PÁGINAS Vivas - salesianasbpa.com.br · que os ama imensamente. Um Deus que realiza maravilhas ao...

34
Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BPA) - Porto Alegre – RS – BRASIL Agosto de 2013 - Ano 46– N. 320 PÁGINAS Vivas Enviai, Senhor, Operários para a vossa Messe!

Transcript of PÁGINAS Vivas - salesianasbpa.com.br · que os ama imensamente. Um Deus que realiza maravilhas ao...

Insp

etor

ia N

ossa

Sen

hora

Apa

reci

da (B

PA) -

Por

to A

legr

e –

RS

– B

RA

SIL

Ago

sto

de 2

013

- Ano

46–

N. 3

20PÁGINASVivas

Enviai, Senhor, Operários para a vossa Messe!

Ano 46 n.320

Editorial2- Páginas Vivas

Queridas Irmãs e formandas!

Prezados Leitores!“Jesus disse aos discí-

pulos: Se alguém quer me seguir, renuncie a si mes-mo, tome a sua cruz e me siga. Pois quem quiser sal-var a sua vida vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim vai en-contra-la”. (Mt 16,24-25)

O mês vocacional nos leva a pensar num Deus

presente, que caminha com seus filhos por-que os ama imensamente. Um Deus que realiza maravilhas ao longo da história, que cumula de dons cada um de nós e nos moti-va a assumir o desafio de seguir o seu Filho Jesus Cristo. Porém precisamos ter presente que o seguimento de Jesus requer renúncia e doação.

Madre Yvonne Reungoat e as Irmãs do Conselho Geral nos alertam e incentivam para o caminho do discipulado: “As esperan-ças e os sofrimentos do mundo nos interpe-lam a potencializar a confiança na sabedoria de Deus que conduz a história e a sustenta, com a força sempre nova do seu amor, capaz de nos deixar assombradas com suas surpre-sas”. [...} “O Papa Francisco, por seu modo de ser, nos faz experimentar a presença de um Deus próximo, atento a cada pessoa, princi-palmente a quem é mais frágil e vulnerável. Ele nos ensina que, na escuta do Espírito, se encontram linguagens simples que tocam o coração, e gestos que interpelam a existência e colocam em discussão as escolhas de vida”. (Circular nº 938) Portanto, somos convidados

a fazermos a experiência do amor divino, aco-lhendo na fé os dons que Ele nos concede e dispondo-nos a colocá-los em prática, no se-guimento do Senhor, seguindo a vocação à qual somos chamados.

No clima de pós JMJ vivenciamos as re-percuções positivas em nossas Comunidades Educativas, bem como nas Igrejas Locais. Nesta edição do Páginas quero ressaltar a participação de uma FMA - Ir. Zenilde Apa-recida Fontes - coordenadora do Serviço de Evangelização da Juventude/Regional Sul 3 CNBB, numa reunião com o Governador do Estado do Rio Grande do Sul, Sr. Tarso Gen-ro. Na ocasião, apresentou a proposta de um trabalho conjunto em parceria com as dife-rentes áreas e a possibilidade de um diálogo permanente entre a Igreja e as Secretarias do Governo para a construção de propostas con-juntas que favoreçam a promoção e o prota-gonismo dos jovens.

Peçamos a Maria Auxiliadora que nos aju-de a seguir, com ardor missionário, os cami-nhos do Mestre.

A todos, minhas preces e um abraço fra-terno

Ir. Maria [email protected]

Ano 46 n.320

Nesta Edição....3- Páginas Vivas

Colégio Auxiliadora Campos Novos- pág. 13

Instituto Maria Auxiliadora Porto Alegre- pág. 17

Centro Educacional João Paulo II Guarapuava- pág. 29

Instituto MedianeiraRio Pardo- pág. 9

Instituto Nossa Senhora AuxiliadoraCambé- pág. 25

Centro Juvenil João Paulo IIGuarapuava- pág. 27

Casa Santa TeresaPorto Alegre- pág. 33

Instituto Laura VicuñaUruguaiana- pág. 22

Comunidade Laura VicuñaBagé- pág. 4

Noviciado Nossa Senhora das GraçasSão Paulo- pág. 30

Lar Padre Jacó Itajaí- pág. 6

Aniversariantes - pág. 22

Instituto Maria Auxiliadora Rio do Sul- pág. 31

Ano 46 n.3204- Páginas Vivas

l Bagé- RS

Jornada Vocacional em Bagé

Nos dias 18, 19,20 e 21 de agosto aconteceu em Bagé, a Jornada

Vocacional realizada na Co-munidade Mãe de Deus e em várias escolas da cidade, nas Paróquias São Pedro e São Judas Tadeu.

As protagonistas desta Jornada foram as Postulan-tes Salesianas: Rosemei-re Toledo, Isabelle Scheid e Anna Christina Bernardi, que vieram de Porto Alegre para esses dias de graça em Bagé.

Em Bagé se juntaram a

outras jovens: Ir. Elaine , Fran-ciscana da Penitência e Cari-dade Cristã e Bruna Machado, aluna do Colégio Auxiliadora. Foram acompanhadas pelo Pe. Domingos Manoel Rodri-gues Lopes, responsável pelo Serviço de Animação Voca-cional na Diocese, e Ir. Laura Mondini Salesiana.

Foi realizado um trabalho importante entre adolescen-tes e jovens do 7º,8º e 9º ano nos Colégios Edsson Herácli-to Sereser, Julinha Costa Ta-borda e Antonio Feud Kallil e com jovens do segundo grau, no Colégio Mario Quintana.

Os jovens refletiram sobre valores importantes para a vida que fazem a diferença em quem os assume como próprios. “É preciso muita persistência se quisermos seguir os próprios sonhos. Cada pessoa faz a dife-rença onde vive, trabalha e convive com os demais.”

A comunidade de Bagé agradece à comunidade do IMA de Porto Alegre, de modo especial à Ir. Jacinta e Ir. Lucia que permitiram às Postulantes fazer esta bela experiência Missionária.

l Ir. Laura Mondini

Ano 46 n.3205- Páginas Vivas

l Bagé- RS

Momentos especiais da Jornada Vocacional realizada em Bagé

Ano 46 n.3206- Páginas Vivas

l Itajaí-- SC

Lar Pe. Jacó recebe a visita de Vilfredo Schurmann

Na tarde do dia 13 de ju-lho de 2013, o Lar Padre Jacó, em parceria com

o Programa Socioambientar, recebeu uma visita muito es-pecial, o velejador Vilfredo Schurmann.

Através de um descontra-ído bate papo, ele apresentou imagens e vídeos das aventu-ras vivenciadas pela Família Schurmann durante as expe-dições ao redor do mundo, realizadas a bordo do veleiro AYSSO. Esta conversa teve o intuito de incentivar a constru-ção e conquista dos sonhos por parte de nossos educan-dos.

Em novembro, a Família realizará sua próxima volta ao mundo, denominada “Expe-dição Oriente”, e desde já, a Família Lar Padre Jacó deseja

Vilfredo Schurmann falando aos educandos do Lar Pe. Jacó

l Ir. Iara Poffo

“bons ventos” para essa nova aventura.

Para mais informações

sobre a Família Schurmann visite: http://www.expedicaoo-riente.com.br/

Desenvolvendo o gosto pela leituraO Lar Padre Jacó

de Itajaí, recebeu no dia 16 de julho uma vi-sita muito especial.

Olavo S. Kormann, um adolescente de 12 anos, porém com duas obras literárias já pro-duzidas e publicadas.

Natural de Brusque, o adolescente Olavo re-alizou a publicação de seu primeiro livro “O ACAMPAMENTO” em 2011.

