Para Começar: o espaço sagrado precisa ser purificado ... e... · Cura a sogra de Pedro, que...

15
Dehonianos ........................................ 1 |||| Abrindo Espaços e criando Laços! Para Começar: o espaço sagrado precisa ser purificado O Evangelho do próximo domingo (Mc 1,21-28) refere-se à 1ª parte da conhecida Jornada de Cafarnaum (Mc 1,21-39) que apresenta uma primeira síntese abrangente da missão de Jesus. Na verdade, individuamos, nela, o alcance da obra de Jesus, em quatro âmbitos, com notório sentido de completude e totalidade. 1. Jesus ensina e age no espaço sagrado da sinagoga,representação do judaísmo oficial. No dia santo, Jesus entra no lugar sagrado. E ali ensina. Marcos não diz qual o conteúdo do ensinamento de Jesus. Por certo é um ensinamento para a vida. É curioso que tanto sobre o ensinar quanto sobre o operar de Jesus as pessoas testemunham que são feitos com autoridade, exusía (cf. Mc 1,22.27), isto é, são transbordamento do ser de Jesus, geram e gerem a vida. Como a Palavra original e criadora do Pai, também a de Jesus, ao realizar a nova criação, é poderosa e eficaz, produz o que afirma. Aliás, Ele é a Palavra de Deus, por quem tudo foi feito, tornada pessoa humana (cf. Jo 1,1.3.14) que faz bem todas as coisas (cf. Mc 7,37). Na sinagoga Jesus encontra uma “situação impura”. Também no espaço sagrado, de outrora como agora, até mesmo naquele em que nós somos protagonistas, podem acontecer realidades demoníacas, diabólicas e satânicas. Mas o senhorio deste âmbito pertence a Jesus e disso comprometemo-nos a ser testemunhas viventes. Ali, na sinagoga, um representante do judaísmo oficial, um espírito impuro, procura cooptar Jesus para sua causa. Jesus, porém, não compactua com um sistema que se tornou “impuro”. Mesmo agindo em nome de Deus, a instituição do templo, da qual a sinagoga é extensão, tornou-se “impura”, porque já não fomenta nem garante a vida. Chama nossa atenção que Jesus não aceita o testemunho de quem à proclamação falada não associa o amor vivenciado. Estamos diante de um grande questionamento. Nossas igrejas, seminários, casas, obras, existem por causa de Jesus e oficialmente agem em nome de Jesus. A pergunta é, se também evangelizamos do jeito dele, com suas motivações, conduzidos por seu Espírito. Se isso não acontecer, Jesus nelas não há de se reconhecer, nem aceitará nossa proclamação de fé descomprometida. Mas, uma vez convertida, a Igreja, continuadora da obra de Jesus, pleiteará um humanismo integral, que vise a libertação de tudo aquilo que oprime a pessoa humana, em vista do desenvolvimento do homem todo e de todos os homens (Cf. Paulo VI, PP 42 e EN 9). P. Mariano,scj. ANO II | Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus - Província BSP | 79 a Edição - 30/01/15 |||| Abrindo Espaços e criando Laços!

Transcript of Para Começar: o espaço sagrado precisa ser purificado ... e... · Cura a sogra de Pedro, que...

Dehonianos ........................................ 1

|||| Abrindo Espaços e criando Laços!

Para Começar: o espaço sagrado precisa ser purificado

O Evangelho do próximo domingo (Mc 1,21-28) refere-se à 1ª parte da conhecida Jornada de Cafarnaum (Mc 1,21-39) que apresenta uma primeira síntese abrangente da missão de Jesus. Na verdade,

individuamos, nela, o alcance da obra de Jesus, em quatro âmbitos, com notório sentido de completude e totalidade.

