Panorama 31.01.2013

8
FESTA CAMPEIRA aniversário Escola Pedó de Taekwondo reuniu seu quadro de instrutores e mobilizou alunos de 8 cidades Pág. 3 Município de Santo Cristo comemora 58 anos com intensa programação. Pág.2 Em Panambi, foram escolhidas as mais belas jovens do interior Pág. 7 Cruz Alta recebe Projeto Cidade Limpa, com imple- mentação de 25 de janeiro a 25 de fevereiro Pág. 3 SEMINÁRIO NA REGIÃO CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO DE 18 FAIXAS PRETAS garota rural 2013 Evento aconteceu no município de Sede Nova durante os dias 18, 19 e 20 de janeiro. Pág. 2 REGIONAL ANO 5 - Nº 223 - JANEIRO DE 2013

description

Edição do Panorama Regional do JM

Transcript of Panorama 31.01.2013

Page 1: Panorama 31.01.2013

FESTA CAMPEIRA

aniversário

Escola Pedó de Taekwondo reuniu seu quadro de instrutores e mobilizou alunos de 8 cidades Pág. 3

Município de Santo Cristo comemora 58 anos com intensa programação. Pág.2

Em Panambi, foram escolhidas as mais belas jovens do interior Pág. 7

Cruz Alta recebe Projeto Cidade Limpa, com imple-mentação de 25 de janeiro a 25 de fevereiro Pág. 3

SEMINÁRIO NA REGIÃO CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO DE

18 FAIXAS PRETAS

garota rural 2013

Evento aconteceu no município de Sede Nova durante os dias 18, 19 e 20 de janeiro. Pág. 2

REGIONALANO 5 - Nº 223 - jANEIRO DE 2013

Page 2: Panorama 31.01.2013

A competição reuniu cerca de 700 atletas de 11 comunidades agrícolas no dia 20 de janeiro. O evento iniciou às 8h da manhã e, entre as disputas, estiveram par-tidas de futebol, vôlei, bocha, corri-da, vaca parada e canastra. Além desses, atividades do dia a dia ru-ral também estiveram na lista dos jogos, como por exemplo, o ensa-camento de grãos e a debulha de milho. Durante a competição, tam-bém foram escolhidas a rainha e as princesas dos jogos. Conforme

santa rosa - Mais de 1.000 nenês nasceram no Hospital Vida & Saúde em 2012. A Ma-ternidade registrou 39 nasci-mentos a mais que em 2011. Em 2010 foram cerca de 880 partos. O setor disponibiliza tec-nologia, infraestrutura de qua-lidade e um grupo de profissio-nais dispostos a proporcionar segurança e um bom atendi-mento para as mamães.

O serviço diferenciado, já co-meça antes mesmo do parto, com o Curso de Gestantes, reali-zado de forma voluntária para as futuras mamães. O ano de 2012 registrou aumento na participa-ção de gestantes e familiares no curso. O setor também teve aumento no fluxo de pacientes e no número de avaliações en-caminhadas pelas Unidades. Segundo a enfermeira respon-sável pela Maternidade, Gilmara Vessozi, mesmo com aumento o saldo foi positivo, “A avaliação foi muito boa, pois conseguimos re-alizar com excelência e qualida-de o atendimento às gestantes da região”.

A 2ª Festa Campei-ra do município de Sede Nova aconteceu junto ao Parque de Rodeios Ho-racil Dorneles, durante os dias 18,19 e 20 de janeiro.

O evento foi promovido pelo CTG Monjolo Velho, com apoio da administra-ção municipal e Câmara de Vereadores de Sede Nova.

O ingresso no local foi gratuito nos três dias de festa. A programação incluiu diversas provas de laço. Na programa-ção ocorreu tertúlia livre, com a presença de João Mella e talentos locais. A entrega das premiações ocorreu no domingo, dia 20.

A ‘Terra do homem da Terra’ completou 58 anos de emancipação no dia 28 de janeiro

O município tem a agricultura familiar como renda principal, tendo conquistado o título de maior produtor de leite do Rio Grande do Sul. A programação alusiva ao aniversário teve início no dia 26 de janeiro, com o tradicional Baile do Município na localidade de Bom Principio Alto. No dia 27, em frente à prefeitura, foram programadas atividades de lazer com mateada, brinquedos, exposição de artesanatos e anima-ção da banda Fritz 4. No dia 28 foi feriado municipal.

Mais de mil crianças nasceram em 2012 no Vida & Saúdectg promove

mais uma festa campeira

9ª edição dos Jogos rurais verão mágico aDIaDo

Prefeitura municipal de Santa Rosa, através da Se-cretaria Municipal de Espor-tes e Lazer, RBS TV Santa Rosa, Associação Santa-ro-sense de Esportes, Super São Luis e Indústria Ervateira Vier, organizadores do Verão Má-gico 2013, comunica que os jogos programados no perío-do de 28 a 31 de janeiro, fo-ram cancelados em respeito e solidariedade às vitimas da Tragédia de Santa Maria.

