Paine Lfinal AnáLise E ClassificaçãO De Tipos De ExercíCios Usados

11
ANÁLISE E CLASSIFICAÇÃO DE TIPOS DE EXERCÍCIOS USADOS NO ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) Lucilene Santos Silva Fonseca Profa.Dra.Angelita Gouveia Quevedo PIBIC/CEPE Outubro de 2005

Transcript of Paine Lfinal AnáLise E ClassificaçãO De Tipos De ExercíCios Usados

ANÁLISE E CLASSIFICAÇÃO DE TIPOS DE EXERCÍCIOS USADOS NO

ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)

Lucilene Santos Silva FonsecaProfa.Dra.Angelita Gouveia Quevedo

PIBIC/CEPEOutubro de 2005

OBJETIVOS

Selecionar sites educacionais, estudar, classificar os tipos de exercícios usados no ensino/aprendizagem de línguas em Educação a Distância (EAD) e analisar suas principais características (Método; Teoria; Aspecto; Interação; Descrição e Nível).

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

EAD - BELLONI, M.L. (1999)

APRENDIZAGEM NA EAD - VALENTE, J.M. (1993)

PRODUÇÃO DE MATERIAIS ON-LINE -

MARCUSCHI, L.A. (1997)

MODELOS INTRUCIONAIS - HORTON, W. (2000)

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Para selecionar os sites e analisar os exercícios,estudamos: EAD e a Aprendizagem no ambiente virtual; Modelos Instrucionais/Teorias de Aprendizagem:

Behaviorista, Cognitivista, Construtivista/Sócio-Construtivista;

os tipos de atividades e exercícios identificados e estudados por HORTON (2000);

Roteiro para busca/análise de sites elaborado durante a disciplina Letramento no Cyberspace;

“Roteiro para Avaliação de Cursos on-line de Idiomas” de FREIRE et al (2004).

RESULTADOS

Na avaliação de sites utilizamos: Roteiro elaborado pelo grupo de alunos da

disciplina Letramento no Cyberspace da PUC-SP, tendo como referenciais: a autoria, a fonte, o conteúdo, a bibliografia, o layout, o design, execução da página, o acesso, a validade, o ranking, os links ativos e o suporte ao usuário.

Roteiro de FREIRE (2004) em que contemplamos as Áreas: Contextual, Institucional, Interativa, Afetiva e Avaliativa.

RESULTADOS  

TENS AVALIADOS

 

SITES SELECIONADOS 

 

www.yearup.com

 

  

www.englishpage.com

Operacional Orientações para:. professor:. aluno:

N/AHá  orientações  a  cada lição/unidade

  N/AHá orientações a cada lição/unidade

Tecnologia - O site  é demorado, de  difícil  acesso  e complexo? 

 

-Usabilidade:  .acesso e  navegação

A página da apresentação, que da uma geral visão do curso, é bem didática.O acesso é fácil e rápido. Após a inscrição/cadastro o site é prático e didático, de fácil navegação. Oferece inúmeras oportunidades que facilitam/levam o aluno ao aprendizado e vários links, que facilitam as buscas; necessidades e desejos dos alunos.

  A página da apresentação, que da uma geral visão do curso, é bem didática. O acesso é fácil e rápido. Após a inscrição/cadastro o site é prático e didático, de fácil navegação. Oferece inúmeras oportunidades que facilitam/levam o aluno ao aprendizado e vários links, que facilitam as buscas; necessidades e desejos dos alunos.

  

Links ativos  -Textual,  Visual,  Áudio: (interno/externo)

 

Inúmeros/bem diversificados

 

   

Inúmeros/bem diversificados

RESULTADOS  

www.yearup.com www.englishpage.com

EXERCÍCIO ASPECTO

INTERAÇÃO

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE NÍVEL EXERCÍCIO ASPECTO INTERAÇÃO DESCRIÇÃO DA

ATIVIDADE NÍVEL

 Active Grammar  ou Interactive Grammar Lessons

 Gramática , leitura, compreensão e vocabulário

 Aluno – Conteúdo Aluno  - Professor

 Apresenta-se varias opções/tópicos gramaticais para se repassar. Utiliza áudio, uma “lousa” onde se desenha um diálogo entre um professor e um aluno. Diante de uma melhor alternativa, apaga-se e substitui a palavra. Pode se desenhar várias vezes. Necessita do Real Player para funcionar.Nível: básico/intermediário/avançado.

 Prepositions(Grammar Lesson)

 Gramática

 Aluno - Conteúdo

 Aparece uma lista dos phrasal verbs e em casa caso aparecerá um exercício de preencher lacunas do verbo + preposição, com opção da teoria no final de cada página.Nível: básico/intermediário/avançado.

 Connect

Chat, email, Fórum.

 Aluno – Aluno Aluno -Aluno/Professor

 Ponto de interação/encontro com outras pessoas/estudantes/profs.Há um quadro de horário de chat com “x” professor.- Chats – global ou da Year up (a disposição 24h); - Fóruns; - Pen-Pals: para troca de emails – pode-se escolher o sexo, a ocupação, a idade, a nacionalidade etc. de quem se quer corresponder.Nível: básico/intermediário/avançado.

 Student Forum

 Fórum

 Aluno –Aluno

 Oferece várias opções para que o alunos interajam entre si, com outras pessoas e com seu assunto de interesse.Nível: básico/intermediário/avançado.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Nos dois cursos de línguas online analisados notamos o uso deuma abordagem que mescla o Método Comunicativo comexercícios que enfatizam elementos cognitivos econstrutivistas, veiculados por meio de ferramentas quefacilitam a troca de informações e a interação entre osdiversos participantes.

Após observar os sites selecionados e os diferentes teóricos daárea, concluímos que os exercícios e atividades virtuais devemaperfeiçoar a elaboração de exercícios criativos, que envolvamo desafio, a fantasia e a curiosidade e induzam o estudante àconstrução do conhecimento por Meio de fatores intrínsecosou extrínsecos.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Deve-se enfatizar a comunicação e discussão (interação)entre os estudantes e usuários, levar em conta ascaracterísticas e o perfil do aprendiz, oferecer ao estudanteum feedback que o leve a refletir para construir oconhecimento com autonomia, sem que haja a simplestransmissão do conteúdo.

A colaboração, a autonomia e a valorização do estudante, asSensações motivadoras, devem estar presentes na estrutura deum curso de línguas online, quer refletidos nasatividades/exercícios cuidadosamente planejados, quer nasmetas e objetivos pretendidos.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Concluímos que em um curso online é fundamentalse ter: um Projeto especifico e bem planejado, queutilize as tecnologias de forma eficiente nessecontexto virtual e um suporte, que esteja disponívele funcione de forma que incentive os seus usuários.Deve conter atividades e exercícios apropriados,ensinar a língua de forma colaborativa e construtivade tal forma que as ferramentas disponíveis nociberspace sejam corretamente aproveitadas levemseus usuários-aprendizes à efetiva aprendizagem.