Palavrinha 34

8
JORNAL DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS COURA E MINHO Não há nenhuma solução milagrosa para acabar com a pobreza e com a exclusão social mas uma coisa é certa: não podemos vencer esta bata- lha sem trabalharmos em conjunto. É tempo de renovarmos o nosso compromisso para com a solidariedade, justiça social e maior inclusão. Che- gou o momento do Ano Europeu Contra a Pobreza e a Exclusão Social. Um valor fundamental da União Europeia é a solidariedade, particularmente importante em tempos de crise. A palavra “União” diz tudo – enfrentamos juntos a crise económica e é esta solidariedade que nos protege a todos. EDIÇÃO MARÇO DE 2010 34 NESTA EDIÇÃO Após 33 edições, a Palavrinha assume a voz de todo o Agru- pamento de Escolas Coura e Minho, passando a dar conta das iniciativas de todos os qua- drantes: Jardins de Infância, Escolas do 1º Ciclo e EB 2,3/S de Caminha juntam-se aqui em uníssono, partilhando mais um projecto. Na actual edição, em jeito de agenda informativa, incluem-se na sua maioria as actividades previstas para Março. Nas próximas edições tentare- mos que para além da voz exista também a imagem e a reportagem do que mais signi- ficativo se faz no nosso Agru- pamento. CONTEÚDOS Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social Carnaval 2010 Ano Internacional da Biodiver- sidade Semana da Leitura Dia do Pai Agenda Mensal - Destaques Dias Comemorativos Actividades Culturais Clubes e Actividades Regula- res Desporto a PALAVRINHA Torna-te REPÓRTER d “A Palavrinha” em www.palavrinha.eu Na primeira grande iniciativa conjun- ta de todo o agrupamento no pre- sente ano Lectivo, as escolas que o compõem apresentaram-se cheias de cor e ritmo para durante a tarde do dia 12 de Fevereiro saírem à sol- ta pelas ruas de Caminha. O Carnaval foi, uma vez mais, a fon- te integradora de mais de 900 alunos de vários graus dos ensinos público e privado da nossa Vila. E mais uma vez o nosso Agrupamen- to se assume como agente cataliza- dor de mais-valias pedagógicas para toda a comunidade educativa.

description

Jornal do Agrupamento de Escolas Coura e Minho

Transcript of Palavrinha 34

Page 1: Palavrinha 34

JORNAL DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS COURA E MINHO

Não há nenhuma solução milagrosa para acabar com a pobreza e com a exclusão social mas uma coisa é certa: não podemos vencer esta bata-lha sem trabalharmos em conjunto. É tempo de renovarmos o nosso compromisso para com a solidariedade, justiça social e maior inclusão. Che-

gou o momento do Ano Europeu Contra a Pobreza e a Exclusão Social.

Um valor fundamental da União Europeia é a

solidariedade, particularmente importante em

tempos de crise. A palavra “União” diz tudo – enfrentamos juntos a crise económica e é esta solidariedade que nos protege a todos.

EDIÇÃO

MARÇO DE 2010

34

NESTA EDIÇÃO

Após 33 edições, a Palavrinha assume a voz de todo o Agru-pamento de Escolas Coura e Minho, passando a dar conta das iniciativas de todos os qua-drantes: Jardins de Infância, Escolas do 1º Ciclo e EB 2,3/S de Caminha juntam-se aqui em uníssono, partilhando mais um projecto.

Na actual edição, em jeito de agenda informativa, incluem-se na sua maioria as actividades previstas para Março.

Nas próximas edições tentare-mos que para além da voz exista também a imagem e a reportagem do que mais signi-ficativo se faz no nosso Agru-pamento.

CONTEÚDOS

Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social

Carnaval 2010

Ano Internacional da Biodiver-sidade

Semana da Leitura

Dia do Pai

Agenda Mensal - Destaques

Dias Comemorativos

Actividades Culturais

Clubes e Actividades Regula-res

Desporto

a PALAVRINHA

Torna-te REPÓRTER d “A Palavrinha” em www.palavrinha.eu

Na primeira grande iniciativa conjun-

ta de todo o agrupamento no pre-

sente ano Lectivo, as escolas que o

compõem apresentaram-se cheias

de cor e ritmo para durante a tarde

do dia 12 de Fevereiro saírem à sol-

ta pelas ruas de Caminha.

O Carnaval foi, uma vez mais, a fon-

te integradora de mais de 900 alunos

de vários graus dos ensinos público e

privado da nossa Vila.