Município completa 58 anos de emancipação

a entidade promotora do evento, a Emater/RS-Ascar, a intenção foi promover a integração e a confra-ternização entre as comunidades

rurais e valorizar atividades que tiveram importância na vida das famílias ou que fazem parte do co-tidiano dos agricultores.

Expediente Panorama Regional - Gráfica e Editora Jornalística Sentinela LTDA - CNPJ : 87.657.854/0001-23 - Telefone: (55) 3331- 0300 - [email protected] - Impressão: Cia de Arte - Ijuí/RS

Panorama Regional circula encartado nos jornais Jornal da Manhã (Ijuí), Folha das Máquinas (Panambi, Condor, Santa Bárbara e Pejuçara), Vila Liberdade (Condor, Panambi, Ajuricaba e Nova Ramada), Semanário (Tupanciretã), Tribuna Livre (São Paulo das Missões, Alecrim, Porto Lucena, Porto Vera Cruz e Santo Cristo), Atualidades (Três Passos), Expresso (Cruz Alta), Jornal Integração Regional (Jóia, Entre Ijuis, Eugênio de Castro, São Miguel das Missões, Vitória das Missões e Augusto Pestana), Folha Popular (Tenente Portela, Miraguaí, Vista Gaúcha, Redentora, Derrubadas e Barra do Guarita), Correio Regional (Não-Me-Toque, Victor Graeff, Ernestina, Tio Hugo e Colorado Novo), O Sentinela (São Francisco de Assis), A Notícia (Catuípe), Jornal Informativo Noroeste (Boa Vista do Buricá, São Martinho, Nova Candelária, São José do Inhacorá, Humaitá, Sede Nova, Campo Novo, Bom Progresso, São Valério do Sul), Correio Pestanense (Augusto Pestana e Jóia), Regional (Três Passos, Campo Novo, Barra do Guarita, Derrubadas, Bom Progresso, Braga, Coronel Bicaco, Miraguaí, São Martinho, Vista Gaúcha, Sede Nova, Humaitá, Crissiumal, Esperança do Sul, Tiradentes do Sul, Tenente Portela), O Celeiro (Santo Augusto, Chiapetta, São Valério do Sul, Sede Nova, São Martinho, Coronel Bicaco, Campo Novo, Braga, Inhacorá, Nova Ramada, Redentora) A Notícia (Condor).

seDe nova santo CrIsto

Competição reuniu cerca de 700 atletas de 11 comunidades

JulIo De CastIlhos

Município possui o título de maior produtor de leite do Estado

ano 5 - nº 223 - JaneIro De 20132

Page 3: Panorama 31.01.2013

Agora, o Hospital de Caridade de Ijuí conta com um dos equipamentos mais modernos do interior do Estado, 100% digital, para diagnóstico de detecção de alterações na mama.

Agendamento dos exames: (55) 3331-9350 / (55) 3331-9381

NOVO MAMÓGRAFO DIGITAL

SIEMENS MAMMOMAT INSPIRATION

100% DIGITAL

Esses cuidados protegem uma vida muito importante: a sua.

No dia 2 de fevereiro de 2013, a Comunidade Católica de Porto Mauá estará realizado a 82ª Festa de Nossa Senhora dos Navegantes. Na terça, quar-ta e quinta-feira, dias 29, 30 e 31 de janeiro, no pavilhão da festa, haverá o Tríduo em prepa-

Cruz Alta vai receber o Projeto Cidade Bonita, cuja implementação inicia-se dia 25 deste mês – estendendo-se até 25 de fevereiro.

A proposta, segundo lojis-tas e poder público cruzal-tense, é de que a medida re-presente benefícios variados à comunidade.

O mecanismo pretende in-centivar ações tanto da área pública quanto privada, com pintura e ornamentação es-pecífica para atrair o inte-resse do público consumidor em todos os setores.

Município vai receber Projeto Cidade Limpa

FESTA DOS NAVEGANTESração à festa, sempre com início às 20 horas, com missas que se-rão celebradas respectivamente pelos padres: Mário Hoss, Tarci-sio Dewes e Alcido Kaiser, após as missas haverá procissão lu-minosa até a gruta do porto.

Às 10h30 será realizada a

POrTO MAuá

Mecanismo pretende incentivar ações das áreas pública e privada

Seminário Técnico da escola Pedó contou com 18 faixas pretas SANTA rOSA - No dia 26 de janeiro, a Escola

Pedó de Taekwondo reuniu seu quadro de instru-tores e mobilizou 18 faixas pretas de 8 cidades para um seminário técnico de 8 horas aulas. Foram abordados diversos conteúdos técnicos como preparação física, técnicas de luta, didáti-ca de aula, lutas combinadas de 3,2 e 1 passo, formas de faixas pretas e muita técnica de defe-sa pessoal avançada, utilizada sobretudo pelas nossas forças policiais, sendo que um dos par-ticipantes era o tenente Ronei Jaime Genz, que além de oficial da policia militar é faixa preta 3° dan em Taekwondo ITF. O ministrante foi o Sa-bum Nim Rafael Pedó,faixa preta 5° dan, instru-tor e árbitro de nivel internacional.

