Pag Para Ijuhy Internet

20
CMYK O REPÓRTER Ano 2 - Nº 129 IJUÍ, QUARTA-FEIRA, 1º DE JULHO DE 2009 R$ 1,50 Geral 8 Política 4 Prefeitura vai investir recursos na compra de máquinas Secretariado não deve mudar até o fim de 2009 Meio Ambiente 16 Comunidade do Itaí ganha Trilha Ecológica As falhas de atendimento nos órgãos públicos Geral 18 O drama de quem precisa de consultas especializadas pelo SUS Geral 9 Osvaldo Aranha implanta escadaria de acesso à Cotrijui Bairro 5 Albergue mantém lotação estável Policia 19

Transcript of Pag Para Ijuhy Internet

Page 1: Pag Para Ijuhy Internet

CMYK

O REPÓRTERAno 2 - Nº 129 IJUÍ, QUARTA-FEIRA, 1º DE JULHO DE 2009 R$ 1,50

Geral 8Política 4

Prefeitura vaiinvestir recursosna compra demáquinas

Secretariadonão devemudar até ofim de 2009

Meio Ambiente 16

Comunidadedo Itaí ganhaTrilhaEcológica

As falhas de atendimentonos órgãos públicos

Geral 18

O drama de quem precisa deconsultas especializadas pelo SUS

Geral 9

OsvaldoAranhaimplantaescadariade acessoà Cotrijui Bairro 5

Alberguemantém lotaçãoestávelPolicia 19

Page 2: Pag Para Ijuhy Internet

E.L. Mânica e Cia Ltda.CNPJ: 09.475.474/000164

Av. David José Martins, 1356 - Ijuí - RS - CEP.: 98700-000

Diretor Administrativo:Enzo Luis Mânica

Editor Chefe:Sandro Silvello

O REPÓRTER Impressão:

E.L. Mânica e Cia Ltda.

REDAÇÃOEnvie sugestões, comentários, críticas edúvidas para a redação pelo [email protected]; parao endereço Av. David José Martins, 1356,CEP 98700-000, Ijuí, RS; ou pelo telefone(55) 3332 5985.Telefone geral: (55) 3332 2000

Os artigos publica-dos com assinaturanão traduzem ne-cessariamente aopinião do jornal esão de inteira res-ponsabilidade deseus autores.

PARA ANUNCIAREscreva para [email protected] ou pelo telefone (55) 3333 7426.

PARA ASSINARPara receber o jornal O REPÓRTER emcasa ligue para (55) 3333 7426

• BIG MERCADO

• BIOFARMA CENTRO

• BIOFARMA IMIGRANTES

• BIOFARMA MATRIZ

• COTRIJUI

• FARMÁCIA MODELO

• FARMÁCIA SÃO LUCAS

• FRANGOS IJUÍ

• FRUTEIRA SANTA FÉ

• LIVRARIA PROGRESSO

• LOTÉRICA TIO PATINHAS

• MERCADO CARDOSO

• MERCADO PONTO ECONÔMICO

• MERCADO TIA LUCINDA

• PADARIA DAMIÃO

• PADARIA LA BAGETI

• POSTO BURMANN

• POSTO DO GANSO

• POSTO TIGRÃO

• QUIOSQUE

• SAGA VIDEO

LOCADORA (Ajuricaba)

• POSTO STADLER (Ajuricaba)

• COTRIJUI (Augusto Pestana)

• MERCADO E AÇOUGUE

AOZANI (Bozano)

• CASA COLONIAL SABOR E SAÚDE

PONTOS DE VENDAJORNAL O REPÓRTER

2 O REPÓRTER QUARTA-FEIRA, 1º de julho de 2009O REPÓRTER

PC do B define data de encontro municipalO PCdoB de Ijuí realizou encontro sábado, conforme informa-

ção prestada pelo presidente, Junior Piaia. Ele destaca que o ob-jetivo do encontro foi definir a data da Conferência Municipal,que vai ocorrer no dia 12 de setembro. Na oportunidade, ocorrea escolha da nova comissão diretiva do partido. Piaia confirmou,ainda, a participação de filiados no seminário estadual do PCdoB,que ocorre nos dias 11 e 12 de julho , em Porto Alegre. O encon-tro do diretório local do partido também permitiu, conforme Pi-aia, o debate em torno de possíveis nomes de candidatos a elei-ção do próximo ano. Piaia reiterou o objetivo de que ‘a regiãotenha um candidato à assembleia legislativa”.

Vacinação contra paralisia atingeresultado esperado

Terminou sexta-feira a primeira etapa da campanha de vacina-ção contra a paralisia infantil. A campanha se prolongou duran-te toda a semana passada, por decisão da secretaria desaúde.Conforme dados da coordenadora das campanhas de Imu-nização da secretaria da saúde, Silvia Wassermann foram vaci-nadas 4.716 crianças, de zero a cinco anos, correspondendo aum total de 95,2% das 4.949 crianças que deveriam receber avacina. A segunda etapa ocorre no dia 22 de agosto.

Sinaleira da 13 de Maio passa a ser 4 temposA partir de hoje a Coordenadoria de Trânsito começa a fazer um

teste na sinaleira do cruzamento das ruas Coronel Dico com 13 deMaio. A confirmação é do coordenador Ubiratan Erthal. Segundoele, a sinaleira, até sexta-feira, vai funcionar a quatro tempos. Ocoordenador acentua que vai ser feito um estudo sobre a viabili-dade de se fazer a alteração. “Vamos verificar se vai ocorrer maiorfluidez do trãnsito com esta alteração”, comentou o coordenador,acrescentando que o objetivo é melhorar o fluxo na Ernesto Alvescom a 13 de Maio e Albino Brendler, com 13 de Maio.

Programa Inverno Gaúcho atende em doispontos da cidade

Secretaria divulga novos cursosprofissionalizantes

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, em parce-ria com o Senac, irá oferecer vários cursos profissionalizantesnos meses de julho e agosto. O primeiro deles é Informática parao Idoso, que terá 54 horas de duração e inicia-se na próximasegunda-feira, dia 6.Cronograma de cursos: 06/07/09 – Informáti-ca para o Idoso: 54 horas; 27/07/09 – Cuidador de Idoso: 80 ho-ras; 03/08/09 – Operador de supermercado: 70 horas; 24/08/09 –Informática Básica: 72 horas – 18 alunos; 14/09/08 - InformáticaBásica: 72 horas – 36 alunos.

“Processo seletivo externo demostra oxigenação”,diz presidente da Emater/RS-Ascar

O processo seletivo externoda Emater/RS-Ascar, realizadono fim-de-semana, não alterouapenas a rotina dos 13.654 can-didatos que compareceramaos locais das provas – dos17.371 inscritos, houve 3.717abstenções, equivalente a21.39%. O presidente da empre-sa, Mário Ribas do Nascimen-to, também acordou cedo parachegar a Ijuí, uma das cinco ci-dades onde foram realizadasprovas, para dar apoio aos as-pirantes a cargos de nível mé-dio, técnico e superior. “A ofer-ta de vagas demonstra que háoxigenação na nossa estrutura,imprescindível para termosuma extensão rural forte, ca-paz de atender demandas porprodução de alimentos e áre-as como bionergia”, disse Nas-cimento.

Acompanhado do gerente-adjunto da Emater/RS-Ascar deIjuí, Peri Osmar Korb, Nasci-mento circulou pelos corredo-

res do Campus da Unijuí e con-versou com vários candidatosque iam saindo das salas-de-aula com a prova elaboradapela empresa Objetiva Concur-sos e Assessoria de Porto Ale-gre embaixo do braço. “Asquestões estavam fáceis, penaque faltou um pouco de estu-do”, disse a candidata GláuciaModesti.

Além de Ijuí, as cidades de

Pelotas, Passo Fundo, SantaMaria e Porto Alegre tambémrealizaram provas no sábado àtarde, para o cargo de assisten-te administrativo, e no domin-go para cargos de nível médio,técnico e superior. Os candida-tos que obtiverem 50% ou maisna nota final da prova escritaestarão habilitados à etapa se-guinte que é a Avaliação Psico-lógica.

Aci representada em congresso daFederasul

O 7º Congresso das Entidades Filiadas à Federasul aconteceunos dias 26 e 27 de junho, em Gramado. O presidente da ACI,Rubem Härter e o diretor executivo da entidade, Romeu Etgetonparticiparam do evento, que debateu, entre outros assuntos, odéficit fiscal do Rio Grande do Sul. Nesta edição, o evento tevecomo tema os “Caminhos para o crescimento”.

O risco da volta do déficit público em 2009 foi o alerta feitopelo presidente da Federasul, José Paulo Dornelles Cairoli, noencerramento do Congresso. Diante da ameaça já percebida atra-vés do menor desempenho na arrecadação do ICMS nos primei-ros cinco meses do ano, Cairoli pediu rigor no controle dos gas-tos públicos principalmente na concessão de reajustes salariaise afirmou que o governo não pode ceder ao assédio dos pode-res sobre o orçamento público. O encontro reuniu mais de 300líderes empresariais do Estado e debateu, durante dois dias, oscaminhos para crescimento.

Saiu o sorteio da Mensalidade Premiada no Ceap referente aomês de junho (mensalidade de maio). Desta vez os contempla-dos foram as famílias da aluna Debora Protti Basso, do 4º ano doEnsino Fundamental e do aluno Bruno Rigon Beilfuss, do 1º anodo Ensino Fundamental. Débora levou para casa um MP 4, en-quanto Bruno recebeu o Pen Drive.

Novos ganhadores daMensalidade Premiada

A partir do Programa Inverno Gaúcho os ijuienses estão rece-bendo atendimento diferenciado no Posto Central e no CentroSocial Urbano. Médico, enfermeira e auxiliar de saúde fazem oatendimento de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h e aos sába-dos e domingos das 18h às 21h, sendo que nos finais de semanao atendimento é específico para casos de doenças respiratórias.

Page 3: Pag Para Ijuhy Internet

O REPÓRTER 3QUARTA-FEIRA, 1º de julho de 2009 O REPÓRTER

Redução de IPI é prorrogadaO decreto que prorroga por mais três meses a redução do Im-

posto sobre Produtos Industrializados (IPI) de automóveis estáno Diário Oficial da União de ontem. Depois desse prazo, o retor-no da taxação será gradual. Os caminhões ficam isentos do im-posto até 31 de dezembro.

Os eletrodomésticos da chamada linha branca (geladeiras, fo-gões e máquinas de lavar) ficarão livres do IPI até 31 de outubro.Além disso, foi prorrogada a desoneração de PIS Cofins de mo-tos até setembro e do trigo, da farinha e do pão francês por mais18 meses. No caso do material de construção, a prorrogação foipor seis meses. Para máquinas e equipamentos destinados à in-dústria, a redução do IPI alcança 70 itens.

Grupo vocal Tev un Man da Letônia fazapresentação em Ijuí

O Centro Cultural Regional Leto promove neste domingo (05)uma apresentação do grupo vocal Tev un Man (Para você e paramim). O grupo foi fundado em 1996, na cidade de Liepaja, quefica às margens do Mar Báltico, na Letônia. A apresentação seráno Auditório do Ceap, a partir das 19:30 horas. O evento terátambém a participação dos grupos de danças Staburags e Jau-trais Paris.

Tev un Man - O objetivo do grupo é promover o estudo de can-to de músicas tradicionais, folclóricas e populares daLetônia entre crianças, jovens e adultos. A primeiraapresentação do grupo foi com a orquestra sinfônica de Liepaja.Durante doze anos de trabalho o grupo vocal conquistou váriosméritos e participou de festivais e concursos. As turnês do gru-po foram realizadas na Espanha, França, Alemanha e Hungria.Neste ano o grupo vocal está em turnê no Brasil.

Apresentações - O grupo realiza espetáculos em cidades queexistem colônias letas, como é o caso de Ijuí. A regente IgetaGaike nasceu em 1969 na Letônia, tem curso de magistério pelaAcademia de Música e vários outros pelo Instituto Moreno naLetônia. Além de solista, apresenta suas próprias canções e jáse apresentou em vários concursos internacionais na Europa.Os ingressos estão sendo vendidos na secretaria do Ceap e daUnião das Etnias de Ijuí.

Registrado caso de incêndio

Mais um registro policial de incêndio em residência foi comu-nicado no centro de operações. O fato ocorreu no final da tardede segunda-feira na Rua Francisco Sperotto, no Bairro Jardim. Acasa, que era de madeira, foi totalmente destruída pelo incên-dio. Segundo consta no registro policial, o autor do incêndio foiAntonio Gilberto Soares Banziel. Conforme o registro policial, arazão que levou ele a cometer o crime teria sido um desentendi-mento com o seu irmão.

A Unijuí e a Prefeitura Municipal de Ijuí realizaram na manhã desta terça-feira, 30 de junho,evento para oficializar a liberação de recursos de Emenda Parlamentar da Bancada Gaúcha,obtidos junto ao Ministério da Ciência e Tecnologia, e que irão beneficiar a Incubadora deEmpresas do Pólo Tecnológico do Noroeste Gaúcho (IPTEC) e o Centro de Inovação Tecnológi-ca de Saúde Animal.

Os recursos aprovados totalizam um montante de R$ 2 milhões e 778 mil, a serem aplicadosna qualificação das estruturas físicas do Pólo Tecnológico e do Centro de Saúde Animal. Destemontante de recursos, R$ 1,5 milhão se destina à Incubadora de Empresas e Pólo Tecnológico,e R$ 1,2 milhão ao Centro de Inovação Tecnológica de Saúde Animal. Este Centro deverá serinstalado junto ao Hospital Veterinário da Unijuí, cujas obras tiveram início há pouco mais deduas semanas. Já o Pólo Tecnológico do Noroeste Gaúcho está constituído desde 2005, promo-vendo ações voltadas ao desenvolvimento tecnológico da Região Noroeste.

O Reitor da UNIJUÍ, Gilmar Bedin, juntamente com o Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisae Extensão, Telmo Frantz, participaram do evento e destacaram, em seus discursos, a impor-tância da obtenção destes recursos para o desenvolvimento do município e região através dainovação e tecnologia. Sandra Albarello, gerente da AGIT, agradeceu o empenho de todas asinstâncias e pessoas envolvidas para a aquisição destes recursos. Pelo Executivo Municipalestavam presentes o Prefeito Fioravante Ballin e o Vice-Prefeito Ubirajara Teixeira. Tambémparticiparam secretários municipais e o vereador Daniel Perondi, além da imprensa local.

Nesta quinta-feira, 2 de julho,a Ordem dos Advogados doBrasil 23ª Subseção de Ijuí, es-tará promovendo no municípioo projeto estadual ‘OAB vai àEscola’. Segundo a advogadaLuciene Friedrich, integrante daComissão Especial da MulherAdvogada, o objetivo do proje-to é levar orientações sobre ci-dadania à comunidade escolar.

As ações do Projeto OAB vaià Escola serão promovidas den-tro das atividades do ProgramaEscola Aberta para a Cidadania.

O presidente da OAB/RS,Cláudio Lamachia, falou sobrea importância dos diferentessegmentos da sociedade parti-ciparem de trabalhos que con-tribuam com a cidadania e oaprimoramento das relaçõessociais. Lamachia afirmou quepor onde a direção da Ordemdos Advogados passa as comunidades solicitam arealização do Projeto OAB vai à Escola. “Em cadacomunidade que visitamos no interior do Estadoo projeto é solicitado”, contou.

“OAB vai à Escola” realiza atividades em Ijuí

Pólo Tecnológico e Centro de Saúde Animal recebem R$ 2,7milhões para qualificação de estrutura

O projeto em Ijuí será realizado no EdifícioHass Center, sala 22, a partir das 14h. O even-to será aberto à comunidade escolar do muni-cípio.

