Páginas 4 e 5 Página 7 - aberttasaude.com.brº48_v6_anexo_853.pdf · a agenda de cuidados para...

5
Um jornal da ArcelorMittal Abeb Número 48 - Abril a Junho de 2015 ArcelorMittal Abeb Promoção da Saúde Abeb se une a Empresas Patrocinadoras e oferece auxílio completo aos empregados do Grupo ArcelorMittal Brasil Páginas 4 e 5 Programa Vacinar agora disponibiliza vacinas aos Beneficiários de todas as faixas etárias Página 7 S AÚDE

Transcript of Páginas 4 e 5 Página 7 - aberttasaude.com.brº48_v6_anexo_853.pdf · a agenda de cuidados para...

Um jornal da ArcelorMittal Abeb Número 48 - Abril a Junho de 2015

ArcelorMittal AbebPromoção da Saúde

Abeb se une a Empresas Patrocinadoras e oferece auxílio completo aos empregados do Grupo ArcelorMittal Brasil

Páginas 4 e 5

Programa Vacinar agora disponibiliza vacinas aos Beneficiários de todas as faixas etárias

Página 7

SAÚDE

Com o objetivo de fortalecer a saúde dos empregados do Grupo ArcelorMittal Brasil, que permanecem 1/3 de seu tempo na unidade de trabalho e 2/3 fora dela, foi instituído o projeto Integrar Saúde, que trabalha a integração dos serviços assistenciais e de promoção da saúde com os serviços ocupacionais.

A iniciativa retrata uma percepção institucional de que apenas trabalhando de maneira integrada será possível potencializar os resultados de gestão da saúde, como a ampliação do Índice de Qualidade de Vida (IQV), a redução de internações e de absenteísmo por doenças médicas e a eliminação de gastos redundantes.

O compromisso em aprimorar os serviços se reflete em outras ações da Abeb. Por isso, ampliamos o calendário de vacinas cobertas pela Associação, que já era padrão ouro, por meio da reestruturação do programa Vacinar.

Por falar em prevenção, o Índice de Saúde e Bem-Estar (ISBE) já começou a ser monitorado. A meta é mapear o perfil de saúde de 70% dos Beneficiários acima de 18 anos, até o fim do ano, para que, a partir de 2016, seja iniciado um efetivo acompanhamento, de acordo com cada fator de risco.

EDIT

ORI

AL

Expediente: Saúde é uma publicação da ArcelorMittal Abeb - Av. Bernardo Monteiro, 831 - Santa Efigênia - BH/MG - (31) 3248-4353 • Assessoria de Comunicação: Adrielle Silva • E-mail: [email protected] • Fotos: Divulgação ArcelorMittal Abeb • Produção editorial: Rede Comunicação de Resultado • Jornalista responsável: Flávia Rios (06013 JP) • Edição: Jeane Mesquita e Licia Linhares • Redação: Fernanda Fonseca, João Luís Chagas e Rayane Dieguez • Projeto Gráfico: Mayron Henrique . Diagramação: Clayton Pedrosa

Vida saudável

Para mais informações, entre em contato com o Centro de Promoção da Saúde.

2 3

Belo Horizonte

Cariacica

Contagem

Sabará

JULHO AGOSTO SETEMBRO

•Dia Mundial da Saúde Ocular

•Semana Mundial da Amamentação

•Dia Mundial do Coração

•Dia Nacional da Saúde

•Movimentação Zero Tabaco

•Dia Nacional da Saúde

•Seminário da Saúde do Homem

•Encontro do Programa de Adolescentes

•Bolsa de Mulher •Bolsa de Mulher •Bolsa de Mulher •Programa de Adolescentes

•Dia Mundial do Coração

•Combate ao Tabagismo

•Palestra sobre Prevenção de

Hepatites Virais

•Programa de Adolescentes: Tarde Jovem

•Curso do Casal Grávido

•Curso do Casal Grávido

Werner Duarte DallaGerente de Negócio da ArcelorMittal Abeb

Provavelmente, você já ouviu falar que as pessoas são do tamanho do próprio sonho. E o poder da superação pode transformar esse desejo em realidade. Um ato simples, mas que possui um significado complexo. Em resumo, a superação é o despertar de oportunidades em momentos de crise, sendo capaz de projetá-los para a realização de objetivos pessoais. Conseguir um emprego, passar em uma prova ou, até mesmo, sair do sedentarismo e mudar o estilo de vida são exemplos de superação do dia a dia. Mas, algumas vezes, a necessidade de se superar surge em momentos delicados, quando os problemas parecem ser tão grandes e impossíveis de serem solucionados.