O seminário transcorreu durante todo o dia, sendo que na parte da manhã foi desenvolvido

Cruz ALTA

Durante todo o dia, funcionarão copas, cozinhas e tendas

com atividades diversas no parque de exposi-ções e na parte da tarde na sede da Escola Pedó.

Esse seminário foi um êxito e serviu não só pela preparação de nossos instrutores tanto da Escola Pedó como da Associação RS para as mais diversas atividades durante o ano de 2013, mas também para manter o mais alto nível de qualidade no ensino das artes marciais, para o crescimento de toda Associação no RS. Nesse seminário, mais dois novos faixas pretas se filiaram à Associação RS, vindos de outro estilo de Taekwondo.

O primeiro campeonato oficial será no dia 26 de fevereiro em Paso de La Patia na Argen-tina, onde será aberto o calendário oficial do Taekwondo ITF.

procissão fluvial sobre as águas do rio Uruguai. Durante todo o dia funcionarão copas, cozinhas e tendas.

Às 16h haverá retorno da ima-gem à capela, às 19h sorteio da Ação Entre Amigos que neste ano contemplará 34 ganhadores.

Casa Familiar Rural abre inscrições

cATuíPE - A casa Familiar Ru-ral, que nesta região atende as demandas no interior de catuípe, abriu inscrições para nova turma com 25 vagas.

Os interessados devem enca-minhar solicitação junto aos Sin-dicatos de Trabalhadores Rurais.

O tempo de duração do curso

Durante seminário, foram abordados diversos conteúdos teóricos, como preparação física, técnicas de luta e didática de aula

Tempo de duração do curso é de três anos

que prepara os jovens para atua-ção em propriedades rurais é de três anos, sendo que duas turmas já concluíram as respectivas capa-citações.

Uma das novidades é de que a manutenção do projeto poderá ter em breve o aporte de recursos de parte do Senar.

ANO 5 - Nº 223 - jANEirO DE 2013 3

Page 4: Panorama 31.01.2013

Eleito seria Junno Andrade

Grazi se prepara para voltar à telinha em Flor do Caribe

Em agosto do ano passado, a cantora já havia passado por situação parecida

Sandy comemorou ao lado de familiares e amigos

Juliana se afasta de Fábio. Ulis-ses provoca Carolina. Nieta faz um escândalo na Positano com Rober-ta e Dino. Otávio se irrita ao saber que Charlô procurou Zenon. Felipe e Natália caem no fosso do urso. Zenon se surpreende com a pro-posta de Charlô. Fábio fala para Nando que ele e Juliana se amam. Juliana pensa em esclarecer para Nando por que fugiu de Fábio. Ze-non tenta envolver Charlô.

Nando fala para Vânia que teme perder Juliana e Roberta. Carolina cobra um novo cargo para Isado-ra. Lucilene sente ciúmes de Ulis-ses. Roberta demite Nenê e ele chantageia Veruska.

SALVE JORGEStênio e Bianca conversam no hotel

Zé Maria aceita o desafio e diz a Isabel que lutará pelo seu povo e pela capoeira. Praxedes liberta Lu-ciano, Mário e Frederico da prisão. Luciano tenta convencer Diva de que não gosta de teatro. Zé Maria confessa a Laura sua angústia por não ser o pai de Elias. Constância pede a Albertinho para Umberto procurá-la para ser seu advogado.

Bonifácio se interessa por Bere-nice. Caniço avisa a Catarina que fará o serviço encomendado por ela.

LADO A LADOBonifácio se interessa por Berenice

Lívia leva Morena para seu ho-tel. Theo decide resolver o pro-blema com a namorada e sai. Morena avisa a Helô que levará provas para confirmar sua histó-ria. Lívia distrai Morena enquanto espera Russo chegar. Drica teme que Mustafá descubra que Pepeu pegou o dinheiro. Stênio e Bianca conversam no hotel. Antônia avisa a Wanda que pagará sua fiança, mas a vilã pede a mesma quantia para Nunes.

Theo chega à casa de Helô pro-curando Morena e todos ficam preocupados. Theo conta para Helô sobre a viagem de Morena com Lívia para a Turquia.

GUERRA DOS SEXOSRoberta demite Nenê

30 ANOS

Na noite de segunda-feira, Sandy comemo-rou seu aniversário de 30 anos no restaurante Marakuthai, no bairro dos Jardins, em São Pau-lo, onde recebeu familiares e amigos.

Simpática, ela posou para os fotógrafos ao lado do marido, o músico Lucas Lima, na porta do local.

Antes do aniversário, no final do ano passa-do, a cantora lançou uma música comentando a nova idade, Aquela dos 30.

O irmão da cantora, Junior, também esteve por lá, com sua namorada.

Uma empresa tem anunciado que Wanessa fará show em Manaus no dia 15 de fevereiro, mas isso na verdade não irá acontecer. No Twitter, a equi-pe da cantora divulgou um aviso para os fãs não comprarem ingressos, evitando assim um golpe financeiro.