E mais uma vez o nosso Agrupamen-

to se assume como agente cataliza-

dor de mais-valias pedagógicas para

toda a comunidade

educativa.

Page 2: Palavrinha 34

Exmºs Senhores

Professores e Educadores,

Gostaria de agradecer a todos a colaboração e todo

o vosso profissionalismo pela apresentação dos

corsos carnavalescos. Estes demonstraram bem a

criatividade e o brio profissional dos professo-

res, educadores e auxiliares, assim como a colabo-

ração que toda a comunidade educativa, de uma for-

ma ou de outra, directa ou indirectamente prestou

a estes eventos.

Com os melhores cumprimentos

O vereador da

Câmara Municipal de Caminha

Flamiano Martins

A biodiversidade engloba a

variedade de genes, espé-

cies e ecossistemas que

constituem a vida no plane-

ta.

Assiste-se a uma perda

constante deste conjunto,

com extinções e destruições

com profundas consequên-

cias para o mundo natural e

o bem-estar humano.

As principais causas são as

alterações nos habitats natu-

rais, resultantes dos siste-

mas intensivos de produção

agrícola, da construção, da

exploração de pedreiras, da

sobrexploração das

florestas, oceanos,

rios, lagos e solos,

da introdução de

espécies alóctones

invasivas, da polui-

ção e, cada vez

mais, das alterações

climáticas globais.

Vários estudos

recentes da AEA*

mostram que se não

forem envidados

mais esforços políti-

cos significativos, é

improvável que esse

objectivo seja atin-

gido.

Page 3: Palavrinha 34

Dia do Pai

O Dia do Pai surgiu há mais de 4 mil anos na antiga Babilónia, quando um jovem chamado Elmesu moldou e esculpiu em argila o primeiro “cartão” que desejava saúde, sorte e longa vida ao seu pai. Ao que tudo indica, o Dia dos Pais tem uma origem bem semelhante ao Dia das Mães, e em ambas as datas a ideia inicial foi praticamente a mesma: criar datas para fortalecer

os laços familiares e o respeito por aqueles que nos deram a vida. Conta a história mais recente que em 1909, em Washington, Estados Unidos, Sonora

Louise Smart Dodd, filha do veterano da guerra civil, John Bruce Dodd, ao ouvir um ser-mão dedicado às mães, teve a ideia de celebrar o Dia dos Pais. Ela pretendia homena-gear o seu próprio pai, que viu sua esposa falecer em 1898 ao dar a luz ao sexto filho, e que teve de criar o recém-nascido e os seus outros cinco filhos sozinho. Já adulta, Sonora sentia-se orgulhosa de seu pai ao vê-lo superar todas as dificuldades sem a ajuda de ninguém. Então, em 1910, enviou uma petição à Associação Ministerial de Spokane, cidade localizada em Washigton, Estados Unidos. Também pediu auxílio a

uma Entidade de Jovens Cristãos da cidade. Assim, o primeiro Dia dos Pais norte-americano foi comemorado em 19 de Junho daquele ano, aniversário do pai de Sonora. A

rosa foi escolhida como símbolo do evento, sendo que as vermelhas eram dedicadas aos pais vivos e as brancas, aos falecidos. A partir daí a comemoração difundiu-se da cidade de Spokane para todo o estado de Washington. Por fim, em 1924 o presidente Calvin Coolidge, apoiou a ideia de um Dia dos Pais nacional e, finalmente, em 1966, o presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial declarando o terceiro domingo de Junho como o Dia dos Pais. Pelo menos onze países também comemoram o Dia dos Pais à sua maneira e de acordo com as suas tradições.

Na Itália, Espanha, Andorra, Honduras e Portugal, por exemplo, a festivida-de acontece no mesmo dia do Dia de São José, 19 de Março. Apesar da liga-ção católica, essa data ganhou destaque por ser comercialmente interessante.

Escolas do nosso Agrupa-mento que celebram o Dia do Pai:

• EB1 Caminha

• EB1 de Dem

• EB1 Lanhelas

• EB 1 Seixas

• EB1 Vilarelho

• JI Caminha

• J I Moledo Entre outras iniciativas, con-tam-se a elaboração de pos-tais, trabalhos e lembranças; a realização de actividades radicais na companhia dos pais; um almoço com os pais; a reflexão sobre o papel e a importância do pai na família e o reconhecimento da sua influência na vida dos filhos.