A Beneficiária Patrícia Almeida Leite Miranda conhece bem essa experiência. Ela descobriu que estava com um tumor maligno. Para seguir com o tratamento, buscou superar os obstáculos a fim de vencer o período difícil. “Não foi fácil. Como em toda situação mais complicada, parece que não vamos aguentar seguir em frente. Mas é incrível como que, por meio de uma enfermidade, passamos a nos conhecer de verdade, melhorar nossa maneira de ver o mundo e descobrir forças inimagináveis. Hoje, já curada, dou mais valor à vida e às pessoas que me cercam”, reflete.

Quebrando barreirasMas e quando o medo de se superar fala mais alto? A psiquiatra do Centro de

Promoção da Saúde de João Monlevade, Rosângela Guimarães Ribeiro, explica que o receio é completamente normal, já que o processo ocorre em momentos delicados e dolorosos. “A superação é subjetiva e cada pessoa reage aos problemas de maneiras diferentes. Por isso, um caminho indicado seria buscar por aquilo que o estimule a superar os limites, podendo ser a família, um lugar especial ou até mesmo um bom livro de reflexão”, orienta a especialista.

“A verdade é que temos que estar sempre preparados, pois mesmo em situações do cotidiano, somos lançados a desafios diários. Eles podem até nos amedrontar, mas com uma dose de confiança e coragem, conseguimos enfrentá-los”, declara Patrícia.

Piracicaba

JoãoMonlevade

•Dia Mundial de Combate ao Fumo

•Semana Mundial da Amamentação

Acreditar, agir e vencer

Agenda da prevenção

Capa

54 5

inte

grad

oAt

endi

men

toO compromisso do

Grupo ArcelorMittal Brasil é zelar pela saúde do empregado

no trabalho e, ao mesmo tempo, agir, preventivamente, com um modelo de atuação assistencial. Em função disso, as Empresas Patrocinadoras do Grupo estabeleceram uma parceria com a Abeb para a execução de um projeto que pretende unir os modelos ocupacional, de assistência,

de prevenção e de promoção para aprimorar a saúde dos empregados.

Intitulado como Integrar Saúde, o projeto está em fase de estruturação

e já prevê uma série de benefícios. “As áreas médicas passarão a compartilhar de

uma mesma visão, monitorando indicadores comuns e analisando ações relacionadas à realidade local, de acordo com as condições de saúde do empregado. Com esses dados, elas executarão programas e atividades preventivas focadas em temas realmente necessários. A integração também facilitará o fluxo de encaminhamento de pacientes da Medicina Ocupacional para o Centro de Promoção da Saúde (CPS) e vice e versa, conforme a complexidade do caso”, explica Dr. Fernando Márcio Vieira, gerente de Saúde da Abeb.

Para isso, os médicos irão trabalhar em sinergia, avaliando conjuntamente as

necessidades de atuação para promover a melhoria das condições de saúde dos empregados. Com essa atuação próxima e focada no bem-estar do Beneficiário, serão realizadas ações estratégicas a favor dos assistidos. Uma delas será o compartilhamento de informações do prontuário, que poderá ser consultado pela Abeb e pela equipe de Medicina do Trabalho. Vale ressaltar que é mantido o nível de confidencialidade dos dados coletados durante as consultas, cujo acesso é restrito somente aos médicos envolvidos no atendimento.

Projeto-pilotoPara avaliar o resultado esperado, que é o de reduzir o absenteísmo, a taxa de

internação e os custos duplicados, devido aos mesmos procedimentos serem realizados pela Associação e pela Medicina Ocupacional, foi lançado um projeto-piloto do Integrar Saúde na ArcelorMittal Monlevade. A primeira etapa, que ocorreu entre os meses de abril e junho, consiste na realização de um diagnóstico da situação atual, que avalia todos os processos e práticas do CPS e da Medicina do Trabalho. A partir disso, todas as oportunidades de melhorias, em ambas as áreas, serão mapeadas e organizadas em um plano de ação integrado, que será executado ao longo de 2015 e 2016.