“ATENÇÃO! Alertamos que não haverá show da Wanessa em Manaus (AM) no mês de fevereiro. Toda e qualquer informação divulgada não proce-de!”, publicaram no microblog.

Katie Holmes quer abraçar o mundo desde que se divorciou do seu ídolo de infância, Tom Cruise. A atriz está planejando agora fazer faculdade de direito, durante o período em que a filha Suri está na escola.

Uma fonte disse à revista Star, que Katie está cansada de Hollywood e gostaria de fa-zer outras coisas que não pôde fazer em outros momentos. A atriz e o pai estariam, inclusive, cogitando a ideia de trabalhar juntos futuramente.

ESTELIONATO

DIREITO

O mistério em torno do namorado de Xuxa parece ter chegado ao fim: o eleito da eterna Rainha dos Baixinhos é o ator e cantor Junno Andrade, atualmente no ar com o personagem Santiago, em Sal-ve Jorge, da Globo.

Os maiores de 30 anos devem fazer um breve teste de memória e se darão conta de que conhecem de longa data o atual amor de Xuxa, que já foi inúmeras vezes aos programas da apresentadora.

Grazi Massefera, que se pre-para para voltar à telinha na novela Flor do Caribe, próxima trama da Globo, é a estrela da Revista RG deste mês.

A atriz estrela um ensaio em clima de Carnaval, cheio de sofisticação e elegância. Grazi posou para as lentes do fotó-grafo Christian Gaul e aparece em três momentos diferentes: como uma sensual melindrosa, uma foliã chique e como uma havaiana estilizada e comendo uma banana.

ENSAIO

NOVO NAMORADO

Rihanna não se importa com o que dizem sobre seu relacio-namento com Chris Brown

Que Rihanna e Chris Brown vol-taram a namorar, não é novidade. A opinião pública, entretanto, não ficou muito feliz com a notícia, por conta da violenta agressão física cometida pelo cantor na artista em 2009, que resultou em ma-chucados e hematomas no rosto, pescoço e corpo.

Mas se você pensa que a intér-prete de Umbrella se preocupa

erro meucom o que pensam a respeito dela e, principalmente, do relacionamen-to, está enganado. Em uma entre-vista sincera para a revista Rolling Stone do mês de fevereiro, Rihanna diz que estava sufocando o amor que sentia por Brown durante o tempo no qual ficaram separados.

“Decidi que o mais importante para mim é ser feliz. Não iria dei-xar a opinião de ninguém interferir.

Mesmo que seja um erro, é um erro MEU. Depois de ficar atormen-tada por tantos anos, com raiva e para baixo, eu preferi viver minha verdade e reagir. Posso lidar com isso.”

A artista garante que o compor-tamento do namorado mudou e que o relacionamento está diferen-te, maduro. Ainda, afirma que não teme ser agredida novamente,

ANO 5 - Nº 223 - JANEIRO DE 20134

Page 5: Panorama 31.01.2013

Lançamento do Primeiro Livro Escola HCI

A Escola de Educação Infantil do Hospital de Carida-de de Ijuí foi fundada no dia 26 de junho de 1983. Em 2012 comemorou seus 29 anos com um ano muito abençoado e iluminado.

A equipe proporcionou um trabalho inovador tendo como foco “não fazemos apenas diferente, fazemos com muita paixão”, resultando em uma maior aproxi-mação, envolvimento e participação de toda comuni-dade escolar. Sempre pautada na excelência entre o cuidar e o educar, que é a base da Educação Infantil nosso princípio maior.

Neste ano traçou como meta principal a constru-

Otimismo do campo reflete nas perspectivas da cotrijal

Lançamento de uma das maiores feiras do agronegócio brasileiro ocorre na segunda-feira

De 28 a 30 de janeiro de 2013, o prefeito de Porto Mauá, Guerino Pedro Pisoni, em com-panhia de prefeitos da Grande Santa Rosa, es-tiveram participando do Encontro Nacional de Prefeitos, na capital federal.

O objetivo do encontro é subsidiar os ges-tores municipais com informações sobre programas e ações federais, que ajudarão a iniciar os mandatos ou dar continuidade à ges-tão municipal, com foco no desenvolvimento sustentável. O evento, cujo tema é “Municípios Fortes, Brasil Sustentável”, reúne os principais Ministérios e órgãos do governo federal, para apresentarem suas políticas, divididas em qua-tro eixos: desenvolvimento social, desenvolvi-mento econômico, desenvolvimento ambiental e urbano, e participação social e cidadania.

Enquanto o prefeito se encontra em Brasí-lia, o vice-prefeito, Jacir Luiz Taffarel, está des-pachando no gabinete do executivo municipal.

Base da educação da escola é pautada no cuidar e no educar

ção do Primeiro Livro da Escola, que tem como Título: “Aqui a imaginação ganha vida”.

Pertinho das comemorações dos 30 anos, uma rica história está sendo marcada por momentos significa-tivos na vida da comunidade escolar, acreditando que o maior troféu que existe é a felicidade.

