PADROEIRA DO BARREIRO - NOSSA SENHORA DO … · Perfil Agosto 2009 [2] Damos rostos às cidades A...

8
DIRECTOR: António Sousa Pereira N.º 100, Agosto de 2009 Olímpicos do Barreiro Projectam a imagem do Barreiro no país e no mundo . Apoio anual de 15 mil euros até 2012 PADROEIRA DO BARREIRO - NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO Procissão encheu as ruas de uma enorme multidão

Transcript of PADROEIRA DO BARREIRO - NOSSA SENHORA DO … · Perfil Agosto 2009 [2] Damos rostos às cidades A...

DIRECTOR: António Sousa PereiraN.º 100, Agosto de 2009

Olímpicos do BarreiroProjectam a imagem doBarreiro no país e no mundo. Apoio anual de 15 mil euros até 2012

PADROEIRA DO BARREIRO - NOSSA SENHORA DO ROSÁRIOProcissão encheu as ruas de uma enorme multidão

PerfilAgosto 2009 [2]

Damos rostos às cidades

A abrir a Procissão em Honra de Nª Srª do Rosário de registar a presença de uma Guarda de Honra a Cavalo da Guarda Na-cional Republicana.A fanfarra dos Bombeiros Volun-tários do Sul e Sueste também integrou o cortejo que encerrava com a Banda Municipal do Bar-reiro.Nas ruas do Barreiro Velho, em muitas janelas foram colocadas colchas revelando o culto pres-tado por muitos barreirenses à Padroeira do Barreiro.Foram alguns milhares de pes-soas que ao longo das ruas do Barreiro Velho assistiram à Pro-cissão em Honra de Nª Srª do Rosário.Mais uma vez, a comunidade católica assumiu um papel de relevo, quer através da progra-mação religiosa, quer com a rea-lização da Procissão da Padroei-ra do Barreiro.A procissão teve o seu início na

Reitoria de Nossa Senhora do Rosário do Barreiro; seguindo pela Rua Conselheiro António Augusto de Aguiar, Travessa de Santa Cruz, Rua Serpa Pinto, Avenida Alfredo da Silva e Rua Miguel Pais, regressando à Igreja de Nossa Senhora do Rosário do Barreiro.Ao longo do percurso escuta-ram-se orações e muitos mo-mentos expressivos da devoção dos barreirenses que participa-ram nestas celebrações religio-sas.De registar a presença de Carlos Humberto, presidente da Câma-

ra Municipal do Barreiro; Raul Malacão, presidente da Junta de Freguesia do Barreiro; Júlio Frei-re, provedor da Santa Casa da Misericórdia do Barreiro e Nuno Banza, candidato do PSD à pre-sidência da Câmara Municipal do Barreiro.

A Procissão em Honra de Nª Srª do Rosário realizou-se no dia 15 de Agosto, como é tradicional.Foram milhares de pessoas ao longo das ruas do Barreiro velho participaram ou assistiram a este momen-to alto das celebrações religiosas das Festas do Barreiro de 2009.O presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Carlos Humberto, marcou presença neste evento de gran-de tradição para a comunidade barreirense.

Padroeira do Barreiro - Nossa Senhora do Rosário

Procissão encheu as ruasde uma enorme multidão

PerfilAgosto 2009 [3]

Na abertura oficial das Festas do Bar-reiro 2009, a 14 de Agosto, o Presiden-te da Câmara Municipal do Barreiro, Carlos Humberto de Carvalho, referiu que este é um momento de alegria, encontro e convívio entre barreirenses, cidadãos que trabalham no Concelho e visitantes. Na abertura oficial das Festas do Barrei-ro, Carlos Humberto de Carvalho agra-deceu aos trabalhadores que ‘constru-íram’ a Festa, aos agentes económicos que cooperaram no financiamento do certame, às instituições presentes e aos artistas que fazem a animação da ini-ciativa. Carlos Humberto de Carvalho saudou particularmente o Mestre Ma-langatana, conceituado artista moçam-bicano que está a construir uma escul-tura para a Praça da Amizade, junto ao Fórum Barreiro. O Autarca explicou ainda as exposições presentes na Mostra Empresarial e Insti-tucional, promovidas pela CMB, duran-te os dias das Festas, nomeadamente sobre os 150 anos dos Caminhos-de-Ferro no Barreiro, a evolução dos 25 anos de Cidade e o futuro do Concelho.

