para o Governo › - › media › assets › internet › ...cada um dos diferentes grupos dentro...

8
Folheto Digital Age Networking para o Governo

Transcript of para o Governo › - › media › assets › internet › ...cada um dos diferentes grupos dentro...

Page 1: para o Governo › - › media › assets › internet › ...cada um dos diferentes grupos dentro de uma implantação de cidade inteligente, incluindo: serviços públicos, saúde,

Folheto

Digital Age Networkingpara o Governo

Page 2: para o Governo › - › media › assets › internet › ...cada um dos diferentes grupos dentro de uma implantação de cidade inteligente, incluindo: serviços públicos, saúde,

FolhetoDigital Age Networking para o Governo 2

GovernoOs desafios de transformação digital de hoje exigem uma rede definida por serviço, com alto desempenho. Deve ser uma “network fabric” que conecte os visitantes, turistas, funcionários, parceiros, clientes e objetos de forma fácil, automática e segura. Estes são os princípios sobre os quais a Digital Age Networking da ALE está fundamentada.

A Digital Age Networking da ALE oferece soluções certificadas, permitindo que organizações governamentais implantem infraestruturas de rede resilientes e seguras. O core de segurança avançada da rede multi-layer da ALE oferece amplos serviços de IoT e BYOD, e protege os sistemas de comunicação altamente disponíveis e em tempo real que são necessários para; confidencialidade, conscientização sobre eventos, notificação e coordenação de respostas. As redes da ALE melhoram também a eficiência da TI através da automação de rede que reduz o risco de erro humano durante a configuração.

Para entender melhor como a Digital Age Networking possibilita a transformação digital no setor governamental, examinaremos aqui quatro de seus componentes principais no contexto das cidades inteligentes – uma oportunidade primária para o governo.

Conectividade IoT Inteligência aumentada

Economia da nuvem

Rede definida por serviço

Negócios digitais IoT

Análise proativa TI como motor de negócios

Desenvolver uma base de rede segura para ajudar as organizações do setor público a implantar a IoT para conectar cidadãos a serviços, viabilizar soluções de cidade inteligente e melhorar a eficiência operacional de infraestrutura pública. E ainda reduzir custos e riscos.

Simplificar a configuração de rede de IoT no governo ao facilitar a integração, proporcionar operações mais eficientes e aumentar significativamente a segurança com a viabilização da IoT.

Minimizar a chance de ataques cibernéticos nas redes do governo, ajudar a gerenciar situações de crise ao priorizar comunicações/recursos críticos e reduzir o tempo de inatividade relacionado à manutenção.

A LBS, combinada com aplicativos de cidade inteligente, oferece serviços que proporcionam ao cidadão uma experiência de única e diferenciada, além de criar novas fontes de receita e economias operacionais.

Page 3: para o Governo › - › media › assets › internet › ...cada um dos diferentes grupos dentro de uma implantação de cidade inteligente, incluindo: serviços públicos, saúde,

FolhetoDigital Age Networking para o Governo 3

ConectividadeA experiência dos cidadãos se tornou uma consideração importante no que tange as decisões tomadas por organizações governamentais. Recursos como serviços públicos rápidos e seguros, melhores sistemas de resposta de emergência e conectividade sem fio desempenham um papel importante na hora de melhorar a experiência dos cidadãos. De alertas da qualidade do ar enviados para o público através de dispositivos móveis, até sinalização de navegação que identifica rotas de evacuação de emergência, o público está acostumado a poder se conectar em basicamente qualquer lugar – e isso precisa chegar aos serviços públicos.

A implementação desses casos de uso para uma cidade inteligente exige romper os silos organizacionais. As informações precisam ser compartilhadas e orçamentos precisam ser agrupados entre várias agências governamentais se as cidades inteligentes quiserem ser tecnicamente viáveis e econômicas. Uma arquitetura em silos, na qual cada caso de uso vertical conta com sua própria infraestrutura, middleware e aplicativos, pode aumentar a complexidade e o custo de um projeto.

A arquitetura de referência da ALE para cidades inteligentes usa a Digital Age Networking, uma arquitetura horizontal que proporciona uma infraestrutura e camadas de serviço comuns, para casos de uso e aplicativos.

Essa abordagem oferece as seguintes vantagens:

• Facilita o compartilhamento de informações entre diferentes casos de uso e aplicativos, um requisito primordial para as cidades inteligentes.

• Consolida rede, nuvem e serviços em camadas compartilhadas que são independentes e consumidas por aplicativos, simplificando o desenvolvimento de aplicativos.

