Panfleto para a lição cozinhar com o sol

2
18 de Maio de 2011 | Agrupamento de Escolas Cidade de Castelo Branco | 272339290 O Clube Europeu/MeteorEscola e o Clube de Ciências organizam uma Lição Ambiental Cozinhar com o sol Os estilos de vida moderna obrigam-nos a consumir combustíveis fosseis e a libertar grandes quantidade de gases de efeitos de estufas e poluentes. A utilização de energias renováveis não poluentes ajudam a preservar os recursos da natureza e a reduzir o orçamento doméstico. O sol é a maior fonte de calor, mais abundante e mais fácil de utilizar. zar. Forno solar Tipo caixa Índice 3ª Lição Ambiental Cozinhar com o sol Lista de compras 1 Forno solar tipo caixa 1 Forno Solar de painel 2 Receita de Queques solares 2 Bibliografia 2 Actividade desenvolvida no âmbito do Prémio Ilídio Pinho “Ciência na Escola” 9ª Edição – Os SIG na nossa vida mais sustentável. Faz a tua lista: Comprar? Sim Sim Papel de alumínio Película aderente ou vidro acrilico Corticite Tesoura Cola branca Régua Caixa de cartão Paus de banbum Construção: Forre as partes laterais do interior da caixa com placas de cartão. Pode isolar o interior da caixa com uma camada de cartão ou várias. Quanto mais cartão levar melhor será o isolamento. Corte placas de corticite do tamanho de cada um dos lados da caixa, do interior da caixa. Cole a corticite à caixa. Agora cubra cada um desses lados com o papel de alumínio. Com a tampa da caixa, ou outra placa de cartão elabore um ou mais papeis reflectores para colocar nas partes laterais da caixa, à excepção da frente. Cubra a caixa com película aderente ou um vidro. Remate as extremidades com fila autocolante de alumínio. 3ª Lição Ambiental Cozinhar ao sol 1

Transcript of Panfleto para a lição cozinhar com o sol

Page 1: Panfleto para a lição cozinhar com o sol

18 de Maio de 2011 | Agrupamento de Escolas Cidade de Castelo Branco | 272339290

O Clube Europeu/MeteorEscola e o Clube de Ciências organizam uma Lição Ambiental Cozinhar com o sol Os estilos de vida moderna obrigam-nos a consumir combustíveis fosseis e a libertar grandes quantidade de gases de efeitos de estufas e poluentes. A utilização de energias renováveis não poluentes ajudam a preservar os recursos da natureza e a reduzir o orçamento doméstico. O sol é a maior fonte de calor, mais abundante e mais fácil de utilizar. zar.

Forno solar – Tipo caixa

Índice

3ª Lição Ambiental

Cozinhar com o sol

Lista de compras 1

Forno solar – tipo caixa 1

Forno Solar de painel 2

Receita de Queques solares 2

Bibliografia 2

Actividade desenvolvida

no âmbito do Prémio

Ilídio Pinho “Ciência na

Escola” 9ª Edição – Os SIG

na nossa vida mais sustentável.

Faz a tua lista:

Comprar? Sim Sim

Papel de alumínio Película aderente ou vidro

acrilico

Corticite Tesoura

Cola branca Régua

Caixa de cartão Paus de banbum

Construção: Forre as partes laterais do interior da caixa com placas de cartão. Pode isolar o interior da caixa com uma camada de cartão ou várias. Quanto mais cartão levar melhor será o isolamento. Corte placas de corticite do tamanho de cada um dos lados da caixa, do interior da caixa. Cole a corticite à caixa. Agora cubra cada um desses lados com o papel de alumínio. Com a tampa da caixa, ou outra placa de cartão elabore um ou mais papeis reflectores para colocar nas partes laterais da caixa, à excepção da frente. Cubra a caixa com película aderente ou um vidro. Remate as extremidades com fila autocolante de alumínio.

3ª Lição Ambiental Cozinhar ao sol

1

Page 2: Panfleto para a lição cozinhar com o sol

Construção:

Cortar o cartão como mostra a

imagem.

Forrar todos os lados com

papel de alumínio.

Montar as extremidade laterais

na base.

Desenhar os painéis

reflectores para colocar nas

laterais traseiras.

Utilizar panelas pretas

colocadas dentro de um saco

de plástico resistente ao calor

ou cubas de vidro (poderão ser

os óculos das portas das

máquinas de lavar roupa).

50g de margarina, ½ dl de óleo, 150 g de açúcar, ½ chávena almoçadeira de leite, raspa de 1 limão, 1 pitada de sal, 2 ovos, 250 g de farinha, 1 colher de chá cheia de fermento. Bater o açúcar com a manteiga e o óleo. Juntar-lhes o leite aos poucos e alternando com a farinha, os ovos inteiros e o sal. Bata muito bem. Adicione então o resto da farinha com o fermento e a raspa de limão. Bata novamente. Forre as formas com rectângulos de papel vegetal e encha-as até 2/3. Coloque-as no tabuleiro e leve ao forno previamente aquecido.

2 Forno solar de painel

Referências bibliográficas em sites da Internet (última consulta 12-05-11

www.quercus.pt www.cienciaviva.pt

Receita de queques solares

2