Neste livro vocês vão encontrar um pedacinho do trabalho da nossa escola, onde tudo é realizado com muito amor, carinho, dedicação, criatividade e muita ousadia. Também vão encontrar os depoimentos das famílias da Pré-escola que descreveram a trajetória de seus filhos na escola num decorrer de 6 anos.

Férias é sinônimo de descanso, de mudar a rotina e, para as crianças, de muitas brincadeiras. E, uma opção para garantir atividades saudáveis envolvendo, ao mes-mo tempo educação e lazer, é o projeto Brincando nas Férias, promovido pelo Sesc Cruz Alta em duas etapas neste verão. A primeira ocorreu entre os dias 21 e 25 de janeiro. Já a segunda fase vai de 4 a 8 de fevereiro. Nos dois períodos, as crianças terão acesso a ativida-des lúdico-recreativas, como jogos, passeios, banho de piscina, oficinas de pintura e de balões e atividades de

Brincando nas Férias Sesc 2013 acontece no município

pequenos jogos orientados por recreacionistas. As ações irão ocorrer no Clube Internacional Cultural

Recreativo de Cruz Alta (Rua Gabriel Carvalho, 1920), das 13h30 às 17h30, de segunda a sexta–feira. As inscrições estão abertas no Sesc (Rua Venâncio Aires, 1507), das 8h às 20h, e são limitadas a filhos de comerciários e empresá-rios com o Cartão Sesc/Senac, que tenham entre 4 e 10 anos de idade.

Informações sobre taxas podem ser obtidas diretamente no Sesc pelo fone (55) 3322-7040.

encontro nacional de prefeitos

Depois de um 2012 marcado por frustrações de safra devido a estiagem que afetou o Esta-do, o agronegócio gaúcho iniciou 2013 esboçando uma forte ten-

dência a recuperar as perdas e superar a produtividade mé-dia nas lavouras. A tendência, inclusive, de acordo com indi-cadores da Federação da Agri-

cultura do Rio Grande do Sul (Farsul), da Com-panhia Nacional de Abastecimento (Conab) e do Ministério da Agricultura, é que esta safra seja a segunda maior da história em volume de produ-ção, atingindo mais de 84 milhões de toneladas.

Além disso, outros fatores externos estão dei-xando os produtores otimistas. A boa cotação do Bushel de soja nas principais bolsas de va-lores do mundo e o preço estável do grão no mercado, associado a queda na produtividade norte-americana e a consequente redução nos estoques mundiais – o que aumenta a demanda pela soja brasileira – apontam para um panora-ma de restabelecimento do setor agrícola.

E é isso o que a 14ª edição da Expodireto Co-trijal deve mostrar neste ano. O lançamento de uma das maiores feiras do agronegócio brasilei-ro ocorre nesta segunda-feira, em Passo Fundo. A partir do meio-dia, no Clube Comercial, autori-dades políticas regionais e estaduais ligadas ao segmento; deputados federais da bancada rura-lista; lideranças do setor e imprensa participam de uma solenidade onde o protagonista, indiscu-tivelmente, é o agronegócio.

ANO 5 - Nº 223 - jANEIrO DE 2013 5

Cruz ALtA

Page 6: Panorama 31.01.2013

vender estes blocos de rifa. Quan-do completar 5 anos de idade de-verá fazer uma segunda cirurgia.

Quem quiser ajudar, deve en-trar em contato com Valquiria (9607 8856), Roseli (9918 0867) ou com a mãe do menino, Catieli (9993 7064).

Criança necessita de Solidariedade

Tiago deverá fazer uma nova cirurgia quando completar 5 anos

O menino Tiago Miguel Alés-sio, residente na Vila Progres-so, na cidade de Tuparendi, filho de Catieli Maciel e Sandro Tiago Aléssio, nascido em 2 de julho de 2009, necessita da solidarieda-de das pessoas para continuar vivendo.

A mãe Catieli possuía proble-mas de pressão alta, estava tendo uma gravidez normal até a trigésima segunda (32ª) sema-na de gestação. O bebê se mexia constantemente, de repente pa-recia que não mais se mexia, foi ao Hospital de Tuparendi verificar o que estava ocorrendo, foi exa-minada e diante da gravidade en-caminhada às pressas ao Hospi-tal de Caridade de Ijuí. A pediatra e o médico lhe informaram que deveria ser feita cirurgia urgente, provavelmente teriam que optar pela vida do bebê ou da mãe, ela lhes respondeu para optarem pela vida do bebê. A cirurgia deu

Cooperativa do Paraná poderá implantar indústria na cidade

entre-ijuíS

tuParendi

Panambi

Nos dias 8, 9 e 10 de fevereiro, acontece na Serra de Baixo, em Entre-Ijuís, a terceira edição do Acid Rock Festival. Trata-se de um intercâmbio cultural entre músicos, artistas e públicos. Uma festa que mistura música, teatro, cinema, e todos os tipos de arte, com muita interação. O Acid Rock Festival é um festival independente, que ocorre em um sítio de interior, com dois açudes, riacho que se estende por toda área de camping, onde se poderá tomar banho.