O encontro com os educandos do Lar Pa-dre Jacó, teve como objetivo, o incentivo à leitura e à escrita. O bate papo com os edu-candos fez com que os Ir. Gema Olivo desenvolvendo o trabalho

de leitura com os educandos

l Ir. Iara Poffo

mesmos pudessem realizar perguntas relacionadas à pu-blicação de uma obra literária, tendo presente a tenra idade do autor. O mesmo deixou como estímulo aos educan-

dos o pensamento: “Leiam, leiam, leiam sempre, porém busquem ler aquilo que mais lhes chama a atenção.”

Ano 46 n.3207 Páginas Vivas

l Itajaí-- SC

Formação continuada para educadores

Aconteceu de 22 a 25 de julho, no Lar Padre Jacó de Itajaí, a semana de

reuniões para os educadores, equipe técnica e administra-tiva. Momento de parar para avaliar a caminhada do pri-meiro semestre e fortalecer as ações para o segundo semes-tre.

No dia 22, o grupo entrou em contato com o Planejamen-to Estratégico da INSA (Inspe-toria Nossa Senhora Apareci-da) e do Lar Padre Jacó com a nova modalidade escolhida pela INSA. Os trabalhos foram coordenados pela Irmã Silvia Aparecida Silva, diretora da unidade.

Dia 23, os trabalhos foram voltados para o pedagógico.

Educadores participando de formação

l Ir. Iara Poffo

Foram realizadas as avalia-ções do Planejamento anual, e todo o trabalho desenvol-vido junto aos educandos no primeiro semestre.

Nos dias 24 e 25, o traba-lho foi coordenado pela Coor-

denação de Pastoral, Irmã Iara Poffo. O enfoque do estudo foi a construção do Projeto Edu-cativo Pastoral Juvenil/Local do Lar Padre Jacó.

1ª Feijoada do Lar Padre Jacól Ir. Iara Poffo

No dia 10 de agosto de 2013, realizou-se a 1ª Fei-joada do Lar Padre Jacó, de Itajaí, com o objetivo de arrecadar fundos para a manutenção da Instituição.

O evento contou com a parceria e o trabalho vo-luntário de muitos amigos e empresas colaboradoras da obra. Foi um momento de encontro e convivência, onde se pode saborear um delicioso prato. Pelo suces-so e aceitação do público, a feijoada tende a ser um evento tradicional no Lar Padre Jacó.

Padre Jacó- 102 anos de nascimento!!

No dia 24 de agosto de 1911 na cidade de Harlingen, Província da Frísica na Holanda, nasceu Jacobus Henridukus Koopmans.

A comunidade educativa lembra deste homem, cujo sonho tornou-se re-alidade com a aju-da de pessoas tão especiais de nossa comunidade, princi-palmente o senhor Ivo Ramos Kavico “sempre presente”.

Hoje nós do Lar Padre Jacó come-moramos o aniver-sário do Padre Jacó que com certeza de

l Ir. Iara Poffo

onde estiver estará nos aju-dando a manter o sonho, aju-dando crianças e adolescen-tes de nossa Itajaí a serem pessoas de bem.

A ele nossos eternos agra-decimentos!!!!

Ano 46 n.3208- Páginas Vivas

l Itajaí- SC

Uma visita muito especial

No dia 24 de agosto de 2013, o Lar Padre Jacó, de Itajaí, SC teve a ale-

gria de receber um grupo de Coroinhas da Paróquia São Vicente de Paula, juntamente com o casal coordenador, Jés-sica e Wildomar Klock. Foram 24 crianças recepcionadas pe-las Irmãs da comunidade, que no primeiro momento tiveram a oportunidade de conhecer todos os ambientes.

Em seguida, foi realiza-do um momento de forma-ção cujo tema foi: “Vocação”. Dando continuidade à forma-ção do grupo, tiveram a opor-tunidade de conhecer a vida de Dom Bosco, assistindo ao filme, “Dom Bosco, uma vida para os jovens”.

Após o almoço aconteceu a integração dos coroinhas com o grupo da Infância mis-

sionária do Lar Padre Jacó. Os coroinhas apresentaram para as crianças da Infância Missionária, todo o trabalho que desenvolvem na paróquia. Em seguida, as crianças do Lar Padre Jacó conversaram com os coroinhas sobre a ex-periência que estão fazendo, participando dos encontros da

Infância missionária. No final da tarde, no ginásio de espor-tes, os dois grupos tiveram um momento forte de integração com jogos e brincadeiras, or-ganizadas pelo coordenador do grupo de coroinhas, Wildo-mar.

l Ir. Iara Poffo

Conta Som no Lar Padre JacóNo dia 30 de agosto,

as crianças da oficina de Dança I do período ves-pertino do Lar Padre Jacó, receberam a visita da Sara Bonatti e Raul Misturada, trazendo o Projeto Conta Som: Histórias e Canções para despertar o imaginá-rio infantil.

O projeto é realizado pela Lei do Incentivo a Cultura de Itajaí e Seara Alimentos.

Com muita alegria as crianças participaram das brincadeiras e puderam aproveitar cada momento em que a dupla esteve na Instituição.

l Ir. Iara Poffo

Grupo de coroinhas durante visita ao Lar Pe. Jacó

Sara Bonatti e Raul Misturada na sala de leitura do Lar Pe. Jacó

Ano 46 n.3209- Páginas Vivas

l Rio Pardo- RS

IMCC entrega certificados do Curso de Manicure l Maria Camile Carvalho

O Instituto Medianeira – Casa da Criança rea-lizou no dia 19 de julho

a entrega dos certificados do curso de manicure do projeto “Gente Ativa”, realizado atra-vés de uma parceria do IMCC com a Fundação Maurício Si-rotsky Sobrinho - Grupo RBS. Na ocasião os certificados fo-ram entregues pela diretora do IMCC: Índia Barroso, pela assistente social: Cristiane Souza, pela psicóloga: Aline Herzog e pelas monitoras do curso de beleza: Carolina e Clay Jean.

Aproveitando que no mes-mo dia estava em execução

a oficina de culinária, as for-mandas puderam saborear um delicioso coquetel feito pe-

IMCC participa do I Seminário de Integração da Rede de Atendimento à Infância e Juventude

Os educadores do Instituto Medianeira – Casa da Criança participaram no dia 17 de ju-lho do I Seminário de Integra-ção da Rede de Atendimento à Infância e Juventude da Co-marca de Rio Pardo.

Este encontro teve como objetivo integrar entidades, instituições e órgãos públicos que fazem parte da rede de atendimento, para melhor co-nhecer o trabalho realizado

por eles. A ideia do evento foi mostrar o trabalho que cada entidade realiza no atendimen-to às crianças e adolescentes do município, mostrando onde cada órgão se encaixa na for-mação da rede de atendimento e de que forma contribui com este trabalho. O IMCC fez sua apresentação neste seminá-rio, mostrando um vídeo com as atividades desenvolvidas, projetos e educandos atendi-dos.

O Instituto Medianeira – Casa da Criança, em uma parceria com o Grupo RBS, deu início no mês de julho, ao projeto “INCLUSÃO DIGITAL”. Neste projeto os educandos da Casa da Criança dos tur-nos da manhã e tarde foram beneficiados com uma sala de informática.

O objetivo do “INCLUSÃO

DIGITAL” é prover o contato com o computador e estimu-lar crianças e adolescentes ao uso da máquina nas suas ati-vidades cotidianas e escolares buscando apresentá-los ao meio tecnológico educacional de aprendizagem. Serão tra-balhadas aulas de digitação, jogos educativos e pesquisa na internet.

Buscando ampliar os co-

l Maria Camile Carvalho

l Maria Camile Carvalho

IMCC desenvolve Projeto “Inclusão Digital”nhecimentos de informática dos educandos, este projeto visa o desenvolvendo habili-dades para utilização da tec-nologia, visando o impacto no desenvolvimento intelectual dos participantes.

Grupo que participou do curso de manicure no IMCC

las alunas de culinária.

Ano 46 n.32010- Páginas Vivas

O dia 05 de Agosto foi marcado pela alegria do encontro e da prece,

onde as Irmãs e Educadores do IMCC se reuniram para co-memorar os 141 anos de fun-dação do Instituto.