Page 4: Pag Para Ijuhy Internet

4 O REPÓRTER POLÍTICA QUARTA-FEIRA, 1º de julho de 2009

O prefeito de Ijuí, Fiora-vante Ballin vai reuniros representantes dos

meios de comunicação quinta-

Prefeito anuncia prestação decontas do primeiro semestreO prefeito FioravanteBallin reúne amanhãrepresentantes dosórgãos de comunicaçãopara fazer apresentaçãodo que foi desenvolvidonos seis primeiros mesesda administração

Ballin diz que ainda é prematuro se fazer qualquer projeção sobre mudanças no secretariado

feira, a partir das 8h, para umaavaliação dos seis primeirosmeses de sua administração,ao lado do vice, Ubirajara Tei-xeira. O prefeito disse que “pre-tende fazer uma avaliação dosprimeiros seis meses, bemcomo projetar ações que ve-nham a ser desenvolvidas atéo final do ano”.

Questionado sobre possí-veis mudanças, nos assessoresde primeiro e segundo escalão,Ballin disse que “ainda é cedopara se falar em qualquer tipode alteração”. O prefeito acres-centa que qualquer alteraçãoserá feita a partir das avalições

que necessariamente vão ocor-rer nos diferentes setores,como secretarias, coordenado-rias e outros órgãos da admi-nistração direta e indireta.

“Estamos reavaliando a es-trutura da prefeitura”, comen-tou Ballin, acrescentando quepara se falar em troca de secre-tários ou coordenadores serápreciso ter um diagnóstico pro-fundo sobre a situação da pre-feitura. Ballin comenta, no en-tanto, que “em qualquer admi-nistração é preciso se corrigirrotas, efetuando uma reorien-tação do que foi inicialmenteestabelecido”.

Entidades nacionais e esta-duais de aposentados estãointensificando a pressão naCâmara dos Deputados para avotação do Projeto de Lei nº001/2007, do senador PauloPaim (PT-RS), que estabelecea correção das aposentadori-as de acordo com o saláriomínimo. O deputado DarcisioPerondi (RS), vice-líder doPMDB na Câmara, que levouos aposentados para a audiên-cia com Temer, afirmou que oProjeto de Lei ainda não foi vo-tado porque a liderança doGoverno não deixou a matériaser colocada na pauta. Ele re-comendou que todos os apo-sentados façam pressão juntoao líder do Governo, o depu-tado Henrique Fontana, quetambém é gaúcho, e junto aoslíderes partidários. “O presi-dente Michel Temer continuacomprometido com os aposentados e se nãohouver acordo de líderes, ele prometeu co-locar a matéria na pauta”, disse Perondi.

“O Governo é forte, mas os aposentados,mobilizados, podem ser mais fortes ainda”,afirmou Perondi. O parlamentar recomen-dou que a categoria organize um trabalhoforte de convencimento, visitando cada de-putado, telefonando ou enviando telegra-mas, cartas e e-mails.

Outro Projeto importante para os aposen-tados, o PL 4.434/2008, que cria um índicede correção previdenciária para garantir oreajuste dos benefícios da previdência deacordo com o aumento do valor mínimopago pelo Regime Geral da Previdência So-cial, já foi aprovado pela Comissão de Se-guridade Social e Família da Câmara. O tex-to mantém uma paridade constante entreo valor das aposentadorias e o número de

Perondi auxilia na pressão paravotação de projetos de aposentados

salários mínimos que representavam os be-nefícios na data de sua concessão. A pro-posta estabelece uma regra de transição decinco anos até que a proporção entre be-nefício e valor mínimo seja totalmente re-cuperada.

Um terceiro Projeto do senador PauloPaim, o PL 3.299/2008, ainda tramita nas Co-missões Técnicas da Câmara. Ele acaba como chamado Fator Previdenciário, que calcu-la o valor das aposentadorias com base naidade e no tempo de contribuição. Essa sis-temática reduz o valor dos benefícios. Se-gundo o deputado Darcísio Perondi, quemse aposenta cedo chega a perder até 40%do benefício, dependendo da idade e do tem-po de contribuição. “Precisamos corrigiressa injustiça que vem sendo cometida comaqueles que já trabalharam e contribuíramcom a Nação”, afirmou Perondi.

Cerca de duzentos filiados do Par-tido dos Trabalhadores comparece-ram na tarde de sábado, dia 27 dejunho, à sede partidária para acom-panhar a escolha dos delegados queirão escolher um dos três candida-tos ao Governo Estadual. Os filiadospuderam se inscrever para teremdireito a voto das 9h às 13h30 des-te sábado, quando foi encerrada ainscrição. Acabaram se credencian-do 182 filiados que foram arregimen-tados pelas três correntes que dis-putam com seu candidato a indica-ção estadual. Destes 182 filiados quetinham direito a voto, comparece-ram 168 petistas à sede partidáriaàs 17h, quando iniciou a votaçãopara a escolha dos delegados.

Antes da votação, as três corren-tes puderam apresentar aos presen-tes as ideias que seus candidatos de-fendem. Embora tivesse sido deli-berado que a votação seria atravésdos crachás erguidos pelos filiados,a direção do partido, de comumacordo com as três correntes , op-tou por fazer a votação através deurnas. Desta forma, colocaram-se àdisposição dos partidários três ur-nas cada qual com o nome docandidato.Às 17h05 começou a vo-tação quando em fila os presentespassavam em frente das três urnasdepositando o crachá na urna docandidato escolhido. Feita a vota-ção, o Presidente Áureo Cornelli,auxiliado pela Secretária RosmariBogo, fez a apuração com a presen-ça de representantes das três cor-rentes.

O resultado foi o seguinte: AdãoVilaverde – 2 votos ; Ari Vanazzi –79 votos ;Tarso Genro – 87 votosCom os votos dos respectivos can-

PT realiza encontro e definedelegados para encontro estadual

didatos, a direção calculou a propor-ção de quantos delegados cada cor-rente conquistou. O candidato Tar-so Genro fez 6 delegados; Ari Vanaz-zi fez também 6 delegados e AdãoVilaverde não conseguiu fazer ne-nhum delegado. Após a promulga-ção dos resultados da votação cadatendência fez-se a sua interpretaçãopolítica. O Coordenador de Habita-ção de Ijuí, João Pedro Fagundes,atestou que “o resultado mostra oequilíbrio de forças da corrente ‘Ar-ticulação de Esquerda’ com a cor-rente do ‘PT Amplo e Democrático’,o que ficou atestado na conquistade 6 delegados cada um”. João Pe-dro acredita que no segundo turnoda votação na Plenária do dia 19 dejulho, em Porto Alegre, a correntede Adão Vilaverde deverá apoiar aAri Vanazzi, possibilitando a vitóriado seu candidato para concorrer aoGoverno Estadual. O Vereador Ser-gio Pires por sua vez também cha-mou a atenção para o equilíbrio deforças entre as duas principais cor-rentes aqui em Ijuí. Mas ele acreditaque mesmo que Adão Vilaverde ve-nha a somar forças com Ari Vanazzino segundo turno da Plenária, “ain-da assim o Ministro Tarso Genro vaiganhar a indicação”, enfatiza. Piresacredita que o resultado que foi es-tampado em ijuí também se refleteem nível estadual. “Mesmo que osdelegados de Adão Vilaverde vierema apoiar o candidato Ari Vanazzi, ain-da assim Tarso vai ganhar a indica-ção”, afirma ele, confiante na vitóriado Ministro. Os 6 delegados quecada corrente conquistou serão es-colhidos internamente e serão estesque irão representar o município deIjuí na Plenária Estadual.

Perondi diz que Projeto não foi votado porque governo não colocou matéria em pauta

Page 5: Pag Para Ijuhy Internet

CMYK

O REPÓRTER 5QUARTA-FEIRA, 1º de julho de 2009 BAIRRO

A partir de iniciativa dacomunidade do BairroOsvaldo Aranha, foi

possível se construir umaescada de 20 degraus, quepermite agora um acesso se-guro dos moradores daquelenúcleo até a Cotrijui. A infor-mação é do presidente da As-sociação de Moradores da-quele núcleo, Aldair Cosse-tin, acrescentando que a es-cadaria construída permiteque os moradores não te-nham mais que passar no

Diretoria do Osvaldo Aranha constroi escadariaO presidente daAssociação deMoradores, AldairCossetin confirma que aescadaria era necessáriapara que o acesso àCotrijui fosse facilitado

Escadaria que liga o Osvaldo Aranha, nas proximidades dos trilhos, à Cotrijui, ocorreu com recursos da comunidade

A União das Associações deBairros de Ijuí vai acompanharuma série de eleições progra-madas para os meses de julhoe agosto, conforme informaçãodo presidente Cesar Amaral.No dia 12 de julho, ocorre en-tre 9h e 11h, eleição no BairroColonial; dia 19 de julho, emlocal a ser definido, eleição noBairro Hamastrom; dia 26 dejulho, no Bairro Lambari, nasede.

Estava prevista, na série de

Uabi define calendário de eleiçõeseleições, para o dia 2 de agos-to, entre 9h e 11h, no BairroMorada do Sol, na Escola Car-los Zimpel. Cesar Amaral enfa-tiza que os interessados emconcorrer deverão procurar opresidente do Bairro ou aUABI,na sala dos conselhosjunto à Secretaria Municipal deDesenvolvimento Social, naRua Álvaro Chaves, nº 254 e de-verão apresentar a chapa cin-co dias antes da eleição, nasala dos conselhos.

Formandos de curso de Pedreiro sãocontratados pela prefeitura

Formandos do curso de Pedreiro serão contratados pela prefeitura de Ijuí

Ocorreu na segunda-feiraa Entrega de Diplomas doCurso de Pedreiro, em Ijuí.A programação contou coma presença do Prefeito Fio-ravante Ballim e do diretordo Senai Ijuí, Marcos Hen-ckes, da secretária munici-pal de desenvolvimento so-cial, Neiva Agnoletto e doDelegado Regional, João Re-nato Toniazzo.

Foram diplomados 7 alu-nos no curso com duraçãode 160 horas com a forma-tura de 2 mulheres e de 5homens. A secretária de de-senvolvimento social, NeivaAgnoletto, confirmou queos sete formandos serãopara uma frente de trabalhoque vai ser desenvolvidaem Ijuí pela administraçãomunicipal.

meio do mato e enfrentarproblemas de sujeira em diasde chuva.

“Trata-se de um investimen-to que foi feito exclusivamen-te com recursos da comuni-dade”, revelou Cossetin,acrescentando que o materi-al, como areia, cimento e tijo-los foi resultado do trabalhocomunitário. Ele acrescentaque falta apenas a colocaçãode corrimão, para que a pas-sagem do Osvaldo Aranha atéa Cotrijui, antes dos trilhos daAmérica Latina Logística setorne ainda mais segura.

Aldair Cossetin ressalta quedesta forma, está se buscan-do sempre atender aos ansei-os da comunidade. Ele anun-ciou ainda para os próximosdias o desenvolvimento deuma atividade no OsvaldoAranha, a partir do lançamen-to da campanha de prevençãoe combate às drogas.

Page 6: Pag Para Ijuhy Internet

6 O REPÓRTER ECONOMIA QUARTA-FEIRA, 1º de julho de 2009

COMENTÁRIO ECONÔMICO Felippe Smoco (*)

ANÁLISE DOS INDICADORES ECONÔMICOSO câmbio registra nova e pequena queda do dólar, seguindo a

tendência de depreciação da moeda norte-americana frente àsdemais moedas, inclusive o real. O ouro segue com sua cotaçãoestável. Os rendimentos da renda fixa, em especial dos CDBs,sofreram nova baixa, enquanto os da poupança continuam atra-entes. A inflação de junho dá sinais de pequeno aumento emrelação à de maio, principalmente nos preços dos alimentos. Acotação do petróleo oscila ao redor de US$ 70 o barril. O com-plexo soja em Chicago mantém os contratos da safra velha sus-tentados pelo cenário fundamental, enquanto as posições dasafra nova sofrem pressão das condições favoráveis ao cultivonorte-americano e da perspectiva de que a área plantada fiqueacima das expectativas iniciais. Os negócios com ações na Bo-vespa estão em ritmo lento diante dos temores frente ao com-portamento da economia global.

OPINIÃO: A EXCELÊNCIA DO VINHO GAÚCHOO chimarrão pode ser a bebida mais consumida pelos gaúchos,

mas o vinho é, de longe, aquela que jorra mais caudalosa e in-tensa no Rio Grande do Sul, impregnando culturas, economias,gerações de famílias e paixões de vários rincões do Estado. Atri-bui-se ao padre jesuita Roque Gonzáles de Santa Cruz a introdu-ção da vitivinicultura gaúcha ao plantar cepas espanholas nosSete Povos das Missões por volta de 1626, tendo os açorianosnos anos 1700 iniciado o cultivo de parreirais no Estado, e, de-pois, a partir de 1824, os colonos alemães passaram a plantaruvas para consumo doméstico na ribanceira do Rio dos Sinos,tendo depois os italianos escalado as encostas da Serra e lá ins-talado os seus parreirais. De lá para cá, das mais sinuosas en-costas da Serra às vastas coxilhas da Campanha, gaúchos devárias querências, etnias e profissões experimentam o gosto pelaprodução de vinhos. Desde que os americanos descobriram nosanos 1940 o pendor da região seca esticada sobre o Paralelo 31para a produção de uvas de qualidade, passaram a produzir vi-nhos finos e, nos anos 1970, estudiosos ianques baixaram noBrasil, patrocinados por uma multinacional, para identificar nadamenos do que o melhor território para as viníferas, elegendo osterrenos da Campanha gaúcha como os ideais, sendo Bagé a es-colhida para receber a Vinícola Almadén, que logo migrou paraPalomas, em Santana do Livramento, devido à melhor facilidadepara a compra de terras.

PRINCIPAISINDICADORESECONÔMICOS

- Dólar comercial (venda):R$ 1,9630.

- Dólar turismos: R$ 2,01.- Dólar flutuante (paralelo):

R$ 2,08 com um ágio de 5,96%frente ao comercial.

- E u r o : R$ 2,8320.- O u r o : R$ 58,90 o grama

na Bolsa de Mercadorias &Futuros de São Paulo - e - US$940,70 onça-troy na BolsaMercantil de Nova York.

- Juros dos CDB (Certifica-dos de Depósitos Bancários)para 30 dias: 8,50% ao ano - e- 0,55% ao mês.

- Caderneta de poupança:0,5659 % ao mês.

- TBF (Taxa Básica Finan-ceira): 0,6887% ao mês.

- Taxa SELIC: 9,25% ao ano.- Inflação pelo IPCA: 0,47%

em maio, correspondendo a5,20% nos últimos 12 meses.

- Petróleo: US$ 71,49 o bar-ril em Nova York - e - US$ 70,99o barril em Londres.

- Complexo soja: Com pre-ços mistos.

- Salário mínimo nacional:R$ 465,00.

- Salário mínimo regional:de R$ 511,29 a R$ 556,06.

- Risco-país: 279 pontos.- Ações na Bovespa (Bolsa

de Valores de São Paulo):Com negócios programados.

Entre o campo, a indústria e o balcão, mais de 18 mil famíliasgaúchas têm o vinho como seu ganha-pão, cabendo o predomí-nio à Serra, onde ficam 88% das empresas vitivinícolas, e espar-ramando-se na Fronteira, nos Campos de Cima da Serra, na Meta-de Sul, no Litoral Norte e até em Porto Alegre. No ano passado, onúmero de vinícolas no Rio Grande do Sul era de 729, e a nossaprodução de vinhos, especialmente os finos, embora de peque-no consumo interno, já encontra um alentado espaço além fron-teiras, graças à aposta em profissionalização e na maturação desua identidade própria.

