Paixão pela Tridimensiolidade - CRCSP | Conselho … da Imagem e do Som (MIS). Realiza inúmeras...

2
Espaço Cultural Paixão pela Tridimensiolidade Fernando Durão CRCSP Fernando Durão (11) 98198-0486 Contato [email protected] Fernando Durão Nasceu na cidade do Porto - Portugal em 29 de maio de 1952. Desde cedo se dedica à pintura, ilustração, criação de capas de livros, desenho de estamparia. Frequenta a Escola de Belas Artes Soares dos Reis na cidade do Porto. Em 1969, devido à guerra colonial e à ditadura no continente português, sua família se muda para o Brasil, no Rio de Janeiro, onde dá continuidade à sua vocação, frequentando cursos e ateliers de jovens artistas, participando de exposições de pintura e fazendo desenhos de cartazes. Em 1970, transfere-se para São Paulo-SP e sua carreira como artista visual cresce rapidamente com exposições individuais e coletivas em importantes locais como o Museu de Arte de São Paulo (Masp), Bienal Nacional Arte de São Paulo, Museu de Arte Contemporânea de Campinas (MACC), Museu de Arte Brasileira (MAB) da FAAP, Memorial da América Latina, Museu da Imagem e do Som (MIS). Realiza inúmeras exposições individuais e coletivas em renomadas galerias e museus no Brasil e no exterior, em Portugal, Japão, Alemanha, China, Argentina e Itália. Destaque para a exposição individual no Espaço Cultural CRCSP, convidado pelo crítico de arte Emanuel von Lauenstein Massarani ( 2001). Desde 1977, dirige galerias de arte, espaços culturais, realiza inúmeros projetos como curador e artista, escreve sobre artes visuais (plásticas e fotográficas) em jornais, revistas e catálogos de exposições. Participa de inúmeros salões de artes plásticas e fotográficas, como membro de júri em diversas cidades do Estado de São Paulo. Desde 1999 recebe convites para participar de comissões de arte da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e do Museu Brasileiro da Escultura (Mube), de São Paulo. Atua como vice-presidente eleito do Clube Latino Americano do Papel Artesanal (Clap) de 1996 a 2000, atua como presidente eleito da Associação Profissional de Artistas Plásticos (Apap-SP), de 2003 a 2012. É presidente da Up Art - Projeto Internacional de Ação Cultural, desde 2010 e como curador cria o projeto internacional “A Mágica da Mobilidade”. É conselheiro do Instituto de Recuperação do Patrimônio Histórico no Estado de São Paulo (IPH) desde 2016 e, recentemente, participa como curador e artista convidado da 2a Bienal Internacional de Arte Gaia 2017, de Portugal. Fernando Durão

Transcript of Paixão pela Tridimensiolidade - CRCSP | Conselho … da Imagem e do Som (MIS). Realiza inúmeras...

Espaço Cultural

Paixão pela Tridimensiolidade

Fernando Durão

CRCSP

Fernando Durão

(11) 98198-0486

Contato

[email protected]

Fernando Durão

Nasceu na cidade do Porto - Portugal em 29 de maio de 1952. Desde cedo se dedica à pintura, ilustração, criação de capas de livros, desenho de estamparia. Frequenta a Escola de Belas Artes Soares dos Reis na cidade do Porto.

Em 1969, devido à guerra colonial e à ditadura no continente português, sua família se muda para o Brasil, no Rio de Janeiro, onde dá continuidade à sua vocação, frequentando cursos e ateliers de jovens artistas, participando de exposições de pintura e fazendo desenhos de cartazes.

Em 1970, transfere-se para São Paulo-SP e sua carreira como artista visual cresce rapidamente com exposições individuais e coletivas em importantes locais como o Museu de Arte de São Paulo (Masp), Bienal Nacional Arte de São Paulo, Museu de Arte Contemporânea de Campinas (MACC), Museu de Arte Brasileira (MAB) da FAAP, Memorial da América Latina, Museu da Imagem e do Som (MIS). Realiza inúmeras exposições individuais e coletivas em renomadas galerias e museus no Brasil e no exterior, em Portugal, Japão, Alemanha, China, Argentina e Itália.

Destaque para a exposição individual no Espaço Cultural CRCSP, convidado pelo crítico de arte Emanuel von Lauenstein Massarani ( 2001).

Desde 1977, dirige galerias de arte, espaços culturais, realiza inúmeros projetos como curador e artista, escreve sobre artes visuais (plásticas e fotográficas) em jornais, revistas e catálogos de exposições. Participa de inúmeros salões de artes plásticas e fotográficas, como membro de júri em diversas cidades do Estado de São Paulo.

Desde 1999 recebe convites para participar de comissões de arte da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e do Museu Brasileiro da Escultura (Mube), de São Paulo.

Atua como vice-presidente eleito do Clube Latino Americano do Papel Artesanal (Clap) de 1996 a 2000, atua como presidente eleito da Associação Profissional de Artistas Plásticos (Apap-SP), de 2003 a 2012. É presidente da Up Art - Projeto Internacional de Ação Cultural, desde 2010 e como curador cria o projeto internacional “A Mágica da Mobilidade”. É conselheiro do Instituto de Recuperação do Patrimônio Histórico no Estado de São Paulo (IPH) desde 2016 e, recentemente, participa como curador e artista convidado da 2a Bienal Internacional de Arte Gaia 2017, de Portugal.

Fernando Durão

Visitação

Se o termo arte tridimensional se presta a definir práticas bem diferentes entre elas, nos últimos decênios a utilização do acrônimo 3D significa literalmente “três dimensões”. Entretanto, acredito que a utilização mais apropriada do termo seja quando se fala da gráfica computadorizada tridimensional.

Nos trabalhos de Fernando Durão existe muita criatividade, embora sua pesquisa linguística se dirija a favor de uma “santificação da técnica”. Concebidas por formas art íst icas não convencionais suas obras têm merecido ampla aceitação.

A criação de formas outrora impensáveis, antes da chegada das modernas tecnologias informáticas, possivelmente seja uma resposta a dilatante tendência pós-conceitual dos últimos decênios.

Afrontar a arte tridimensional em chave psicanalítica sem reduzi-la a uma fácil nevrose é o desafio que muitos artistas estão empenhados nos últimos tempos. Desde sempre, Fernando Durão cultivou uma paixão pelas formas geométricas que têm um início e um fim.

Inspirando-se em formas concretas, ao criar ambientações que possam dar ao expectador um sentido de liberdade interpretativa, o consagrado artista faz de maneira com que os observadores de suas formas geométricas tridimensionais se encontrem em conexão direta com suas obras.

Emanuel von Lauenstein MassaraniCrítico de arte e presidente do IPH

Paixão pela Tridimensionalidade

de Fernando Durão

DE 14 DE SETEMBRO

A 27 DE OUTUBRO DE 2017

SEGUNDA A SEXTA-FEIRA

DAS 9H ÀS 17H

Local

RUA ROSA E SILVA, 60

SÃO PAULO

Realização

CONSELHO REGIONAL DE

CONTABILIDADE DO

ESTADO DE SÃO PAULO

(CRCSP)

INSTITUTO DE

RECUPERAÇÃO DO

PATRIMÔNIO HISTÓRICO

NO ESTADO DE

SÃO PAULO (IPH)