Nesta data foi celebrada a Eucaristia, presidida pelo pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário e em se-guida foi realizada uma bela confraternização, momento de partilha e vida. O Padre real-çou a importância e presen-ça das Irmãs na paróquia, na pastoral, na liturgia e na ani-mação, entre outros setores.

Parabéns a todos pelo es-forço de comunhão na missão Salesiana.

IMCC comemora os 141 anos das Filhas das Maria Auxiliadora com festa e alegria

Momento da celebração eucarística no IMCC em comemoração ao aniversário do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora

l Rio Pardo- RS

Aconteceu no dia 06 de Agosto a “V Conferência Mu-nicipal de Assistência So-cial” com o seguinte tema: “A Gestão e Financiamento na Efetivação do SUAS”. Repre-sentando o IMCC, esteve pre-sente a Diretora, Índia Márcia Carvalho Barroso e a Assis-tente Social, Cristiane Souza.

O objetivo da Conferência foi analisar, propor e deliberar com base na avaliação local, as diretrizes para gestão e fi-nanciamento do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) reconhecendo a corresponsa-bilidade de cada ente federa-do e eleger delegados para a “VIII Conferência Estadual de Assistência Social”. Entre os delegados escolhidos pela Plenária, a Assistente Social Cristiane Souza representará as Entidades Não Governa-mentais.

A Conferência Municipal

Instituto Medianeira participa da “ V Conferência Municipal de Assistência Social”

Cristiane Souza e India Marcia Carvalho Barroso na V Conferência Municipal de Assistência Social

l Maria Camile Carvalho

l Maria Camile Carvalho

teve como eixos: 1) O cofinanciamento

obrigatório da Assistência So-cial;

2) Gestão do SUAS: Vi-gilância Socioassistencial, Processos de Planejamento, Monitoramento e Avaliação;

3) Gestão do trabalho;4) Gestão dos Serviços,

Programas e Projetos;5) Gestão dos Benefícios

SUAS;6) Regionalização.

Ano 46 n.32011 Páginas Vivas

l Rio Pardo- RS

Dando sequência aos cursos oferecidos pelo projeto “Gente Ativa”,

uma parceria com a Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho - Grupo RBS, teve início no últi-mo dia 05 o curso de maquia-gem, ministrado pela monitora Clay Jean Theisen. Neste cur-so, as alunas terão a oportu-nidade de aprender diferentes técnicas de maquiagem.

O objetivo do Projeto “Gen-te Ativa” é capacitar o público alvo, possibilitando a inserção no mercado de trabalho e a melhora da renda familiar. Além disso, o Projeto também visa uma melhora da qualidade de vida dos atendidos pelo Proje-

Projeto “Gente Ativa” inicia Curso de Maquiagem l Maria Camile Carvalho

to, através do fortalecimento de vínculos familiares em grupos

Educandas do IMCC tem tarde de beleza

Com o intuito de pro-mover tarefas diferencia-das para as educandas do turno da tarde, no dia 15 de agosto aconteceu um momento de beleza, onde alunas do curso de cabelei-reira e manicure do projeto ”Gente Ativa” fizeram pen-teados, escova, chapinha, além do serviço de mani-cure nas meninas.

l Maria Camile Carvalho

No dia 20 de agosto, sob a coordenação da Ir. Lurdes Pao-letto, dois educadores e alguns jovens da AJS reuniram-se para uma tarde de integração, juntamente com uma turma da catequese de primeira Eucaris-tia 2012. O evento ocorreu em um espaço verde da Brigada Militar de Rio Pardo.

Durante a tarde foram rea-

Jovens participam de tarde de integração

l Maria Camile Carvalho

lizadas brincadeiras, gincana, momento de espiritualidade, revelação do amigo secreto e encerramento com uma gos-tosa confraternização.

O encontro foi avaliado pelo grupo como muito bom. O grupo deseja planejar ou-tros encontros com outros momentos de integração e descontração.

de convivência.

Ano 46 n.32012 Páginas Vivas

l Rio Pardo-RS

Na semana de 12 a 16 de agosto, o Instituto Medianeira – Casa da

Criança, comemorou com alegria e muito entusiasmo a semana dedicada a Dom Bosco, que foi o fundador da Congregação Salesiana, e que nasceu em 16 de agosto de 1815.

Dom Bosco cheio de ale-gria, entusiasmo e força, de profunda devoção à Nossa Senhora Auxiliadora, sempre teve uma atenção aos jovens, em especial aos menos favo-recidos. Hoje em outros tem-pos, continuamos sua obra, com o mesmo cuidado, ca-rinho e atenção às crianças, adolescentes e jovens.

Uma frase dita por Dom Bosco: “No coração de cada jovem existe uma corda que vibra” ilustra a sua capacida-de de ver em todas as pesso-as, especialmente nos jovens pobres e abandonados. Este mesmo olhar deve ser hoje, o que motiva a prática salesia-na em todos os lugares.

Durante a semana reali-zamos várias atividades para comemorarmos o seu aniver-sário: teatro, música, dan-

Comemorando o aniversário de Dom Boscol Maria Camile Carvalho

ça, orações, brincadeiras...foram várias cordas vibran-do em muitos corações.

Momentos especiais das comemorações em homena-gem ao nascimento de Dom Bosco

Ano 46 n.32013 Páginas Vivas

Animação e reencontro marcam primeiro dia de aula do 2° semestre no

Colégio Auxiliadora. Após o período de férias, no dia 29 de julho, os estudantes voltaram às aulas com toda a energia e dispostos a viver um segun-do semestre de aprendizado e prazer em estudar.

Para iniciar bem o segundo semestre, a equipe pedagógica preparou uma recepção caloro-sa e divertida para receber os estudantes. No período ma-tutino as atividades iniciaram com a professora Jaqueline, da academia Estação Saúde, que promoveu um momento de descontração e alegria. No pe-ríodo vespertino, os estudan-tes curtiram a palhaça Lola que

Diversão marca a Volta às Aulas no Colégio Auxiliadora

Boa tarde com as crianças do Ensino Fundamental I

l Daiane Moresco

l Campos Novos- SC

saindo de dentro de uma gran-de caixa de presente, saudou os alunos com grande alegria, contando como foram suas fé-rias e falando do retorno para a

aula com a tarefa feita. E para encerrar este momento foi lida uma mensagem de boas vin-das, para os professores e es-tudantes.

Tendo presente a proposta pedagógica da RSE e em pre-paração para a Mostra Cultual que será realizada em setem-bro, a Educação Infantil do Co-légio Auxiliadora desenvolveu o projeto “Elmer o Elefante Co-lorido”. O projeto começou com a história do Elmer o Elefante Xadrez. Durante o desenvol-vimento do mesmo, os alunos participaram de várias dinâmi-cas envolvendo estudos sobre os elefantes e atividades de-senvolvidas nas salas de aula, bem como pesquisa realizada com as famílias das crianças. A culminância aconteceu na 5ª feira com a “boa tarde” especial, em que as crianças socializa-ram os conhecimentos adqui-ridos ao longo do projeto. Foi um momento de grande apren-dizagem para professores e crianças. Foi um projeto lúdico, divertido e muito interessante.

Educação Infantil desenvolve o Projeto Elmer

Boa tarde com apresentação do Projeto Elmer na Educação Infantil

l Janilce G. Tonial

Ao final do projeto ficou claro, através das falas das crianças, que o importante na vida não é ser igual a todo mundo, mas sim, ser um ser humano bom.

Ano 46 n.32014 Páginas Vivas

Vida de estudante é cheia de atividades: acordar cedo, participar das au-

las e das atividades na escola, estudar para a prova, fazer a lição de casa. Mas apesar das inúmeras tarefas, estudante é uma das coisas mais gostosas de ser. Em comemoração ao dia do Estudante, o Colégio Auxiliadora promoveu, no dia 09 de agosto, um encontro dos estudantes no Grêmio Espor-tivo Zortéa (GEZ). Em meio à natureza, os estudantes rea-lizaram atividades esportivas preparadas pelos professores de educação física e piqueni-que, durante toda a manhã.