• Elimina a duplicação de infraestrutura e middleware que realiza funções similares, reduzindo o custo total de propriedade (TCO).

A segurança cibernética é o principal componente de missão-crítica de qualquer implantação de cidade inteligente, e exige um novo contingente de trabalhadores cibernéticos.

A rede definida por serviço (SDN - Service Defined Network) proporciona segurança de missão-crítica usando contêineres (VLAN ou VPN), a fim de segregar organizações e dispositivos de IoT em diferentes segmentos virtuais para que a rede esteja protegida

contra ataques. Usando o padrão MACsec, os dados são criptografados e protegidos contra acesso não autorizado ou violação de informações.

A Service Defined Network da ALE inclui a tecnologia Intelligent Fabric (iFab), que automatiza o provisionamento de redes e dispositivos de IoT a fim de melhorar o custo de operações e reduzir o erro humano causado por comandos manuais.

A Service Defined Network da ALE também simplifica processos, o que pode reduzir custos. Por exemplo, o Shortest Path Bridging (SPB), que oferece recursos semelhantes aos de MPLS, agiliza a implantação e simplifica as operações. O sistema único de operação e gerenciamento da ALE, além do recurso plug and play para os nós de rede e dispositivos de IoT, podem simplificar ainda mais as coisas.

A rede definida por serviço da ALE (SDN - Service Defined Network) também oferece convergência que pode reduzir custos: uma rede física usando múltiplos contêineres virtuais com equipamentos de fiação elétrica e de dados.

Entre agentes do governo, 40%

citam a falta de conhecimento

técnico necessário de sua equipe

de TI como a principal consideração

para não adotar soluções de cidade

inteligente. Até 2020, apenas 40%

das equipes de operações de rede

usarão a interface de linha de

comando, contra 75% em 2018.1

1 - https://www.gartner.com/doc/reprints?id=1-586B7BU&ct=180720&st=sb

Estacionamento

Ethernet Rede Wi-Fimunicipal

Banda larga Bluetooth Redes móveis

WPAN LPWAN SCADA

Gateways de IoT

Análise Controle Localização Comunicações Gestão Segurança Repositóriode Dados

Data Broker

Trânsito Vigilância de vídeo

Casos de uso de Cidades Inteligentes

Camada de serviços

Rede da cidade

Gestão de resíduos Iluminação +

Data Center Fabric

Nuvem municipal

L2/L3 VPNs Contêineres de IoT

Internetdas

Coisas

Page 4: para o Governo › - › media › assets › internet › ...cada um dos diferentes grupos dentro de uma implantação de cidade inteligente, incluindo: serviços públicos, saúde,

FolhetoDigital Age Networking para o Governo 4

Planta de tratamentode água

Planta de tratamentode água

Restaurante

AgenteAgente

Balcão de atendimento

Contêiner

Qualidade

Segurança

Leisure Cr Dir.

Per�l universal

Autorizar

Classi�car

Provisionamento automático

Rede de Serviços Públicos

Escritório deadministração

School

Administração

Escritóriode turismo

Acionadores

Sensores

IoTA Internet das Coisas (IoT) tem o potencial de transformar o setor público ao alterar profundamente a forma como as entidades governamentais coletam dados e informações, reunindo as principais tendências empresariais e técnicas, inclusive mobilidade, automação e análise de dados. A IoT se refere a redes de objetos físicos, usando sensores integrados, acionadores e outros dispositivos, que coletam e transmitem informações sobre atividades em tempo real dentro da rede.

A Digital Age Networking permite aviabilização e contenção de IoT, facilitando a implantação da IoT de maneira simples e econômica.

Uma rede típica de cidade inteligente é composta de usuários, dispositivos de funcionários (IoT) e infraestrutura de rede que conecta os usuários aos múltiplos aplicativos no data center. Em seguida, vem a instalação de dispositivos de IoT associados, como sensores, câmeras e dispositivos de telemetria compatíveis com cada um dos diferentes grupos dentro de uma implantação de cidade inteligente, incluindo: serviços públicos, saúde, educação e segurança, entre outros.

A etapa final é aproveitar o conceito de perfil universal, algo que faz parte da rede definida por serviço da ALE, onde todo dispositivo precisa ser autorizado antes que possa se conectar à rede. Depois de autorizado, um processo que pode ser tão simples quando usar um endereço MAC ou autenticação 802.1X, ele é classificado e recebe um perfil específico. O perfil inclui informações que definem o contêiner no qual o dispositivo é colocado e que parâmetros de segurança e qualidade de serviço (QoS) são aplicados. Em outras palavras: o dispositivo é associado a um ambiente virtual seguro.

