PaçOs Do Concelho

8

Click here to load reader

Transcript of PaçOs Do Concelho

Page 1: PaçOs Do Concelho

Paços do Concelho de Vila do Paços do Concelho de Vila do CondeConde

Page 2: PaçOs Do Concelho

Paços do ConcelhoPaços do Concelho A povoação de Vila do Conde é muito antiga, anterior à A povoação de Vila do Conde é muito antiga, anterior à

fundação de Portugal, e o seu topónimo não sofreu fundação de Portugal, e o seu topónimo não sofreu alterações, era já Vila do Conde. A primeira referência a alterações, era já Vila do Conde. A primeira referência a Vila do Conde é do ano de 953 no livro da condessa Vila do Conde é do ano de 953 no livro da condessa Mumadona Dias onde é referida como Mumadona Dias onde é referida como Villa de ComiteVilla de Comite..

Page 3: PaçOs Do Concelho

Paços do ConcelhoPaços do Concelho

O século XVI foi a idade de ouro para Vila do Conde. O século XVI foi a idade de ouro para Vila do Conde. Uma terra de proporções exíguas, mas com grande Uma terra de proporções exíguas, mas com grande vontade e uma tenacidade sem igual, vê – se vontade e uma tenacidade sem igual, vê – se envolvida de corpo inteiro, na prodigiosa aventura da envolvida de corpo inteiro, na prodigiosa aventura da nossa História: Expansão Marítima. Este século foi nossa História: Expansão Marítima. Este século foi também marcado pela conquista de autonomia e também marcado pela conquista de autonomia e liberdades, patentes na Carta de Foral outorgada pelo liberdades, patentes na Carta de Foral outorgada pelo rei D. Manuel I. O Largo da Praça Velha, onde se pensa rei D. Manuel I. O Largo da Praça Velha, onde se pensa ter existido os primeiros Paços do Concelho, era agora ter existido os primeiros Paços do Concelho, era agora acabado. O grande trânsito fazia-se na zona ribeirinha acabado. O grande trânsito fazia-se na zona ribeirinha para os lados do Socorro e da Casa da Alfândega. para os lados do Socorro e da Casa da Alfândega.

Page 4: PaçOs Do Concelho

Vista nocturna dos Paços do Vista nocturna dos Paços do ConcelhoConcelho

Page 5: PaçOs Do Concelho

ContinuaçãoContinuação

No entanto, este local não oferecia a nobreza e a dignidade No entanto, este local não oferecia a nobreza e a dignidade que se pretendia para a envolvente de uma nova casa da que se pretendia para a envolvente de uma nova casa da Câmara. A igreja matriz, menina dos olhos dos vileiros, Câmara. A igreja matriz, menina dos olhos dos vileiros, estava concluída e nas suas imediações havia espaço para estava concluída e nas suas imediações havia espaço para se levantar um novo edifício onde os homens que se levantar um novo edifício onde os homens que governavam a vila se reunissem para tomar as necessárias governavam a vila se reunissem para tomar as necessárias decisões. Assim, a vereação eleita em 1537, depois de decisões. Assim, a vereação eleita em 1537, depois de ouvir o povo, deliberou mandar construir, no ano seguinte, ouvir o povo, deliberou mandar construir, no ano seguinte, o Paço Novo em frente á Igreja nova que está no meio da o Paço Novo em frente á Igreja nova que está no meio da vila. Depois de vários problemas que atrasaram a vila. Depois de vários problemas que atrasaram a prossecução das obras, é lançado, em Junho de 1543, prossecução das obras, é lançado, em Junho de 1543, pregão público para a empreitada de carpintaria. Sendo pregão público para a empreitada de carpintaria. Sendo este o ano inscrito na frontaria do imóvel, presume – se que este o ano inscrito na frontaria do imóvel, presume – se que foi também o da sua conclusão.foi também o da sua conclusão.O edifício da Câmara Municipal de Vila do Conde é uma O edifício da Câmara Municipal de Vila do Conde é uma construção de aspecto grave e sóbrio, a que a escadaria, construção de aspecto grave e sóbrio, a que a escadaria, iniciada em patamar, confere um ar distinto.iniciada em patamar, confere um ar distinto.

Page 6: PaçOs Do Concelho

ContinuaçãoContinuação Os gastos degraus conduzem a um varandim de que uma Os gastos degraus conduzem a um varandim de que uma

parte se apoia numa composição de arcos em ogiva parte se apoia numa composição de arcos em ogiva abobadado em nervura e que serve de entrada para o nível abobadado em nervura e que serve de entrada para o nível inferior. Por cima da porta principal e que dá acesso à sala inferior. Por cima da porta principal e que dá acesso à sala de sessões, projecta – se o frontão que ostentas armas do de sessões, projecta – se o frontão que ostentas armas do rei. D. Manuel ladeadas por duas esferas armilares.rei. D. Manuel ladeadas por duas esferas armilares.

O imóvel sofreu alguns acrescentos. Primeiro os dois corpos O imóvel sofreu alguns acrescentos. Primeiro os dois corpos que a ladeiam: o da parte nascente, onde funcionou a que a ladeiam: o da parte nascente, onde funcionou a Associação Comercial de 1932 a 1954 e que já foi revestido Associação Comercial de 1932 a 1954 e que já foi revestido a azulejos, e o do lado poente, do final dos anos 50, onde a azulejos, e o do lado poente, do final dos anos 50, onde estiveram instalados até data recente os Serviços estiveram instalados até data recente os Serviços Municipalizados. Já nos anos 90 aglutinou outras casas da Municipalizados. Já nos anos 90 aglutinou outras casas da Rua da Igreja. Rua da Igreja.

Page 7: PaçOs Do Concelho

EndereçosEndereços

http://http://cmviladoconde.wiremaze.com/cmviladoconde.wiremaze.com/pageGen.asp?SYS_PAGE_ID=847716pageGen.asp?SYS_PAGE_ID=847716

http://cmviladoconde.wiremaze.com/pagegen.asp?SYS_PAGE_ID=849850h

Page 8: PaçOs Do Concelho

Trabalho realizado por:Trabalho realizado por:

Hugo PereiraHugo Pereira 6ºC6ºC Nº5Nº5