Colégio Auxiliadora comemora o Dia do Estudantel Daiane Moresco

l Campos Novos- SC

Com o objetivo de incenti-var, divulgar e socializar as ex-periências e atividades pesqui-sadas da disciplina aconteceu a 4ª Edição da Feira Municipal de Matemática. O evento reu-niu 45 trabalhos numa única exposição. A mesma aconte-ceu na Escola Novos Campos e teve participação das esco-las municipais e particulares. A participação da escola aconte-ceu através da apresentação

Auxiliadora participa da IV Feira Municipal de Matemática

l Daiane Moresco de quatro Projetos: Educação Infantil - A matemática e os jo-gos: A corrida dos bichos; En-sino Fundamental I: Matemá-tica e a Medida Certa; Ensino Fundamental II: Modelagem matemática para a criação de frangos; Ensino Médio: Lógica da Sobrevivência: Responsa-bilidade legal X Consciência Social e Humana. Dos quatro projetos apresentados dois fo-ram selecionados (Modelagem matemática para a criação de

frangos- E F II e Lógica da So-brevivência: Responsabilidade legal X Consciência Social e Humana - E.M.) e represen-tarão o Colégio Auxiliadora na próxima etapa da feira de Matemática que acontecerá em Setembro. A direção do Colégio parabeniza os partici-pantes pelo excelente trabalho e deseja boa sorte na próxima etapa.

Piquenique realizado em comemoração ao dia do estudante

Alunos selecionados para a próxima etapa da Feira de Matemática

Ano 46 n.32015 Páginas Vivas

l Campos Novos- SC

O Moleque Bom de Bola – é um evento promo-vido pelo governo do

Estado através da Fundação Catarinense de Esporte (Fes-porte) em parceria com a Pa-rati e RBS TV. A etapa Micror-regional aconteceu na cidade de Zortéa/SC no período de 19 a 23 de agosto. Os jogos foram realizados no Estádio Pinheirão do Grêmio Esportivo

Auxiliadora vence a fase microrregional do Moleque Bom de Bola

l Ir. Silôé Salete Simadon

Equipe vencedora da fase microrregional de Futebol de Campo

Lírio. O Moleque Bom de Bola é disputado na modalidade de Futebol de Campo, nos naipes masculino e feminino com ida-de entre 12 e 14 anos. Estive-ram participando as escolas de 6 municípios que fazem parte da 8ª SDR (Secretaria de Desenvolvimento Regio-nal). A equipe masculina de futebol de campo do Colégio

Auxiliadora classificou-se em primeiro lugar (com um jogo de antecedência) e participará da fase Regional Centro-Oes-te que acontecerá em Lages de 25 a 29 de setembro. E a fase Estadual acontece de 16 a 20 de outubro na cidade de Canoinhas. Parabéns aos atletas e ao Professor técnico Mauricio Jorge de Azevedo.

Com o objetivo de conhecer e valo-rizar a trajetória do negro em Campos Novos o Colégio Auxiliadora junta-mente com a Prof.ª Ana Paula e os alunos do 6º ano do Ensino Funda-menta II no dia 05 de agosto visitaram a Comunidade Re-

Alunos visitam a Comunidade Remanescente de Quilombo “Invernada dos Negros”

l Ana Paula Pereira

manescente de Quilombo “In-vernada dos Negros”, que está localizada nos Municípios de Campos Novos e Abdon Batis-ta, no Estado de Santa Catari-na. A comunidade é composta

por aproximadamente trinta famílias cujas origens remon-tam ao fim do século XIX. Na oportunidade conheceram a Vila Invernada dos Negros, Vila dos Cândidos e o Patri-

mônio histórico Cultural: Ce-mitério Invernada dos Negros. A atividade realizada faz parte do estudo da disciplina de ge-ografia sobre etnias e espaços geográficos.

Alunos do 5º ano durante visita à Invernada dos Negros

Ano 46 n.32016 Páginas Vivas

l Campos Novos- SC

No dia 27 de agosto, o grupo da Infância Mis-sionária Maria Auxilia-

dora, esteve no o Centro de convivência do Idoso, conhe-cido como Lar dos Idosos. O objetivo da visita foi propor-cionar um momento de con-vivência intergeracional. Dois momentos marcaram a visita: inicialmente as crianças inte-ragiram com os idosos atra-vés de atividades recreativas, como: dominó, bocha, roda de conversa com chimarrão; em seguida, as crianças apreciaram o ensaio do coral da Instituição. Durante a vi-sita algumas crianças tiveram a oportunidade de conhecer o Centro de convivência do Idoso. “Foi uma oportunidade de conhecer o espaço e as pessoas que frequentam o lar dos Idosos”, afirmou Jamile de Souza Dal Farra, Coorde-

l Ir. Heide Teixeira dos Santos

Infância Missionária visita lar dos Idosos

No dia 03 de agosto, aconteceu a 1ª edição do Au-xiliadora Bike Tour, passeio ciclístico planejado para pais e alunos do instituto.

Com o suporte da equipe Ciclista Campos e do grupo Pedal na Estrada, foram rea-lizados dois roteiros distintos - um para alunos da Educa-ção Infantil ao 2º ano do Ensi-no Fundamental e outro para alunos do 3º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Mé-dio. Participaram do evento aproximadamente 350 pes-soas, entre alunos, pais, pro-fessores e organizadores.

O dia voltado para o es-porte virou uma verdadeira confraternização entre alunos e pais. O ponto inicial foi em frente à Casa da Cultura no centro da cidade, e o ponto fi-nal em frente ao pátio do colé-

Auxiliadora Bike Tour é sucesso já em sua 1ª ediçãol Daiane Moresco gio, quando

aconteceu a homenagem aos pais e o sorteio de brindes.

nadora do grupo. Foi uma ex-periência muito significativa para todos.

Grupo da Infância missionária jogando dominó com os idosos

Ano 46 n.32017 Páginas Vivas

l Porto Alegre- RS

Jovens do grupo “Tecendo Solidariedade”

A pastoral do Instituto Ma-ria Auxiliadora, no primei-ro semestre, foi marcada

pelo início dos grupos da AJS na escola. Ir. Adriana M. Bo-eno, juntamente com as for-mandas Beatriz Rocha (BSP), Eliane do Prado (BSP), Eu-denice Maia (BPA) e Isabelle Scheid (BPA) realizaram en-contros com os jovens do tur-no integral que vinham sendo acompanhados desde o ano passado e que permanecem à tarde na escola.

Inicialmente, o grupo Gu-rizada da AJS, contava com alunos do 7° a 9° ano. Além de encontros de formação sobre a identidade da AJS e temas re-levantes à juventude atual, os adolescentes realizaram uma ação solidária na Casa Fonte Colombo. Com o tempo, os alunos foram sendo divididos em grupos de interesse e três grupos estavam em ação: Te-cendo Solidariedade, a Rádio IMA FM e o grupo do Teatro.

Nos dias 12 e 13 de julho, realizou-se na escola o acan-tonamento da AJS, atividade que encerrou os encontros dos grupos do primeiro se-mestre. Foi um forte momen-to de encontro e animação, bem como a formação que era dada dentro das brincadeiras e gincanas.

A AJS no IMA conta com a participação em torno de 15 adolescentes e já revela um processo de identificação com a proposta e maturação dos grupos. Além das ações solidá-rias, os grupos participaram do Encontro de Líderes das Esco-las Católicas da Arquidiocese de POA e também de encon-tros de formação juntamente com a AJS de Viamão, na obra Novo Lar dos Salesianos.