Sou de opinião que o vinho já se firmou como uma das nossaspotências econômicas, principalmente aqui no Estado, e cada vezganha mais espaço e novas fronteiras, graças ao aperfeiçoamen-to de nossas viníferas e ao profissionalismo dos nossos produto-res, o que muito nos orgulha.

RETROSPECTIVADE 10 ANOS ATRÁS (1999): Dólar comercial vendido a R$ 1,7950.

O Ministro da Agricultura, o gaúcho Francisco Turra, anunciou apolítica agrícola do governo para a safra a ser colhida em 2000,prevista para 83 milhões de toneladas de grãos, garantindo adestinação de R$ 13,1 bilhões para o custeio das lavouras, supe-rior ao montante liberado para o último plantio, mas aquém dodesejado pelo setor. Prometeu o Ministro reduzir os trâmitesburocráticos e liberar as verbas em tempo hábil e nos volumespretendidos.

DE 20 ANOS ATRÁS (1989): O governador do Estado, PedroSimon, reunido com secretários e diretores de autarquias, defi-niu as metas prioritárias para o final de seu governo, com a im-plantação de mais de 55 mil novos telefones e 6.427 troncos ecanais em cerca de 120 municípios, a ampliação e construção de17 subestações da CEEE e o funcionamento da usina de benefici-amento da mina carbonífera de Candiota. A inflação de junhoficou em 25%, tendo havido a disparada do dólar. (Extraído dosanais do comentário econômico 1775 e 1776 na Rádio Repórterde Ijuí).

Mais economia na Rádio Repórter, sexta-feira, às 9h20min.______________________________________________________________________(*) Felippe Smoco.Jornalista, administrador e contador, aposentado.Fone/fax: 0xx55-3331.2570. E-mail: [email protected]______________________________________________________________________

A Cesta Básica no mês dejunho em Ijuí apresen-tou como as maiores va-

riações do mês de junho foi orefrigerante (45,13%), o queijo(21,84%), a pasta dental(18,69%), o sabonete (18,62%)e o leite tipo C (17,84%). Já osprodutos que tiveram a menorvariação foram tomate paulista(-45,79%), margarina (-39,29%),feijão preto (-36,97%), arroz(-28,91%) e linguiça (-25,20%).

O custo da ração essencialmínima é de R$ 170,58, tendouma variação mensal 3,84%,uma variação acumulada noano de -5,13% e uma variaçãonos últimos 12 meses de -6,86%. O salário necessário

Entre os produtos que tiveram a maior variação na Cesta Básica está o refrigerante com 45,11%

Cesta Básica em Ijuí obteve uma variação de 3,84%Para a aquisição detodos os produtos daCesta Básica serianecessário uma rendamensal de R$ 1.421,58

para comprar todos os itens éR$ 1.421,58, com isso seria ne-cessário 80,70 horas extras detrabalho, tendo como base osalário mínimo de R$ 465.

Endividamento – O nível deendividamento das famíliassubiu, segundo dados do Rela-tório Trimestral de Inflação,divulgado hoje (26) pelo Ban-co Central (BC).

Em março, o endividamentochegou a 34,8% da renda anualdos últimos 12 meses, com re-gistro de aumento de 2,4 pon-tos percentuais em relação aigual período de 2008 e de 8,1pontos percentuais nos últi-mos dois anos. De acordo como relatório, o aumento está as-sociado “ao próprio desenvol-vimento do mercado de crédi-to, que era incipiente anterior-mente.

O BC aponta, no entanto,que, desde o terceiro trimestrede 2008, “o endividamento pas-sa a apresentar tendência de

desaceleração”, devido à redu-ção das contrações de crédito.

A inadimplência tambémestá em alta, conforme dadosdivulgados ontem (26) pelo BC.A inadimplência passou de

5,2%, de abril, para 5,5% paramaio, a maior desde setembrode 2000 (5,7%).

Para pessoas jurídicas (em-presas), no mesmo período, opercentual passou 2,9% para

3,2%. No caso das pessoas físi-cas, a taxa subiu de 8,4% para8,6%. A inadimplência corres-ponde ao percentual em atra-so acima de 90 dias em relaçãoao total.

Page 7: Pag Para Ijuhy Internet

O REPÓRTER 7QUARTA-FEIRA, 1º de julho de 2009 RURAL

Soja ........ R$ 45,00Trigo ....... R$ 24,00Milho ..... R$ 17,50

Valores cotados pelaCotrijui no dia 30 dejunho

INDICADORES RURAIS

Um dos viveiros mais an-tigos da região, a Gran-ja Frutífera União, pas-

sou por diversas mudanças,desde que teve início, há 45anos. Contando com mão-de-obra familiar e mais a de qua-tro funcionários, os proprietá-rios Atos José Goi e o filho Ju-liano Goi, destacam que o vi-veiro é a única alternativa derenda da família.

De acordo com Atos, em ter-mos de tecnologia, os viveirosevoluíram muito. “Hoje temosaté mesmo um agrônomo, queno fornece orientações sobreas mudas”. Ele ressalta, ainda,que nos últimos anos, a procu-ra por mudas frutíferas aumen-tou muito. “Principalmente porlaranjas para suco, além deparreiras e pessegueiros”.

Conforme Atos, a comercia-lização das mudas ocorre prin-cipalmente na região. Segundoele, o alto custo com as lavou-ras de inverno e verão, está le-

Proprietários da Granja Frutífera União destacam que a procura por mudas frutíferas aumentou nos últimos anos

Viveiros: uma atividade que ultrapassa geraçõesAtos José Goi e JulianoGoi, que têm no viveiroa única alternativa derenda da família,contam sobre osaspectos positivos e asdificuldades daatividade

vando alguns produtores ru-rais a investir na fruticultura.“As árvores frutíferas têm mui-to mais rentabilidade do que asoja, principalmente em pe-quenas propriedades”.

Atos também acredita que oaumento da procura por mu-das frutíferas se deve a inúme-ros projetos que estão sendofeitos, na região, na área de fru-ticultura. “Ás vezes, chego avender mudas para agriculto-res que querem plantar de uma dois hectares de frutíferas.Uma vez entreguei duas milmudas para um único produ-tor, que hoje já está comerci-alizando as frutas”.

Dentre as dificuldades daprodução, Atos ressalta a gran-de concorrência. “Quando co-meçamos, vinha gente de mui-to longe para buscar mudas.Hoje existem muitos viveirosaqui na região. Alguns propri-etários dos mesmos têm ou-tras atividades, além dos vivei-ros, aí baixam muito o preço,o que acaba dificultando paranós, que só lidamos com isso”.

Atos também ressalta que ocusto do viveiro é bastantealto. “Temos os custos com oenfardamento, que são os bar-bantes, as embalagens, e asetiquetas, para identificar amuda e o nome do cliente. Hátambém o custo com combus-tível, funcionários, telefone,

além dos insumos, como calcá-rio, adubos químicos e estru-me de galinha ou de peru, quetêm um custo elevado”.

No Programa Informativo Cotrijui doúltimo domingo, o engenheiro agrôno-mo e coordenador da área agrotécnicada Cotrijui, Mario Jung, falou a respei-to da lavoura de trigo. Segundo ele, amaioria já está em andamento, aproxi-mando-se do período de adubação ecobertura com fertilizantes nitrogena-dos.

De acordo com Jung, a área de atua-

Umidade e temperaturas em torno de 10ºC a 15ºC vêm possibilitando o desenvolvimento do trigo

Temperaturas favorecem desenvolvimento do trigo

ção da Cotrijui conta hoje com 70 milhectares de trigo. “Sendo que 94% jáestão em fase de crescimento vegetati-vo, restando apenas uma pequena par-cela a ser plantada. Houve uma peque-na queda na área em relação ao anoanterior, mas bem menos significativase comparada à redução geral do esta-do. Até o momento da definição da áreaa ser semeada, o produtor analisa o

preço do trigo, analisa qual é a possibi-lidade de melhora até a época de co-mercialização, o custo de produção edefine qual área vai plantar”.

Jung destaca que após a semeadura,quando o produtor já está com a áreadefinida e implantada, o que ele tem afazer é fortalecer as suas instituiçõescom sua participação, passando paraelas o compromisso de lutar por me-lhores remunerações. “A Cotrijui e aFecoagro vêm fazendo isso e vão conti-nuar fazendo até a hora da colheita.

Desse momento em diante o objetivodo produtor passa a ser a produtivida-de e a qualidade dos grãos, para viabi-lizar o seu negócio. A recomendaçãoque nós fizemos foi baseada no que nósconhecemos da cultura e também na-quilo que o nosso órgão de pesquisaoficial das cooperativas, a Fundacep,vêm acumulando de resultados em to-dos estes anos de pesquisas na nossaregião e adaptamos esses resultados àforma de buscar um resultado econô-mico e à alta produtividade nas nossaslavouras”.

Segundo Jung, nesse ano, a dificulda-de maior de fechar o número estavaassociada ao nutriente potássio. “É umnutriente que insiste em manter umpreço elevado, enquanto os demaismacronutrientes tiveram uma redução

No entanto, Atos destacaque a valorização do trabalhohoje é bem maior do que háalguns anos. “Antigamente era

o ‘mudeiro’, faziam poucocaso, mas hoje é bem diferen-te, somos valorizados no nos-so trabalho”.

significativa. Analisando caso a caso ea condição do solo de cada produtor,priorizamos, nesse ano, o nitrogênio eo fósforo. Não que o potássio não sejaimportante, mas com o plantio diretohouve uma elevação desse nutriente emboa parte das áreas analisadas e tam-bém as características da cultura per-mitem explorar as reservas do solodurante o estágio de crescimento”.

Jung destaca, ainda, que as raízes dacultura dependem do fósforo e o nitro-gênio para crescer. “Esses dois têm queestar próximos às sementes, necessi-tando estar contidos na adubação debase. O crescimento dessas raízes de-pende da presença de água e de condi-ções como compactação do solo. Masaté o momento, em termos de umida-de, consideramos que foi favorável. Ti-vemos ainda outra condição favorável.As raízes secundárias são estimuladasa crescer quando as temperaturas mé-dias ficam ao redor dos 10ºC ou 15ºC.Esse ano isso ocorreu, o que vem pos-sibilitando o desenvolvimento”.

Page 8: Pag Para Ijuhy Internet

8 O REPÓRTER QUARTA-FEIRA, 1º de julho de 2009GERAL

“A aprovação do projetosignifica a possibilidade de sebuscar a renovação do par-que de máquinas”. O comen-tário é do secretário de De-senvolvimento Agropecuário,Julio Gabbi, ao avaliar o pro-jeto aprovado na segunda-fei-ra pela Câmara de Vereado-res. O projeto autoriza a pre-feitura a buscar empréstimojunto ao Banco Nacional deDesenvolvimento Econômicoe Social – BNDES, via Banrisulpara a compra de maquinário.Com o dinheiro, o municípiodeverá comprar duas motoniveladoras, três caminhões,uma retroescavadeira hidráu-lica e um trator carregador.

Gabbi observa que existia anecessidade de renovação do

O vereador Gladimir Ribeiroda Silva (PSDB) se manifestouna sessão da Câmara na segun-da-feira, apresentando solici-tação ao Presidente Valmir Sei-fert (PDT) para que colocasseem local de fácil visualizaçãoum quadro com o artigo 39 doRegimento Interno da Câmarade Vereadores. O referido arti-go versa sobre o comporta-mento dos cidadãos interessa-dos em acompanhar as ses-sões legislativas. Ribeiro apre-sentou o requerimento porquena sessão da semana anteriorrecebeu vaias dos professoresque acompanham o andamen-to da mesma. O vereador enfa- Gladimir Ribeiro quer cumprimento do artigo 39, sobre o comportamento dos visitantes do legislativo

Vereador sugere atenção quanto ao comportamento dos visitantes na Câmaratizou que mesmo que tenhasido vaiado, continua manten-do suas posições e portanto, écontrário à realização de gre-ves por parte de professores,sejam eles estaduais ou muni-cipais.

O vereador Gladimir Ribeirofez ainda severas críticas à pos-tura do colega Sérgio Pires (PT)que na sessão legislativa ante-rior defendera de maneiraacentuada a classe dos profes-sores estaduais. Ribeiro inda-gou ao vereador Pires se, paraalém de apoiar os professoresestaduais, também apoiaria osprofessores do município a fa-zer greve, tendo em vista que

é uma coligação entre PT e PDTque administra o município. “Os professores deveriam bus-car outro mecanismo para re-ajustar seus salários”, aconse-lhou o vereador, que para en-cerrar sua fala afirmou que nãoassinaria a moção da Câmarade Vereadores em favor doCpers se em contrapartida eantes da emissão do documen-to, a Titular da 36ª Coordena-doria Regional de Educaçãonão fosse ouvida no plenário.Ao término de sua fala, maisuma vez, Ribeiro recebeu vai-as de membros do Cpers, queacompanhavam a sessão legis-lativa.

Julio Gabbi acredita que a compra de novos equipamentos vai permitir a agilização do trabalho tanto na cidade quanto no interior

Prefeitura investe R$ 3 milhões em equipamentosProjeto aprovado pelaCâmara de Vereadoresautoriza a prefeitura abuscar recursos parareequipar o parque demáquinas da prefeitura

parque de máquinas, tendoem vista que muitos equipa-mentos já não apresentammais condições de serem uti-lizados. Ele cita o exemplo depatrolas que se encontram noparque de máquinas, mas quepara voltarem à ativa teriamque passar por uma reformaampla, o que se torna onero-so para os cofres públicos,pois para que isso aconteça,seria gasto um valor equiva-lente a uma máquina zeroquilômetro.

Gabbi disse que a partir domomento em que ocorre a au-torização para a compra domaquinário, se dá um passoadiante no que se refere a me-lhoria da estrutura da Secre-taria de DesenvolvimentoAgropecuário e também Se-cretaria de DesenvolvimentoUrbano. “O parque de máqui-nas da prefeitura é utilizadotanto em obras na cidade,quanto no interior e desta for-ma passaremos a ter condi-ções de enfrentar os desafiosque surgem a cada momen-to”, comentou.

Julio Gabbi acrescenta queum exemplo foi a necessida-de de recuperação das estra-das do interior. “Não pode-mos atender todos os pedi-

dos durante o verão, exata-mente pela falta de equipa-mentos em condições de tra-balhar no interior”, comentouGabbi, acrescentando que a

partir do momento em que aoperação bancária for conclu-ída, já poderá se ter um novofôlego em termos de trabalhona cidade e no interior.

BOCA SECAA xerostomia ou boca seca,

é conseqüência da diminuiçãoda função das glândulas saliva-res, com alterações quer naquantidade, quer na qualidadeda saliva. É um sintoma fre-qüente em pessoas que fazemuso de medicamentos e em cui-dados paliativos .Sua prevalên-cia é referida como de 60 a 88%na doença oncologia progres-siva e avançada. A xerostomiatem conseqüências físicas mas,também, psicológicas e soci-

Dr. Marcelo SaldanhaCRO/RS 12017

FONE 3333 2387

ais, sendo um gande desenca-deador da halitose ( mau háli-to). A saliva desempenha umpapel importante na manuten-ção das condições fisiológicasnormais dos tecidos da boca.Para além de umidificar os te-cidos da cavidade oral, a pro-priedade lubrificante da salivaauxilia a formação e deglutiçãodo bolo alimentar, facilita a fo-nética e previne danos dos te-cidos causados quer por agen-tes mecânicos quer por micro-organismos nocivos. A xeros-tomia resulta de três causas

básicas: fatores que afetam ocentro salivar, fatores que al-teram a estimulação autossô-mica e alterações da funçãodas próprias glândulas. O diag-nóstico é fundamentalmenteclínico. Deve-se avaliar porme-norizadamente o estado daboca e a situação funcional realpodendo empregar-se méto-dos quantitativos para deter-minar a secreção salivar emrepouso ou por estimulaçãoquando a situação o justificar.O tratamento deve orientar-sepelo conhecimento da etiologiae repercussões que a secura daboca têm na perda de confor-to e qualidade de vida do indi-

viduo. Assim, devemos contro-lar o uso de medicamentos xe-rogénicos, tratar a doença debase, se tal for possível, e secontribuir para a xerostomia,promover a hidratação e tomarmedidas para o controlo sinto-mático. O tratamento sintomá-tico divide-se em três áreas deatuação: aumentar a produçãode saliva por estimulação me-cânica, gustativa ou farmaco-lógica; usar substitutos da sa-liva - quando não for possívela sua estimulação - e ações depromoção da saúde oral. A es-timulação mecânica da secre-ção de saliva é feita com recur-so a gomas de mascar. A esti-

mulação gustativa é feita, porexemplo, ao chupar pastilhasde Vitamina C. Deve tambémaconselhar-se uma dieta mole,devendo evitar-se alimentosmuito duros ou secos e o usode tabaco e bebidas alcoólicas.