1. Jesus ensina e age no espaço sagrado da sinagoga,representação do judaísmo oficial.

No dia santo, Jesus entra no lugar sagrado. E ali ensina. Marcos não diz qual o conteúdo do ensinamento de Jesus. Por certo é um ensinamento para a vida. É curioso que tanto sobre o ensinar quanto sobre o operar de Jesus as pessoas testemunham que são feitos com autoridade, exusía (cf. Mc 1,22.27), isto é, são transbordamento do ser de Jesus, geram e gerem a vida. Como a Palavra original e criadora do Pai, também a de Jesus, ao realizar a nova criação, é poderosa e eficaz, produz o que afirma. Aliás, Ele é a Palavra de Deus, por quem tudo foi feito, tornada pessoa humana (cf. Jo 1,1.3.14) que faz bem todas as coisas (cf. Mc 7,37).

Na sinagoga Jesus encontra uma “situação impura”. Também no espaço sagrado, de outrora como agora, até mesmo naquele em que nós somos protagonistas, podem acontecer realidades demoníacas, diabólicas e satânicas. Mas o senhorio deste âmbito pertence a Jesus e disso comprometemo-nos a ser testemunhas viventes.

Ali, na sinagoga, um representante do judaísmo oficial, um espírito impuro, procura cooptar Jesus para sua causa. Jesus, porém, não compactua com um sistema que se tornou “impuro”. Mesmo agindo em nome de Deus, a instituição do templo, da qual a sinagoga é extensão, tornou-se “impura”, porque já não fomenta nem garante a vida. Chama nossa atenção que Jesus não aceita o testemunho de quem à proclamação falada não associa o amor vivenciado.

Estamos diante de um grande questionamento. Nossas igrejas, seminários, casas, obras, existem por causa de Jesus e oficialmente agem em nome de Jesus. A pergunta é, se também evangelizamos do jeito dele, com suas motivações, conduzidos por seu Espírito. Se isso não acontecer, Jesus nelas não há de se reconhecer, nem aceitará nossa proclamação de fé descomprometida.

Mas, uma vez convertida, a Igreja, continuadora da obra de Jesus, pleiteará um humanismo integral, que vise a libertação de tudo aquilo que oprime a pessoa humana, em vista do desenvolvimento do homem todo e de todos os homens (Cf. Paulo VI, PP 42 e EN 9).

P. Mariano,scj.

ANO II | Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus - Província BSP | 79a Edição - 30/01/15

|||| Abrindo Espaços e criando Laços!

2 ........................................ Dehonianos

|||| Abrindo Espaços e criando Laços! NestaEdição

Igreja e Congregação

Palavras de Padre Dehon 5Palavras de Padre Dehon

Palavras de Padre Dehon 7“Dehonianidades” de Fevereiro

Palavras de Padre Dehon 4Intenções do Apostolado da Oração

Palavras de Padre Dehon 8P. Gilberto Bonato, novo Sup. Prov. da BRM

Palavras de Padre Dehon 9Falecidos de janeiro

Dehonianos ........................................ 3

|||| Abrindo Espaços e criando Laços! NestaEdição

Província BSP e Distrito BSL

Eventos provinciais de fevereiro 10

Paróquia Santuário São Judas Tadeu, 75 anos 11

P. Zezinho: teologia e devoção feitas poesia e canção 14

Saberes e Sabores 15

Dehonianos de Minas Gerais fazem encontro de férias 12

Preparação aos Votos perpétuos e ao Diaconato 13

4 ........................................ Dehonianos

|||| Abrindo Espaços e criando Laços!

Intenções do Apostolado da Oração

Geral – Dignidade dos reclusos: Para que os reclusos, especialmente os jovens, tenham a possibilidade de reconstruir a sua vida com dignidade.

Evangelizadora – Casais separados: Para que os casais que se separaram encontrem acolhimento e apoio na comunidade cristã.

Dehonianos ........................................ 5

|||| Abrindo Espaços e criando Laços!