O segundo semestre promete muitas programa-ções para os grupos, que já

AJS do IMA em açãol Isabelle Alves Scheid

se preparam para a Sema-na da Criança na Casa Fonte Colombo e o Encontro Re-gional da AJS em outubro. Ainda, serão ini-ciadas as atividades de dois novos grupos: o CriArt, que dinamizará “Boa Tardes” para as crianças da educação in-fantil com teatros e contação de histórias e também a for-mação de um grupo de Músi-ca. Que o segundo semestre traga novas conquistas dentro dos grupos e seja um tempo

Ao lado: Grupo fazendo a entrega de doações e abaixo: Grupo da Rádio IMA FM

de crescimento e firmamento da identidade de jovens que são apaixonados pela Vida e pelo Senhor da Vida.

Ano 46 n.32018 Páginas Vivas

Trilha salesiana: Formação e alegria

A trilha salesiana foi uma das propostas de ativi-dade na semana do dia

12 a 16 de agosto no Instituto Maria Auxiliadora com os alu-nos da Educação Infantil até as 8ª séries para comemorar o aniversário de Dom Bosco em preparação ao bicentená-rio e o dia do estudante.

A trilha salesiana con-sistia em partir das origens desde Dom Bosco e Ma-dre Mazzarello, chegando aos dias de hoje e com todos os que fazem parte da família salesiana sendo responsáveis por manter vivo o carisma.

A cada ponto da trilha Salesiana os alunos se depa-ravam com os gibis salesia-nos de: Dom Bosco, Madre Mazzarello, Mamãe Marga-rida, Domingos Savio, Laura Vicuña, Artemis Zatti, Miguel

l Ir. Adriana M. Boeno

Rua, Zeferino Namuncurá, Madalena Morano, Teresa Valsé e com os princípios norteadores da AJS, sendo questionados por diversos aspectos da vida dos mes-

l Porto Alegre- RS

Trilha salesiana realizada com os alunos do IMA-POA

mos e da proposta da AJS. Finalizando a trilha os alunos se colocaram sob a proteção do Pai e Mestre da Juventude com a oração do estudante:

Mestre e fonte de todos os dons!Eu te agradeço pela oportunidade de po-der estudar!Estudar é uma dádiva, uma arte, uma trajetória de enriquecimento cultural e de constantes desafios, que exigem dedicação e esforço.Sou um estudante feliz em busca de novos conhecimentos, disposto a desenvolver meus talentos, seguir uma vocação, e per-correr glorioso caminho da aprendizagem

e realização.SENHOR, inspira-me na concentração dos estudos e na frequência às aulas.Dá-me sabedoria e prudência no decorrer dos exames.Abençoa os meus professores e todos os alunos.Conduze-me pelo caminho do bem para prosperar nos meus sonhos e construir um futuro melhor.Amém!

IMA FASHION

O IMA FASHION é uma atividade de culmi-nância do projeto de

estudo dos cuidados com o planeta terra. O desfile IMA Fashion aconteceu na noite de 20 de agosto, no salão de atos, contando com a partici-pação dos alunos das turmas dos 1º anos do Ensino Funda-mental. O projeto tem como objetivo repensar a questão do lixo no universo, sensibi-lizando e conscientizando o grupo de adultos e crianças da possibilidade de reduzir, reaproveitar e reciclar deter-minados produtos que podem comprometer a sobrevivência de todo o planeta.

Ao longo do semestre os alunos coletaram dados, rea-lizaram experimentos, refleti-ram e levantaram hipóteses sobre o acúmulo de lixo sem destino aproveitável que gera grandes problemas para o meio ambiente. Constataram que é preciso mudar as ações do cotidiano, visando respei-tar tanto o próximo quanto o meio ambiente. Para isso cada cidadão pode ser res-ponsável pelo seu consumo de lixo. Podendo iniciar sua mudança de comportamento conhecendo e praticando a política dos 3 R: reduzir, reuti-lizar e reciclar.

Envolvidos e comprometi-dos com o cuidado do planeta os alunos seguiram os pas-sos dos 3 R, e com o envol-vimento e ajuda das famílias confeccionaram as fantasias reutilizando matérias descar-táveis e demais objetos. No desfile, pode-se perceber a diversidade de objetos que podem ser reutilizando, o alu-no do 1º ano, Cassius Pinto, afirmou “com material reci-clável dá para fazer coisas novas, eu fiz um homem de ferro, e ficou bem legal” que

contou com a ajuda de seus pais na confecção da fanta-

sia.

Ano 46 n.32019 Páginas Vivas

l Porto Alegre- RS

Momentos especiais do IMA Fashion

Ano 46 n.32020 Páginas Vivas

l Porto Alegre- RS

Na noite de 31 de agosto, reuniram-se em torno de 40 pessoas na comuni-

dade do IMA Porto Alegre para um momento diferente. Como proposta de encerramento do mês vocacional, a comunida-de acolheu jovens do grupo de CLJ da Paróquia Dom Bosco, formandos e padres salesia-nos, casais jovens engajados no projeto do Eai?Tchê e um casal de voluntários da Casa Fonte Colombo para uma par-tilha de vida e de fé.

Iniciando com uma ora-ção, Ir. Lúcia Tironi conduziu o momento de reflexão e con-versa, no qual foram divididos grupos com o intuito de cada que cada um pudesse partilhar onde surgiu e como se deu a própria experiência de fé. Um momento rico de conhecimen-to e de perceber como Deus vai agindo na vida de cada pessoa, seja qual for a voca-

Religiosos e leigos partilhando a fél Isabelle Alves Scheid

Grupo de leigos e religiosos fazendo partilha de suas experiência de fé

ção a qual foi chamado e ao serviço que se doa dentro da Igreja.

Cada grupo trouxe em co-mum tudo o que tinha conver-sado e assim juntos fizeram a síntese das várias experiên-cias de fé, sejam dentro da fa-mília, no engajamento dentro

das paróquias e em grupos ju-venis. A noite encerrou-se com o jantar e um tempo de jogos, conversa e música. A comuni-dade do IMA agradece a pre-sença de todos aqueles que se dispuseram a esta proposta e fizeram deste momento ainda mais rico e cheio de sentido.

No dia 29 de agosto os ca-tequisandos do Instituto Maria Auxiliadora participaram do passeio à catedral Metropolita-na de Porto Alegre as turmas da catequese do 1º ano da Pa-róquia São João Bosco, junta-mente com suas catequistas e alguns pais. Foi um momento forte e inesquecível para os catequizandos que esperavam essa atividade de integração das turmas com muita ansie-dade e alegria.

Na chegada à catedral Ir. Maristela Trindade fez um mo-mento de oração evidenciando a importância do espaço sa-grado; da presença de Cristo na Eucaristia, e da importância de entrarem em um santuário dedicado a Mãe de Deus. Na sequência a catequista Mara Lopes fez uma explanação do histórico da Catedral Nossa Se-

Catequizandos visitam a Catedral Mãe de Deusl Ir. Maristela Trindade

nhora Mãe de Deus es-tabelecendo uma íntima relação com a origem da cidade de Porto Alegre. Falou sobre o período da construção entre 1921 e 1986 a partir do projeto do arquiteto italiano João Batista Gio-venale, da magnífica cúpula da Igreja, marca registrada na paisagem da capital, sobre as imagens dos quatro evangelis-tas e outros detalhes da cate-dral.

Os catequizandos e cate-quistas puderam observar os

detalhes da catedral metropo-litana como patrimônio histó-rico, mas também como casa “Mãe de Deus”, que acolhe a todos, é unidade em Cristo e simboliza a presença da Igreja nestes pagos de porto dos ca-sais à atual Porto Alegre.

Grupo de catequese na Catedral Metropolitana

Ano 46 n.32021 Páginas Vivas

Ir. Zenilde participa de reunião com o governador do Rio Grande do Sul

No dia 14 de agosto, Ir. Zenilde Fontes, coor-denadora do Serviço

de evangelização da Juven-tude/Regional Sul 3 CNBB, participou como convidada especial do almoço de confra-ternização com o governador Tarso Genro. O Almoço foi, promovido pelo Governo para oportunizar o diálogo colabo-rativo entre a Igreja e o poder executivo gaúcho. Estiveram presente as lideranças dos Organismos da CNBB com representantes de todo o es-tado, bem como, a presidên-cia e bispos do Regional.