A expectativa é que o projeto se torne padrão, modificando, de maneira positiva, a forma de atendimento nos CPSs e no local de trabalho. “Esperamos fomentar a conscientização dos empregados, a maior segurança da informação e permitir um ganho de sinergia, aprimorando as práticas atuais” vislumbra a gerente de Saúde e Segurança da ArcelorMittal Brasil, Raquel Bonesana Brandão de Oliveira.

Equipe do projeto Integrar Saúde se reuniu em João Monlevade para definir estratégias de atuação

Cuidado reconhecido Calendário de vacinas é ampliado

Balanço

Regulamentação dos prestadores de serviços

Em dia

76

+ Benefícios

Mais de 200 crianças Beneficiárias da Abeb que estavam em dia com sua saúde bucal e com a vacinação foram certificadas pelos Programas Denti-são e Vacinar em eventos rea-lizados no mês de março em todas as Unidades da Abeb. As crianças e seus pais receberam o devido reconhe-cimento por terem cumprido toda a agenda de cuidados para manu-tenção da saúde dos pequenos. As crianças certificadas no Denti-são receberam um kit de higiene bucal como reconhecimento. Elas compa-

A Assembleia Ordinária das Patrocinadoras, realizada na presença do Comitê Gestor e dos representantes das Empresas Patrocinadoras da Abeb, apresentou, em abril, o relató-rio de atividades e resultados de 2014. Os participantes também aprovaram a reeleição do Presidente Domingos Sávio Carneiro de Mendonça para o próximo triênio.

Identificação registradaO registro do número do Cartão Nacional de Saúde (CNS) dos usuários dos planos

de saúde será obrigatório a partir de 2016. Por isso, as operadoras devem informar à Agência Nacional de Saúde (ANS) o número do CNS de seus Beneficiários até dezembro/2015. Para se adequar à determinação do Ministério da Saúde, a Abeb está realizando um levantamento para identificar os Beneficiários que já possuem o documento, providenciando o cadastro daqueles que ainda não o fizeram.

A Lei 13.003/14, de dezembro de 2014, determina a existência de contratos escritos entre as operadoras de planos de saúde e seus prestadores de serviços. A lei também define regras para reajustes e estabelece que a substituição de um prestador deve ser feita por outro equivalente, com comunicação prévia aos consumidores. Essas práticas já são adotadas pela Abeb, o que oferece mais segurança ao Beneficiário, que tem o direito à informação sobre a sua rede de atendimento disponível nos canais de comunicação, como o site www.abeb.com.br e a Central de Relacionamento, pelo telefone 0800-721-4015.

O programa Vacinar está de cara nova após passar por uma reestruturação cuidadosa que ampliou a atenção à imunização do Beneficiário. Neste processo, foi estabelecida uma parceria com o Ministério da Saúde e as Secretarias Municipais de Saúde, o que possibilitará o aumento no número de vacinas disponíveis e estenderá a cobertura para jovens e adultos, já que, antes, as vacinas eram gratuitas apenas para a faixa etária de 0 a 6 anos.

Além disso, a iniciativa possibilitou incorporar ao calendário o Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Governo Federal, que é reconhecido mundialmente pela sua com-petência. Com as mudanças, a Abeb assegura um calendário vacinal ainda mais completo, passando a ofertar todas as vacinas disponíveis na rede pública de saúde. Serão disponibi-lizadas vacinas contra febre amarela; rotavírus; HPV, para meninas de 9 a 13 anos; Dupla Adulto, que é um reforço contra tétano e difteria; e a Tríplice Acelular para as gestantes.