Acerca da mostra sobre os 150 anos da ferrovia, Carlos Humberto de Carvalho salientou que “quem conheceu o Bar-reiro há 40 ou 50 anos atrás sente um choque de emoções ao ver a mostra”.“Usufruam das Festas e aproveitem para conviver”, referiu o Autarca aos presentes na abertura oficial.

Uma enorme multidãocom Gabriel o Pensador na primeira

noite das Festas

Milhares de pessoas assistiram, no dia 14 de Agosto, a cerca de duas horas de concerto de Gabriel o Pensador. O ra-pper brasileiro animou os barreirenses e os visitantes num espectáculo que in-cluiu velhos e novos êxitos. Na segunda noite das Festas, Sábado, o fado de Camané atraiu igualmente, num espectáculo naturalmente mais calmo, milhares de pessoas junto ao Palco das Marés. No Domingo, dia 16 de Agosto, o pú-blico infantil divertiu-se com o espec-táculo musical e multimédia do grupo Amigos do Peito.

Na abertura oficial das Festas do Barreiro 2009, a 14 de Agosto, o Presidente da Câmara Municipal do Bar-reiro, Carlos Humberto de Carvalho, referiu que este é um momento de alegria, encontro e convívio entre barreirenses, cidadãos que trabalham no Concelho e visitantes.

Carlos Humberto, presidente da Câmara Municipal do Barreiro

“Usufruam das Festas e aproveitem para conviver”. FESTAS DO BARREIRO ATRAÍRAM NO PRIMEIRO FIM-DE-SEMANA MILHARES DE VISITANTES

RegistosAgosto 2009 [4]

Nuno Banza, Administrador-Delegado da S.EnergiaA redução dos custos com a iluminação pública pode atingir valores na ordem dos 30% a 40%

Nuno Banza, Administrador-Delegado da S.Energia - Agên-cia Regional de Energia para os concelhos do Barreiro, Moi-ta, Montijo e Alcochete, subli-nhou que – “a Agência está consolidada tem um conjunto de actividades que estão apro-vadas e está a desenvolvê-las, que são promovidas em vá-rias áreas, desde projectos de edifícios, passando pela for-mação e intervenção ao nível da iluminação pública, assim como matérias relacionadas com mobilidade e reduções de consumo nas frotas das autar-quias.”

Iluminação Públicaé uma prioridade

Na conversa com “Rostos” Nuno Banza, sublinhou que das várias áreas, “existem duas ou três áreas que são relevan-

tes”, no entanto, referiu que, no contexto actual, merece destaque a intervenção que está a ser concretizada ao nível da iluminação pública.“A iluminação pública para nós é uma prioridade por três razões distintas: a primeira é que ela é, efectivamente, um custo directo para as autar-quias. Elas pagam tudo, das instalações dos candeeiros às lâmpadas pagam tudo. A ma-nutenção também é assegura-da pelas autarquias. O custo de exploração, ou seja, o con-sumo de energia é pago pelas autarquias.” - sublinhou Nuno Banza.

Custos de milhões de euros

O Administrador- Delegado da S.Energia, sublinhou que “o custo anual, suportado no conjunto dos quatro municí-

pios, é um custo muito eleva-do, estamos a falar de valores na ordem dos milhões de eu-ros”.Segundo referiu, os valores não andam muito longe dos dois milhões de euros por ano, nos quatro municípios que in-tegram a S.Energia.