O Serviço de Evangeli-zação da Juventude do Rio Grande do Sul, na ocasião da chegada da cruz peregrina, tinha assinado um protocolo de intenção entre a CNBB e o Governo do estado, tal pro-tocolo tem a missão de facili-

l Ir. Zenilde Fontes

tar as tratativas institucionais nas mais diferentes frentes de atuação e parceria.

Na ocasião, Ir. Zenilde se dirigiu ao governador pontu-ando o reconhecimento pela postura de escuta e diálogo,

pautou os desafios do cená-rio atual na perspectiva juve-nil e enfatizou a importância de parceria entre Estado e Igreja. A seguir, um trecho da proposta de parceria entre Igreja e Estado:

Irmã Zenilde falando durante almoço com o governador

l Porto Alegre- RS

(...) Propomos um trabalho conjunto na parceria em diferentes áreas, visando o desenvolvimento integral da pessoa hu-mana. Assim:

1- Realizamos em conjunto com a SJDH o Show Cultural Bote Fé, em San-ta Maria, com a participação de 40 mil jo-vens. Isso significou a culminância de um processo e o começo de outro na linha da formação, cultura e solidariedade. São programas que impactam diretamente na prevenção da drogadição e da criminali-dade. Compreendemos que podemos po-tencializar atividades culturais, como esta, por exemplo, numa ação conjunto entre governo e Igreja.

2- Temos muitas pessoas de boa von-tade trabalhando em prol do bem comum,

diga-se cidadãos honorários, muitas pessoas que, com gratuidade, acom-panham os jovens nos seus mais dife-rentes grupos e organizações, dando seu contributo social. No entanto, nem sempre elas têm preparação técnica para gerenciar instituições e projetos, também há aqueles que lhes falta uma preparação profissional. Qual a possibi-lidade de desenvolvermos projetos entre igreja e governo do estado, buscando o desenvolvimento profissional e técnica desses agentes?

3- Propomos um diálogo perma-nente entre Igreja e as secretarias do governo a fim de construir propostas em conjunto com e para a juventude.

Ano 46 n.32022 Páginas Vivas

l Uruguaiana- RS

Descobrir maneiras de fazer o bem é destaque no ILV

O Instituto Laura Vicuña, enquanto escola em Pastoral e a partir do

seu compromisso em propor-cionar uma formação integral dos seus estudantes, tem aliado a construção do conhe-cimento à vivência de valores importantes para a formação de cidadãos comprometidos com as situações do contexto em que vivem.

Dessa forma, está desen-volvendo o projeto “Mil ma-neiras de fazer o bem” com os estudantes da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental. O referido pro-jeto tem o objetivo de opor-tunizar diferentes situações lúdicas, para que através da convivência em grupo, os es-tudantes possam desenvolver a sociabilidade, a autonomia, a cooperação, o respeito e a solidariedade, por meio de di-versas atividades que valori-zem o universo das relações interpessoais e o cultivo de

l Equipe de Pastoral

hábitos saudáveis, condizen-tes com a maneira salesiana de ser e conviver.

Ao iniciar o segundo se-mestre, durante a Boa Tarde, dando continuidade ao pro-jeto “Mil maneiras de fazer o bem”, os educandos foram desafiados a pensar uma ação de como praticar o bem,

por meio de gestos que con-tribuam para a melhor con-vivência de todos. O aluno Rafael de Quevedo Carrazo-ni, do 2º ano B, elaborou um texto e um desenho, expres-sando a sua compreensão de como fazer o bem. Segue abaixo o texto elaborado pelo estudante:

Equipe de Comunicação da INSA e formandas

“Como tratar os amigos:

Ser amigo é ser fiel, é ajudar e cuidar do amigo, é admi-tir as coisas que eu faço. Não culpar os amigos, não magoar o amigo, mas ajudá-lo e sempre brincar com ele, nós amigos sempre apoiamos.

Quando ficar do-ente vamos ajudá-lo, cuidar dele e fazer o bem para que ele brinque, mas tente não brigar e não seja egoísta com o amigo e não prometa nada

se não tem certeza que vai cumprir.Fale, converse, não custa nada se

reunir com ele para fazer o bem ! FIM”Rafael de Quevedo Carrazoni

Ano 46 n.32023 Páginas Vivas

l Uruguaiana-RS

Nos dias 19, 20 e 21 de julho, aconteceu na ci-dade de Uruguaiana,

a atividade denominada, fi-nal de semana missionário, em preparação à Jornada Mundial da Juventude que foi realizada no Rio de Janeiro. Essa atividade que reuniu a juventude católica local pro-porcionou aos participantes, momentos de reflexão, de oração, celebração, convívio, animação e missão.

O Instituto Laura Vicuña, enquanto presença salesiana em Uruguaiana, sempre inse-rida na comunidade eclesial, participou ativamente dessa atividade, integrando a equi-pe de missão, com represen-tantes da AJS (Articulação da Juventude Salesiana).

Essa equipe, composta por oito pessoas, vivenciou uma experiência diferente, de convívio, partilha, doação e fraternidade, mas sobretudo, uma experiência de missão, através da visitação às famí-lias do bairro João Paulo II, deixando a elas uma mensa-gem de paz, amor, presença de Deus e esperança.

Instituto Laura Vicuña participa de final de semana missionário

l Alexsandro Rodrigo Possatto

Momentos es-peciais da Missão

Ano 46 n.32024 Páginas Vivas

l Uruguaiana-RS

O Instituto Laura Vicuña parabeniza as alunas Bianca Michels Chaves

e Nadine Castro Portuguez pela classificação na primei-ra fase do Concurso de Re-dação promovido pela Zero Hora. A iniciativa teve mais de 3,2 mil inscritos, que enviaram uma dissertação, aos moldes do vestibular da Universida-de Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), sobre o uso da redação como critério de se-leção para o Ensino Superior. As estudantes participaram da segunda e última etapa que aconteceu no sábado, dia 3 de agosto, em Porto Alegre e aguardam o resultado.

l Profª. Izabel Antunes

Alunas são classificadas para última fase do Concurso do Jornal Zero Hora

No dia 28 de agosto, as educadoras Karla Rutz e Sandra Maia,

juntamente com os terceiros anos A e B do ILV visitaram a UNIPAMPA. Nesta saída de campo, os alunos verificaram e comprovaram as descober-tas que estão estudando no livro de Ciências. O professor Edward Pessano recebeu as turmas, que estavam cheias de expectativas. Ao conhecer os laboratórios, o encanto foi enorme. Os pontos aborda-dos foram saúde, piscicultura e o cuidado com os animais. Segue abaixo alguns depoi-mentos de alunos, relatando detalhes desse novo mundo.

Novos conhecimentos... Novos horizontes! l Denize Salvador

Ludmila Ribeiro Dalcanal:“Nós adoramos o passeio, porque descobrimos coisas novas.”João Vitor Felli dos Santos:“Nós descobrimos novas coisas e retomamos os conteúdos já estudados”.Kamily Pereira Rutz:“Eu aprendi como é o corpo humano e como prevenir machucados”.Antony Bernardo Lopes Naziazeno:“Eu gostei de saber que eles ajudam os cavalos e outros animais da região”.

Prof. Izabel Antunes com as alunas vencedoras do concurso

Alunos do ILV durante visita à Unipampa

Ano 46 n.32025 Páginas Vivas

l Cambé-PR

Aconteceu nas dependên-cias do INSA- Cambé, o III Sarau Cultural. O

evento foi organizado por Fer-nanda, educadora de Língua Portuguesa e Pilar, educadora de Artes juntamente com os alunos dos 9º anos do Ensi-no Fundamental II. Este foi o encontro das grandes artes!! Aconteceram leituras de tex-tos literários, declamações de poemas, apresentações mu-sicais, e exposição de artes visuais com uma composição de charge dos literários mo-dernistas brasileiros do século XX. Esta noite foi apreciada pelos alunos e familiares.