Na imagem de ‘rede IoT contida’, o contêiner da cidade inteligente teria políticas específicas, que restringiram os usuários a interagir apenas com aplicativos de cidade inteligente, e dispositivos de IoT associados que podem acessar. Ninguém mais pode acessar ou ver esses dispositivos ou aplicativos, de forma que eles ficam realmente protegidos contra todos os outros usuários na rede. Esse ambiente virtual opera como redes separadas e independentes, de forma econômica, uma vez que não exige redes físicas separadas.

Page 5: para o Governo › - › media › assets › internet › ...cada um dos diferentes grupos dentro de uma implantação de cidade inteligente, incluindo: serviços públicos, saúde,

FolhetoDigital Age Networking para o Governo 5

Inteligência AumentadaA inteligência aumentada, disponível graças à Digital Age Networking, coleta um oceano de informações comportamentais. Por exemplo: informações de localização de redes Wi-Fi e infraestrutura de Bluetooth Low Energy (BLE) podem identificar onde os usuários se reúnem e que rotas eles usam. Essas informações podem ser aproveitadas para melhorar os serviços de centros de convenções ou detectar questões de segurança com grandes grupos de pessoas em áreas específicas.

Minimizar as chances de ataques cibernéticos é sempre uma grande prioridade. O aprendizado de máquina (ML) pode estudar os comportamentos normais de dispositivos de IoT, padrões de tráfego de usuários e direitos de acesso. Quando anomalias são detectadas, a inteligência aumentada pode ajudar a detectar e a adotar medidas corretivas imediatas a fim de minimizar ou interromper os efeitos de um ataque malicioso.

A inteligência aumentada também é capaz de minimizar ou eliminar o tempo de inatividade relacionado à manutenção, graças às análises proativas. Elas podem alertar os operadores de TI sobre gargalos previstos, recomendar upgrades com base em boas práticas e identificar possíveis problemas de rede. Ajudam os operadores a serem proativos em vez de reativos.

A inteligência aumentada continuará aprimorando a rede definida por serviço da ALE e as soluções iFab ao agregar automação adicional para a infraestrutura de rede, facilitando as movimentações dos dispositivo de rede, adições e mudanças e, consequentemente, liberando mais tempo para que os profissionais de TI se concentrem em outras tarefas estratégicas.

Por fim, a inteligência aumentada pode ajudar a gerenciar eventos de crises que podem estar relacionados a intempéries, desastres naturais ou causados pelo homem. Nessas situações, as infraestruturas de rede podem ficar facilmente sobrecarregadas quando muitas pessoas tentam se comunicar ao mesmo tempo. A ALE conta com os recursos para garantir que os profissionais certos, como socorristas, tenham seus requisitos de comunicação priorizados, além de quaisquer recursos especiais, como transmissão ao vivo de câmeras de vigilância específicas.

As possibilidades com a inteligência aumentada são ilimitadas e podem levar interações entre máquinas e humanos a níveis superiores de experiência, tanto para cidadãos quanto para agentes do governo.

Inteligência de localização

E�ciência contextual emelhorias de segurança

Gestão de prioridades

Melhor gestão de crises

Automação de operações

Transferências, adições ealterações descomplicadas

Segurança cibernética

Redução de riscos por meio deaprendizado comportamental

de máquina

Manutenção preventiva

Eliminação de tempo de inatividade

Page 6: para o Governo › - › media › assets › internet › ...cada um dos diferentes grupos dentro de uma implantação de cidade inteligente, incluindo: serviços públicos, saúde,

FolhetoDigital Age Networking para o Governo 6

Economia da nuvemA nuvem tem um papel importante em viabilizar a TI para se tornar uma fonte de receitas, aproveitando a economia das soluções baseadas na nuvem, como serviços baseados em localização (LBS) da Alcatel-Lucent Stellar. A LBS pode ser combinada com aplicativos de cidade inteligente para oferecer serviços que proporcionam uma experiência única e diferenciada ao cidadão. Além disso, podem criar novas fontes de receita e proporcionar economias nos custos operacionais. Abaixo há um exemplo de aplicativo de cidade inteligente para cidadãos que frequentam um local específico da cidade, o que pode ajudar a impulsionar receita adicional para o município.

• Você entra em um local e o aplicativo da cidade automaticamente faz o seu login usando o posicionamento geográfico. Você compartilha o ID de grupo com algumas pessoas e os locais delas são compartilhados com você com base na posição geográfica.