Implementação dailuminação LED

“Em função deste custo muito elevado, nós temos andado à procura de soluções que per-mitam, por um lado reduzir os custos, através da redução dos consumos, mas, também, ao mesmo tempo encontrar soluções do ponto de vista tecnológica que permitam au-mentar o tempo médio de vida das iluminarias e ter melhor iluminação.Uma das iniciativas que desen-

volvemos recentemente foi a implementação, ainda com ca-rácter experimental, da ilumi-nação LED. Um projecto novo ao nível da iluminação pública. Em Portugal há meia dúzia de municípios que estão a imple-mentar esta nova tecnologia.” – sublinhou Nuno Banza. De referir que esta experiência já foi implementada em três dos concelhos da Agência – Moita, Barreiro e Alcochete – devendo avançar também no Montijo, dentro de breve pra-zo.

Mais conforto e segurança

Segundo Nuno Banza, estas experiências estão a ser mo-nitorizadas, em termos de consumo, mas, em termos de “conforto e necessidades de iluminação, há resultados po-sitivos”.Sublinha o Administrador da S.Energia que, nas zonas onde estas experiências de ilumina-ção estão a ser testadas, - “a sensação de segurança está muito diferente e muito me-lhor”. Refere Nuno Banza que, nestas ruas de iluminação LED, é pos-sível ter a percepção de todas as cores, permitindo à distân-cia o reconhecimento facial, situação que normalmente a actual iluminação não permite.“As pessoas estão muito satis-feitas” – sublinha Nuno Banza.

Implementar aregulação de fluxos

Por outro lado, o Administra-dor-Delegado da S.Energia, referiu que – “estamos a traba-lhar com a EDP e com a ISET, na implementação da regula-ção de fluxos”.O objectivo desta acção visa evitar que a iluminação públi-

ca esteja a funcionar em locais e períodos que, quer pelas actividades da zona, quer por outras razões, não se justifica a iluminação pública na sua to-talidade.Nuno Banza, deu o exemplo do Parque da Cidade que estando encerrado durante a noite não se justifica que mantenha na totalidade a sua iluminação.“O objectivo é nestes locais, onde não circulam pessoas, nem há actividades, reduzir a iluminação ao necessário para a sua utilização, reduzindo significativamente os consu-mos. Isto permite reduzir os custos financeiros, sem perder qualidade” – sublinhou Nuno Banza, acrescentando que – “a redução dos custos podem atingir valores na ordem dos 30% a 40%. É muito dinheiro. Os períodos de retorno podem atingir os cinco anos com pe-ríodos.”

Relevante emtermos de ambiente

Segundo Nuno Banza, quer a implementação de LED, quer a regulação de fluxos, assim como a introdução de siste-mas de telegestão, para além das poupanças permite uma melhor gestão da rede de ilu-minação, ponto a ponto.“Todas estas medidas têm um significado relevante em ter-mos de ambiente, dado que do ponto de vista de redução do consumo é na ordem dos milhões de euros, isto, de fac-to, dá para entender o que sig-nifica de poupança de energia. Estamos a poupar. Estamos a melhorar a qualidade de ilumi-nação e contribuir para a redu-ção de CO 2 ” – sublinha Nuno Banza.

PUB

RegistosAgosto 2009 [5]

S.energia marca presença na MEI Contribuir para uma maior eficiência energética nos concelhos do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete

BAIRROS SOCIAIS DO CONCELHO DO BARREIRO

Distribuição de lâmpadas economizadoras

No decorrer das Festas do Barreiro, na MEI – Mostra Empresarial e Institucional, pode visitar o standa da S.energia - Agência Regional de Energia para os con-celhos do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete.A S.energia tem por missão promover e desenvolver actividades que contribuam para uma maior efici-ência energética e uma maior utilização de recursos energéticos endógenos nos concelhos do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete.A S.energia é uma associação privada sem fins lucra-tivos que tem por objectivo contribuir para a eficiên-cia energética, o melhor aproveitamento dos recur-sos energéticos endógenos e a gestão ambiental na interface com a energia, tendo em vista a promoção

de um desenvolvimento local sustentável. Para a con-cretização das metas estabelecidas, a S.energia con-sidera imprescindível envolver os principais decisores políticos, os agentes económicos e todos os cidadãos em geral. Este projecto envolve mais três agências de energia congéneres de Itália, Malta e Roménia, e é apoiado pelo Programa “Energia Inteligente – Europa” finan-ciado pela Comissão Europeia, pretendendo também divulgar as actividades de investigação, cooperação e novas áreas de intervenção, em que esta venha a estar envolvida, nomeadamente pela participação em outros Projectos Europeus.