A Semana da Leitura será desenvolvida um pouco por todo o agrupamento de Escolas Coura e Minho, com os objectivos de despertar nos alunos o gosto pela leitura, Proporcionar momentos lúdicos através da leitura; Esta actividade surge para promover o livro e a participação dos pais no processo educativo. Com um programa diversificado e contextualiza-

do de forma própria em cada escola, destaca-se a iniciativa do Jardim de Infância de Dem, através da qual os pais dos alunos irão ao Jardim contar histórias, de diversas formas, para as crianças. Participam na Semana da Leitura para além desta escola a Escola EB 2,3/S de Caminha, o JI de Vilar de Mouros e a EB1 de Vilar de Mouros.

Ver mais em www.palavrinha.eu

Semana

da Leitura

Page 4: Palavrinha 34

07-Mar Domingo Dia da Mulher

15-Mar Segunda Feira Dia do Consumidor

19-Mar Sexta Feira Dia do Pai (ver destaque)

20-Mar Sábado Entrada da PRIMAVERA às 17:32h

21-Mar Domingo Dia da Floresta / Dia da Árvore

22-Mar Segunda Feira Dia Mundial da Água

23-Mar Terça-Feira Dia da Meteorologia

24-Mar Quarta Feira Dia do Estudante

26-Mar Sexta Feira Dia do Livro Português

27-Mar Sábado Dia do Teatro / Dia do Dador de Sangue

28-Mar Domingo Dia da Juventude / HORA DE VERÃO - Adiantar os relógios 60min.

Dias

comemorativos

e

efemérides

3ªs e 5ªs entre as 13:00h e as 14:30h

Clube de Alemão

Polivalente de alunos da EB 2,3/S de Caminha - Em Março haverá o Grande Concurso de Pintura de Ovos! Com o apoio das professoras Conceição Rodrigues e Matilde Bento.

5ªs e 6ªs entre as 13:00h e as 14:30h

Oficina de Expressões

Sala 4C da EB 2,3/S de Caminha - Durante as sessões destinadas principalmente aos alunos, os professores de EVT do 2º ciclo pretendem promo-ver nos alunos um meio de desenvolvimento pes-soal através da expressão plástica, ao mesmo tempo que utilizam técnicas específicas da área de estudo.

4ªs feiras das 12:00 às 13:30h

Apoio on-line de Matemática

Através da Internet, o Prof. Joaquim Aldeia acompanha os alunos do 9º ano (B e D) na reali-zação de trabalhos de casa de Matemática ao mesmo tempo que esclarece dúvidas e propõe exercícios do tipo de exame de Matemática de nono ano;

Semanalmente Elaboração de uma História

Na EB1 de Moledo, as aventuras não param. Todas as semanas com uma divertida história partilhada por todos, sempre com um final feliz.

Semanalmente “Agarra que é livro!”

Na EB1 de Moledo, a leitura de histórias ganha muita vida com a dinâmica colaboração dos Encarregados de Educação.

Em Março Problema do Mês

Na EB 2,3/S de Caminha, através da iniciativa dos professores de Matemática, há sempre um desafio a superar. Parece difícil, mas afinal...

Clubes e

actividades

de carácter

regular

Page 5: Palavrinha 34

04-Mar

Visita ao CISA (antecipada do dia 22/4 por indisponibilidade de transporte)

Com o objectivo de sensibilizar os alunos para a necessidade de desenvolver atitudes correctas na defesa do nosso planeta, participar em actividades desenvolvidas na natureza e conhecer a biodiversida-de, será realizada uma visita de Estudo ao Centro de Interpretação da Serra d’Arga.

05-Mar

JI Seixas na Reciclagem de Papel (projecto Vive Verde da EB1 de Venade)

O JI de Seixas está envolvido no programa Eco-Escolas e esta actividade (reciclagem de papel) surge como uma forma de dar resposta ao programa em questão. Mais uma vez as crianças serão alertadas para a importância de reciclar.

22–Mar Projecto Vive Verde – JI Dem

As crianças irão à EB1 de Venade ver e fazer papel reciclado aprendendo desta forma todo o processo. Mais um vez as crianças serão alertadas para a impor-tância de reciclar.

23-Mar Visita de Estudo ao CISA

Em plena Serra de Arga irão partilhar preocupações ambientais, dando resposta à necessidade de propor-cionar aos alunos conhecimento sobre a bacia hidro-gráfica do rio Coura e o seu Património Natural

24-Mar 2ª edição Eco-Dem

Durante o segundo período será elaborado o jornal Eco-Dem, da Escola EB1 de Dem, com todas as activi-dades realizadas na escola.