Page 9: Pag Para Ijuhy Internet

O REPÓRTER 9QUARTA-FEIRA, 1º de julho de 2009 GERAL

FATORAMA Hélio [email protected]

O Sistema Único de Saú-de surgiu para universalizar o atendimento,

mas acaba apresentando al-guns gargalos que prejudicamos pacientes. No caso de Ijuí,algumas pessoas reclamaramsobre a dificuldade e o longotempo entre a marcação e a re-alização da consulta. Um dosrelatos foi encaminhado poruma mãe, que registrou ao ORepórter a dificuldade de mar-car um exame de eletroencefa-lograma para a sua filha. Ela,que pediu para não ser identi-ficada, registrou em seu depo-imento: “não aguento mais afalta de respeito com que metratam no SUS. Faz meses queestou com um encaminhamen-to para minha filha, que preci-sa fazer um exame de eletroen-cefalograma e meu pedido jáesta quase se rasgando e nãoconsegui nada ainda. Cada vezque vou lá uma senhora queatende só me diz: ‘passa ama-nhã, pode ser que já esteja li-berado’, mas um dia desteschegou junto outra pessoa, queteve o seu exame autorizado”.

O SUS pede socorroA Prefeitura de Ijuí,através da Secretaria daSaúde, não está maisagendando consultaspor especialidade. Osecretário, ClaudiomiroPezzetta, disse que nãoexiste condições de seagendar exames, queacabam ficando paratrês meses após

Este depoimento, enviado àredação do O Repórter, soma-se a vários outros que constan-temente têm sido encaminha-dos, de pessoas que tentammarcar os exames e consultasespecializadas e não conse-guem. Muitos acabam adotan-do um expediente que não se-ria o correto: se deslocam atéo Hospital de Caridade, sejapor urgência ou não e acabamsendo atendidos.

O médico responsável peloPronto Socorro do Hospital deCaridade, Aníbal Nogueira, dis-se que 90% dos atendimentose procedimentos que aconte-cem naquele setor são via Sis-tema Único de Saúde. O médi-co acentua que em média são2 mil procedimentos feitos acada mês.

Já o Secretário da Saúde,Claudiomiro Pezzetta, disseque realmente a pasta não estámais agendando consultas es-pecializadas. “Acontece quequem nos procurou em maio,por exemplo, estava conse-guindo agenda somente paraagosto”, comentou o secretá-rio, observando que o que vemocorrendo é a liberação deaproximadamente 40 fichas di-ariamente. Pezzetta admitiuque as fichas são liberadas emparte para quem tem acima de60 anos e a restante para quemestiver na fila. O secretário dis-se que “geralmente, quandoocorrem problemas de as pes-soas não conseguirem as fichaspara consultas e exames espe-cializados, a culpa sempre re-cai sobre a prefeitura”. Pezzet-ta enfatiza que a administraçãonão tem culpa, pois tanto ogoverno estadual, quanto o fe-deral não cumpre com os valo-

Não existe mais agendamento de consultas especializadas , conforme informação prestada pelo secretário da Saúde

Anibal Nogueira diz que em muitos casos pacientes são internados para que recebam o atendimento

res que teriam que repassar.Conforme Pezzetta, quando

se comparece ao ambulatóriocentral, muitos comentam quetrata-se apenas de “ carimbar”o exame. Ele lembra, no entan-to, que caso isso ocorra, é aprefeitura quem vai estar ar-cando com o valor. Ele acentuaque no caso de uma ressonân-cia magnética, o valor podechegar a R$ 600,00. Pezzettadiz que, na teoria, o SistemaÚnico de Saúde é o melhor sis-tema de atendimento do mun-do. No entanto, segundo ele, naprática isso acaba não aconte-cendo. O secretário lembrou

que o gasto nos primeiros trêsmeses deste ano foi de 26% doorçamento do município, quan-do por lei este percentual de-veria ser menor. “ A medicinaestá avançando vez mais e osseus custos estão ficando ca-ros” comentou o secretário,acrescentando que seria preci-so existir uma mudança de cri-térios.

O responsável pelo ProntoSocorro do Hospital de Cari-dade, Aníbal Nogueira, diz quemesmo que ocorra somenteatendimento de urgências eemergências, em alguns casosacaba ocorrendo a internação

do paciente. “ Um paciente doSUS que precisa consultar umpneumologista, por exemplo,não é alguém que poderá es-perar por consulta por dois,três ou 4 meses”, comenta omédico. Segundo ele, quem vaiconsultar na área de pneumo-logia é porque tem algumadoença do trato respiratório.“Desta forma, acabamos inter-nando o paciente e atendendono HCI, quando o caminho nãopoderia ser esse”, disse. Eleobserva que algo precisa serdiscutido e revisto, para queesta situação não continuecomo está.

FOGUETÓRIO DENOVO

Passadas as festas juninas, oijuiense viverá as duas primei-ras noites de julho igualmentecom prolongadas baterias defogos de artifício. Nesta quar-ta-feira, dia primeiro e amanhã,quinta-feira, os jogos decisivosda dupla Gre-Nal não deixarãoninguém dormir.

A dúvida que fica diz respei-to a ordem de largada dos fo-guetes. Os colorados soltarãohoje e os gremistas amanhã?Os colorados farão a festa hojee amanhã ou os gremistas ilu-minarão a cidade hoje e ama-nhã.

Uma coisa é certa: a vendade foguetes nas casas especi-alizadas se acentuou nesta se-mana. O problema maior resi-

de nos adversários da dupla eos resultados negativos queobtivemos em São Paulo e BeloHorizonte.

Pela experiência de Corin-thians e Cruzeiros, sob o co-mando de Mano Meneses eAdilson Batista, respectiva-mente, devemos estar prepa-rados para o pior, ou seja, di-ficilmente reverteremos a si-tuação. Mas “não ta mortoquem peleia “dizia um Pood-le no meio de cinco Pitbull.

Mudando de assunto, desta-que para a vinda a Ijuí do pre-sidente da Confederação Bra-sileira de Bocha e Bolão, con-firmando dois grandes eventosesportivos para a cidade. Emoutubro, o Campeonato Brasi-leiro de Bocha e, em julho doano que vem, o Mundial Juve-nil de Bolão.

Na área política pelas espe-

culações iniciais, Ijuí poderábater o recorde de candidatospara o pleito do ano que vem.Além de Perondi, na CâmaraFederal e Gerson Burmann,na Assembleia, estão pintan-do os seguintes nomes: Mar-co Aurélio Ferreira (PP), Ro-sane Simon (PCdoB), SérgioPires ou Bira Teixeira (PT),Daniel Perondi (PMDB) e Ru-bem Ilgenfritz da Silva (PPS),todos para a Assembleia Le-gislativa e Júnior Piaia(PCdoB), Jerônimo Goergen(PP) e quem sabe ValdirHeck(PDT)_ para Federal.

Confirmação do Mundial deBolão para o 2010, em Ijuí po-derá acelerar as obras de me-lhoramento do aeroporto JoãoBatista Bós Filho.

Atenção Motorista: a partirde hoje funciona em 4 temposna sinaleira da 13 de Maiocom a Coronel Dico.

Page 10: Pag Para Ijuhy Internet

CMYK

10 O REPÓRTER QUARTA-FEIRA, 1º de julho de 2009SOCIAL

Agenda SocialAgenda SocialAgenda SocialAgenda SocialAgenda Social

PorFranciéle Picinin BorgesFranciéle Picinin BorgesFranciéle Picinin BorgesFranciéle Picinin BorgesFranciéle Picinin BorgesContato: [email protected]: 3332-2000

Jantar Rosa da Liga de Combate ao CâncerJantar Rosa da Liga de Combate ao CâncerJantar Rosa da Liga de Combate ao CâncerJantar Rosa da Liga de Combate ao CâncerJantar Rosa da Liga de Combate ao CâncerMais uma vez o principal objetivo da

equipe da Liga de Combate ao Câncer,foi alcançado, arrecadar fins para aju-dar as pessoas necessitadas.

Com um ótimo público presente, noúltimo sábado, a Liga realizou o tradi-cional Jantar Rosa, na sede do LionsClube de Ijuí, com os cozinheiros "Ami-gos da Liga", e animação de Palha ePaulinho.

Conforme a presidente da Liga, LedaZollner, este evento realizado é o ter-ceiro maior do ano, e também marcousucesso, assim como o carnaval infan-til na Sogi, e o coquetel das debutantes.

O lucro arrecadado foi de R$9.560,00,prova de que o espírito de solidarie-dade foi o principal fator da comuni-dade ijuiense, em prol deste evento.

Leda destaca também como sucessodo evento, a união de toda a equipe daLiga, que sempre trabalha com dispo-sição e alegria, não só nos eventos so-ciais, como também nas feiras de rou-pas usadas, no brechó permanente, nasede local.

Jantar Italiano - No sábado acontece o 1º Jantar Típico Itali-ano no Centro Comunitário do Barreiro. Os ingressos custamR$15,00. Após o jantar, animado baile.

Mocotó- O Restaurante Bom Gosto promove hoje, mocotó es-pecial, que poderá ser retirado a partir das 17h. Encomendaspelo 3332-2217.

Jantar do Peixe- Acontece no próximo dia 11, o XVIII Jantardo Peixe no Centro Evangélico da Comunidade Evangélica Ijuí.Fichas a R$15,00, reserve a sua pelo telefone 3332-9032.

Oase- As senhoras da Oase da Comunidade Evangélica deVila Floresta, realizam o tradicional café neste sábado, a partirdas 15h, nas dependências do salão da comunidade evangélica,na Vila Floresta, linha 8, interior.

Flores da Primavera- Na sexta-feira acontece animado bailedo Grupo Flores da Primavera, no CTG Chaleira Preta, com iní-cio às 15h. Animação do Grupo Geração Fandengueira, de Jóia.

Turma da cozinha: LojaMaçônica Liberdade eJustiça

Roque e Sílvia Betinelli

A presidente Maria Leda (segunda da direita para a esquerda) e sua diretoria

Rosinha e Nelson Casarin

ParabénsParabénsParabénsParabénsParabénsFormou-se em Medici-

na na Universidade Fede-ral do Rio Grande do Sul,no último dia 20, CristianRafael Sloczinski.

A conquista foi come-morada em grande esti-lo na Casa de Festas MaisonBlanc, em Porto Alegre,onde amigos e familiarescompareceram para lhedesejar sucesso em suanova etapa profissionalque inicia.

Recebe as homenagens pela vitória, dos seus paisSady e Márcia Regina Sloczinski, do mano Daniel, danamorada Caroline Cassol e dos demais familiares eamigos.

Cristian, com teu esforço, humildade e dedica-ção chegaste até aqui. Estamos orgulhosos de ti.

Parabéns!Prefeito Fioravante Ballin e esposa Gessy Comandante Marcos José de Andrade e esposa Adriana

Page 11: Pag Para Ijuhy Internet

CMYK

O REPÓRTER 11QUARTA-FEIRA, 1º de julho de 2009 CULTURA

Feira Estadual de Artesanatoacontece neste fim de semana

É neste sábado o encerramentoglorioso da trilogia dedicada aomelhor cinema do melhor cineastado Brasil: Glauber Rocha. O “Clás-sicos Cabeça”, o coletivo anarco-ci-nematográfico mais organizado doBrasil, comemora os 70 anos donascimento de Glauber exibindoum de seus filmes menos vistos: “ODragão da maldade contra o SantoGuerreiro”, filme que encerra a tri-logia mais importante da cinemato-grafia latino-americana. O Dragãoda maldade contra o Santo Guerrei-ro será exibido neste sábado às 14h

A XVIII Feira Estadual de Artesanato acontece em Ijuínesse fim de semana. A programação terá início na manhãde sábado, dia 4, com abertura oficial marcada para às10h com a presença de autoridades, comunidade e tam-bém da Banda Municipal Carlos Gomes. O evento, organi-zado pela Coordenadoria Especial de Cultura, contará comvárias atividades, além da venda de produtos artesanais.

Para sábado, às 15h, está previsto contação de históriascom o Grupo Lobo da Costa, da Fundação Cultural. Já nodomingo, às 15h30, haverá apresentação de Taekwondocom o professor Setembrino, às 16h, apresentação de dan-ças gaúchas com o Chaleirinha do Grupo Folclórico Cha-leira Preta; a partir das 16h20, danças dos grupos das et-nias polonesa, portuguesa, austríaca e afro, e às 17h o Gru-po de Hip Hop da Escola 25 de Julho.

Glauber: “O santo guerreirocontra O Dragão da Maldade”

A Fundação Cultural estárealizando há cerca de

u mmês o Curso de Arte e Ar-

tesanato dentro do seu Plano deMetas para os anos de 2009/2010. Ainda, está em andamen-to o Curso de Bonsai e para opróximo mês está programadoo Curso de Jardinagem e Flori-cultura.

O trabalho realizado na ofici-na de Arte e Artesanato são tra-balhos realizados com materiaisrecicláveis. A oficina é ministra-da pela professora Maria de Lur-des Gomes Miron todas as se-gundas-feiras, com início às 14h.

As peças produzidas serão expostas durante o Sarau Literário que será realizado no dia 24 de julho

Oficina ensina como transformar materialreciclado em peças artesanaisO Curso de Arte eArtesanato é promovidopela Fundação Culturaltodas as segundas-feiras na Casa daFundação

A professora responsável pe-las aulas da oficina explica quetodo o material reciclado é trans-formado em peças artesanais.Entre os exemplos está o apro-veitamento do filtro de café pas-sado que é utilizado para reves-tir algum objeto, embalagens de

álcool ou leite e sobras de ma-lharias. Os próximos trabalhosa serem realizados será a cons-trução de pufs de garrafas pets.As alunas podem aprender téc-nicas de restauração. “É uma tro-ca de aprendizado, pois as alu-nas sabem fazem algumas coi-

sas e acabam ensinando tam-bém”, destaca Maria de Lurdes.

O curso possui diuração con-tinua e os interessados podeminiciar a qualquer momento aoficina. A professora nesse pri-meiro momento avaliou os alu-nos. No entanto, pretende divi-dir as aulas em módulos que te-rão a duração de cerca de doismeses. Ela lembra que em ape-nas uma aula não é possível con-cluir uma obra, pois, toda umatécnica que é necessário ter oacabamento.

A Fundação Cultural estarápromovendo para o próximo dia24 de julho, o Sarau Literário. Oevento acontece na SociedadeGinástica Ijuí, a partir das 15h.O presidente da Fundação Cul-tural, Daniel Klimiuk destaca queo Sarau Literário está sendo pro-movido para a comunidade deIjuí. Tendo a participação dopúblico jovem, 3ª idade, adulto.Nos próximos dias estará sendodivulgada a programação ofici-al do evento.

na Sede do Sinpro. É também o pri-meiro filme colorido de Glauber Ro-cha, fato esteticamente muito rele-vante nesta narrativa. O filme ga-nhou o prêmio de melhor direçãono festival de Cannes e foi a maiorbilheteria internacional do cinemaneste ano. Trata-se de uma obra em-blemática, carregada de simbologi-as ligadas às origens do Brasil e prin-cipalmente às mitologias particula-res do grande cineasta brasileiro. Éuma oportunidade única de conhe-cer-se um filme quase inédito paraa maioria dos brasileiros.