Palavra de Padre Dehon

16ª Meditação – O Coração Sacerdotal de Jesuse as relações do Salvador com os Apóstolos

As relações com os seus confrades são uma parte importante e delicada da vida do padre. Aí, ainda pode encontrar santas e sublimes lições nas relações de Nosso Senhor com os seus apóstolos que Ele queria tratar como irmãos.

1. Jesus trata os seus apóstolos como irmãosUm dia vieram dizer-lhe que a sua mãe e os seus irmãos, ou os seus

primos, o esperavam. Estendeu a mão para os seus d iscípulos e disse: “Eis a minha mãe e os meus irmãos” (Mt 12,49). Amemos os padres como nossos irmãos.

Outra vez, recolhiam em Cafarnaum os impostos pessoais. Eram dois dracmas por pessoa. Jesus podia isentar-se do imposto, mas não quer escandalizar, então identifica-se com São Pedro como um irmão: “Vai, diz-lhe, lança o anzol, apanharás um peixe, abri-lo-ás, e encontrarás um estáter ou quatro dracmas, isso será para pagar a tua taxa e a minha” (Mt 17,24.27).

Jesus considera-nos, portanto, como irmãos. Vive com os apóstolos, como um deles. Têm uma bolsa comum. Vivem muitas vezes juntos, comem juntos. Um menino segue-os levando algumas provisões para Ele e para eles.

Às vezes pede-lhes de comer: “Pueri, numquid pulmentarium habetis?” (Jo 21, 5). Outras vezes, não desdenha ser Ele mesmo a preparar-lhes de comer. Acende o fogo, faz grelhar o peixe, prepara o pão (Jo 21,9).

Simplicidade, caridade, tais são as belas virtudes de que Jesus nos dá o exemplo nas suas relações com os seus apóstolos.

2. Toma sempre a sua defesa“Por que é que, dizem-lhe, os teus discípulos não jejuam como os de João Baptista?” (Mt 9,14)

– “Estes são, diz, os amigos do esposo, devem jejuar enquanto o esposo está com eles?” (Mt 9,15). Isto é, são os discípulos amados do Messias, alegram-se por estarem com Ele; mais tarde, quando tiver dado a sua vida por eles, jejuarão.

Um dia, colheram espigas na borda de um campo de trigo no dia de sábado, e alguém os censura. Defende-os: “Tinham fome. As prescrições do sábado não obrigam a privar-se de alimento. Também Davi comeu um dia os pães sagrados reservados aos sacerdotes, porque tinha fome” (Mt 12,1-4). Defendamos sempre os nossos confrades.

Quando Judas e os guardas de Jerusalém vieram para prender Jesus no Getsêmani, depois de lhes ter feito entrever o seu poder atirando-os para trás, entrega-se a eles, mas tem o cuidado de lhes dizer: “Poupai os meus discípulos: Sinite eos abire” (Jo 18,8). Se lhes pode prestar serviço, não falta. Participam na multiplicação dos pães, na pesca milagrosa.

Cura a sogra de Pedro, que sofria de febre (Lc 4,38). Conta entre eles alguns amigos mais íntimos: Pedro, André, Tiago e João. Toma-os muitas vezes à parte, como na ressurreição da filha de Jairo, na agonia, na transfiguração. Nós podemos também ter amigos que nos sejam uma ajuda e uma consolação.

Recomenda-lhes praticarem entre si a correção fraterna e o perdão das ofensas: “Se o teu irmão te ofendeu, fala-lhe em particular ou, se for preciso, diante de uma ou de duas testemunhas” (Mt 18, 15). Tenhamos um árbitro. Resolvamos as nossas pequenas querelas sem barulho e sem demora.

6 ........................................ Dehonianos

|||| Abrindo Espaços e criando Laços!

Palavra de Padre Dehon

3. Os mistérios da Ceia, da Agonia e do Calvário merecem uma consideração especial

Como Jesus é humilde no Cenáculo! Quer lavar os pés dos seus discípulos e servi-los. “Fiz isto, diz-lhes, para vos dar o exemplo”. Sejamos, portanto, humildes uns para com os outros. No Cenáculo, todos concorrem para o esplendor e para a dignidade do culto. Pedro e João prepararam a sala, tudo se faz com ordem. É assim que nós devemos dar a nossa colaboração aos nossos confrades para as cerimônias do culto, manifestando nisso uma grande piedade e uma grande dignidade.