INSA promove o III Sarau Culturall Prof. Fernanda

Apresentação de dança durante o III Sarau Cultural do INSA

A homenagem aos pais foi marcada com a alegria do Rock and Roll. A festa arrancou muitos elogios dos presentes, principalmente dos protagonis-tas do dia: OS PAIS.

Gustavo Adolfo de Frei-tas Fregonezi, pai de alunos e também educador do INSA, destacou a organização do colégio. “As festas têm sur-preendido cada vez mais! Os pais têm notado que tudo que é apresentado é fruto de muita organização e interação da es-cola com os educandos!”.

Os alunos, educadoras e a escola de dança Spetáculo não mediram esforços para agradar aos pais, apostaram em elaboradas coreografias e também em lindos e criativos figurinos!

Que os pais e responsá-veis busquem em São José, o pai de Jesus aqui na terra, o exemplo a ser seguido!

Alunos do INSA fazem homenagem aos pais l Ana Cláudia Dévara

Momentos significativos da Festa dos pais no INSA

Ano 46 n.32026 Páginas Vivas

l Cambé- PR

É tradição no INSA a reali-zação do “BOM DIA”, en-contro dos alunos para

um momento de reflexão sobre um determinado assunto e, ou tema. Durante o mês de agos-to, foi lembrada a dimensão vocacional e foram realizados “BONS DIAS” para apresentar as diversas vocações.

Na primeira semana, o Pa-dre Ademir Ricardo, salesiano de Curitiba, falou da vocação sacerdotal. Na segunda sema-na, recordamos a vida matri-monial e, na terceira semana, a vida religiosa consagrada. Para celebrar esta data, a co-munidade religiosa das Irmãs deu seu testemunho para os alunos do Fundamental II ao Ensino Médio. Cada religio-sa partilhou um pouco da sua experiência vocacional, recor-dando o amor fiel de Deus.

Mês Vocacional é vivido intensamentre no INSA

l Irmã Solange Sanches

Bom dia Vocacional realizado pelas Irmãs

Ir. Jardini da Congregação das Irmãs Claretianas também deu seu testemunho de vida consagrada no trabalho junto aos mais pobres. “Não te-nham medo de responder com coragem ao chamado que Deus faz a cada um”. Salien-

tou.Peçamos à Maria Auxilia-

dora a intercessão para que tenhamos discernimento em acolher e responder ao cha-mado de Deus em nossas vi-das!

“Na vida salesiana existe uma alegria que é segredo, Se você quer saber verá”!

Celebração Eucarística com Pe. Ademir Ricardo

Ano 46 n.32027 Páginas Vivas

l Guarapuava-PR

O Centro Municipal de Educação Infantil João Paulo II-CMEI e o Cen-

tro Educacional João Paulo II-CEJPII- promoveram a fes-ta julina, no dia 07 de julho, no espaço físico da própria instituição. O evento contou com a presença de famílias que vieram para prestigiar as apresentações dos filhos e se encontrar com os amigos. Foi notável a presença de pesso-as residentes no Morro Alto e redondeza.

O “Arraiá do Centro Edu-cacional João Paulo II” ofe-receu comidas e danças típi-cas, brincadeiras tradicionais e venda de produtos artesa-nais confeccionados na Obra. Cada turma do CMEI realizou uma apresentação caipira. Também houve apresenta-

Comunidade do Morro Alto participa de Festa Julina

l Ir. Claudete Ferreira

ção de três coreografias en-volvendo crianças e adoles-centes, sendo duas danças countries e uma sertaneja. A

festa proporcionou o entrete-nimento e a integração entre os membros das comunida-des educativas.

Ano 46 n.32028 Páginas Vivas

l Guarapuava-PR

Aconteceu no dia 29 de agosto a Primeira Edi-ção do Pedágio So-

lidário em favor do Centro Educacional João Paulo II. O Pedágio teve como lema “Centro Educacional João Paulo II – Eu Curto!”. A arre-

Pedágio Solidário movimenta educandos do CEJP!

l Ir. Cristina Schorkcadação foi realizada no sina-leiro das ruas Padre Chagas e Avenida Manoel Ribas.

A equipe do Centro Edu-cacional agradece a toda a comunidade guarapuavana pela participação e colabora-ção no Pedágio.

As crianças e Adolescen-tes do Centro Educacional João Paulo II deram início, na manhã do dia 20 de agosto, ao Projeto Abraço Grátis. Du-rante as manhãs de forma-ção o grupo escutou a histó-ria “Margarida Friorenta”. Na história, a Margarida sentia frio porque não tinha recebi-do nenhum carinho. O convi-te era para que as crianças e adolescentes distribuíssem abraços grátis para todas as pessoas que encontrassem dentro e fora da obra. A ini-

l Ir. Cristina Schork

ciativa provocou risos e uma chuva de carinho...

Abraço grátis!

Irmã Helena Dalmônico juntamente com os jovens do CEJP II

Ano 46 n.32029 Páginas Vivas

l Guarapuava-PR

O Folclore Brasileiro re-presenta a identidade social da comunidade

através de suas criações cul-turais, coletivas ou individu-ais; é também uma parte es-sencial da cultura do Brasil.

Com o avanço da ciência e da tecnologia, as tradições passaram a ser consideradas frutos da ignorância popular. Entretanto, o estudo do folclo-re é fundamental para carac-terizar a formação cultural de um povo e do seu passado.

Sendo assim a Oficina de Dança irá estudar durante este semestre em suas aulas os seguintes ritmos de dan-ça, como o cateretê, a polca,

Projeto Artedança apresenta... Danças folclóricas!

o maxixe, o lundu, o baião, o samba, o frevo, o xaxado, o fandango, a vanera, o xote, o maracatu, a ciranda, o jongo,

a tirana, a catira, o batuque, o pau-de-fita, a quadrilha e as cantigas de roda.

l Ir. Cristina Schork

Aconteceu na tarde do dia 16 de agosto, no Centro Educacional João Paulo II, a Festa em Comemoração ao aniversário de Dom Bosco.

A Missa, presidida por Dom Giovanne Zerbini, bispo auxiliar da Diocese de Gua-rapuava e preparada pela coordenação de Pastoral da Obra, contou com a participa-ção de Irmãs, Colaboradores, Educadores e Educandos da Obra.

Dom Giovanne ressal-tou na homilia a importância dos jovens e crianças conhe-cerem Jesus e seu projeto: “Quem cresce com Jesus no coração encontrará a felicida-de”.

No final da missa, após a benção, cada educando rece-beu uma fita para amarrar no braço, demonstrando o seu

Celebração em comemoração aos 198 anos de Dom Bosco

compromisso e amizade com Dom Bosco. Não faltou o tra-dicional lanche e o pirulito.

Para todos que participa-ram deste momento de festa, a presença de Dom Giovanne

foi um grande presente. Ele revelou no meio de todos a bondade do coração de Dom Bosco: “Curti muito o Bispo”, revelou bem humorada uma das colaboradoras.

l Ir. Cristina Schork

Ensaio da oficina de dança do CEJP II

Ano 46 n.32030 Páginas Vivas

l São Paulo- SP

No dia 28 de agosto, a comunidade do novi-ciado recebeu a alegre

e abençoada visita de Ir. Ala-íde Deretti - conselheira para o Âmbito das Missões do Ins-tituto. Ir. Alaíde veio à Inspe-toria Santa Catarina de Sena a fim de realizar com as Irmãs o encontro de Animação Mis-sionária.

Encontrando-se com as comunidades do noviciado e das Irmãs idosas, partilhou suas últimas experiências em visitas às missões do Instituto no Paraguai e na Indonésia.