À disposição haverá salão com cozinha e dois banheiros, um deles com chuveiro. Haverá tam-bém, área segura para estacionamento. O segun-do lote de ingressos para o festival está à venda até o dia 2 de fevereiro, por R$30, 00. Pontos de venda e maiores informações no site do evento http://acidrockfestival.blogspot.com.br/

Bardo e Fada será uma das atrações do Acid Rock Festival deste ano

acid rock festival anima o município

Na manhã de 23 de dezem-bro, a Agroindustrial Cooperativa Central de Londrina – Paraná, manteve o segundo contato com o prefeito municipal Miguel Sch-mitt-Prym e com a diretora do Distrito Industrial Viviane Karrer.

O primeiro contato ocorreu há cerca de um mês por telefo-ne, quando o prefeito, sempre prospectando novos negócios, convidou para um encontro em Panambi ou em Londrina para discutir eventual empreendimen-to em nosso município.

A delegação foi composta pelo diretor-presidente Renato José Beleze com seus assessores Fer-nando Lebens e Marildo Solon.

Na reunião, o prefeito explicou a forma de agir da prefeitura, a legislação pertinente e o interes-se em trazer o empreendimento, solicitando um projeto para ava-liar a importância estratégica do empreendimento e a sua reper-cussão social para os pequenos agricultores, na expansão da pro-dução de leite e outros benefícios que a empresa poderá trazer para Panambi.

A seguir, o prefeito acompa-nhou os visitantes até Ocearu para conhecer a área que a Pre-feitura disponibilizou para o em-preendimento, as soluções para os problemas de água e energia elétrica. De um modo geral, os vi-sitantes gostaram da área, ques-tionando apenas a distância de três quilômetros para a extensão da rede de energia elétrica. Este assunto já foi objeto de uma reu-nião acontecida na semana pas-sada com o diretor-presidente da Coprel Jânio Stefanello em Ibiru-bá, quando o prefeito se deslocou para aquela cidade.

Em principio os empresários fizeram uma reserva prévia de cinco hectares do total de 23 que a prefeitura tem entre Ocearú e Maranei e em trinta dias deverão decidir o local da implantação, uma vez que estão prospectando outras áreas.

certo, ambos foram salvos.O bebê nasceu prematuro, com

33 semanas de gestação, pesou 1,395 kg, permaneceu por 30 dias na UTI do hospital de Ijuí, veio para casa com sérios problemas. No quarto mês de vida, foi cons-tatado que lhe davam convulsões. O tempo passando, tratamentos médicos contínuos, fisioterapias semanais na cidade de Giruá, até que as voluntárias que realizaram as obras de reforma / reformu-lação dos quartos atendidos pelo SUS, no Hospital de Tuparendi ficaram sabendo do caso do me-nino Tiago, das dificuldades que esta família estava passando, re-solveram se empenhar em uma nova campanha.

As voluntárias Valquíria Kegler e Ivani Behling passaram a con-tar com o apoio de uma nova vo-luntária, Roseli Muller. O primeiro passo foi verificar a real situação desta criança, que necessitava

urgente de uma cirurgia para ter a chance de poder ficar sentada e poder virar um cadeirante. Or-ganizaram uma ação entre ami-gos para arrecadar dinheiro para realizar esta cirurgia necessária. Muitas pessoas auxiliaram, doan-do os prêmios e se dispuseram a

anO 5 - nº 223 - janeirO de 20136

Page 7: Panorama 31.01.2013

Turismo realizará reunião para organizar o 1º Festival do Käsekuchen

No dia 25 de janeiro o Departamento de Turis-mo da Secretaria Muni-cipal de Educação e Cul-tura (Smec) de Panambi realizou uma reunião na prefeitura para organi-zação do 1º Festival do Käsekuchen.

O evento acontecerá no dia 24 de fevereiro, como parte das come-morações do Panambi-fest 2013.

cruz alta - A prefeitura municipal de Santo Ângelo, juntamen-te com a Secretaria de Turismo, promove neste final de semana a escolha da Corte Intermunicipal e o concurso de Fantasias. No evento será aguardada a presença do prefeito Juliano da Silva, o vice Moacir Marchesan, o secretário de Turismo Julio Ferrera, e os demais secretários da prefeitura. O concurso de Fantasias será nas categorias adulta luxo feminino e masculino; infantil luxo feminino e masculino; originalidade infantil e originalidade adulto. As inscrições para o concurso de Fantasias do Município encerraram-se no dia 29 e para quem é de fora do município no dia 30. Também é impor-tante ressaltar que devido tragédia ocorrida em Santa Maria, é fica proibido o show pirotécnico ou o uso de sinalizadores, “sputinik” ou semelhantes.

santa rosa - Membros da Oscip-Musicanto e da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo estiveram reunidos às 18h des-ta segunda-feira, em Assembleia Geral Extraordinária. Na pauta do dia, adesão de novos sócios, escolha do presidente e direto-ria da Oscip-Musicanto, escolha do presidente da 26ª edição do Musicanto Sul-Americano de Nativismo e assuntos gerais.