Que efusões de amizade seguem a Ceia! A conversação de Nosso Senhor é toda sobrenatural. São as efusões do seu divino Coração. Quais são as nossas conversas entre nós?

E depois a oração e a vigília comum no Getsêmani. “Vigiai e orai para que não entreis em tentação... Não podeis então vigiar comigo uma hora?” (Mt 26,40-41). Seguir Jesus até ao Calvário, é o privilégio de São João. Se amamos o Coração de Jesus, ser-nos-á fácil e mesmo doce sofrer por Ele e com Ele.

Que os padres do Salvador sejam verdadeiramente para nós irmãos. Jesus pediu-nos tanto! “Amai-vos uns aos outros, dizia aos seus apóstolos. Sede unidos! Sede um como o meu Pai e Eu somos um”. Esta união será a vossa honra e edificará as almas (Jo 17,21ss.).

Dehonianos ........................................ 7

|||| Abrindo Espaços e criando Laços!

“Dehonianidades” de Fevereiro11/02/1858: Aparições de Nossa Senhora de Lourdes;01/02/1877: Viagem do Padre Dehon a Roma com D. Thibaudier;08/02/1878: Morte de Pio IX;20/02/1878: Eleição de Leão XIII;27/02/1880: O bispo de Soissons autoriza à Congregação a exposição do

Santíssimo na primeira sexta-feira de cada mês;04/02/1881: Conferência do Padre Dehon sobre Claude de la Colombière;11/02/1882: Morre em La Capelle Júlio Alexandre Dehon, pai de Padre

Dehon;11/02/1882: Carta de Padre Dehon e dos seus religiosos ao Papa para a

aprovação do Instituto;01/02/1883: Criam-se três novas vice-províncias: Canadá Francês e Canadá

Inglês por separação da Província dos EUA, e Indonésia por separação da Província da Holanda;

02/02/1883: Abertura da primeira casa da Congregação fora da França, em Sittard (Holanda). Foi o primeiro noviciado e seminário internacional;

25/02/1888: A Santa Sé concede à Congregação o Decreto de Louvor Vepres inter et spinas, tornando-a de direito pontifício;

08/02/1889: O bispo de Soissons aprova a Associação Reparadora do Sagrado Coração;18/02/1894: Morre no Equador o primeiro missionário da Congregação, o religioso Pedro Claver

Gerspacher;24/02/1894: Início da viagem de Padre Dehon à Itália meridional e África do Norte;11/02/1897: Conferência Social de Padre Dehon, em Roma, sobre o judaísmo, o capitalismo e a usura

moderna;01/02/1898: Publicação do Catecismo Social de Padre Dehon;01/02/1899: Padre Dehon publica Riqueza, mediocridade ou pobreza;01/02/1906: Padre Dehon termina de escrever O Coração Sacerdotal de Jesus;02/02/1906: Padre Dehon readquire a casa de Fayet e a casa do Sagrado Coração;23/02/1911: Padre Dehon, na sua viagem à volta do Mundo, celebra missa no Calvário, em Jerusalém;21/02/1912: Última audiência de Padre Dehon com o Papa Pio X (no mesmo dia, em 1904, também

tinha sido recebido por Pio X);15/02/1917: A casa da Congregação em Fayet (França) teve de ser evacuada devido à Guerra

Mundial;28/02/1919: Papa Bento XV recebe Padre Dehon em audiência;06/02/1922: Eleição de Pio XI;20/02/1922: Morte de Henrique Dehon, irmão de Padre Dehon;09/02/1925: Morte em La Capelle da cunhada de Padre Dehon, Laura Longuet,

esposa de Henrique;24/02/1925: Carta Circular de Padre Dehon sobre o Ano Santo e o próximo