Ao longo do mês Biodiversidade A EB1 de Caminha irá trabalhar o tema

22-Mar Saída -Dunas Plantação de estorno nas dunas do Camarido, pela EB 1 de Seixas

Projecto

ECO ESCOLAS

Visitas de Estudo à Valor Minho — Partilhar preocupações ambientais no projecto Eco Escolas. As escolas participantes nesta visita de estudo irão aprender a fazer a selecção e separação dos resíduos sólidos e irão observar todas as etapas por onde passam os resíduos sólidos na estação de triagem; Ao mesmo tempo irão compreender o destino dos resíduos que não são possíveis de reciclar.

Através desta visita pretende-se dar resposta ao projecto Eco Escolas promovendo hábitos de vida saudável. Serão organizados momentos

específicos de debate, sensibilizando para os pro-blemas e as soluções ambientais, integrando as crianças numa sociedade mais responsável e res-peitadora.

10-Mar JI Moledo

11-Mar JI Caminha

15-Mar JI Venade

17-Mar JI Seixas

26-Mar JI Dem

26-Mar JI Vilar de Mouros

A Valorminho é um sistema multimunicipal (Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Cou-ra, Valença e Vila Nova de Cerveira) que tem por objectivo a valorização e tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos

O sistema conta com um Aterro Sanitário, uma Estação de Transferência, uma Estação de Triagem, um Ecocentro e um conjunto de Ecopontos espalhados pelos seis concelhos. As actividades da Valorminho passam também pela promoção da recolha selectiva e valori-zação dos subprodutos e pela selagem de lixeiras e a sua requalificação ambiental, aspec-tos essenciais para que o sistema possa atingir os seus objectivos.

Page 6: Palavrinha 34

Actividade

s

e

Iniciativas

2 e 9 de Março

Saúde oral com o Centro de Saúde

Sensibilização e promoção da saúde no seu contexto global, com ênfa-se na saúde oral. Escola EB1 de Caminha

03-Mar REDEmAT Escola EB 2,3/S Caminha - Todos os anos

9-Mar Simulacro de incêndio

Compreender a importância das etapas a seguir em situação de risco; Cumprir normas de segurança na EB 1 Vilar de Mouros e no JI de Vilar de Mouros

12-Mar Exercício de Eva-cuação

Alunos, docentes e assistentes operacionais da EB1 de Venade reali-zam exercício de evacuação do edifício como medida preventiva em caso de emergência.

19-Mar Feirinha das Sur-presas

Venda de produtos confeccionados no jardim de Infância de Moledo ou trazidos pelos pais.

21-Mar Feirinha de S. Bento

Freguesia de Seixas - Dar a conhecer a toda a comunidade trabalhos realizados na escola; estreitar laços entre a escola e as gentes da fre-guesia; desenvolver a imaginação e a criatividade.

22-Mar Dia Mundial da Água

A EB1 Vilarelho pretende sensibilizar os alunos para a necessidade de desenvolver atitudes correctas e sustentadas na utilização da água potável, aprofundando as regras para um consumo equilibrado da água.

22-Mar Os Lobitos no Jar-dim-de-Infância

Entre 22 e 26 de Março os Escuteiros de Seixas irão realizar uma activi-dade-surpresa no JI de Seixas

23-Mar Dia Mundial do Teatro

Comemorar o Dia do Teatro na Escola EB 2,3/S Caminha significa a qualquer momento presenciar uma intervenção teatral nos espaços da escola - Vários alunos e professor de Teatro

24-Mar Feira Tradicional O Terreiro de Caminha recebe a EB1 de Caminha, que reavivará as tradições e as trocas comerciais tradicionais.

25-Mar "Encontro com as Ciências"

Visita de Estudo a Lisboa (Pavilhão do Conhecimento, Oceanário, etc) em 25 e 26 de Março para alunos da Área de Projecto do 12º A

25-Mar Visita à Aldeia dos Cavalos

Contacto terapêutico com cavalos (Vilar de Mouros) com alunos com NEE do Agrupamento

26-Mar “NonStop jogos matemáticos” Escola EB 2,3/S Caminha - Destinados a alunos do 2º ciclo

26-Mar Chasse à l’oeuf Mais do que um jogo, é uma aplicação de conhecimentos de francês dos alunos da Escola EB 2,3/S Caminha

29-Mar Pmat Participação da EB 2,3/S de Caminha no encontro em Aveiro de 28 a 30 de Março

Março Visita ao Centro Histórico de Viana do Castelo

Para alunos do 8º ano, de forma a conhecerem algum património histó-rico-cultural

Março

Visita de estudo "Rota das Fortale-zas e Paisagens de Fronteira"

Destinado a alunos de Artes do Ensino Secundário.