A assembleia foi realizada nas dependências do Sesc – Servi-ço Social do Comércio de Santa Rosa.

escolhida a garota rural 2013Devido à realização da pro-

cissão fluvial que será realizada às 10h30, por ocasião da 82ª Festa dos Navegantes de Porto Mauá, no dia 2 de fevereiro, ha-verá uma pequena interrupção no horário normal de travessia de balsa neste dia, junto às adu-anas de Porto Mauá / Alba Pos-se.

As travessias sempre ocor-rem de meia em meia hora, nos seguintes horários: de segunda a sextas-feiras das 8h30 às 12 horas e das 14h30 às 18h, nos sábados, domingos e feriados das 9h às 12h e das 15 às 18h. Portanto, no dia da festa, pela manhã, o horário de travessia será realizado das 9 às 10 horas e retornando ao normal às 11 horas.

porto mauáTravessia de Balsa

Título de Garota Rural ficou com Mylena Schaffazich (centro)

Assembleia Geral Extraordinária da Oscip - Musicanto

Escolha da corte Intermunicipal e concurso de Fantasias

panambI

panambI

Na noite de 25 de janei-ro, 10 belas jovens subiram à passarela, representando seus núcleos, para concor-rer ao título de Garota Rural 2013. A preparação come-çou cedo. Durante a tarde, elas se reuniram na Afucopal (Associação dos Funcionários da Cotripal) com o objetivo de se preparar para o evento, maquiadas por maquiadores da Vult Cosméticos.

O evento iniciou às 22 ho-ras, e o nervosismo falava mais alto ainda no camarim. Quando as soberanas de

No município de Augusto Pes-tana, uma parceria entre a Pre-feitura e o Senai, permitirá a implantação de cursos por inter-médio do Pronatec.

Neste sentido estão abertas inscrições para a formação de auxiliar administrativo.

A capacitação não tem custo, contemplando jovens na faixa etá-ria entre 15 e 17 anos de idade, os quais não podem ter renda su-perior a meio salário mínimo por pessoa da família, além de estar matriculado na oitava série do En-sino Fundamental.

Os interessados podem inscre-ver-se até o dia 31 deste mês no setor de Assistência Social do município de Augusto Pestana.

augusto pestanaCursos do Pronatec

Inédito em vídeo no Brasil, Aquele que Sabe Viver (Il Sorpas-so) é um dos maiores filmes do cinema italiano, e a obra central do mestre Dino Risi (Perfume de Mulher). Data:28/01/2013 se-gunda-feira. Hora:20h30. Local: Teatro Sesc Santa Rosa. Entrada franca.

santa rosaAquele que sabe viver

2012 fizeram seu desfile de despedida, os jurados já es-tavam com as planilhas em mãos para avaliar as candi-datas de 2013. Mas, no mo-mento que subiram à passa-rela, a ansiedade passou, pois ouviram a torcida organizada por familiares e amigos. Seus olhos brilhavam e a timidez deu lugar a um belo sorriso para conquistar a plateia e os avaliadores.

Entre os quesitos, foram avaliados: beleza, simpatia, filosofia de vida, desinibição e desenvoltura na passarela.

Além disso, antes de desfi-larem, elas responderam a questões relacionadas ao tra-balho no campo e ao coope-rativismo, que foram também levadas em consideração du-rante a avaliação. Foi difícil, mas os jurados votaram e escolheram aquela que me-lhor representava a beleza do campo.

O título de 2ª Princesa ficou com Andréia Lúcia Ho-ffmann, do núcleo Força da Terra, de linha 29, Ajuricaba. A faixa de 1ª Princesa foi en-tregue para Andréia Wasem,

do núcleo Sempre Avante, de linha Ocearu, Panambi. “E a Garota Rural tem cabelos loiros e olhos azuis… Ela é Mylena Schaffazick, do núcleo Otimismo, de li-nha Colônia Cash, Condor”, anunciou.

A diretoria da Ser Cisne emitiu uma nota na tarde desta segun-da-feira, o cancelamento do Car-naval no Clube e os motivos de seu cancelamento:

“Devido ao intenso estado de comoção que paira em nossa cidade e em consideração ao associado Ariolino de Castilhos Ferreira e também a todas as vítimas do incêndio na oate Kiss, foi decidido cancelar todos os eventos de carnaval no clube, ou seja carnaval infantil no dia 10 de fevereiro e o baile do dia 11 de fevereiro estão cancelados.

Evento acontece no dia 24 de fevereiro

ser cine cancela carnaval

ano 5 - nº 223 - janEIro DE 2013 7

Page 8: Panorama 31.01.2013

Hospital abriu as portas para tema saúde e espiritualidade

Saúde integral é debatida no HSA

tenente portelA - A Unidade de Saúde Mental do Hospital Santo Antônio de Tenente Portela abriu as portas para o tema saúde e espiritualidade. Objetiva-se, assim, cuidar das emoções, da mente e da alma, além do bem-estar físico. Para começar as atividades, colaboradores da Unidade de Saú-de Mental e da equipe diretiva participaram de palestra, nessa segunda-feira (28), no auditório do HSA. O tema saúde, espiritualidade e estar no mundo ficou a cargo desta colunista, que tem trabalhado em seus cursos e treina-mentos temas como saúde e educação.