Capítulo Geral a realizar-se em Setembro daquele ano;13/02/1942: Falecimento de D. Gabriel Grison, Prefeito e Vigário Apostólico de

Stanley-Falls (Congo) de 1904-1934;18/02/1996: P. Geraldo Dantas de Andrade é nomeado bispo auxiliar de S. Luís

(Maranhão);11/02/1981: P. Eusébio Scheid é eleito bispo de S. José dos Campos/SP;16/02/1985: P. Murilo Krieger é nomeado bispo auxiliar de Florianópolis;02/02/1997: Ereção canônica da primeira casa da Congregação na Índia;17/02/1997: Carta do Pe. Virgínio Bressanelli, Superior Geral, sobre a compra da

casa natal do Padre Dehon a ser destinada a Centro de Espiritualidade Dehoniana.cf. http://www.dehonianos.org/portal/agenda.asp

8 ........................................ Dehonianos

|||| Abrindo Espaços e criando Laços!

P. Gilberto Bonato, novo Provincial da Província BRM

Caros confrades

Comunicamos que o Superior Geral e seu conselho, em sessão de 23/01/2015, nomearam para

Provincial da Província Brasileira Meridional o P. Gilberto Bonato Xavier. Sua posse está marcada para dia 14/03/2015.

Que o Espírito Santo o conduza na administração e animação da vida religiosa de nossa Província.

P. Nilson Hellmann, scjsecretário provincial da BRM.

Dehonianos ........................................ 9

|||| Abrindo Espaços e criando Laços!

Falecidos de janeiro

No dia 06 de janeiro/2015 faleceu nosso confrade Fr. Joseph Mongevin da Província Europa Francófona (EUF), em Cannes, na França. Nascera aos 26/09/1925 e havia professado em 26/06/1944.

No dia 16 de janeiro/2015 faleceu o Sr. Anilson Rodrigues da Silva (Formiga/MG), irmão de nosso confrade P. Antônio dos Santos da Silva. A causa mortis de Anilson, com

42 anos de idade, foi pancreatite.

“O próprio viver é morrer, porque não temos um dia a mais na nossa vida que não tenhamos, nisso, um dia a menos nela”

(Fernando Pessoa).

10 ........................................ Dehonianos

|||| Abrindo Espaços e criando Laços!

Eventos provinciais de fevereiro

01/02: Ordenação diaconal de Fr. Junio dos Santos Pereira e Fr. Joelson Gomes Castro, na Paróquia São Vicente em São Luís/MA; Renovação de Votos dos Fratres da Teologia, na Paróquia Espírito Santo, em Taubaté/SP; Aniversário natalício de P. Júlio César da Costa e de Fr. Junio dos Santos Pereira.

02/02: Aniversário de criação das Províncias BSP e BRM (2003); 60 anos de vida religiosa de P. João Heidemann.

07/02: Votos perpétuos de Confrades de Taubaté, na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em São José dos Campos, às 19:00 (tríduo preparatório nos dias 04, 05 e 06).

08/02: Diaconato de Confrades de Taubaté, na Paróquia Nossa senhora de Lourdes, em São José dos Campos/SP, às 09:00; Aniversário de P. Vagno Aparecido Reato e P.

Cleiton Benedito da Silva.11/02: Aniversário de P. Lúcio Tardivo.12/02: Aniversário de Fr. Thiago Pereira Domingos.13/02: Aniversário de P. Luiz Siqueira Machado.15/02: Memória de São Cláudio de la Colombière; Aniversário de P. Iliseu Schneider.16/02: Aniversário de Dom Vilsom Basso.18/02: Quarta-feira de Cinzas, início da Quaresma e da Campanha da Fraternidade;

Aniversário de P. Agenor Mendonça.19 e 20/02: Reunião do governo provincial.22/02: Envio missionário de P. Reinaldo Ferreira, Fr. Lucas Lopes e Fr. Thiago Caveriani,

no IMSJT que viajarão ao Chile no dia 26/02.24/02: Aniversário de P. Norberto Konrad.26/02: Aniversário de P. Messias do Rosário.