Page 12: Pag Para Ijuhy Internet

ADEMAR CAMPOS BINDÉ

12 O REPÓRTER HISTÓRIA QUARTA-FEIRA, 1º de julho de 2009

O dia 2 de julho de 1955 foi umdia histórico para Ijuí. A mo-bilização das autoridades

constituídas, das lideranças políti-cas e econômicas do município, foidecisiva para que o Banco do Brasilviesse instalar uma de suas agênciasem nossa cidade. Inicialmente, a sededo Banco do Brasil ocupou o prédiolocalizado na esquina das ruas JoséBonifácio e Ernesto Alves, onde de-pois passou a atuar a Casa Rosane.

Vamos recordar aqui, os detalhesprincipais daquele importante acon-tecimento. A solenidade de inaugu-ração da nova agência foi prestigia-da com a presença das seguintesautoridades da época: Ruben Kess-ler da Silva, prefeito municipal; te-nente-coronel Jorge Cesar Teixeira,comandante do 7º Grupo de Artilha-ria a Cavalo 75; vereador AdemarPorto Alegre, presidente da Câma-ra Municipal de Vereadores; Home-ro Bos, presidente da AssociaçãoComercial; Edwino Schröer, presi-dente da Associação Rural de Ijuí;

Banco do Brasil: 54 anos em IjuíNesta quinta-feira, 2 de julhode 2009, a agência local doBanco do Brasil S.A., estarácompletando 54 anos de suainstalação em Ijuí.A atuação deste bancooficial de crédito, neste maisde meio século, temrepresentado fatorimportante para oincremento do progresso edo desenvolvimento domunicípio

O São Luiz de 1966

Leopoldo Löw, presiden-te da Delegacia do Centrodas Indústrias; NumaPompílio Leite, exator es-tadual; Ernesto Andrade,agente Postal Telegráfico;jornalistas Ulrich Löw eAntônio Bresolin, respec-tivamente, diretor e se-cretário de redação doCorreio Serrano; JoaquimAthanásio Joaquim Que-ruz e Wandoaldo VieiraKopf, respectivamente,diretor e gerente da RádioRepórter; além de geren-tes de outros estabeleci-mentos de crédito e lide-ranças do comércio e in-dústria locais.

Na ocasião, o sr. Alber-to Penno, filho de Ijuí eprimeiro gerente da novaagência do Banco do Bra-sil saudou as autoridadese pessoas presentes. De-pois, destacando a impor-tância da presença doBanco do Brasil em Ijuí, fi-zeram uso da palavra oprefeito Ruben Kessler daSilva, o presidente da Câ-mara de Vereadores, Ade-mar Porto Alegre, o pre-sidente da Associação Co-mercial, Homero Bos, eem nome do presidenteda Delegacia do Centrodas Indústrias manifes-tou-se Lothar Friedrich.

Liderados pelo gerente Alberto Pen-no, a primeira equipe de funcionáriosda agência de Ijuí do Banco do Brasilcontava com os seguintes: Marcus Vi-nícius Röhrig Augé (contador), NiltonMilitão (caixa), Ângelo Ferreira, Herna-ni Ribeiro de Souza, José SeverianoAraújo Almeida, Carlos Henrique Glu-fke, Guilherme Alfredo Persich, Eulálio

Ávila Paiva, João Fernando Henning,Paulo Machado Lima, Walter Vieira Lo-pes, Benno Arno Waldow, João Walde-mar Pretto e Walter Eickhoff.

O Banco do Brasil funcionou nessaprimeira sede até o ano de 1966. En-tão foi ocupar sua segunda sede, lo-calizada no prédio de propriedade dosr. Theodorico Fricke, na esquina das

ruas Benjamin Constant e 20 de Se-tembro. Em 8 de janeiro de 1971, aagência mudou-se para o prédio lo-calizado na esquina das ruas 15 deNovembro e Floriano Peixoto, ondepermaneceu até a construção desua atual sede própria, na mesmarua 15 de Novembro, esquina coma 20 de Setembro.

Com prazer recebemos a colabo-ração de Valdomiro Morais (Miro),zagueiro que fez história no futebolde Ijuí defendendo as cores do Es-porte Clube São Luiz, através destafoto do time colorado do ano de1966. Recorremos aos nossos arqui-vos e assim podemos complementaros detalhes relacionados com estafoto. Ela foi tirada no Estádio 19 deOutubro, no dia 18 de setembro de1966, por ocasião do clássico decisi-vo do Campeonato Municipal e tam-bém válido pelo Campeonato Regio-nal da 1ª Divisão de Profissionais,Zona 4. O Gaúcho venceu por 1 a 0,gol de Saul, aos 26 minutos do se-

gundo tempo, sagrando-se bicampeãoijuiense. O árbitro foi Sílvio Lauro Bal-dino, do quadro da então FRGF, auxilia-do por Jorge Madruga (Cafuncho) eWaldemar Gonçalves da Silva (Maneta),de Ijuí. Wanderley Trindade, que defen-dia o São Luiz, foi expulso aos 30 minu-tos do segundo tempo. Júlio Garay erao técnico do Gaúcho e Osmar Codinotti(Alma de Gato) dirigia o São Luiz.

Nesta foto do time do São Luiz apare-cem em pé, da esquerda para a direita:Valdomiro Morais (Miro), Edelceu Verri,Zé Carlos, Plínio e Edilio Verri (Piranha)e, agachados, na mesma ordem: ValdirAguirre, Moacir, Valdir Pereira, Wander-ley Trindade, Harry Rayer e Heleno.

O ijuiense Alberto Penno (em pé, no centro) foi o primeiro gerente da agência local do Banco do

Foto: Coleção Família Beck – Acervo MADP

Page 13: Pag Para Ijuhy Internet

O REPÓRTER 13QUARTA-FEIRA, 1º de julho de 2009 EDUCAÇÃO

Os alunos da 3ª série do En-sino Médio do Ceap realizaramno dia 24 de junho uma visitaao Centro de Atendimento In-tegral ao Surdo – Cais acompa-nhados pela professora AlineMai e do assessor de comuni-cação André da Rosa, os alu-nos levaram uma parte dasdoações arrecadadas durantea Campanha do Agasalho quefoi desenvolvida na escola du-rante o mês de junho com en-volvimento direto dos alunosdo “terceirão”. Além da entre-ga de roupas e agasalhos, osalunos foram até o Cais paraconhecer o trabalho desenvol-vido pela entidade. Quem os

Alunos do Ceap visitam o CAIS

A Escola Municipal InfantilProfessora Cândida Iora Turraesteve proporcionando no dia24 de junho uma festa que vi-sava promover a integração en-tre a família e a escola. A festaaconteceu nos turnos da ma-nhã e tarde tendo participaçãoativa dos familiares na rotinaescolar dos seus filhos, acom-panhando-os e aproveitandodos momentos festivos de dan-ças de quadrilha, oficinas econfraternização. Segundo aequipe diretiva, essa comemo-ração pode ser vista como umevento diferenciado que obte-ve participação ativa da comu-nidade no ambiente escolar,sem angariar fundos, com oobjetivo de fortalecer o víncu-lo entre família, escola e comu-nidade. Alunos, pais e professores participaram das festividades de São João

Escola Professora Cândida Turra festeja São João

recebeu foi a coordenadora doprojeto a psicóloga MariléiaStolz, que explicou a eles o fun-cionamento da entidade. Hojesão aproximadamente 40 famí-lias atendidas pela instituição,desde aulas de reforço escolar,ensino da Língua Brasileira deSinais, atendimento social eauxílio em várias situações.Naquela tarde, os alunos co-nheceram um grupo de crian-ças que estavam em clima defesta junina comemorada pelasinterpretes voluntárias e pelossurdos. No dia seguinte os alu-nos que estiveram participan-do da visita ao Cais, repassa-ram aos colegas a experiência.

Os alunos doaram agasalhos e conheceram o trabalho desenvolvido no Cais

Por intermédio das Secre-tarias de Educação e deObras Públicas, o Gover-

no do Estado entregou ontemas obras de melhoria de trêsescolas estaduais da região da36ª Coordenadoria Regional deEducação em Ijuí. Os investi-mentos que são mais de R$200mil beneficiam mais de 400 alu-nos nessas escolas. Essa açãofaz parte do Projeto Escola Le-gal, que integra as ações doPrograma Estruturante Boa Es-cola para Todos.

Às 10h de ontem a Escola Es-tadual de Ensino FundamentalCentenário recebeu as obras de

Ijuí recebeu mais de R$200 mil eminvestimento para obras escolaresIjuí foi contempladapelo Governo do Estadocom mais de R$200 mil,investidos em melhoriasde duas escolasestaduais e outra domunicípio de CoronelBarros

recuperação da cobertura con-cluídas. O investimento foi deR$113.480,07 beneficiaram 220estudantes da instituição. Para adiretora Rosane Jagmin esse foium grande ganho para a escola.“As obras iniciaram em outubrode 2007 e foram finalizadas emmarço do ano passado. Podemosencarar não só a recuperação dacobertura mas também o térmi-no de nosso laboratório de infor-mática como grandes ganhosque a escola teve”, diz.

A Escola Estadual de EnsinoFundamental Alice Couto foioutra escola do município be-neficiada com as obras de me-lhorias. A escola recebeu às13h30min as obras concluídasde recuperação dos prédios,cercamento e calçadas. O in-vestimento foi de R$ 54.998,71em melhorias que beneficia-ram 155 alunos da instituição.Para a diretora da instituição,Dalva Radelli, as obras de me-lhorias foram bem vindas tan-to pelos alunos como pelos professores, oferecendo uma

melhor infraestrutura e boascondições para dar aula.

Abrangendo ainda a regiãoda 36ª Coordenadoria Regionalde Educação, a Escola Estadu-al de Ensino Médio CoronelBarros recebeu um investimen-to de R$49.299,00 para a recu-peração da cobertura, forro,revestimentos, pavimentação,esquadrias e dos sanitáriosque foram entregues na tardede ontem. Essas obras da redeestadual contaram com recur-sos provenientes do salário-educação.

Escola Estadual Centenário recebeu R$ 113.480,07 para melhorias, do Programa Estruturante Boa Escola para Todos

Escola Estadual Alice Couto foi beneficiada com R$ 54.998,71 para melhorias

Page 14: Pag Para Ijuhy Internet

14 O REPÓRTER QUARTA-FEIRA, 1º de julho de 2009REGIÃO

PEJUÇARA

AUGUSTO PESTANA

Uma programação organi-zada em rede, envolven-do todas as secretarias

municipais, com a comunidadeescolar, procurou fazer uma re-flexão sobre questões ambien-tais e conduziu ações concre-tas, como o plantio de árvoresfrutíferas e um mutirão de lim-peza na cidade.

A comunidade foi chamada a

PANAMBI

O município de Augusto Pestana, fir-mou convênio com o estado, atravésda Secretaria do Trabalho, Cidadaniae Assistência Social, sobre o Progra-ma Frentes Emergenciais, que visa pro-mover melhorias nas condições devida das comunidades, mediante ado-ção de ações de geração de renda epreparação para o trabalho sustentá-vel.

Os recursos foram aprovados na Con-sulta Popular de 2005, sendo que so-mente agora o município recebe osmesmos para sua aplicação. O projetojá havia sido elaborado anteriormente,

capacitando os trabalhadores da Coo-perativa Têxtil. Com estes recursos épossível capacitar novos trabalhado-res, com a realização de cursos básicode corte, com carga horária de 100 ho-ras/aula.

A capacitação já iniciou, sendo minis-trada pelo Senai. A segunda etapa dotreinamento será realizada por todos oscooperados da Coopertextil.

Para assinar o convênio com o esta-do, o prefeito, Vilmar Zimermann, via-jou na segunda-feira, para Porto Alegre,onde discutiu sobre demais assuntosde interesse do município.

Município recebe recursosdo governo do estado

A administração municipal de Panam-bi vem negociando desde o início daatual gestão, uma parceria com o Se-nac - Serviço Nacional de AprendizagemComercial, visando trazer cursos deformação profissional para Panambi.

Nesta semana o prefeito Miguel Sch-mitt-Prym recebeu uma visita dos re-presentantes do Senac, Milton AlcerioPereira, Diretor Regional e Tiago Lazza-ri, analista, que confirmaram que Pa-nambi vai ter um curso de Agentes deComércio com a duração de 400 horas,para aprendizes. A turma inicial vai terde 35 a 40 vagas e poderão ser inscri-

tas pessoas que tenham de 14 a 23 anosde idade.

As empresas comerciais que contri-buem para o Senac terão preferênciapara a matrícula de aprendizes que,depois das 400 horas de aula teórica,farão curso prático na própria firma.

As inscrições podem ser feitas pelainternet, podendo os interessados usaro telecentro municipal, junto à Univer-sidade Aberta do Brasil, no prédio daKepler, em qualquer máquina dos labo-ratórios de informática das escolasmunicipais ou ainda do Centro Admi-nistrativo da prefeitura.

Prefeitura fará convênio com Senacpara aprendizado comercial

Município prestou contas dosgastos com saúde no primeirotrimestre de 2009

A assembleia municipal do Pro-cesso de Consulta Popular, foi re-alizada na semana passada, emPejuçara, nas dependências doSalão Paroquial. A reunião foi con-duzida pelo presidente do Comu-de – Conselho Municipal de De-senvolvimento e vice-prefeito,Cerineu Mantovani.

A assembleia contou com a par-ticipação de representantes dossegmentos da educação, setorprimário e segurança pública. Adiscussão girou em torno das in-dicações das prioridades a serem

Reunião comunitária indicou prioridades da Consulta Popular

Foi apresentada, na semana passada, ao Conselho Mu-nicipal de Saúde de Augusto Pestana, a prestação de con-tas dos gastos com saúde no 1º trimestre de 2009. Comrecursos próprios, o município fez um investimento deR$ 282.718,14 na área da saúde, representando 14,24%do total da receita de impostos.

A despesa total da saúde no 1º trimestre de 2009 foi deR$ 493.293,89, sendo R$ 282.718,14 oriundos da fonte mu-nicipal, R$ 30.539,91 oriundos da fonte estadual e R$180.035,84 da fonte federal. Destaca-se que o municípiotem a obrigação constitucional de gastar no mínimo 15%dos recursos de impostos em todo o exercício de 2009.

AUGUSTO PESTANA

levadas para a Assembleia Regi-onal Ampliada, que acontece nodia 9 de julho, em Ijuí.

Os projetos votados em Pejuça-ra contemplaram cinco priorida-des: Kit proteção: reaparelhamen-to da Brigada Militar; Construção:ampliação de unidade hospitalar,Saúde: custeio de Serviços de Mé-dia e Alta Conplexibilidade; Me-lhorias de Vias de Acesso Rural eProjetos de Desenvolvimento Sus-tentável.

O vice-prefeito Cerineu Manto-vani disse que depois da mani-

festação comunitária, o proces-so de Consulta Popular que estáem curso precisa do envolvimen-to da população para que o mu-nicípio seja contemplado com osrecursos prometidos pelo gover-no estadual.

Mantovani chama a atenção doseleitores para o momento maisdecisivo da Consulta Popular, quevai acontecer no dia 5 de agosto.“Todos deverão comparecer nassessões instaladas no municípiopara assinalar as prioridades nacédula de votação”.