Partilhou a alegria de es-tar no Timor Leste, celebrando os 25 anos de presença sale-siana nesta nação e na mes-ma ocasião enviar as primei-ras FMA ad gentes daquela missão. Partilhou o testemu-nho das Irmãs de Mianmar, que diante do governo comu-

Ir. Alaide Deretti visita o Noviciado Nossa Senhora das Graças

l Cassiana Ferreiranista vivem em número muito reduzido, mas mostrando um caminho de essencialidade e alegria na comunhão entre si e com o povo de Deus.

Partilhou enfim, os desa-fios diante do mundo islâmico - religião mais crescente da atualidade, que nos interpela à missão do diálogo inter-reli-gioso. Mas também a beleza da comunhão existente entre cristãos e muçulmanos a partir da figura de Maria, venerada por uns e outros e que vem a ser para nós, portanto, a pon-te do diálogo e da comunhão. E neste contexto, também, a importância do ambiente edu-cativo e do testemunho de vida que anunciem o evange-lho de Jesus Cristo.

Deixa-nos, por fim, a grande convocação da Madre e do Instituto, nossa grande casa, de termos o coração aberto e generoso às mis-

sões ad gentes, mas também às missões cotidianas que se apresentam no próprio espa-ço geográfico. Disse-nos: “Se Deus está no centro e tudo que tu fazes é pelo Reino, en-contrarás alegria”.

Concluindo sua partilha pediu que valorizássemos o ambiente formativo em que estamos. A convivência entre a comunidade das irmãs ido-sas e o noviciado é o encontro entre o sonho e a memória, e é daí que pode nascer uma profecia de comunhão.

Agradecemos à Ir. Alaíde pela presença fraterna e ani-madora, e lhe asseguramos nossa prece por sua missão no Instituto.

Ir. Alaíde Deretti juntamente com a comunidade do Noviciado

Ano 46 n.32031 Páginas Vivas

l Rio do Sul- SC

As crianças do Infantil III vem desenvolvendo um Projeto sobre Medi-

das, cujo interesse deu-se a partir da escolha do nome de turma: “Turma da Medida”. O projeto tem como objetivo es-tudar a historia das medidas, aplicando a comparação de grandezas, bem como, a sua importância no cotidiano es-colar e na sociedade.

Uma das etapas desen-volvidas foi referente às me-didas de peso. A turma foi até uma farmácia onde puderam conhecer a balança utiliza-da para pesar as pessoas. Todas as crianças da turma foram pesadas, cada crian-ça registrou na ficha o nome e peso, que foi afixada num painel. Foram utilizados pa-cotes de alimentos contendo diferentes pesagens (arroz 5Kg / fubá 1Kg) para que as crianças pudessem sentir o seu próprio peso. Depois a criança desenhou as emba-lagens relativas ao seu peso, e realizamos a soma dos qui-los (Kg) resultando na quan-tidade de seu peso. Através

A Turma da Medida aprende com as medidas do corpo

l Prof. Geane

desta experiência foi constru-ído o painel de medidas de peso da turma representado por embalagens. Objetivando trabalhar a comparação de peso: mais pesado, mais leve e mesmo peso.

Também foi pesquisado sobre o peso e a medida de cada criança quando nasceu e no momento atual, o nú-

mero de calçado que utiliza, além de uma série de outras atividades lúdicas e direcio-nadas à capacidade de medir, pesar, comparar, diferenciar e calcular. Todo aprendizado vai se realizando através da vivência prática de situações cotidianas o que facilita a aprendizagem e a construção de conceitos teórico-práticos.

Crianças do Infantil III realizando Projeto sobre Medidas

Ano 46 n.32032 Páginas Vivas

l Rio do Sul- SC

Aconteceu no auditório do Instituto Maria Au-xiliadora, na manhã de

26 de outubro, a final do II Concurso Interno de Orató-ria, edição 2013. Essa ação constituiu no encerramento de dois projetos:

- o primeiro: o projeto “Sem vergonha de falar em público” de autoria da Profes-sora de Língua Portuguesa, Juliana Fronza, e do Profes-sor de Sociologia Paulo Ce-sar Wolf. Este projeto contou

Concurso de Oratória no IMA

com várias atividades ao lon-go do ano e teve como prin-cipais objetivos estimular a prática de produção escrita e oral para que o estudante possa expressar suas ideias e argumentos de forma coe-rente, clara e concisa;

- o segundo: a Semana da Cidadania, evento pro-movido pela Pastoral Escolar no mês de maio. O tema da edição 2013 foi Juventude e a Escolha de Vida e objeti-vou promover discussões e

reflexões acerca da escolha profissional e das tendências de mercado.

A partir das palestras da semana da cidadania, aulas de dissertação, orientações sobre oratória, os alunos pro-duziram um texto dissertativo-argumentativo e defenderam oralmente seus argumentos sobre o tema.

O resultado foi mais uma vez, uma final com oradores de alto nível! Parabéns a to-dos os envolvidos! A ativida-de foi um sucesso!

Gabriela Carolina da Silva receben-do o troféu de 1º lugar no concurso de oratória

Alunos destaques do Concurso de Oratória do IMA

Ano 46 n.32033 Páginas Vivas

l Porto Alegre-RS

De 11 a 18 de agosto, acon-teceu na Casa

Santa Teresa o retiro anual, do qual parti-ciparam 28 Irmãs da Inspetoria. O pregador, Frei Adelino Pilonetto, abordou a pessoa de Jesus em seu contex-to histórico, a partir do livro de José Antônio Pagola, Jesus – Apro-ximação histórica.

O retiro foi um tem-po especial para reavi-var o fogo do amor de Deus em cada uma, um momento para deixar um pouco os afazeres do cotidiano, e colocar-se mais inteiramente em oração para ouvir os apelos de Deus e reforçar a resposta ao chamado que Ele faz cotidianamente.

Irmãs participam de retiro anual

l Ir. Claudete Ferreira

Irmã Alice Demarchi durante Boa noite esepcial realizado durante o retiro

Irmã Maria Floriani e Irmãs participantes do retiro

Ano 46 n.32034 Páginas Vivas

l Porto Alegre-RS

Inspetoria N. S. AparecidaRua Gonçalo de Carvalho, 390Bairro Floresta90.035 – 170 Porto Alegre – RSFone: (51) 3311 [email protected]

PÁGINAS VIVASInformativo mensal daInspetoria N. S. Aparecida – BPAAno 46– N. 320– Agosto 2013...........................................................

Inspetora: Ir. Maria FlorianiCoordenação: Ir. Marcia KoffermannCorrespondentes: Cassiana Ferreira, Daia-ne Moresco, Ir. Lina Mondini, Ir. Cristina Shorck, Maria Camile Carvalho, Ir. Iara Po-ffo; Ir. Adriana M. Boeno, Roberto Molina, Ir. Denize Salvador, Isabelle Scheid............................................................

Aniversariantes

Nos dias 25 e 26 de agosto a equipe de Co-municação das Filhas

de Maria Auxiliadora em nível de Brasil- Ecosbrasil, esteve reunida no Colégio de Santa Inês- SP. A reunião teve como objetivo dar prosseguimento ao estudo e desenvolvimen-to do documento sobre cul-turas juvenis na ótica da co-municação. O estudo é uma oportunidade de aprofundar a realidade juvenil e buscar dar respostas concretas ao como educar num mundo cada vez mais midiatizado, globalizado e intercultural.

Foram dois dias de muito trabalho e empenho marca-dos pela acolhida fraterna e salesiana das Irmãs da Ins-petoria de São Paulo.

Equipe da Ecosbrasil se reúne em São Paulol Ir. Marcia Koffermann

Aniversariantes de Setembro:01. Ir. Adriana Boeno02. Ir. Tecla Kuskoski04. Ir. Lina Mondini

06. Ir. Francisca Pessatti15. Rosemeire Toledo (post)

24. Ir. Cely Wasem

Grupo da Ecosbrasil no Colégio de Santa Inês- SP