Dehonianos ........................................ 11

|||| Abrindo Espaços e criando Laços!

Paróquia Santuário São Judas Tadeu75 anos a serviço da Igreja

No dia 25 de Janeiro, vamos celebrar o Jubileu de Brilhante da Paróquia/ Santuário São Judas Tadeu, fundado em 25 de Janeiro de 1940. Este aniversário deverá ser marcado pela

alegria, a renovação interior e a reconciliação, já que este Santuário, local onde Deus vive, é referência de cultivo espiritual e religioso às pessoas que vivem em São Paulo, oferecendo muitos horários de missas, disponibilizando confissões, bênçãos, motivos de muitas graças de Deus derramadas sobre o povo fiel.

Este “senhor” respeitável de 75 anos de idade, que é o nosso Santuário São Judas Tadeu, habita a grande megalópole de São Paulo e faz parte de sua História; atraindo milhares de fiéis católicos dia a dia e, a cada 28, especialmente no mês de Outubro. O Santuário merece ser honrado e festejado pela sua importância na missão evangelizadora da Igreja. Participe do Tríduo Preparatório em que refletiremos sobre a missão do Santuário: Cada da Palavra, Casa da Eucaristia, Cada da Caridade e no dia 25 de Janeiro, venha com sua família em uma celebração eucarística no Santuário. Você faz parte dessa bela história. O Santuário é a Casa de Deus e sua Casa também!

Tríduo preparatório para o Jubileu1º dia - 22/01 – quinta-feira - 19h30 – Santa Missa na igreja antiga. Tema: Igreja, Casa da

Palavra.2º dia - 23/01 – sexta-feira - 19h30 – Santa Missa na igreja antiga. Tema: Igreja, Casa da

Eucaristia.3º dia - 24/01 – sábado - 19h30 – Santa Missa na igreja antiga. Tema: Igreja, Casa da Caridade.

25/01 - Domingo – JUBILEU DE 75 ANOS DE CRIAÇÃO DA PARÓQUIA/SANTUÁRIO SÃO JUDAS TADEU

Mossas nos horários normais de Domingo (7h, 08h30, 10h, 12h, 16h30, 18h e 19h30). Em todas as celebrações deste dia comemorou-se o Jubileu de 75 anos da Paróquia/Santuário São Judas Tadeu. Na missa das 7h, transmitida pela RedeTV e pela Rádio Capital AM 1040, houve um momento especial, considerado um marco para estes 75 anos, a inauguração e bênção de 12 vitrais que serão instalados nas colunas da Igreja Nova, estes vitrais representam os Apóstolos de Cristo.

Oração do JubileuSenhor Jesus, olhai por nossa Paróquia Santuário, que

completa 75 anos de história. Somos a família confiada por vós aos cuidados de São Judas Tadeu, vosso apóstolo.

São Judas é nosso modelo e inspiração, no desejo de sermos, também nós, discípulos missionários vossos. São inúmeras as graças e milagres alcançados neste sagrado templo, graças à sua intercessão. A ele, com ele e por ele queremos agradecer.

Obrigado, Senhor, pelos padres que aqui trabalharam e trabalham; pelos inúmeros fiéis, leigos e leigas, que dedicaram e dedicam grande parte de sua vida a este Santuário; pelos incontáveis devotos que sustentaram e sustentam esta Casa de Deus. Com todos eles queremos vos louvar e por todos eles queremos vos agradecer.

Neste mundo sedento de vós, este local a vós consagrado continue sendo um ambiente divino, onde se experimenta a vossa misericórdia infinita e vossa amorosa acolhida.