Com a proposta de incentivar o plantio de árvores frutíferas, foram distribuídas 280 mudas no município

PEJUÇARA

Pejuçara incentiva plantio de árvoresfrutíferas e limpeza da cidadeJunho em Pejuçara foiconsiderado o “mês doMeio Ambiente” com arealização de diversasações em torno dotema, tendo como focoprincipal a qualidade devida da população

refletir sobre os problemas am-bientais através da apresenta-ção do vídeo “Caminho doLixo: da geração à prevenção”,projetado nas escolas ÂngeloFurian e Pejuçara. A exibiçãodo documentário foi reforçadacom a intervenção do agrôno-mo Felipe Oberdorfer, do pre-sidente do Lions Clube, DimasMastella, e da nutricionistaÂngela Martins, da SecretariaMunicipal da Saúde, que alon-gou o debate fazendo um pai-nel sobre a importância da pre-servação da água.

A proposta de incentivar oplantio de árvores frutíferasteve uma resposta bastantepositiva entre as crianças. Aação compreendia o pedido demudas para a Secretaria Muni-cipal de Agricultura, com osubsídio de R$ 1 para cada so-licitação, restando apenas R$

1,50 a ser pago pela muda es-colhida. No total, 280 mudas fo-ram distribuídas no quiosqueda praça para serem plantadaspelas próprias crianças.

Na sexta-feira, dia 26, se con-firmou a realização de um mu-tirão de limpeza na cidade,com a intervenção da Secreta-ria Municipal de Obras, atravésda equipe de serviços urbanos.A população recolheu entulhose retirou dos pátios objetos eresíduos que precisavam sercarregados. Junto com este tra-balho também começou a serdistribuído um cronogramacom o roteiro de dias da sema-na que os caminhões da pre-feitura vão circular pelos bair-ros, recolhendo todo tipo delixo descartado pelos morado-res.

Ontem foi apresentada apeça de teatro “As aventuras

do Fortúnio”, interpretada pelaTurma do Dionísio, de SantoÂngelo. O espetáculo, com 50

minutos de exibição, teve co-notação pedagógica sobre olixo e o meio ambiente.

Page 15: Pag Para Ijuhy Internet

O REPÓRTER 15QUARTA-FEIRA, 1º de julho de 2009 ESPORTE

A fase de Dunga e daSeleção, na Copa dasConfederações

COPA DUNGA – Resultados dos jo-gos da 12ª edição da Copa DungaSesc/CEDL de futebol para menores.Sábado, no campo do Sesc Ijuí, cate-goria fraldinha, Cometa Vermelho 3x0CFE Grêmio Garra e CFE GrêmioTricolor 5x0 Cometa Branco; pré-mirim,Escolinha São José 3x2 Cometa “C”;mirim, CFE Grêmio Garra 0x5 Uefa eCeap 4x1 Cometa Branco e infantil,Escolinha São José 3x0 Escolinha Mo-delo e Cometa 2x2 Uefa.

AMADOR - Resultados da 2ª divisão.HCI Saúde 2x2 Huracan; AssociaçãoMoura 1x4 Sepé Tiarajú; 14 de Julho3x1 Valência “B”; Progresso 1x3 Portu-guesa; Aimoré 2x2 Valência “A” eGuarani Junior 0x1 Amigos doHammarstron. Na 1ª divisão, Arsenal/Baterias Gói 6x2 Boa Vista; Ponte Preta1x3 União Getúlio Vargas; Sul América1x0 Nápoli e Americano 2x1 BocaJuniors. Divisão do Interior, Farroupilha2x2 Juventude Chorão; Cachoeira 0x3Juventude dos Gói; Ijuí da 8 2x2Flamengo Santo Antônio e AvanteJúnior 2x4 Juventude Santana.

BASQUETE – Campeonato Munici-pal de Basquete. Sábado, Veteranos doCeap 66x32 SEG; Centrosul Informática60x34 Solner Baskett Club e Ceap47x36 Unijuí. Hoje, no Ginásio Munici-pal Wilson Mânica, às 19h, SolnerBaskett Club x Bigode de Leite e às20h15, SEG x Unijuí/Star Graf/Chico’sTur.

JOIA – Resultados do CampeonatoMunicipal de Jóia, São Pedro “B” 4x2Ponte Preta “B” e Simon Bolívar “A” 2x0São José “A”.

SESI – Resultados do Campeonatode Futsal do Sesi. Quinta-feira, no Gi-násio Wilson Mânica, Dieco/Brasdiesel/Progresso Pneus 9x0 Moinho Ijuí/Hidroenergia “B”; Gimenez e Gimenez/Gimenez Cia Ltda/Dipemasa 3x1 Moi-nho Ijuí/Hidroenergia “A” e Recapasul/Fonte da Ilha/Indústria de Sopro 5x2Funicalha/Canabarro e Martins. Sexta-feira, Imasa “A” 9x2 Madecor/Freitas eFreitas/Móveis Novo Horizonte “B”; So-berana 4x3 Perdigão “A” e Madecor/Freitas e Freitas/Móveis Novo Horizon-te “A” 5x3 Imasa “B”.

BOCHA – Semifinais do Campeona-to de Bocha do Sesi, sexta-feira, nascanchas do CTG Farroupilha, Imasa “A”15x1 Moinho Ijuí/Carimbaria Biróia/Esquadrias Ceretta “B” e Perdigão “B”15x10 Moinho Ijuí/Carimbaria Biróia/Esquadrias Ceretta “A”. A final será dis-putada na próxima sexta-feira entreImasa “A” x Perdigão “B”. Pelo terceirolugar jogam, Moinho Ijuí “A” x MoinhoIjuí “B”.

SÉRIE A – Resultados da 8ª rodadado Brasileirão. São Paulo 2x0 Náutico;Barueri 4x2 Atlético-MG; Atlético-PR1x0 Corinthians; Cruzeiro 1x0 Avaí;Botafogo 1x4 Goiás; Palmeiras 1x1Santos; Inter 3x0 Coritiba; Sport 3x1Grêmio; Vitória 4x1 Santo André eFluminense 0x0 Flamengo.

PLACAR REPÓRTER

Decisão para a duplaMesmo jogando com um time

praticamente de reservas, o GBM/Ouro Verde manteve a rotina dosegundo turno da primeira fase,venceu outra partida e fora decasa. O adversário, no sábado, foio Três Passos e o placar final 4 a1 para o GBM/Ouro Verde. Os golsdo time de Ijuí foram marcadospor Anderson (duas vezes), Cléoe Alex. A vitória aproximou o timede Jair Galvão do São Luiz. Empontuação, ambas as equipes pos-suem 24 pontos, mas pelos critérios oSão Luiz leva pequena vantagem.

O São Luiz jogou sábado, no Estádio19 de Outubro, contra o Ypiranga deErechim, líder da chave 7 do EstadualJuvenil. A equipe de Adilson dos Reis(que estava sendo comandada pelo au-xiliar Rodrigo Rafael) saiu vencendo por2 a 0, com gols do atacante Maicon. Nasegunda etapa, o técnico do Ypiranga,ex-volante do São Luiz (1990) Ildo JoséPauli, reorganizou o time e buscou o

São Luiz estava vencendo por 2 a 0, mas cedeu o empate para o líder Ypiranga

GBM/Ouro Verde vence e encosta no São Luiz

A diretoria do São Luiz assi-nou no domingo pela manhã,um contrato de comodato, váli-do por três anos, com direito decompra, de uma área com cer-ca de seis hectares, do Sindica-to dos Comerciários.

O local servirá para que o clu-be construa o Centro de Treina-mento (dois campos de futebol,quadra de areia e vestiário) e seprojete em um novo crescimen-to na área de formação de no-vos jogadores.

A edição do O Repórter do dia6 de maio já antecipava essenovo crescimento do clube. Nosábado, outra novidade, a presença doagente Fifa, Alex Cavaleiro, observandoos garotos do time juvenil. A avaliaçãode Alex sobre o que viu em campo foi a

São Luiz quer ser um clube autossustentável

Um encontro segunda-feira à noite, na Sociedade Ginástica Ijuí(Sogi), definiu que o Campeona-

to Mundial de Bolão, categoria juvenil ejúnior será disputado, em Ijuí. Uma co-missão executiva foi criada para orga-nizar os preparativos e receber as dele-gações estrangeiras para o Mundial de2010. O evento deve acontecer de 15 a25 de julho do próximo ano. Devem par-ticipar atletas com idades entre 14 e 18anos (categoria juvenil) e de 19 a 23anos (categoria júnior).

O presidente da Confederação Brasi-leira de Bocha e Bolão, Walques Batistados Santos, esteve na reunião que con-tou com a participação do prefeito Baline de abnegados do Bolão, em Ijuí. Segun-do o presidente da CBBB, Walques, dez

Ijuí: a cidade do Mundial de BolãoPrimeiro, o CampeonatoNacional de Bolão adulto,agora Ijuí será sede do Mundialde Bolão da Juventude

países já confirma-ram presença noMundial do próxi-mo ano, entre eles,Holanda, França,Itália, Alemanha,Argentina, Portugale Eslovênia.

A cidade de Ijuífoi escolhida paraa realização doevento, devido aocrescimento namodalidade e a es-trutura que seráoferecida aos visi-tantes.

Somente as pran-chas da Sogi rece-berão os atletas da bola pesada. No dia 22deste mês, um técnico estará fazendo umavistoria nas pranchas, que sofrerão algunsreparos para a realização do evento.

O presidente Walques destacou quecom a vinda do Mundial de Bolão, o

município de Ijuí e região tendem a cres-cer nesta modalidade.

O prefeito de Ijuí, Fioravante BatistaBalin, informou que de 14 a 18 de outu-bro, a cidade será sede do CampeonatoBrasileiro de Bocha.

empate.O São Luiz tentou marcar o terceiro

gol, mas desperdiçou através de Carbo-lin e Mattione.

A última rodada da primeira fase serádisputada no sábado, às 15h. O São Luizvai à Panambi enfrentar a SER; o GBM/Ouro Verde recebe, no Estádio da Mon-tanha, o Gaúcho; em Erechim, o líderYpiranga encara o Três Passos e o Ju-ventus recebe o Santo Ângelo, em SantaRosa.

Comissão executiva foi formada para organizar o evento do próximo ano, em Ijuí

O Rio Grande do Sul passará por duasdecisões, hoje e amanhã. No Beira-Rio, oInter enfrenta às 21h50, o Corinthians nafinal da Copa do Brasil. O Colorado pre-cisa reverter a situação de dois gols afavor dos paulistas. A igualdade no pla-car (2 a 0 para o Inter) leva a decisão paraos pênaltis. Vitórias por diferença supe-rior à dois gols, dá o título aos gaúchos.

O técnico Tite terá a volta do atacan-te Nilmar e o lateral Kleber. O árbitropara a final, será o mineiro Ricardo Ri-beiro, do quadro da Fifa.

O Grêmio encara o Cruzeiro, amanhã,às 21h50, no Olímpico, pela partida devolta da semifinal da Libertadores. Notime de Paulo Autuori retorna o goleiroVictor, a outra novidade é no ataque,Herrera deve ser o companheiro de MaxiLópez.

No primeiro jogo, no Mineirão, vitóriado Cruzeiro por 3 a 1. O time de Minasterá o retorno de Ramires. Uma vitóriapor 2 a 0, garante a vaga ao Tricolor paraa final da competição.

seguinte: “não vi nada daquilo que cos-tumo ver todos os dias. Nenhuma gran-de revelação, mas é claro, foi só umjogo”, concluiu o agente Fifa.

O técnico Dunga, antes vaiado e odia-do pela torcida brasileira, agora é aplau-dido pelos mesmos que anteriormenteachavam que o capitão do Tetra não fos-se capaz de comandar a seleção canari-nho.

No jogo de muita emoção, o Brasil con-quistou o título da Copa das Confedera-ções, domingo, na África do Sul. A Sele-ção entrou como favorita para enfrentaros Estados Unidos, mas os norte-ameri-canos mostraram a qualidade que per-mitiu à equipe despachar a Espanha -atual líder do ranking da Fifa. De virada,a equipe comandada por Dunga aplicou3 a 2, com dois gols de Luís Fabiano e umdo zagueiro Lúcio. É o terceiro título bra-sileiro, na Copa das Confederações.

Alex Cavaleiro (esquerda) será responsável pela valorização da base

Page 16: Pag Para Ijuhy Internet

CMYK

MEIO AMBIENTE16 O REPÓRTER QUARTA-FEIRA, 1º de julho de 2009

O Projeto que cria a Trilha Ecológica do Itaí foiposto em votação na

noite de segunda-feira na ses-são da Câmara de Vereadores.O vereador Luiz Varaschini jun-tamente com a comunidade daEscola Estadual de Ensino Fun-damental Pedro Maciel e dosmoradores de Itaí que aposta-ram no projeto estão presenci-ando a concretização de umsonho.

O Parque Ecológico Itaí pos-sui cerca de 2 hectares de matanativa. O local foi arrumadocom o apoio da direção, pro-fessores, Emater e da equipeda antiga Coordenadoria deMeio Ambiente. Segundo, o ve-reador também se teve o apoioda 36ª Coordenadoria Munici-pal de Educação e da Associa-ção Ijuiense de Proteção aoAmbiente Natural (Aipan).

Vereadores aprovamTrilha Ecológica do ItaíA Trilha Ecológica do Itaíé um sonho antigo dosmoradores e dacomunidade escolarPedro Maciel

Há cerca de um ano a Trilha Ecológica do Itaí está sendo trabalhada pela comunidade, explicou o vereador Luiz Varaschini

O 2º Ciclo de Estudos Jurídi-cos promovido pela 23ª subse-ção da OAB de Ijuí terá comotema Advocacia Ambiental. OCiclo de Estudo será realizadodias 3 e 4 de julho, na sala deeventos do Hotel Vera Cruz.

A primeira palestra será “In-trodução ao Direito Ambiental– A Política Nacional do MeioAmbiente e o Regime de Res-ponsabilidades”, às 19h, e seráministrada por Melissa Caste-lo. No sábado será ministradaa palestra “O Papel do Advo-gado no Direito Ambiental –Análise das Decisões Jurispru-denciais”, com Cíntia Schmidt.O evento é promovido pela Co-missão Permanente de DireitoAmbiental e pela 23ª Subseçãoda OAB em Ijuí.

A discussão sobre Reflores-tamento acontece hoje no Cho-rão, Linha 02 Norte (Comuni-dade 21 de Abril) e no Mauá.Na quinta-feira os debates se-rão no Rincão dos Gói e Itaí. Nasexta-feira o debate será na Es-quina Heidmann. Os encontrossão sobre o Programa de Re-florestamento Assistido emPropriedades Rurais do Muni-cípio de Ijuí.

Reflorestamento é apresentado em comunidades rurais

Direito Ambientalé tema de Ciclode Estudos

Nas reuniões está sendo apre-sentado o Projeto de Reflores-tamento que os municípios deIjuí e de Ajuricaba estão desen-volvendo para que a recupera-ção dos corredores ecológicos,mata ciliar, ocorra com o apoioda ONG Internacional CARE.Projeto esse, que propõe a ade-são voluntária dos agricultores,onde estes determinam combase nas condições de cada

O projeto é um sonho anti-go dos moradores do Itaí. Aidéia do Parque Ecológico Itaíiniciou através de um projetodas disciplinas de EducaçãoAmbiental e DesenvolvimentoRural, com os professores Ve-rani Isabel Bonatto da Silva eAirton Ghen. Daí partiu a ini-ciativa, juntamente com o cor-po docente da escola, de rea-

propriedade a área para plan-tio de árvores nativas, princi-palmente nas áreas de preser-vação permanente (APP) nasmargens dos rios.

O projeto prevê também oapoio financeiro aos agricultorese atende a exigência de recupe-ração ambiental de corredoresecológicos que o Ministério Pú-blico aplicará através do Termode Ajustamento de Conduta

onde a preservação não estejasendo feita.