• Você identifica os membros do seu grupo que você não quer que se percam, como crianças ou idosos. Você marca geograficamente esses membros e define o perímetro permitido, a partir do seu local. Quando eles saem da área definida, você é alertado usando limites geográficos.

1 • Um cidadão entra em um museu e abre o aplicativo de cidade inteligente. O local dele é identi�cado em um mapa.

2 • Um cidadão compartilha seu ID de inscrição com membros de seu grupo para acompanhar a localização uns dos outros.

3 • Geotags especí�cas podem ser designadas para pessoas em risco, como crianças e idosos, de modo que alertas de referência geográ�ca são ativados quando eles ultrapassam o perímetro identi�cado.

4 • O aplicativo proporciona um mapa das exposições. As exposições de interesse selecionadas proporcionam descrições e informações de tempo de espera.

6 • Clique no POI (ponto de interesse) para obter direções rapidamente para um banheiro, loja de presentes ou restaurante.

7 • No caso de uma emergência, usuários de aplicativos são alertados e o caminho mais curto até uma saída é destacado no mapa.

8 • Os administradores da segurança do local podem usar um rastreador e mobilizar a equipe de segurança rapidamente para assegurar que todos os visitantes sejam retirados da área.

5 • Os visitantes podem registrar sua experiência e carregá-la para a plataforma de mídias sociais do local para compartilhar com outros visitantes.

CIDADECIDADECafé |

Cafeteria > 180 m

Starbucks > 500 m

Lanchonete do Joe > 250 m

Redes sociais

CIDADE

Exposições

CIDADECIDADEMamy

Junior

CIDADE

Sharon

DaveJohn

Chuck

CIDADE

you arehere

Serviços baseados na localização para o setor público

• Ao selecionar um restaurante ou pontos de interesse (POI), o usuário recebe instruções usando navegação. Usando análises, o usuário também é informado sobre o tempo de espera para o POI. Isso pode gerar receita adicional de restaurantes e lojas de presentes.

• Enquanto o usuário caminha pelo local, descontos e ofertas especiais são apresentados no aplicativo. Os alertas são ativados por notificações geográficas, podendo também impulsionar mais receita para o local.

• Com a análise de navegação, no caso de emergências como incêndio ou outras situações de risco, o usuário é alertado sobre que áreas ele deve evitar, além de receber informações sobre a saída mais rápida do local.

• Durante a emergência, os administradores de segurança têm visibilidade sobre onde sua equipe e a segurança estão localizadas, caso precisem ser mobilizadas. Os administradores também têm visibilidade sobre as pessoas presentes no local, para garantir que sejam direcionados para a saída mais próxima e evacuados do local.

Page 7: para o Governo › - › media › assets › internet › ...cada um dos diferentes grupos dentro de uma implantação de cidade inteligente, incluindo: serviços públicos, saúde,

FolhetoDigital Age Networking para o Governo 7

ResumoA Digital Age Networking da ALE oferece a base para as instituições governamentais implantarem infraestruturas de rede resilientes e seguras. A rede definida por serviço, em conjunto com a implementação da IoT, permite que instituições governamentais conectem qualquer dispositivo IoT de forma fácil e segura. Além disso, a inteligência aumentada e a LBS proporcionam às entidades governamentais as informações de que precisam, para proporcionar a experiência de nível superior que os cidadãos e funcionários exigem.

Page 8: para o Governo › - › media › assets › internet › ...cada um dos diferentes grupos dentro de uma implantação de cidade inteligente, incluindo: serviços públicos, saúde,

FolhetoDigital Age Networking para o Governo

www.al-enterprise.com O nome e logotipo da Alcatel-Lucent são marcas comerciais da Nokia usadas sob licença pela ALE. Para ver outras marcas comerciais usadas por empresas afiliadas da ALE Holding, acesse www.al-enterprise.com/en/legal/trademarks-copyright. Todas as outras marcas são de propriedade de seus respectivos proprietários. As informações apresentadas estão sujeitas a alterações, sem prévio aviso. Nem a ALE Holding nem qualquer de suas afiliadas assumem qualquer responsabilidade pelas imprecisões aqui contidas. © 2019 ALE International. Todos os direitos reservados. 00375755ptbr (agosto de 2019)

Somos a Alcatel-Lucent Enterprise.Fazemos com que tudo se conecte,

fornecendo as melhores tecnologias para você. Com nosso alcance global e foco local,

fornecemos redes e comunicações. Locais. Híbridas. Na nuvem.

#WhereEverythingConnects