Quinta da Mina, Bairro Alves Redol, Bairro das Pal-meiras e Barreiro Antigo foram os locais onde no dia 29 de Julho, foram distribuídas cerca de 2.400 lâm-padas economizadoras. Porta a porta ou em pontos específicos foram abrangidas cerca de 600 habitações destes bairros sociais do Concelho do Barreiro. Esta iniciativa foi promovida pela ADENE – Agência para a Energia e pela EDP, com o apoio da S.energia – Agên-cia Regional de Energia para os Concelhos do Barrei-ro, Moita, Montijo e Alcochete e da Câmara Munici-pal do Barreiro.Cada agregado familiar recebeu gratuitamente qua-

tro lâmpadas fluorescentes e um guia de boas prá-ticas de consumo de energia eléctrica. A acção teve como principal objectivo trocar lâmpadas incandes-centes (tradicionais) por lâmpadas fluorescentes compactas (economizadoras), que irão contribuir em grande escala para a redução do consumo de energia eléctrica destinado à iluminação residencial.Na iniciativa participaram os Vereadores da CMB Re-gina Janeiro (responsável pela Divisão de Acção So-cial) e Bruno Vitorino (responsável pela Divisão de Sustentabilidade Ambiental e Presidente do Conselho de Administração da S.energia).

«RUA LED» no Barreiro

Iluminação Pública eficiente instaladana Rua Combatentes da Grande Guerra

A inauguração da “Rua LED”, na Rua dos Combaten-tes da Grande Guerra, Freguesia do Barreiro, teve lu-gar no dia 2 de Julho, e contou com a presença dos vereadores da Câmara Municipal do Barreiro Bruno Vitorino (Divisão de Sustentabilidade Ambiental e Presidência da Agência S.energia - Agência Regio-nal de Energia para os Concelhos do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete) e Sofia Martins (Departamento

do Ambiente e Serviços Urbanos). Esta iniciativa, promovida pela S.energia, abrange igualmente os Concelhos da Moita e Alcochete e visa a procura de soluções tecnológicas que permi-tam aos municípios substituírem as actuais fontes de luz por equipamentos mais eficientes.Este projecto da S.energia visa a implementação de uma nova tecnologia na iluminação do espaço pú-blico, através da instalação de luminárias LED – solu-ção tecnológica que apresenta diversas vantagens – em artérias escolhidas em cada um dos Municípios.

Estão iluminados, com pontos de luz recorrendo à tecnologia LED, os seguintes arruamentos:

- Rua dos Combatentes da Grande Guerra, Barreiro -12 Luminárias (duas delas num pequeno troço da Rua Joaquim da Silva Simplício)- Rua Augusto Gil, Moita – 12 Luminárias- Rua Cerradinho da Praia, Alcochete – 10 Luminá-riasEsta solução visa alcançar níveis de eficiência ener-

gética e de qualidade de iluminação superiores aos actualmente existentes, reduzindo os custos opera-cionais associados a toda a infra-estrutura e o con-sumo em cerca de 60%. A iniciativa insere-se numa proposta da empresa EnergiaViva, a nível nacional, com vista à inaugura-ção de 30 ruas LED, que teve o pontapé de saída em municípios associados da S. Energia. Este projecto-piloto pretende ainda obter a partici-pação dos munícipes na avaliação da qualidade de iluminação obtida, através do envio das suas opini-ões/sugestões para [email protected].

Sobre a empresa EnergiaViva

Os equipamentos aplicados de marca UrbanLED são produzidos em Portugal pela empresa Exporlux (ac-cionista da EnergiaViva) e resultam de uma parceria de desenvolvimento internacional da empresa por-tuguesa com a Philips Lumileds e Fraen Corporate.Mais informações sobre o projecto podem ser obti-das no site da Agência: www.senergia.pt.