Março Empreendedo-rismo

Cinco sessões sobre a “Comunidade” para os alunos do 2ºano da EB1 de Caminha

Março Simulacro de incêndio Cumprir normas de segurança no JI Caminha

Page 7: Palavrinha 34

SEMANA DA FLORESTA

8 a 12

de Março

JI e Freguesia de

Dem

JI de Seixas

15 a 19

de Março

Freguesia de

Lanhelas

EB1 Vilarelho

Freguesia de Vilar

de Mouros

Freguesia de Mole-

do

JI Moledo

Semana da Floresta - Partilhamos a preservação da Natureza

Ao longo desta semana irão ser realizadas várias actividades desde o ouvir histórias, fazer jogos, visualizar imagens, realizar debates colectivos, plantar árvores, entre outras. Pretende-se desta forma dar a conhecer formas de minorar problemas ambientais melhorando a qualidade do ar que respira-mos alertando para a importância de protegermos as nossas florestas. Entre as iniciativas que a semana inclui, contam-se a apresentação de um power-

point alusivo ao tema e plantação de uma árvore, projecção de vídeos, reali-zação de jogos didácticos, criação de textos e cartazes.

15 a 26

de Março

EB1 de Venade

16 a 20

de Março

EB2,3/S de Cami-

nha

22

de Março

Freguesia de Dem

Freguesia de

Lanhelas

EB1 Moledo

Freguesia de Sei-

xas

22 a 26

de Março

EB 1 Caminha Freguesia de Moledo

Março JI Caminha

Tudo para a sensibiliza-ção dos mais novos e suas famílias no sentido de realçar o valor da flo-resta na vida do nosso planeta. As diversas actividades, como a plantação de árvores e as já referidas, têm o apoio técnico da Câmara Municipal de Caminha, através das responsáveis do Gabine-te Técnico Florestal.

Page 8: Palavrinha 34

Andebol Pav Muni-cipal de Caminha

do 4º ao 11º anos, treinos diários de competição em função do esca-lão

Desporto Escolar (profs. Alexandre Ribeiro, Carlos Pereira e Luis André)

Badminton Pav EB 2,3/S de Caminha

do 5º ao 12º - 2ª e 4ª às 16h Desporto Escolar (prof. Pedro Câma-ra)

Futebol Pav EB 2,3/S de Caminha

5ª às 18:00h Prática Informal (prof. Carlos Cruz)

Ioga Pav EB 2,3/S de Caminha

3ª às 18:00h Prática Informal (profª Isabel Reis)

Salsa Polivalente da Escola 2ª às 16:30h Prática Informal (prof. Joaquim

Aldeia)

Ténis de Mesa Polivalente da Escola

Nascidos em 1995 e 1996 - 3ª e 5ª às 16:00h

Desporto Escolar (prof. Rodolfo Lopes)

Xadrez Polivalente da Escola 4ª e 6ª às 13:45h Desporto Escolar (prof. Arsénio

Calheiros)

26-Mar Torneio de Andebol Escola EB 2,3/S Caminha, 5º e 6º anos

26-Mar Corrida Solidária Promovida pela ONG Médicos do Mundo, para ajudar as crianças de Timor-Leste e de Portugal. JI e EB1 de Venade.

25-Mar Comunhão Pascal Celebração da comunhão Pascal na Igreja Paroquial de Moledo

26-Mar Festa da Páscoa Canções, danças, poesias e confecção do pão-de–ló (alunos da EB1/JI de Caminha)

26-Mar Comunhão Pascal Será celebrada uma missa na Igreja Paroquial de Dem, em que participará toda a comunidade.

26-Mar Festa da Páscoa Convívio com a comunidade na EB1 Lanhelas

26-Mar Comunhão pascal Igreja paroquial de Seixas

26-Mar Festa da Páscoa Realização de actividades lúdicas com os alunos da EB1 de Venade relacionadas com a Páscoa.

26-Mar Festa da Páscoa Convívio na EB 1 Vilar de Mouros

26-Mar Festa da Páscoa Celebração e coro na Igreja Paroquial de Vilarelho

Agenda Desportiva - Março

Festa Pascal