Panfleto informativo sobre a sida

1
O que é a SIDA? A SIDA (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) é uma Doença que é provocada pelo Vírus da VIH, que ataca o sistema imunológico do nosso organismo, destruindo-lhe a capacidade de defesa em relação a muitas doenças, vulgarmente conhecida por como «infecções oportunistas». O dia Mundial contra a SIDA comemora-se no dia 1 de Dezembro. Como se transmite Secreções Sexuais: Nas relações sexuais com penetração vaginal ou anal sem protecção, assim como existem feridas ou lesões. Sangue: Através da partilha de agulhas, seringas, escova de dentes e outros objectos cortantes que estejam em contacto com o sangue. Sintomas da SIDA Algumas pessoas apresentam sintomas semelhantes aos de uma gripe como febre, suores, dor de cabeça, de estômago, nos músculos e nas articulações, fadiga, dificuldades em engolir, gânglios linfáticos inchados. Calcula-se que pelo menos 50 por cento dos infectados tenham estes sintomas. Algumas pessoas também perdem peso e outras, ocasionalmente, podem perder a mobilidade dos braços e pernas, mas recuperam-na passado pouco tempo. Como se previne a SIDA Como não se transmite a SIDA Consequências para a Saúde Os tratamentos anti- retrovíricos permitem preservar e recuperar parcialmente a função imunológica do organismo, podendo os seropositivos levar uma vida normal ou desde que tomem as devidas Forma de tratamento da SIDA Não foi ainda encontrada uma cura ou seja um modo eficaz de eliminar totalmente o VIH do organismo. Os tratamentos existentes, são mais do que um medicamento, mas apenas reduz o vírus e atrasam os danos que o vírus pode provocar no organismo. Com a toma dos medicamentos existentes, a quantidade de vírus no sangue começa a descer ao fim de alguns dias. Na maioria da pessoa que faz os tratamentos, 99% do vírus presente no sangue é eliminado ao fim de quatro semanas e, ao fim de Vírus transmissor da SIDA O Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH) é um lentivírus da família dos retrovírus. É constituído por moléculas de ácido ribonucleico. Os retrovírus infectam predominantemente animais vertebrados. São conhecidos outros retrovírus que provocam síndromes de imunodeficiência adquirida noutras espécies de Vírus da Imunodeficiência dos Agrupamento de Escolas Artur Gonçalves de Torres Novas Disciplina Ciências Naturais Professora Carla Moniz Trabalho Elaborado por: Rui Pedro Oliveira N.º 5364 Rute Antunes N.º 5512 Ano/Turma: 9.ºD Ano Lectivo: 2008/2009 Partilhar Comida, Talheres e Roupa; Picadas de Mosquitos Apertos de mãos Uso de Casas de Banho Tosse e espirros Beijos e abraços

description

Disciplina de Ciencias Naturais

Transcript of Panfleto informativo sobre a sida

Page 1: Panfleto informativo sobre a sida

O que é a SIDA?

A SIDA (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) é uma Doença que é provocada pelo Vírus da VIH, que ataca o sistema imunológico do nosso organismo, destruindo-lhe a capacidade de defesa em relação a muitas doenças, vulgarmente conhecida por como «infecções oportunistas».

O dia Mundial contra a SIDA comemora-se no dia 1 de Dezembro.

Como se transmite

Secreções Sexuais: Nas relações sexuais com penetração vaginal ou anal sem protecção, assim como existem feridas ou lesões.

Sangue: Através da partilha de agulhas, seringas, escova de dentes e outros objectos cortantes que estejam em contacto com o sangue.

Da mãe infectada para o filho: Se a mãe estiver infectada pode transmitir ao bebé através do leite e também durante a gravidez.

Sintomas da SIDA

Algumas pessoas apresentam sintomas semelhantes aos de uma gripe como febre, suores, dor de cabeça, de estômago, nos músculos e nas articulações, fadiga, dificuldades em engolir, gânglios linfáticos inchados. Calcula-se que pelo menos 50 por cento dos infectados tenham estes sintomas.

Algumas pessoas também perdem peso e outras, ocasionalmente, podem perder a mobilidade dos braços e pernas, mas recuperam-na passado pouco tempo.

Como se previne a SIDA

A melhor forma de prevenir a SIDA é usar sempre o preservativo masculino ou feminino.

Como não se transmite a SIDA

Consequências para a Saúde

Os tratamentos anti-retrovíricos permitem preservar e recuperar parcialmente a função imunológica do organismo, podendo os seropositivos levar uma vida normal ou muito próxima do normal, desde que tomem as devidas precauções e que estejam informados sobre os perigos de determinados comportamentos e actividades.

Forma de tratamentoda SIDA

Não foi ainda encontrada uma cura ou seja um modo eficaz de eliminar totalmente o VIH do organismo. Os tratamentos existentes, são mais do que um medicamento, mas apenas reduz o vírus e atrasam os danos que o vírus pode provocar no organismo. Com a toma dos medicamentos existentes, a quantidade de vírus no sangue começa a descer ao fim de alguns dias. Na maioria da pessoa que faz os tratamentos, 99% do vírus presente no sangue é eliminado ao fim de quatro semanas e, ao fim de seis meses, a maior parte passará a ter VIH não detectável no sangue. No entanto, o vírus permanece no organismo e mantém-se o risco de transmissão da infecção a outras pessoas.

Vírus transmissor da SIDA

O Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH) é um lentivírus da família dos retrovírus. É constituído por moléculas de ácido ribonucleico. Os retrovírus infectam predominantemente animais vertebrados. São conhecidos outros retrovírus que provocam síndromes de imunodeficiência adquirida noutras espécies de vertebrados, nomeadamente, o Vírus da Imunodeficiência dos Felinos e o Vírus da Imunodeficiência dos Símios.

Agrupamento deEscolas Artur Gonçalves

de Torres Novas

DisciplinaCiências Naturais

ProfessoraCarla Moniz

Trabalho Elaborado por:Rui Pedro Oliveira N.º 5364Rute Antunes N.º 5512

Ano/Turma: 9.ºD

Ano Lectivo: 2008/2009

Partilhar Comida, Talheres e Roupa;

Picadas de Mosquitos

Apertos de mãos

Uso de Casas de Banho

Tosse e espirros

Beijos e abraços

Trabalho em equipa