Papaína, Jelonet e Melolin

3
Papaína É uma enzima alcalóide extraída do mamão (Carica papaya). É usada em testes com imunoglobulinas, e na indústria farmacêutica vem sendo usada associada a um curativo (esparadrapo + gaze) como um acelerador do processo de cicatrização, muito utilizado em tratamentos de úlceras de decúbito. Propriedades É uma enzima proteolítica obtida da Carica papaya, com ação proteolítica obtida do látex do mamoeiro. A enzima possui amplo espectro de especificidade, os peptídeos, amidas, ésteres e tioésteres são todos susceptíveis para hidrólise catalítica da papaína. Após a introdução de enzimas proteolíticas como agentes desbriadores em processos cirúrgicos, várias enzimas foram ensaiadas como anti- inflamatórios; resultados bastante animadores foram registrados com a papaína. Indicação Para uso tópico: no tratamento da doença de Peyronie - por sua ação proteolítica nas bordas das placas fibróticas; Como debridante de tecido necrosado; Como liquefação de material necrosado em lesões crônicas e agudas como: # úlceras de pressão # varicose # úlcera diabética # queimaduras # feridas pós operatórias # feridas traumáticas # feridas infectadas # deiscência de sutura Contra – indicação Em pacientes com sensibilidade à substância ou outro componente da formulação; Efeitos Adversos Sensação de queimadura; O exsudado liquefeito da digestão enzimática pode irritar a pele; Lavagens e limpeza frequente da área ao redor da lesão pode aliviar o desconforto; Informações Complementares:

description

Elaborado por: Carla Rangel

Transcript of Papaína, Jelonet e Melolin

Page 1: Papaína, Jelonet  e Melolin

Papaína

É uma enzima alcalóide extraída do mamão (Carica papaya). É usada em testes com imunoglobulinas, e na indústria farmacêutica vem sendo usada associada a um curativo (esparadrapo + gaze) como um acelerador do processo de cicatrização, muito utilizado em tratamentos de úlceras de decúbito.

Propriedades

É uma enzima proteolítica obtida da Carica papaya, com ação proteolítica obtida do látex do mamoeiro. A enzima possui amplo espectro de especificidade, os peptídeos, amidas, ésteres e tioésteres são todos susceptíveis para hidrólise catalítica da papaína. Após a introdução de enzimas proteolíticas como agentes desbriadores em processos cirúrgicos, várias enzimas foram ensaiadas como anti-inflamatórios; resultados bastante animadores foram registrados com a papaína.

Indicação

✔ Para uso tópico: no tratamento da doença de Peyronie - por sua ação proteolítica nas bordas das placas fibróticas;

✔ Como debridante de tecido necrosado;✔ Como liquefação de material necrosado em lesões crônicas e agudas como:

# úlceras de pressão # varicose # úlcera diabética # queimaduras # feridas pós operatórias # feridas traumáticas# feridas infectadas # deiscência de sutura

Contra – indicação

✔ Em pacientes com sensibilidade à substância ou outro componente da formulação;✔ Efeitos Adversos Sensação de queimadura;✔ O exsudado liquefeito da digestão enzimática pode irritar a pele; ✔ Lavagens e limpeza frequente da área ao redor da lesão pode aliviar o desconforto;✔ Informações Complementares:

Page 2: Papaína, Jelonet  e Melolin

# Evite lavar as lesões com peróxido de hidrogênio em solução pois pode inativar a papaína;# Usar para lavagem soro fisiológico ou papaína 4 – 6% em soro fisiológico.

Precauções

✔ Seu mecanismo de ação não está ainda estabelecido, seu emprego como o de todas as enzimas proteolíticas oferece perigo em casos de afecções hepáticas ou renais e durante o tratamento com anticoagulantes. Podem ocorrer reações alérgicas.

Jelonet

Curativo composto por uma tela de malha aberta de algodão impregnada com parafina, para hidratação e proteção da ferida, Protege e conforta a ferida permitindo livremente a passagem do exsudato para o curativo secundário, não desfia ao ser cortado mantendo seu formato, pode ser combinado com outra terapia tópica.

Vantagens

✔ Protege e conforta a ferida permitindo livremente a passagem do exsudato para o curativo secundário.

✔ Não desfia ao ser cortado mantendo seu formato; ✔ Pode ser combinado com outra terapia tópica.

Indicações

✔ Queimaduras leves e escaldaduras; ✔ Para áreas doadoras e receptoras de enxerto; ✔ Lacerações e abrasões; ✔ Úlceras de perna;

Page 3: Papaína, Jelonet  e Melolin

Melolin

Compressa não aderente de acrílico e rayon de viscose altamente absorvente que tem em um de seus lados um filme muito fino de poliéster perfurado, que garante a absorção e impede a aderência à ferida.

Vantagens

✔ Baixa aderência e alta absorção;✔ Confortável, minimiza a dor no momento da retirada;✔ Fácil de cortar;✔ Fácil de usar;✔ Retarda o tempo.

Indicações

✔ Feridas de qualquer etiologia, que se faça necessária a troca diária;✔ Abrasões e lacerações;✔ Queimaduras leves;