RegistosAgosto 2009 [6]

Olímpicos do Barreiro

Projectam a imagem doBarreiro no país e no mundo

O presidente da Câmara Muni-cipal do Barreiro sublinhou que Álvaro Marinho e Miguel Nunes com a sua actividade desportiva, ao nível da vela, contribuem para consolidar a estratégia de ligação da cidade ao rio.

Carlos Humberto, sublinhou que uma das linhas estratégicas da autarquia é aproximar a cidade dos rios, nomeadamente através da promoção de actividades des-

portivas.O autarca referiu que é impor-tante “diversificar acções que motivem a que a população seja motivada para usufruir dos nos-sos rios”.O apoio ao Clube da Vela do Barreiro e aos atletas olímpicos Álvaro Marinho e Miguel Nunes insere-se na estratégia de aproxi-mar a cidade dos seus rios, sen-do, igualmente, o reconhecimen-to do contributo dado por estes

atletas na projecção do Barreiro, quer ao nível nacional, que ao ní-vel mundial.O presidente da Câmara Munici-pal do Barreiro recordou que Por-tugal e o Barreiro são “marcados por fortes tradições marítimas” desde a época dos descobrimen-tos.

Barreirenses usufruam do rio

Álvaro Marinho, atleta olímpico, salientou que o apoio da Câma-ra Municipal do Barreiro é fun-damental, pois enquanto atletas profissionais da vela, todos os contributos são essenciais para o desenvolvimento.O atleta reconheceu a importân-cia do concelho do Barreiro e Clube de Vela do Barreiro na va-lorização da prática da vela e su-blinhou que é indispensável que, cada vez mais, os “barreirenses usufruam do rio”.

Álvaro Marinho e MiguelNunes são um exemplo

O presidente da Direcção do Clu-be de Vela do Barreiro, Romão, salientou que para o clube e para os jovens que praticam a vela é importante que Álvaro Marinho

e Miguel Nunes estejam ligados ao clube e representem o clube – “são um exemplo”.“Esperemos que amanhã surjam mais Álvaros e Migueis a repre-sentar o Barreiro e o Clube de Vela do Barreiro” – salientou.

Apoio anual de15 mil euros até 2012

O protocolo assinado insere-se na vertente desportiva de activida-

des dinamizadas pela autarquia, mais concretamente no Plano de Desenvolvimento Desportivo da Vela no Concelho do Barreiro.O Protocolo atribui um apoio monetário de 15 mil euros anu-ais nos anos de 2009 até 2012, para além de apoios na aquisi-ção dos materiais de promoção, de equipamentos e para o barco, que devem inserir o logótipo do Barreiro e o o nome – “Cidade do Barreiro”.

Foi, na noite de ontem, assinado no Espaço Institucional das Festas do Barreiro o Protocolo entre a Câma-ra Municipal do Barreiro, Clube de Vela do Barreiro, Álvaro Marinho e Miguel Nunes, atletas olímpicos do Barreiro.

Amílcar Romano, PS Barreiro

Partido Socialista está sempre junto aos barreirensesO Partido Socialista do Barreiro está presente na MEI – Mostra Empresarial e Institucional.Amílcar Romano, Presidente da Comissão Política Conce-lhia do Barreiro do Partido Socialista, referiu ao «Rostos» que as Festas do Barreiro - “são um espaço de encontro e reencontro” onde o PS não podia deixar de estar presente porque – “está sempre junto aos barreirenses”.Amílcar Romano, Presidente da Comissão Política Conce-lhia do Barreiro do Partido Socialista, referiu ao «Rostos» que as Festas do Barreiro – “vão tendo um percurso nor-mal, vai-se corrigindo em cada ano que passa, tentando aperfeiçoar, penso que é isso que está a acontecer este ano também, na MEI não me parece que hajam mais pavilhões, mas em termos de distribuição do espaço está mais ou menos equilibrado ”.O líder do Partido Socialista sublinhou que as Festas do Barreiro – “São um espaço de encontro e reencontro, como nós já dizemos há vários anos”.

