais uma vez, o grupo de benfeitores de São Paulo e região partiu em romaria rumo a Aparecida e Guaratingue-tá. Saímos bem cedo, tendo como guias Frei Alvaci M. da Luz e Frei Alexandre Rohling. Fizemos um momento de oração, pedindo as bênçãos de Nossa Senhora e de Frei Galvão.

Quase chegando em Aparecida, começamos a rezar o terço, colocando nossos pedidos, intenções e agradeci-mentos à Mãe que acolhe seus filhos com muito carinho. Ao chegarmos à basílica, caminhamos até as escadarias, onde fizemos a consagração a Nossa Senhora Aparecida. Em seguida, cada um teve a oportunidade de estar diante da Mãe.

Ao meio-dia partimos em direção ao Seminário Frei Galvão, em Guaratinguetá, onde fomos acolhidos pelos freis Marco, Claudino, Airton (Soneca), Diego e postulantes, com muito carinho e um delicioso almoço. Visitamos a loji-nha do seminário, a via-sacra, o mausoléu, as exposições de presépios e de imagens de São Francisco.

Às 15h00 nos reunimos na capela para a celebração da Santa Missa, presidida por Frei Diego e concelebrada por Frei Alvaci. No momento do ofertório fomos convidados a levar ao altar o que cada um trazia em seu coração, ofe-recendo a Deus os nossos dons, anseios e agradecimentos, finalizando a Celebração Eucarística como uma grande família franciscana ao redor do altar.

Seguimos para a Fazenda da Esperança, em Pedrinhas, espaço de recuperação para dependentes químicos. Pude-mos conhecer o museu “Papa Bento XVI”, com os objetos utilizado pelo Papa Emérito quando de sua visita ao local. Fomos à capela, onde ouvimos o relato de experiências de vida de um dos internos, e não pudemos deixar de nos emo-cionar, conhecendo um pouco de sua luta e perseverança.

Como não poderia deixar de ser, nossa romaria foi momento de caminhada e entrega, assim como a romaria da vida, onde enfrentamos nossas dificuldades e cansaços, mas chegamos felizes e “saciados” ao final do dia.

Texto de Cristy Azevedo e Vanda Cuxinier

PROVÍNCIA FRANCISCANA DA IMACULADA CONCEIÇÃO DO BRASIL

SÃO PAULO |Nº 145 - 2014| E-MAIL: [email protected]

ró-Vocações e issões FranciscanasP M

NESTA EDIÇÃO