O programa também concede alguns benefícios exclusivos, como a segunda dose da vacina contra catapora. “Apesar de não ser oferecida na rede pública, estudos mostram que a dose de reforço reduz ainda mais as chances de manifestação da doença e suas complicações”, explica Renata Caixeta, enfermeira do CPS de Contagem e coordenadora do programa Vacinar. Outras inclusões inovadoras foram as vacinas contra Herpes Zoster, que está destinada à população acima de 50 anos, e a vacina contra HPV, disponível para mulheres entre 14 e 45 anos e homens entre 9 e 26 anos. Nesses dois casos, o custeio da vacina será do Beneficiário, por meio de desconto em folha.

“Além desses serviços, a Abeb estabelece junto aos Beneficiários participantes do pro-grama uma relação para além do ato da vacinação, que se traduz em ações educativas e interativas, com o objetivo de contribuir para uma condição imunológica de saúde satisfa-tória no que tange a prevenção de doenças infectocontagiosas”, declara Renata.

Crianças Beneficiárias da Abeb recebem certificado por manterem os cuidados com a saúde em dia

receram ao setor odontológico para realizar consulta e higienização pelo menos três vezes no último ano e não tiveram nenhuma cárie. Já as crianças do Vacinar foram con-decoradas com uma medalha pela sua bravura e coragem por terem tomado todas as vacinas previstas no calendário.

Procure o setor de vacinação do Centro de Promoção da Saúde, solicite sua inclusão no programa Vacinar e deixe sua imunização em dia. Para receber as doses, é preciso levar um documento de identificação oficial com foto. O cartão de vacinas é obrigató-rio para a imunização das crianças.

Proteja-se

Abeb amplia cobertura do programa Vacinar e passa a oferecer benefícios exclusivos

Conhecida por ser uma doença democrática, que acomete pessoas de todas as idades e sexo, a hipertensão, chamada popularmente de “pressão alta”, é um dos pontos de atenção no Índice de Saúde e Bem-Estar (ISBE). A enfermidade afeta um em cada quatro brasileiros e é reconhecida como a principal causa de doenças vas-culares mais graves, como o infarto e o Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Embora não tenha cura, é possível manter a pressão controlada com mudanças no estilo de vida e acompanhamento médico. O cardiologista do CPS de Belo Horizonte, Dr. Otaviano Bello, esclarece algumas dúvidas frequentes sobre o assunto e também dá dicas de como evitar a doença.

Quais valores identificam a hipertensão?Se os valores aferidos pelo médico forem maiores ou iguais a 14 por 9, o paciente já é considerado hipertenso e deve iniciar o tratamento imediatamente. É importante aferir a pressão arterial ao menos uma vez ao ano. Essa é uma doença silenciosa, que normal-mente não se manifesta e não provoca sintomas aparentes ou perceptíveis.

A pressão pode ser controlada de que maneira?Existem duas situações. Quando a hipertensão é primária, ou seja, quando ela é diagnosticada e não há causa aparente, o tratamento é feito com medicamentos e, principalmente, com uma mudança completa do estilo de vida. A perda de peso em obesos, a atividade física regular, a alimentação sem excesso de sal e a diminuição no estresse são fatores que contribuem para melhor controle pressórico. Já a hiper-tensão secundária, que acontece em decorrência de outro fator, como doença renal, apresenta um tratamento mais direcionado à causa principal.

O que a hipertensão pode provocar se não for tratada?A hipertensão é a principal causa de infartos em 25% dos adultos e em 50% dos ido-sos e, também, é a responsável por cerca de 80% dos casos de AVC entre as pessoas com mais idade. A doença é, ainda, uma das principais causas de insuficiência renal. Um número considerável de pacientes em tratamento de hemodiálise é hipertenso.

Quais hábitos contribuem para o controle da pressão arterial?A maioria dos fatores está relacionada ao estilo de vida do paciente. A prática de exercí-cios físicos regulares, o controle do peso, a ingestão de alimentos saudáveis e com pouca quantidade de gorduras e sódio são importantes. Há ainda hábitos pouco saudáveis que agravam o problema, como o consumo excessivo de álcool, o tabagismo e o estresse.

Mantenha sua pressão

controlada

Receita de saúde

8

A Abeb está monitorando o Índice de Saúde e Bem-Estar (ISBE), indicador desenvolvido pela a Abeb que avalia sua saúde cardiovascular. Marque uma consulta no CPS mais pró-ximo e saiba como anda a sua saúde.

Você sabia?