Tem existido muita curiosidade emrelação à Terceira Travessia do Tejo

Amílcar Romano salientou que a razão que motiva os so-cialistas a marcar presença nas Festas é porque – “O Parti-do Socialista está sempre junto aos barreirenses, quer na festa, quer sem ser na festa, portanto, não podia deixar de se associar a um evento desta natureza”.Sobre a presença do Partido Socialista na MEI – Mostra Empresarial e Institucional, Amílcar Romano, salientou que – “Tem corrido muito bem. Tem existido muita curiosidade, nomeadamente em relação ao painel da Terceira Travessia do Tejo. As pessoas têm recebido com uma atitude normal os documentos de divulgação, que vamos distribuindo. Tem sido normal».O Stand do Partido Socialista pode ser visitado na MEI – Mostra Empresarial e Institucional.

RegistosAgosto 2009 [7]

A vida política “passa” pelas Festas do Barreiro Candidatos da CDU, BE e CDS/PP do Distrito de Setúbal marcaram presença no BarreiroNa noite de ontem, as Festas do Barreiro foram animadas pela presença de candi-datos a deputado nas próximas eleições legislativas e actuais deputados eleitos pelo Círculo Eleitoral de Setúbal na As-sembleia da República: Francisco Lopes, CDU; Fernando Rosas, BE; e Nuno Maga-lhães, CDS/PP.

A CDU percorreu os diversos espaços das Festas do Barreiro – MEI, Espaço

juventude e Artesanato.

As Festas do Barreiro são sempre um ponto de encontro também com as di-versas forças políticas.Na MEI – Mostra Empresarial e Institu-

cional estão presentes PCP/CDU, PS, PSD, BE e CDS/PP.Ontem o dia foi marcado com a visita de candidatos a deputado nas próximas eleições legislativas e actuais deputados eleitos pelo Círculo Eleitoral de Setúbal na Assembleia da República: Francisco Lopes, CDU; Fernando Rosas, BE; e Nuno Magalhães, CDS/PP.A CDU promoveu uma arruada que per-correu diversos espaços das Festas, da

MEI até ao Artesanato e Espaço da Ju-ventude.

Estas festas ganharamum estatuto distrital

Nuno Magalhães, deputado da Assem-bleia da República eleito pelo CDS/ Parti-do Popular e cabeça de lista nas próximas eleições legislativas, referiu ao «Rostos» que tem vindo às Festas do Barreiro, su-blinhando que – “tem havido, apesar de tudo, umas melhorias, mas podia ser ainda mais melhorado, porque estas festas ganharam um estatuto distrital e não só concelhio, mereciam outra loca-lização, mereciam um local igualmente

central, mas que fosse mais adequado para o grande número de pessoas que aqui vem, que são muitas. Estão no centro, ao contrário de Setúbal que as afastaram do centro, e, o Barreiro não cometeu esse erro, mas quer do ponto de vista do local, quer do ponto de vista das condições podiam ser melhoradas.”Nuno Magalhães referiu que as perspec-tivas eleitorais do CDS/PP – “é termos os votos que merecemos, e, eu acho que o

CDS pelo que fez no Parlamento, merece ter pelo menos um, para não dizer dois deputados eleitos no distrito de Setú-bal”.

Uma festa com o Camané está salva

Fernando Rosas, deputado da Assem-bleia da República eleito pelo Bloco de Esquerda e cabeça de lista nas próximas eleições legislativas, referiu ao “Rostos” que tem vindo ao Barreiro nos últimos anos – “este ano têm mais espaço, uma melhor disposição, e um excelente pro-grama musical. Estou a ouvir o Camané, uma feira que trás cá o Camané está sal-va.”