As reuniões continuarão sen-do realizadas durante o próxi-mo mês, nas demais localida-des do município, com a inten-ção de cadastrar o maior nú-mero possível de agricultorespara que a meta de no mínimo500 hectares de área seja dis-ponibilizada para a implanta-ção do projeto.

lizar algo maior. Com isso, apartir da criação do um par-que de preservação ecológicavisando à conscientização dosusuários e visitantes no senti-do de preservar o meio ambi-ente e fonte pública de águamineral.

“Entre os objetivos está o deque no futuro seja realizado tu-rismo rural entre o Itaí e a Colô-

nia Santo Antônio, além de mos-trar o local e interagir com ou-tras comunidades”, explicou overeador. Com a aprovação doprojeto será ainda possível seobter mais apoio do Poder Pú-blico e de fiscalização. Além daestrutura que o local já possui,o objetivo é delimitar a área depreservação e construir maisatrativos aos futuros visitantes.

Page 17: Pag Para Ijuhy Internet

QUARTA-FEIRA, 1º de julho de 2009

CLASSIFICADOSO REPÓRTER 17

DIVERSOSVENDE-SE DESMANCHEcompleto, com vários mo-tores, caixas revisadas epeças em geral. Tratarpelos fones: 3332.1023,9988.7967 ou 9977.5952.

VENDE-SE Capota de Fibrap/ F1000 no valor de R$900,00, um Santo Antôniopara F1000 no valor de R$350,00 e Carreta p/ 2 Cavaloss/p valor de R$ 2.900,00. In-teressados ligar p/ o fone:9603.7588.

BANDA DIVERSÃO: Vendeseus equipamentos instru-mentais: Bateria, baixo, gui-tarra, mesa de somamplificadas 8 canais, 2 co-luna de som, alto-falanteMilenium, teclado eletrôni-co, 2 microfones + cabosnovos e palco p/ bateria.Ofertão, apenas R$ 4.000,00.Tratar pelo fone: 8413.6381.

OPORTUNIDADE DETRABALHO EM VENDAS:05 vagas. Você que esta de-sempregado! Estudante, apo-sentado, dona de casa. Querfazer um complemento derenda, ligue para 8413.6381e faça seu cadastro com re-presentante na Região. Pro-duto de ótima aceitação nomercado de produtos natu-rais, de limpeza domésticase industriais, fototerápicos.Obs: salário por comissão.Documentos exigidos: RG,CPF e comprovante de resi-

dência. Representante LuisOrlando.

MOTORISTA DE CAMI-NHÃO Se oferce para traba-lhar no ramo, com experiên-cia, sem vícios, no Rio Gran-de do Sul ou estado do MatoGrosso. Fone p/ contato:9153.9784 c/ David.

VENDO 2 MACACÕES decouro p/ motoqueiro. Valor acombinar fone: 9139.6627.

VENDO FILHOTES deChow Chow. Interessadospelo fone: 3332.2544.

PRESICA-SE DE SERRA-DOR ou aprendiz. Interessa-dos tratar pelo fone:8424.8089.

VENDE-SE NOVILHAGerse prenha. Acita-seterneito, boi ou torras. Con-tato pelo fone: 8424.8089.

VENDO CAVALO INGLÊS,pronto para desfile “MuitoBelo”. Valor R$ 1.500,00.Fone para contato 9603.7588.

COMPRO CONSÓRCIOSnão contemplados. Tratar:(55) 9971.0635.

VENDE-SE POTRO, pron-to para ser domado. Interes-sados entrar em contato pelofone: 3333.2350 com Giova.

TÉC. EM ENFERMAGEM:Cuida de pacientes. Tem dis-ponibilidade de horário e ex-periência na profissão. Inte-ressados contatar pelo fone:9939.5668 c/ Elenir.

VENDO RODAS originais daRanger, de ferro, em ótimoestado, sem riscos, com ca-lotas internas cromadas e pa-rafusos. Mais informações efotos acesse www.fotuz.com/out01 ou ligue (55)8111.9892.

VENDO filhotes de PastorAlemão Capa Preta, com 50dias, vacinados. Valor R$150,00 cada . Fone para con-

tato: 9189.4874 ou 3333.4350.

MÓVEIS USADOS. Com-pra-se móveis, eletrodomés-ticos e de escritório. Pago àvista. Agendo avaliações emhorário a combinar. Fone:8119.3106 ou 9121.2214 ou naAv. Getúlio Vargas, 450.

VENDE-SE FILHOTES deLabrador, Poodle, ChowChow. Interessados entrarem contato pelo fone:9969.6552.

VENDO COMPUTADOR,256 MB de vídeo, 512 de me-mória, completo. Valor a ne-gociar. fone p/ contato:9155.0363 ou 8439.8315.

VENDE-SE LOCADORA c/2.300 filmes, 3.500 clientescadastrados, 18 prateleiras,2 computadores e sistema devídeo trailer. Tratar pelo fone:9122.3838.

VEÍCULOSVENDE-SE YAMAHA Fa-zer 600 S, cor azul, ano2008. R$ 18.000,00 + 18xde R$ 1.000,00. Tratarfone: (55) 9631.5681.

COMPRO Carro 1.0, em bomestado, valor até R$ 11.000,00,pagamento à vista, em di-nheiro. Interessados entrarem contato pelo fone:3332.6110 ou 9919.5483.

COMPRO KOMBI. Tatarpelo fone: 9963.3391 ou3332.5495.

VENDO BLAZER DLX ano98, diesel, completa. Aceitotroca. Interessado entrar emcontato pelo fone: 3331.9705ou 9926.5880.

VENDE-SE KOMBI ano emodelo 96, ótimo estado comtodo equipamento de som p/propaganda comerciais deRua. Valor R$ 15.000,00 fonepara contato 9918.6039 ou9145.5612 c/ Jorge.

VENDO PALIO EX ano 2000,

único dono, ar , vidro e travaelétrica, 4 portas, cor chum-bo. Valor R$ 15.000,00 + IPVA. Tratar pelo fone: 9991.9681.

VENDE-SE UM TRATORMercedes Benz para des-manche. Tratar pelo fone:8424.8089

VENDO RANGER XL, ano1999, verde, 2.5 turbodiesel,AR COND., DH, Tração 4X4,RABS, alarme, volante comregulagem de altura, embre-agem hidráulica, roda de ligaleve, capota marítima, prote-tor de caçamba, Santo Antô-nio, Pára-choque quebramato, estribo, porta copos,rádio com CD, carro de nãofumante, excelente estado, 3ºdono, 15.6000 Km. Mais in-formações e fotos acesse:www.fotuz.com/car02 ou(55) 8111.9892.

VENDO F-1000 XLT HSD,ANO 1997, Top de Linha,CINZA, Turbo Intercooler,completa, AR COND., DH,banco de couro, ABS, vidroselétricos, espelho elétrico,volante com regulagem dealtura, embreagem hidráuli-ca, roda de liga leve, exce-lente estado, carro de não fu-mante, 3º dono, 57.000Km.Mais informações e fotosacesse: www.fotuz.com/car03 ou (55) 8111.9892.

VENDO GOL PLUS: Ano 97,1.0 MI, ar quente, limpadorde desembaçador traseiro,vidro e trava elétrica, alar-me, som e insufilm, docu-mentação toda em dia de2009, revisado e com doispneus novos. Tratar pelo fone:3332-2307 ou 9147-3975.

BARBADA! Vendo motoTwister, vermelha ano 2002,IPVA pago, ótimo estado, 2°dono. Interessados contatarpelo fone: 9117.1171.

VENDO Uno Mille SX, ano98, 4 portas, vidro e trava elé-trica, LDT, ar quente, alar-me, insufilm, pneus semi-novos, todo revisado, em óti-

mo estado, para pessoa exigen-te, IPVA 2009 pago. Preço debarbada R$ 12.000,00. Financia-se. Tratar pelo fone: 8127.9606ou 9148.4866 c/ Walter.

BARBADA: vende-se umaBelina II ano 79, cor azul R$1.800,00, uma Brasília ano77, cor branca por R$ 900,00.Ambas com documentaçãoem dia. Vende-se uma balan-ça digital, filizola, 15kg, comselo de aprovação do Inmetro,valor R$ 400,00. Tratar pelofone: 8142.9756.

VENDO VECTRA GLS, ano/modelo 2000, cor prata,completíssimo, com ar con-dicionado digital. Apenas R$25.000,00 ou R$13.000,00 +parcelas. Motivo: Outros ne-gócios. Tratar 8111.9274 ou9942.2842.

VENDO PASSAT 79. Tratarpelo fone: 91736130.

BARBADA. ECOSPORT2006, Freestyle, preta, Flex,completa, pneus novos, alar-me, 2ª Chave, manual, revi-sões, único dono. Imperdível.Confira. Estudo proposta àvista, sem troca. Placa MGE-7352. Tratar fone: 8432.2490.

VENDO Kadett ano 93 EFI, agasolina , ar quente, vidrose travas elétricas, alarme c/interface e desembaçador tra-seiro. Carro revisado. ValorR$ 9.300,00 s/ troca. Tratarfone: 9136.2345

VENDE-SE Moto Bis 2004,documento em dia, IPVApago. Valor R$ 3.600,00 e umVoyage ano 85, cinza, motor1.6 AP, com 60.000km origi-nais, documentação toda emdia, segundo dono. Tratar pelofone: 9161.6828 c/ Tiago.

VENDO ESCORT, ano 87valor R$ 6.000,00. Aceitomoto na troca documento ok.Fone: 9156.1834.

VENDO UNO FIRE, 2004,desembaçador, limpador, arquente, trava elétrica e alar-me em exelente estado valorR$ 14.500,00 fone para con-tato 8403-4170.

VENDE-SE ESCORT GLS,89, a álcool, valor R$4.000,00. Tratar pelo fone:3332.8003 com Julio.

VENDE-SE SILVERADODLX, 6CC, 98, azul, comple-ta, banco de couro, lona ma-rítima, 2 pneus novos, cdmp3, linda camioneta. Con-tato com Vinícios ou hilario.9601.0436 ou 9622.3404.

IMÓVEISDEPÓSITO DE600m², ao lado dacantina Sapore D’Itália e umaKITNET: Na Rua:Simão Hickenbick,697. Tratar com Al-ceu Hickenbick nofone: 3332-2472.ALUGA-SE: Um prédio dealvenaria de 210m², situadona rua Henrique Kopf, 74,centro. Valor do aluguel 1salario mínimo. Ver e tratarcom o proprietário RoqueCeretta ou pelo fone:3333.6768.

VENDO Uma casa de doispisos, mista 3 dorm. , doisbanheiros e mais dependên-cias, no Parque AquáticoHavaí. Valor a combinar. In-teressados entrar em conta-to pelo fone: 3332.1326 ou9139.4070 Solange.

PROCURO APARTAMEN-TO para locação noResidencial Bela Vista compelo menos dois dormitórios.Contato 8125-8444.

VENDE-SE CASA de alve-naria, uma suíte + dorm.,garagem p/ dois carros,portão com controle e alar-me, murada e fechada comgrade, 120m² Novo Leste. Va-lor R$ 75.000,00, negocia-se.fone p/ contato (55)9914.9170.

VENDE-SE CASA de doispisos, 270m², Rua Guilher-me Klemente Koller, 671.Fone p/ contato: 3333.7340 ou8123.1522.

VENDE-SE Lancheria comtodos os equipamentos, nocentro, com clientela forma-da, atendimento em viandas,marmitex, prato feito, almo-ço e lanches em geral, comtele-entrega e TV SKY. Localamplo bem localizado. Acei-ta-se carro ou facilita paga-mento, motivo outros negó-cios. Tratar pelo fone:9115.6403 ou 3332.1715.

VENDE-SE Casa mista c/ par-te superior e inferior medindo80m², com terreno de 10x31, lo-calizada na Rua 24 de fevereiro,1576, no Bairro São José. ValorR$ 28.000,00, aceita-se carro efacilita pagamento .Tratar pelofone: 9115.6403 ou 3332.1715.

VENDO OU TROCO Terre-no atrás da central do

SICREDI, em IJUÍ, área de20m x 50m (1000m²), valorR$ 100.000,00. MB Baú 1113,ano 83, em ótimo estado R$65.000,00. MB Toco 1214, ano98. F4000, ano 80, motorMWM. Trator VALMET 85, IDR$ 16.500,00 e Trator Ford 8BR por R$ 9.500,00. Tratarpelo fone: 3332.4265 ou9175.7383.

VENDE-SE Casa dois pisos,mista, no Parque AquáticoHAVAI, com 3 dormitórios edemais dependências. Nego-cia-se. Tratar fone 3332.1326ou 9139.4070, com Solange.

APTO. BAL. CAMBORIÚ, c/suíte + 1 dorm, BWC, salaestar/jantar, sacada fechada,garagem priv., coz e área deserv. A 30m da praia, entre aAv. Atlântica e Av. Brasil(Prox. Havan). Entrada R$120 mil (Aceito carro(s) –Estudo proposta) + Saldofinanc. R$ 130 mil. UrgenteFone: (047) 8856.1164 ou(047) 8836.2959.

VENDO CASA de alvenaria,9x8, terreno 10x20 com doisdormitórios, sala, cozinha,banheiro com box, garagem,área de serviço. Valor R$25.000,00 e Corsa Classic2002/2003, álcool, valor R$12.000,00 + 36 parcelas deR$ 484,00. Tratar pelo fone:3332-9282.

VENDO SOBRADO comsala comercial térrea, comaprox. 300m², em estado denovo + apartamento de150m² com 3 dorm e saca-da, terreno de esquina emrua asfaltada. Valor R$200.000,00. Aceita-se imóvelde menor valor e carro. In-teressados entrar em con-tato pelo fone: 9939.6472 ou8424.3360.

COMPRO área de terra deaté um hectare ou terrenode no mínimo 20x50, entrea Linha Sete Oeste e Coro-nel Barros. Pago valor justoe de mercado. Contato:8139.8058.

VENDE-SE casa de 2 pisos,na Rua Guilherme KlementeKoller, 671, Bairro Jardim.Valor R$ 85.000,00. Tratarpelo fone: 3333-7340.

ALUGA-SE PRÉDIO, partetérrea com 200m² e 5m dealtura, com porta grande p/entrada de caminhões, segu-ro e bem fechado, na ruaÂngelo Strapazzon, 322, pró-ximo a IMASA. Tratar pelofone: 3332.8887 ou9963.2267.

Page 18: Pag Para Ijuhy Internet

18 O REPÓRTER QUARTA-FEIRA, 1º de julho de 2009GERAL

A falta de energia elétrica ocorrida na terça-feira acabou se tornando um caso de polícia. No

entanto, para além do simples registrofeito na Delegacia de Polícia, que vaiacabar sendo arquivada, pode se pro-jetar como está o atendimento nos ór-gãos públicos de Ijuí. Conforme o rela-to policial feito por Rodrigo de Moura,na tarde de segunda-feira faltou luz naRua João Craidi, no Bairro Lambari, das14h às 18h.Uma senhora de 92 anos,que mora no local e que precisa do usodo aparelho de nebulização acabou sen-do prejudicada, conforme relato feitopelo comunicante ao O Repórter. Comoa energia elétrica não foi restabelecidaRodrigo ligou para o Demei e, segundorelato dele ao Repórter, o que tambémconsta no boletim de ocorrência, nin-guém atendia ao telefone. Ele se deslo-cou até o Demei e teria visto quandoum funcionário atendia o telefone edesligava o mesmo. Flagrado pelo co-municante o funcionário teria dito queestariam cheios de ocorrências e queRodrigo fosse se queixar para quemquisesse.