Lugar de esperança e de paz. Lugar de partilha e serviço desinteressado. Lugar de fraternidade e fé. Lugar da Palavra, da reconciliação e da Eucaristia.

Que do interior desse templo jorrem rios de graças e bênçãos para todos nós. Amém.São Judas Tadeu, rogai por nós!

12 ........................................ Dehonianos

|||| Abrindo Espaços e criando Laços!

Encontro dos Dehonianos de Minas Gerais:promovendo fraternidade e cultivando comunidade

As festas de finais de ano são um convite à reunião familiar e com os amigos. O que havia começado timidamente no ano passado, cresceu e embalados pelo Ano da Vida Consagrada que está por começar, cá estão os mineiros de plantão e prontidão se reunindo

enquanto família religiosa.Ano passado já havia sido realizado, também no Seminário Dehonista de Lavras um 1º Encontro dos

religiosos e seminaristas e diante de tantos frutos positivos, nasceu no coração o 2º encontro que aconteceu no último dia 22 de dezembro de 2014 e contou com a presença de diversos religiosos e seminaristas. Foi um momento de oração, partilha, festa e apresentações e, põe apresentações nisso, foram 60 pessoas que participaram deste momento!

Cristo nascente nos convida a celebrar e a melhor forma de começarmos tudo em nossas vidas é invocando a presença de Deus em cada momento e, para isso, por volta das 10h tivemos a missa presidida pelo neossacerdote Pe. Ademir e concelebrada pelos demais padres presentes, dando destaque para os também neossacerdotes Pe. João Luís e Pe. Fábio. A reflexão ficou por conta do Pe. Mário Marcelo que levou-nos a refletir sobre os dons dados a nós pelo Céu e os nossos dons dados ao Céu.

Esse momento favoreceu para que padres, religiosos e seminaristas se conhecessem mutuamente, já que muitos eram conhecidos apenas pelo nome e pelo elenco e, além de tudo isso, foi um reencontro com aqueles que há muito não se viam.

Houve música, comida boa, risadas e um agradecimento aos que organizaram expresso nos sorrisos de cada participante. Um dia que foi registrado em uma fotografia, onde alguns não quiseram aparecer na foto, mas que sem dúvida alguma, o Encontro ficará ainda mais registrado na memória e nos corações de quem participou.

Ao final, houve um gostinho de quero mais e uma proposta quase certa de que, em 2015, vai haver uma 3ª edição do “Dehonianos UAI”, porque o trem foi bão dimais da conta, sô!

Divina Providência, PROVIDENCIAI!Fr. Antônio Maria, scj.

Dehonianos ........................................ 13

|||| Abrindo Espaços e criando Laços!

Preparação aos Votos perpétuos e ao Diaconato: Unidos e impulsionados por um mesmo ideal

“Padre Dehon quis que seus membros unissem, de maneira explícita, sua vida religiosa e apostólica à oblação reparadora de Cristo ao Pai pelos homens” (Cst. 6).

Desde o dia 04 de janeiro de 2015, estão reunidos em Terra Boa - PR, doze fratres da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus para o curso em preparação aos votos perpétuos e diaconato (Alexandre, Anderson, Cristiano, Davi, Derly, Everaldo, Fábio,

Joelson, Junio, José Ronaldo, Reginaldo e Carlos Alonzo – VEN).

A primeira semana do curso foi conduzida e orientada pela presença, partilha e reflexão dos padres Victor de Oliveria Barbosa, Rafael Querobin e Adalto Chitolina. Os temas sobre a Espiritualidade e o Carisma Denhoniano, a Teologia e a vivência dos votos segundo o próprio carisma e a Psicologia da Vida Religiosa, foram desenvolvidos de forma clara, profunda e objetiva. Na segunda semana do curso foi marcante a presença dos padres João Carlos Almeida e Belmiro Rauber no que se refere à abordagem dos temas sobre Vida Religiosa e Sacerdotal, as Missões e o Apostolado Social em Padre Dehon. Foi um momento rico e oportuno para se aprofundar e conhecer, a partir dos textos e escritos do Padre Fundador, o seu grande exemplo de vida sacerdotal e religiosa, vivido por amor a Igreja e ao povo de Deus. A terceira semana do curso foi enriquecida pela participação e animação dos padres Marcelo Alves dos Reis e Eli Lobato dos Santos com o testemunho sobre o exercício do Ministério Diaconal e da Vida Fraterna em Comunidade. Além dos vários momentos formativos e partilhas sobre os temas, a convivência está sendo marcada por um clima de unidade, alegria, acolhimento e fraternidade.