O deputado do Bloco de Esquerda consi-derou que a “festa está boa”, acrescen-tando que o Bloco “está na festa, como todos os outros partidos para marcar presença, para transmitir a mensagem. Está sempre presente e em ano eleitoral, mais ainda se justifica”.Fernando Rosas sublinhou que o Bloco de Esquerda tem como objectivo – “me-ter mais um deputado no distrito de Se-túbal”.

Espaço da festa popularé um espaço da CDU

Francisco Lopes, deputado da Assem-bleia da República eleito pelo Partido Co-munista Português e cabeça de lista nas próximas eleições legislativas, sublinhou ao «Rostos» que – “Já tenho vindo várias vezes às Festas do Barreiro, acho que há uma alteração muito significativa, uma grande abertura de espaço, uma gran-de participação popular (daquilo que foi possível ver), uma participação diversi-ficada de entidades, associações e es-truturas. Registo que há um programa cultural com interesse e uma afirmação das festas numa zona do Barreiro que em si encerra uma ideia de projecto para o futuro, para além de tudo o que neste momento está em obra e planeamento, que é absolutamente excepcional nesta cidade”.Francisco Lopes sublinhou que a CDU está presente nas Festas do Barreiro – “dadas as suas características populares, porque as festas do concelho são festas populares. A CDU e o PCP têm as suas raízes nos trabalhadores e na população, e, este espaço, espaço da festa popular, é um espaço da CDU. A Festa se associa à reflexão, a festa se associa às ideias e ao projecto, às so-luções que são necessárias quer para o Barreiro, quer para o Distrito de Setúbal, quer para o país”.O deputado do PCP sublinhou que a CDU tem como perspectivas nas eleições legislativas – “são positivas, entendemos que vamos avançar com mais votos, com mais deputados, e, mais votos e mais de-putados na CDU é essencial para a defe-sa dos interesses da população do distri-to e para o seu desenvolvimento”.

Olga Paredes, PSD Barreiro

Queremos falar com os barreirensesO PSD – Partido Social Democrata está presente na MEI – Mostra Empresarial e Institucional.Olga Paredes, Presidente da Comissão Política da Secção do Barreiro do Partido Social Democrata, referiu ao «Ros-tos» que – “as Festas do Barreiro deste ano estão bem conseguidas”.A líder dos sociais democratas sublinhou que o PSD marca presença nas Festas do Barreiro, porque – “Pretendemos manter os contactos com a população, falar com as pesso-as, ouvir as pessoas, apresentarmos as nossas ideias. Que-remos falar com os barreirenses.”Olga Paredes, Presidente da Comissão Política da Secção do Barreiro do Partido Social Democrata, referiu ao «Ros-tos» que tem sobre as Festas do Barreiro – “Um olhar de forma positiva, o espaço está muito agradável, foi pensa-do e está cuidado. Nota-se que existiu preocupação em apresentar qualidade às pessoas, e, na minha opinião, apesar do executivo não ser do PSD, é preciso referir que

nem tudo o que os outros fazem está mal. Eu penso que as Festas do Barreiro deste ano estão bem conseguidas”.

A receptividade tem sido muito positiva

A líder dos sociais democratas sublinhou que o PSD marca presença nas Festas do Barreiro, porque – “Pretendemos manter os contactos com a população, falar com as pesso-as, ouvir as pessoas, apresentarmos as nossas ideias. Que-remos falar com os barreirenses.”Olga Paredes sublinhou que a presença do PSD nas Festas – “Está a decorrer muito bem. A receptividade tem sido muito positiva. As pessoas estão próximas do PSD, olham para as fotografias dos nossos candidatos e procuram identificar. Alguns são conhecidos. Noto que identificam o nosso actual vereador Bruno Vitorino, que também é o nosso cabeça de lista à Assembleia Municipal do Barreiro, reconhecem mesmo o trabalho que tem realizado na Câ-

mara Municipal do Barreiro.”“Penso que, de facto, a receptividade tem sido muito boa” – acrescenta a finalizar Olga Paredes, líder do PSD Barreiro. O Stand do PSD está presente na MEI – Mostra Empresarial e Institucional.