Rodrigo de Moura confirmou quemanteve contato através do telefone deplantão – 0800 -51-9200 – e também pelo3331 7700 mas não foi atendido. “ Tive-mos que acalmar a senhora que moraconosco, mãe de meu padrinho, poisela utiliza o nebulizador constantemen-te”, comentou o morador do BairroLambari. Rodrigo de Moura se mostrainsatisfeito, pois observa que “caso nãoseja paga a conta telefônica, ocorre ocorte”. Ele observa que em contrapar-tida, quando se necessita de atendimen-to para situações como a que ocorreuna segunda-feira, isso não ocorre. Eledefende que se mais pessoas denunci-assem o mau atendimento que ocorre,não só no Demei, mas em outros órgãos,certamente a questão iria mudar. Citouque ligou para o Demei 4 ou 5 vezes equando foi pessoalmente, teria discuti-do com um dos funcionários. Ele inclu-sive manteve contato com a Agência Na-cional de Energia Elétrica – Aneel nanoite de segunda-feira, quando denun-ciou o fato ocorrido. “Espero que aquestão não fique por aí”, disse o mo-rador do Bairro Lambari.

Já o Delegado de Polícia, Ricardo Mi-ron, confirmou que a ocorrência foi efe-tuada junto à Delegacia de Polícia. Mi-

Mau atendimento no Demeiresulta em ocorrência policialMorador do Bairro Lambari sesentiu ofendido e foi até aDelegacia de Polícia fazerregistro quanto aoatendimento recebido noDemei

ron antecipou, no entanto, que não de-verá ser instaurado inquérito, até por-que, pelo registro, não se configura cri-me contra o idoso, mas sim um caso demau atendimento. O presidente do De-mei, Carlos Alberto Dahmer, esteve on-tem na delegacia, onde conversou como delegado Miron e deverá ser instau-rado um inquérito administrativo, naopinião do delegado.

Procurado pelo O Repórter, o diretordo Departamento de Energia de Ijuí,Carlos Alberto Dahmer, confirmou quepelo registro, não se configura crimecontra idoso. “O que temos no registroé um caso de queixa contra um possí-vel mau atendimento que teria sido fei-to pelo plantonista do Demei”, comen-tou Dahmer, acrescentando que duran-te a tarde e noite de segunda-feira, fo-ram atendidas exatamente 107 ocorrên-cias pela autarquia. “Tivemos casoscomo o rompimento de cabos, em fun-ção do forte vento, que se transforma-ram em casos de perigo, pois algunsdeles caíram sobre a calçada”, comen-tou Dahmer. Ele garantiu, no entanto,que mandou verificar o que ocorreu efe-tivamente no plantão, no momento emque Rodrigo de Moura esteve naquelelocal para solicitar o conserto e a voltado fornecimento de energia. “Vamos ve-rificar o que efetivamente aconteceu”,garantiu Dahmer, observando que atransparência e a qualidade do atendi-mento por parte dos servidores é umdos principais objetivos da administra-ção do Departamento de Energia.

Ele considera, no entanto, o registrofeito na Delegacia de Polícia como atí-pico, pois sempre que ocorrem proble-

mas como ventos e chuvas fortes, háproblemas no fornecimento de energia.“Ninguém quer ficar sem o fornecimen-to e, por isso, os telefones do plantãoacabam ficando congestionados”, co-mentou o presidente do Demei. Ele nãonega, no entanto, o direito do queixo-so, como o consumidor de energia elé-trica, em fazer o registro.

Já o cientista político da Unijuí, De-jalma Cremonese, disse que o mauatendimento que ocorre muitas vezesno serviço público decorre da falta detreinamento e preparação do pessoalque atende as pessoas, bem como aoexcesso de burocracia. Cremonese dis-se que “muitas vezes os políticos nãosão conscientes de que as pessoas que

atendem ao público são a porta de en-trada para se mostrar um serviço pú-blico de qualidade e eficiente”. Cremo-nese acentua que os usuários de qual-quer tipo de serviço têm direito de re-clamar, tendo em vista que contribuempesadamente com recursos para a ma-nutenção destes serviços. “O mínimoque se pode esperar é que os serviçospúblicos sejam eficientes”, comentou.

Ele analisou ainda o motivo que levaa maior parte das pessoas a não recla-marem quando são mau atendidas.“Isso faz parte da cultura do brasilei-ro”, comentou o professor. “A maiorparte das pessoas sempre espera quealguém resolva por elas”, disse o cien-tista político.

De acordo com o diretor do Demei, os telefones do plantão acabam ficando congestionados, quando ocorrem problemas como vento e chuva forte

Diretor do Demei, Carlos Alberto Dahmer, considerou o registro feito na Delegacia de Polícia como atípico

Page 19: Pag Para Ijuhy Internet

POLÍCIA O REPÓRTER 19QUARTA-FEIRA, 1º de julho de 2009

FURTO - A Brigada Militar de Ijuí prendeu, na ma-drugada de domingo, Leandro Rodrigues. Confor-me o boletim de ocorrências , Rodrigues, na com-panhia de mais dois elementos, praticaram furto nofundo do Condomínio Burtet, quando um casal foivítima.

Os elementos armados de revólver, conduzindoum fusca de placas IBX 19.55, roubaram das vítimasuma motocicleta Y-BR , placa IMP 92.02, os dois ca-pacetes e documentos pessoais. O roubo foi comu-nicado à Brigada, que de posse das características,encontrou o veículo utilizado no roubo na estradavelha que dá acesso a Cruz Alta.

No interior do automóvel foi detido LeandroRodrigues, que confessou o crime, inclusive forne-cendo a localização da motocicleta que havia sidofurtada. Os outros dois elementos que participaramdo crime conseguiram fugir, mas um deles já foi re-conhecido pelos policiais. Rodrigues foi levado àModulada, após ter tido o flagrante lavrado.

PRISÃO EM FLAGRANTE - Clovis Luis Callai foidetido no sábado pela Brigada Militar na Rua Cris-tóvão Colombo , no Bairro Boa Vista. Contra ele ha-via um mandado de prisão da justiça, pois estavaforagido do sistema prisional. Na abordagem foi en-contrado com ele munição de calibre proibido, sen-do 13 cartuchos de fuzil e mais munição para pisto-las 0.40, 44 e 45, bem como um capacete e uma tou-ca ninja. Callai ainda reagiu contra os policiais, sen-do preciso o uso de força moderada para conter oindivíduo. Ele foi novamente recolhido à Penitenci-ária Modulada.

EMBRIAGUEZ AO VOLANTE - em operação daBrigada Militar foi detido neste final de semanaCarlos Augusto da Silveira de Jesus. Ele conduzia,na Rua do Comércio, um veículo Corsa de placas ILM61.12. Ao ser abordado, foi constatado que o indiví-duo apresentava sintomas de embriaguez. Foi rea-lizado o teste do bafômetro, quando se constatou apresença 0,55 decigramas de álcool por litro de san-gue, o que determinou a sua prisão. Ele pagou fian-ça de R$ 500 e foi liberado.

INCÊNDIO - Foi preso por volta das 2h40min desegunda-feira Mateus Oliveira Ribeiro, 23 anos. A pri-são ocorreu na Rua Pará no Bairro Glória, após eleentrar em desentendimento com sua esposa e tê-la agredido. Conduzida à Delegacia de Polícia, a víti-ma pediu proteção policial, baseando-se na Lei Ma-ria da Penha.

Terminado o registro policial, Mateus voltou paracasa e colocou fogo em sua moto e em duas carro-ças, que pertenciam aos seus irmãos, que eram usa-das para o trabalho diário. A Brigada Militar retornouao local e prendeu novamente Mateus de OliveiraRibeiro, que desta vez teve o flagrante lavrado pelodelegado Ricardo Miron e conduzido até a Modu-lada.

ACIDENTE COM MORTE - Um acidente com mor-te foi registrado no domingo. Conforme a Polícia Ro-doviária Estadual de Santa Rosa, Nelson Joacir deAndrade, 32 anos, conduzida uma motocicleta naRS 540, quilômetro 7, município de Alecrim, quan-do por volta das 3h da madrugada perdeu o con-trole do veículo,indo de encontro a um barranco.Nelson Joacir de Andrade faleceu no local.

ACIDENTE - Cristiano Fonseca Goi , 19 anos, con-duzia uma motocicleta Placas IPQ 87.02, pela Ave-nida Coronel Dico, por volta das 18h30 de segunda-feira. Ele teve a motocicleta atingida por um Corsa,placas IEK 57.26, conduzido por Carlos Alberto San-tos, que estava tentando sair do estacionamento.Cristiano sofreu escoriações leves e foi levado aoHCI para atendimento. A caroneira da motocicletanada sofreu.

PLANTÃO REPÓRTER

“O Albergue Estadual de Ijuí temmantido a média de ocupação dosúltimos meses”, disse o diretor dacasa prisional. Mesmo acima do li-mite, Almedorino Mello diz que asituação está sob controle. Com es-paço para 75 detentos do regimesemi-aberto, o Albergue tem atual-mente 104 presos. Deste total, cer-ca de 30 não têm autorização parasaídas externas, por não possuíremcarta de emprego. Os demais so-mente pernoitam na cadeia. Mulhe-res detidas são oito, duas delasmantidas em regime fechado. Alme-dorino Mello reconhece que o Alber-gue somente não está superlotadodevido às ações do juiz da vara de

Albergue mantém média de ocupaçãoO Albergue de Ijuí mantémmédia mensal deocupação, devido adecisão do Juiz da Vara deExecuções Criminais

execuções criminais, Vinicius Bor-ba Paz Leão, que não aceita a trans-ferência de apenados de outras re-

giões que, quando saem da Modu-lada, retornam para suas comarcasde origem.

O índice de autuações de moto-ristas embriagados nas rodovias fe-derais sob a jurisdição da 10ª Dele-

Casos de embriaguez ao volante nas rodovias federais chegou a 50 neste ano na região de atuação da PRF de Ijuí

Aumenta índice de ocorrências de embriaguez ao volantegacia da Polícia Federal, com sedeem Ijuí, é um dos menores do país.O dado foi revelado pelo inspetor

chefe da delegacia, Edmilson Scho-pf. Segundo ele, o trecho sob a res-ponsabilidade da delegacia atingeas BRs 285, 158, 377, 468, 392 e 472.

A superintendência do Rio Gran-de do Sul aponta que nas regiões deCaxias do Sul, Santa Maria, Pelotase Porto Alegre as ocorrências de em-briaguez ao volante chegam a núme-ros de variam entre 12% e 15%. Nasrodovias federais da região, o índi-ce fica entre 3% e 4%. Schopf acen-tua, no entanto, que o número deregistros em relação a períodos an-teriores está crescendo em dema-sia.

O inspetor chefe disse que nosúltimos anos o número médio deocorrências de flagrante de moto-ristas embriagados chegava a 20 aoano. No entanto, em 2009, confor-me Edmilson Schopf, o total deocorrências é de 50.

Albergue mantém média mensal de ocupação por determinação do judiciário

Conferência Estadual daSegurança Pública começa napróxima sexta-feira

O governo do Estado e a Secretaria da Segurança Pú-blica ultimam detalhes para a realização da ConferênciaEstadual da Segurança Pública, que inicia na próximasexta-feira e segue no sábado e domingo, no Centro deEventos da PUC, em Porto Alegre. Encerradas no últimodia 15, as inscrições somaram mais de mil pessoas, en-tre representantes da sociedade civil e de entidades li-gadas aos diferentes segmentos da segurança.

Coordenada pelo Secretário-Adjunto da SSP, Rubens Edi-son Pinto, a Conferência Estadual da Segurança Públicavai abordar os seis projetos integrantes do Programa Es-truturante Cidadão Seguro (www.estruturantes.rs.gov.br), o plano de segurança dogoverno do estado, que aplicará, até 2010, R$ 462 milhõesna Polícia Civil, Brigada Militar, Instituto Geral de Perícias(IGP) e Superintendência dos Serviços Penitenciários (Su-sepe).

Motorista passa notafalsa de R$ 100,00em posto de gasolina

No sábado um motorista abasteceu seu caminhãonum posto localizado à margem da BR 285, em Ijuí. Opagamento do combustível foi feito em moeda cor-rente, havendo entre as cédulas uma nota falsa de R$100,00. Depois do caminhoneiro já ter se ausentadodo posto, seguindo viagem, o frentista percebeu quea nota era falsa. Imediatamente contatou com o co-mando da Polícia Rodoviária Federal que fez uma bar-reira visando deter o motorista. A PRF abordou o ca-minhoneiro em Entre-Ijuís, quando foi submetido ainterrogatório para saber da procedência da nota fal-sa. O motorista alegou que recebeu a nota em SãoPaulo e que não tinha maiores informações acerca daorigem da cédula. O caminhoneiro fazia a viagem deSão Paulo a São Luiz Gonzaga e dirigia o caminhão deplacas ICJ – 4316. A PRF não informou o nome do mo-torista e se o mesmo ficou detido.

Page 20: Pag Para Ijuhy Internet

CMYK

O REPÓRTERQUARTA-FEIRA, 1º DE JULHO DE 2009

“Ser bombeiro é um sacerdó-cio”. O comentário é do tenen-te-coronel, Veroni Cordeiro doNascimento, ao avaliar o trans-curso do Dia do Bombeiro, queocorre amanhã. O militar dizque ser bombeiro é ser voca-cionado para ajudar ao próxi-mo. Veroni Cordeiro Nascimen-to tem 24 anos de Corpo deBombeiros, sendo 12 somenteem Ijuí. Ele acentua que é pre-ciso se destacar a atuação dosBombeiros, que em diferentesmomentos sempre estão à dis-posição da comunidade. “Te-mos nossa função principal,que é de combate a incêndio,mas também temos outras ati-vidades, como por exemplo oresgate, que permite que te-nhamos uma atuação intensa

Bombeiro, bem mais do que um trabalho, uma vocaçãoO transcurso do Dia doBombeiro, amanhã, fazcom que se faça umareflexão sobre aprofissão

na comunidade”. Ele elogia elembra o fato ocorrido na se-mana passada, quando bom-beiros salvaram a vida de umamenina de um mês de idade.

Atualmente atuam junto acorporação em Ijuí 46 solda-dos, que se distribuem entre aparte administrativa, operaci-onal e de resgate. “ Temos trêsviaturas para atuar no comba-te a incêndio, outra viatura

para a prevenção e também oresgate”, comentou o militar,comandante do 10º ComandoRegional dos Bombeiros dasMissões. Para ele, o importan-te é que a comunidade reco-nhece nos bombeiros uma par-ceria que ajuda nos momentosdifíceis. “Bombeiro geralmenteé sinônimo somente de solda-do que combate incêndios,mas nossa profissão vai bem

além disso. Aqui criamos umlaço especial com a comunida-de”, diz o tenente coronel.

Ele destaca que existem ca-sos onde a profissão passa depai para filho. Cita o exemplodo sargento Mauricio Telier,que agora vê o seu filho, Ever-ton, que atuou dois anoscomo soldado temporário, irpara o curso de formação desoldados da Brigada Militar,

para no futuro retornar aoCorpo de Bombeiros de Ijuí.“Trata-se de uma vocação quepassou de uma geração paraa outra”, comentou o coman-dante dos bombeiros de Ijuí.Veroni Nascimento disse quevários outros profissionais,que inclusive atingiram o tem-po limite para aposentadoria,acabaram sendo reformadose permanecem na ativa, como objetivo de auxiliar a comu-nidade.

Para marcar o transcursodo Dia do Bombeiro, quetranscorre amanhã, serão re-alizadas hoje diversas ativida-des, inclusive com a presen-ça do general comandante daAD-3 de Cruz Alta. “Trata-sede uma integração necessáriaentre o Corpo de Bombeiros,Brigada Militar e também oexército”, comentou VeroniNascimento. Ao longo destaquarta-feira serão desenvolvi-das várias atividades, dentreas quais, uma exposição jun-to ao Corpo de Bombeiros deIjuí, bem como uma simula-ção de resgate.