O Curso terá seu término com o Retiro em Maringá a partir do dia 25 de janeiro e contará com a presença do Pe. Ronilton Souza de Araújo, Superior do Distrito BSL. Que o amor de Cristo continue a nos impulsionar para a concretização do ideal que nos move e que atraídos por este amor, sejamos sinais da presença do Reino de Deus entre os homens de nosso tempo.

Fr. Alexandre de Olanda Santos, scj.

14 ........................................ Dehonianos

|||| Abrindo Espaços e criando Laços!

P. Zezinho: teologia e devoção feitas poesia e canção

Beleza EternaBeleza eterna, sei que és perfeita!

Beleza antiga e jovialNão vejo a hora de conhecer-te mais!

Meu coração anda buscando a tua pazOs rios desta vida não saciam minha sede

Manjares deste mundo não resolvem minha fomeNão vejo a hora de ouvir falar de ti

Por isso mesmo arranjo um tempo e venho aquiBeleza eterna, eucaristia!Emanuel és tu, em shekinah!

Não vejo a hora, porque eu bem sei que vensMeu coração anda buscando a luz que tensOs rios desta vida não saciam minha sede

Manjares deste mundo não resolvem minha fomeNão vejo a hora de ouvir falar de ti

Por isso mesmo arranjo um tempo e venho aquiAndei errante por 1000 caminhos!

Andei sem rumo, andei sem paz!Fiz 1000 desvios, mas acabei aqui!

Não permitiste que eu chegasse aqui sem tiOs rios desta vida não saciam minha sede

Manjares deste mundo não resolvem minha fomeNão vejo a hora de ouvir falar de ti

Por isso mesmo arranjo um tempo e venho aquiNão vejo a hora de ouvir falar de ti

Por isso mesmo arranjo um tempo e venho aqui

http://letras.mus.br/padre-zezinho/1774614/

Dehonianos ........................................ 15

|||| Abrindo Espaços e criando Laços!

Saberes e Sabores para o ano ainda novo

Certa vez, quatro velas estavam queimando, calmamente. O ambiente era tão silencioso que se podia ouvir o diálogo que

travavam:A primeira disse: “Eu sou a Paz. Apesar de minha

luz, as pessoas não conseguem manter-me. Acho que vou apagar”. E, diminuindo devagarinho, apagou-se totalmente.

A segunda disse: “Eu me chama Fé. Infelizmente, sou muito supérflua. Há pessoas que não querem saber de min. Não faz sentido eu continuar queimando”. Ao terminar sua fala, veio um vento leve, e ela se apagou.

Falando baixinho e com tristeza, a terceira vela se manifestou: “Eu sou o Amor. Não tenho mais forças para queimar. As pessoas me deixam de lado, só conseguem se enxergar, esquecem até daqueles à sua volta e que as amam. Dizendo assim, apagou-se.

De repente, entrou uma criança e viu as três velas apagadas. “Que é isto? Vocês deviam queimar e ficar acesas até o fim!” E começou a chorar. Então a quarta vela falou: “Não tenha medo. Enquanto eu queimar, podemos acender as outras velas. Eu sou a Esperança”.

A criança, com os olhos brilhantes, pegou a vela que restava e acendeu todas as outras.

Que a vela da esperança nunca se apague dentro de nós.

http://www.a12.com/formacao/detalhes/as-quatro-velas