Em breve diálogo com “Rostos”, Regina Janeiro, Vereadora da Câmara Mu-nicipal do Barreiro, res-ponsável pelas Festas do Barreiro e MEI – Mostra Empresarial e Institucional, sublinhou que, não sendo juiz em causa própria – “o meu balanço pessoal é francamente positivo”.

Regina Janeiro, no entanto, referiu que mais que a sua opinião o importante é sen-tir a opinião daqueles que são os destinatários das Fes-tas – “tem sido a população que visita as festas que tem comentado comigo, emitin-do as suas opiniões, sobre os diferentes espaços das festas, reconhecendo que as Festas sofreram um salto qualitati-vo”.Refere a autarca que exis-tem comentários positivos sobre o arraial, a iluminação da Igreja de Nª Srª do Ro-sário, assim como a boa or-ganização dos espaços das Tasquinhas, do Artesanato, Espaço da Juventude e da MEI – Mostra Empresarial e Institucional.

Tenho recebido referências muito positivas

“Tenho recebido referências muito positivas sobre o espa-ço da Mostra Empresarial” – sublinha a autarca, acrescen-tando ainda que – “o Espaço da Juventude ganhou uma maior dimensão com refe-rência para a presença dos desportos radicais”.“Mais que a minha opinião pessoal de avaliação das fes-tas, que há um ano ando a trabalhar nas Festas, tem sido de facto a opinião de

quem nos visita e de quem participa nas festas, que nos transmitem as suas opiniões positivas” – sublinhou Regina Janeiro.

Uma referênciapara a região

Regina Janeiro, sobre o mo-delo de Festas do Barreiro, considera que “ainda é possí-vel fazer melhor, por isso es-tamos a avaliar, mas, de facto poderemos estar a chegar a um modelo já consolidado, apostando no seu melhora-mento e na valorização da sua qualidade”.Segundo a autarca as Festas do Barreiro já transcendem o concelho do Barreiro e afir-ma-se como uma referência para a região.A vereadora da Câmara Mu-nicipal do Barreiro, responsá-vel pelas Festas do Barreiro, sublinhou o nível dos espec-táculos que animam as Fes-tas, assim como a existência de três palcos, com espectá-culos diferenciados, para pú-blico de diferentes opções e escalões etários.Regina Janeiro salientou que as Festas do Barreiro têm um programa de uma “grande dimensão cultural”.

Têm sido muitosos visitantes

Regina Janeiro, sublinhou que não estando a ser conta-bilizado o número de visitan-tes das Festas, é evidente que tem sido grande a quantida-de de pessoas que visitam as festas e a MEI.“Posso referir que tem esta-do muito, mesmo muito pú-blico, quer nos espectáculos, quer nos vários recintos das festas” – salientou a autarca.

Entrada nas Festasnum “túnel”

Regina Janeiro, sublinhou que no âmbito da programa-ção das Festas tem sido dada uma atenção especial ao tema das festas as comemo-rações dos 150 anos dos Ca-minhos de Ferro no Barreiro.Recordou que a entrada das festas são marcadas por um “túnel de comboio”, assim

como a exposição de “gran-de qualidade” que assinalam a efeméride, no espaço da MEI.“No Espaço da Criança todas as brincadeiras têm como tema os 150 anos dos cami-nhos de Ferro no Barreiro” – sublinhou.

Assistir a bons espectáculos

“Até ao final vai continuar a programação, proporcio-nando aos barreirenses que estão cá no mês de Agosto, assistirem a bons espectácu-los.” – referiu Regina Janeiro.Referiu que são muitas as iniciativas que vão decorrer, quer no Espaço Juventude, que noutros espaços das festas, e, salientou que vão ser assinados protocolos de cooperação com um Grupo de Jovens da SFAL, na área audiovisual e com o Grupo Teatro PROJÉCTOR.“As Festas vão continuar com muito público e com muita animação cultural” – subli-nhou Regina Janeiro.

PUB

LimiteAgosto 2009 [8]

Regina Janeiro, Vereadora da Câmara Municipal do Barreiro

Festas do Barreiro têm um programa de grande dimensão cultural