A presidente do HSA, Mirna Braucks, presente no evento, salientou que “até agora tivemos que correr atrás de milhões de reais para colocar em dia investimentos na estrutura, recursos humanos e melhorias necessárias”.

Agroindústria recebe certificação do programa Sabor Gaúcho

Atividades do projeto Férias em Movimento

Fenamilho terá encontro de tropilhas e Ginetes

Giruá - Dando sequência às atividades da 3ª edição do projeto Fé-rias em Movimento, no decorrer da semana, os alunos participaram de diversas atividades esportivas e recreativas como: alongamento, gincana, lona de sabão, vólei de areia, jogos no ginásio, atividades aquá-ticas e atividades culturais com a presença dos Piás e Piazitos do CTG Querência Crioula que realizaram oficina campeira.

No dia 23 de janeiro, os alunos participaram com muita empolgação do banho de mangueira, atividade proporcionada em parceria com o Corpo de Bombeiros de Giruá. Estas atividades fazem parte dos obje-tivos do projeto, tendo em vista a integração e socialização dos parti-cipantes.

Alunos participaram com muita empolgação de banho de mangueira

Jovens do mundo inteiro se preparam para participar da Jornada Mundial da Juventude que acontecerá nos dias 23 a 28 de julho no Rio de Janeiro, com a presença do Papa Ben-to XVI. Milhões de jovens con-gregados numa só fé, num só coração e numa só esperança.

Para preparar a JMJ RIO 2013 muitas atividades estão sendo desenvolvidas nas dio-

jovens de tenente portela saem às ruasceses do Brasil. Uma delas é a passagem da Cruz Peregrina e do ícone de Nossa Senhora, que marcou profundamente a vida dos jovens.

Atividades menores movi-mentam a juventude em todos os cantos do Brasil. Encon-tros, teatros, caminhadas, celebrações... No dia 23 foi lançada a campanha “Vista a camiseta”, que acontecerá

todos os meses. Jovens de Tenente Portela e também de outras cidades como Frede-rico Westphalen, Crissiumal, Humaitá, Nova Candelária, Vista Gaúcha, Palmeira das Missões, Palmitinho movimen-taram as ruas. Marque bem essa data. Sempre no dia 23 de cada mês, “Vista a camise-ta” da JMJ. A força da juventu-de se mostra na união.

entre-ijuíS - A certificação recebida pela Agroindústria Santos e Santos, de Entre-Ijuís, através do Programa Sabor Gaúcho, é uma recompensa pela capacitação e adequações realizadas pelo empreendimen-to. Pelas mãos da equipe mu-

Há mais de 10 anos, família encontrou no processamento da mandioca forma de agregar renda à produção

A 16ª edição da Fenamilho, que acontecerá de 27 de abril a 5 de maio de 2013, em San-to Ângelo, já começa a apre-sentar as novidades. Uma das inovações desta edição será a realização do 1º Encontro de Tropilhas e Ginetes Interna-cional das Missões. Durante o evento, acontecerão competi-ções de gineteadas e tropilhas,

com premiação ao 1º, 2º e 3º colocados.

De acordo com coordena-dor geral do encontro, Edson Jardim, a expectativa é de um público entre 12 a 15 mil pessoas. “A capital missioneira possui uma das melhores pis-tas para essas atividades e o principal objetivo do evento é resgatar, em Santo Ângelo, o

tradicionalismo gaúcho, tor-nando-o cada vez mais forte”, salienta.

O encontro acontecerá de 3 a 5 de maio, no Parque de Exposições Siegfried Ritter. Po-dem participar ginetes profis-sionais com idade a partir de 18 anos. Informações sobre as inscrições podem ser obtidas através do telefone (55) 9633-8493.

nicipal da Emater/RS-Ascar, os Santos receberam a certifica-ção na última semana.

Há mais de 10 anos, a famí-lia encontrou no processamen-to da mandioca, uma forma de agregar renda à produção. Em 2010, com o apoio da Emater/

RS-Ascar, os Santos acessa-ram recursos no Banco do Brasil para a construção do prédio e aquisição dos equi-pamentos e de um veículo. A partir daí, os produtores pro-curaram adequar a agroin-dústria para a legalização do empreendimento.

De acordo com o extensio-nista rural da Emater/RS-As-car Nélio Nevinski, atualmen-te a agroindústria Santos possui todos os requisitos para participar do Progra-ma de Agroindústria Familiar (PAF). “As licenças sanitárias e a ambiental estão em dia. Com a nota de produtor rural em dia, eles receberam cer-tificação do Sabor Gaúcho, sendo um reconhecimento de seus trabalhos na produção de alimento”, afirma o exten-sionista.

REGIONAL